681818171876702
Loading...

Revendo a masculinidade



Joel Virgo


O que nos falta é uma imagem bíblica de masculinidade redimida que atrai, inspira e fortalece uma masculinidade frutífera. O lugar para começar é Jesus, mas mesmo aqui precisamos remover algumas confusões. Muitos aspectos da Sua personalidade são substituidos na percepção popular por suas qualidades mais “seguras” e “simpáticas”.

Homens pagãos na minha cidade ficam surpresos ao descobrir que Jesus passou muito tempo ignorando protocolos, defendendo os fracos, chocando multidões com as suas palavras, envergonhando hipócritas, falando a verdade “nua e crua” a políticos, dando apelidos aos seus melhores amigos (incluindo “satanás” em uma ocasião) e se irando muito!

Aqui eu estou apenas desdobrando a idéia de masculinidade lançada nas páginas iniciais da Bíblia. Adão, desde o primeiro dia, foi chamado para uma vida de trabalho, responsabilidade e, quando necessário, conflito (Gen. 2:16-17). Na verdade, foi a sua passividade com a serpente que o levou à sua queda.

O fato é que homens são os principais – não exclusivos – criadores de cultura.Estatísticas provam que se um homem se converte a Cristo, sua esposa e filhos são muito mais propensos a seguir Jesus do que se a mulher se converte primeiro. Claro que queremos ver mulheres e crianças salvos, mas estou dizendo que nós também vamos alcançá-los se focarmos nos homens da casa.

As três vocações principais de formador de cultura, lider e guerreiro, apesar de não serem exclusivas aos homens, certamente são priorizadas a eles. E é a Bíblia e a cosmovisão que ela ensina que nos dá essa identidade digna e inspiradora para homens – uma identidade que só é alcançada em virtude da criação à imagem e semelhança de Deus e da redenção em Cristo pela graça. Homens vão trabalhar em, liderar e lutar por qualquer objetivo da Igreja. E é somente através do evangelho que pregamos que essas características podem ser utilizadas corretamente.

Então, como que essa visão de mundo com tantas recompensas para a masculinidade consegiu alienar tantos homens nesses dias? Onde foi que erramos? Eu sou tentado a sugerir (e eu devo ser menos tentado e mais corajoso) que nós criamos ambientes eclesiásticos que são afeminados, muitas vezes desencorajando muitos homens.



Fonte: TheResurgence.com
Homens de Valor 5729938259781104952

Postar um comentário

  1. O homem deve ocupar o papel que cabe a ele dentro e fora da igreja.

    No dia em que cada homem passar a assumir a responsabilidade que lhe compete dentro e fora do lar, começaremos a ter uma sociedade que poderá alcançar a justiça.

    Se a mulher está ocupando cargos dentro da igreja é porque o homem não está lá, o lugar está vazio e quem deve ocupar este lugar é o homem.

    ResponderExcluir
  2. Não sei sua opinião acerca do ministério feminino, minha igreja pratica, não tenho nada contra... vejo espaço para todos, sou herdeiro do sacerdote universal de todos os santos...
    O que vejo é que o homem realmente deixou de ser homem... deixou-se levar por outras coisas e esqueceu-se do que é ser homem. Homem só vira homem se quer brigar...
    Masculinidade também é maturidade... e a igreja não tem maturidade, por mais impressionante que isto possa ser, para amadurecer o homem. E aí concordo com a Gláucia... com isto, a mulher, que por natureza amadurece antes, acaba tomando lugares que por lógica seriam masculinos, e se tornando ela modelo para os outros...
    Não sei o que fazer, sinceramente... acho que o erro vem de longe e é muito complexo...

    ResponderExcluir
  3. "Se a mulher está ocupando cargos dentro da igreja é porque o homem não está lá, o lugar está vazio e quem deve ocupar este lugar é o homem."

    É muito triste ver uma mulher com o machismo encrustado em sua própria alma...

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe. Ver alguém falando de machismo aqui é ótimo kkkkkkkkk

    Não sei onde foi ordenado a uma mulher, ser diaconisa, presbítera, pastora, etc. Não sou contra as mulheres em nenhum lugar, mas as ordens foram dadas aos homens, como no Éden, onde ADÃO ferrou com tudo, pois a ordem de Deus tinha sido dada a ELE e, por consequencia, "por um HOMEM entrou o pecado na terra".

    A mulher não PRECISA fazer as coisas que um homem faz. Ela PODE fazer, e até melhor, às vezes.

    Avaliando a história, a arqueologia, a biologia, a lógica e a maioria dos campos de estudo, inclusive a Bíblia, vemos que homens e mulheres têm capacidades e funções diferentes. Um homem NÃO PODE gerar um filho dentro de si, uma mulher NÃO PODE doar um espermatozóide para fecundar um óvulo. Isso é FATO.

    Favor não confundir ANTI-MACHISMO com FEMINISMO.

    Grato.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item