681818171876702
Loading...

Heróis de Barro


Carlos Moreira

É, talvez eu seja simplesmente como um sapato velho, mas ainda sirvo se você quiser, basta você me calçar que eu aqueço o frio dos seus pés”. Sapato Velho - Roupa Nova.


Não sei você, mas eu sempre tive a tendência de olhar para os homens e mulheres de Deus nas Escrituras como heróis. Cada vez que lia suas histórias minha lista de Hebreus 11 aumentava. Aqui e ali, ia adicionando nomes ao meu “rol dos fantásticos”.

Lembro que, desde sempre, mensurei a questão de forma simples: herói tem de ser herói mesmo! Gente resignada, obstinada, focada em um propósito existencial. Gente de envergadura, de caráter, que estivesse disposta a gastar a vida em prol de uma causa, de sofrer pela pureza de sua fé, de servir a todo custo, de soerguer-se das quedas, de perseverar nas situações mais dramáticas. Herói, para mim, tinha de ser de aço: firme, forte, inquebrável!

Mas os anos se passaram... E já se foram 28 desde que conheci a Jesus. Neste tempo acabei entendendo que heróis de aço são, no fundo, homens de barro. Sim amigos, heróis também cansam e caem, mesmo que não queiramos acreditar nisso. Heróis que nunca perdem só existem nas histórias em quadrinhos...

Cazuza, já no fim da vida, talvez alquebrado pelas dores da doença que o vitimou, consciente das banalidades da vida, da futilidade dos dias, da mesmice dos tempos, do vazio da alma, colocou em sua poesia urbana a frase “meus heróis morreram de overdose”. Os meus, é certo, disto não morreram, sobretudo porque suas causas eram outras. Mas, como a velha roda de moinho que se desfaz junto ao poço, também se esfarelaram pelos córregos da vida, deixando o pó das perdas e dores se diluir na pequena corrente de água que vai, como a existência humana, rio abaixo.

Hoje, depois que entendi que “as marcas marcam mais do que os marcos”, comecei a olhar para os meus heróis com um olhar mais pragmático, mas não menos misericordioso. Noé, meu irmão na fé, ficou tão embriagado a ponto de tirar a roupa e dançar nu; Moisés, olhando para o poder bélico do Egito, sugeriu que Deus escolhesse outro “otário” para libertar o Seu povo; Abraão, o pai da fé, com medo de morrer, mentiu ao Faraó dizendo que Sara, sua mulher, era sua irmã; Jacó roubou o irmão e, achando pouco, enganou o pai que estava cego; Sansão, o juiz de Israel, se enrabichou por uma meretriz que lhe roubou, não só o coração, mas também a vida; Gideão era covarde; Eli não soube criar os filhos; Saul vivia remoído pela inveja; Davi, depois de adulterar com a mulher de seu general, mandou traiçoeiramente matá-lo; Jó quis justificar-se diante de Deus como alguém inculpe; Jeremias sofria de baixa auto-estima e vivia amargurado; Elias, com medo de Jezebel, fugiu para o deserto, entrou numa caverna e deprimiu-se; Jonas torcia para que a cidade de Nínive fosse detonada. Não tenho dúvidas: pareciam homens de aço mas, no fundo, eram apenas heróis de barro!

Se sairmos do Velho Testamento e avançarmos pelo panteão de “ícones” do Novo a coisa não muda em nada. Tiago e João queriam dizimar com fogo a aldeia dos indefesos samaritanos; Judas, frustrado com o Senhor, vendeu-o por 30 moedas de prata e suicidou-se; Pedro, na hora do aperto, negou a Jesus, mesmo dizendo que por Ele morreria e Tomé, para completar o grupo dos “maravilhosos” discípulos de Cristo, duvidou de Sua ressurreição.

Para não ser cansativo, abreviei a lista dos “notáveis”... Deixei de fora, contudo, um homem que sempre me chamou a atenção na sua fraqueza: Paulo. Sim, o grande apóstolo, ao final de seus dias era apenas “Paulo, o velho”.

Lendo suas epístolas você verá que o ímpeto e o arrojo dos primeiros dias já não existiam no final. Saulo de Tarso, que sempre fora voluntarioso e prepotente, agora vivia em fraqueza. Sim, estou falando de Paulo, eu sei, com todas as cores que lhe são inerentes, com seus acertos e erros, com suas virtudes e defeitos. Um herói de aço frágil como o barro!

O “apóstolo dos gentios”, preso numa cela fria, privado do convívio da igreja, longe daqueles a quem amava, era apenas um vaso de barro, quebrado pela dureza dos dias, moído pela longevidade do tempo. O homem que parecia ser incansável nos seus propósitos, por fim, sentiu-se só. Afirmou: “todos me abandonaram”. Estava cansado, abatido, talvez com medo. Sentia-se, quem sabe, como um “sapato velho”, que ainda podia ser útil se fosse "calçado", mas, aquela altura, quem o desejaria "calçar"?

“A Igreja é o único exército que mata os seus feridos”. Caio Fábio. Os fracassos dos homens e mulheres de Deus não os desqualificam nem os tornam menores, pelo contrário, para mim, eles crescem ainda mais, sobretudo porque se tornam humanos, seres de barro, não de aço!

Por isso, continue seguindo, não deixe de lutar, “pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”.

Por que escrevi isto hoje? Não sei... Talvez porque esteja cansado, desiludido, e me sentindo só... A semana que passou foi muito difícil e toda segunda feira, diferentemente do que você talvez imagine, eu penso em parar. Sei que não sou um herói da fé. Talvez jamais seja. Não tenho estirpe para ser alçado a este platô. Mas, para um pequeníssimo grupo de irmãos e irmãs eu sou pastor. Sei que eles me amam e que esperam de mim uma postura compatível com o “cargo”. Mas sei também que, não raras vezes, não sou, nem de longe, o que eles precisariam que eu fosse. Não dá! Não consigo! Cansei de tentar ser de aço. No fundo, gostaria apenas de ser de barro, pois barro gente, se quebra mesmo...

Carlos Moreira é culpado por tudo o que escreve. Já tentou ser herói, desistiu por constatar sua incompetência para a tarefa. Ele escreve aqui no Genizah e também na Nova Cristandade
vida de pastor 7105672432048466854

Postar um comentário

  1. Estou contigo, Carlos Moreira! Sintonia total. From dust to dust.

    ResponderExcluir
  2. Belo e admirável texto.

    A Igreja, por mais que mate os seus feridos, precisa de pessoas que reconhecem as suas fraquezas, mas que ainda sim não desistem de lutar contra elas.
    Hoje, a Igreja, está cheia de "santos" e "perfeitos". Ninguém erra. Ninguém pode errar. E quando alguém erra, é visto como se fosse o único pecador.

    Reconheçamos que somos pobres, cegos e nus. Que as nossas maiores obras de justiça, são como trapos diante do Senhor.

    Somente a Ele a Glória!


    Wallace Bernardes

    ResponderExcluir
  3. Este texto me fez chorar, pastor. Mariom.

    ResponderExcluir
  4. AINDA HÁ POUCO FALAVA COM UM IRMÃO EM CRISTO SOBRE AMOR.
    VENDO ESSE MARAVILHOSO TEXTO, PUDE REFORÇAR MINHAS CONVICÇÕES À RESPEITO DESSE TEMA.
    NA IGREJA ATUAL, MUITO SE FALA SOBRE O AMOR, MAS POUCO SE PRATICA O MESMO.
    UM CERTO HOMEM DE DEUS QUE FOI BÊNÇÃO EM MINHA VIDA E NA VIDA DE MUITOS OUTROS, VEIO A CAIR EM PECADO, E EU PUDE VER COMO ELE PASSOU A SER TRATADO APÓS SUA QUEDA.
    UMA PESSOA QUE FORA MUITO AJUDADO ATRAVÉS DE SUA VIDA, CHEGOU A DIZER QUE ELE NÃO ERA MAIS O QUE FORA ANTES, MAS QUE ESTAVA QUERENDO TER O QUE NÃO MAIS TINHA.
    DETALHE: NÃO FORA ELE FRAGADO EM PECADO, MAS APÓS CAIR, ELE MESMO FEZ CONFISSÃO DE SEU PECADO.
    POR QUE ALGUÉM QUE OUTRORA FORA MEU HERÓI, DEIXOU DE SÊ-LO POR CAUSA DO PECADO, QUE APÓS TER COMETIDO, CONFESSOU E ABANDONOU.
    PODE SER QUE ELE NÃO VENHA MAIS A TRABALHAR NO MINISTÉRIO, MAS DIZER QUE DEIXOU DE SER IMPORTANTE EM MINHA VIDA, JÁ É DIFERENTE.
    QUE NÓS POSSAMOS AMAR MAIS, PERDOAR MAIS E CONSIDERAR MAIS OS NOSSOS HERÓIS...

    ResponderExcluir
  5. Grande Charlito,
    Seu texto é interessante. Contudo penso que o referencial de heroi no ocidente é sempre inclinado ao american heroes. Os herois de aço americanos são pessoas pouco humanas e sempre infelizes no amor. Vide o Spider-man que nunca pode curtir Mary jane, Surper-Man e Louis lane,Batman e Robin e outros que nunca tem tempo para o amor...
    Já o outro lado é dos Herois gregos que mais humanis são muito proximos ao lado carnal da natureza...
    Bem a questão que levantas nos faz lembrar que quando descobrimos nossa missão pessoal (existencial), nos descobrimos herois. Mesmo com todas as fragilidade que nos cabe.
    Meu abraço,
    Fábio Vasconcelos

    www.catubore.blogspot.com
    www.twitter.com/_fabiuloso

    ResponderExcluir
  6. Verdadeiro e sincero o conteúdo do texto. E leva-nos a concluir que:
    - sim, eu não quero ser um herói da fé, para depois ter que tomar conta de outros que sequer se responsabilizam por seus atos (de errado já basta eu);
    - sim, eu quero ser reduzido a nada, porque só por Cristo sou alguma coisa em construção e reforma;
    - sim, se posso ser classificado que eu seja o pior entre os que mereceram a graça de Deus, e que ainda busca entender porque Ele me quis. Como uma criança que se espanta ao ganhar um presente do pai sem ser Natal ou seu aniversário.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Não tem nada haver com o matéria, mas olha só essa que aconteceu no Pará, por causa da "Mardita". o link http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-126294-PAQUINHA+MATA+INDIO+POR+CAUSA+DE+TATU.html

    Polícia
    PublicidadeDomingo, 30/01/2011, 01h37
    "Paquinha' mata "Índio' por causa de tatu
    Tamanho da fonte: A- A+
    Ninguém conseguiu explicar que tipo de cachaça o lavrador Valdir Fernandes Moreira de 38 anos conhecido como Paquinha “fumou” para tirar a vida do seu melhor amigo de copo, conhecido como “Índio”, fato ocorrido no travessão do Zero no município de Uruará, região sudoeste do Pará.

    O crime aconteceu após um dia de trabalho duro numa lavoura de cacau, onde trabalhavam os “amigos” e que depois da labuta passaram a ingerir algumas garrafas de cachaça “da boa”, mas sem aquele tradicional tira-gosto comum neste tipo de bebedeira.

    Os investigadores Sílvio, Alex e José Tadeu, informados do crime, conseguiram prender em flagrante delito “Paquinha”, que ainda estava em estado etílico avançado e que, depois de curar a “carraspana”, detalhou até onde se lembrava do que fez com o amigo de copo.

    Ele contou ao delegado Manoel do Espírito Santo que depois de quatro horas ingerindo a “pura”, convidou outro amigo conhecido como “Otávio” para irem a seu barraco comerem um “tatu”, que Índio teria caçado, mas ao chegarem no local “Índio” se recusou a dividir a caça com o convidado do amigo, começando uma discussão.

    Como os homens estavam embriagados, o desforço físico foi uma questão de tempo e “Índio” desferiu um cruzado de esquerda no rosto do acusado, que revidou desferindo uma certeira facada no tórax do “colega de copo”, atingindo-lhe o coração e matando-o instantaneamente.

    Sem ter como fugir, o acusado permaneceu no barraco enquanto vizinhos comunicavam a Polícia Civil, que o encontrou ainda no interior da casa, velando o corpo do homem que assassinou. (Diário do Pará)

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do texto. Deus o abençoe irmão. Que o ajude nessa caminhada difícil. Mas não somos desse mundo, pertencemos a Cristo. Não mais vivemos mas Cristo vive em nós.

    Aleluias!!!

    ResponderExcluir
  9. Caro Danilo,

    Este post que escrevo não é um comentário sobre a matéria "Heróis de Barro", mas um pedido de ajuda ao Genizah.

    A Igreja Cristã Maranata, da qual sou ex-membro, levantou uma série de processos contra o Google e o Youtube para retirar do Youtube vídeos cujo conteúdo expõe os erros doutrinários e sectarismo extremo existentes na referida denominação.

    Links para alguns dos vídeos seguem abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=LnK_h5Z59n4 - "Bonecos da Obra", um vídeo que retrata com bastante humor as heresias ensinadas na ICM.

    http://www.youtube.com/watch?v=XRRQTBui6ZA - "ICM - Maranata e a posição na política", um vídeo divulgado internamente nas eleições de 2006, na qual pastores da ICM apóiam candidatos, fato esse que contradiz o veemente discurso da denominação de não se envolver com política (veja que no vídeo, o pastor que faz boa parte da propaganda se refere ao ato de votar como "solidariedade" e não envolvimento político).

    Obs.: Em um dos processos movidos pela ICM contra o Google os dados do usuário "0YHWH0", como RG, CPF e IP do computador, foram requeridos pelos autores do processo.

    http://www.youtube.com/watch?v=Jjx4ukl9LIk - "ICM - Quem governa a sua vida?", um vídeo com perguntas reflexivas sobre as doutrinas da ICM.

    Repare nos comentários que os vídeos acima recebem. São do mesmo tipo que você recebe aqui no blog.

    Os processos em questão podem ser conferidos no link abaixo:

    http://www.tjsp.jus.br/PortalTJ2/Paginas/Pesquisas/Primeira_Instancia/Civel/Por_comarca_civel.aspx

    - No espaço "Fórum de origem" abra em Fórum Central João Mendes Júnior;
    - Clique em autor;
    - No campo "nome" digite: Igreja Cristã Maranata – Presbitério Espírito Santense

    Alguns vídeos já foram retirados do ar, como um cujo conteúdo era uma pregação na qual o pastor-presidente da ICM relatava o caso de um ex-membro que morreu bichado (porque blasfemou contra a santa "Obra", termo que eles costumam usar bastante, com um significado idólatra ao sistema vivido na denominação). Um dos blogs que mais expunha as heresias icemitas, o "Seita Maranata" foi excluído (provavelmente pelos próprios autores do blog, com receio dos processos judiciais).

    Bom, se vocês do Genizah puderem pesquisar um pouco sobre a ICM e suas heresias (a comunidade no Orkut "Já Fui um Maranata" pode ajudar um pouco) e divulgar no blog, será ótimo! A ICM tem crescido com suas heresias na surdina e hoje é a décima primeira maior igreja evangélica do Brasil.

    Graça e paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  10. Não concordo com você, pastor!

    Por alguns minutos, você conseguiu sim ser herói... da minha vida. Estava mesmo precisando ouvir ou ler algo a respeito e, acredite, esse artigo abençoou muitíssimo minha vida. Que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. É amigo...
    Muitos acham que após a conversão se tornam imbatives, porém se esquecem que são apenas barro.
    A Marvel e a DC Comics (editoras de HQ's) já fizeram histórias de vários super-heróis (Superman, Batman..), enfim... até eles morrem..
    Acredito que muitos líderes acham que não podem demonstrar fraqueza, tolos, até nosso Senhor na hora da aflição pediu ajuda para Deus...
    Enfim, somos feitos de barro, apenas servos e não existe nada de ruim admitir nossos erros!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  12. Texto sensacional...gostei muito.
    Se tentarmos ser heróis de barro cairemos na armadilha de nos tornarmos religiosos, fariseus e hipócritas. Quem lembra de Naamã?
    Deus te abençoe grandemente Carlos Moreira...

    ResponderExcluir
  13. Faltou na lista dos heróis citado: Salomão que cobrava impostos adoidados e tinha um pinto quentíssimo.rs rs rs

    ResponderExcluir
  14. ....nesses momentos que me tranco no quarto e choro...e muito!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item