Do Tal Ungido do Senhor – Mas de qual senhor?
https://genizah-virtual.blogspot.com/2010/12/do-tal-ungido-do-senhor-mas-de-qual.html
Carla Cristina Luna Accioly
Hermenêutica.
Palavra grega que significa:
hermenêutica
her.me.nêu.ti.ca
sf (gr hermeneutiké) ^
her.me.nêu.ti.ca
sf (gr hermeneutiké) ^
1 Arte de interpretar o sentido das palavras, das leis, dos textos etc.
2 Interpretação dos textos sagrados e dos que têm valor histórico.
Jesus.
Jesus, a Palavra Encarnada.
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. [...] Todas as coisas foram feitas através dele e sem Ele nada do que existe teria sido feito.”
- João 1: 1-3, King James
Sendo Jesus, então, A Palavra, e sendo Ele a Pessoa única e necessária para dar significado a Tudo o que existe, n’Ele próprio, somente, encontramos o caminho para a compreensão de toda a Escritura, a chave “hermenêutica” viva.
Tudo o que Ele falou, fez e ensinou deveria ser, para aqueles que n’Ele crêem, a luz para o entendimento de TODA a Escritura, uma vez que “...sem Ele nada do que existe teria sido feito.”
Mas, não é assim que acontece nos ambientes religiosos, na maioria das vezes.
Na religião, Jesus é examinado pelo filtro da Teologia e a Escritura é examinada usando-se ela por ela mesma.
Contudo, Jesus é a chave hermenêutica para a compreensão de toda a Escritura, e de tudo o que existe, existiu ou existirá.
Ponto
Jesus nasceu na plenitude dos tempos e inaugurou um novo tempo.
Jesus é a Nova Aliança, e o que Ele [que com 12 anos estava no templo “...sentado na companhia dos mestres, ouvindo-os e propondo-lhes questões...” e deixando-os “...maravilhados com a sua capacidade intelectual e com a maneira como comunicava suas conclusões...”] validou da Escritura [pelo modo como agiu e ensinou!], validado está, contudo o que n’Ele se fez inútil e obsoleto, inútil e obsoleto está, necessariamente, e não serve mais.
Até sobre os mandamentos:
“Asseverou-lhe Jesus:
‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência.’
Este é o primeiro e maior dos mandamentos.
O segundo, semelhante a este, é:
‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas’.”
- Mateus 22: 37-40
Percebamos a desconstrução de toda uma ordem posta naquela superestrutura religiosa, por meio de uma única sentença proferida de modo muito simples pelo Mestre, pelo próprio Deus.
Hoje em dia, vemos o mundo evangélico imerso num caos.
Fetiches, feitiços, feitiçarias gospel, copos de água sobre a TV, sal grosso sobre a calçada defronte o Templo Maior, sessões de descarrego, bíblias de vitória financeira, dízimos como moeda de barganha, culto à história, à prensa de Guttemberg, reverência ao livro-bíblia, à denominação dita histórica, ao mobiliário da época dos puritanos, aos grandes concílios, enfim.
Neste mundo evangélico adoecido de uma doença que para mim não há como ser curada, muitos, muitos se dizem mestres, profetas, obreiros, apóstolos, líderes sobre outros.
Muitos são afirmados por muitos e afirmam-se, ainda, como sendo “ungidos-do-Senhor”, à semelhança de alguns personagens bíblicos do antigo testamento, que viviam os tempos do que era somente sombra das coisas que haviam de vir, segundo o escritor de Hebreus.
Por meio deste ‘surto’ de ‘ungido-do-Senhor’ por parte de líderes religiosos, barbaridades acontecem no mundo evangélico.
Percebo dois lados de uma mesma doença: aqueles que assim se entendem como “ungidos-do-Senhor”, e aqueles que fazem para si seus totens “ungidos-do-Senhor” para serem reverenciados.
Os tais “ungidos-do-Senhor” sabem fazer a sua pajelança muito bem e enredar a muitos, ao mesmo tempo em que, em meio a todo esse misticismo, muitos reverenciam seu próprio ídolo em troca de uma espécie de cobertura espiritual, que terá aquele que reverenciar o líder religioso como tal.
Doença.
Feitiçaria-evangélica.
Pajelança-gospel.
Formam-se, então, os currais espirituais sob jurisdição de um pajé-evangélico, que promete sua proteção espiritual sobre os que estiverem debaixo do seu tacão.
Em Mateus, capítulo 23, temos um ensino de Jesus para seus discípulos que, caso fosse observado, faria vir abaixo a ascendência psicológica e espiritual que esses embustes “ungidos-do-Senhor” têm sobre muitos, e traria mais saúde espiritual para aqueles que acreditam necessitar de um outro mediador entre eles e Deus que não seja, apenas, Jesus.
“Vós, todavia, não sereis tratados de ‘Rabis’; pois, um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
E a ninguém na terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, O Cristo.
Porém, o maior entre vós seja vosso servo.”
- Mateus 23: 8-11
Palavra muito simples d’Aquele que é A Palavra que gera a Vida e que é O Caminho e A Verdade.
Neste ensino, Jesus esgota o assunto acerca destes males que assolam estes dias maus.
Muitos, porém, preferem abraçar um espinheiro, e não, a Oliveira.
Muitos não atentam para o ensino do Único Ungido do Senhor.
Muitos têm sua suposta proteção espiritual, concedida pelo pajé-ungido-do-Senhor, como sendo “minha porção” nesta vida.
Isso tudo, eu vi.
Carla Cristina Luna Accioly é uma das meninas do Reino e colaboradora do Genizah
PARABÉNS!
ResponderExcluirUm dos melhores textos que eu li até agora nesse site!
Jesus é maior do que a Bíblia e as Escrituras e não o contrário. As escrituras servem à Jesus e não Jesus serve as Escrituras.
Ser "bereiano" é entender isso!! E não virar doutor em teologia ou em qualquer outra coisa que não tenha Jesus como chave hermêneutica. Aqui acaba o "orgulho" dos teólogos. Jesus é a Palavra, o Verbo "completo" de Deus. Fora disso toda "teologia" é perda de tempo e especulação intelectual. Calvinismo, Luteranismo, Pentecostalismo, Reformados, Conservados, Fundamentados, Bereanos e outros bichos mais desaparecem quando Jesus se torna as "chaves" não só das Escrituras mas da própria vida.
Eu encontro Jesus nas Escrituras mas depois disso as Escrituras só fazem sentido quando Jesus é o meu "óculos" de interpretação delas!
"E começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a SEU RESPEITO constava em TODAS as Escrituras . LUCAS 24:27"
Jesus aponta no Evang. de João, no mínimo 7 testemunhas que testificam dele aqui na terra e as Escrituras é apenas UMA delas"
Mais uma vez...parabens!
Reinaldo de ALmeida
É como já falamos outras vezes: na igreja católica tem somente um Papa. Já na Evangélica, tem milhares...
ResponderExcluirÓtimo texto... Parabéns!!!!
ResponderExcluirGenizah
ResponderExcluir"Jesus como chave hermenêutica das escrituras" - O maior expoente desse tema dos últimos 30 anos é o Rev. Caio Fábio - só agora alguns estão dando conta dessa verdade inexorável.
Antes tarde do que nunca.
Mauro Silva
com a permissão dele é claro, faço das palavras do Reinaldo de Almeida as minhas .. com esse maravilhoso texto, claro que só podia ser das Meninas do Reino hehe, e o comentário dele fechou o ciclo .. sigamos alegres e livres! só não vai quem não quer
ResponderExcluirum abraço
@DanielBrianese
Boa noite especial Carla.
ResponderExcluirEntendi todo seu comentário e como disseram, eu também afirmo que foi um dos melhores que já li, porém, me ajude a entender as passagens de Mateus 23.8-11 a luz de Hebreus 13.17, pois muitas pessoas se baseiam neste texto para exercer autoridade ou mesmo poder.
Foi uma satisfação muito grande argumentar, continue sempre abrindo os olhos do povo de DEUS.
Paz.
Breno Mac Ryan
Paz e Graça! O que mais me intristece é que tem muitos pastores deixando o Verdadeiro Evangelho, e buscando este outro evangelho! Temos que procurar um meio de agradar o povo, que está fugindo da Verdade! Quando se prega a Palavra que vai falar contra o pecado, egoísmo etc.. É mais barato pagar em R$ do que mudar e renunciar o pecado!
ResponderExcluirUma resposta ao BRENO-MAC:
ResponderExcluirNa carta aos Hebreus, o escritor se refere aos líderes que já haviam partido para o Senhor, visto que esta carta foi escrita quando quase todos os apóstolos que andaram com o Senhor Jesus já haviam sidos martirizados.
E por que foram martirizados? Por causa da palavra de Deus que pregaram.
E que Palavra era esta?
A Palavra da Graça em Jesus, visto que, a carta aos hebreus exorta seus leitores a não voltarem às práticas religiosas do Velho Testamento.
Segundo o escritor aos Hebreus, este retorno às práticas de ritos judaicos seria um "cair da fé", um abandono da Graça manifestada pelo Senhor Jesus. Foi por causa dessa fidelidade a Palavra de Deus que pregaram é que estes "guias" foram mortos.
Observe que logo depois ele lhes escreve: "não vos deixeis envolver por doutrinas várias..." veja que ele diz que "o que vale é o coraçaõ estar confirmado na Graça..."
E terminantemente afirma que quem come do Altar da religião não tem direito a comer da mesa da Graça. É uma advertência séria!
E finalmente ele diz: " obedecei aos vossos guias (pastores) e sede submissos para com eles, como quem hão de prestar contas..."
E finalmente ele diz: " obedecei aos vossos guias (pastores) e sede submissos para com eles, como quem hão de prestar contas..."
Os guias que estavam vivos e permaneciam na pureza do evangelho da Graça e que estavam sendo perseguidos pela religião judaica, mas apesar disso permaneciam fiéis, deveriam ser obedecidos e nesse caso, esse "guia" é alguem que não deixa voce se desviar do Evangelho da Graça e cair nas "malhas" do sistema religioso. Para que serve uma "guia"?
Este texto não nos incentiva à uma dependência psico-espiritual-emocional de nenhum guia humano, e tambem o escritor diz "como quem hão de dar contas ". Veja bem: COMO QUEM...Isso não quer dizer que "eles" vão dar contas, mas que devem cuidar das pessoas "Como quem" hão de dar contas, pois Biblia diz que CADA UM dará contas de si mesmo à Deus! (Romanos 14:12)
Só que a "igreja a evangélica" atual tem ensinado a transferir toda essa obrigação ao "pastor". Coitados!!
A posição pastoral naqueles dias tinha muito mais haver com o exemplo de fidelidade ao evangelho, o trato com o próximo, a capacidade de perdão, a sabedoria em ensinar o Caminho, do que com esta "postura oficializada do pastor" de hoje. A Posição pastoral naqueles dias dependia da espiritualidade da pessoa e não algo forçosamente a ser seguido!
Reinaldo de Almeida
Longa vida ao Caio Fábio que continua fazendo escola (graças a Deus). Que Deus abençoe a Carla Accioly por captar e transmitir de forma tão simples e clara.
ResponderExcluirPaz e bem!
Carlos Alberto-Pr.
"Boa noite especial Carla.
ResponderExcluirEntendi todo seu comentário e como disseram, eu também afirmo que foi um dos melhores que já li, porém, me ajude a entender as passagens de Mateus 23.8-11 a luz de Hebreus 13.17, pois muitas pessoas se baseiam neste texto para exercer autoridade ou mesmo poder.
Foi uma satisfação muito grande argumentar, continue sempre abrindo os olhos do povo de DEUS.
Paz.
Breno Mac Ryan"
---
Querido Breno,
paz!
Penso que temos que entender Hebreus 13:17 à luz de Mateus 23.8-11, e não o contrário.
Jesus nos diz:
"Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, O Cristo.
Porém, o maior entre vós seja vosso servo."
Então, esse "líder" a quem Jesus se refere não é o "líder" de Hebreus 13: 17, assim compreendo.
O "líder" de Mateus 23:8-11 é aquele que não age conforme "...e vós todos sois irmãos."
Há o Corpo de Cristo, a Igreja, e nela manifestados, pela multiforme graça de Deus, os dons concedidos pelo Espírito de Deus aos seus filhos.
Assim, há aqueles que são realmente dotados para --->SERVIR<--- ao Corpo de Cristo com o dom de liderar [não nos moldes do que vemos hoje em dia em instituições religiosas, mas no espírito do que disse Jesus: 'Porém, o maior entre vós seja vosso servo.']
Há uma infinidade de dons que são igualmente importantes, conquanto mais discretos e não apareçam, conforme Paulo [I Corintios 12:12 em diante.]
Assim, no espírito do que está dito no ensino de Jesus em Mateus 23:8-11:
"Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles CUIDAM de vocês..."
- Hebreus 13:17
--
Eu, falo por mim, Carla, reconheço em poucos irmãos esse dom.
Submeto-me a quem reconheço que SERVE ao Corpo com esse dom, o dom de ser um líder; não um líder religioso, mas alguém apto por Deus com discernimento, consciência no Evangelho, que possui senso do que é próprio para exercer seu dom "...visando ao bem comum." [I Corintios 12:7], que tem coração misericordioso, e, assim, conduz almas aflitas à paz e não à neurose.
A esse líder espiritual eu me submeto. E o faço com a alegria de saber que assim o Pai o constituíu, como um líder, para que com o exercício de seu dom, o BEM conforme o Evangelho seja promovido em meio à uma comunidade de discípulos de Jesus.
Abraço,
Carla Accioly.
Efésios 4:11 RESUME TUDO QUE ESTÁ ESCRITO ACIMA NÓS COMENTÁRIOS...
ResponderExcluirELE MESMO CONCEDEU... QUEM CONCEDEU FOI DEUS - SEM ELE NADA PODEMOS FAZER... E PONTO.
COM VISTAS AO APERFEIÇOAMENTO... PARA QUE SE ALCANCE A PERFEIÇÃO...
PARA DESEMPENHO DA BOA OBRA DE DEUS... ELE SIM É SOBERANO, TODOS NÓS SEJA QUAL FOR O TITULO APOSTOLO, PROFETA, EVANGELISTA, PASTORES E MESTRES SOMOS CHAMADOS PARA SERVOS... OU ALGUEM TEM DUVIDAS...
Eu acredito Carla que nós devemos observar a postura de nosso pastor por ex: se ele apascenta o seu rebanho, se ele alimenta o rebanho, visita os fracos ,liberta os oprimidos,não encherga o rebanho como fonte de lucro...o que vemos hoje é um bando de vaidosos fazendo do evangelho trampulim para a politica; eles falam uma coisa no pulpito e fazem outra , e assim vai...adoram o dinheiro acham que ser pastor é ser digno de honrarias mundanas ...
ResponderExcluire ai eles falam não falem mal de mim pois sou ungido , sou profeta ,sou intocavél ...sou semi deus rsrsrsr .Meu amor ore e Deus vai te esclarecer , com certeza ,Eu tenho saudades daqueles homens antigos que não serviam a Deus por dinheiro...muitos que eu conheci morreram pobres sem um convenio médico , mais cumpriram seus ministérios; preste atenção no seu pastor pois havemos de julgar anjos... há eu esqueci eles não podem ser julgados !!!!!
Meu Deus... acho que todas as posições que os atuais apologetas defendem acerca das "novas hierarquias espirituais" estão bem defendidas neste artigo e nestas muito bem escolhidas linhas do Evangelho de Nosso Único SENHOR Jesus Cristo.
ResponderExcluirFelicitações por este artigo.
Jair Barreto, atual "desigrejado", mas esperançoso da hora de ser chamado por Jesus para ser "ajuntado a "outro aprisco"...
As vezes penso... Será que vocês são normais? Se o que dizem é a verdade, os comentários sobre os assuntos que vocês mesmos criam, sobre pessoas. pastores a por ai vai... sei lá, acho que no final certos assuntos só trazem confusões.
ResponderExcluir