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A QUESTÃO HOMOSSEXUAL E A FÉ CRISTÃ CONFORME O TEXTO DE 1 CORÍNTIOS 6. 9-11













Altair Germano


Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.(1 Co 6.9-11)
No sentido de buscar fundamentos para a causa gay, alguns ativistas estão tentando encontrar na Bíblia apoio para a prática homossexual, inclusive, reportando-se ao texto original.

Através de uma análise exegética não tendenciosa de 1 Co 6.9-11, pode-se perceber que os seus argumentos não se sustentam à luz da Palavra de Deus.

Três termos merecem destaque no texto:

1 - O adjetivo pronominal, nominativo, masculino, plural μαλακοι (malakoí)

Nos principais léxicos podemos encontrar as seguintes definições para o termo grego malakoí;

“Suave, macio ao toque, delicado [...]; um meio de luxúria contrário à natureza, efeminado.” (MULTON, Léxico grego-analítico, Cultura Cristã, 2007, p. 269);

“Efeminado, um termo técnico para o parceiro passivo em relações homossexuais.” (RIENECKER e ROGERS, Chave línguística do N.T. grego, Vida Nova, 1995, p. 297);

“Macio, roupa fina, mole, efeminado (de um homem que submete seu corpo à concupiscência desnatural).” (TAYLOR, Dicionário do N.T. grego, JUERP, 1991, p. 131)

"Tornar-se fraco, mole. 1. adj.: mole, macio: Lc 7.25; 2. subst.: a. neut. pl.: vestes macias, luxuosas: Mt 11.8; b. masc. pl.: efeminado: 1 Co 6, 9." (RUSCONI, Dicionário do Grego do Novo Testamento, Paulus, 2003, p. 294)

"Suave, suave ao toque" (em latim, mollis; em português, "molificar, emoliente"), é usado para descrever: (a) roupas (Mt 11.8, duas vezes, "finas", ARA; Lc 7.25, "delicadas"); (b) metaforicamente, num sentido ruim, diz respeito a "efeminados" (1 Co 6.10), não simplesmente acerca de um homem que pratica formas lascívia, mas, a pessoas em geral, que são culpadas do hábito dos pecados da carne, voluptuoso" (VINE; UNGER; WHITE JR., Dicionário VINE, CPAD, 2003, p. 583)

"Nos autores clássicos, o termo (malakia) originalmente significava "maciez", mas também veio a ser usado para homens efeminados. Nos escritores médicos, descrevia "fraqueza" ou "doença" generalizada. O uso grego posterior o vinculava com nosos, "enfermidade", para indicar a doença do corpo". (COENEN; BROWN, Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vida Nova, 2000, p. 884)

"Mole, macio, suave (Mt 18.18; Lc 7.25); efeminado (1 Co 6.9)." (GINGRICH; DANKER, Léxico do N.T. Grego/Português, Vida Nova, 1984, p. 129)

As melhores versões da Bíblia em português traduziram malakoi da seguinte maneira;

- Almeida Revista e Corrigida: efeminados
- Almeida Revista e Atualizada: efeminados
- Nova Versão Internacional: homossexuais passivos
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje: homossexuais
- Bíblia de Jerusalém: efeminados

2 - O substantivo nominativo, masculino, plural αρσενοκοιται (arsenokoitai)

Observe as definições para o termo:

“Homossexual masculino.” (BROWN e COENEN, Dicionário Internacional de Teologia do N.T, Vida Nova, p. 971)

“Um homem que tem ralações sexuais com outro homem, homossexual.” (RIENECKER e ROGERS, Chave línguística do N.T. grego, Vida Nova, 1995)

"Alguém que se deita com um macho, sodomita (1 Co 6.9; 1 Tm 1.10)." (MOULTON, Léxico Grego Analítico, Cultura Cristã, 2007, p. 59)

"Homossexual, sodomita: 1 Co 6,9." (RUSCONI, Dicionário do Grego do Novo Testamento, Paulus, 2003, p. 78)

"Homossexual, sodomita, pederasta (1 Co 6.9; 1 Tm 1.10)." (GINGRICH; DANKER, Léxico do N.T. Grego/Português, Vida Nova, 1984, p. 35)

As principais versões da Bíblia em português traduziram o termo conforme abaixo:

- Almeida Revista e Corrigida: sodomitas
- Almeida Revista e Atualizada: sodomitas
- Nova Versão Internacional: homossexuais ativos
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje: homossexuais
- Bíblia de Jerusalém: sodomitas

3- O verbo indicativo, imperfeito, acusativo ητε (ête)

O verbo grego ête foi traduzido por “fostes” (ARA), “têm sido” (ARC), “eram” (NTLH), “foram” (NVI) e “fostes” (Bíblia de Jerusalém).

O imperfeito expressa uma ação prolongada ou recorrente no tempo passado (MOULTON, 2007, xlix).

O verso 11 deixa claro, que se espera uma nova postura e conduta por parte daqueles que viveram na prática homossexual, uma vez que mediante a fé foram lavados, santificados e justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus:

“Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Tentar afirmar que o texto de 1 C0 6.9-11 aprova a prática homossexual entre os cristãos é uma agressão ao bom senso, ao texto original grego e às regras de interpretação da Bíblia.

Sendo assim, os teólogos que tentam encontrar na exegese e na hermenêutica bíblica os fundamentos para defender tal idéia, precisariam:

- Forçar a interpretação do texto (eisegese);
- Negar a autoridade da Bíblia;
- Duvidar da inerrância da Bíblia;
- Acusar os escritores bíblicos de “machistas” ou “tradicionalistas”;
- Desconstruir hermenêuticamente o texto sagrado.
- Desacreditar os sérios e altamente capacitados exegetas e hermenêutas da atualidade;
- Relativizar a inspiração da Bíblia.

No amor de Cristo e pela defesa da fé que uma vez nos foi dada,



Comportamento 6471781614303629370

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  1. Satanás cegou o entendimento dos ditos "pastores gays" e demais "cristãos" que não querem ler e ver a verdade explícita e claríssima postada aqui.
    Muito Bom!
    Oremos e postemos os estudos bíblicos puros para que caiasm as escamas dos olhos dos mesmos.
    Paz.

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  2. Uma Peróla para ti:http://news.noticiascristas.com/2009/12/deus-de-pelucia-ja-esta-venda-so.html#comment-form

    Eu ri muito!!!

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  3. paz de Cristo aos irmãos
    parabenizo o genizah por essa excelente postagem. que Deus os abençoe em Cristo
    www.assembleiacristanobrasil1.blogspot.com

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  4. Excelente texto!!
    A Bíblia é clara, muito clara e precisa... Só quem não quer enxergar ou aceitar é capaz de blasfêmia tal a ponto de dizer que a Bíblia não condena o homossexualismo.

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  5. Faça-me rir:
    "Através de uma análise exegética NÃO TENDENCIOSA":
    (MULTON, Léxico grego-analítico, Cultura Cristã, 2007, p. 269);
    (RIENECKER e ROGERS, Chave línguística do N.T. grego, Vida Nova, 1995, p. 297);
    (TAYLOR, Dicionário do N.T. grego, JUERP, 1991, p. 131)
    (RUSCONI, Dicionário do Grego do Novo Testamento, Paulus, 2003, p. 294)
    (COENEN; BROWN, Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vida Nova, 2000, p. 884)
    (GINGRICH; DANKER, Léxico do N.T. Grego/Português, Vida Nova, 1984, p. 129)

    Não tendenciosa essa foi boa!

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  6. Eis a minha resposta:
    http://andreafreitas.wordpress.com/

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  7. Excelente texto porque o que queremos não é julgar o ato dos outros mas vivermos nossa verdade que é fazer o que o nosso Criador deixou e como ele deixou não mudando nisto nem um ponto ou vírgula porque passarão o céu e a terra mas a palavra de Deus não...Somos livres para fazermos o que quisermos ele mesmo nos deu esta liberdade mas sabendo que tudo quanto fizermos daremos conta...

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  8. Que dor de cabeça!!! alguem tem uma aspirina.....

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  9. Interessante que a b'iblia coloca o efeminado e o ladrao no mesmo balaio, e neste caso 'e o ladrao de colarinho branco , nao o ladrao de galinha. Partindo deste principio os lideres religiosos que nao tem transparencia em suas tesourarias estao condenados ao mesmo caldeirao.

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  10. GOSTARIA DE PERGUNTAR SE ALGUÉM AQUI JÁ OUVIU FALAR SOBRE A BÍBLIA PESHITTA? GOSTARIA DE ALGUM COMENTÁRIO À RESPEITO. OBRIGADO!

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  11. Graça e paz a todos!

    "Sendo assim, os teólogos que tentam encontrar na exegese e na hermenêutica bíblica os fundamentos para defender tal idéia, precisariam:

    - Forçar a interpretação do texto (eisegese);
    - Negar a autoridade da Bíblia;
    - Duvidar da inerrância da Bíblia;
    - Acusar os escritores bíblicos de “machistas” ou “tradicionalistas”;
    - Desconstruir hermenêuticamente o texto sagrado.
    - Desacreditar os sérios e altamente capacitados exegetas e hermenêutas da atualidade;
    - Relativizar a inspiração da Bíblia."

    Ora, e não é justamente isso que tais "exegetas" da pos modernidade fazem?

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  12. A questão mais importante aqui não é a autenticidade e nem a inerrancia das escrituras. E muito menos a questão do afeminado. O problema é o mesmo do texto de Malaquias 3. 10. Em Malaquias, todo mundo, por ser ganancioso, só enxergam a questão do dízimo e esquecem todos os demais mandamentos q estão ali inseridos. Aqui a mesma coisa, Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. Se Paulo fez uma lista, aqueles que estão inferidos nela, de igual modo, perecerão! Focar somente num item da lista é distorcer a palavra a seu favor, p q agrade apenas ao próprio paladar! E só p informar, eu sou hetero!

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    1. O objetivo do estudo é mostrar nas escrituras que Deus condena o Homossexualismo.

      Em momento foi afirmado que os demais pecados são menos pecados que o homossexualii

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  13. Muito boa reportagem. Tenho certeza que as pessoas que negam a autencidade desse texto e de demais, a sua própria mente os reprovam.

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  14. Creio que no contexto daquela época, essas palavras se referiam ao sexo anal (ativo e passivo), que era o vetor de inúmeras doenças, mas não uma proibição das relações de amor entre homens (como aquele famoso caso bíblico, vocês sabem qual), assim como o versículo não condena a relação entre as mulheres.

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    1. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, MARIDO de uma MULHER, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
      Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
      Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. 1 Timóteo 3:2-4

      Por essa razão, o HOMEM deixará pai e mãe e se unirá à sua MULHER, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

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    2. Entendi, mas não compreendi! Aquele famoso caso bíblico aonde mano??? E esta outra aqui: "no contexto daquela época, essas palavras se referiam ao sexo anal (ativo e passivo), que era o vetor de inúmeras doenças...", sei, sei, sei, é a ribombeta da parafuzeta né?! Tou vendo que você é 'expert' do termas romanas (motel). Foram as piada do dia estas suas!

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  15. Entendi, mas não compreendi! Aquele famoso caso bíblico aonde mano??? E esta outra aqui: "no contexto daquela época, essas palavras se referiam ao sexo anal (ativo e passivo), que era o vetor de inúmeras doenças...", sei, sei, sei, é a ribombeta da parafuzeta né?! Tou vendo que você é 'expert' do termas romanas (motel). Foram as piada do dia estas suas!

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  16. O culto a Baal sobreviveu em tempos romanos e teve grande importância no deboches infame dos imperadores romanos nos primeiros séculos depois de Cristo. Karlen escreve:

    Foi em associação com tais cultos imperadores que o desvio "tornou-se mais flagrante. Commodus, que assumiu o trono em 180, apareceu em público vestido de mulher e foi sufocado por seu catamitico [homossexual] favorito; Adriano deificou seu amante Antinous. Mas nem corresponde á Elegabalus, que começou seu reinado com a idade de quatorze anos, em 218, depois de ter sido levantado na Síria como um sacerdote de Baal. Ele entrou em Roma em meio a sacerdotes sírio e eunucos, vestido de sedas, as bochechas pintadas vermelho e os olhos pintados.Vários historiadores romanos dizem que ele reuniu os homossexuais de Roma e dirigiu-se vestido como um michê, colocou uma peruca e solicitou à porta de um bordel, tentou fazer com que os médicos o transformassem em uma mulher, se ofereceu para sodomia enquanto fazia o papel de Vênus em um tribunal; beijou as genitais de seus homens prediletos em público e, como o Nero, era formalmente casado com um deles ... Elegabalus ergueu em Roma, os grandes bosques fálicos que os reis hebreus tentaram purgar de suas terras (Karlen: 62).

    É relevante salientar que esta época do império romano pode ser considerado o Holocausto dos cristãos. Em 64 dC os cristãos foram acusados por Nero pela queima de Roma e foram alvo de extermínio. Muitos cristãos sofreram torturas inimagináveis para entretenimento dos imperadores da Roma homossexual sádica. Apesar de Roma ter sido menos homossexual comparada a Grécia, a sociedade romana, no entanto, foi fortemente influenciada por práticas homossexuais. Em 'Homossexualidade, Torá e Graça", os relatórios de Dwight Pryor dizem que 14 dos 15 primeiros imperadores romanos eram homossexuais. Em 'The Construction of Homosexuality', o historiador David F. Greenberg escreve que "o gosto romano homossexual eram tão aceito que, quando Herodes Antony pediu para enviar o seu irmão mais novo, Aristóbulus para o tribunal romano, Herodes recusou-se porque não achava seguro enviá-lo pois os romanos, iriam abusar dele em seus amores "(Greenberg: 154f). Embora existam muitas diferenças entre o tratamento dos cristãos na Roma pagã e dos judeus na Alemanha nazista, a proeminência da homossexualidade entre os principais autores de ambas as atrocidades dos dois não pode ser ignorada.
    http://www.mortesubita.org/magia-sexual/textos-sexuais/homossexualidade-e-nazismo-esoterico

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    1. "A Grande Deusa Mãe da antiga China, Kwan-Yin, era adorada com rituais sexuais que incluíam sexo anal entre homens.."

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  17. "As tribos das ilhas de Nova Guiné, Fiji e Salomão, no oceano Pacífico, cerca de 10 mil anos atrás já exercitavam algumas formas de homossexualidade ritual. Os melanésios acreditavam que o conhecimento sagrado só poderia ser transmitido por meio do coito entre duplas do mesmo sexo. No rito, um homem travestido representava um espírito dotado de grande alegria – e seus trejeitos não eram muito diferentes dos de um show de drag queens atual.
    Um dos mais antigos e importantes conjuntos de leis do mundo, elaborado pelo imperador Hammurabi na antiga Mesopotâmia em cerca de 1750 a.C., contém alguns privilégios que deveriam ser dados aos prostitutos e às prostitutas que participavam dos cultos religiosos. Eles eram sagrados e tinham relações com os homens devotos dentro dos templos da Mesopotâmia, Fenícia, Egito, Sicília e Índia, entre outros lugares. Herdeiras do Código de Hammurabi, as leis hititas chegam a reconhecer uniões entre pessoas do mesmo sexo. E olha que isso foi há mais de 3 mil anos.
    Na Grécia e na Roma da Antiguidade, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. O filósofo grego Sócrates (469-399), adepto do amor homossexual, pregava que o coito anal era a melhor forma de inspiração – e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar. Para a educação dos jovens atenienses, esperava-se que os adolescentes aceitassem a amizade e os laços de amor com homens mais velhos, para absorver suas virtudes e seus conhecimentos de filosofia. Após os 12 anos, desde que o garoto concordasse, transformava-se em um parceiro passivo até por volta dos 18 anos, com a aprovação de sua família. Normalmente, aos 25 tornava-se um homem – e aí esperava-se que assumisse o papel ativo. "

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    1. “O sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar. ”
      Ou seja, a esposa nem recebia carinho. Ficava desprezada. Depois vem o pessoal da Wicca dizer que no Matriarcal as mulheres eram valorizadas. Desconsidero, pois mais que Cristo não há.

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  18. O antropólogo Luis Mott afirma que “entre os Hititas, povo vizinho e inimigo de Israel, havia uma lei autorizando o casamento entre homens (1.400anos antes de Cristo)”. Bem como, que existem documentos egípcios que datam de 500 anos antes de Abraão, relatando práticas homoeróticas.
    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7564

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  19. No culto da deusa Cibele foi dada grande proeminência a um elemento especial. O terceiro dia da festa era chamado "dies sanguinis". Nele a expressão emocional por Átis alcançava o máximo. Cantos e lamúrias misturavam-se, e o abandono emocional levava a um auge orgiástico. Então, num frenesi religioso os jovens começavam a se ferir com facas; alguns até executavam o sacrifício último, castrando-se frente à imagem da Deusa e jogando as partes ensangüentadas sobre sua estátua. Outros corriam sangrando pelas ruas e atiravam os órgãos em alguma casa por onde passassem. Esta casa era então obrigada a suprir o jovem com roupas de mulher, pois agora havia se tornado um sacerdote eunuco.

    Depois da castração usavam cabelos longos e vestiam-se com roupas femininas. Neste rito sangrante, o lado escuro ou inferior da Grande-Deusa é claramente visto. Ela é verdadeiramente a Destruiodora. Mas, muito estranhamente, seus poderes destrutivos parecem ser dirigidos quase que tão somente para os homens. Eles, quando escolhidos, precisavam sacrificar sua virilidade completamente e de uma vez por todas, num êxtase louco onde a dor e a emoção misturavam-se inextrincavelmente. Mas...como diziam os primitivos: "a Lua é destrutiva para os homens, mas é de natureza diferente para as mulheres, apresentando-se como sua patrona e protetora."
    http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html

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  20. “Na Índia, o comportamento das hijras, homens travestidos e geralmente castrados, é aceito entre os hindus e explicado pela concepção de que um mesmo espírito pode reencarnar homem ou mulher em suas sucessivas vidas. As hijras são popularmente associadas ao mito da deusa Bahuchara, conhecida por mutilar os seios para evitar ser estuprada. Ela teria determinado, segundo a cultura hindu, que seus seguidores cortassem o próprio pênis e vestissem roupas femininas.”

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  21. Não eram, todavia, apenas mulheres que "trabalhavam" para a deusa-Lua. Homens igualmente, embora fosse mais raro, após se emascularem, entregavam-se ao serviço da deusa. Na Índia, segundo W. H. Keating, os homens de Winnipeck consideram o sol como propício ao homem, mas julgam que a lua lhes é hostil e se alegra quando pode armar ciladas contra o sexo masculino. Desse modo, os homens de Winnipeck, se sonhassem com a lua, sentiam-se no dever de tornar-se cinaedi, quer dizer, homossexuais. Vestiam-se imediatamente de mulher e colocavam-se ao serviço da lua. Cibele era a grande deusa frígia, trazida solenemente para Roma entre 205 e 204 a.e.c., durante a segunda Guerra Púnica. Identificada com a lua, protetora inconteste da mulher, seus sacerdotes, chamados Coribantes, Curets ou Galos e muitos de seus adoradores, durante as festas orgiásticas da Bona Mater, Boa Mãe, como era chamada em Roma, se emasculavam e cobriam-se com indumentária feminina e passava a servir à deusa-Lua Cibele.
    http://www.mortesubita.org/paganismo/textos-pagaos/as-prostitutas-da-antiguidade

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