681818171876702
Loading...

A Ilha das Papuas


por Johnny T. Bernardo


Localizada na Oceania, Papua Nova - Guiné é um dos países que espera pela manifestação do Evangelho, pois há centenas de pessoas que habitam às montanhas que ainda não ouviram falar de nosso Senhor Jesus Cristo.

O nome Papua Nova - Guiné é extraída da palavra malaia "papuwah", por causa da exploração dos portugueses que, ao chegarem à ilha, viram um povo de cabelo enrolado. Significado do nome Papua "ilha das papuas" ou "ilha dos cabelos enrolados". Já o nome Guiné surgiu por causa da semelhança com a Guiné Africana.

Cerca de 80% da população que vive nas montanhas é analfabeta. Somente alguns homens têm acesso à alfabetização, e, quando se convertem, passam a ler a Bíblia ao mesmo tempo em que são alfabetizados. As mulheres não estudam. Apenas decoram versículos, pois não sabem ler.

Canibalismo

Nas montanhas de Papua, cercadas de 870 tribos diferentes, estão homens, mulheres e crianças vivendo em condições precárias. E o que é pior: o canibalismo é uma prática comum e avassaladora. Quem conhece essa realidade não deixa de perguntar: "Por que os papuas comem carne humana?" Desde que Papua existe, existe canibalismo. Na verdade, todas as circunstâncias negativas, apreensivas ou de ameaça conduzem à prática canibalesca, como traição, motivo de divórcio, lutas entre os clãs, ou, até mesmo, a visita indesejada de um missionário.

Se uma pessoa sofre uma agressão, isso gera vingança, e a vingança é matar e comer o agressor. É a chamada justiça pelas próprias mãos. Se houve uma luta entre tribos e algum adversário for capturado ou morto, com certeza será comido. Enfim, todo e qualquer sentimento de aversão, raiva, ódio e ofensa precisa ser justificado, e por isso matam. Após uma guerra tribal, em que há mortos, normalmente os corpos são mutilados e distribuídos entre as pessoas, que saem pelas ruas com sacolas cheias de pedaços de membros dos corpos das vítimas. As vezes pode ser vista uma perna para fora da sacola ou um braço balançando ou cabeças ensanguentadas.

Campanha evangelística

O filme "Jesus, segundo o Evangelho de Lucas" é o carro chefe do trabalho evangelístico nesse país. Em 2001, foi dublado em pedigrin. Mas, como em Goroko não há televisão, a probabilidade de toda a aldeia comparecer ao cinema improvisado é de 100%.

A conversão dos papuas têm sido em massa. Quando veem a cena em que Jesus apanha, é judiado, cuspido e crucificado, começam a chorar. Quando, porém, assistem à ressurreição de Jesus, dançam e cantam, celebrando a vitória sobre a morte.

A Bíblia completa foi traduzida para o pedigrin em 1982, pela Missão Wiclef, mas muitos não sabem ler em pedigrin. Das centenas de tribos espalhadas por toda a Papua, 86% delas ainda não ouviram a respeito de Cristo; pensam que se trata de um político ou de alguma pessoa importante.

Um casal de missionários que atuou em Papua há alguns anos pintou no portão de sua casa a fígura de Jesus Cristo crucificado, e, muitas vezes, quando chegavam em casa, presenciavam grupos de pessoas chorando diante do portão. Muitos choravam porque tinham ouvido a mensagem; outros por causa da figura da crucificação, que causa impacto. E a pergunta ecoa: "Puxa, ele morrem por mim?".

Os papuas são receptivos ao que é novo. Ainda ais sendo de uma pessoa branca. Em Goroko, o Evangelho tem se expandido de maneira significativa. Mas ainda há muitas tribos aos redores que nunca falar a respeito de Jesus. Oremos para que todas as barreiras caiam por terra e que mais missionários sejam enviados ao povo dos cabelos enrolados.



Johnny T. Bernardo é jornalista e colaborador do Genizah



Missões 4754467713530411129

Postar um comentário

  1. É POR ISSO QUE EU SEMPRE DIGO QUE MESMO EM MEIO A TANTA SAFADEZA DEUS TEM FEITO SUA VONTADE ACONTECER AO NOSSO REDOR, QUE DEUS ABENÇOE ESSE POVO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Genizah! Convoque os evangélicos a participarem dessa missão, indo a povos que nunca ouviram falar de Jesus. Sou católico e sempre vejo carros de evangélicos com o logotipo do peixe na traseira. Sempre me pego a pensar: "Bem próprio esse símbolo: um PEIXE LIMPO". Isso porque muitos "evangélicos" preferem esperar que freiras católicas, padres e outros missionários venha a ir pra lá ser devorados, e em alguns anos, quando se tornam católicos, fica fácil ir lá e pescar esses peixes já limpos! Que tal parar de fazer guerrinha infantil contra pessoas cristãs e criar coragem de ir até os que realmente não conhecem Jesus? ou vocês têm medo de peixe sujo? pois é, eles às vezes comem gente, no pior sentido da palavra....
    Juarez

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao site. Nos alerta sobre os falsos e nos mostra o trabalho dos verdadeiros e fiéis servos de Deus.
    Oremos pelos povos a serem alcançados e pelos missionários. Para que Deus dê sabedoria e graça.

    Deus os abençoe.

    Ass.: Thalles de Araujo

    ResponderExcluir
  4. Que ironia para nós que sabemos ler e temos tudo a respeito de Cristo e nao o busca-mos como deveria, e esses nossos irmaos tem tao pouco, mas e pouco porém bastante valorizado.
    Que Deus possa encorajar nossos irmaos missionarios a evangelizar 100% dessa naçao!
    a paz esteja com todos.
    marilene fortaleza ce.

    ResponderExcluir
  5. Evangélica é suspeita de ter usado dinheiro público para gravar DVD

    ResponderExcluir
  6. Impressionante como uma reportagem tão boa desperta tão poucos comentários desses evangélicos! Ir pra missão, unidos, está fora de moda - bom mesmo é detonar os irmãos que pensam diferente.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um chamado para ir à Holanda falar do amor de deus.
    Deus colocou esse sonho desde que me converti, há uns 7 anos.
    Já estou correndo atrás de contatos para ir. QUEM QUER IR, NÃO ESPERE TUDO CAIR DO CÉU! Deus não gosta de preguiça!

    Peço as orações neopentecostais (risos) do povo do Site!

    ResponderExcluir
  8. Quando é um artigo metendo pau chve de comentarios, mas quando é artigo como esse que só de ler chorei, ninguém tem nada a dizer.
    Percebo que estamos mais preocupados com a defesa da fé, o que é importantissimo, mas a missão de Cristo foi essencialmente apostólica, uma missão mais ofensiva.
    Talvez digam que sou ingenuo ao falar assim, mas prefiro ser ingenuo e fazer alguma coisa mesmo que esta coisa seja apenas orar por estas pessoas que precisam de Jesus, do que ser umintelectual apenas para ficar dircurssando.

    ResponderExcluir
  9. Estes são os verdadeiros missionários. Fazer missões nos States, na Holanda, etc... é fácil e conveniente. Difícil é passar por privações e perigo real em paises hostis.

    Espero que os neopentecostais não desembarquem por lá, com a famigerada teologia da prosperidade, para estragar o trabalho dos missionários de verdade.

    ResponderExcluir
  10. Me lembrou dos Jesuítas...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item