681818171876702
Loading...

Alexandre




Bráulia Ribeiro

Conhecíamos Alexandre há mais de cinco anos. Chegou com 20 e poucos, com o cérebro já detonado pelo crack. Durante o curso de discipulado foi alcançando coerência, e, ao fim de seis meses, voltou à sua casa para fazer vestibular, ciente do que queria: ser piloto missionário. Terminou o ensino médio, inspirou o pai a estudar e fizeram vestibular juntos. O pai passou em direito -- Alexandre, ainda tratando de ser lúcido, não.

Vieram outras crises; a razão saía por uma fresta da janela, ficava uma algaravia religiosa indecifrável. Nas crises, ele nos visitava para longas conversas. Nunca foi mau o rapaz. Eu sempre lhe sabia gentil, apesar das incoerências. Meu marido tinha ouvidos para lhe decifrar as angústias no meio da verborragia. Aconselhava, ouvia.

Nos últimos meses, Alexandre começou a observar minha filha que se tornava menina moça e a notar-lhe a beleza florescendo. Ligava às três da manhã falando da menina que vira no balanço, de suas amiguinhas, do toque puro que lhe deu na perna, de como Deus ama os anjos. Meu instinto de mãe se põe de guarda. Aviso às coleguinhas e, quando Alexandre vem, eu o acompanho ao redor da floresta que circunda a comunidade.

Na terça-feira a bicicleta com adesivo Yokohama para na minha porta. Nesse dia Reinaldo está com pressa. Explica pro Alexandre:

-- Tô de saída. Tenho reunião com pastores na cidade.

O rapaz insiste, mais transtornado que nunca na esperança absurda que tem em Reinaldo.

-- Você é meu pai, meu pastor, eu preciso de você.

Reinaldo começa a se irritar. Explica que não dá. Alexandre implora.

-- Deixa eu voltar pra viver aqui com vocês.

-- Como? Você se droga, anda por aqui observando nossas crianças e me liga de madrugada falando nelas. Como posso confiar pra te deixar morar aqui?

-- Não vou fazer nada com elas, só quero ser como elas, nascer de novo numa família de Deus, Reinaldo. Eu quero ser de Deus e não sei como, será que elas me ajudam?

-- Hoje não posso. Tô atrasado demais. Olha, já fizemos tudo o que podíamos por você. Agora acabou.

-- Como acabou? Não acaba não, olha.

E mostrou um rolo de papel higiênico que tinha nas mãos.

Reinaldo se irritou com aquele rolo -- me contou depois --, mesmo assim segurou a ponta enquanto o menino desenrolava lentamente tirando de dentro uma Bíblia pequena amarfanhada, pra ler o Salmo 136.

-- Olha o que a Bíblia fala: “Rendei graças ao Senhor, porque seu amor dura para sempre”.

E assim foi lendo parado no sol quente ao lado do carro o Salmo todo enquanto Reinaldo tentava lhe dizer que estava atrasado, que era pastor, que conhecia a Bíblia, que voltasse depois ou nem isto.

Foi-se o pastor pra reunião e o garoto em desespero para a estrada quente de bicicleta. Reinaldo disse que ainda o viu quando voltava, pedalando, percebendo o carro, mas nem o parou de novo como seria seu costume. Virou o rosto como se dissesse: “Olhe, você, meu pastor, falhou, me trocou por uma reunião, não me ouviu, deixou que seu amor acabasse, sendo que o amor de Deus nunca acaba”.

Acabou também naquela tarde a história de Alexandre e sua busca por Deus. Na manhã seguinte sua irmã nos ligou, chamando para o velório. O rapaz se matou na tarde anterior nas rodas de uma carreta de carga depois de duas outras tentativas. Choramos eu e Reinaldo muitas lágrimas de angústia, desespero e culpa, e ainda choro enquanto escrevo isto. Por nós, e por todos os Alexandres da vida que encontram na rua os levitas e não os samaritanos.






Bráulia Ribeiro colaborara para o Genizah
Texto originalmente publicado na Revista Ultimato




Testemunhos 7223011452978396069

Postar um comentário

  1. Sabe quando você engole seco? pois é, logo de manhã levar um tapa na cara desses...

    É orar à Deus para que eu seja Samaritano nessas horas!

    ResponderExcluir
  2. achei maravilhoso o texto e "surrupiei" pro meu blog rssrsrsrssss, mas deixei os creditos contigo....

    ResponderExcluir
  3. Fui professor de Escola Bíblica durante alguns anos, e lecionei justamente para uma faixa etária que ninguém queria assumir na igreja: Adolescentes.

    Sabia que poderia influênciar de forma positiva aquelas cabeças, e creio que, em alguns casos, aconteceu. Mas também tive gente (ou mini-gente) que escolheu o tráfico, a balada promíscua, o sexo casual, e pagam lá seus preços.

    Se me sinto culpado? Muitas vezes. Culpo a mim, minha incapacidade, a liderança que escolheu este professor sem formação para tal, mas...

    Só quem lida com viciados (ou ex) sabe como a vida é dura para todos. Eles não ouvem, nós não falamos...

    Se não me engano, no livro "Evangelho Maltrapilho", consta um trecho onde um empresário muito rico vai visitar um leprosário que suas empresas patrocinam, e ao ver a miséria humana que aqueles homens e mulheres viviam, disse a freira que tomava conta:
    - Não faria este trabalho por dinheiro nenhum do mundo!
    - Nem eu - respondeu ela.

    Nisso Mammom perde sua força, e só Cristo reina.

    ResponderExcluir
  4. Paz Danilo,

    Parabéns pelo trabalho também do Blog! Muito conteúdo interessante!

    A visita está feita e também estou seguindo seu blog também!

    Nosso blog www.ibmontesiao.com tem o foco de divulgar tudo relacionado à igreja! Sempre que quiser fique a vontade para visitá-lo e deixar um comentário!

    victorAtaide - Admin do Blog IBMS
    news@ibmontesiao.com

    ResponderExcluir
  5. Como disse o Gabriel, é um tapa na cara mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive um ímã para atrair este tipo de pessoa e de grupo.

    Não trabalhei com pessoas assim na igreja, mas na vida.

    Tive dois filhos de um homem assim, que escolheu o suicídio ao invés dos filhos.

    Quantas noites de oração e jejum por pessoas assim, e não vi nenhum delas libertas.

    E quando reencontro grandes amigas, pessoas que amo de coração, mães, que estão nas drogas.

    É triste, são pessoas que conhecem o evangelho, algumas eu já levei para a igreja, algumas aceitaram a JESUS.

    E quem me levou pra JESUS, está perdida na bebida.

    Vem JESUS, acalentar os nossos corações, vem com todo seu AMOR, com todo seu calor, com toda a sua PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Eu tive a oportunidade de conhecer Alexandre ate mesmo de fazer ETED com alexandre, um bom rapaz buscando sanidade,ou talvez impulssionado pela propria vida para achar uma saida. na comunidade por varias vezes fizemos nosso tempo de oracao matinal no mesmo grupo de oracao.É muito triste saber que o fim de um jovem cheio de vida possa ter se acabado dessa tragica maneira.

    Ass: Raphael Augusto, Pricilla é minha esposa na epoca eu estava solteiro.

    ResponderExcluir
  8. fui casada com um rapaz com o mesmo problema, e de nome Alexandre. Infelizmente não tive maturidade Espiritual para suportar. Me separei, e ele continua vivo. Mais creio que Deus não desistiu dele. Temos uma filha hoje com 19 anos. Na época não conseguia perdoá lo por ter me escondido que usava droga. Por isso me separei.

    ResponderExcluir
  9. Cara sem mais... também vou postar no meu blog... aiaia que tragédia Genin...

    ResponderExcluir
  10. Olha, o amor de Deus dura para sempre, esse rapaz conhecia a palavra, foi orientado e demonstrou ser imprevisível. Até eu ficaria desconfiado e super preocupado. Outra, o garoto não se matou por causa do pastor ter ido a reunião, o pastor já o tinha discipulado e ensinado várias vezes. Até Paulo perdeu a paciência com Marcos por motivos bem mais fúteis, não podemos culpar o Pastor pelo pecado imperdoável do suicídio que esse garoto cometeu, o que ele fez fez por sua covardia. Mas se o pastor se sente culpado, fazer o que, acredito que ele já tinha feito a parte dele.

    ResponderExcluir
  11. QUE DEUS ME FAÇA MAIS SAMARITANO E MENOS LEVITA... É A MINHA ORAÇÃO.. COMO SEMPRE A BRAULIA CONSEGUE SER REAL E EXTREMAMENTE VERDADEIRA. CHOREI!
    VALÉRIA

    ResponderExcluir
  12. nao sou eu q vivo mas Cristo vive em mim!!! fla

    ResponderExcluir
  13. Gente, isso aconteceu mesmo?
    Se aconteceu, dá um filme.
    Que trágico!
    Tô sem palavras!
    Obrigada por compartilhar esse texto, Bráulia...Nos faz refletir nossas prioridades.

    @danysussa

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de fazer um comentario sobre o pr silas mala, nao sei comentar em outro lugar, voces deveriam ter cuidado, o homem diz que é profeta, ja pensou se ele se junta ao chapinha, perdão, ao Dr. em divindade (Marco feliciano) e lhe lança uma mardição maligrina? se ele chamar uma legiao de anjos e travarem seu computador? não sei, na dúvida é melhor pedir ajuda ao Edir...

    ResponderExcluir
  15. O texto nos faz pensar como somos egoístas, injustos e ingratos.

    Nossos problemas são muito mais importantes que o dos outros. Nos meus 26 anos de vida, eu somente conheci UMA pessoa, UMA pessoa que nao importasse o que fosse… colocava o outro em primeiro lugar.

    Uma vez ele me ligou dizendo que havia encontrado um mendigo no ponto de onibus que o disse: “eu quero mudar, nao quero mais me drogar, voce me ajuda” – ele me ligou e pediu com que eu fosse buscar os dois.. .para levar o mendigo para uma clinica de reabilitação.

    Quem faz isso?

    ResponderExcluir
  16. Excelente artigo.

    CRISTO veio ao mundo para trazer a salvação porque se importava com as pessoas.

    E assim devemos ser: nos importarmos com as pessoas, sempre.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item