681818171876702
Loading...

Igreja Presbiteriana do Brasil jogou a água e agora passa o rodo!



Depois que o supremo concilio da IPB determinou que a Universal, Mundial e Internacional, entre outros cassinos intergaláticos são seitas, não igrejas cristãs, a IPB começa a passar o rodo  na pajelança nacional que contamina a IPB, inclusive. Demorou. MUITO:


O uso da dança na liturgia do culto e a consagração de apóstolos estão proibidos na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). É o que decidiu o Supremo Concílio no final do ano de 2010.

As discussões giraram em torno do culto público e seus elementos. Os líderes debateram a celebração do culto de ação de graças nos cultos dominicais. “A decisão do Supremo Concílio foi não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor, e que o culto deve ter Deus como centro. Ou seja, declarou que as ações de graças fazem parte do culto a Deus, como está na Confissão de Fé da IPB (Westminster) e que o culto não deve virar culto à personalidade, mas Deus é sempre o centro do mesmo”, divulgou o reverendo Augusto Nicodemos em seu blog.

A dança e a nomeação de apóstolos continua proibida. Segundo o Concílio Supremo, na Bíblia, a dança e a coreografia não fazem parte do culto público, por isso, devem ser excluídas da liturgia. Quanto aos apóstolos, a resposta foi de que só são reconhecidos como tais, os Doze Apóstolos de Jesus e Paulo.

Já os cultos de gratidão a Deus aos domingos a noite são permitidos. A decisão é de que todos os cultos devem ter Deus como o centro e que a gratidão a Ele deve estar sempre presente nos domingos.

Ainda foram discutidas questões acerca da comemoração do natal, de práticas neopuritanas e de cantatas com representações teatrais. Segundo o Supremo Concílio, é importante discutir tais detalhes por conta da invasão de novos elementos trazidos pelo neopentecostalismo.


Com informaões de CREIO 
religião 7264103368096346192

Postar um comentário

  1. Adorei! Opa só posso adorar a Deus, né??!! rsrs

    Então... gostei demais da conta, sô!

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma irrefreável vontade de aplaudir essa decisão, ainda que tardia.
    Que DEUS seja o centro.
    Que os bispulhas, apústulas e putriarcas reconheçam suas heresias e se convertam dos seus maus caminhos, pois almejam uma glória que vai muito além da merecida por eles.
    Agora, espero que as demais lideranças denominacionais também se pronunciem a esse respeito.

    ResponderExcluir
  3. Exagero de um lado, exagero do outro... a gente tinha era que banir todas as igrejas e voltar a adorar a deus em casa, na rua, no trabalho, na vida, independentemente de denominação sem deixar os cabrestos das religiões dizerem o que pode e o que não pode fazer.

    ResponderExcluir
  4. Como seria bom para as nossas igrejas, (as que levam o evangelho a serio), e para o corpo de Cristo se esses concilios acontecessem sempre. Evitaria muita loucura por ai, e o evangelho não seria tão deturpado.

    Palmas para a IPB que tem tomado essas decisões. "Igreja Reformada, sempre se reformando."


    Ahhh, só para constar, não sou membro de uma IPB.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz de ver essa decisão corajosa sendo tomada por parte da IPB. Tenho defendido nos últimos anos que precisamos abandonar a tese do "politicamente correto" que invadiu as igrejas históricas e com isso, começar a aceitar práticas antes inaceitáveis.

    Peço a Deus que conceda a mesma visão aos líderes da minha igreja, a amada IPI do Brasil, que tem, assim como a IPB, sofrido com essa bagunça!!!

    ResponderExcluir
  6. Eles estão certos. Porém, a "igreja presbiteriana" também é uma seita. A Bíblia não deixa à nosso critério escolher um nome e pendurar uma placa, reunindo pessoas que concordam com isso...

    ResponderExcluir
  7. A casa do Senhor não é a casa da mãe Joana! Isso aí!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola queridos...acompanho sempre os posts desse site e vejo que temos varios prós e contras...rsrsrrss
    Legal a materia sobre a IPB só que nao consigo me conformar ainda com essas coisas de apostolos...
    Se eles só reconhecem os apostolos que foram 12...e os outros que surgiram apos os 12, e o apostolo paulo, sera que ficou de fora da contagem??!!!! e Judas, o escariotes, sera que foi contado???!!!
    Sei la viu....essas informacoes deixam nós leitores loucos...kkkkkkkk
    La vai meu blog pra voces do Genizah .... duvido voces comentarem nele...kkkkk
    http://donruy.blogspot.com/
    Deus abencoe a todos

    ResponderExcluir
  9. Aleluia, finalmente alguém tomou uma posição há muito necessária!
    Se todos tomassem a salutar posiçao da IPB, em muito essa bandalheira já teria sido diminuida, mas só o fato, da proibição em nomear "apostolos" e do rebolado gospel já devem ser comemorados!

    Louvado seja o Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!

    Muitas denominações não querem tocar nesses temas espinhosos por temerem perder adepto$$$, felizmente os chosen frosen se mantêm fieis ao evangelho, mesmo que isso afaste alguns.

    Beleza, agora só falta tirar o batismo de crianças :-).

    ResponderExcluir
  11. A questão é: estamos fazendo um culto PARA DEUS? Foi pensando nisso que a Igreja Presbiteriana tomou essas decisões. E se for para glorificar a Deus, assino embaixo!

    Tássia

    ResponderExcluir
  12. Sou presbiteriana e ainda que haja falhas no seio da igreja (e em qual não há?), é tranquilizador saber que a mesma tem procurado manter-se fiel às sagradas escrituras e impedindo que em seu meio determinadas práticas sejam inseridas, principalmente alguns modismos.
    Eu, particularmente, nunca aprovei a tal "dança lirúrgica" ou "dança profética".
    Monica

    ResponderExcluir
  13. A impressão que tenho da IPB é que é coerentemente conservadora.
    Não reconhecer os apóstolos, perfeito, mas é piada proibir a dança na liturgia ou precisar decidir por "não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor".
    Não me consta que os primeiros evangelistas aos gentios obtiveram dos líderes em Jerusalém a autorização para tanto.
    É por esses motivos que cada vez mais como instituição ela se torna irrelevante no alcance dessa e das futuras gerações.
    Embora existam homens de Deus na IPB vivendo o evangelho exemplarmente, a instituição está engessada (porque a mente das pessoas também está).

    Então temos hoje dois tipos de igrejas disputando o mercado evangélico:
    -Conservadora na teologia e na liturgia (desligada da realidade).
    -Inovadora na teologia (leva a heresias) e na liturgia (geralmente exploradores da fé) - até igrejas antigas acabam indo por essa linha (AD, quadrangular).

    Pra mim a teologia deve ser conservadora e ponto (Gl 1:8).
    Mas eu não quero me engessar numa liturgia, nem a ser obrigado a repetir os mesmo hinos por 500 anos, nem a praticar aeróbica espiritual.
    Me incomoda ser obrigado a seguir o ritual (religiosidade) dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a palavra conservadora ao final caiu mau, mas o seu texto está bem legal. Substituiria esta palavra por equilíbrio ou bom senso, porque a Bíblia não é nem liberal e nem conservadora é simplesmente a Palavra que cabe em qualquer tempo ou época e cultura, diferente de nós humanos limitado por estas coisas, porque as situações novas e desafiadoras estão aí e não dá para ficar congelado porque o mundo fica cada vez mais complexo. Na verdade somos nós que não sabemos amadurecer e crescer como Cristo nos pede para entender o que está em nós e a nossa volta para ter metanóia constante (crescer de glória em glória) e realmente as igrejas históricas atuais são tremendamente imaturas e muito retrógradas, não conseguem pensar com discernimento e visão da vida no tempo em que vive e por isso com a expansão dos grupos que espalham heresias não encaram que dentro de suas hostes o que precisa ser feito de revisão ou mudança são urgentemente necessárias porque as engessam... Agora pergunte a sua liderança se esta quer fazer uma auto-crítica e entender suas entranhas e cortar de sua carne??? Nãnaminanão! Se o coletivo não muda eu preciso mudar cada vez mais em Cristo, mesmo que isso vá contra as hostes de tal instituição ou outra qualquer, mesmo sendo considerado por qualquer destes grupos um desigrejado, desviado, herege... por esta boa Causa eu vou.

      Excluir
  14. Lástima que gostam de só proibir. Nunca vi proibição corrigir a vida de ninguem, muito menos de igrejas. A IPB precisa de uma campanha sistemática de instrução do que seja o Culto Reformado (ou a IPB não é uma igreja Reformada?). A IPB tem um Hinário que não se usa na marioria das suas igrejas. Pergunto: Por que? É quase que padrão ouvir a seguinte afirmação: "Agora vamos ter momentos de louvor, e logo a seguir o Pastor vai pregar". O que as igrejas Presbiterianas estão entendendo por Louvor? Por acaso cantoria desenfreada, sem nenhum fundamento bíblico teológico? A maioria dos cânticos não passa de verdadeiros mantras que bem poderiam servir nos atos litúrgicos do catolicismo renovado romano; ou nas reuniões dos adeptos do seicho-no-ie e outros cultos afro-brasileiros e budistas. Geralmente esses canticos giram em torno do homem, buscando fazê-lo sentir-se bem. As afirmações são do seguinte teor: "queremos que aqueles que nos visitam se sintam bem, que tenham nem que seja por uma hora a sensação de que o lugar é gostoso e que aqui não há lugar para preocupações, além do mais, queremos que os jovens se sintam acolhidos num ambiente agradável que lhes permita antever a solução dos seus problemas e o número dos membros cresça...Temos que ser relevantes para essa geração...". Diante desse quadro, tudo tem que ser direcionado para cativar. Deus pode estar no centro (onde?)mas tudo gira ao redor das pessoas que precisamos cativar. Acredito que "O Show da Fé" é mais coerente com seu posicionamento teológico (se é que tem algúm) que nós presbiterianos que afirmamos ter a melhor Teologia (isso é verdade). Nós não pregamos (salvo raras exceções) mensagens que estejam centralizadas em Cristo e muito menos nas Escrituras. É fácil verificar o que digo. As mensagens são de autoajuda. Queremos que se sintam importantes para experimentar o amor de Deus. Desejamos sutilmente que com o passar do tempo se descubram crentes em Cristo e não por convicção do pecado, da justiça e do juizo, produto da pregação da Palavra e da ação Eficaz do Espírito Santo. A mudança tem de ser radical, isto é, indo à raiz do problema. A Pregação da Palavra não é mais paulina, isto é, não como Paulo fazia. Não é mais calvinista, isto é, não como Calvino pregava e instruia os pastores de Genebra a fazer. Não é bíblica, mesmo usando-se a Bíblia. A Bíblia na maioria das vezes serve de motocicleta, para levar o pregador onde ele quer ir e não onde deve chegar. Transcrevo a seguir um trecho de um sermão de Calvino na Epístola aos Efésios: "Que os pastores corajosamente ousem todas as coisas pela palavra de Deus... Que contenham e comandem todo poder, glória e excelência do mundo que dêem lugar e obedeçam a divina majestade desta palavra. Que encarreguem o mundo todo de fazer isso, desde o maior até o menor. Que edifiquem o corpo de Cristo. Que devastem o reino de Satanás. Que cuidem das ovelhas, matem os lobos, instruam e exortem os rebeldes. Que amarrem e libertem trovões e raios, se necessário, mas que façam tudo isso de acordo com a palavra de Deus". João Calvino (citado por John Piper em 'O legado da Alegria Soberana').

    ResponderExcluir
  15. Sou da Assembléia de Deus, mas me levanto e bato palmas diante da posição tomada.
    Glória a Deus nas alturas.

    ResponderExcluir
  16. o conselho tomou ótimas decisões na maioria dos aspectos, parabéns!
    Maaas... quando que eles vão tomar uma posição quanto a MAÇONARIA dentro da igreja presbiteriana?
    Na boa, prefiro dança na liturgia do que líderes que participam de sociedades secretas.

    ResponderExcluir
  17. As decisões são, de fato, marcantes.

    Mas tem muita coisa ainda para a querida IPB analisar e julgar, tais como: os cultos "pentecostalizados" em algumas igrejas e a presença de pastores arminianos e liberais.

    A IPB é confessional e, por isso, não pode ter pluralidade de doutrina e nem de culto.

    ResponderExcluir
  18. Dando sequência ao pensamento anterior, tenho verificado que poucos são os pregadores Presbiterianos que de fato podem ser considerados reformados. Não vou citar nomes para que ninguém se sinta preterido ou discriminado. Na verdade são poucos os que tem postura teológica clara e definida, que você sabe são reformados calvinistas. Não raro encontrar chamados calvinistas travestidos de outras cores teológicas que ultrapaçam tudo que conhecemos como calvinismo. Geralmente nunca se definem bíblico e teologicamente como calvinistas, especialmente quando tem que se posicionar diante de otras posturas teológicas que contradigam as doutrinas calvinistas em que os presbiterianos acreditamos. Os jovens, com raras exceções, não são desafiados a viverem vidas que espelhem a doutrina bíblica que caracteriza um calvinista, seguidor de Cristo! Para ter ideia do que significa isso, transcrevo a seguir uma carta de João Calvino a cinco jovens franceses em 1553. Esta carata é citada por John Piper no seu livro 'Completando as Aflições de Cristo'. Uma carata de Calvino para cinco jovens franceses sobre ser martirizado, em 1553, por levar o evangelho para a França: " Nós que estamos aqui devemos cumprir nossa obrigação de orar para que ele glorifique cada vez mais a si mesmo por sua constância e que possa, pelo conforto de seu Espírito, abrandar e valorizar tudo que é amargo para a carne e, assim, absorver o espírito deles em si mesmo para que, ao contemplar essa coroa celestial, você possa estar preparado para, sem arrependimentos, deixar tudo que pertence a este mundo. Agora, neste momento atual, é necessário que você seja exortado mais do que nunca a voltar toda sua mente para o céu. Todavia, ainda não sabemos qual será o evento. Mas desde que parece que Deus usaria seu sangue para selar sua verdade, não existe nada melhor para vocês fazerem do que se prepararem para esse fim, suplicando a ele que subjugue vocês ao bom prazer dele de forma que nada os possa impedir de seguir para qualquer parte que ele chamar... Desde que agrade a ele usá-los até a morte para manter sua disputa, ele fortalecerá suas mãos na luta e nenhuma gota de sangue do corpo de vocês será derramado em vão. Seu Humilde Irmão, João Calvino". Hoje a mensagem é "sombra e coca cola gelada". Nem Água pura se oferece mais... Sofrer por Cristo então... nem se fala. Bucamos ganhar os jovens com falsas promessas de paraísos que mais parecem os paraísos oferecidos aos suicidas fundamentalistas do Al-qaeda... Deus tenha misericórdia dos púlpitos da IPB... E, Deus seja louvado por aqueles que não foram oferecidos a Baal, e desde onde se proclama e anuncia o Evangelho da Graça de Deus em Cristo Jesus! Desde onde se chamam as multidões ao arrependimento e à igreja de Cristo a Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor...

    ResponderExcluir
  19. O KOIOTE,

    Eis a decisão da IPB quanto à Maçonaria:

    SC-IPB-2002 Doc. XCVIII – Quanto ao Doc. 134, do Sínodo Noroeste Paulista, que, apreciando recurso do diácono Joaquim Medeiros de Lara, membro da Igreja Presbiteriana de Itapetininga, homologou as decisões do Conselho e do Presbitério de Itapetininga de não investi-lo como diácono da referida Igreja, por ser membro de Loja Maçônica; o SC/IPB RESOLVE: aprovar o seguinte substitutivo: Quanto aos docs. 48, 113 e 134, pedido de reconsideração de matéria CLII CE/SC – IPB – 152 solicitando posicionamento definitivo, evitando dubiedade de interpretação sobre a recepção de membros e oficiais que tenham laços com a maçonaria: a. Considerando os vários documentos de origens diferentes, porém com o mesmo teor; b. Considerando que o teor dos documentos apresenta fortes argumentos contrários à participação do crente na maçonaria, baseados em livros, estudos e pesquisas afins; c. Considerando que o deus da maçonaria é fruto de sincretismo religioso e não o Deus pessoal e único revelado nas Escrituras; d. Considerando que Jesus na maçonaria é tratado como um filósofo ou reformador, no mesmo patamar de Alá, Buda, Moisés ou Maomé, alinhando-se desta forma com o ecumenismo e a religião mundial; e. Considerando que a participação do crente na maçonaria impede que ele seja transparente para com seu Conselho, devido ao caráter secreto e místico de seus ritos e símbolos; f. Considerando que muitos crentes piedosos em nosso meio escandalizam-se com essa questão, prejudicando a tão desejada paz na Igreja; g. Considerando que o item 2.6 da referida resolução objetiva manter o amor, a paz e a fraternidade da IPB e que os documentos encaminhados demonstram que a decisão deste egrégio Concílio de apenas “recomendar” tem causado inquietação e não a paz. O SC/IPB RESOLVE: 1. Considerar procedente o pedido de reconsideração da matéria; 2. Considerar improcedente a decisão do PSRC, conforme solicitação do doc. 48; 3. Referendar os itens 2.1 da resolução CE/SC – IPB – 96 – 152; 4. Considerar prejudicado o item 2.5 entendendo que a questão maçônica não se trata de foro íntimo e sim bíblico-doutrinária, e 5. Determinar que a partir de 2003 não sejam conduzidos ao oficialato membros da Igreja pertencentes à maçonaria.

    Alguém ainda tem alguma dúvida quanto à posição da Igreja Presbiteriana do Brasil com respeito à Maçonaria?

    ResponderExcluir
  20. Se eles batizam crianças, querem falar mal de danças?

    Já vi homens de Deus dançando na Bíblia. Mas nunca vi criança sendo batizada.

    ResponderExcluir
  21. Apesar de reconhecer a importância histórica da IPB ...

    Falta agora encarar com coragem a questão da maçonaria, pois no papel existe "incompatibilidade" mas na prática existem maçons presbiterianos e presbiterianos maçons na igreja...

    Já que é para "reformar", vamos fazer barba, cabelo e bigode, né ?

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  22. A maioria das igrejas presbiterianas, na época do natal, colocam uma árvore de natal na plataforma onde fica o púlpito. Daqui a pouco estão colocando lapinha à semelhança da igreja católica. Quanto às danças, coreografias e teatros aconselho lerem os artigos "DANÇAS E COREOGRAFIAS PARTE I e II" e "TEATRO NA IGREJA? ESSA NÃO PARTE I e II" que se encontra no blog: http://voltemosraizes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o irmão Heitor Alves, em proibir pastores liberais e divorciados pregarem nas igrejas presbiterianas como CAIO FABIO o qual tem pregado na catedral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  24. Só a título de informação, a possibilidade dos membros na IPB fazerem parte da Maçonaria já foi proibida pelo supremo concílio da IPB na reunião anterior se nao me engano...

    ResponderExcluir
  25. Sou presbiteriana da IPB e por isso sou suspeita em falar algo. Mas, cá pra nós: tá na hora de todo evangélico sério começar a separar "olhos de bugalhos". Não admito ser posto no mesmo saco dessa "farinha podre" da universal etc. Caros irmãos de outras igrejas sérias (e são muitas): façam o mesmo! Visitem também:

    www.filosofiacalvinista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Ahn.. a igreja presbiteriana ainda pode tocar bateria, guitarra? Pode bater palma, gritar aleluia?
    Vamos passar um ERROR-EX na palavra DANÇA que acharmos na Bíblia?
    Aff.. que gastura me dá de ler tudo isso!

    ResponderExcluir
  28. Ola irmãos!

    O irmão Abel está certo, a resolução relativa a maçonaria está em vigor há tempos.

    Quanto ao uso da arvore de natal, quero informar aos irmãos que este não tem nada relacionado ao papai noel ou ritos pagãos, mas trata-se de uma tradição fomentada pelo reformador Lutero. Foi levada aos EUA pelos puritanos. Portanto, deixa o vegetal em paz, rs.

    ResponderExcluir
  29. John Calvin deve estar pulando na cova... John Knox também. Um bando de João está feliz da vida.

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente com Supremo Concílio Presbiteriano sobre as decisões tomadas, no que se refere a "dança" ou "coreografia" feitas no decorrer dos Cultos de Adoração a Deus aos domingos, tira toda atenção ao Senhor que é único digno de toda honra, glória e adoração para todo sempre pois quando se apresnretam sempre com os meus movimentos e gesttos, ele buscam a sua própria glória onde a própria "igreja" os aplaudem calorosamente, ora queira ou não queira a pessoa toma esses aplausos para si tornando assikm o culto mais uma casa de espetáculos do que a de Deus; sobre o apostalado está certo também porque apóstolos foram aqueles que o Senhor os escolheu e andou com Ele aproximadamente très anos, nem mesmo Paulo deve ser considerado como tal por que quem substituiu Judas Iscariotes foi Matias onde fora escolhido após uma fervorosa oração, este título não deve ser considerado por ninguém que o tenha por não ter fundamento bíblico para tal e deve ser desconsiderado por nós por aqueles que o detém, vejo que daqui a pouco o "homem" vai querer o título de Messias como já tem por ai, entre eles o reverendo Moon e outros. A comemoração do natal em dezembro é mundana que fora herdado por nós da Igreja Romana, não te nada haver com o nascimento de Cristo, nada mesmo!!! Vigia crente!!!! Antesn de criticar os católicos romanos, em primeiro lugar deixe de praticar os seus ritos!!!

    ResponderExcluir
  31. Não entendi quando o texto diz que:
    “A decisão do Supremo Concílio foi não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor..."
    Será que eles consideraram a possibilidade de proibir as ações de graça, será que um dia irão proibir?

    abraços
    Luis

    ResponderExcluir
  32. Ótimo, tem que acabar também com essas cantarolas nas igreja...parecem mais programa de calouros que outro tipo de adoração...no Raul Gil tem gente cantando melhor que nas igrejas...lá é com qualidade, nas igrejas é um caos os CANTORES.

    ResponderExcluir
  33. Falaram alguma coisa da cambada de pastores e presbíteros que estão na maçonaria??

    ResponderExcluir
  34. Na minha qualidade de "ATEU" observo nos comentários dos caríssimos, "Crentes" que veneram um ser um "DEUS", invisível e imaginário e preconceituoso respaldado ´por um livro que é reinscrito transcrito até nossos dias atuais, por malandros que usam o mesmo para subtrair dos "incautos" tudo desde dignidade de expressão e monetária!!!!

    Enquanto imperar a desinformação e a ignorância em nosso país, irão continuar proliferando igrejas vendendo, aos fiéis, “cadeiras no céu” em troca do dízimo; irão continuar existindo políticos corruptos, surrupiando o dinheiro dos contribuintes; irá continuar a se espalhar o ódio, a violência e, consequentemente, a falta de segurança, tudo em função de estarmos inseridos numa sociedade de desiguais, onde convivem, lado a lado, bilionários e miseráveis.

    RELIGIÃO É O ÓPIO DA HUMANIDADE SÓ TRAZEM, MENTIRAS,GUERRAS,PRECONCEITO?
    abraços!

    ResponderExcluir
  35. Para aqueles que ainda teimam em achar que a IPB permite que seus membros participem de lojas maçônicas, vejam os links abaixo:

    A IPB e a Maçonaria

    A Igreja Presbiteriana do Brasil e a Maçonaria: Resoluções dos Concílios da Igreja

    O segundo link é mais completo.

    ResponderExcluir
  36. Caríssimo ateu,

    Ateísmo também é religião, pois opera nos mesmos moldes, só não admitem.
    Da mesma forma que não há prova científica de que Deus exista, não existem provas de Ele não exista, logo é questão de fé.
    Fé é crer em coisas que são invisíveis, que não mensuradas no âmbito humano.
    Você também tem fé, só que fé no erro.
    Você é preconceituoso quando diz que religião traz todo o mal que afirmas ocorrer.
    O problema não é Deus ou religião, e sim o homem.
    Tanto é verdade que as grandes guerras mundiais aconteceram num contexto onde se imperava a "razão".
    Dois ditadores ateus - Stalin e Mao Tsé Tung - mataram, respectivamente, 90 e 60 milhões de pessoas, para defender o regime comunista ateu; para restaurar a humanidade da "praga" da religiosidade.

    ResponderExcluir
  37. Por que será que existem tão poucos ateus em leitos de hospitais ou em situações de perigos de morte ?

    ResponderExcluir
  38. Para todos os que criticaram a IPB: a presbiteriana é a Noiva de Cristo assim como as outras denominações! Então, muito cuidado ao criticar uma igreja, a não ser que a crítica esteja fundamentada na Bíblia e seja para edificar e não pelo mero prazer de criticar, não perca seu tempo!

    E aos que, mesmo depois de terem lido a decisão da presbiteriana em relação á maçonaria falaram de "diáconos e pastores" que estariam participando da seita: Vamos parar de olhar a igreja vizinha e ver se na nossa não tem erva daninha, né???

    Tássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tássia, e o que você está fazendo aqui? Não comente então sua opinião já que você é contra a crítica.

      Excluir
  39. Quando verei esse rodo passar na Ig Metodista?!?

    ResponderExcluir
  40. Uma coisa são as "resoluções", outra é a prática... Parece que não se conhece aqui os bastidores da IPB... De onde aliás iniciou-se o "racha" e posterior fundação da IPI.

    Se na igreja não se sabe,, ou não se admite que existam maçons, é só ir aos templos maçons e encontrarão presbiterianos... Isto é fato !!

    O Koiote tem razão !!

    A despeito da "vista grossa" na prática que se faz ( apesar das "resoluções" ), não podemos aqui deixar de reconhecer os méritos da IPB em prol do Reino, afinal, sempre foi uma igreja séria mas tem ainda suas arestas a aparar, dentre elas, essa antiga questão.

    Precisa realmente "sempre se reformar" para que esse belo pensamento reformado não se transforme num sofisma.

    Também deve-se, por dever de consciência, reconhecer que a própria maçonaria deu guarida aos primeiros trabalhos de protestantes no Brasil protegendo-os de perseguições e viabilizando a implantação de campos missionários.

    Finalizando: respeitemos a IPB mas nunca a idolatremos e jamais a consideremos acima do bem e do mal.

    A IPB não é inquestionável, o Evangelho sim.

    "Uma inércia espiritual é a nossa inimiga; uma tempestade talvez seja nossa amiga. A controvérsia talvez provoque pensamento, e por meio dele talvez venha a mudança espiritual necessária." C.H.Spurgeon

    Afinal nada está tão bom que não possa melhorar nem tão mal que não possa piorar!

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  41. Eu não entendi essa parte de ações de graças, alguém pode me explicar?!!!!

    sou batista.

    ResponderExcluir
  42. Caríssimo senhor: Oziel Castanho;
    Saudações!
    Referente aos ditadores,Stalin e Mao Tsé Tung, compactuo com o ilustre religioso neste rol de tiranos e perversos podemos adicionar Hitler,Igreja Romana,Um ponto normalmente omitido é que os Protestantes também empreenderam uma Inquisição totalmente submissa ao Poder Político da época. Os historiadores geralmente se referem apenas à inquisição católica e se silenciam hipocritamente sobre os eventos ocorridos nos territórios protestantes?
    João Servet, o descobridor da circulação do sangue, foi queimado em Genebra, por ordem de Calvino (porém, é comum se recordar apenas do “caso Galileu”, o qual NÃO foi justiçado!).
    "PS"
    Eu sou ATEU, mas é bom que fique claro que eu não sou contra a sua religião.

    Em primeiro lugar, eu sou contra qualquer igreja ou templo, que arrecada dinheiro, porque fé não se compra e muito menos um vaga no céu. Todas as igrejas cristãs que conheço, cobram dízimo. Mas porque se paga este ''imposto''? que benefício se ganha? Provavelmente as pessoas acreditam que vão para o céu se pagarem em dia o seu dízimo. Enquanto isso as igrejas vão aumentando seus patrimônios de forma impressionante. Para que você vai todo domingo pra igreja? Para garantir a sua vaga no céu? Mas se Deus é onipresente, para que você vai à igreja, se você pode falar com ele em qualquer lugar?
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  43. O último que sair apague as luzes. A IPB já não tem tanto moral assim... Na minha cidade tem umas 20 igrejas presbiterianas... do Calvário, das Oliveiras, renovada... e por aih vai. Parece marca de refrigerante... cada região tem a sua.
    Antes de julgar quem é igreja e quem é seita, deveriam botar a casa deles em ordem. Falei.

    ResponderExcluir
  44. Mas isso esta fora da super visao gospel sobrenatural apostolica...rss

    Parabens aos irmaos da Presbiteriana por sabia decisao.


    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  45. Gostei da referência aos ca$$inos.

    ResponderExcluir
  46. Aqueles que aplaudem a decisão, que o façam fora da IPB, por que dentro da igreja não é lugar de bater palma... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    abraço
    Luis

    ResponderExcluir
  47. Lá vem a velha história do "Sola Escriptura" como norma reguladora do culto cristão. É curioso como pro restante da vida de muitos isso não se aplica, mas, isso já é uma outra história...

    Bem, vamos lá. Se a gente for passar o rodo em tudo em termos de vida liturgica da igreja a partir do "Sola", rapaziada não vai sobrar nada:

    1) A forma da igreja se reunir em prédios de igreja, onde os membros ficam dispostos em fileiras, um atrás do outro, onde eu só vejo a nuca do meu irmão à frente não encontramos nas Escrituras.

    2) Púlpito? Jesus pregou em púlpitos? E Paulo? E João? Encontramos púlpitos no Novo Testamento? Fica dificil quando entendemos que a igreja se reunia nos lares.

    3)E a pregação? O que temos hoje como pregação nada tem a ver com a forma como a Palavra de Deus era pregada nos tempos da igreja neo-testamentária. Devemos ter em mente que o modelo que temos de oratória nos dias de hoje veio como herança dos oradores gregos quando a igreja misturou ao cristianismo a tradição helenística.

    4) E o pastor ungidão que detêm toda a autoridade espiritual e administrativa de nossas "igrejas" (as aspas são de propósito)? Onde encontramos esse modelo centralizador de pastorado? Pra começar quando os escritores neo-testamentários se referiam ao pastorado nunca se dirigiam apenas a um único pastor, mas, aos pastores e seus respectivos sinônimos (presbíteros, bispos). De que parte das Escrituras tiramos esse modelo de ministério pastoral que encontramos não só nas igrejas neo-pentecostais mas também nas históricas como batista e presbiteriana?

    Não vou nem mencionar comemorações como liturgia das luzes (teria sido Paulo quem prescreveu tal prática ou estaria num dos números enigmáticos do Apocalipse de João? rs). E o que dizer do Natal e a páscoa? Gizuz por favor acode!!!

    Queridos, se formos rigorosos, fundamentalistas e rígidos a esse ponto acho que não sobra pedra sobre pedra em todas as denominações.

    Permaneçamos com o padrão de adoração estabelecido por aquele que reina pelos séculos dos séculos:

    "Deus é espírito, e importa que aqueles que o adorem, o adorem em espírito e em verdade".

    Simples assim! E isso deveria bastar.

    Abrçs a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem Felipe! Os presbiterianos e os outros vão ter que dormir com este barulho.

      Excluir
  48. Parabéns a IPB. É preciso que as coisas fiquem claras mesmo. Isso dará forças a outras igrejas que não viam com bons olhos a dança como liturgia.
    Dança ou coreografia só para evangelismo, nas sociais da igreja, fora do templo e olhe lá.
    H.

    ResponderExcluir
  49. A IPB, ela não aceita maçons nem como membro - eu já sabia disto. E a Presbiteriana Independente, aceita ou não? Gostaria também de saber sobre as outras Presbiteriana que existem com tantos outros nomes - possuem elas a mesma teologia da IPB e IPE? Quanto a decisão de deixarem de fora os chatérrimos bailaricos - fizeram muito bem. Se ainda batizam crianças, também precisam acabar com isto - nada bíblico. Mariom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariom, o que você crê ou adora? Quem é sua Pedra de Esquina? As presbiterianas ou Cristo? Você pode estar em qualquer uma e se você se aproximar (entender, praticar e apresentar) cada vez mais do Evangelho real do Cristo, cuidado porque você pode ser expulsa de algumas destas com certeza! Porque estas valorizam mais suas doutrinas teologais de homens do que o Cristo com seu Evangelho puro e simples.

      Excluir
  50. Sr.Heitor,

    a IPB declarou que a Maçonaria é incompatível, mas não expulsou nenhum maçon, ou seja, disseram que era incompatível mas "fingiram" que não existe maçon na Igreja, respeite o discernimento das pessoas, faça-me o favor..

    ResponderExcluir
  51. PARA O ATEU ANÔNIMO DO DIA 29:
    VOCÊ REPAROU QUE NEM CONVICÇÃO VOCÊ TEM? ISSO É POSSÍVEL VER EM SUA ÚLTIMA FRASE, ONDE AO INVÉS DE FAZER UMA AFIRMAÇÃO, COMO DE COSTUME, VOCÊ FAZ UMA INDAGAÇÃO.

    ResponderExcluir
  52. JR,

    Na resolução que citei que há uma informação de que foi negado a Joaquim Medeiros de Lara, membro da Igreja Presbiteriana de Itapetininga, a ordenação a diaconia por causa da maçonaria que o irmão faz (ou fazia, não sei) parte (SC-IPB-2002 Doc. XCVIII). Procure lá. Isso já é um bom começo, não acha?

    Você diz: "respeitemos a IPB mas nunca a idolatremos e jamais a consideremos acima do bem e do mal. A IPB não é inquestionável, o Evangelho sim."

    Assino embaixo!

    Cristiano,

    Por favor, cite as informações que vc citou. Diga a Igreja e os nomes, se de fato é verdade o que vc disse. Repito o que eu disse a JR, foi negado a Joaquim Medeiros de Lara, membro da Igreja Presbiteriana de Itapetininga, a ordenação a diaconia por causa da Maçonaria. Isso está na resolução SC-IPB-2002 Doc. XCVIII.

    ResponderExcluir
  53. ogo os reformados que defendem tanto o evangelho da graça, da liberdade, vão fazer isso ??

    Se Paulo disse que a salvação "não vem de vós", nada em nós nos faz merecer a presença de Deus
    ( só pela misericórdia da graça por meio da fé),
    então não é uma dancinha de adoração que vai levar o sujeito pro inferno,,,

    Nós somos livre em Cristo, para adorar.....logo os que mais lutam contra legalismos, são os que o estão promovendo...

    Acho que isso foi tiro fora...

    abraços, no amor do Senhor...

    ResponderExcluir
  54. Se não podemos ter uma instituição perfeita, que façamos o possível para que nossas instituições sejam melhores, parabéns à IPB (instituição da qual me orgulho em fazer parte)! Digo instituição porque a Igreja é toda aquele que crê e vive para Jesus, independente de placas!

    ResponderExcluir
  55. Caro Heitor,

    Não estou aqui para travar batalha contigo, sinto vc armado em relação à defesa da IPB.

    Pessoalmente já tive essa postura, o que me impediu de ajudar a própria igreja exortando o que precisava e ainda precisa ser exortado...

    Afinal como disse, inquestionável só o Evangelho. Já abraçei o calvinismo quase como um Senhor, como muitos presbiterianos inconscientemente o fazem... Já tive inúmeros debates infrutíferos entre essa teologia e o arminianismo...Sem falar no batismo infantil, imersão ou não etc..
    Sou a 3ª geração de presbiterianos na família, tenho parentes e amigos pastores e oficiais da igreja bem como amigos/irmãos em igrejas da IPB pelo Brasil.Já estive dentro da maçonaria, portanto, sei do que estou falando...
    Não se sinta ofendido, nem muito menos a IPB, pois refiro-me a postura de alguns integrantes não a Igreja povo.

    Para mim a IPB como instituição ainda é referência mesmo com suas arestas, entretanto,exatamente pelo apreço que tenho por ela, não posso, por dever de consciência, deixar de discutir seus atos.

    "O homem que não valoriza o auto-exame pode estar bem certo de que as coisas precisam ser examinadas" -C.H.Spurgeon . Se isso vale para o crente vale também para a sua denominação.

    Abraço
    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  56. A IPB não disse que danças é pecado e que alguém vai pro inferno por causa disso. O que foi dito é que isso não deve ser usado no culto público na igreja.

    Não há problema em usar em uma outra situação, como uma apresentação artística ou teatral, em outras situações. Pelo menos é assim que entendi e assim que entendemos em nossa igreja.

    ResponderExcluir
  57. Gente, ou melhor, primos ( não sou calvinista, entao sou um herege fadado ao inferno, né não?), pra que se preocupar com liturgia, já que ninguem pode cair da graça mesmo. Vai todo mundo pro céu msm dançando ou tendo teatro nos cultos.

    ResponderExcluir
  58. Graça e Paz!

    Segurem essa Heitor Alves e demais membros das lojas.

    Laus Deo

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Sala das Sessões, 21/07/2006.
    SC-IPB-2006 Doc. CXI – VOTO DE PROTESTO –

    Nos termos da CI/IPB,solene e carinhosamente, apresentamos o nosso protesto, na firme convicção de que “coisas espirituais” devem
    ser comparadas com coisas espirituais e não com
    as coisas seculares como a sublime e respeitável
    Ordem Maçônica,mais ainda, à luz dos seguintes argumentos, escrevemos para a história, o seguinte protesto:

    1. há documentos, inclusive literatura de pes-
    soas renomadas da Igreja, como a do irmão Athos Vieira de Andrade, defendendo a tese da compatibilidade da fé cristã com a maçonaria e a inegável contribuição da maçonaria para com a Igreja Evangélica Brasileira, na defesa da liberdade de consciência, de expressão, de religião, de culto e de liturgia;

    2. que à luz da Palavra de Deus (Romanos 14),
    especialmente: “acolhei o que é débil na fé, não, porém para discutir opinião”;

    3. que a nossa Confissão de Fé consagra o respeito à consciência e o foro íntimo;

    4. que a Constituição da República e da Igre-
    ja preconizam que os cidadãos brasileiros têm o livre direito de associar-se ou deixar de associar-se a qualquer instituição;

    5. portanto,pertencer ou não à maçonaria por livre adesão ou convite, é decisão de foro
    íntimo de cada um, iluminados pelo Espírito Santo.

    Assim, devemos antes como cristãos, saber:

    1. respeitar o foro íntimo e a consciência de pastores, presbíteros, diáconos e membros da IPB filiados à maçonaria, apelando-lhes que considerem a prioridade absoluta da Igreja e do Reino de Deus em detrimento das reuniões de Lojas;

    2. por impedimento da Constituição da nossa
    Igreja, não devemos aplicar disciplina eclesiástica e coerção aos maçons, uma vez que tal atitude fere a Constituição Federal e a Constituição da Igreja; por último, não é de competência da Igreja legislar sobre o foro íntimo e a consciência; portanto, não deverá impor a filiação ou não à maçonaria como con-
    dição para ser membro da IPB.

    Assim, à luz da fé, da consciência e da Consti-
    tuição da Igreja Presbiteriana do Brasil, protestamos, divergindo da maioria e o fazemos de forma solene, bíblica e respeitável.

    Rev. Ivanilson Bezerra da Silva,
    Rev. Guilhermino Cunha,
    Rev. Eude Carvalho da Rocha,
    Presbíteros: Leudes Campos Vieira,
    Carlos César de Arantes.
    Sala das sessões, 21 de julho de 2006

    ResponderExcluir
  59. É complicado discutir sobre a "doutrina" que rege a IPB, mas enfim, meus aplausos para algumas decisões, para outras acredito que poderiam não ser tão "rigidos".
    Mas que antes de qualquer coisa, o nome de Cristo possa ser glorificado e não desejos e pensamentos de homens.

    ResponderExcluir
  60. Bom eu entendo que tudo isso são mais ou menos imposições de uma religião e sabemos o que se trata um religioso perante o Senhor muitas coisas não se podiam fazer dentro dos templos mais Jesus passava diante dos templos do lado de fora eles estavam lá dentro esparando um messias...
    O que pode ou não pode?
    Quando faço algo que não é da vontade do SENHOR é o Espirito Santo quem me constrange e não um estatuto Religioso!
    Um abraço Danilo!

    ResponderExcluir
  61. JR,

    Não estou armado para defender a IPB. Se quer saber, defendo algumas idéias que a IPB não defende (ainda), como algumas práticas puritanas que defendo e a IPB não.

    Não tenha dúvidas meu irmão que nós como pessoas e a IPB como instituição religiosa precisa fazer uma auto-avaliação. É o que eu chamo de "Igreja Reformada, sempre se reformando".

    Você não me ofendeu, irmão.

    ResponderExcluir
  62. Paulo de Tarso,

    Que o cidadão brasileiro tem o direito de filiar-se a qualquer organização religiosa tudo bem. Isso tá na Constituição. Mas, da mesma forma que vc não tem o dever de receber qualquer tipo de gente na sua casa, a IPB também se vale do mesmo direito de não aceitar certas pessoas em sua casa. Ou vai me dizer que a Constituição te obriga a receber em sua casa pessoas de todas as qualidades?????

    No documento que vc cita está assim: "pertencer ou não à maçonaria por livre adesão ou convite, é decisão de foro
    íntimo de cada um, iluminados pelo Espírito Santo."


    Isso não está de acordo com a Resolução da CE-96-152 - Doc. CLII: 1.6) Que a Confissão de Fé que estabelece o Foro íntimo, também exige compromissos doutrinários.

    E nem ainda com a Resolução do SC-IPB-2002 Doc. XCVIII: 4) Considerar prejudicado o item 2.5 entendendo que a questão maçônica não se trata de foro íntimo e sim bíblico-doutrinária.

    Ok?

    ResponderExcluir
  63. Me explica onde ocorria tal dança...
    Salmos 149.1-3
    Aleluia! Cantem ao Senhor uma nova canção, louvem-no na ASSEMBLÉIA DOS FIÉIS.

    Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei!

    Louvem eles o seu nome com DANÇAS; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.

    ResponderExcluir
  64. Graça e Paz!

    Heitor,

    sejamos pragmáticos, responda sim ou não, os subscritores do documento que colacionei são pastores e/ou membros da IPB?

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  65. o que vejo é muita gente que naum conhece a IPB falando sem conhecimento de causa... frequente uma igreja Presbiteriana e vc vai saber pq batizamos crianças e outros porquês...

    ResponderExcluir
  66. Não podemos ficar em cima do muro, mas a IPB poderia também rever alguns conceitos anti-bíblicos que praticam até hoje. Ela quer ser conservadora, mas ao mesmo tempo impôr aos membros o que deve e o que não deve fazer. A adoração ao Senhor deve ser individual, e não uma posição a ser seguida. Sou do ponto de vista que tem que ter ordem sim, mas de uma certa forma sermos espontâneos na adoração. Davi estava errado então na adoração com danças ao Senhor? Agora esses postos, opostos, apóstolos e sei lá mais o que, só Jesus na causa.

    IPB continua na campanha ecológica na economia de água né???

    ResponderExcluir
  67. Concordo com os presbiterianos em não aceitar os tais apóstolos, apesar de não conhecer nenhum creio que até deva existir alguém neste universo que tenha um coração suficientemente reconhecido por Deus para tal tarefa, mas não conheço nenhum deles ainda. Agora, convenhamos que, a IPB precisa urgente de uma reforma, os cultos se tornaram muito semelhantes as missas católicas a diferença está na falta de imagens físicas no templo, mas são tão gelados quanto uma reunião do senado, pessoas que simplesmente cumprem seus papéis de preletores de reuniões, mas não passa disso, coam um mosquito mas engolem muitos elefantes, prova disso é a decadência em número de fiéis nos últimos anos, há igreja que estão literalmente às moscas em SP e outras nos EUA sendo vendidas por falta de público. Creio que devemos ponderar tudo, todo exagero é perigoso, com equilíbrio é a melhor forma de se conduzir as coisas. Conheço muitos profissionais de púlpito da IPB que são tão frios quanto suas mensagens, isso é muito preocupante, melhor permiteir a dança ou outros eventos na igreja do que ver centenas de jovens que acabem de sair da igreja e vão direto para os bares e danceterias da vida! Pensem nisso e ponderem!

    ResponderExcluir
  68. É incrível como há pessoas que insistem que as igrejas conservadoras são engessadas. Meus queridos, antes um igreja engessada, mas propagadora do evangelho do que uma igreja "realistíca" e propagadora de heresias e blasfêmias.
    E, incrível também, como só as igrejas conservadoras dão auxílio efetivo aos necessitados. A tragédia na região serrana do Rio resultou em apoio irrestrito das igrejas engessadas às vítimas. Se as vítimas dependessem das igrejas moderninhas...

    ResponderExcluir
  69. O problema é que igreja virou clubinho de vantagens! todos querem liturgia, ordem, estatuto, templos, outros querem a loucura da pessoa no centro, vi alguns aqui em seus comentários discutindo até sobre a maçonaria que é outro clubinho!
    Mas não vejo muitos focados em conversar sobre Jesus, em casas, com simplicidade e harmonia em meio a diferenças e sem se preocupar com o que as pessoas estão se entregando e lugares que estão frequentando! apenas com desejo de estudar a palavra, se preocupar com o que o Mestre ensinou de verdade que o que vale é o está em secreto, o que é pessoal, O Pai Nosso! aqui vejo muitos iludidos cada um com sua verdade, querendo viver a vida do outro, mas poucos realmente querendo viver a VERDADE .. uma pena, mas um ótimo tópico transformado em discussão pessoal!

    um abraço e graças a Cristo somos remidos e justificados pois uma certeza tenho, todos somos pecadores e se não fosse a ELE estariamos na escuridão das leis até hoje!

    @DanBrianese

    ResponderExcluir
  70. O que me deixa impressionado,é que todos os dias vemos coisas absurdas sendo propagadas dentro de "igrejas ditas evangélicas" e nenhuma igreja séria tem a coragem de se pronunciar a respeito dessas aberrações.Quando porém aparece uma,como a ipb os 'crentes críticos de carteirinha"começam logo apontar os defeitos delas.Meus queridos,vamos louvar a Deus por essa decisão e clamar pra que outras igrejas também tenham a coragem de dar o braço a torcer mesmo correnho o risco de serem tachadas de geladeira,morta,irrelevante ou coisa assim.UMA COISA EU SEI,o que Deus não suporta no meio do seu povo é covardia na defesa do seu evangelho.

    ResponderExcluir
  71. Olá

    dei uma olhada nesse monte de comentários e gostaria de fazer um pedido simples:

    Sr. HEITOR ALVES, por favor responda a última pergunta do Paulo de Tarso.

    abraço
    Luis

    ResponderExcluir
  72. tanta gente decidindo o que é seita e o que não é!
    Quando Jesus voltar veremos queM é quem! FÉ É O QUE VAI SALVAR!
    DURO É QUANDO ESTA COM UMA TRAVE NO OLHO E QUER TIRAR O Cisco DO OLHO DO OUTRO!
    você não deve criticar seita mas pregar para ela!
    quem critica e não laje para salvar não passa de invejoso.

    ResponderExcluir
  73. PASMO EIS-ME...
    ENTAO O REV. GUILHERMINO CUNHA QUE FOI PRESIDENTE DO SUPREMO CONCILIO É UM MACOM??? ISSO ESPLICARIA MUITA COISA QUE PERCEBI POR TEMPOS...
    PROPONHO AQUI... FACAM-SE UMA RELACAO DOS PRESBITEROS E PASTORES MACONS DA IPB E DECLINEM-NA AQUI PARA CONHECIMENTO GERAL!
    MINHA FAMILIA E MACONICA... TENHO TIOS E PRIMOS QUE CHEGARAM AO ULTIMO GRAU,
    TENHO TIOS QUE SE CONVERTERAM DEPOIS DE JA ESTAREM NA MACONARIA... E QUE ABANDONARAM A MESMA POR AMOR AO EVANGELHO.... MAS NAO SAO DA IPB!
    FUI CONVIDADO DUAS VEZES E RECUSEI? POR QUE? SIMPLES... NAO POSSO SERVIR A DOIS SENHORES! É TAO OBVIO... OU NAO?????
    NAO SE NEGA O QUE A MACONARIA FEZ PELOS EVANGELICOS NA HISTORIA BRASILEIRA, TINHA SEUS INTERESSES E UM INIMIGO COMUM...ICAR! MAS O REV.ROBERTO BRASILEIRO TAMBEM É MACOM? FIQUEI CURIOSO AGORA...
    PAX DOMINI

    ResponderExcluir
  74. Graça e Paz!

    Pois é, quando não há para onde correr, escondem-se.

    Contra fatos não há argumentos.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  75. Sr. Heitor,

    o Paulo de Tarso te atropelou, só corroborando com o que escreví, a IPB tomou uma decisão covarde com relação a marçonaria, deveria dizer: tá liberado, fica todo mundo ou é incompatível, sai todo mundo.

    ResponderExcluir
  76. Como é que é!? desse jeito vou começar a questionar a idoneidade do site.
    Simplesmente louvar uma decisão de uma seita e omitir o que eles pregam sobre a 'MAÇONARIA'?
    Muito suspeito!!!!?????!!!!?????

    ResponderExcluir
  77. Não tenho problema nenhum em ser identificado e a minha opinião e a de quem aprecia e quer continuar a apreciar o trabalho do site. agora se as criticas não são aceitas e respondida com esse texto infeliz. vejo que em nada se difere das seitas que procuram apenas as pessoas suscetíveis a lavagem cerebral.
    'Que seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro!'

    ResponderExcluir
  78. O anônimo catolico acima disse :

    "Simplesmente louvar uma decisão de uma seita e omitir o que eles pregam sobre a 'MAÇONARIA'?"

    O que seria a Icar senão uma grande seita ?

    Aqui pelo menos as mazelas são expostas, enquanto lá ...

    Igreja Competente em Abafar Rumores

    ResponderExcluir
  79. Parabéns!
    Já estava passando da hora de tomar uma decisão séria quanto a este absurdo dentro das igrejas.
    Mostra que ainda existem cristãos verdadeiros preocupados em apresentar o melhor para Deus.

    ResponderExcluir
  80. {{{{Marcelo - DF disse... UMA BOBAGEM}}}.......JESUS MANDOU SE CONGREGAR.

    ResponderExcluir
  81. E a cervejinha - a lá Lutero e os cálice do fruto da vide, estão liberados? Ai, ai...e vamos que vamos. Depois não reclamemos do Macedão et caterva

    ResponderExcluir
  82. Olá Marcos Vinicius... Saudações Calvinistas!
    Não entendi a piada com a cerveja e o vinho?
    O fermentado da uva sempre esteve presente nos cerimonias, nas festas e na ceia do Senhor.
    O mal é o que sai e não o que entra. Proibir a cerveja e o vinho além de burrice bíblica é crueldade e pecado.
    Se Santos como Jesus, os apóstolos, Lutero e Calvino bebiam fermentados de uva quem sou eu para não beber?
    Se eu for benção pra minha geração como esses consumidores de vinho foram darei muito Glória a Deus!
    Vida longa a IPB!!! Vamos brindar com uma caneca de vinho?
    Ass: Marcão (Seminarista da IPB)
    PS; Agora a IPB deveria rever o uso de suco de uva na ceia e voltar a usar o vinho. Considero no mínimo constrangedor falar "esse vinho é o sangue da nova aliança" e dentro do cálice tem um suco de uva da dell valle ...
    A Ceia do Senhor deve ser com vinho e pão!

    ResponderExcluir
  83. Caro Maro Antônio:

    Se observar bem os textos que falam da celebração da ceia verá que não falam em VINHO e sim em "FRUTO DA VIDEIRA/VIDE". Logo, não há problemas em celebrar a ceia com suco de uva que é igualmente fruto da vide.

    ResponderExcluir
  84. Deviam também proibir que alguns "Irmãos" Falem da Vida Alheia ... Caluniem ... e quando emitirem algum Conceito ou Idéia á respeito de outros Irmãos .. tenham caso .. estejam errados ... a Dignidade e a vergonha de vir á público se retratarem ...

    ResponderExcluir
  85. O Deus dos presbiterianos é a "pregação da palavra de Deus"... a Bíblia...esse é o centro do culto presbiteraiano e do reformado.tanto quanto a eucaristia é o ponto central da missa católica!

    ResponderExcluir
  86. Realmente não é facil intender a igreja de Jesus principalmente quando olhamos uns para os outros e não conseguimos ver a igreja de Jesus.
    A IPB realmente tomou uma decisão importante com relação a marçonaria, acho taxativo outras decisões que tomaram, mas respeito a decisão.
    Sei que o meu papel aqui é olhar pra mim como igreja, como servo de Jesus que devemos ser e ver se há em mim alguma coisa a mudar. Pois apontar e falar do outro é facil.
    Precisamos pensar que os erros cometidos no passado não podem nos fazer apontar o dedo acusar uns para os outros, devemos lembra qual seria a atitude de Jesus numa situação como essa. Será que Ele expulsaria alguem da igreja, ou trabalharia a cura se seu coração e de sua alma?.
    A igreja precisa se preoupar com coisas importantes, em como levar o evangelho a povos não alcançado, em como saciar o faminto, acolher o necessitado.
    Vejo aqui muitas cristicas acusadoras como se só a IPB tivesse seeus erros e seus pecados. Será qeu temos orado pra que Deus mova a igreja pra um tempo que arrependimento e quebrantamento para que acontecessa uma mudança verdadeira no coração do povo de Deus.
    Ou será que é só na presbiteriana que ainda tem marçons, ou será que é só na presbiteriana do brasil que tem irmãos que adulteram, ou será que é só na IPB que os irmãos pecam?
    Quantos líderes, membros de igrejas inumeras desonram seus superiores mentindo a eles, vivendo um amor fingido?
    Quantos de nós nunca falou mal de algum irmão? será qeu isso não seria uma doença também no meio do povo de Deus?
    Qual será o sentimento de Jesus quando Ele nos vê aqui julgando uns aos outros? Será compaixão e misericórdia?
    Se Ele tem essa compaixão e essa misericórdia devemos agir assim com irmãos que Jesus tanto ama e que estão querendo acetar.
    Quem julga essa questão da marçonária na IPB deveria saber do que se foi feito, pois os que ainda são presbiteros e diaconos não devem se reeleitos. Se isso acontece seus lideres prestarão contas a Deus, que é o Dono da igreja e zela por ela.
    E devemos tomar cuidado pois quem define demais as coisas se torna legalista e farizeu.
    Orem por nós presbiterianos que estamos lutando pra andar segundo a Palavra de Deus, por que sem a Palavra de Deus não há mudança de vida.
    DTA a todos.

    C.N. Lopes

    ResponderExcluir
  87. Orgulho de ser presbiteriana! Obrigada Senhor por me poupara de tanta palhaçada e por ser de membro de uma comunidade zelosa.

    ResponderExcluir
  88. Já era tempo, eu fiquei mto triste final do ano quando passei em frente a uma IPB e a frente tava toda cheia de luzinhas piscando e em cima do altar uma grande árvore de natal, a igreja parecia uma danceteria de tanta luz piscando...

    ResponderExcluir
  89. É por isso que a graça do Senhor é multiforme. Se você gosta de dançar já sabe que a IPB não é o seu lugar. Concílio "Supremo"? Isso é brincadeira não é? Se você é da IPB e está satisfeito, parabéns e seja feliz! Se você não é mas não troca o Evangelho por outras coisas "gospi" e ainda assim não vê o Evangelho como um conjunto de dogmas e ritos engessados e pré-estabelecidos seja feliz em outro lugar, pois existe vida com Deus e fé fora da IPB também. Peraí, equilíbrio é essencial na vida cristã. Nem herege e nem fariseu também.

    ResponderExcluir
  90. A luz de Lucas 7:33 e 34 Jesus se identificava com os bebedores de vinho. Os que não bebiam se identificavam com Joao Batista. Este mesmo João Batista que disse que não era digno de desatar as sandálias de Jesus.Marcos 1:7

    ResponderExcluir
  91. Triste por ver a arte cristã sendo desmoralizada, saber que há pessoas impedidas de adorar a Deus com sem dom.
    Entendo que exista uma necessidade de aprovação, seja da dança como do teatro, para que exista um trabalho sério e correto no ministério de artes.
    Enquanto não houver essa regulamentação, não haverá um preparo descente aos líderes de arte e, consequentemente, continuaremos com toda essa avacalhação...

    ResponderExcluir
  92. Bem legal isso,nao aceita dança no culto nem apostolos,mas a maçonaria corre solta...oh povin incoerente..Por isso sai dessa denominaçao,,e a tendendicia eh a tal igreja posuda mais antida e de mais base doutrinaria(pq eh mais facil ensinar e convecer com doutrinas feitas por homens do q ensinar a biblia em si)vai deixar se ser a maior..Pena ou graças a Deus,no ceu nao vai ter separaçao de denominaçoes

    ResponderExcluir
  93. Apóstolos
    1- Quem eram eles? O termo "apóstolo" literalmente significa mensageiro, alguém enviado ou delegado. Ninguém podia ser um apóstolo pela própria vontade ou desejo, eles deveriam ser pessoalmente chamados pelo Senhor Jesus Cristo para este ofício. "E, quando já era dia, chamou os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos" (Lucas 6:13). Todos eram homens, não havia nenhuma mulher chamada para ser "apóstolo"
    De acordo com o Livro de Atos 1:21-22, para que alguém se tornasse um apóstolo, era necessário ter sido testemunha ocular durante todo o ministério público de Cristo incluindo depois da Sua ressurreição.
    Foi permitido a igreja primitiva nomear diáconos (Atos 6:5) e anciãos (Atos 14:23), mas eles não podiam nomear apóstolos. Tal prerrogativa veio diretamente e tão somente de Cristo. Mesmo em Atos 1, a decisão final daquele que ocuparia o lugar de Judas, foi deixada nas mãos do Senhor. "E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido" (Atos 1:24).
    No Novo Testamento, nós também encontramos a mesma palavra Grega para "apóstolo" sendo usada para designar homens cujas igrejas escolheram para transmitir informações ou ajuda duma igreja para outra (II Coríntios 8:23; Filipenses 2:25; Atos 14:14; Apocalipse 2:2) Estes, portanto, não devem ser confundidos com os doze escolhidos pessoalmente por Cristo como Seus apóstolos.
    O apóstolo Paulo desfrutou de um chamado único ou exclusivo. Embora ele não tivesse acompanhado Cristo durante Seu ministério público, ele viu Cristo ressuscitado e foi especialmente designado por Ele, como vemos em Gálatas 1:1, "Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)" Novamente Paulo explica; "e por derradeiro me apareceu também a mim, como a um abortivo" (I Coríntios 15:8.) Cristo chamou a Paulo mesmo depois da época da chamada dos apóstolos ter passado. Observe que Paulo foi o último de todos os apóstolos na terra a ver o Senhor Jesus de maneira visível, como uma testemunha de Sua ressurreição. Ninguém tem visto Cristo desta maneira desde então. Por isso, Pedro podia presumir que nenhum de seus leitores tinha visto o Senhor: "Ao qual, não o havendo visto amais, no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso" (I Pedro 1:8)
    Ninguém, hoje em dia, que se advoga ser um apóstolo, preenche estas qualificações bíblicas. Da mesma forma, não temos nenhum dos apóstolos presentes para poder confirmar este chamado, como podemos ver quando Paulo foi recebido e reconhecido pelos mesmos (Gálatas 2:9). Vemos na igreja de Corinto, que um irmão com o dom de profecia, não falava e não era aceito sem que outros com o mesmo dom julgassem se o que foi dito vinha realmente da parte de Deus, sendo assim, como podem então estes que hoje dizem ser apóstolos serem julgados, sendo que não há mais apóstolos em nosso meio (I Coríntios 14:29.)

    ResponderExcluir
  94. 2- A Função deles. De acordo com Efésios 2:20, os apóstolos tiveram papel importante no desenvolvimento da Igreja Neo-Testamentária, que foi edificada "sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina." O papel deles incluiu pelo menos três funções. Primeira: A de serem testemunhas contundentes da ressurreição de Cristo, pois todos puderam vê-lo em Seu corpo ressuscitado. Segunda: A de receberem a revelação do mistério da Nova aliança, ou época da igreja, que seria composta tanto de judeus como de gentios (Efésios 3:1-10.). Os apóstolos foram os primeiros a entenderem esta verdade e a ensinaram para outros. Terceira: Eles foram inspirados a escrever a infalível Palavra de Deus ou Santas Escrituras, que as gerações posteriores poderiam ler. Todo o Novo Testamento foi escrito por um apóstolo ou por alguém diretamente ligado a um deles. Pouco antes de sua morte, o ultimo dos apóstolos que ainda sobrevivia, nos relata que este aspecto do trabalho deles foi completado de uma vez por todas (Apocalipse 22:18-19). Desde então, não temos mais nenhuma revelação que seja inspirada e genuína.
    3- Sua Duração. O ofício de apóstolo foi temporário, pois seu trabalho estava limitado ao período de estruturação da igreja. O fundamento se faz necessário somente uma vez, e dali em diante, nós construímos sobre ele, pois não colocamos repetida e interminavelmente um fundamento. Não há lugar para apóstolos em nossos dias, pois o fundamento já foi há muito tempo completado. O cristianismo bíblico tem sido edificado sobre este fundamento por mais de 2000 anos. É uma coisa totalmente vergonhosa e arrogante, alguém ousar se colocar a si mesmo em pé de igualdade com Pedro ou Paulo e assumir o título de apóstolo hoje.

    ResponderExcluir
  95. caramaba quase não chego ao fim dos comentarios e de inicio quero dizer não sou da ipb sou da ad e concordo totalmente com a ipb essa corja de hereges tem mudado a espiritualidade verdadeira para sinplismente emocionalismo humano parece que a palavra de deus perdeu seu poder de atrair os eleitos e então para eles é necessarios eles darem uma força para deus colocando um grupo de dança. conheço muitas jovens dessas igrejas que de biblia não sabem nada mais de dança muito e aprenderam na igreja que lastima. e seitas a muitas outra que não foram concideradas por eles mas eu já considero assim como já considerava a igreja universal do reino do bispo, internacional, mundial e familia não é para mim nem uma surpresa

    ResponderExcluir
  96. Me agradou isso,moro perto de uma Igreja Presbiteriana do Brasil e já pensei em frequentar ela.
    Mas uma coisa que deveriam rever é a permissão das bebidas acoólicas,tenho um amigo que é diácono e o cara mande ver de vez em quando,e segundo ele se for moderado não tem problema pois até alguns pastores e presbíteros bebem.
    Será que não deveriam se preocupar com isso?

    ResponderExcluir
  97. Meu mano Heitor Alves...
    Engano seu achar que a erronea decisao do SC quanto a filiação à Maçonaria prevalece nas igrejas (Conselhos) das igrejas presbiterianas...
    Muitos criticam sem base... sem conhecimento...

    Que assim nos ajude o Grande Arquiteto do Universo.
    Nele somente, W.

    ResponderExcluir
  98. FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA.
    Quanto mais procuro, tenho certeza que escolhi o melhor possível! Diante as minhas possibilidades.
    Não estou, a muito tempo IPB, más estou bem satisfeita, quanto suas posições e doutrinas, tudo muito claro. A adaptação quanto a liturgia e doutrinas tem sido bem fácil e agradável, pois antes procurei saber tudo que estava disponível sobre a denominação e sua historia,
    Dani Lima

    ResponderExcluir
  99. Bom mesmo seria, se voltassemos àquela igreja primiiva dos primeiros cristãos, Paulo, Pedro, os apóstolos, onde havia um grande temor e a palavra de Deus era ensinada e vivida na íntegra. O avivamento Espiriual era forte. |Os verdadeiros cristãos estavam lá. Precisamos orar muito, jejuar e clamar para Deus derramar este temor e avivamento Espiritual.Estamos sedentos dele. O avivamento que salva, que gloriica a Cristo nosso Deus, Senhor, Salvador E Rei.

    ResponderExcluir
  100. Bom mesmo seria se todos aqui cumprissem com o que diz a Palavra e parassem de julgar o seus irmão como está escrito em Romanos 14...

    ResponderExcluir
  101. Certinho! Qualquer coisa parecida com retete, profetadas, unções imbecis, danças mundanas, confusão e prosperidade devem passa longe da casa do Senhor!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item