681818171876702
Loading...

Pesquisa revela a tendência do cristianismo atual: Mediocridade

O instituto Barna Group publicou há poucos dias o resumo das principais pesquisas realizadas pela instituição nos Estados Unidos durante o ano de 2010. O resultado fornece um retrato de como o ambiente religioso nos Estados Unidos está se transformando em algo novo e também perigoso.

A matéria fornece seis tendências principais. Vejamos:


1. A Igreja Cristã está se tornando menos alfabetizada teologicamente

As pesquisas apontaram que o que costumavam ser verdades básicas e universalmente conhecidas sobre o cristianismo, são agora mistérios desconhecidos para uma grande e crescente parte de norte-americanos. Os estudos revelaram que enquanto a maioria das pessoas consideram a Páscoa como um feriado religioso, apenas uma minoria de adultos a associam com a ressurreição de Jesus Cristo. Outros exemplos, relata a matéria, incluem a constatação de que poucos adultos acreditam que sua fé é para ser o ponto focal de sua vida ou ser integrados em todos os aspectos da sua existência. Além disso, uma crescente maioria acredita que o Espírito Santo é um símbolo da presença de Deus ou do poder, mas não é uma entidade viva. A teologia livre para todos que está invadindo as igrejas protestantes em todo o país sugere que a próxima década será um momento de diversidade teológica incomparável e inconsistência.


2. Os cristãos estão se tornando mais isolados dos não-cristãos

Os cristãos estão cada vez mais espiritualmente isolados dos não-cristãos do que era há uma década. Exemplos dessa tendência incluem o fato de que menos de um terço dos cristãos tem convidado qualquer pessoa para se juntar a eles em um evento da igreja durante a época da Páscoa. Os adolescentes são menos inclinados a discutir o cristianismo com seus amigos do que acontecia no passado.

3. Um número crescente de pessoas estão menos interessadas em princípios espirituais e desejosos de aprender mais soluções pragmáticas para a vida.

Quando perguntado o que mais importa, os adolescentes norte-americanos disseram priorizar a educação, carreira, amizades e viagens. A fé é importante para eles, mas é preciso primeiro um conjunto de realizações de vida. Entre os adultos, as áreas de importância crescente são o conforto, estilo de vida, sucesso e realizações pessoais. Essas dimensões têm aumentado à custa do investimento em fé e família. O ritmo corrido da sociedade deixa as pessoas com pouco tempo para reflexão. O pensamento profundo que ocorre normalmente refere-se a interesses econômicos. As práticas espirituais como a contemplação, solidão, silêncio e simplicidade são raras. (É irônico que os mais de quatro em cada cinco adultos dizem viver uma vida simples.)

4. Entre os cristãos, o interesse em participar da ação da comunidade é cada vez maior

Os cristãos estão mais abertos e mais envolvidos em atividades de serviço comunitário do que no passado recente. No entanto, conforme alerta a matéria, apesar dessa tendência, as igrejas correm o risco desse engajamento diminuir, a menos que abracem uma base espiritual muito forte para tal serviço, e não por estímulo momentâneo.

5. A insistência pós-moderna de tolerância é de conquistar a Igreja Cristã

O analfabetismo bíblico e a falta de confiança espiritual fez com que os americanos evitassem escolhas baseadas na exigências bíblicas, com medo de serem rotulados de julgadores (ou preconceituosos). O resultado é uma Igreja que se tornou tolerante com uma vasta gama de comportamentos moralmente e espiritualmente duvidosos. A idéia de amor foi redefinido para significar a ausência de conflito e confronto, como se não existem absolutos morais que vale a pena lutar. Isso não pode ser surpreendente em uma Igreja na qual uma minoria acredita que existe uma moral absoluta ditada pelas escrituras.

6. A influência do cristianismo na cultura e na vida individual é praticamente invisível

O cristianismo é sem dúvida a cosmovisão que mais influenciou a cultura americana do que qualquer outra religião, filosofia ou ideologia. No entanto, isso não tem corrido nos últimos tempos.


Comentários de Milhomem:

Acredito que essas “tendências” não são novidades. Já que há muito tempo temos falado sobre esses temas aqui no blog, sobre a influência da pós-modernidade na igreja cristã. De qualquer forma, as pesquisas servem como alerta para os cristãos, tanto dos Estados Unidos como do Brasil.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Rm 12:2 )


Comentários de Danilo Fernandes:

Concordando com Valmir, acrescento:

Esta é a herença maldita do falso avivamento proporcionado pelo neopentecostalismo e seus ventos de doutrina que nos atingem a todos, transformando a maior parte da igreja em seitas que se distanciam à passos largos do Evangelho.

Ademais, o vislubrar da progressão deste "evangelho da prosperidade" antropocêntrico é este mesmo: O alvo é o homem, um-a-um, nas suas mesquinhas necessidades pessoais e lasque-se o mundo. Dane-se o outro.

É a tentativa de botar um cabestro no Evangelho de Cristo e pô-lo a servir o egoísmo boçal.

Nem o homem se volta para Deus e nem para o seu semelhante. Somos o povo do umbigo. Que mer...! Nossa influencia no mundo é zero. Somos a mosca do cavalo!

Quem anda certo, rema contra um tsunami e não sabe, na igreja, quem é seu irmão, a quem estender a sua destra...

Uma catástrofe espiritual, mas também civílizatória de um grupo que se acha escolhido por Deus, o sal da terra, que não salga nada, não transforma nada, não acrescenta nada a si ou ao resto da humanidade. Somos os filhos das pequenas promessas, pequenas mesmo, medíocres, daninhas.

Fomos escolhidos e comprados para liderar uma revolução de AMOR, mas atualmente estamos ocupados ouvindo Valadão, comprando bíblias de 900,oo com unção financeira, dando tremiliques e imitando animais nos cultos, cultivando dentes de ouro, fazendo seminários de libertação e de maldições hereditárias  e participando alegremente de cruzadas em navios de cruzeiro.

Ninguém estuda a Palavra ou faz nada do que Jesus nos mandou em favor dos outros. (e de nós mesmos!) 

O inferno nos aguarda, mas pelo visto, antes seremos vergonha por aqui por algum tempo. 

Se o evangélico virar (ainda mais) motivo de piada e chacota é porque MERECE!

Em breve, o cenário americano será um pomar comparado ao futuro deserto nacional.

Deus tenha piedade!

Desculpe. Tava engasgado. Olhar esta pesquisa foi a gota d'agua!



Fonte http://www.comoviveremos.com/ / Com dados do Barna Group Comentário Genizah







Comportamento 5539281773653993877

Postar um comentário

  1. Pois é, mas nada é novo...e não parece que vá ocorrer alguma mudança, a menos que algo realmente grande sacuda todo o planeta tipo...
    ...a 3ª Guerra mundial!

    ResponderExcluir
  2. O que dizer diante desta pesquisa e do que você escreveu? Nada. Não há o que acrescentar. Somente deixar as lágrimas correrem pela face e pedir (com urgência) perdão à Deus por tentar - a todo custo- mantê-lo distante de nós. Parece impossível que estejamos tão cegos pra não percebermos pra onde estamos indo... Mas estamos.

    Tristeza.

    ResponderExcluir
  3. e quando o filho do homem vier encontrará fé na terra?
    e dizem... que vivemos um tempo de avivamento; ainda não me deparei com o resultado dos atos proféticos de unção/unções que tanto profetizam avivamento (como tantas gospel music repetem por aí) mas se existe deve estar ocorrendo em algum lugar bem distante do ocidente, talvez na igreja perseguida da China.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Danilo, compartilho de sua frustração em tom de desabafo. Só não carregaria tanto assim nas tintas.

    É verdade que hoje a Igreja parece perdida. Mas ela ainda é a Igreja do Senhor. As portas do inferno não prevalecerão.

    O Rebanho está distraído,não, porém, apascentado. Mas existem ovelhas que começam a desconfiar de que lhe estão servindo palha seca pintada de verde.

    Muitos estão até se afastando de suas congregações. Mas isso não é a solução. Todo câncer pra ser vencido, precisa de alguma parte do corpo sã que vai manter o todo vivo.

    Existem sim as pessoas que estão questionando e rejeitando esse estado deplorável de coisas que temos visto. E a internet é a Mão Eletrônica de Deus que vai pesar sobre tantos pesares no meio dos cristãos.

    Nossos líderes serão sim confrontados e suas imprecações mandinguentas contra a Reforma (que eles chamam de rebeldia, como feitiçaria) já não intimidarão a tantos.

    Quando você usa palavras fortes contra o neopentecostalismo, pode fazer a alegria dos tradicionalistas empedernidos, mas não ajuda muito. Mais espalha do que ajunta.

    Sei que o neopentecostalismo brasileiro hoje é uma arca de noé lotadinha: uma fauna variada. Mas lembro que o neopentecostalismo surgiu nos anos 60 (no final, principalmente) para ser o meio termo entre Tradicionais e Pentecostais. E durante uma década, cumpriu bem esse papel. Contudo, o neopentecostalismo ficou maior do que se poderia supor e que sua liderança poderia "administrar".

    Com o "boom" televisivo dos anos 80, muitas denominações e comunidades entraram de peito aberto na mídia. E onde estava a Igreja do Senhor antes de tudo isso? Assistindo e comentando contra? Torcendo pra que as coisas dessem errado? E em boa parte, deram mesmo.

    A Igreja do Senhor sempre foi fracionada. E avivar os contornos dessa "fracionalidade" não é o caminho.

    A crítica é pertinente; mas é de toda a igreja. Se tá lá o pastor vendendo a Bíblia cara, cadê os outros fazendo o oposto pra abençoar? Verdade também que esse mesmo pastor que vende a Bíblia cara, dá a cara à tapa e vai às emissoras de tv e rádio debater coisas importantes como o PL 122. Ou seja, nem tudo está perdido ou é o caos absoluto.

    Meus comentários não são pra aborrecê-lo, mas, para argumentar o seguinte: queremos e precisamos despertar as ovelhas; e não despedaçar as ovelhas. A pancada tem que haver. Mas tudo é uma questão de "intensidade" e jeito.

    ResponderExcluir
  5. "Queremos ver Jesus" (Jo 12, 21), é o pedido que, no Evangelho de João, alguns gregos que chegaram a Jerusalém para a peregrinação pascal, dirigem ao Apóstolo Filipe.
    (...)
    Numa sociedade multiétnica que experimenta cada vez mais formas preocupantes de solidão e de indiferença, os cristãos devem aprender a oferecer sinais de esperança e a tornar-se irmãos universais, cultivando os grandes ideais que transformam a história e, sem falsas ilusões nem medos inúteis, comprometer-se para fazer com que o planeta seja a casa de todos os povos.

    Como os peregrinos gregos de há dois mil anos, também os homens do nosso tempo, talvez nem sempre conscientemente, pedem aos crentes não só que "falem" de Jesus, mas que "façam ver" Jesus, façam resplandecer o Rosto do Redentor em cada ângulo da terra diante das gerações do novo milénio e sobretudo diante dos jovens de cada continente, destinatários privilegiados e agentes do anúncio evangélico. Eles devem sentir que os cristãos levam a Palavra de Cristo porque Ele é a Verdade, porque n'Ele encontraram o sentido, a verdade para a sua vida.
    (...)
    MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
    PARA O DIA MISSIONÁRIO MUNDIAL

    Anônimo Católico.

    ResponderExcluir
  6. E aí, povo: Vamos espalhar esse texto no Ether! Quem sabe alguns acordam para a vida!

    ResponderExcluir
  7. Gloria a Deus que tudo isso esta acontecendo e esta acontecendo exatamente como o Senhor Jesus disse.

    Gloria a Deus.

    Ele esta , de fato, voltando.

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente a igreja brasileira está passando por esses problemas,muito misticismo,profetada,prosperidade acima de Deus e muita palhaçada.

    Como disse o sr. Leandro Almeida,(a igreja continua pertencendo a Cristo)então isso é muito importante,e Ele julgará a cada um conforme as suas obras,é necessário que o joio cresça com o trigo,quando for naquele grande dia do julgamento,o Senhor mandará seus anjos,separar o joio do trigo.

    Então muitos dirão naquele dia,Senhor não fizemos maravilhas em teu nome,não expulsamos demônios,curamos enfermos?

    Então o Senhor Jesus dirá,nunca os conheci,apartai-vos de mim os que praticais iniquidade.

    Então é assim,a Igreja de Jesus continua,as portas do inferno não prevalecerão contra ela,mas o joio será tirado do meio da Igreja e será lançado ao inferno.

    ResponderExcluir
  9. Danilo! Concordo completamente com vc.

    Algumas igrejas (ou melhor dizendo, algumas instituições) deveriam pendurar uma placa na parte da frente de seus prédios, com os dizeres: "Ministério fundado em... e falido em...".

    ResponderExcluir
  10. Há algum tempo tenho repetido, inumeras vezes, no blog e na Igreja, que o evangelho de Jesus Cristo, o evangelho verdadeiro, está sendo diluido nas "modernidades" deste mundo tenebroso. Principios biblicos importantes e insubstituiveis para uma vida de santidade, conforme a vontade de Deus, tem sido jogados no ralo da apostasia que toma conta da igreja.


    A igreja deveria influenciar o mundo, ao invés disso, o mundo influencia fortemente e vorazmente a igreja [nada que Satanás não faria diferente] e os crentes aceitam alegremente estas "novidades".


    É muito triste ver o quanto Jesus Cristo é desprezado por essas pessoas!

    ResponderExcluir
  11. Eu não hesito em dizer que o Genizah, assim como a Internet foi uma das maiores descobertas depois da Imprensa, uma descoberta dentro de outra. Graças a Deus que há cabeças pensamentes como esse pessoal que, de uma maneira lógica, sadia e consciente, chama a atenção para as bizarrices e mediocridades que rondam a comunidade cristã.
    Os cristãos precisam acordar e ter a consciência de que este mundo é só uma passagem para a verdadeira cidade, a celestial. Como o peregrino de John Bunyan, é preciso se ater ao verdadeiro destino, em vez de se iludir somente com o mundo presente. O mundo é bom, mas muita coisa nele não serve para os cristãos.
    Muito obrigado a toda equipe do Genizah, o melhor blog (graças a Deus temos outros também) do Brasil, cristão, que chacoalha a mente preguiçosa de muitos cristãos e os chamam à reflexão.

    Vida longa e prosperidade ao Genizah! Sou fã assumido.

    ResponderExcluir
  12. Eu não hesito em dizer que o Genizah, assim como a Internet foi uma das maiores descobertas depois da Imprensa, uma descoberta dentro de outra. Graças a Deus que há cabeças pensamentes como esse pessoal que, de uma maneira lógica, sadia e consciente, chama a atenção para as bizarrices e mediocridades que rondam a comunidade cristã.
    Os cristãos precisam acordar e ter a consciência de que este mundo é só uma passagem para a verdadeira cidade, a celestial. Como o peregrino de John Bunyan, é preciso se ater ao verdadeiro destino, em vez de se iludir somente com o mundo presente. O mundo é bom, mas muita coisa nele não serve para os cristãos.
    Muito obrigado a toda equipe do Genizah, o melhor blog (graças a Deus temos outros também) do Brasil, cristão, que chacoalha a mente preguiçosa de muitos cristãos e os chamam à reflexão.

    Vida longa e prosperidade ao Genizah! Sou fã assumido.

    ResponderExcluir
  13. O Pastor Caleb acertou na veia, no seu comentário! Com certeza, vai ficar pior. Ótimo que estejamos, começando a crítica dos nossos atos, Graças a Deus, ou para daqueles que se dizem dos nossos. Mas, olhe o mundo ao redor e veja que a cada dia ele se entrega mais ao maligno, não sei quando será, mas clamo.Ora, Vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  14. É incrível como o Danilo consegue culpar o neopentecostalismo por todas as falácias da igreja contemporânea. Ele é preconceituoso com este movimento que tem levado salvação a milhões de pessoas em todo o mundo. Em minha existência sem Cristo nunca um “protestante tradicional” pregou o evangelho para mim, se dependesse deles eu teria morrido naqueles rachas loucos com motos, sem Cristo. Mas foram cristãos neopentecostais que pregaram, oraram e testemunharam para mim sobre Jesus, e assim hoje toda minha família serve ao Senhor. Não tenho nada contra os “protestantes tradicionais” inclusive participei de muitos cultos nestas igrejas silenciosas, quando morei na Europa, só não dava para entender que a tão propalada amor a palavra se resumia a quinze minutos de pregação nos cultos semanais. Nestes cultos eu entrava com fome e saia faminto. Não é a toa que centenas templos “protestantes tradicionais” da Europa estão sendo transformados em Pubs ou academias de ginástica. Vai lá ver o que aconteceu com a catedral do Charles Spurgeon, a maior igreja do mundo do século XIX, depois do tradicionalismo. O mesmo iria acontecer com a “igreja protestante tradicional brasileira’ se não fosse o enorme proselitismo nas pujantes igrejas neopentecostais brasileiras. Acorda Danilo, vai orar! Para de perseguir a obra do Senhor. Aplica na tua vida o “princípio de Gamaliel”, ou então vai fazer análise com um psiquiatra já que você não crê no Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  15. Aqele que vem a mim, de maneira nenhuma lancarei fora. Isto significa que uma pessoa salva mediante ensino dos neopentecostais e, mesmo ate da Igreja Catolica, sera mesmo, verdadeiramente salva. Esta nas Escrituras. Nos nao podemos entrar no Game, e ficar escolhendo e dizento: este esta salvo, aquele nao....

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item