681818171876702
Loading...

Passando o bastão


Hermes C. Fernandes


Esqueça essa história de que somos a última geração! Tal postura patrocina todo tipo de irresponsabilidade para com as gerações futuras, bem como para o meio-ambiente.

Uma das características da igreja primitiva era ser totalmente voltada para o futuro. Engana-se quem pensa que ela esperava que o fim do mundo acontecesse em seus dias. Os cristãos primitivos acreditavam que as profecias de Jesus acerca do fim daquela Era se cumpririam ainda naquela geração, conforme Ele mesmo havia declarado (Mt.24:34). Porém, isso nada tinha a ver com o fim do mundo, e sim com o fim de Jerusalém e do seu templo, principais ícones da Antiga Aliança.

Se fosse verdade que eles esperassem o fim dos tempos em seus dias, que sentido faria os seguintes versos?


“Para mostrar nos SÉCULOS VINDOUROS as abundantes riquezas da sua graça...” (Ef.2:7a). De quais “séculos vindouros” Paulo estaria falando, se acreditasse que tudo terminaria ainda naquele século?

“A promessa diz respeito à vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (At.2:39). Estas palavras foram proferidas no dia de Pentecostes, e estavam carregadas de perspectiva.

Mesmo na Antiga Aliança, encontramos pérolas como esta:


“...Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êx.20:5b-6).

Considerando que uma geração bíblica equivale a um prazo de quarenta anos, mil gerações seriam pelo menos 40 mil anos! Se este texto foi escrito há mais ou menos três mil anos, logo, ainda teríamos, no mínimo, 37 mil anos pela frente.

Olhando deste ângulo, para as gerações futuras longínquas, ainda estamos nos dias da igreja primitiva.

Sei que alguns me refutarão dizendo que a expressão “mil gerações” é apenas figurativa. Ok! Então por que o milênio também não deve ser entendido como uma figura de linguagem?

Vamos chegar a um acordo? Tanto as mil gerações, quanto os mil anos apontados no Apocalipse são simbólicos. Entretanto, ambos apontam para um número extenso, seja de gerações ou de anos.

E por último, consideremos o que diz o sábio Salomão:

“Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.” (Ecl. 1:4). Independente da situação em que a terra chegue, isso não interferirá na dança das gerações. A terra permanecerá para sempre, sustentada pela Palavra do Seu Poder (Hb.1:3).

Desde o surgimento da Escatologia Dispensacionalista, que enfatiza a iminência da Volta de Cristo, a igreja passou a viver focada em seus próprios dias, sem preocupar-se com os séculos vindouros. Tudo é feito no afã de salvar esta geração atual. E quanto aos filhos? E os filhos dos filhos?

É por não acreditar no futuro, que os cristãos raramente se engajam em lutas pelo meio-ambiente. Pra eles, não faz sentido lutar por algo que esteja destinado a pegar fogo.

Cada recém-nascido é um sinal dos céus de que este mundo deve continuar.

Portanto, temos uma responsabilidade para com os que nos sucederão. É nosso dever transferir-lhes o conhecimento que nos foi legado, e o espaço que hoje ocupamos.

Nossa meta deve ser deixar para os nossos filhos um mundo melhor do que o que recebemos de nossos pais.

É claro que os problemas do mundo não serão resolvidos no prazo de uma geração. Mas temos que, ao menos, começar a levá-los a sério, e preparar o terreno para os que virão.

Costumo dizer que a geração dos meus pais abriu o caminho. A minha geração está a pavimentá-lo. A geração dos meus filhos o sinalizará. E os filhos dos meus filhos construirão no entorno da estrada.

Ou usando outra analogia: meus pais lançaram os fundamentos. Eu estou edificando sobre eles. Meus filhos farão o acabamento. Meus netos habitarão a casa.

Portanto, a restauração do mundo é um trabalho multi-geracional.

É sobre isso que profetiza Isaías:


“Os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração; chamar-te-ão reparador de brechas, e restaurador de veredas com moradias” (Is.58:12).

O mundo não chegou onde está de uma hora pra outra. Foram inúmeras gerações, cada qual dando sua parcela, seja para o bem, ou para o mal.

Uma sociedade devastada de geração em geração, deverá ser restaurada também de geração em geração.

Confira o que diz o profeta:


“Reedificarão as ruínas antigas, e restaurarão os lugares há muito devastados; renovarão as cidades arruinadas, devastadas de geração em geração” (Is.61:4).

Veja a importância de que o coração dos pais se converta ao coração dos filhos, e vice-versa, para que o trabalho de restauração do mundo não seja prejudicado.

Imagine se cada nova geração resolvesse começar do zero! E ainda: imagine se cada nova geração resolvesse destruir o que já fora feito pela geração anterior.

Quem age assim está querendo ficar com todo o crédito. É uma questão de vaidade e orgulho.
Deixemos que o salmista nos ajude a reforçar essa idéia, oferecendo-nos o modelo para que transfiramos para os nossos filhos o que nos fora confiado:


“Escreva-se isto para a geração futura, e o povo que está por vir louve ao Senhor” (Salmo 102:18).


“Uma geração louvará as tuas obras a outra geração; anunciarão as tuas proezas” (Salmo 145:4).

“Todos os confins da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; todas as famílias das nações adorarão perante ele, pois o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações (...) A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor às gerações futuras. Proclamarão a sua retidão ao povo que há de nascer, pois ele o fez” (Salmo 22:27-31).

“Mesmo quando eu estiver velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros” (Salmo 71:18).

“O que ouvimos e sabemos, e os nossos pais nos contaram. Não o encobriremos aos seus filhos; mostraremos à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, para que a geração vindoura a soubesse; até os filhos que ainda haveriam de nascer, e eles, por sua vez, a contassem a seus filhos” (Salmo 78:3-6).

Percebe em cada um desses salmos a preocupação de Davi com a transferência do conhecimento para as gerações futuras?

Quando escrevo qualquer livro ou artigo, não penso apenas em meus leitores imediatos, mas naqueles que me lerão daqui a cinqüenta anos ou mais.

Vai chegar a hora em que terei que passar meu bastão, e o farei sem resistência, sabendo que terá chegado o momento de diminuir, para que outros cresçam. Esse é o momento de transição. Não deve acontecer abruptamente, mas paulatinamente, para que ninguém saia prejudicado. Seria como um gabinete de transição, ocupado pela equipe do novo presidente, antes mesmo de tomar posse após sua eleição. A equipe do presidente atual deve ser solícita para com os representantes do novo governo, a fim de que a nação não tenha que esperar muito tempo para que as promessas de campanha sejam cumpridas.

As novas gerações precisam do know-how que só os veteranos têm. E estes, por sua vez, devem ser pacientes para ensiná-los durante um tempo de estágio.

Quando a velha guarda sair de cena, os novatos já estarão prontos a ocupar seu espaço.
Artigos 8346181760486667622

Postar um comentário

  1. apz, amado irmão Hermes,

    sabe, Hermes, às vezes seus posts se tornam repetitivos, para não dizer chatos, qdo querem, parece, nos convencer, veladamente, q nosso raciocínio dispensacionalista é ultrapassado (mesmo sendo a mais recente corrente teológica) e, por conseguinte, há aí uma crítica indireta (q pode ser involuntária) à nossa capacidade de discernimento e como se ignorássemos q existem outras correntes teológicas válidas e respeitáveis.

    já te falei uma vez, mas vou repetir: admiro vc como líder, como escritor, como servo de Deus, admiro sua postura em defender seu amilenismo, mas, embora sendo um escritor de raro talento e possuidor de uma pena de rara beleza, não é com um ou uns posts de meio-período q vc vai nos convencer... ainda mais qdo se utiliza de argumentos relativamente fáceis de rebater.

    outra coisa, eu sou dispensacionalista, já até rebati, em 4 looooooooongas e cansativas partes, aquele seu post do "em caso de arrebatamento" que, provavelmente, vc não leu, talvez porque seja um post-espada... não, não é cortante, é longo e chato. Duvida? Confira:
    http://wallysou.com/2010/08/04/em-caso-de-arrebatamento-outra-visao-p-1/

    voltando: mesmo sendo dispensacionalista, eu consigo enxergar falhas no q defendo e virtudes no q discordo, mas, sinceramente? não consigo ver isso em vc... parece q o dispensacionalismo, em sua visão, seria como o DEM pro Lula: tinha q ser extirpado.

    outra coisa, esse seu argumento batido de q a gente (dispensacionalista) é culpado de vários males, entre eles o desmatamento, caça às baleias, aquecimento global e o escambau (genericamente, meio-ambiente), cara, não leva para o lado pessoal, mas já deu...

    eu não desperdiço água escovando os dentes, tomo cuidado no banho, já plantei árvores, procuro ser responsável em minhas escolhas e gerenciamento de energia, etc. Poxa, será q só os amilenistas apagam a luz antes de sair da sala?

    quer falar de meio-ambiente? por que vc (e a Bráulia tb) não desmascaram a hipocrisia da Ambev q desperdiça milhões (!) de litros de água e faz campanha, pagando caro em propaganda nobre, para dizer q nós devemos economizar água? Economizar para eles gastarem fazendo cerveja q vai embriagar nossa juventude, ceifando milhares de vidas todos os anos no trânsito, destruindo sonhos e despedaçando famílias?

    na boa, brother, vc parece ignorar q o dispensacionalismo tb tem méritos, e fechar os olhos para as dificuldades do amilenismo.

    vc não vai me ganhar me rotulando de dispensacionalista-destruidor do meio ambiente, q fecho os olhos para o futuro, q cruzo os braços esperando Jesus vir me salvar das tribulações, em suma, um covarde q usa a Bíblia como desodorante. Ah, vc não quis dizer isso? Pois pareceu. Tem dispensacionalista q merece esse rótulo? Tem. Do mesmo modo como tem amilenista também.

    Vc já leu algum post meu no qual queimei as pestanas e quase queimo a placa-mãe para tentar
    motivar os jovens a investir no futuro? Só pq sou dispensacionalista eu sou tapado a esse ponto? Não sou:
    http://wallysou.com/2010/06/24/vou-desistir-nao-aguento-mais/

    Às vezes, parece q sua visão de quem é dispensacionalista é padronizada: alienados, curtos de entendimento, parcos de teologia e eticamente irresponsáveis quanto ao meio-ambiente. Nem todos, arrisco dizer q nem sequer a maioria, se enquadram nesse rótulo.

    Que tal se vc tentasse estabelecer um diálogo, ao invés de ficar jogando certas idéias q, na prática ofendem mais do q convencem?

    pense nisso.

    no amor de Cristo, onde nossas diferenças se diluem na graça inefável do Rei dos reis, amém.

    apz,

    Wallace.

    ResponderExcluir
  2. A conclusão é positiva, mas a argumentação é um exemplo perfeito do adágio "texto sem contexto é pretexto". O autor está certo no que quer transmitir, pois mente quem diz amar a Deus sem amar sua criação, mas o raciocínio teológico está equivocado. A Bíblia foi integralmente escrita para cada geração. Não existe isso de passagens apenas para as "gerações vindouras". As "eras que hão de vir", de Efésios 2.7, dizem respeito à eternidade. Repare no contexto: "Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus."

    Trata-se da glorificação de Deus em nós, quando em comparação com os que forem condenados. Trata-se do juizo final, por assim dizer.

    Dito isso, a preservação ambiental é responsabilidade de todos os cristãos:

    “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).
    O mundo não é nosso. Tem de cuidar.

    “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gênesis 2:15). Acha que isso era só para Adão?


    “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enlanguescem os mais altos do povo da terra. Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão” (Isaías 24:4-6). A culpa do planeta estar assim é nossa!

    “Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem” (Oséias 4:3)

    Todo Cristão, por força da própria fé, para se dizer cristão, precisa ser ecologista.

    ResponderExcluir
  3. Então temos até o fim do mês para passar o bastão. Até Padre José Augusto - http://www.youtube.com/watch?v=-9nVdpqMgTc - botou a cara.
    Sílvio S, Ponte.

    ResponderExcluir
  4. "ainda estamos nos dias da igreja primitiva"???????? isso é piada,só pode ser piada!a apostasia nunca esteve tao forte como hoje,desastres naturais e terremotos acontecendo,os sinais nunca estiveram tao fortes e evidentes,como tu pode dizer que estamos nos dias da igreja primitiva??acho melhor voce refazer esse texto.

    ResponderExcluir
  5. Wally,

    Não sou amilenista, e sim, pós-milenista. Há uma grande diferença entre uma coisa e outra.

    Concordo com você que haja dispensacionalistas mais equilibrados, assim como há pentecostais que não aderem ao reteté. Entre os dispensacionalistas encontramos gente da mais diversa, desde alguém como o Bispo Macedo, passando pelo Apóstolo Miguel Ângelo, o R.R. Soares, até o Malafaia, o Manoel Ferreira (nossa, só gente boa! rs), mas também encontramos gente muito séria como o Pr. Geremias Couto e tantos outros. Infelizmente, não encontramos muitos pós-milenistas no Brasil. Porém, há gente de peso que abraçou esta linha, entre eles, R.C.Sproul. Jamais substimei quem quer que seja. Mas não sou obrigado a concordar com determinada linha de interpretação, assim como ninguém é obrigado a concordar comigo. A gente se respeita, se ama, porém, discorda em alguns pormenores.

    Estou aberto ao diálogo. Como professor de escatologia, ensinei e cri no dispensacionalismo por muito tempo. Tive a oportunidade de rever meus conceitos. E espero que meus artigos com teor escatológico oferecem a mesma oportunidade a outros. Mesmo que isso ajude aos irmãos a solidificarem seu posicionamento como dispensacionalistas.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Quem disse que a igreja primitiva era perfeita? Dá uma olhada em Atos e você encontrará problemas bem semelhantes aos enfrentados pela igreja de nossa geração. Todas as grandes heresias que ainda assediam a igreja surgiram naquele tempo.

    Porém, quando digo que ainda estamos na igreja primitiva, estou me referindo ao fato de que a igreja de Cristo ainda tem muita estrada pela frente. Ainda estamos nos primeiros passos...

    Não acho que preciso refazer o texto. Acho que você precisaria relê-lo, sem imaginar que estou sendo provocativo.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ AMADO: IRMÃO O PASSAR BASTÃO PRA PRÓXIAM GERAÇÃO NÃO SERÁ POSSIVEL, ME PERDOEM OS PURISTAS. NÓS NÃO VEREMSO NOSSO NETOS ENVELHECEREM PORQUE NÃO HAVERÁ ENVELHECIMENTO.
    AMIGO OS AMBIENTALISTAS MAIS OTIMISTAS SABEM COM ESTUDOS SÉRIOS QUE NÃO HAVERÁ AGUA SUFICIENTE PARA A POPULAÇÃO DO PALNETA, E SEM AGUA NÃO HA VIDA, PERGUNTE PRA QUALQUER AMBIENTALISTA QTO TEMPO DE AGUA NSO RESTA NO RITMO DE CRESCIEMTNO DE NOSSO PLANETA? NÃO ADIANTA , POIS NÃO HAVERÁ TEMPO DE RESTAURAR.
    JA ASSITIU UM VIDEO NA MTV, COM DESATRES E NO FIM HÁ UMA RESENHA " PARABENS VCS CONSEGUIRAM MUDAR O MUNDO" AO SOM DE WONDERFUL WORLD NO NAT KING É ISSO ÁI MESMO, VAMSO NSO DESPEDIR DE NOSSA EXPERIENCIA NA TERRA PQ NÃO HAVERÁ MAIS CONDIÇ~EOS DE HABITAR ESTE PLANETA.
    ISOS NÃO É O MEU ENTENDIEMNTO NÃO É UAM REALIDADE, NÃO HAVERÁ GERAÇÕES FUTURAS, PQ NAÕ HAVERÁ CONDIÇÕES DE EXISTIR.
    JA LEU O BEST SELLER DUNA DE ARTHUR C. CLARK, É AQUILO ALI MESMO.
    UM ABRAÇO, A MINAH ALEGRIA É QUE QUANDO ISOS OCORRER NAÕ ESTAREI MAIS AKI.COITADO DO MEU NETO

    PASTOR CLAUDIO ACCONCI

    ResponderExcluir
  8. Eu nao disse que a igreja primitiva era perfeita,eu apenas coloquei em evidencia os sinais do tempo do fim que sao: Apostasia,alteraçoes no ambiente,rumores de guerra,terremotos(em goias ja aconteceu um terremoto nessa semana),fomes.Todos esses sinais estao presentes,a historia humana ta perto do fim,e que historinha é essa que a igreja tem muita estrada?olha os sinais e tu vai ver que essa "estrada" esta prestes a acabar e de uma forma bem tragica com o anti-cristo tomando o controle de tudo.

    ResponderExcluir
  9. O texto contém muito palpite e pouca prova bíblica.

    Os enunciados foram criados em um formato que dá a entender que contém a verdade absoluta sobre o tema, mas que podem muito bem ser rebatidos com outros versículos e com uma análise mais abrangente da bíblia.

    Nenhum dos versículos, senão aquele das mil gerações, apoia suas idéias e este realmente parece uma figura de linguagem, assim como "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem"

    ResponderExcluir
  10. @Hermes,

    apz, brother.

    desc., sei q existe amilenismo e pós-milenismo, e q são diferentes, embora, de fato, não saiba exatamente qual é a diferença. Bom, mas vc não ficou ofendido pq confundi vc com amilenista, não né?

    =o)

    sabe o q é? não é o assunto nem sua visão, q respeito, é a forma como vc o aborda, e não vou repetir o q já disse antes, pois fui bem claro.

    sobre o diálogo, eu sugeriria um bate-bola com alguém q soubesse bem o assunto, colocando pontos fortes e fracos, cada um expondo seu ponto de vista, deixando para o leitor decidir ou avaliar.

    não sei se é possível... é só uma sugestão.

    abs.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto tem que ser refeito,essas "geraçoes futuras" nao sao mais uma realidade.Todos os sinais da volta de Jesus estao ai:Terremotos,Rumores de guerra,fomes e o principal sinal a APOSTASIA.A 1 semana atras aconteceu um terremoto em goias e mais desastres e terremotos acontecerao,a apostasia vai aumentar ainda mais pois o espirito do anti-cristo fica mais forte a cada dia que passa."Passar o bastao" nao existe mais.POR FAVOR FAZ ESSE TEXTO DE NOVO.

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA A PAZ: AMADO BLOGUEIRO, HÁ UM TEXTO QUE LI RECENTEMENTE NA REVISTA CRISTIANISMO HOJE, DE DARREN C. MARKS "UMA MENTE DEBAIXO DA GRAÇA", QUE TRATA DO ASSUNTO DE QUANDO A TEOLOGIA INFLUI "POSITIVAMENTE" NA EXPERIENCIA DE VIDA, POIS NO TEXTO O RENOMADO AUTOR CITA UM DEBATE TEOLÓGICO ONDE OS "DOUTORES" (SIC) DISCUTIM SE DEVEMSO OU NÃO MASTIGAR O PÃO DA SANTA CEIA, NO OUTROOS TEÓLOGOS (RSRS) DESCULPE DEBATIAM SQUANTOS ANJOS HÁ POR METRO QUADRADO, ENFIM .. NÃO SERÁ ESTE O TEMA DO PRESENTE DEBATE? PORQUE DISCUTIR GERAÇÕES FUTURAS NO PLANETA TERRA SE SIMPLESMENTE NÃO HAVERÁ CONDIÇÕES PARA A VIDA HUMANA HABITAR NO PLANETA, AMBIENTALMENTE FALANDO NÓS ESTAMSO COM OS DIAS CONTADOS. EXPLICO, POR FAVOR ESQUEÇA SÓ UM POUCO A ESCATOLOGIA, POR FAVOR...PEÇO ESTA LICENÇA PRA VC, E VEJA SOMENTE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, PESQUISE COM COLEGAS AMBIENTALISTAS SÉRIOS,E PERGUNTE A ELES SOBRE GERAÇÕES FUTURAS E VC OUVIRÁ RESPOSTAS QUE IRÃO DO CHORO AO DESESPERO, PASSANDO POR CIFRAS DE TRILHÕES DE DOLARES PARA UMA RECUPERAÇÃO DO PALNETA QUE NÃO OCORRERÁ. AGORA SE VC QUISER DAR UAM PALAVRA DE CONFORTO AOS JOVENS PODE FALAR SOBRE A DISPENSAÇÃO MILENAL.. AÍ QUEM SABE..MAS ESPERAR VIDA DA TERRA... TSC TSC NÃO HAVERÁ AMIGO, A EXPERIENCIA HUMANA ACABOU.. NÃO HÁ AGUA SUFICIENTE PRA 50 ANSO ISOS É FATO.

    PASTOR CLAUDIO ACCONCI

    ResponderExcluir
  13. Pr. Acconci e Anônimo,

    Perdoem-me a sinceridade, mas é este tipo de postura que tem promovido o descaso dos crentes para com os temas ambientais.

    Não é porque os ambientalistas dizem que as coisas vão piorar que nós vamos encruzar os braços e nos entregar ao fatalismo.

    Precisamos renunciar este espírito escapista, do tipo "ainda bem que vou morar no céu", e "coitado do meu neto".

    Há futuro! E precisamos lutar por ele. As próximas gerações nos julgarão.

    Não vou refazer meu texto. Daqui há quarenta anos, se ele ainda estiver por aqui, vocês terão a oportunidade de relê-lo, e quem sabe, com outros olhos.

    ResponderExcluir
  14. Chegará o dia em que uma geração será a última, ou Jesus nunca voltará na sua concepção? Esse mundo jaz no maligno, a criação geme as dores do pecado, o próprio Deus causará um desequilíbio ambiental a níveis hollywoodianos com os julgamentos do livro de apocalipse. E, sinceramente, eu realmente não me sinto compelido a sacrificar minha escovação de dentes, fazendo-o com uma caneca para que empresas desperdicem muito mais com bobagens. Fica o meu protesto contra essa matéria do greenpeace.

    ResponderExcluir
  15. O povo fala como se não houvesse terremotos na época de Jesus. O que Jesus anunciou em Mateus 24 ele disse que não passaria daquela geração e de fato não passou. O templo foi destruido e uma nova era foi inaugurada.
    Parabéns pastor Hermes pelo texto, ainda há muito chão pela frente! Deus criou a Terra e disse que era boa, ai daquele que destruir aquilo que Deus criou e chamou de bom. Quando Deus falou que iria destruir o que criou ele fez o dilúvio, mas a terra está aí, e assim será quando Jesus voltar, a terra vai ser restaurada! Aleluia!
    Irmãos deixem de ser egoístas e negligentes com a geração futura, é por causa de pessoas como vocês que o mundo está do jeito que está!

    Layssa

    ResponderExcluir
  16. Hermes, esta história de Aquecimento Global é uma farsa! Já foi provado o caso do Climagate, onde houveram manipulação de dados para justificar implementações "ambientalistas" da ONU.
    Nisto, a ONU pressiona países a aderirem à tratados (como no caso do Tratado de Copenhague), para ser lançado o imposto mundial sobre a emissão do carbono. E para ser recolhido este imposto, deve haver um governo mundial.
    Outra coisa: Tanta gente prega que virá um reino de Deus nesta Terra, mas isto é uma das piores blasfêmias! A palavra diz que nosso reino não é deste mundo, que o Reino não tem aparência exterior, nem podereis dizer: "Ei-lo aqui, ei-lo lá..." POis o Reino de Deus está dentro de nós... Não é governo formado por homens!!! Longe disto!!!
    O Reino de Deus é paz, justiça e alegria no espírito!
    Parem com estas heresias!
    O mundo jaz no maligno!
    O governo que está sendo implantado no mundo, é o do príncipe deste mundo! Do anticristo!

    ResponderExcluir
  17. Acho que alguns pontos da postagem ficaram meio tendenciosos, mas não tenho como discordar sobre o assunto tratado.
    Sempre achei um pouco ficcional essa coisa do arrebatamento as escuras e 7 anos de tribulação etc, toda essa coisa que é ensinada, ficcional e com pouca base bíblica (na minha opinião). Mas depois de quase 10 anos em uma Assembléia de Deus só conheço mais a fundo mesmo a teoria dispensacionalista, pra falar a verdade até pouco tempo atrás nem sabia que existiam outras teorias (sérias sobre o assunto), e que eu não tava cometendo um pecado gravíssimo, ou uma heresia em duvidar de algumas coisas que aprendi na igreja.
    De qualquer maneira, acho que isso, como vai se dar a volta de Jesus, não é o mais importante. O mais importante não é em que teoria eu acredito, ou em que acredita quem vai ler esse comentário, o importante é o que fazemos a partir daquilo em que acreditamos.
    Mesmo não estando mais em uma Assembléia, ainda vivo cercada deles, risos, e a visão de vida deles com certeza é, extremamente fatalista. Não vou culpar a igreja dispensacionalista por todos os problemas pelos quais a igreja vem passando ultimamente, mas infelizmente a resposta que dão a qualquer problema da sociedade, independente de qual seja a questão, é de que é o fim dos tempos, cumprimento da palavra e que só vai piorar, resumindo: vo fazer alguma coisa pra que?? Se nada do que for feito vai resolver, já que tudo só vai piorar??
    Essa é a visão da igreja atual, talvez não de todas pessoas, mas de uma grande maioria. E embora como eu já disse, não tenha muito conhecimento sobre o assunto e nem uma opinião bem formada, não acho que essa seja uma visão muito sadia pra se ter.
    Por isso gostei muito mesmo dessa postagem, acho que os Cristãos deveriam refletir mais sobre o real papel da igreja na sociedade, que, acredito, foi a intenção dessa postagem, que acabou virando numa quase discussão, sobre quem ta certo e quem ta errado sobre a vinda de Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com vc Pati. Não importa qual é a linha escatológica, nós devemos sim nos preocupar com o nosso planeta, com as questões sociais e ambientais que o envolvem. Me surpreende que muitos cristãos não se importem com a morte de animais numa queimada criminosa, com as geleiras derretendo e tsunamis matando pessoas, com a fome na Somália, com a fome do vizinho!Mesmo que tudo que aconteça nessa terra seja decreto soberano de Deus, nós temos responsabilidade sim diante dos problemas que nós causamos. Deus criou todas as coisas e a criação espera pela manifestação dos filhos de Deus:

    "A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.
    Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança
    de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus."
    Rm 8:19-21

    Layssa

    ResponderExcluir
  19. O Hermes Fernandes é preterista, ou seja ele acredita que as profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém.

    ResponderExcluir
  20. @anonimo "...é por causa de pessoas como vocês [dispensacionalistas] que o mundo está do jeito que está!" Isso era pra ser uma piada ou o quê, cara? Os poderes políticos e empresariais que realmente estão destruindo o mundo são compostos por pessoas que nem acreditam em Deus!

    Hermes, concordo 100% com o Wallace. Os teus posts são pobres. Você não tem criatividade nenhuma para tratar de outros assuntos. O nosso irmão em Cristo, Carlos Moreira, a cada vez que escreve um novo artigo é sobre um assunto edificante e diferente. E eu nunca vi ele tentanto IMPÔR seus pontos de vista escatológicos (que com certeza são diferentes do meu, que é dispensacionalista), forçando o leitor a acreditar no que ele acredita.

    "Pra eles [dispensacionalistas], não faz sentido lutar por algo que esteja destinado a pegar fogo". Destinado a pegar fogo??? Pelo amor do Altíssimo, meu irmão! Qual ramo da teoria dispensacionalista, que diz a Terra vai "pegar fogo". Há alguns corinhos que cantamos referindo-se a tal hipótese, mas que não tem base bíblica nem dispensacionalista, só apontando a ignorância de que escreveu a letra, acerca do assunto.

    Voltando ao assunto: Mesmo eu sendo dispensacionalista, devo concordar que o Dispensacionalismo tem falhas, aliás, não há base bíblica para a crença do "Arrebatamento secreto" e "7 anos de tribulação". Só que também não posso concordar com os argunmentos fracos do Posmilenismo ou Amilenismo, que são tão frágeis e tão fáceis de serem debatidos, com uma argumentação um pouco mais profunda da Bíblia. Não encontro em parte alguma do Novo Testamento, alguma exortação de Paulo do tipo "Vamos cuidar do meio-ambiente". Não há qualquer base neotestamentaria para os argumentos ambientalistas do posmilenismo. Não que esteja errado cuidar do Planeta, longe de mim querer desmerecer as boas ações de muitos ambientalistas por aí. Mas é fato isso: Se cuidar do meio ambiente fosse tão importante quanto os posmilenistas dizem que é, DEUS teria inspirado algum escritor da Bíblia para tratar desse assunto em um capítulo específico (como a Ressurreição em 1Co15 e o amor em 1Co13, se não tô enganado).

    "Cada recém-nascido é um sinal dos céus de que este mundo deve continuar". Perfeito, então Jesus NUNCA VAI VOLTAR, pois enquanto o mundo for mundo nunca a humanidade deixará de ter filhos. É por culpa de pessoas como vocês, posmilenistas, que Jesus até hoje não voltou! (bricadeira, tô sendo irônico, risos)

    Mas assim, acho que não deveríamos discutir sobre questões que mais trazem contenda do que edificação.
    Que Cristo voltará, sem dúvida. Agora, "como", não nos cabe saber os pormenores, pois é mistério de Deus, guardado para ser revelado no devido tempo.

    ResponderExcluir
  21. Fabiano Azevedo corrijo minha colocação pra ficar mais compreensível: "é por causa de pessoas que tem essa mesma atitude (que vocês) é que o mundo está como está."

    Eu não estou falando de dispensacionalistas, estou falando de uma atitude de não se importar com o planeta e com as questões sociais! No caso de alguns cristãos ocorre porque pensam que se tudo vai acabar mesmo não devemos nos preoucupar, já no caso de não cristãos o argumento é bem semelhante: eu vou morrer mesmo então não me importo com as gerações futuras.
    Ou seja, duas atitudes egoístas e irresponsáveis!

    Layssa

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item