681818171876702
Loading...

Ricardo Gondim toma esculacho épico de Caio Fábio

Nem o Genizah desce a ripa desta forma (Ok, desce, risos.). Fiquei beje!

Caio Fábio inicia o esfrega no inicio de carreira de Gondim e vai descendo o pau geral. Chama Gondim de bundão, o seu deus relacional de diabo e diz que Gondim presta um desserviço à igreja.

E que fique claro que a opinião é do Caio Fábio e não do Genizah (*).

E vocês, o que acham do deus de Gondim?






(*) Eu acho isto.


Dica do @fabyomad
Teologia 5228670315120829747

Postar um comentário

  1. Usou o vídeo que eu postei hein????
    e nem pediram, e ao menos fizeram menção?
    RsRsRs... respeite um amigo do Marcelo Lemos e divulgue ai meu blog fabiozine.blogspot.com

    rsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse Gondin precisava mesmo de um esculacho desses.... tudo bem que o Caio usa um palavreado difícil de digerir, mas o conteúdo do video enterra a galera que "pega Deus de surpresa"
    Parabéns ao momento de lucidez do CF!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza caio dps de avassalar gondim fez essa cara: http://userserve-ak.last.fm/serve/_/49126109/Avassaladores+sofoda.png


    "...textinhos que cultuam a estética e que acham que pela beleza do dizer, Deus se inserirá no seu falar..."

    #LINDO

    ResponderExcluir
  4. Desviando do que é de pessoal na fala do Caio, eu já vinha dizendo para amigos que essa aventura teológica do Gondim me soava um desentender do evangelho.

    Pelo amor de Deus, ele acha o que? Que o evangelho desconhece a dor humana?

    O evangelho é, segundo expressão de Lutero, Deus escondido no sofrimento.

    Exaltar um amor-todo-rosa é iludir em relação ao amor sangrento da Cruz.

    Fazer teologia a partir da tragédia, da natureza, da história, é teologia da glória.

    O mundo está se desfazendo. Mas existe uma realidade da graça que só a fé reconhece.

    Gondim, em suas manifestações, mostra-se um tanto "cego" pra essa realidade da graça.

    Ele promove um desserviço à fé quando chama o Deus de Jó - Aquele por trás de um mal, de demônio.

    Deus é TODO Aquele em Jesus. É TODO Aquele a quem Jesus chamava de Pai. É Este que é amor, nenhum outro.

    No Evangelho Ele não se fez cego para a dor humana. Ele entrou na dor humana.

    A Esperança desse evangelho não é ingênua em relação ao mal, é o poder, o modo de Deus vencer o mal.

    O Gondim é um desserviço tanto quanto vai contra essa Esperança.

    Eric

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais da explanação (tirando otermo bundão). Concordo com o Caio Fábio ( o livro de apocalipse está aí pra isso). Mas só um momento? Tá todo mundo pregando o evangelho erroneamente, ou será que se salvou alguém?

    ResponderExcluir
  6. Cáio Fábio apenas usou o velho e manjado argumentumm ad hominem, que muitos evangélicos usam por não conseguirem ir além do óbvio. O Cáio está mais para coveiro do que para teólogo cristão, uma vez que ele gosta de "desenterrar difunto". Que me perdoem os coveiros pela comparação. Sabemos que o Cáio carece de holofotes, portanto estes tipos de comentários difamatórios que ele faz das pessoas não me escandalizam mais. O que me deixa de boca aberta é ver os reformadores, que tanto o Cáio critica, o apoiando nesta crítica ao Pr. Ricardo. É uma pena ver que muitos ditos seguidores de Cristo preefrem o caminho de Caim ao invés do de Abel...o final da história é inevitável; "Onde está teu irmão", pergunta Deus.

    Ass. Fábio

    ResponderExcluir
  7. Tanto um qto o outro querem se mostrar, precisam de mídia, querem ser popstar. Pronto, falei. Dois babacas.

    ResponderExcluir
  8. em outras palavras o Caio Fabio quer acrescentar arrogância e excentricidade aos dons do espírito. ridículo.

    ResponderExcluir
  9. O problema do Caio Fábio é que ele se acha melhor do que todos. Precisamos de alguém que o enfrente, alguém que o ridicularize, que aceite o constante chamamanto dele para briga. Ele quer confrontar mas não aceita ser confrontado.
    Por mais que ele esteja certo ou errado, ele não pode se referir a uma pessoa desse jeito.

    ResponderExcluir
  10. Trajetória do Gondim: Conheceu o Deus Soberano em uma igreja Calvinista, se encantou com o Deus que intervém em uma igreja Pentecostal, mas cansou de tudo e decidiu recriar Deus à sua imagem e semelhança na igreja Emergente.
    Achava ele um cara legal, espero que volte para a verdade do evangelho.

    ResponderExcluir
  11. Lamentavelmente, vemos aqui um pregador frustrado
    falando mal de outro pregador "filosófico", aliás
    de quem ele fala bem... depois de sua queda se tornou um homem amargo", contra tudo e todos, onde a sua "exclusiva verdade" quer levar as pessoas?
    Temos saudades... daqueles pregadores... ou melhor
    destes pregadores quando pregavam de fato o evangelho genuíno. Como diz o velho jornalista...isto é uma vergonha!!!
    Um forte abraço Pr. Elcio Brandão
    visitem o meu bloghttp://pastorelciobrandao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Pergunta que não quer calar... o Gondim faz um desserviço ao evangelho. Humm.. dei uma olhada geral em todo conteúdo deste blog, e não nada; nadica de nada do amor incondicional de Jesus. Só esculhambação, tiração de sarro, e deboche. Então isso sim é um bom serviço à causa do Mestre. Acho que pirei mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Afora a constatação de desvios teológicos que precisam ser realmente corrigidos, fazer defesa da fé assim é manter o deus ego alimentado.
    Sobeja no Caio Fábio vaidade e egocentrismo mas como ele agrada os apologéticos... então não tem problema se a forma como ele "defende a fé" não tem muito da simplicidade e humildade de Cristo.
    Basta ele acertar os pontos de discursão para que a motivação dele seja irrelevante. O Caio é um cara admirável na sua inteligência mas há de se perceber que ele também presta um desserviço a fé cristã ao distorcer a essência do evangelho onde o ego humano deveria ser crucificado com Cristo. Mas parece que esse é o mau eterno dos donos da verdade.

    ResponderExcluir
  14. O CAIO DEVIA FAZER UMA REVISTA TIPO DE "MEXERICOS E FOFOCAS E FUTRICAS EVANGÉLICAS".LHE CAIRIA MUITO BEM A ESSE FALASTRÃO INSOSSO E INSÍPIDO...QUE COISA LAMENTÁVEL..ESSSES CARAS SE QUEREM PASSAR POR dEUS,OU DONOS DA VERDADE...AH,VÁ SE CATAR,BUNDÃO ,DE SACO CHEIO ESTAMOS NÓS COM ESSA COISA QUE NEM DEVE SABER PORQUE VIVE,OU RESPIRA,OU FALA...HIPÓCRITA,FARISEU!!!

    ResponderExcluir
  15. Paulo:

    Você é cego ou estúpido?

    Está ali em letras garrafais que QUEM disse foi o Caio (Genizah não deu opinião e ainda disse que não daria. Eximiu-se de comentar o vídeo) e você vem com este papo de se o Gondim é isto e aquilo, então o blog é... e mimimi.

    Camarada, faça um curso de interpretação de texto.

    E agora vai o esculacho final:

    Se você gosta do Gondim, como me pareceu, ficou a dúvida se para tal é condição sine que non ser TAPADO como você ou é apenas obra do acaso o seu comentário idiota?

    Faça um favor a muitos. Não queima o filme do Gondim abrindo a sua matraca para falar besteira. Tenha noção da sua burrice e poupe quem você gosta do prejuízo de seus comentários.
    Você ajuda mais CALADO.

    Nunca fiz um comentário destes em dois anos de Genizah, mas a sua imbecilidade é ÉPICA.

    Deus me perdoe! Perdão aos irmãos.

    ResponderExcluir
  16. Particularmente não considero que Caio Fábio seja alguém cuja vida pregressa e alguns de seus posicionamentos atuais sejam sempre modelos para a igreja, pois ele mesmo assume determinadas opiniões que poderiam ser interpretadas ao menos como ambíguas diante do evangelho genuíno. Mas de vez em quando poderíamos achar também, que embora a linguagem utilizada por Caio Fábio, quando se refere a alguém a quem ele critique possa ser pouco elegante ou até mesmo pejorativa, quando se lida com alguém como Ricardo Gondin, que trata-se de um pregador de reconhecida nomeada no meio cristão evangélico, que ultimamente tem baseado suas pregações no dito teísmo aberto, sinceramente acho que ás vezes tal linguagem torna-se necessária diante de tamanho aspecto nocivo que tal teologização representa. Como diria o filósofo Olavo de Carvalho acerca de suas frequentes imprecações contra seus criticados: “confrontar o absurdo com argumentação respeitosa é equipará-lo ao nível do bom senso respeitável, uma vez que o absurdo longe de ser ideia, é ideia nenhuma”. Hoje em dia ser politicamente correto, seja no discurso político, nas relações interpessoais e até mesmo em religião, tem se tornado um comportamento perigoso que desce ao nível de um entendimento humanista, por vezes superficial, no tocante à compreensão de aspectos, muitos dos quais, não podem ser mensurados pela régua da percepção imediata. Ricardo Gondin ultimamente tem se revelado como alguém que tem feito tal mensuração a Deus como se este fora um ser extremamente limitado, incapaz de ser soberano e ao mesmo tempo de ser santo. E neste sentido suas posições tornam-se muito parecidas com a de Jonh Stuart Mill em seu pensamento, acerca da soberania divina em contraposição à maldade existente no mundo, quando diz que “ou Deus é soberano mas não é bom pois não faz nada, ou Ele é bom mas não pode fazer nada.” Tal argumentação caberia muito bem, de fato, com relação aos deuses do panteão grego-romano, mas não do Deus revelado nas escrituras cristãs, que embora tenha criado o ser humano para a perfeição e santidade, todavia respeita soberanamente a escolha humana de rejeitá-lo, e essa rejeição do ser humano a Deus tem suas consequências, incluindo a consequente rejeição humana ao poder salvador e cuidador de Deus. Não vejo problema nenhum que Ricardo Gondin pessoalmente tenha suas dúvidas ou crises de fé, se ainda é evangélico, deísta ou até mesmo tenha se tornado ateu. Isso é com ele como escolha e caminho pessoal do qual ele, diante de Deus, dará conta. Porem vejo grande perigo que tais inquietações pessoais acabem se tornando em uma inquietação plural na igreja, haja vista a influencia que Ricardo Gondin ainda tem na igreja evangélica. A calamidade estaria na possibilidade real de que as inquietações pessoais de um lider como ele venham a transbordar-se em uma catarse negativa aos seus liderados, pois sabemos que infelizmente (não deveria ser assim) muitos crentes tem os seus lideres como reais mediadores entre eles e Deus, assim como verdadeiros intermediadores das verdades divinas. Particularmente, prefiro pensar que Ricardo Gondin esteja apenas passando por uma crise de fé que todos nós, de uma forma ou de outra, podemos também passar em algum momento de nossas vidas, e que o mesmo retornará ao primeiro amor o quanto antes, porém devemos como homens ou mulheres de Deus mais experientes no evangelho, saber que temos todos uma grande responsabilidade com o rebanho de Cristo, e que quanto maior essa responsabilidade maior será o juízo sobre aqueles que fizerem tropeçar algum pequenino irmão ou irmã da fé

    De vosso irmão em Cristo,
    Laerte

    ResponderExcluir
  17. Costumava ler os textos do Ricardo Gondim e de ouvir seus sermões, mas depois com o tempo percebi uma mudança nas convicções dele tentando explicar o inexplicável e que só uma consciência em fé num Deus soberano e que se revelou em Jesus podemos entender.
    O Caio foi duro, mas fez o que um Apostolo Paulo faria, que foi repreender um Pedro (Gondim) na "presença de todos" , quanto a essa mania de querer desfocar as pessoas da necessidade do Evangelho!

    O "bundão" era desnecessário, mas o Caio é o Caio! pela defesa do Evangelho que o Caio faz, o "bundão" é de menos e o Gondim supera!

    ResponderExcluir
  18. Danilo, acima está escrito: -faça um blogueiro feliz! Comente!
    Esse espaço me perece ser aberto às opiniões que podem ou ñ ser contrárias às suas.
    Admiro seu esforço em mostrar verdades à luz da Bíblia. Sempre que vc coloca um twite eu venho ver. Mas ñ fica bem para um cara como vc se irritar assim, daqui a pouco entra para suas palvras teológicas a palavra bundão. Não faça isso, seja prudente e educado ao rebater comentários.

    ResponderExcluir
  19. Comprando o Barulho(Não que o Danilo precise):
    Caro Paulo;
    Quem tem o mínimo de inteligência sabe que este blog tem a missão de alertar sobre esses sanguessugas gospeis que circulam pelas igrejas ditas evangélicas,fazendo rifa da salvação ou promovendo reteté apocalíptico impressionista.
    Se existe tiração de sarro é porque esses "heróis" deram brecha para isso acontecer, ninguém tira sarro do Dalai Lama, tira?
    Então da próxima vez que entrar no blog venha com a mente mais aberta que vc conseguir, use seu senso analítico, critico ou julgador se preferir, para absorver o conteúdo e tirar alguma lição de moral daqui.
    Aqui vc encontra tudo que um cristão não deve fazer, mas tem muitas matérias legais aqui tambem, como uma (q não me lembro de que dia era ou o Titulo) em que alguns irmãos acamparam em frente a uma igreja convidando os lideres da mesma a pregar o Evangelho puro e simples e não apenas fazer um $how de ilusionismo.
    É isso ai.

    ResponderExcluir
  20. Eu também era um daqueles que gostava do Ricardo, pena mesmo é ele ter se desviado pra criação desse deus a imagem e semelhança dele, Ricardo, nessa teologia podre! Espero que ele se converta!

    PS: Me impressiona também quantos puristas e hipócritas que gostam de medir as palavras do Caio... depois ficam tirando sarro de gentinha goxpéu que tem regras e doutrinas humanas, eitcha! É certo que ele devia expor menos sua vida pessoal como se vivesse preso ao passado, mas os pudicos reclamarem do seu vernáculo é demais da conta! Temos que reclamar é dessas teologias tortas, tanto a da prosperidade como a relacional.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que felicidade! Vim pra cá pra comentar algo que eu "jurava" que iria contra a opinião de todos. Mas ao contrário, cada um falou um pouco do que eu tinha pra falar do Caio Fabio.

    CF acha mesmo que é melhor os outros. Ele se coloca num pedestal meeeesmo e fala dos outros como que se fossem um NADA perto dele.

    Te enxerga CF! Teu tempo de "glória" acabou e uns poucos que ainda engolem tuas ladainhas é o que te mantém vagando pela mídia.

    Não vou falar mais nada, pq de fato, uq eu tinha pra falar, já foi postado. Que bom!

    PS: Calma, Danilo! hehehe

    ResponderExcluir
  22. O que se discute aqui é a teologia relacional do Gondim propagada na mídia e não a "pessoa" do Gondim ou do Caio. Será que o pessoal não entendeu isso? Do Caio e do Gondim é Deus quem vai dar conta!!

    ResponderExcluir
  23. Aprendi muito com Caio Fabio, e algumas coisas do Ricardo nos anos 90, desapareçi ou como diz os crentes me desviei, voltei em 2003 e derrepente tudo mudou as referências do passado se foram , ai hávia eeses louvores tipo diante do trono , as pessoas falando de g12 , marcos feliciano, igreja mundial, decadencia total, ai vi Caio Fabio pregando bem underground pra algumas pessoas , senti que aquele era a vida Cristã em essência . Alguns abnegados em algum lugar com uma bíblia na mão sem sistematização, sem esboços sem citações versículares fora de contexto , derrepente o Caio começa aquele lance do vem e ve tv , fica ele e aqueles carinhas, tipo talkshow ,zuando as pessoas , falando de politica , comentando assuntos secúlares , ai eu desanimei, hoje não tenho mais ninguem como paramêtro ou referencia para minha Fé não me assusto e nem fico chocado com mais nada , prefiro olhar para Jesus o autor e consumador da Fé verdadeira.

    ResponderExcluir
  24. Eu poderia aqui demonstrar algum tipo de defesa ao CF, por ser admirador da sua vida, história e postura até hoje depois de tudo o que viveu em defesa real e exclusiva do Evangelho, ou até descer a lenha na postura que vez ou outra continua em ter de uma possível e as vezes realmente visível arrogancia. Eu poderia aqui da mesma forma demonstrar algum tipo de defesa ao Gondim, pela sua brilhante poetica forma de escrever e interpretar textos e os sentidos dos homens, ou poderia também desmistificar os mitos criados pela sua mente poética em relação ao Evangelho ou a um Deus que ao seu ver parece não ser tão Soberano!

    Mas vou agradecer mesmo é ao Danilo que continua nos informando sobre os fatos que nos rodeam de forma imparcial, quem tem algo para resolver ou não, se acertar ou não é CF e Gondim, admiro os dois por razões diferentes, são referenciais posso até dizer, mais a minha Rocha é UNICA, espero ver o dia que vamos ver um fato desse, analisa-lo com seriedade e esquecer essa postura adolescente de muitos!

    que Cristo seja o nossa ótica e a sua Palavra manual de vida!

    Valeu Danilão, continuemos!

    @DanBrianese

    ResponderExcluir
  25. Ô povo complicadinho somos nós evangélicos, héin? Cruz credo! hehehe
    O Caio tem muito a nos ensinar e eu o adimiro bastante, mas, de fato, às vezes ele dá a impressão de ser o único que detem a verdade. Todo mundo pra ele é "bundão", aí é demais também né? Já o Gondim, embora dê suas derrapadas teológicas também tem muito a ensinar. O adimiro também por sua coragem em expor suas inquietações e por discordar da teologia predominante.
    É claro que um Deus Soberano (e eu creio que Ele seja Seborano sim; mas geralmente não se impõe pelo poder, mais sim, cativa pelo amor) pode fazer o que quiser, mas, à luz de Jesus Cristo, plenitude da divindade, fica mesmo difícil atribuir a Deus um caos desses. O fato é que se trata de uma catástrofe "NATURAL", e pronto. Cabe aos filhos de Deus demonstrar o amor incondicional desse Deus de forma prática aos necesitados, e não piorar a situação atribuindo uma tragédia dessas às mãos de Deus.

    Ah, e você xará, pegou pesado como Paulo, héin. Menino mau, rsrsrs.
    Falando sério agora. Sei que como humano vc tem direito de se chatear, mas achei um tanto quanto exgerado.

    P.S. Já sei que vai ter gente dizendo que eu tô em cima do muro, que não tomo um partido ou que tô querendo agradar todo mundo. Tô nem aí. Respondo com "provai de tudo e retei o que é bom".

    ResponderExcluir
  26. Para quem não sabe, o pastor Ricardo Gondim tem uma filha que é doidona, hippie e fuma não sei mais o que. Será que ele não deveria se dedicar mais em tentar resgatar a vida e a alma da própria filha do que tentar ganhar a vida de outras pessoas para Cristo ?

    ResponderExcluir
  27. O final do vídeo é deprimente, como tudo que tem na net com Caio Fábio. O cara se tornou um "Ratinho" gospel, só que sem audiência, e por isso se refugia na internet, único lugar onde ele é livre para dizer as babozeiras que sempre diz. A arrogância e o nítido comportamento de "juiz" de todos, faz dos discursos do Caio Fábio a última coisa que um cristão que tem compromisso com Deus, deveria ouvir. Sua falta de argumento sensato leva-o aos chingamentos, sua única arma para chamar atenção, porque a graça que outrora teve, se é que teve, já não se vê mais. Não concordo com tudo que o Gondim diz, mas Caio Fábio não é nenhum paradigma, para que ouçamo-lo.

    ResponderExcluir
  28. Cansei!

    ele cansou faz tempo mas não larga o osso.

    ResponderExcluir
  29. E ai Danilo, não vai se irritar também com comentário ofensivo do Sergio Barreto?

    ResponderExcluir
  30. Sérgio Barreto

    ...você não deve ter filhos, por isso escreveu tamanha bobagem...seu julgamento mostra o quanto você é doente...cuide da sua lingua e retire a trave do olho meu irmão...

    Todos temos erros e acertos. Concordo que o Gondim está fora da casinha, agora, acusá-lo deste modo é tomar o lugar do Diabo(acusador)...você não sabe o que levou a filha dele ao estado que se encontra...não julgue para não ser julgado...

    ResponderExcluir
  31. fico pensando em paulo e nos apóstolos externando suas crises existenciais, duvidando até da existencia de Deus.

    o gondim tá caduco e o caio deveria cuidar da vida dele.

    eu não entendo pq os homens precisam que alguem explique o que Jesus explicou.

    tinha que dar é uma pá e colocar estes pastores pra trabalhar, bando de vagais.........

    ResponderExcluir
  32. Rapaz, o Caio Fábio lavou minha alma. É essa a resposta que gostaria de dar pro Gondim.
    Eu leio todos os dias os tweets desse cara, só fala abobrinha.

    O deus de Gondim com certeza não é o Javé da Bíblia. Nem sei porque ainda se intitula cristão. É melhor rasgar a Bíblia e abraçar outra Fé, porque está muito longe da Fé bíblica.

    Parabéns Caio Fábio!

    ResponderExcluir
  33. Gostei do termo "ratinho gospel",mas para mim ele tá mais para uma espécie de guru,ou paím(aquele persogem mitico do xiquanisio show).Não é a primeira vez que Caio chama o Godim de Bundão,inclussive já chamou outros nomes como Ed rene,e etc,já to um pouco cansado dos discursos do Caio.

    ResponderExcluir
  34. "Paulo:
    Você é cego ou estúpido?"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É a primeira vez que vejo uma resposta dessas nesse site!!! Mas o cara mereceu!!! Pelo que já vi todos os fãs do Gondim são assim!!!

    ResponderExcluir
  35. Se olhassem para a revelação natural presente no próprio corpo humano e vissem como ele foi criado por Deus, saberiam ao menos os padrões utilizados por Ele em sua construção. Saberiam que os processos biológicos do corpo humano não estão sobre o controle integral da vontade da personalidade.

    Assim, não tenho que conscientemente pensar o meu respirar, ainda que processos inconscientes da mente sejam necessários para o controle dos processos.

    Deus, entretanto, como autor dos processos, tem o poder de transcendê-los. Ele pode aplicar novas leis, cancelar o tempo, pois, afinal, tudo está Nele. Deus está, assim, no controle do Todo e da Parte, e, se porventura uma parte é extremamente importante para o progresso do seu plano como um Todo, ali acontece uma intervenção, como um Pai que ocasionalmente dá uma palmada em seus filhos, sem tornar tal coisa um hábito. Eis a história de Israel.

    Deus tem hábitos, entretanto, ele não é escravo dos seus hábitos. Se a sua sabedoria infinita sugerir que para determinada situação tal ação não é a melhor para o progresso de todos (pois Deus ama a todos com o mesmo amor, a saber, infinito), então ali algo diferente pode, de fato, ocorrer, e tal ocorrência permanecerá um mistério, pois sempre será única.

    O segredo para tudo isso é que o Amor de Deus é pessoal, entretando, a sua vontade é a mesma para todos, a saber, que todos o amem e o conheçam. Isso não torna Deus impessoal, apenas diz que Ele não tem favoritos (o que é biblicamente verdadeiro).

    Isso é o que eu acho. Deus sempre faz o melhor, mesmo se o melhor, para nós, não for o melhor. Deus tem muitos filhos, e assim Ele cuida da sua família como um todo e individualmente, dando da sua graça e seu amor. Ele é nosso Pai, e, portanto, deve saber o que está fazendo.

    Aceitemos a nossa própria ignorância, e aprendamos a viver pela fé, sabendo que um dia - milagrosamente - apareceremos em outra dimensão com corpos espirituais com super-poderes. Ou ninguém mais acredita nisso também?

    A sua Lei é Boa, seja ela operando fisicamente, mentalmente ou espiritualmente.

    Agora, voltemos ao evangelho. Pois tudo isso aqui é pura vaidade.

    ResponderExcluir
  36. Caio Fábio não é nenhum exemplo pra ficar falando certas coisas, se tornou um homem de coração duro diante as criticas que recebe, mas convenhamos, cada dia tem surgido esses “pastores” negando a soberania de Deus, como se Ele fosse como nós, pensasse como nós e não tivesse escrito o fim de tudo. Então não seria Deus soberano por separar no dia do julgamento milhares de pessoas para o inferno?O inferno segundo a bíblia é um lugar bem bonzim. Deus não é homem limitado, ele fez e vai acabar!!

    Paz

    ResponderExcluir
  37. Não concordo dom o Gondim, mas pesquisando uns vídeos do Caio Fábio no Youtube, assisti um em que ele falava que o Velho testamento não é fundamental, que é imporante , mas não é fundamental...será que a Bíblia dele é só pela metade?
    como se explica a um ímpio o que é o pecado sem o livro de Gênesis? Por que cristo morreu, o evangelho sem falar no velho testamento?

    ResponderExcluir
  38. Danilo, você não subiu no muro não com seu comentário.
    Você falou extamente o que o Gondim vem tentando dizer à nação evangélica.
    Com uma diferença, você não carrega na testa a tarja de herege que puseram no Gondim.
    Deram dois nomes aos pensamentos dele, O.T e T.P. e eles estão há anos luz longe disto.

    mas até ai tudo bem.
    Quanto ao vídeo, o Caio faria um bom serviço se falasse de conteúdos, já que ele disse que é mais inteligente, mas só falou de bunda.

    E faria um papel cristão se não usasse pedido de perdão, lágrimas e outras coisas que são da fragilidade humana para apresentar como sendo o cúmulo.

    Inverter as coisas, buscar eventos frágeis do passado que demonstram o coração da pessoa e expor publicamente, não interessa o que é fazer o que fizeram com Jesus.
    Ele tirou suas roupas diante dos discípulos, mas os romanos arrancaram diante de todos.

    isto é lametável, para quem quer ser papa evangélico.

    Não entro na teologia, pois pouco sei, mas já bati longos papos com o Gondim, e por isso digo, que sua opinião é igual a dele.

    Jadielson Carvalho

    ResponderExcluir
  39. Meu caro Jadielson,

    Ao contrário de você eu sei um tanto de teologia, mas isto não vem ao caso.

    A questão é que eu DISCORDO TOTALMENTE DO RICARDO GONDIM EM quase tudo. Respeitosamente, mas discordo.

    Só para simplificar a discussão eu sou monergista ao EXTREMO.

    Calvinista dos 5 pontos.

    Mas continuo pensando e aprendendo e, por mais que eu me permita teologar no privado sobre tudo. Não sou refratário, jamais me verá aqui relativizar a soberania de Deus. O que eu já fiz é esculachar calvinista de direita que esquece que antes das convicções vem a misericordia.

    Ou seja, eu vou socorrer e orar, depois eu penso e discuto o juizo de Deus com quem tem condições de discutir.

    As unicas duas coisas que me aproximam do Gondim são: (1) Não temos medo de dar a cara a tapa; (2) Concordamos com a crescente mediocridade de parte do povo evangélico que não tem na Biblia sua bussola e tem o coração cheio de banalidades triunfalistas e nenhuma misericordia. Mas com isto, tambem o Caio concorda, rs.

    ResponderExcluir
  40. Conversarmos sobre a teologia defendida pelo GOndim, se é que ele defende, tudo bem.
    Poderiamos tambem conversarmos sobre algumas "teologias" do Caio. Seria interessante.

    Mas no momento a discussão é que o Ricardo é bundão e o CAio o unico esperto no meio evangelico.

    Diria ao Caio... MENOS e aos seus discipulos, cuidado: ele pensa que é o porta voz da divindidade na terra e isso é perigoso.

    ResponderExcluir
  41. Vídeos como esse do Caio deveriam ser utilizados não para criticar a vida de Caio ou Gondim especificamente, mas sim para analisar esse tipo de teologia que está sendo pregada por Gondim e se adentra na igreja. Trata-se de um pensamento pernicioso que nega a soberania de Deus, e faz as pessoas acreditarem num "deus bundão" num deus que não é Deus, Senhor e Rei mas é um outro "deus", um ídolo, que fica a mercê da humanidade, que não governa e até mesmo desconhece o futuro.

    Layssa

    ResponderExcluir
  42. Graças a Deus pelo fato de que não pautamos a nossa fé em Caios e Gondins, mas em Jesus, autor e consumador dela.
    Louvado seja o nome de Jesus porque d'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
    O caminho de Deus é perfeito e Sua palavra é a Lãmpada; é a luz que nos ajuda a andar nele.
    Olhando para os terremotos e tsunamis, para o amor se esfriando e para muitos se apostatando só podemos concluir que a nossa redenção está próxima! E Jesus não nos perguntará com qual teoria simpatizamos, tampouco qual o melhor intérprete de coisas que nem precisariam ser interpretadas, porquanto já são firme fundamento.
    A pergunta que Jesus deixou foi se quando voltasse acharia fé na terra.
    Quando Ele voltar, que sejamos encontrados fiéis!

    ResponderExcluir
  43. Concordo com a Layssa, pois acredito que o foco da critica devesse ser o pensamento perigoso por trás de ideias como as do Gondim e não sua pessoa.
    Mencionar fatos do passado, e referências perjorativas tem pouco a acrescer a uma critica tão importante.
    Me pergunto: Que finalidade existe em revelar os "podres" das grandes lideranças cristãs evangélicas senão desqualificá-los?
    Tenho plena certeza que EU e você somos ampla e contantemente beneficiários da misericórdia divina, mas sem qualquer pretenção de usurpar o já constituido cargo de acusador, com tal histórico considero pouco inteligente referir-se a situações do passado para medir pessoas...

    HFO

    ResponderExcluir
  44. O Ricardo Gondim tem falado muita heresia e, sem dúvida, elas precisam ser combatidas. Outra coisa que ele precisa é ser ajudado, sua mente está confusa, seu desespero pela verdade é urgente.

    O Caio certamente não é o cara pra ajudar o Ricardo. O Caio também precisa ser ajudado. Seu ministério acabou (o Caminho da Graça é somente um gueto), mas a loquacidade e a inteligência ficaram. Na ausência de um ministério, restou a ele usar a língua como chicote, descendo a lenha nos outros, seu dom atual. Assenta-se na cadeira de juiz, veste a toga, abre a boca e a logorréia infame escorre.

    Quando no final do vídeo ele chama o Ricardo pra porrada, pra discutirem as idéias, já se arvorando em ser o vencedor, inadvertidamente o Caio abre a porta do seu coração orgulhoso deixando aparecer suas feridas purulentas que ainda precisam ser saradas.

    Deus tenha misericórdia do Ricardo Gondim e do Caio Filho, irmãos que precisam de ajuda, como todos nós.

    ResponderExcluir
  45. Caio não tá nem aí pra esses comentários,

    são cômicos... ahahahah

    delo

    ResponderExcluir
  46. Poxa será q Caio e Gondim surtaram de vez?

    ResponderExcluir
  47. Na verdade o assunto é bastante polêmico. Eu penso que quando a teologia é usada de modo perverso as críticas do Caio são mais coerentes e sua veemência é para mim mais fácil de entender porque certas coisas que vemos no nosso meio é de deixar qualquer um irado mesmo... Agora quando uma pessoa se encontra equivocada, mas não sentimos uma segunda intenção com o seu pensamento e a teologia pregrada, não creio que a metodologia usada pelo Caio venha a surgir um bom efeito... No dia deste vídeo eu estava assistindo o programa papo de graça pensei que ele iria discutir mais o fato acontecido do que o passado do Gondim... Sinceramente nem conheço o Gondim nem sua teologia, não acredito na forma como ele interpretou os acontecimentos recentes no Japão, mas pelo o que eu vi e andei lendo, não observei maldade em suas palavras, sua afirmação continua sendo algo ruim para o evangelho? SIM... Mas tratar as coisas de uma forma não equivalente ao assunto também é um erro. Expor o que de errado ele diz e contradize-lo era suficiente para a questão. Aquele que conseguir interpretar as coisas de Deus com 100% de eficiência nem deveria estar neste mundo...

    ResponderExcluir
  48. Gostei demais das palavras do pastor Caio Fábio. Tà vendo aí: nem todos os liberais pensam igual. A diferença é de raiz: Caio é predestinado, Ricardo é um ex-bléia, e por isso, na raiz de sua teologia, é não-bíblico... não conhece a graça.

    ResponderExcluir
  49. Será que o "deus" do Sr. Caio Fábio, inseriu em seu DNA antes da fundação do mundo, a final tudo já está pronto, que ele teria um caso extraconjugal e perderia a dignidade peculiar a um homem de respeito, se tornando esse sujeito iracundo e portador de um linguajar digno alguém que conseguiu descer todos os degraus da integridade e como um porco voltou a lama.
    Rogério

    ResponderExcluir
  50. tomou esculacho...pq será?

    ResponderExcluir
  51. Será que o "deus" do Sr. Caio Fábio, inseriu em seu DNA antes da fundação do mundo, a final tudo já está pronto, que ele teria um caso extraconjugal e perderia a dignidade peculiar a um homem de respeito, se tornando esse sujeito iracundo e portador de um linguajar digno alguém que conseguiu descer todos os degraus da integridade e como um porco voltou a lama.

    ResponderExcluir
  52. Por que o DOUGLAS de Campos não encara então um debate com o Caio, seria interessante assistir, ou melhor, por que os contestadores daqui não se habilitam? Quando alguem se habilitar, por favor me avisem!!! Ou são todos uns bundinhas??

    Reinaldo de Almeida.

    ResponderExcluir
  53. Paz a todos!

    Todos mesmo, inclusive a mim. Espero que venhamos TODOS nós, aprendermos a discutir qualquer assunto quer teológico ou secular de forma que fique explícita como luz do Sol, nossa posição espiritual ainda que não a gritemos, divulguemos em meios de comunicação, ou mesmo seja denunciada pela bíblia exposta junto a nós. Precisamos como cidadãos evangélico ou não,aprendermos a regra da educação, bom senso, respeito pela opinião alheia, que praticada tem o poder de evitar até mesmo guerras. Todos somos livres e temos até o dever de levantar debates sobre assuntos que sejam relevantes para uma sociedade. Espero que em nome de Jesus, nos conformemos com o espaço democrático neste meio de comunicação para confrontar posições e não pessoas, caso contrário fica disponível a nós espaços como Ratinho, CQC, ZORRA TOTAL, até mesmo BBB, nestes lugares são bem vindas todo tipo de agressão que possa entreter quem se diverte com a degradação humana.

    Desde já, peço desculpas se me expressei de forma arrogante, sou pequenininha... não tenho força e nem interesse de machucar ninguém.

    ResponderExcluir
  54. áh não posso deixar de dizer que deu gargalhadas prazerosas com a frase do DANILO dizendo que ficou BEJE RSRSRS. Ai como gosto de vc Danilo!

    ResponderExcluir
  55. Não tenho o que discordar quanto à crítica que o Caio faz à 'teologia relacional' pregada correntemente pelo Ricardo e por outros cristãos. De fato, faz-se necessário que mais pessoas se posicionem em oposição a este e a todo tipo de pensamento que se pretenda a questionar o caráter de Deus a partir de uma lógica completamente humana, portanto limitada.
    O grande problema é que embora clamando por equilíbrio em seu discurso, com sua atitude o Caio acaba indo por um caminho tão difícil de engolir quanto a teologia que ele crítica, um caminho que nada tem a ver com a essência evangelho, onde ele se permite livremente agredir e ofender pessoas (no caso o Ricardo, acrescido a uma lista de muitos outros) em nome da exposição da verdade contemplada por ele.
    Deste modo fica dificil que ocorra uma edificação que não apenas nos ajude a amadurecer na fé (ao combater os sofismas que tem sido pregados como teologias), mas nada acrescentando ao amor para com Deus e para com o nosso próximo.
    Com este tipo de postura obscurece-se a genuína graça de Deus, que é o meio bendito pelo qual todos nós seremos redimidos em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  56. Queridos amigos e irmãos.O que Davi silva, Caio Fabio e Ricardo Gondim tem em comum?
    1º Todos optaram em fazer a vontade de sua natureza humana.
    2º Todos julgaram sem ter o mérito para tal julgamento.Cada um ao seu modo.
    E por fim. Uma vez caido, é minha opinião, não creio na restauração da autoridade quebrada, pois nosso caráter e integridade precedem a nossas idas e vindas. Deus perdoa, irmãos perdoam, mas a mancha fica até que seja novamente conquistada a confiança.No caso do Caio, até hoje é lembrado como um lider infiel que desapontou a Igreja Brasileira.O Davi esta passando pelo mesmo problema, só que mesmo confessando e correndo o risco de "perder" (se é que ganhou) tudo o que conquistou. Alguns o criticam de forma dura (quem confessa e deixa alcança misericórdia)Não entendo o Godim. Ele deveria ter tempo para discutir sobre como esses grandes homens, que moveram/movem o brio de um povo sedento por Deus, quando fracassam (como salomão, Davi, Sansão, Pedro, Judas... Ops Judas não!!!)são detonados por toda vida sem nenhuma chance de voltar a serem o que eram.

    ResponderExcluir
  57. Andei escutando os comentários do Caio Fábio a respeito do pastor Gondin. Gosto da profundeza de seu pensamento (quando sadio), mas acho um tanto arrogante quando se trata daqueles que ele não gosta! Hoje (quarta) escutei no seu site sua preleção,e ouvi palavras como "ejaculou de felicidade", "orgasmo (relacionado a alegria de consseguir algo)",etc..etc..etc... palavras relacionadas com a meditação do dia,e para uma plateia que o houvia!! "Quanto temor"!! E quanta falta de respeito e desconsideração como os seus súditos num culto!!! Graças a todos!

    ResponderExcluir
  58. Precisamos criar um reality show com todos estes líderes.
    Seria o BBB (Big Brothers Bundões). Todos na mesma casa, indo pro paredão toda semana, enquanto nós votamos em quem sai ou fica.
    Só fazendo piada mesmo!
    A Bíblia não diz que conhecemos os homens porque eles falam palavras bonitas ou palavras chulas. É pelos frutos que eles são conhecidos. Vamos olhar para eles e observar se há algo que nos motive a glorificar a Deus, ou que desperte em nós o desejo de imitá-los.

    ResponderExcluir
  59. Aff! Sinceramente...Não sei o que é pior.
    Se as teses do Gondim, ou as afirmações de Caio Fábio. Penso que devemos combater toda distorção das Verdades contidas na Palavra de Deus, mas... Taxar alguém de "bundão"? Em que isto ajuda? Penso que em nada.
    Por mais que os fariseus estivessem totalmente errados, Jesus, acho que ELE pode ser tomado como exemplo né? Ele nunca, nem de longe, tomou atitude semelhante. Embora, algumas vezes tenha sido "agressivo" na defesa da Verdade.
    Caio Fábio... Em momento algum, ouso desmerece-lo. Mas, este seu comentário também é um "desserviço" a igreja.

    ResponderExcluir
  60. Temos que admitir que o Caio Fábio foi um grande líder brasileiro. Ele conhece bem quem está na liderança hoje. Podemos até dizer que ele ajudou mesmo a armar esse circo que aí está. Por isso é interessante ouví-lo.

    ResponderExcluir
  61. Concordo com o conteúdo, não com o "bundão" na fala do Cáio Fábio,embora ali não seja o púlpito, é um fórum específico de bate papo e comentários mas o conteúdo foi perfeito e oportuno !

    O Cáio alerta para a desinterpretação do Godim e para a obvialidade da Soberania de Deus.

    Sempre quando ocorre uma tragédia vem esse questionamento, sempre aparece alguém tentando contextualizar, só que para isso falam de coisas sobre as quais não possuem acesso, não compreendendo os desígnios de Deus.

    Esqueçem esses, que existem mistérios pertencentes à Deus, que como muito bem disse o Caio Fábio: "É o deus que preside tudo inclusive os dilúvios ".

    Como se houvesse explicação para tudo, ora , a humanidade não consegue explicar seus próprios paradoxos a despeito de seu conhecimento secular... Não dá conta de si, como poderá "explicar" ou "julgar" os atos de Deus.

    Maltrata a criação do Senhor da qual deveria exercer governança... E esta responde rugindo como sua força...

    Como considerar então o fim dos tempos, o princípio das dores ?

    Isso vai ficar no papel ?

    Segura a onda seu Godim, a chapa vai esquentar cada vez mais ...

    Não precisamos de suas dúvidas, já nos basta o mal de cada dia.

    "Muitos livros em minha biblioteca estão agora desatualizados. Foram bons enquanto eram novos, à semelhança das roupas que usei quando tinha dez anos de idade; mas eu cresci e as deixei para trás. Ninguém jamais deixa para trás as Escrituras por ter crescido; esse livro se amplia e é mais conhecido à medida que passam nossos anos". Charles H.Spurgeon

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  62. Como disseram por aqui, Gondim não chamou o Deus de Jó de demônio, mas sim o demônio que gerou todo aquele mal a Jó de demônio. Esse demônio é que fez o que fez a Jó é considerado Deus por muitos cristãos hoje. E o que o Gondim fez foi alertar para isso, não ofedendo o Deus verdadeiro, mas dizendo que aquele que dizem ser deus, em verdade, trata-se de demônio. É claro que num país de analfabetos funcionais como o Brasil será difícil encontrar pessoas que entendem isso, analisando o que o Gondim diz sem preconceitos.
    Agora, quanto ao depoimento de Caio, posso dizer que ele revelou o material de que é feito: amargura, egoísmo, inveja e ambição por estar no centro das atenções. Ele não admira ninguém. Não há ninguém tão bom quanto ele. Nunca vi naqueles seus programinhas de tv alguém contrariá-lo ou debater com ele, sustentando ponto de vista divergente do seu. Qualquer um vê, até mesmo um cego, que ele é alguém que quer se promover, adorando bajuladores e enfiando guela abaixo de todos os seus argumentos com sua verborréia. Ora, se o Gondim sempre foi mal encaminhado, por que ele, caio, o convidava para abrir seus eventos e lá pregar? Ou o Gondim é um excelente pregador ou o caio é uma besta a ponto de convidar alguém pra pregar em lugares tão importantes sem a qualificação devida. Só isso já mostra a leviandade de caio, sem falarmos das acusações que faz a Gondim de ter falado mal dele, por intermédio de testemunhas que ele não cita. Ora, qualquer um sabe que quem alega algo tem que prová-lo. Mas o caio prefere acusar sem citar as provas, não oferecendo qualquer chance ao Gondim de se defender. Por que não procurou Gondim para conversar pessoalmente, antes de promover tal showzinho às custas de ofensas públicas?
    Quanto ao livro de apocalipse que Caio fabio citou para arrazoar com uma profundidade que nos impressionou.... digo que realmente ele nos remete à ideia de que Deus comanda tudo e tem previsto e controlado determinados acontecimentos. Todavia, quem disse que ele é exaustivo ou afirma que TUDO está no estrito controle de Deus??? Outra: Deus não é suficientemente soberano e poderoso para, SE QUISER, deixar determinados acontecimentos ocorrerem naturalmente sem a sua intervenção e controle direto???? A Bíblia em diversos pontos dá a entender claramente que Deus controla a história. Todavia, em vários outros podemos vislumbrar que Deus pode se afastar dEle, soberanamente, dando-nos liberdade. Vários teólogos já discorreram sobre isso, inclusive para dialogar com ateus de modo racional, tais como Andre Sponville.
    Não sei se Gondim tá certo, nem ele mesmo sabe de fato. Mas que é legítimo seu pensamento, isso é. é um servo de Deus, que busca forjar em nos pessoas melhores e mais santas e amorosas.
    Findando, quanto à rasa comparação que caio faz aos japoneses, que , segundo ele, seriam superiores a Gondim, digo que é muito bonito ver alguém reagir com tanta serenidade às tragédias que lhe afetaram. Isso é louvável quando ocorre conosco. Agora, seria horrorosa tal atitude frente às tragédias que atingem outros, porque seria fruto de egoísmo. Ou seja, a atitude de tristeza e comoção de Gondim é louvável, pois a tragédia não o afetou.
    Assim, penso que o Deus da Bíblia se comove com o sofrimento dos outros, mas ao mesmo tempo aceita pacificamente o seu próprio sofrimento. Veja: Jesus chorou quando viu o sofrimento dos demais, porém aceitou humildemente o sofrimento próprio. Eis mais uma clara leviandade de Caio, que apenas aqueles que querem ferir o Gondim não enxergam.

    ResponderExcluir
  63. Úm adultero falando de um ex-pregador do evangelho e atual filosofo teologico. Lamentavel.

    Cade a Cruz de Cristo nisso tudo?

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  64. PASTOR CALEBE

    Cadê a cruz (em sua vida) que perdoa o adultero e o ex pregador do evangelho em sua pergunta? Ou a Cruz de Jesus é só para sua perguntinha hipócrita?

    ResponderExcluir
  65. Que fixação é essa do Caio com bundões, hein?
    Seria fruto de fantasias com a mulher melancia?
    Faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  66. Como já cantou Caetano, Narciso acha feio o que não é espelho.
    O homem amante de si mesmo só consegue ouvir sua próprias palavras, de preferência em alto e bom som, na presença de seus súditos que na verdade não são nem coadjuvantes, mas meros figurantes no cenário em que só o vaidoso líder deve sobressair.

    ResponderExcluir
  67. Laerte - Também ouço o Olavo, muito lúcido.

    Acho engraçado estes camaradas reclamando do BUNDÃO. BUNDÃO no texto não significa grandes glúteos, mas atitudes revestidas de pachorra, de preguiça, de acomodação. Deixemos de ser hipócritas no criticar e ver o sentido das palavras e sua aplicação.

    Em tempo: Eu ADORO cheiro de terra molhada quando começa a chover, aqui em Minas Gerais.

    Adoro a Deus, também.

    Olhe o sentido das frases.

    No mais,

    ResponderExcluir
  68. Meu Deus!!! Como Caio Fábio é RESSENTIDO...sempre se referindo ao passado das pessoas, tendo como referencia o periodo de sua "queda",como a pessoa se comportou diante diante do "pecado do Caio Fábio"?? Essa é a questão.
    Por Favor Caio SUPERA ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O que nós, pobres mortais, podemos fazer para ajudar na sua CURA.
    Discuta a questão teológica, que acho pertinente...mas não se perca em seu RESSENTIMENTO, que deixa envergonhado quem te ouve e gosta de você

    ResponderExcluir
  69. Incrível como temos tantos colegas que conhecem de forma tão clara a verdadeira 'face' de Deus e a realidade de sua essência.
    Que bom!
    O céu vai estar mesmo lotado, hein!

    ResponderExcluir
  70. A minha luta hoje em dia é ter a sensibilidade para rejeitar o que não presta de quem quer que seja e acolher tudo o que vem de bom de quem quer que seja.
    Não sou contrário ou a favor de Gondim e Caio. Na verdade, eles tem coisas boas e ruins. Fiquemos com as boas e combatamos as ruins.
    Gondim mereceu ser chamado atenção, embora eu concorde que algumas palavras de Caio poderiam ser substituídas por outras mais educadas.
    Eu li o livro de Gondim, "EU CREIO, MAS TENHO DÚVIDAS", e admito que algumas coisas não deu para engulir.
    Mas acredito que é um cara de Deus, muito melhor e mais sincero do que muitos por aí. Pisou na bola e mereceu ser chamado atenção. Espero que reflita melhor nas suas convicções e propague a fé em Deus.
    Caio Fábio só não tirou 10 por causa das palavras menos moderadas.

    ResponderExcluir
  71. No áudio, fica um nível de discurssão muito complexo. Embora haja razão para as críticas, o Caio a cada dia dá demonstrações de uma indignação crescente que para mim parece já extrapolar.

    Eu particularmente gosto postura do Caio Fábio, mas nesse ponto notem que ele insiste em atacar com MUITA agressividade, que misturada na estética de falar muito coesa que ele usa, acaba parecendo aceitável.

    Penso que é necessário anular muitas de nossas raivas, idignações em favor da mansidão, longaminidade... Da IRA ao PECADO é um passo.

    É MUITO triste a POSSIBILIDADE de que a VAIDADE proveniente da exposição possa estar contaminando inclusive aqueles que criticam os portadores desta DOENÇA.

    ResponderExcluir
  72. Filipe da Silva Rodrigues26 de março de 2011 às 04:18

    A palavra mais presente no vocabulário do Caio Fábio é "BUNDÃO". Pro cara todo mundo é bundão! Não simpatizo com as idéias malucas do Gondim, mas o Caio ultimamente tá se achando "o rei da cocada preta do mundo gospel". Chamando todo mundo pra briga... sei não, hein...

    Ooo, Danilo, ce tá precisando tomar suco de maracujá.

    ResponderExcluir
  73. Caio Fábio que me perdoe, mas parece mais um esclerosado aos moldes de Lutero. O Ricardo Gondim acerta ao expôr seus pensamentos e suas inquietações, as quais fazem parte de grande parte de Evangélicos que, devido a posicionamentos dos grandes maduros espirituais como o caio fábio, acham que devem ana fé, se o Caio Fábio não as tem, sorte dele, mas chamar de bundão a quem tem é estupidez e ele é mesmo um estúpido que adora sair por aí a dar com a língua nos dentes sobre os outros, em sum é um idiota. Passar bem.

    ResponderExcluir
  74. Soou como algo pessoal e que não edifica ninguém. Não sou partidário de um ou outro, mas imagino um "não crente" ouvindo tal comentário de pastor sobre pastor. No mínimo, isso só lhe serviria de tropeço.

    ResponderExcluir
  75. Um adultero falando de um ex-pregador do evangelho e atual filosofo teologico. Lamentavel.

    Cade a Cruz de Cristo nisso tudo?

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  76. Gosto do Gondim ele incomoda muita gente, pois fala verdades que outros não ousam falar...ele ñao merecia esse tipo de ofensa por parte do Caio Fabio. Deus nos acuda!

    ResponderExcluir
  77. Enquanto os líderes evangélicos discutem se tostines vende mais porque é mais fresquinho, ou se é mais fresquinho porque vende mais...
    Cibele Dorsa se atira do 7ºandar dois meses após seu namorado ter se suicidado da mesma maneira. E assim tantas outras vidas preciosas para Deus tem sido ceifadas, porque o diabo desce à terra com grande fúria, sabendo que já tem pouco tempo.
    Triste demais ver tão pouca evangelização e tanta teologia que não leva perdidos a se encontrarem com Cristo.

    ResponderExcluir
  78. Gondim seu.. seu BUNDÃO!!! KKKkkkkkkk

    Mas falando sério, acho essa teologia filosófica do Gondim extremamente perniciosa!
    Sei que o Caio Fábio é outro babaca que xinga todo mundo, mas pelo menos sua teologia ortodoxa é mais saudável e menos confusa.
    Ele precisa só melhorar o testemunho e deixar de ser outro... BUNDÃO! eheheh

    E que Deus tenha misericórdia da sua igreja!

    ResponderExcluir
  79. Cainho precisa de espaço.Dáo espaço pra ele,oras bolas. se ele não der a "última" palavra o "Imprimatur" não sai. Viva o cainho.

    ResponderExcluir
  80. O Caio Fábio perdeu o rumo do Evangelho da Graça para pregar o Evangelho da Esculhambação geral.

    ResponderExcluir
  81. Os santarrões de plantão estão mais preocupados com o termo "bundão" empregado por Caio Fabio do que com o conteudo de sua cr´tica, bem fundamenteda por sinal, com respeito à teologia relacional ... se não perceberam, ele defende a soberania de Deus (dogmatica e ortodoxamente).

    ResponderExcluir
  82. É engraçado como cada qual cria um deus à sua imagem e semelhança. Os fracos, enfraquece-no; Os fortes e arrogantes, bajulam-no; E Deus de longe ri de nossa mediocridade. Cada um com seu deus, cada um com seu delírio. Mas, apenas os puros de coração o verão!

    ResponderExcluir
  83. Quem conhece o Gondim sabe que Caio distorceu as ideias dele na apresentação que fez. Além disso, Caio transpira uma arrogância enorme (por exemplo, ao sugerir que o Gondim já foi seu "substituto" em eventos no passado). O tom inteiro é de arrogância. O xingamento é um problema à parte;mesmo se Caio não tivesse usado termos de baixo calão, sua fala continuaria agressiva. Por fim, ele acusa Gondim de mudar: como se somente Caio Fábio tivesse esse direito (e pudesse passar de presbiteriano convicto a anti-denominacionalista ferrenho). Na fala de Caio há também um forte preconceito contra os pentecostais; afinal, sugere que um pentecostal não pode mudar, não pode encontrar aprofundamento teológico.

    Lamento profundamente, como teólogo, que minha Igreja, a Igreja brasileira, não esteja ainda apta para o diálogo sério e ponderado. Ao invés do diálogo, acusações que visam a fé do outro e que esquecem daquilo que é o próprio escopo da Teologia: a fé em busca de compreensão.

    Gondim é um irmão querido que merece respeito de todos, mesmo dos que não concordam com suas ideias. Caio também é um irmão querido (posso dizer isso, porque não fiz como muitos; não virei as costas para ele quando toda a igreja evangélica fez isso, anos atrás); mas, infelizmente, ele é que está na postura suspeita de arvorar-se em dono da verdade e levantar-se, mãos armadas, contra seu irmão na fé. Cuidado, Caio, esse é o caminho de Caim, não o de Jesus.

    ResponderExcluir
  84. Caio Fabio: Tentativa desesperada de ter de volta seu explendor e populismo, para isso apela. Ainda tem gente que ouve suas locuções de New revelation from GOD..

    Gondim: Homem que teve coragem de enxergar a realidade humana e divina. Teve coragem de ir contra um modelo evangélico falso, Grego- romano e católico e que alguém no passado definiu como verdade. Quem não entende o Gondim, é porque vivi na ilusão do deus evangélico que mais se parece com o gênio da lâmpada.


    Como ouvi no CQC: Engraçado Deus protestante se preocupa com a unha encravada do crente e a Somália que se dane.

    ABRAM OS OLHOS POVOS DE DEUS.....
    Robson
    São Paulo

    ResponderExcluir
  85. Já li bastante coisa legal do Gondim, mas ele tem viajado muito nesse seu Teísmo aberto exagerado. Caio Fábio é muito conhecedor da Graça, amo suas explanações e acho sensacional a apologética que faz de toda essa mentirada nojenta que esta pervertendo o Evangelho. Força Caio, estamos juntos !!!

    Rafael Braga - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  86. Pô DANILÃO, meu caro, eu sou CALVINISTA DE DIREITA, defensor ferrenho da Teonomia!! Não me esculaça não, que eu brigo, hein??? He, he, he... Aliás, esta semana um amigo me disse (sabe que não gosto de novelas): "Rapaz, sei que secretamente vc está amando a nova novelinha do homem do Baú!". "ora, porque eu faria isso" - perguntei. A resposta: "Trinta minutos de comunas tomando porrada!".

    Bem, não chego a tanto... Mas que sou CALVINISTA, CONSERVADOR, DIREITISTA... Isso sou!

    Agora, CAIO FÁBIO falou tudo e mais um pouco sobre o GONDIM (que é esquerdista, acho que o Caio tbm tem uma queda, rsrsrs). No entanto, o CAIO já negou publicamente a INERRANCIA DAS ESCRITURAS... Ora, meus caros, com todo respeito, e chamem-me de até de reacionário se for o caso, mas, apesar de ter dito a VERDADE SOBRE GONDIM, o resumo da ópera é mais ou menos o seguinte:

    - O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO.

    A Igreja brasileira não precisa de nenhum dos dois, assim como não precisa dos vendilhões do tempo que tanto denunciamos aqui.

    De seu conservo;

    + Rev. Marcelo Lemos
    Editor do Olhar Reformado, blog

    ResponderExcluir
  87. Desceulpem-me, mas ouvir o Caio Fábio é que nem assistir o programa do Ratinho... Pra mim, tem coisa mais importante e produtiva no Reino que ficar falando da vida dos outros, mesmo que você os conheça bem.

    Sinceramente, eu gostaria muito mais de ouvir uma mensagem que viesse do coração de Deus, e não do coração do Caio... já basta o "meu" coração mal, cheio de ira, de conhecimento humano, e de justiça própria.

    ResponderExcluir
  88. Puxa. Fico muito triste e também muito envergo-nhada, pois este não é o Pr.Caio, que em minha adolescencia em Manaus, encinava-me a não ser amarga, maledicente etc. Não sei onde ele escondeu ou onde guardou, tudo que vimos ele aprender com Jesus, em em sua caminhada em Manaus. Nos ultimos anos não concigo assistir a não ser ele falando mal ou sendo muito desagradavel com as pessoas (Pastores). a biblia diz que muitas vezes passamos por sabios se ficarmos calados, e atire a primeira pedra se não formos pecadores.

    ResponderExcluir
  89. Meu , não sei porque mas não consigo dar 1 centavo por qualquer coisa dita pelo Caio Fábio...
    As vezes discordo do Gondim sim , mas ainda assim eu o acho infinitamente mais sensato e sábio que o Caio Fabio.
    Não sei se é a cara arrogante do Caio Fabio, se é o histórico dele, se é o vocabulario mediocre, ou se é esta marketeria de dizer que nao gostar de internet mas ficar criando videozinho polemico para postar no youtube ... nao gosto de gente que quer aparecer e nao assume isso. Para mim ele tem inveja do Gondim, por isso se morde ao ver o quanto a popularidade positiva dele cresce e fica o atacando. Ele com este papinho de nao fica na internet deve passar madrugadas xeretando o que ta rolando por ai, e pensando em formas para se promover com os fatos.
    Quando alguem cita que algo veio do Caio Fabio eu descarto antes de ler. Caio Fabio para mim é sinonimo de um cara fracassado mal visto e tendando se reeguer usando marketing do mais barato, que é criar polemicas para ser falado.
    O Gondim tem mesmo umas afirmações infelizes, mas é de uma HUMILDADE tao grande que se precisar pedir desculpas e retirar o que disse publicamente ele faz na boa, eu ja vi isso, tem no youtube para quem quiser ver.... o cara é humano e reconhece suas debilidades. Isto me cativa.
    Ja o Caio Fabio alem de boca suja, gosta de termos xulos e de baixo calao, ta tentando a todo custo erguer sua igreja que ele com toda sua altivez entitulou de : O CAMINHO, o nome ja mostra a arrogancia do seu idealizador.
    Cuidado com o Caio Fabio , para mim ele nunca voltou para Cristo, e deve continuar aprontando as escondidas por ai !

    ResponderExcluir
  90. "Genizah não deu opinião e ainda disse que não daria"

    VERDADE????
    E isso aqui, logo acima do vídeo?

    "E vocês, o que acham do deus de Gondim?"

    Quem escreve deus, com letra minúscula, não esta opinando?

    Não deu opinião? VOCE ACHA?

    ResponderExcluir
  91. Perfeito o comentário do Paulo, 07 de abril , 16:48. Muito bem observado e comentado.

    Genizah poderia ter ficado sem essa............

    Robson
    SBC

    ResponderExcluir
  92. Descupe Caio Fabio Mais é muito Facil din tiguir algumas coisas os Frutod Na vida do Pr. Ricardo e ver a sua vida q vive discutindo cuspindo teologia enquanto homens de Deus se preocupam com os perdidos vc devria ter vergonha do que faz!!!! quem é vc para falar de evangelho com tanta prepotencia nao vejo Jesus em nem uma silaba de suas Palavras vc tem cido Servo de Satanas com suas Criticas Destruidoras A palavra diz que Satanas Veio Pra Matar Roubar e Destruir e é o que vc tem feito e eu percebo que esta ferida veio Pós Sua queda arrependa-se e volta com humildade assim vc poderia ser curado dessa Ferida terrivel!!! Ass erichumaneasy@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. O Caio Fábio há muito deixou de ser sério. Adjetivar qq pessoa de bundão lhe tira todo o crédito, sem contar as fofocas que embasam a argumentação. Caio Fábio é um fanfarrão.

    ResponderExcluir
  94. Caio fábio tá parecendo o Henry Crist kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  95. Este site é bobo. Vejo a pujança exercida sobre o carinha que defendeu o Gondim( não é um heroi meu) Por Danilo Fernandes , se colocando como ofendido e chamando o camarada de idiota. que engraçado senhor Danilo dizer que não acrescentaram nada ao que Caio Fábio disse , sendo que você mesmo como socio do Blog utiliza-se da mesma futilidade do Caio no trato com quem discorda de Vocês. Eu também vejo neste site muita incoerência, e nem ví nada sobre Billy Grahan, que disse que Jesus não era o único Caminho. Poderia me mostrar alguma crítica a ele, ou vão ficar com corporativismos reformados??

    ResponderExcluir
  96. Quanto ao Danilo, "Irai-vos e não pequeis".
    Quanto ao Gondim, é meu irmão, tem boas e más coisas. Quanto ao Caio... Humm... é meu irmão também, mas anda meio bravo demais, só ele anda certo.
    Quanto Danilo Gomes, comentário feliz.
    Um abraço a todos.
    Sigam no debate.
    Não tenham dúvidas, espaços como estes estão amadurecendo o povo de Deus. Estaremos mais fortes para enfrentarmos o tempo do fim.
    H.

    ResponderExcluir
  97. É SIMPLES TIRAR UM CONCLUSÃO, É SÓ VER A VIDA DOS DOIS, VERIFICA QUAL DELES TEM A VIDA MAIS PARECIDA COM JESUS, PRONTO!

    ResponderExcluir
  98. Pelo amor de Deus!
    O Caio Fábio, o pastor adultero, que levou o título de corretor do Dossiê Cayman, aquele que pedia propina...é esse mesmo? Ele é exemplo pra alguém?
    Concordo com um amigo que disse: É o sujo falando do mal lavado!

    ResponderExcluir
  99. orque o caio Fábio nâo criticou a postura de Nehemias Mariem, Pastor Prebisteriano Bethesda, em Copacabana,sendo que ele apoiava a medionidade dos crentes. Olhem a afirmação do Caio Fábio , pelo contrário.!!

    No curso dos anos, Deus sabe que falo a verdade, lamentei muito, muita coisa desnecessária que eu via se manifestar na vida do Rev. Nehemias — coisas como: seu compromisso obsessivo com relação ao tal Ecumenismo Universal; sua constante tentativa de chocar as pessoas com aparições junto a “pais e mães de santos”, em comunhão espiritual; ou celebrar a Ceia do Senhor sobre a camisa do Flamengo, a fim de fazer forte impressão para a mídia; ou suas idas por décadas aos encontros de Nova Era; ou sua tentativa de justificar a prostituição evocando os costumes gregos das prostitutas cultuais; ou a realização de casamentos gays com nítida decisão de usar a mídia para divulgar o “choque”; e várias outras coisas; Deus sabe.

    Entretanto, na presença de Deus e de vários amigos, como o Guilhermino Cunha, ou com o testemunho da Adriana, hoje como minha mulher — afirmo que eu sempre senti profunda e doída afeição pelo Nehemias.

    Há dois anos, quando já estava com o pé em Brasília, antes de ficar definitivamente aqui — pedi a um amigo comum que me conseguisse o telefone do Nehemias, pois havia sido informado que ele estava seriamente enfermo, e eu desejei muito vê-lo e visitá-lo.

    Fatores do cotidiano se interpuseram entre esse meu desejo e o encontro, e, literalmente, acabei sem vê-lo ainda aqui.

    Vê-lo-ei além, na Casa do Pai.

    Caio Fábio

    ResponderExcluir
  100. Caio Fábio nunca foi ninguém. Gondim é do mesmo naipe. Faço coro com os anteriores: "Sujo falando do mal lavado".

    ResponderExcluir
  101. Odair dos Santos Buso
    Isso é produtivo? Admoestar com amor não é o melhor caminho? A verdade é que liberta vamos buscá-la, mas não a custo de desmoralizar o semelhante. Vamos dar chances as vidas que erram, pois ainda temos um Advogado que olha por nós e nos perdoa quando chegamos a Ele em humildade de espírito. Todos nós erramos, mas não vamos nos conformar com o pecado, vamos trazer Deus a nossas vidas e nos purificar de todo o nosso pecado. Se degladiar? Não.

    ResponderExcluir
  102. Os anônimos são sempre covardes! O Caio Fábio tem razão, são uns bundões!

    Reinaldo de Almeida

    ResponderExcluir
  103. José Jocely Silva Araújo21 de abril de 2011 às 17:30

    A unica pergunta coerente neste mar de ilusões é: Quem tem razão? Penso que, ou estão todos "certos", o que parece impossível! Ou estão todos ERRADOS, é o mais sensato a se declarar.
    Comprar brigas alheias, defender idéias de terceiros e contra-argumentar para dar validade a supostas verdades e teologismos, é burrice e preguiça de pensar. Pois qualquer um, sabe tanto ou mais que qualquer um dos dois senhores pensadores em questão. Ou seja P.... nenhuma!

    ResponderExcluir
  104. Penso que certos episódios tem um efeito pedagógico na fé de muitos, para que não se apoiem em homens ou em sua sabedoria.
    Suponho que grande parte da tragédia de muitos líderes cristãos, é causada pela veneração dos admiradores que - cientes ou não - acabam ajudando o próprio Diabo na tarefa de usar a fama e o prestígio para derrubá-los...
    Amadureçamos igreja!
    “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17

    ResponderExcluir
  105. oque falar sobre a nova do gondin de apoiar o casamento gay

    ResponderExcluir
  106. Dois grandes homens de Deus os quais eu admiro por causas diferentes.
    Caio Fábio é um homem cuja sinceridade no discurso e proximidade ao evangelho de Cristo quase não se observa hoje. Além, é claro, de sua coragem para denunciar a corrupção e hipocrisia das instituições religiosas contemporâneas. Já Ricardo Gondim é um homem que vem desenvolvendo, com êxito, uma teologia que corresponde às necessidades atuais do Cristianismo; sem medo de desagradar os fundamentalistas e/ou tradicionalistas, enfrenta a mídia e a "cristandade" de forma coerente e ousada, no sentido de defender uma igreja mais próxima dos anseios de nosso tempo e que compreende de forma mais humana e realista o caráter de Cristo.
    Infelizmente os dois atalaias não se dão bem e acabam lutando por meios diferentes contra seus "dilemas", a saber, a ortodoxia caduca - no caso de Gondim - e a "igreja" falida - no caso de Fábio. Temos muito a aprender com ambos.

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Caio Fabio foi feliz em comentar e mostrar sua opinião!

    Primeiro: Todo Ministro de Deus deve combater as heresias. Enfim

    Segundo: É muito evidente que existe um tipo de cristianismo pós-moderno emergente surgindo aí, e Ricardo Gondim é um dos seus expoentes.

    PS: SÓ NÃO CONCORDO COM CAIO FÁBIO NA SEGUINTE DECLARAÇÃO: QUE RUBE ALVES É UM BUNDÃO.

    ¬¬'


    :) CLARO... RUBEM ALVES PODE TER DEIXADO SEU MINISTÉRIO E A FÉ. MAS ELE NÃO DEIXA DE SER UM BOM ESCRITOR, ALIAIS É TOTALMENTE RECOMENDÁVEL UMA LEITURA DE SEUS LIVROS.

    (COM CAUTELA, SEM RETIRANDO AQUILO QUE SERVE, QUE DÁ GLÓRIA A DEUS!)

    PRINCIPALMENTE>

    AS CORES DO CREPUSCULO: A ESTETICA DO ENVELHECER;

    E

    O QUE É RELIGIÃO?


    PS: VAMOS TRATAR COM RESPEITOS OS OUTROS , MAS NÃO DEIXANDO DE REFULTAR AS HERESIAS , ENTENDEM? IRMAOS?


    :D


    valeu
    caio fabio

    ResponderExcluir
  109. Hmm... Deixem-me pensar...Gosta de Rubem Alves e chama de herege o Gondim...
    Não é muito coerente, mas é, no mínimo, interessante...

    ResponderExcluir
  110. Acho INCRÍVEL o tamanho da hipocrisia do público GOSPEL! Exaltamos Davi como homem segundo o coração de Deus, mas esquecemos seus pecados. No entanto, quando o personagem é atual somos incapazes de perdoar - se é que cabe a nós tal tarefa. O Caio Fábio pecou... quem não fez isso?

    A vida pregressa dele é de um evangelista, conferencista, escritor evangélico. O pecado público dele foi um acidente. Não importa o que ele fez para o reino!

    Creio que o Cáio está alertando o Gondim para que o mesmo não caia.

    O problema é que somos não temos capacidade de entender isso. Os crentes brasileiros são imensamente voláteis, angustiados e imediatistas em relação a fé. Assim são os pastores também. Ou processamos isso, ou teremos muitos problemas ainda

    ResponderExcluir
  111. Seu Karllo,

    Você disse:

    <>

    Estranho esse "Hmm..." (kkkk), enfim.

    Eu me identifico com Rubem Alves, por ter lido o seus belos livros. Que aliais eu recomendo uma leitura dele por você.

    Eu ignoro as idéias-teologia-pensamento do Ricardo Gondim, por ele já vir disseminando coisas no meio Evangélico como: Teologia relacional, além de misturas bíblia + filosofia vãs que vem reforçando uma corrente chamada "Igreja Emergente", grupos que mantém um pé no mundo e o outro no Evangelho. Está é uma hipocrisia colossal.

    Ricardo Doidim hora chama Cristo de salvador, hora chama-o de demÔnio. ...

    Ele está agindo como um medíocre bipolar. E você seguindo-o e/ou idolatrando-o.

    Se pelo menos ele se situasse , mas não fica disseminando mentiras no meio, tendo respaldo de pessoas que pagam de cristãos intelectuais.

    ResponderExcluir
  112. QUANDO VAI LEVANTAR ALGUEM PRA PEITAR ESSE INCICUNSIZO DE LINGUA.
    É SO COMPARAR O CAIO C/ AS PESSOAS Q ELE TENTA DIFAMAR.

    ResponderExcluir
  113. Esse Caio Fabio sempre envolvido em escândalos e brigas, ofende o protestantismo tradicional o pentecostalismo o neo pentecostalismo o catolicismo..... então só ele esta certo só ele têm a pila maior, só ele que é o bam bam bam tambem era da laia do malafaia não se espera menos, esse cara foi uma vergonha para nos evangelicos...

    ResponderExcluir
  114. CHEGA CAIO FABIO PARA CHEGA VOCÊ NÃO SE ENXERGA, ja vi esse cara ofender o protestantismo tradicional, o pentecostalismo, o catolicismo,o neo pentecostalismo ele esta fazendo um desfavor para o cristianismo fazendo brigas desnecessarias por qualquer coisa, você envergonha os Cristãos nem os Ateus brigam por tão pouca causa, ele só sabe ofender a tudo e a todo, ele se tornou um homem amargurado em busca de vigança....

    ResponderExcluir
  115. Um evangelho que ensina as pessoas a ofenderem quem pensa diferente não tem nada com o evangelho do Mestre.

    ResponderExcluir
  116. sou membro da betesda a mais de vinte anos e nao consigo ver essa tragedia nas pregacoes do pr ricardo. será que estou doido? nâo vejo nem entendo que deus nâo seja o todo poderoso.

    ResponderExcluir
  117. Seja como for, a contundência do Caio Fábio sobre o Gondim me fez um grande favor. Na última "aparição" na mídia secular, Ricado Gondim fez a alegria dos esquerdozoides de Carta Capital. E mandei um e-mail pra revista como contraponto (que não foi publicado). De lá pra cá, a atitude que tomei é: "pular" os textos do Gondim na Ultimato e cancelar a assinatura de Carta Capital.

    ResponderExcluir
  118. Adorei a ideia do Caio fazer uma revista de fofoca!! O 'sabichao' colocava 'bundao' pra substitui-lo achando que assim o tal se tornaria melhor? Eu achava que era inteligente, mas, Caio eh um chato arrogante. E nem to aqui defendendo Gondim, pois, nao conheco seus textos/sermoes (eh... eu tava de ferias em Marte... hehe). Simplesmente tenho nojo desse monte de sarrafo que o tal do Caio acha que pode descer nos outros... de reu, pulou pra juiz do mundo inteiro. Coitado!!

    ResponderExcluir
  119. O que eu acho?
    Tenho certeza de que o Caio Fábio não tem espelho em casa quando fala do passado de Gondim(já na tentativa de ridicularizá-lo). Qual é a profissão do Caio Fábio?

    ResponderExcluir
  120. Que complicado!
    Geralmente concordo com as opiniões do Caio Fábio, e embora não compartilhe de muitas das opiniões do Ricardo Gondim, sempre gostei de ler seus textos no blog.
    Acho que cada um a sua maneira está fazendo aquilo que acha que é certo, e tenho certeza que ambos se consideram trabalhando pela causa de Cristo (ou não, e estou sendo inocente/burra)
    Acho que atualmente não tem como,e é até perigoso tomar uma posição no sentido de defender uma pessoa ou outra,primeiro, por que nenhum está 100% certo em suas convicções e também por que todos eles em algum momento acabam enfiando os pés pelas mãos.
    Nesse vídeo em particular me pareceu mais uma lavação de roupa suja, coisa que o Caio Fábio adora fazer. Não acho que ele esteja fazendo um serviço maior ao evangelho (com coisas assim)do que ele afirma que Gondim está fazendo.

    ResponderExcluir
  121. Gente, tanto Caio Fábio e Ricardo Gondim são homens de Deus. Entretanto, têm suas crises, como qualquer um de nós. Acompanho os dois há anos e aprendi muito com a obra e a vida destes homens, contudo acho bastante perigoso o caminho que o Gondim esta tomando. Este teísmo aberto ou teologia relacional é realmente um deserviço ao cristianismo. Gosto de como o Gondim expõe as maselas evangélicas dos nossos dias, mas para crer na sua teologia teria que negar boa parte da bíblia. A mais nova do Gondim é dizer que a volta de Cristo é apenas um referencial utópico, ou seja é algo que a igreja persegue para se manter ativa e construindo um futuro melhor, não necessariamente verdade. O Gondim simplemente está dizendo que Jesus precisou inventar (o Apóstolo Paulo também)ou mesmo mentir sobre a sua volta para que a igreja possa viver hoje todas as consequências, benéficas para o mundo, da volta de Cristo. O Gondim está viajando!!!! ele ainda ousa dizer que a teologia da volta de Cristo é importante, ainda que uma mentira!
    Ele ainda diz, citando um determinado autor, que "oração é a melhor maneira de não fazer nada, pousando de piedoso". Depois de tudo o que Cristo ensinou sobre oração e dos momentos descritos no novo testamento em que ele se afastava para orar, para estar a sós com o Pai, como pode o Gondim falar isso sobre oração? ou pelo menos concordar com o autor da frase? Tem alguma coisa errada com esta teologia.
    Ademais, continuo orando tanto pelo Caio como pelo Gondim que são meus irmãos em Cristo. Deus tem usado estes homens para despertar a consciência de muitos. Agora, não se iludam, são apenas homens. O Caio é um homem que errou, mas Deus o restaurou, isso que importa. Rompeu com toda essa liderança que hoje aí está, pois conviveu com quase todos e sabe que tipo de evangelho eles vivem. Você pode dizer que o Caio está recentido, que não tem mais microfone,que ainda está magoado, sinceramente não acho nada disso. É apenas alguém que decidiu romper com a estrutura evangélica dominante, pois conhece bem sua liderança. Mas a teologia do Caio é absolutamente bíblica. Já o Ricardo me preocupa. Seu guinada humanística não vai ajudar sua fé, além de prejudicar a de outros.

    ResponderExcluir
  122. Sempre gostei do Caio Fabio. O Ricardo Gondim é uma geladeira, não tem unção, inspiração, Nada !
    Nem parece pastor! Quer ser intelectual falar difícil, mas que evangelho é esse que ele fala?
    francamente...Ele quer ser o queridinho da mídia e contra os evangelicos.

    ResponderExcluir
  123. ¨Raça de Víboras¨ ¨Sepulcro Caiado¨ ¨Aquela Raposa...etc...¨ É, vejo que Caio Fábio até que pegou leve com o Gondim...seus Bundões...rsss...!!

    ResponderExcluir
  124. Ora, onde está o erro? Por acaso o Gondim está pregando o reino de Deus? De que deus ele tem falado? Qual tem sido a contribuição do Gondim nesses tempos (digo, desde quando ele adotou o teísmo aberto)? Escrever texto bonitos?
    O que é interessante é que NENHUM desses caras (incluindo o Gondim)comentam sobre o que o Caio diz sobre eles. Mas aqui tem aqueles que os defendem. Quem segue BUNDÕES, BUNDÕES também são!

    ResponderExcluir
  125. Fico triste pela forma duro com que muitas vezes cristãos de referem a seus irmãos. Falo nem do vídeo, mas dos comentários...

    ResponderExcluir
  126. Não é de hoje que Gondim vem se afastando do evangelho puro e simples, quem lê os seus artigos e escuta as suas msgs percebe que paulatinamente Gondim trocou o Deus revelado na Bíblia por um deus bem humanista e cheio de problemas administrativo e gerencias com a sua criação.
    Gondim veio de modo mt sutil e gradual criticando a teologia dos pais da Igreja; dos Reformadores, e de grandes teólogos e homens piedosos da história do cristianismo. Ele ridicularizou homens como Agostinho, expondo de modo anacrônico o pensamento deste, para se servi de falsas filosofias.
    Gondim se cansou do Deus da Bíblia e construiu um deus segundo a sua imagem e semelhança. Entrou em crise (humano e natural, mas buscou solução para mesma em heresias e que vem semeando confusão e perdição para a igreja atual.
    O evangelho de Gondim é antropocêntrica e humanista. Ele desejou derrubar a ortodoxia da fé cristã e apresentou como proposta para solucionar o problema do mal, um deus fraco sem poder de controlar aquilo que ele mesmo criou.
    O deus de Gondim não sabe nem o que irá acontecer. Quem poderá confiar num deus tão impotente?

    ResponderExcluir
  127. Ai de quem ousar beber de outra fonte que não a teologia clássica! Toda vez que alguem ousa pensar uma cristologia, escatologia que não tem origem na teologia clássica, este é considerado herege. Acho normal alguém questionar as teologias, Gondim deve ser questionado sempre, assim como devemos questionar teológos como Calvino, Agostinho, Tomas de Aquino, Barth, Tillich, Louis Berkhof Langston (eca!).

    O problema é que geralmente os caras que se levantam como defensores da Sã doutrina, quando muito tecem opiniões acerca de teólogos que sequer leram uma linha. Metem a porrada em Gondim que abraçou Jurguem Moltmann, soren kierkegaard,dentre outros considerados liberais. Creio que deveríamos propor debates teológicos para refletirmos e não julgamentos. O herege é sempre aquele que não lê a cartilha fundamentalista.

    Se Gondim esta errado, contestem sua base teológica, mas por favor leiam os autores que ele leu e parem de utilizar arqgumentos bobos, como lembrar seu passado de assembleiano radical. Ainda bem que ele aprendeu e não faz mais aquelas babaquices de dublar Rex Rambard, dar pulinhos e outras coisas mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  128. Lendo os comentários, percebi um destempero de uns, outros sem sal e tantos outros, ácidos nas palavras. Interessante, nós, ocasionalmente, esquecemos que somos incompletos e por isso, carentes da Graça do Senhor Jesus.

    Enfim, eles, Caio e Gondim já fizeram as pazes. Então, meus queridos assistam. https://youtu.be/zqpUZEIk28c e a Paz de Cristo à todos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item