681818171876702
Loading...

Plantando igrejas no Piauí...



Valtão morava em São Paulo e era membro da Igreja Betesda. Empresário não tão bem sucedido decidiu mudar de ares e investir em um novo negócio no interior do Piauí. Levou toda a família junto, afinal, a empresa era dele, dos irmãos, cunhados e agregados. A mudança deu certo e o crescimento financeiro foi rápido. No Piauí, não havia Betesda, por isso toda a família estava congregando na Assembléia de Deus.

Mas Valtão se desentendeu com o pastor da igreja após ser contemplado em um título de capitalização. Ganhou muito dinheiro e queria dizimar em uma pequena igreja cearense, em uma cidade onde passava boa parte do ano por causa dos negócios. Avisou ao pastor piauiense, mas este não concordou.

Valtão desafiou: “Se não for do meu jeito, uso o dinheiro para trazer a Betesda ao Piauí!”. Ameaça feita, ameaça cumprida. Eis que surge a Betesda no Piauí pelas mãos e bolsos de Valtão.

Alguns anos depois, Valtão recebe um novo pastor na igreja com mais um desafio: “Aqui, pastor tem que ler na minha cartilha”. E o pastor não aceitou “Nem eu mando em mim”. E nova ameaça da parte de Valtão: “Sou o maior dizimista daqui! Se não for do meu jeito, trago a Igreja do Nazareno ao Piauí!”. O pastor foi decidido: “Vá com Deus e leve quem quiser!”.

E assim nasceu a Igreja do Nazareno no Piauí.

Estamos ansiosos por saber qual será a próxima ‘missão’ de Valtão.


OBS.: Obviamente, Valtão é um nome fictício, mas o personagem existe. Não sei se a história é verídica ou não. Porém, esta é a lenda que corre entre os bancos das igrejas da cidade de Picos, sul do Piauí.


***


(*) Dianne Nogueira é uma jovem estudante de jornalismo e talentosa blogueira piauiense. Editora de Manguita, colaboradora neste crime santo de Genizah.
Causos e acausos 6657357236697846659

Postar um comentário

  1. Aí Genizah... 1000 seguidores #hein?

    Leia rápido:

    1000 meu com 1000 seu quanto dá?????

    Não precisa publicar he he he he

    ResponderExcluir
  2. Vixi... o que existe de personagem assim você nem acredita... tem até uma variação deles.... aqueles que inovaram com o "dízimo dedicado", ou seja, só dão seu polpudo dízimo se ele for destinado aos fins que eles bem entendem, e nem deve passar pelos cofres da igreja... pior que tem muito pastor que aceita esta "dedicação" toda...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita foi uma honra ter alguns minutinhos o irmão em meu blog rsrsrs
    Já sou seguidora de vcs,e digo gosto muito de passar por aqui e ler as postagens quase sempre faço uma visitinha pra vcs!!
    Deus abençõe vcs poderosamente!!
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  4. NÃO PUBLIQUE!!!

    É bem provável que vc já conheça, mas achei interessante te passar: http://www.gideoeszinhos.com.br/

    Acesse e divulgue!

    Maxmiler Freitas

    ResponderExcluir
  5. Igreja hoje na maioria das vezes, vai para uma localidade, não para trazer homens ao evangelho. IGREJA virou predadora de igreja - a multiplicação das igrejas não está completamente associada a conversão de mais pessoas - grande parte de nossas congregações chegam em um lugar e começam o aliciamento dos membros de outra igreja.

    ResponderExcluir
  6. genteeeemmm!
    Sou do Piauí,Teresina pra ser mais precisa.Mas acho q essa realidade do texto da Diane não é exclusividade daqui não...a temporada de pesca em aquário alheio tá aberta no Brasil inteiro.(e a barganha de dízimo e queda de braço com pastores também).

    ResponderExcluir
  7. Valtão aqui ía se dar muito mal, nem mesmo iria chegar a armar o acampamento.

    Só para ter uma idéia da realidade eclesiástica da cidade, citar somente a quadra 08, uma quadra com apenas 08 ruas tem:

    Uma grande igreja católica, uma IURD imensa, uma igraja da Graça Internacional que ocupa um prédio inteiro; tem a Deus é Amor; Batista Ebenéser, um prédio inteiro; Renascer em Cristo; e outras igrejas menores auto intituladas evangélicas.

    Aqui, não tem pro Valtão.

    ResponderExcluir
  8. Nuss!

    Aí o Valtão ia se dar mal mesmo
    rsrs

    tanta igreja assim inflaciona.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item