681818171876702
Loading...

Sábado do Senhor ou Domingo?

PERGUNTE AO PASTOR:

Tenho muita dúvida sobre o "Sábado do Senhor", me explique !

A questão está relacionada a três dúvidas básicas:

1. Devemos guardar literalmente o sábado, ou o domingo veio para substituí-lo, como o dia de descanso?

2. O que fazer no dia de descanso?

3. A guarda do dia do senhor é mandamento da nova aliança ou foi revogada com a cruz?



Primeira resposta: Desde os primórdios da história do cristianismo, cristãos têm guardado o domingo no lugar do sábado. Homens e mulheres das mais diferentes tradições de espiritualidade (não todas), foram levados à compreensão de que o Novo Testamento ensina a troca do sábado pelo domingo, em razão do fato de o sábado representar o dia de descanso da antiga criação, e o domingo, o dia de descanso da nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo, ocorrida no domingo.

Segunda resposta: O domingo cristão não deve ser confundido com o sábado farisaico. Não é dia a ser aguardado com angústia, por representar a cessação temporária da vida e o confinamento no templo. É dia de celebração, culto, refrigério, comunhão com os irmãos, renovação das energias espirituais. Separar um dia em sete para uma dedicação mais profunda à comunhão com Deus é bíblico e sábio.

Terceira resposta: A separação de um dia em sete para o culto exclusivo a Deus, consta no decálogo (dez mandamentos entregues a Moisés). Portanto, não é lei cerimonial (relativa ao culto na antiga aliança), mas moral (relativa ao culto tanto da antiga quanto da nova aliança).

Creio que seria de grande ajuda, para o avivamento das igrejas brasileiras, se usássemos o domingo melhor. Crendo que mais vale usá-lo para servir ao próximo, ir à igreja, ler bons livros, do que gastá-lo com lazer, estádio de futebol e cinema.

Não estou querendo lançar culpa sobre o coração de nenhum irmão na fé. Nem quero condenar quem dá um mergulho na praia no domingo ou assiste a um bom filme, quem sabe, por julgar que haverá de se aproximar de Deus através tanto do contato com a natureza, quanto do contato com um bom filme. Amo os momentos de lazer, gosto de futebol e frequento cinema. A questão está em sondarmos o nosso coração para sabermos que tipo de programação de domingo será mais útil para a promoção da nossa felicidade, santificação, preparo para a segunda-feira e intimidade com Deus.



Rev. Antônio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra
e presidente do Rio de Paz. Divulgação Genizah
Resposta dos hereges 1807949320762362567

Postar um comentário

  1. Prezado irmão Danilo,
    seria bom recomendar o livro "Por Que Tarda o Avivamento?" Ele contém um farto material que poderia ajudar na perspectiva de como utilizar o domingo.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  2. maldito farizaismo!!!
    é facil falar que o "melhor" a fazer é ficar entroxado dentro de uma igreja(4 paredes)aos domingos, quando não se tem que bater cartão de segunda a sabado em uma empresa !!! pois o camarada já aproveitou seu laser os outros dias, digo isso pois sei da modo de vida de muitos pastores aqui da cidade e assim facil , facil!!!
    dia do Senhor, todos os dias são do Senhor, mas que mania besta de querer se "santificar" hoje pro meu amanhã ser melhor!!! lembra de como era feita a colheita do maná no deserto, a cada dia tinha que se colher uma nova porção, o de ontem não serveria para hoje , assim é a nossa vida diante de Deus , a cada dia temos que estarmos "santos" diante Dele (isso é se souberem o verdadeiro significado de ser santo).
    e se realmente tivessemos que quardar algum dia esse dia seria no minimo o sabado mesmo.
    Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
    e pelo que me consta Ele tinha dado ordem de parar no sabado, aí vem os camaradas e querem fazer valer outro dia , sendo que nem o proprio sabado Deus quis mais fazer valer esse "descanso" deixando a entende que deveriamos estar prontos a qualquer momento para estarmos em sua presença. procurando fazer a Sua vontade.
    mateus 25: 34 ao 46

    ResponderExcluir
  3. Nem sábado, nem domingo. Todos os dias devem ser dedicados ao Senhor. O domingo não é mais santo que o sábado e o sábado não é mais santo do que sexta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resposta!

    Acesse o meu blog também e coloque o link na página: www.jailtondepaiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O importante é separar um dia para descançar. Se vai ser o sábado, domingo ou qualquer outro dia da semana, creio que pouco importa para o Senhor.

    ResponderExcluir
  6. cês tão loucos?
    sexta-feira é dia de macumba, é dia do mau!
    pode ver, tem um monte de igreja fazendo oração forte na sexta-feira contra os capeta!
    rs... eu si divirto.

    ResponderExcluir
  7. Só pra constar... sábado, no texto bíblico "original", até onde eu saiba significa descanso... e não necessariamente um dia específico da semana. Portanto, o que a Bíblia nos ensina é que devemos trabalhar 6 dias mas descansar no 1 dia. Seja ele segunda, terça, quarta.... enfim. As igrejas consagraram o domingo por uma questão de tradição e costume. Mas sábado bíblico nada tem a ver com o sábado da semana. Lembrem-se que na bíblia há uma passagem em que deus transformou um ano inteiro em um sábado do senhor... ou seja, um ano inteiro de descanso.

    ResponderExcluir
  8. Eu pensei que os 10 Mandamentos fosse uma lei para a humanidade.
    Acho muito estranho seguir alguns pontos e anular outros. Uma lei deve ser cumprida em sua totalidade e não apenas em algumas partes.
    Afinal a quem devemos obecer a Deus ou ao edito Constantino o Imperador? Pensei que Cristo veio confirmar e não anular. Enfim esse papo de lei Mosaica não se encaixaria tambem ao dízimo que convinientemente esta sendo comprido até hoje?
    Estranho anularmos o sabado, sei que todos os dias são santos más foi no sabado que o Eterno Dencansou e o SANTIFICOU.
    Deus não seria o mesmo ontem hoje e eternamente.
    Historicamente Cristo ressucitou no Domingo?
    Ou será isso tambem mais uma pérola de Constantino?
    ....O CONCÍLIO DE LAODICÉIA(364d.C)... essa deveria ser a biblia para alguns...

    "Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus"

    Espero que sobre alguma coisa prá ele!!!

    Já que em sua escrituras ele diz:


    Não divido minha glória com minguem.

    ResponderExcluir
  9. Vejo uma enorme similaridade com o texto de Mateus 9:14-19. Sobre a diferença entre morte x vida; luto e festa de casamento; cinzas e alegria; profunda tristeza e grande festa e regozijo; Não se põe remendo novo em vestido velho, nem vinho novo em odres velhos;

    ResponderExcluir
  10. Romanos 14.5 - "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente."

    Pra mim todos os dias são iguais e santos. Não vale a pena ir ao templo no domingo se for com má vontade, se for apenas para “bater o cartão”, se for pra ficar pensando na praia que perdeu o no jogo de futebol. Vai ou fica. Se formos para o templo no domingo, que seja com alegria, que seja de corpo e alma.
    Outra coisa: Não adianta ter o domingo como sagrado e, nos outros dias, viver como se Deus não existisse.

    Pensem nisso.

    Marcos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Não há o que questionar,todos os dias pertence ao Senhor!

    ResponderExcluir
  12. O sábado (sétimo dia) foi instituído pelo próprio Deus na criação (Gn. 2:2 e 3).

    Foi confirmado logo após o saída o povo de Israel do Egito, através dos 10 mandamentos que foram escritos pelo próprio dedo de Deus (Ex. 31:18).

    O sábado é considerado um sinal entre Deus e seu povo (Ez. 20:20).

    Jesus disse que Ele é Senhor do sábado e que foi estabelecido por causa do homem (Mc. 2:27 e 28).

    Jesus guardava o sábado, pois era seu costume (Lc. 4:16).

    O livro de Tiago diz que não adianta guardar só nove mandamentos, tem que guardar todos os 10, inclusive o sábado (Tg. 1:10), já que a Lei de Deus é eterna e não passará (Mt. 5:17-19).

    Além do que uma das características do povo de Deus nos últimos dias deste mundo antes da volta de Jesus, seria a observância de todos os mandamentos, inclusive o sábado (Ap. 14:12).

    Se você ama a Deus deve guardar todos os mandamentos (1 Jo. 2:4).

    "Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera." Hb. 4:4

    "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência." Hb. 4:9-11

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resposta Fábio Santos! Quem somos nós para querer mudar o que o próprio Deus escreveu(escreveu com o seu dedo)... alguns dizem:"Todos os dias são santos"... porém enganados estão pois Deus santificou um só! Concordo que devemos ser fiéis não só no sábado, mas em todos os dias, porém o próprio Deus mandou que descansassemos no sábado e que o guardássemos, portanto ele é dia santo e não foi abolido de forma alguma. Em nenhum momento a bíblia aponta o domigo como dia santo, jamais!! Quem trocou o sábado pelo domingo foi a própria igreja católica, e muita gente "guarda o domingo" e não sabe que na verdade está cumprindo uma ordenÂncia da igreja Católica.
    Portanto não são todos os dias que são santos o SÁBADO É SANTO, e isso não é coisa de judeu é coisa do próprio Deus que escreveu com o seu dedo. A lei moral(10 mandamentos) não mudou com a morte de Cristo e sim as leis cerimoniais, isso sim foi abolido na cruz, pois agora não mais precisamos matar um cordeirinho, o próprio Jesus é o cordeiro de Deus! Sendo assim dizer que o sábado foi abolido é dizer também que podemos matar, adúlterar, roubar, dar falso testemunho, adorar outros deuses, usar o nome do Senhor em vão... enfim "O HOMEM NÃO FOI FEITO POR CAUSA DO SÁBADO, MAS SIM O SÀBADO POR CAUSA DO HOMEM(se o sábado foi feito por causa do homem ele é importante p nós e p Deus que o criou)! Deus é o Senhor do sábado, amém.

    ResponderExcluir
  14. não sou adventista mais acredito que o dia do senhor é o sabado , mas faço ressalva o que é pior ,trabalhar no sabado ou passar a pernas nos outros como fazem "alguns " não todos adventistas

    ResponderExcluir
  15. Anônimo,

    o melhor é vc seguir a Palavra de Deus que orienta a guarda do sábado (Ex. 20:8) e não seguir o exemplo dos maus adventistas (visto que mau exemplo tem em todo lugar), o seu maior e único Exemplo deve ser Jesus Cristo, que também guardava o sábado (Lc. 4:16).

    ResponderExcluir
  16. Muito boa reflexão, mas na minha opinião poderia melhorar se respondesse à questão: O cristão está sujeito à alguma lei? Parece óbvia a resposta, mas é tão complexa quanto a guarda de qualquer dia da semana ou do ano! Creio que não estejamos sujeitos a nenhuma lei do velho testamento, e da mesma forma não estamos sujeitos à chamada "Lei de crente", e esta é a pior porque não é nem sequer bíblica, é a lei dos costumes e da tradição protestante, principalmente pentecostal! Resumidamente o cristão não está sujeito por Deus a nenhuma lei, a não ser a Lei do Amor, se é que podemos chamar de Lei, pois parece que não é algo imposto e sim natural daquele que possui o Espírito Santo, o Espírito do Amor que é Deus, e por este Amor se sujeita voluntariamente às autoridades humanas constituídas por Deus para a justiça aqui na terra. Contudo, se temos o privilégio de folgar um dia na semana somos livres para aproveitar esta bênção para nossa alegria e daqueles a quem amamos, principalmente do nosso Senhor e dos domésticos da fé!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item