Deixei de ser evangélico...
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/10/deixei-de-ser-evangelico.html
Marcelo Lemos
Sem o menor sentimento de culpa admito que me tem sido coisa rara a afirmação "sou evangélico". Nem sempre foi assim. Houve tempos, já escondidos pela névoa do tempo, nos quais eu sentiria santo orgulho de tal identificação: que saudades! O tempo não para, dizia o poeta. E o tempo passou, sem muita poesia, assassinando poetas, e consagrando, quase sempre, gente cuja poesia maior é dedicada a ídolos. Nos esquecemos da primeira regra do Decálogo: adoramos personalidades, a nós mesmos, o sucesso, o dinheiro, o poder, os títulos eclesiásticos... Diante de Deus, nós, e nossos muitos deuses.
Recentemente questionaram qual minha opinão sobre o Padre Fábio de Melo, o cabeleira de gel, sem batina, que vive dizendo que tudo é "liiiiindo!", ter dito: "Eu também sou Evangélico!". Não deixa de ser uma declaração bonita e, quiçá, fruto de algum amadurecimento proporcionado em tempos pós Vaticano II. Tudo muito "liiiiiiindo!". Admitamos, por mais anti-catolicos sejamos, nada é tão prazeiroso que ouvir um padre reconhecendo que a salvação é por Graça, e que nossa missão principal é anunciar o Evangelho de Cristo. No entanto, creio que o padre precisa dar uma atualizada na cabeleira, já que a idéia que ele tem sobre o que é ser "evangélico" está defasada há, no mínimo, uma década e meia! Atualmente, ser evangélico pode significar qualquer coisa, o que nos leva a significado nenhum. Eis o grande mal dos evangélicos de nosso tempo: crise de identidade. A única coisa que o evangélico mediano parece saber sobre si mesmo, via de regra, inclui: que sua denominação é, em algum sentido, melhor; que ele é filho da promessa; que ele tem o selo da promessa, e que apesar de não ser dono do mundo, é filho do Dono! Não é "liiiiindo, minha gente"?
Assim, minha primeira razão para deixar de ser evangélico está no fato de que essa gente, os evangélicos, não sabe o que ser evangélico significa. Pergunte a maioria de seus amigos evangélicos: o que é o evangelicalismo? Qual sua origem? Quais seus postulados? Faça um teste, e comprove: quase absoluta ignorância. Somos uma geração que nada sabe sobre os Grandes Depertamentos, ou sobre nomes consagrados de nossa tradição evangélica, como Jonathan Edwards, John Wesley, Charles Finney, Dwigth L. Moody, etc. Nem mesmo o contemporâneo Billy Granham escapa imune a nossa ignorância crônica. Aliás, o Billy só volta ao imaginário dos "gospi" quando algum aloprado escatólogico faz malabarismo para associá-lo a sociedades secretas, e a complôs promotores do Anticristo... Em contrapartida, sabemos tudo sobre espiritos territóriais, ex-satanistas, ex-noivas-do-Capeta, símbolos satanistas ocultos, pregadores-sem-língua, maldições hereditárias, e, claro, campanhas de Sementes, com Bíblias superfaturadas.
Por falar em Bíblia, eis minha segunda razão para deixar de ser evangélico: somos um povo ignorante das Escrituras, e da Teologia! Não só isso, além de ignorantes, temos orgulho do fato! Dia após dia, cresce a idéia de que um cristianismo realmente bíblico, que segue o modelo da Igreja Primitiva, é um cristianismo anti-intelectual. Canonizamos a ignorãncia. Tal blasfêmia sempre esteve presente, com honrosas excessões, na religiosidade pentecostal (de onde eu venho), mas não é privilêgio apenas daquele grupo, infelizmente. Mas, como pentecostal de berço, vou me ater ao que diz respeito a minha experiência mais imediata. "Igreja do Senhor!" - esbraveja o falastrão: "eu tinha um sermão prontindo para vocês esta noite; porém, quando eu chegei neste lugar, o Espírito Santo mudou tudo – fez aquele rebuliço! Por isso, quero lhes dizer que tenho uma mensagem vinda diretamente do céu para vocês! Hoje, eu não quero nada com Teologia: Deus vai falar diretamente com você!”.
Só tem um nome para isso: apologia da burrice. Atitude que não encontra nenhum paralelo no exemplo deixado por Jesus Cristo: "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que deles se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24.27).Que ousadia têm aqueles pregadores e cristãos que desprezam o saber teológico, preferindo em seu lugar qualquer outra coisa, como experiencias e emoções! Eles se acham melhores que Cristo? Eles se consideram mais eficazes que o próprio Senhor, a quem dizem servir e amar? Do contrário, não é certo que deveriam seguir Seu exemplo? Como se atrevem a desprezar aquilo que Seu Deus valorizou?
Intimamente relacionado ao que foi dito acima, identifico minha terceira razão para deixar de ser evangélico. Aqui, um boa dose de cautela, pois estarei pisando em terreno perigoso. Inicio meu argumento com uma exemplificação: que dirá um cristão evangélico contra um cristão católico que, por exemplo, acredita em Purgatório? Resposa bem fácil: "A Bíblia não fala nada sobre um Purgatório, meu filho, acorda!". De fato, e não falando, os evangélicos se recusam a se submterem a um dogma extra-bíblico. Sabem o motivo? É que um dos pilares do Evangelicalismo vem direto da Reforma Protestante: o sola scriptura, segundo o qual, nada do que não esteja explicitamente ensinado nas Escrituras possa ser imposto aos crentes. Mas, ironicamente, aqui nasce um problema para os evangélicos de nossos dias: quando se trata de passar suas próprias tradições e práticas pelo crivo das mesmas Escrituras, ele rapidamente se saírão com a excusa de "não julgueis para não serdes julgados", ou qualquer imbecilidade como "cuidado, o cara é ungido Senhor; e não se deve tocar nos ungidos". Santa hipocrisia!
Ainda sobre isto há mais a se dizer: não apenas usamos o Sola Scriptura na balança da hipocrisia, como também o elevamos a um status de ídolo cego e manco. Calvino? Wesley? Spurgeon? Agostinho? Cramer? Confisões de Fé? Livros de Oração Comum? Não precisamos de nada, nem de ninguém, só das Escrituras! Conseguem perceber o desvirtuamento, a falsidade insinuante? Inventamos a idéia de que ter a Bíblia como regra suprema de fé implica na rejeição do que Deus, por Seu Espírito, fez durante séculos de cristianismo! Porém, se alguém ousar questionar o desatino anti-biblico de algum apóstolo moderno, temos resposta rápida e eficaz: "Cuidado com a Letra, abra seu coração para o mover do Espírito!". Nada mais nos interessa, ao menos, nada que tenha acontecido antes do nosso profeta, apóstolo ou bispa preferidos.
Admito, meus queridos, que há gente na Igreja Brasileira que ainda faz jus ao título "evangélico". É possível que os mesmos sintam-se injustiçados com minhas generalizações. Me solidarizo, acreditem. Infelizmente, por mais triste que seja, o termo evangelico perdeu seu valor, não por si mesmo, mas pelo mau cheiro de quem não lhe soube extrair o perfume. E, cá entre nós, nada mais eficaz para despetar um moribundo que uma boa descarga eletrica no peito: ou acorda, ou bate as botas de vez!
De modo que, tomo a liberdade de me definir como "um cristão, a favor do Evangelho, mesmo que precise ir contra os evangélicos". Peraí! Acho que isso é bem Evangélico, com E maiúsculo, não acham?
Marcelo Lemos é mais um desviado que resolveu ser subversivo do Reino e caiu aqui no Genizah
Eu já deixei de ser faz tempo.
ResponderExcluirJoelson Gomes
http://gracaplena.blogspot.com
Diante do quadro atual, é preferível, de fato, dizer-se não como evangélico, mas como cristão. Adotam o "evangelicalismo" como religião ou como manifestação cultural, quando na verdade Cristo não veio trazer a ambos.
ResponderExcluirQuando me perguntam se sou evangélico, respondo logo de cara: "sou cristão tentando seguir os passos de Jesus e viver conforme a Palavra de Deus". Fico envergonhado de dizer apenas "sou evangélico". Não deveria ser assim... =/
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlha... concordo com tudo mas tenho que confessar que amo ouvir o Pe. Fábio de Melo. Já ouvi alguns sermões dele na TV que foram grandes ensinamentos pra mim, de verdade.
ResponderExcluirAlguns vão discorrer sobre a mula de Balaão, as pedras que clamarão e bla bla bla... mas apesar de ele ser católico romano (acho) gosto mesmo de ouví-lo.
Dia desses alguém me chamou de macumbeira (Danilo, brincando - assim espero, rs - no twitter), agora corro o risco de ser chamada de coroinha... rs
"o termo evangelico perdeu seu valor, não por si mesmo, mas pelo mau cheiro de quem não lhe soube extrair o perfume". "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo... 2 Coríntios 2:15
ResponderExcluirtítulos, fachadas de uma sociedade carente da manifestação dos verdadeiros filhos de Deus, As Boas Novas perderam seu valor para dar lugar a título de quem nem vive o Evangelho. Linnddoo este post!!! Pr. Marquinhos
O texto retrata com clareza a realidade em que vivemos...
ResponderExcluirIsso tudo mostra o nível de ignorância em que nosso povo tem se afundado...
ótimo danilo!!!
Aliás, visite meu blog cara, vc tá me devendo, rsrss
http://prmarcello.blogspot.com
Eu já senti na pele a ignorância desse meio anti-teológico, sem estudo, que vive um cristianismo de frases de camiseta e letras gospel, no lindo mundo da imaginação deles eles sempre dão as mesmas respostas:
ResponderExcluir"Não toque no ungido"
"teologia te deixa ignorante a simplicidade de Cristo"
"Você está julgando"
"Seu herege"
Sabem tudo sobre o popstor, a popstora. Sabem toda história de vida do tal ministério, mas nunca sabem e nem querem saber sobre a história dos verdadeiros Cristãos, dos grandes pregadores, enfim... O Marcelo disse tudo que sempre esteve cravado em minha garganta...rs
Excelente post Marcelo.
ResponderExcluirHJAN.
Olá Marcelo!
ResponderExcluirDe fato precisamos fazer uma diferença entre os pseudo-evangelicos de nossos dias e o os cristãos que seguem o Jesus da Bíblia!
Só tenhoi uma observação à fazer e creio eu que seja pertinente. Se hoje temos um evangelho barato sendo pregado, com alto indice de emocionalismo e nada de compromisso com a Palavra, Charles Finney tem sua parcela de culpa. No meu ponto de vista Charles Finney deve ser colocado como o pai do pragmatismo evangélico. As praticas por ele inventadas a negação da confissão de Fé de Westminster depois de haver sido ordenado pastor, mostra aquilo que Maquialve, ele e os pregadores modernos pensam: Os fins justificam os meios.
Para leitura sobre este tema:
Charles Finney e a Secularização da Igreja
http://www.eleitosdedeus.org/recomendados/charles-finney-secularizacao-da-igreja.html#axzz11VJih7GK
15. É nossa fé comum que a justificação é obra do Deus uno e trino. O Pai enviou seu Filho ao mundo para a salvação dos pecadores. A encarnação, a morte e a ressurreição de Cristo são fundamento e pressuposto da justificação. Por isso justificação significa que o próprio Cristo é nossa justiça, da qual nos tornamos participantes através do Espírito Santo segundo a vontade do Pai. Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras [11].
ResponderExcluir19. Confessamos juntos que o ser humano, no concernente à sua salvação, depende completamente da graça salvadora de Deus. A liberdade que ele possui para com as pessoas e coisas do mundo não é liberdade com relação à salvação. Isto quer dizer que, como pecador, ele se encontra sob o juízo de Deus, sendo por si só incapaz de se voltar a Deus em busca de salvamento, ou de merecer sua justificação perante Deus, ou de alcançar a salvação pela própria força. Justificação acontece somente por graça. Porque católicos e luteranos confessam isso conjuntamente, deve-se dizer:
20. Quando católicos dizem que o ser humano "coopera" no preparo e na aceitação da justificação por assentir à ação justificadora de Deus, eles vêem mesmo nesse assentimento pessoal um efeito da graça, e não uma ação humana a partir de forças próprias.
21. Segundo a concepção luterana o ser humano é incapaz de cooperar em sua salvação, porque como pecador ele resiste ativamente a Deus e à sua ação salvadora. Luteranos não negam que o ser humano possa rejeitar a atuação da graça. Quando sublinham que o ser humano pode tão-somente receber (mere passive) a justificação, rejeitam com isso qualquer possibilidade de uma contribuição própria do ser humano para sua justificação, mas não negam sua plena participação pessoal na fé, que é operada pela própria palavra de Deus.
DECLARAÇÃO CONJUNTA SOBRE A
DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO (Católica/Luterana)
Alexandre (ex-evangélico, ex-seminarista batista, ex-auxiliar de pastor, católico apostólico romano por convicção histórica, teológica, filosófica e sobretudo pela fé)
Nunca fui evangélico.
ResponderExcluirPrefiro o menos eufêmico e quase pejorativo "sou crente".
Graça e Paz
ResponderExcluir"Infelizmente" o seu texto é muito verdadeiro,que triste...mas por outro lado e glorioso,saber que ainda existem Evangélicos,compromissados com o Reino de Deus.
Em Cristo que nos une
Cláudia Mariz
http://saronperfume.blogspot.com
Hoje, ser evangélico parece mais um movimento ou uma moda, pode ver na televisão a modinha de virei evangélico e blá blá blá, acham que apenas dizer que é evangélico e seguir rituais religiosos faz uma pessoa ser cristã, ser cristão é mais do que isso, não é religião, não são rituais, é a vida segundo Jesus nos ensinou, é seguir Jesus e não homens.
ResponderExcluirhttp://twitter.com/thiagokoelho
Muito bom o post!!! Quantas vezes me senti incomodado por me denominar evangélico... eu mesmo, quando penso no termo, me aparecem na cabeça "pastores", entrevistando gente possuída, ungindo almofadinhas de cura, surrupiando trízimos de pessoas que nem dinheiro para sustentar os próprios filhos têm. Cristão Católico Apostólico é uma boa, mas muito comprido! Mas é um termo que nos define bem, aqueles que seguem a Cristo pregando as boas novas universais com base nas doutrinas de Deus dadas através dos apóstolos da igreja primitiva.
ResponderExcluirAdorei o texto, concordo com praticamente tudo, e fico muito indignada com esse meio "evangélico" que tem por aí. Às vezes também não quero me rotular e tudo mais, mas fico pensando, hoje a gente pode inventar um nome para o que realmente somos. Mas, como o ser humano é falho, daqui a alguns anos existirão pessoas que não farão jus a esse nome, então teríamos que mudar de nome sempre e sempre. Acho que não tem escapatória! =/ O jeito é exortar em amor esses "irmãozinhos" que a gente quer mesmo é espancar! hehehe
ResponderExcluirTeve um dia que eu estava argumentando com um amigo católico que os cristãos devem viver conforme as escrituras. Daí eu parei pra pensar:minha igreja prega outras coisas que não estão nas escrituras? Infelismente a resposta é sim.
ResponderExcluirLayssa
Que texto abençoado Marcelo. A tempos que a alcunha "evangélico" está banalizada. Quando questionado me reservo a dizer que sou um cristão, mas nunca se contentam e logo me perguntam: "de qual Igreja"?
ResponderExcluirO triste é que mesmo lendo um excelente texto como esse que critica a ignorância em relação a mensagem do Evangelho há quem possa criar comentários em defesa de uma controversa instituição.
Oremos...
Mano,estou no mesmo barco que você. Deixei de ser evangélico pelas mesmas razões.Obrigado pelo ótimo texto!
ResponderExcluirSuas criticas são pertinentes, massss tudo isso ocorre na minha pobre opinião pq "como ouvirão se não há quem pregue?" Falta educadores em nossas igrejas, os grandes pregadores, as pessoas cultas, que tem conteúdos ficam girando naquele circulo da classe média deixando a grande massa da população que tem sede e fome de ouvir falar de Jesus nas mãos de espertalhões que vendem benção para o povo simples...
ResponderExcluirFalta aos homens que detem o conhecimento didática, metodologia, interesse mesmo em fazer um trabalho de base, de construir conhecimento com os membros mais simples, alfabetizar essas pessoas... Pesquisas na area de educação revelam que as crianças evangélicas são as primeiras a aprenderem a ler, mas no decorrer da vida escolar as espiritas são as que mais desenvolvem pensamento critico e as outras competencias, pq será???
Será que é pq as igrejas locais se sustentam em cima da ignorancia de seus membros??? Será que a grande massa é ignorante pq os grandes lideres estão mais ocupados em administrar o grande patrimônio físico de suas denominações do que das ovelhas que o Senhor a eles confiou????
E será que algo vai mudar se apenas desistimos de nos entitular evangélicos????
Gostei da sua argumentação, ela é pertinente, mas aqui está restrita a um publico que está feio de saber cada uma das suas palavras, que domina o português padrão, quem tem acesso a informações e é capaz de ler essas informações e até debater sobre elas... lamentavelmente é quem menos carece de refletir sobre isso... Quem realmente precisa se apropriar dos conhecimentos que vc lança mão nesse texto está muito distante de sua realidade intelectual.
Os cristãos precisam ser alfabetizados, letrados e a Igreja precisa apoiar esse processo já que a escola e a família falham nisso, outros grupos religiosos fazem isso... Por algum motivo a Escola Pública surgiu em paises protestantes sob o signo da Reforma Religiosa, os membros só serão capazes de entender a biblia se entenderem algum sistema de escrita e derivativoss...
Sinto que falei um monte de coisas sem nexo, mas foi... aff...
Gostei muito do texto.
ResponderExcluirAborda de forma direta e instigante a verdadeira bagunça a que se tornou o evangelicalismo dos dias atuais.
Contudo gostaria de fazer uma única observação ao texto. Acredito que muitos pregadores preguiçosos se utilizam desse artifício de que Deus mandou mudar a mensagem. E daí... só Deus sabe o que pode sair da boca desse cabra!
No entanto, não podemos nos fechar totalmente à ação soberana do Espírito Santo. Até porque, quem disse que sempre ouvimos a voz de Deus quanto nos sentamos para preparar uma mensagem de antemão? Ninguém é tão equilibrado, em todo tempo, a esse ponto!
O próprio dr. Martyn Lloyde-Jones, ícone da teologia reformada e exposição bíblica, certa feita falando acerca de pregação disse não simpatizar com as que são feitas em rádios. O motivo se dava exatamente pelo fato de que o horário de um programa radiofônico é delimitada e isso limitaria a ação do Espírito se esse fosse derramado concedendo palavras que não estavam no esboço. O que sem dúvidas levaria mais tempo, além do combinado na rádio.
Se o Espírito Santo pode dar palavras além das que foram colocadas num papel, por que não poderia dar uma mensagem interira? É de se pensar.
Até porque se formos ser bíblicos ao pé da letra, nem os sermões que pregamos encontramos respaldo escriturístico. Não existe nada na Bíblia como "preparar uma mensagem". Como eram as mensagens pregadas na igreja primitiva? Como era o processo de criação das mesmas? Acredito que a Bíblia faz um grande silência acerca dessas pergutas?
O que temos hoje é fruto de uma tradição católico romana que se misturou com a cultura grega. Tradição esta que no século XVI foi reformada pela metade, visto ter se concentrado na doutrina/teologia e esquecido da estrutura/forma eclesiológica.
Mas, estamos aprendendo. E aquele que é sábio chega a conclusão de que na verdade não sabe das coisas como convém saber (pelo menos não todas as coisas rs).
Abrçs.
Maravilhoso encontrar alguem que faz uma crítica tão boa como essa. Parabéns!! Também estou contigo, deixei de ser evangelico para ser seguidor de Jesus. Cansei de ouvir e ver tanta besteira hoje em dia. Apenas seguir o mestre Jesus e ser ítimo com o Espirito de Deus.
ResponderExcluir"e que apesar de não ser dono do mundo, é filho do Dono!"
ResponderExcluirE a frase foi roiubado da música "Filho do Dono", do forrozeiro, meu conterraneo da Paraíba, Flávio José. Só que não a usam na íntegra. Nas música se diz: Eu não sou dono do mundo. Mas tenho culpa, porque sou. Filho do dono!
Sobre o texto, coversamos no orkut e depois deixo um comentário aqui.
Grande abraço
Rovanildo!
A PAZ, IRMÃO ESAFOTO QUE VC USOU É DO PADRE "FABINHO DE MELO" O SUCESSOR DO POPSTAR DA CANÇÃO NOVA MARCELO ROSSI, FOI PROPOSITAL?
ResponderExcluirCONHEÇO PQ O CIDADÃO É ARROZ DE FESTA AQUI EM TAUBATÉ.
VC TEM RAZÃO IRMÃO, ULTIMAMENTE TENHO ME APRESENTADO COMO "PROTESTANTE", FAZ MAIS SENTIDO A MINHA IDEOLOGIA PESSOAL DE VIDA, PENSEMOS: GRETCHEM PASTORA( ATRIZ QUE FEZ UM PORNO GOSPLE), TATI QUEBRA BARRACO PASTORA, MONIQUE EVANS PASTORA, REGININHA EX- PORLTEIGEIST PASTORA, MARINARA LOIRAÇA BELZEBU PASTORA,FEITICEIRA PASTORA, É.... TÁ DIFÍCIL; NETINHO PASTOR, É TÁ FICANDO COMPLICADO....
VOU DIZER QUE SOU PROTESTANTE MESMO.
PASTOR PROTESTANTE CLAUDIO ACCONCI ( melhor assim??!!)
Num passado não muito distante, eu não via problema em afirmar "sou evangélico".
ResponderExcluirHoje, confesso, não faço questão nenhuma de utilizar esse epíteto.
Bem, o SENHOR deu uma ordem clara em MT 28:18-20
ResponderExcluir"E, chegando-se Jesus, falou-lhes,dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Amém".
Só faz discípulo, quem é discípulo.Me parece que nós(disse nós) não temos muita convicção a respeito desta ordem de CRISTO, porém é clara, ser discípulo, nem mais, nem menos.É estreito, creio que será assim: discípulo=Escolhido e cristão=Chamado.(MT 22:14).
Carlos Magno.
Admito, meus queridos, que há gente na Igreja Brasileira que ainda faz jus ao título "evangélico". É possível que os mesmos sintam-se injustiçados com minhas generalizações. Me solidarizo, acreditem.
ResponderExcluirMarcelo, se eu não te conhecesse de outros arraias (virtuais) poderia até me chatear com as generalizações, mas por te conhecer não posso, isso porque te tenho em grandeestima, você é uma das pessoas mais elegantes com quem já troquei idéias, e o seu grau de perspicácia e informação não te deixa ser malicioso, mas realista. Depois, você tem razão, o moribundo tá mesmo precisando de chouqes. E ainda, quando a vasta maioria tem um comportamento, pode-se falar dos que estão nela de determinada forma mesmo, eu mesmo acho que você só foi elegante, mais uma vez com a ressalva.
Mas, vamos continuar dando choque, o paciente ainda pulsa rsrs.
Ps. Ontem aproveitei seu texto e o usei na reunião da igreja, falei da situação das instituições evangélicas no Brasil e conclamei a igreja a fazer a diferença, posto que uma fagulha incendeia uma floresta.
Meus cumprimentos.
Grande abraço!
Algumas considerações aos comentários dos leitores;
ResponderExcluirGEASY LISCIO
Rapaz, que excelente o seu comentário. De fato, boa parte das mazelas que afligem os "evangélicos" de nossos dias tem, de algum modo, suas origens em Finney. Com efeito, ele distorceu, ou negou!, abertamente doutrinas centrais do cristianismo; por exemplo, a Expiação. Algum tempo atrás, lá no meu site pessoal, o Olhar Reformado, publiquei uma pequena análise sobre os desatinos teológicos deste senhor. Porém, não é absurdo que seus seguidores, ou seja, aqueles que seguem seus passos - por exemplo, com tecnicas de "apelo" - sequer saibam de sua existência? E mais, não é extranho que a maioria das pessoas não considere estranho que o nome dele esteja ao lado de nomes como Moddy e Edwards!!!... (Risos). Por isso, excelente o seu comentário: parabéns!
Nem os heterodoxos escapam da nossa aminésia coletiva... he, he, he....
ANONIMO (CATÓLICO)
Conheço a declaração que você citou, e gosto muito dela, mas temo que a mesma não reflita completamente alguns fatos. É bem verdade que, em certo sentido, até mesmo o Concílio de Trento (do contra-reforma) ensina uma justificação por graça; porém, ainda assim existem barreiras que nos impedem de manter um ecumenismo tão estreiro como se sugere em tal documento. Posso citar, rapidamente, ao menos dois exemplos: indulgências e purgatório. No conceito Reformado ( e Evangélico?) de "justificação" não há lugar para que obras ocupem o lugar que estes dois dogmas lhes reservam. De qualquer modo, seu comentário é importante, e parece revelar o interesse dos católicos em demonstrar que estão mais próximos de nós do que nós imaginamos. Que a Graça de Cristo nos ilumine.
PANDORA
Você toca em um ponto interessante. Realmente se tem a impresão de que cristãos "mais esclarecidos" tendem a serem mais "elitistas". É quase impossível não ficar com tal impressão, especialmente quando agente compara o avanço astronômico do pentecostalismo nos morros e favelas, enquanto quase nada de "cristãos históricos" - exceto os romanos - marca presença em tais lugares. No entanto, é bom tem em mente algumas questões históricas relacionadas. Além disso, os problemas atuais não acontecem simplesmente pelo fato dos "históricos" terem feito menos, quantitativamente falando, mas por obstinação mesmo. Um exemplo simples a se dar são as Assembleias de Deus, minha casa: observe que a denominação possui, inquestionavelmente, uma das melhores editoras cristãs do Brasil, e dentre suas publicações há inumeros teólgos reformados; mesmo assim, com assombro, assistimos aberrações como a "Teologia da Prosperidade" invadindo os arraias do pentecostalismo clássico. A informação está lá, mas colocamos outras coisas tão acima do valor do discipulado, que é como se não estivesse... Evidentemente, estou generalizando mais uma vez, mas a intenção retratar o lado negro da coisa.
FELIPE R. MAIA
ResponderExcluirAcredito que posso tentar responder suas observações, especialmente pelo fato de eu não ser cessacionista. Acredito sim na atuação do Espírito Santo hoje. Só não acredito que tal atuação passe por cima do intelecto humano (não que o irmão tenha afirmado tal coisa!). O Espírito atua, e o faz em cada momento de nosso serviço cristão, inclusive durante a exegese, a elaboração do esboço, e até mesmo durante a escrita de um sermão completamente redigido (como gosto). E, é bem verdadeiro: mesmo com um sermão completamente escrito diante de mim, na hora H vêm mais coisas, aplicações, lembranças, ilustrações. Faz parte. A questão não é a metodologia em si (esboço, manuscrito, improviso), mas de ideologia: trata-se de puro Merchandising da Burrice. O fruto a se colher é uma igreja cada dia menos pensante, intelectual. Inventamos a heresia de que existe um duelo entre Espírito e Mente, quando, na verdade, o Cristo é a Luz de nossas mentes!
PASTOR ACCONCI
Sim, a foto é proposital, apesar de não se estar criticando o Pe. Fábio de Melo diretamente. É que eu não resisti a piada, além de julgar que a declaração dele serviu como um "gancho" para alfinetar os evangélicos; estes sim, alvo da crítica.
PR ROVANILDO
Pastor, "prazerão" ter você aqui também, viu? A estima é recipocra. Eu concordo, o paciente ainda pulsa. Aliás, tem uma frase que gosto muito, e diz mais ou menos o seguinte: a únca forma de criticar a Noiva de Cristo é com lágrimas nos olhos. Façamos assim, ainda que de modo divertido, como é o estilo do Genizah. O desejo não é "malhar por malhar", é ver o Espírito agir, transformado. Beijão.
EU SIMPLISMENTE ACEITEI JESUS CRISTO EM MINHA VIDA COMO MEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR,COMO AQUELE QUE MORREU POR MIM E POR TODOS NA CRUZ PARA TODOS QUE NELE CRESSEM NÂO PERECESSEM MAS TIVESSEM A VIDA ETERNA E CREIO NA SALVAÇÂO NO MAIS ACREDITO SER MODISMO, POLÍTICA, FALTA DE ÉTICA E MAIS QUE TUDO FALTA DE VERDADE E UNÇÂO,SIRVO A CRISTO.
ResponderExcluirSer ''evangelico'' soa hoje como modismo;é cool ser crente ;não acredito neste sistema como obra divina por ser podre e cheio de gente boçal ele seduz e engole quem dele se aproxima tentando muda-lo; muitos dos meus amigos de curso horas antes revoltados com este sistema que ai se encontra hoje estão perdidos estão por ai defendendo as teses de algum lider alienado..é assim que são as coisas ...fazer o que ..todo mundo tem seu preço..quem paga mais leva
ResponderExcluirConcernente ao texto aqui mencionado ninguem vai para o inferno por deixar de ser ''evangelico'';isto é só um sistema idiotizado;tem um pouco de gente séria é logico mas é minoria;quer saber como pensa o evangelico...olhe para o que diz seus lideres..
ResponderExcluircomo diz o irmão João Alexandre:
ResponderExcluirSe para ser cristão eu preciso ser evangélico, então meu cristianismo é fraco e insuficiente.
Fico feliz quando me perguntam, voce é evangelica? e eu respondo, "Não sou Cristã Adventista do Sétimo Dia, por que somos os únicos ainda que pregam o Juizo de apocalipse 14, "Temei a Deus e dai-lhe Gloria, por que vinda é a hora so seu Juizo e adorai o Criador do Céu, da Terra dos Mares e de tudo o que neles há, confirmando o Deus do quarto mandamento DE EXODO 20:8, por que em seis dias fez o Senhor o ceu a terra, o mar e tudo o que neles há, e é esse Deus que foi esquecido pelo poVe de Israel e É esquecido pela comunidade que se diz evangelicos, que guardam os mandamentos catolicos e não do DEUS CRIADOR DOS CEUS E DA TERRA E DE TUDO QUE NELES HA É QUE BREVEMENTE TRARA JUIZO, POIS VINDA É A HORA DO DEUS CRIADOR DE TUDO SE MANIFESTAR E ACABAR COM O PECADO E PECADORES QUE NÃO ABANDONARAM SEUS PECADOS, SEGUINDO A TRADIÇÕES HUMANOS ESQUECENDO O MANDAMENTO DE DEUS, PRICIPALMENTE O DO DESCANSO DADO LÁ NO JARDIM DO EDEM E ESQUECIDOS PELOS JUDEUS E PELOS EVANGELICOS ATUAIS, POIS SE AMASSEM A DEUS GRANDARIAM SEUS MANDAMENTOS" COM DIZ I JOÃO.
ResponderExcluirInteressante esse texto.
ResponderExcluirNão sou evangélico, mas gosto demais deste blog, é o que me deixa ainda perto de Deus e de sua Palavra. Nasci num berço Católico, mas hoje assim como muitos "evangélico" prefiro dizer que sou cristão, pelo menos pra mim faz mais sentido e me livra de certas discursões idiotas. Essa palavra mágica "CRISTÃO" tem poder, ninguém contesta... fico triste com o distanciamento de grupos e grupos religiosos quanto a esta simples palavra.
Demorei a ter consciência de que sou cristão, isso demorou e muito. Acreditei por muito tempo que catolicismo era religião, assim como evangélicos pensam o mesmo de suas denominações... No Brasil existe somente o cristianismo como religião, fazemos parte de grupos religioso que pregam o cristianismo contido nos evangelhos. Assim como não existe o termo católico na Bíblia, da mesma forma não existe o termo evangélico e crente para definir cristãos, somos todos cristão e não fazemos juz dessa verdade.
Sei que alguns aqui vão me criticar, mas é idiotice querer comparar uma senhora de mais de 2000 anos com grupos que surgiram a 80 ou 100 anos..., todos temos erros, disso todos sabemos, mas acredito que muitas coisas não estão na Bíblia, o catolicismo possui tradição oral transmitida por gerações...
Sem me alongar, até hoje, sem generalizar, só existem dois lugares em que escutei o evangelho puro e simples: na Igreja Católica e na Igreja Batista Regular que minha esposa frequenta, no resto só gritos e distorções da mesma Palavra.
Ia esquecendo, parem pra escutar o Pe. Fábio de Melo, façam a experiência se tiverem coragem, o admiro pela sua inteligência, aprendo muito com ele do mesmo modo com que aprendo com as pregações de alguns pastores...
Deus abençoe a todos.
ResponderExcluir"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." Atos 11.26
Evangélico virou moda, ser discípulo que é a grande diferença, ser discípulo de Cristo faz a verdeira diferença. Sou CRISTÃO.
A Paz de nosso Senhor JESUS! Realmente todos, sem exceção, perdem muito tempo com certas coisas, se todos se acham melhores ou, sabem com perspicácia, advogar a respeito da conduta do próximo... Parabéns a todos vocês! Mas em AP 20:11-12 está claro que todos responderão pelos seus atos. Ao invés de se empenharem em falar das boas novas aos que estão perdidos, procuram causar divisão entre o Corpo de Cristo sobre essa terra... Reflitam, dediquem seu tempo a oração e a fazer o q JESUS nos ensinou através do Seu envio, a levar a Palavra da Salvação a humanidade (LC 9.2 ; MC 10), que já está muito contaminada com as contaminações do diabo e pare de causar sofrimento ao Corpo. DEUS te abençoe!
ResponderExcluirPbº Emerson Nunes
Acho que o texto abaixo está bem crítico com relação aos evangélicos, principalmente pelo fato de desprezar que o evangelho tem penetrado de forma intensa e massiva nas comunidades mais simples e desinformadas, logo precisará de um longo tempo para se firmar como estilo de vida...
ResponderExcluirDeviamos focar nossos esforços agora em estabilizar esta onda enorme de evangelização que foi maravilhosamente propagada pelo mundo...é hora de formar células, fortalecer os apelos para a frequencia na escola biblica, e ter a certeza que este é um trabalho evolutivo, passo a passo, para se atingir o objetivo...
Marcelo, parabéns pela reflexão, mas exorto a você que tenha paciência, pois ainda há muito por fazer.
ATT,
Dirceu Cesar
Um texto muito bom!!!
ResponderExcluirDurante boa parte de minha vida crstã, vivi nesta mentira que quase me matou...Mas como bem escreveu Marcelo Lemos, ou toma um choque no peito ou morra....Preferi o choque no peito e hoje é Sola Scriptura!!!!
Álias, só pra não perder o gancho...rssrss.
Quem tiver um monte de livros dos hereges que acham que são superiores a Cristo, existem diversas utilidades caso queiram dar fim a eles....Eu sugiro usar como apoio de copo, base para vaso, apoio para os pés, revestiemnto pra cadeiras e por ai vai.....rsrsrs!!!!
Abraços a todos do genizah e ao Marcelo Lemos.
Cara a minha filha de 6 anos quando você pergunta se ela é evangelica, ela responde "sou cristã".
ResponderExcluirGraças a Deus consegui explicar para minha filha que, ser evangélico virou mais uma religião, e que na minha opnião a pior de todas, por que é uma religião que se diz conhecer a verdade, mais viver a verdade que é o mais importante passa longe do dia a dia de muitos "evangélicos"
Gustavo
Vivam o reino de Deus!
Marcelo, será que eu entendi bem? Voce abandonou o evangelho por causa dos erros dos outros?
ResponderExcluirO caminho para o céu é apertado, estreito. Voce não pode perder a sua salvação só porque outros nem sequer sabem o que é isso.
Ou será que eu entendi mal, você não quer a alcunha de Evangelico mas não deixou de ser Cristão?
Toda essa problemática que voce relata é verdadeira mas não justifica abandonar sua fé. Ou a sua fé depende sempre dos outros?
Muitos exaltaram seu texto mas expressaram qualquer preocupação com o seu vínculo com Deus se foi quebrado ou se permanece intacto apesar dos erros alheios, que estão previstos na Bíblia e não podem influenciar a sua vida no tocante a permanecer fiel.
Se voce abandonou a Cristo por causa dos erros dos outros duas coisas eu posso lhe dizer:
Voce numca conheceu realmente a Cristo nem nunca o recebeu realmente no seu coração e
Voce é pior que tudo o que mencionou no seu fabuloso e inteligente texto pois foi mais fraco e se deixou sufocar.
Seu compromisso tem que ser só com Deus ainda que todos caiam, se não voce vai fazer coro com todos eles no inferno.
Com amor fraternal,
Susana Salvador
e desde quando mudar o termo a que nos referimos a nossa opção de fé valida ou invalída um termo qualquer que seja ele?
ResponderExcluirna boa, me identifico como cristão-batista, mas não tenho problemas em me identificar como evangélico. Acho desnecessário dizer "não sou evangélico". Me parece ser mais produtivo agir de tal forma que o termo novamente seja razão de honra ao Evangelho.
Victor; é preciso ler as entrelinha do texto.
ResponderExcluirPaz e bem
Infelizmente é pura verdade...Hoje em dia é difícil usar o termo evangélico, se quiser estabelecer um diferencial é melhor dizer-se cristão!!!
ResponderExcluirRealmente precisamos resgatar a nossa identidade como servos de Cristo.
ResponderExcluirSou evangélica e é realmente lamentável a banalização do termo. Eu só achei forte essa coisa da negação. Realmente o perfume de Cristo não está sendo exalado em muitas igrejas que insistem em fazer do povo muito ingênuo ou que realmente não tem base de conhecimento bonecos de marionetes, executando movimentos programados pelos líderes. Deus vê e esquadrinha o coração de todos e na nossa prestação de contas não vai ter a desculpa de que estivemos seguindo a fé "x" ou "y". Se temos que fazer diferênça, que façamos! E mais do que nunca, os limpos limpem-se mais, porque os que já estão sujos, se sujarão mais ainda.
ResponderExcluirQue os nossos pensamentos e atitudes sejam realmente de pessoas transformadas e que quando alguém nos reconheça, não veja um evangélico, mas veja o próprio Cristo refletido, que é sim o modelo que devemos perseguir.
Um abraço a todos que fazem a diferença no mundo.
Ana
Até concordo com vários coisas que vc escreveu. Mas acho que falta a você ter um encontro de verdade com Jesus, daquele tipo que desperta o amor em nossos corações. O que vc escreve não parece nada com cristianismo, pq não evangeliza e nem edifica. Mas vivemos em um país livre e qq um pode expressar qq idéia. Desejo que Deus abra os seu olhos.
ResponderExcluirTenho orgulho de dizer que sou evangelico, não pelas atitudes de quem não pratica a verdade, sim. Pela responsabilidade que tenho com Deus pois a palavra EVANGELICO nunca mudou seu siguinificado, sim, as pessoas que não quiseram mais carregar essa identidade de ser diferente do mundo pois Deus procura os seus fieis.
ResponderExcluirTriste, mas é verdade!
ResponderExcluirÉ o seguinte,
ResponderExcluirSe você fala de "coração".
Deus aceita a tua opção, e muitos podem pensar que você não tem OLHOS ABERTOS para DEUS/JESUS/...
A maioria que fala isso, tenho certeza e deixo meu punho firme para dizer que é tão alienado quanto nós. Então meu caro, se você está "certo" no que você quer ... tudo bem, vai vivendo tua vida, mas fica a dica, o mundo da voltas, tudo se transforma.
Espero ter contribuido.
Abraços a todos.
o texto ressaltou a pura verdade da situação dos evangélicos neste país, a identificação ficou perdida e algums pessoas tem medo de admitir q são ´´seguidores de Cristo´´ =/
ResponderExcluirah...e o demo achando ´´tão liiiiindo´´ isto rsrs
graça e paz =]
Aos irmãos: "Graça e Paz" ou "A paz de Cristo", ou o que mais lhe convir. Ao acessar este Blog e ler tais comentários, fico feliz em saber que estamos despertando para um melhor conceito do que é ser um verdadeiro cristão. Sempre costumo me apresentar como Cristão e depois dizer que professo a fé católica (mesmo diante das suas falhas). Que possamos estar abertos as verdades dos dogmas de nossas igrejas(digo isso tanto aos meus irmãos evangélicos como católicos), dos problemas e pecados. Que nessa diversidade de religiões, possamos, diante dessa "caminhada no deserto" rumo a salvação, sermos dignos de da mesma, não meramente porque agora "aceitei a Cristo como meu verdadeiro salvador" sendo que muitas vezes isso só não basta, e sim porque a caminhada para a salvação, é longa, e vai requerer até o último ar expirado pelas nossas narinas.
ResponderExcluirAcho muito forte alguém dizer deixei de ser evangélico melhor seria dizer deixei de seguir uma doutrina e fui para outra se a ICA fosse perfeita continuaria lá acho bem cômodo generalizar todas as religiões tem falhas pois perfeito só Jesus Cristo enquanto olharmos para placa de igreja ou nome da denominação a qual este ou aquele pertencemos vamos nos decepcionar mas quando deixarmos de olhar para os homens e prosseguirmos para o alvo que é Jesus Cristo com certeza teremos até um mundo melhor.
ResponderExcluirTodos somos livres para servimos de acordo com a nossa verdade intima e pessoal por isso que o passarinho vê de cima o peixe de baixo tudo é questão de visão.No mais tudo não passa de insatisfação do coração e fraqueza do ser.Veja o que Jesus fez e onde ele andou, e principalmente o que ele fez temos que ser imitadores de Cristo e não andar com uma placa de igreja que não salva ninguém no peito .
Olá Pessoal,
ResponderExcluirDeixo o meu humilde comentário, dizendo: Só conseguimos discernir o que definimos. Realmente, não é possível saber o que significa ser evangélico em nossos dias. Há no mínimo 987 ramificações do antigo evangélico que conhecíamos. E o pior de tudo é que a grande maioria são meramente nominais.
Ainda há espaço para ser Cristão e Protestante ou isso é coisa do passado?!?
ResponderExcluirSer "Evangélico" é seguir o evangelho e nao o simples fato de ser "PROTESTANTE"!
ResponderExcluirTodos os santos catolicos foram evangélicos, pois viveram radicalmente a mensagem do evangelho! E os católicos piedosos e praticantes (excluo da lista os "católicos" de IBGE) sao todos evangélicos.
Ser evangélico nao é um título exclusivo dos que seguem as inúmeras e incontávéis denominacoes protestantes... aliás, na maioria dessas ditas denominacoes de evangelho nao se vê nada... ou você conhece um só pastor que tenha feito voto de pobreza ou tenha largado mulher, pai, mae, filhos e fazendas pra ser servo de Deus? Eu nao conhece nenhum!!!
Isso só pra iniciar o papo sobre o que é ser "evangélico". O resto, conclua por si só!
Mas te dou meio ponto, por ter entendido o mal que causa a maligna e satânica doutrina da sola scriptura (auto-refutada). Quem sabe um dia você entenda de fato o que significa ser evangélico!
"Ninguém acredita mais na gente" (frase de um pastor sincero em relação aos evangélicos)! Sabem qual a causa principal dessa nova ordem? O falso evangelho propalado pelos novos evangélicos materialistas extremados!
ResponderExcluirNos esforcemos para mandá-los para o genizah já!!!
Abraços de um cristão livre!!!
souteologico.blogspot.com
Não pude deixar de voltar nessa: Irmãozinhos sinseros sejamos mais ousados - oremos não por um avivamento, mas por uma grande perseguição, assim o Senhor Deus dá uma afastada nesse joio dos diabos que tanto dá escandá-los e nos envergonha!!!
ResponderExcluirAbraços
souteologico.blogspot.com
Seguidor de Cristo x Evangélico?
ResponderExcluirHoje tem Mais fundamento dizer que somos seguidores de Cristo do que passar vergonha dizendo que somos Evangélicos correndo o risco de ser confundidos com esses ignorantes que se rendem a esses Tele pastores,Tele missionário,tele bispos e sua Trupe que são Reis da "EXEJEGUE" vomitando suas mensagens de Auto-Ajuda com a técnicas desses palestrantes vendedores de livros e suas diarréias antropocêntricas...
Lavei a alma com esse texto. Muito bom.
ResponderExcluirAmor, santidade, fé, temor e conhecimento, estes são alguns dos principais indícios de um verdadeiro Cristão [ou] evangélico [ou] gospel, sendo que tais nomenclatura em sua grande maioria não possuem credibilidade nos dias de hoje, devido aos néscios e neófitos que pregam o evangelho despreparadamente de uma maneira incoveniente; contextualizando o evangelho nos dias de hoje, é priorizado as contas a serem pagas, a porta do emprego a ser aberta, tudo isto necessário, mas onde está pois a gravidade do pecado? onde está pois as dores de parto por causa dessa geração que cresce em iniquidade exponencialmente? quantas vezes lamentei pela falta de estímulo vindo do púpito para conhecer, temer e amar mais a Deus? o "amor com o qual Deus me amou de tal maneira" foi comprimido na minha mente para que pudesse receber como um fast-food. Sinto em dizer que, com todo respeito, buscando humor, encontro cada vez mais motivos para agonizar...mas o que estou fazendo? meus olhos se secaram por causa dessa comodidade em que vivemos. Busco um avivamento mas não sei como alcançarei me esforçando tão pouco. Provavelmente se fosse um pastor diria tais palavras num púlpito, mas em timidez fui formado e ainda tenho muito que ser quebrado. Uma geração incrédula se levanta em meio á tanta modernidade, "quando, porém, vier o Fiho do Homem, porventura, achará fé na terra?" Lc. 18:8. Somos o "sacerdócio real" (1 Pe. 2:9), portanto: "Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu pouvo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele" Jl. 2:17. - porque igreja reformada está sempre se reformando. -
ResponderExcluirwww.twitter.com/yurivillacorta
estou muito triste com todo esse dilema,não me vejo uma pessoa ignorante. Já visitei algumas destas igrejas citadas, acompanhei alguns dos citados por algum tempo. entendi de alguns que realmente usam a fé como mercadoria. Infelizmente num mundo como o nosso percebi que pobreza,doença,situações de aflição enchem os bolsos de muita gente. Fico tremendamente chateada com o que vem acontecendo em nosso meio, quando pessoas que jamais foram evangélicas, ou pensaram que eram e ao perceber o caminho largo e espaçoso da oportunidade e do pecado, se deixaram levar. Não conhecia este blog, e assim que li a manchete pensei meu Deus como gostaria que fosse verdade. Que os mais diversos líderes de massa realmente tivessem tido juntamente com seus seguidores tais atos de fé. Mas me diga em amor,vocês todos que colocaram seus comentários fizeram ou estão fazendo o que, para ajudar? Neste caso e em outros que já foram e certamente virão. Façamos nossa parte também e que o nome evangélicos deixe de nos envergonhar. E também acredito que quando Cristo voltar, volta pela noiva, não por placas de religiões ou denominações. Que a nova revolução comece em nós.
ResponderExcluirPensei que fosse um blog democrático, já que deixou a opção. De qualquer maneira fica a sugestão. Sinto muito se não é tão agressiva como vocês gostariam. E não é negativa é só uma opinião, de qualquer maneira eu respeito seus conceitos. Infelizmente penso que as respostas prontas que você tanto diz detestar saiu de você mesmo. De qualquer maneira aprendi algo hoje. Paz!
ResponderExcluirAinda bem que a salvação está debaixo das mãos de Deus, por sua graça e misericórdia. Nada irá impedir o seu agir nos corações dos perdidos e sedentos.
ResponderExcluirÓtimo sem comentários realmente hoje esta assim "gente ouvindo Diante do trono e falando que e evangélico, mais as atitudes são podres e falsas" Hoje ser evangélico é moda e ser Cristão é difícil porque quando falamos a verdade ainda assim os tals evangélicos de hoje tentam nos impedir nos contradizendo com a própria palavra de Deus! Na verdade hoje para o verdadeiro evangelho de raízes ser pregado de verdade a humanidade esta precisando de profetas dispostos a pagar o preço e abrir a boca como um trovão. Esse post diz tudo.
ResponderExcluirNÃO ENTENDI UMA COISA, SE É PRA FALAR DA IDENTIDADE DOS ''EVANGELICOS'' PRA QUE COLOCAR UMA FOTO DE PADRE FABIO???
ResponderExcluirA IGREJA EVANGELICA PREGA QUE O EVANGELICO DEVE TER AS SEGUINTES PRIORIDADES:
PRIMEIRO - QUE SÓ A IGREJA EVANGELICA SALVA
SEGUNDO - APEDREJAR OS CATOLICOS NÃO IMPORTA QUANDO OU COMO... ESSA MATERIA É UM EXEMPLO
TERCEIRO - TODO CATOLICO É UM PECADOR QUE NÃO SERA SALVO
QUARTO - SO ACEITA JESUS QUEM SE TORNA EVANGELICO, QUE NEGOCIO É ESSE?
QUINTO -JESUS TB SALVA
EU NÃO VEJO OS CATOLICOS MASSACRAREM O EVANGELICOS COMO OS EVANGELICOS MASSACRAM OS CATOLICOS...
QUE É ISSO GENTE???
FIZERAM DAS IGREJAS TIME DE FUTEBOL???
ISSO É FALTA DE ESTUDO( ESTUDO MESMO, ENSINO FUNDAMENTAL MEDIO E AI POR DIANTE, NÃO TO FALANDO DE ESTUDO BIBLICO)...
NÃO SEJAM ANIENADOS A IGREJA, IGREJA NÃO É NADA...
NÃO SE ROTULEM...
SEJAM DE DEUS E PRONTO....
TEM QUE PARAR COM ESSA MANIA DE CRITICAR A IGREJA CATOLICA, QUE É ISSO GENTE, NINGUEM PODE JULGAR NINGUEM, MUITO CATOLICO SERA LANÇADO NO FOGO DO INFERNO ACOMPANHADO DE MUITO EVANGELICO....
TEM GENTE BOA E RUIM DOS DOIS LADOS...
TEM QUE PARAR COM ESSE NEGOCIO DE FALAR DA SANTA INQUISIÇÃO, OU VCS ACHAM QUE SE FOSSE A IGREJA EVANGELICA NO LUGAR DA CATOLICA SERIA DIFERENTE??
POXA, NEM SEI PQ TO FALANDO ISSO...
E PAREM COM ESSE NEGOCIO DE FALAR QUE A IGREJA CATOLICA DEVIA DOAR O DINHEIRO QUE ELAS TEM AS POBRES, POIS AS IGREJAS EVANGELICAS JA ESTÃO MAIS RICAS DO QUE A CATOLICA, SE COMPARAREM O TEMPO DE EXISTENCIA, SE BEM QUE DAQUI A POUCO NÃO VAI NEM SER PRECISO COMPARAR O TEMPO DE EXISTENCIA...
OBS: SOU ATEU.....
Infelizmente os evangélicos tem se tornado cada vez mais distantes do que diz as escrituras...
ResponderExcluirOs evangélicos criaram um clérigo adotado da igreja católica romana, denominaram de "pastor", deram-no carteira assinada, e uma carga que não era para sí... Colocaram esse "pastor" como cabeça da "igreja"... À igreja foi dado um apelido denominacional e foi feito divisões conforme o que cada denominação defende... Uns apegados aos usos e costumes, outros a liberdade, outros à prosperidade... e assim vai...
Enquanto não voltarmos a ser a Igreja de Cristo, unida, em santidade, conforme o novo testamento, a Igreja que Deus estabeleceu... Uma igreja em cada localidade, conforme o novo testamento tinha a Igreja em Jerusalém, Igreja em Corintos, assim também nos dias de hoje deveria ser Igreja no Rio de Janeiro, Igreja em São Paulo, Igreja em vitória, Igreja em Brasília... Uma igreja por localidade sem clericalismo. Presbíteros exercendo as funções administrativas conforme o novo testamento...
Se não voltarmos à visão neotestamentária de Igreja que Deus estabeleceu, essas coisas só tendem a piorar... Infelizmente é a verdade...
acessem:
www.igrejaemvitoria.com.br
Lá tem estudos sobre o que eu falei...
Quem tem ouvidos ouça...
Não se se condordam comigo, mas o Padre Fábio é para mim um líder religioso que fala de amor, de Deus, de compreenção. Não vejo ele falando de religião A ou B, nem muito menos querendo ser a estrela. Esse cara pregando para mim é pura sabedoria. Sou admirador dele. E do Danilo tb.... risos.......
ResponderExcluirMuito bom o texto do Marcelo Ramos.
ResponderExcluirVerdade nua e crua.
Eu pessoalmente tenho usado mais os termos crente ou protestante.
O que acredito é que temos de ser reconhecidos primeiro pela nossa santidade como Seguidores de Jesus Cristo. Daí, quando você apresentar-se como Cristão/Crente/Evangélico/Protestante, qualquer um dirá "como é digno um homem que espelha sua vida no Filho de Deus".
ESTAMOS PRECISANDO DE UMA NOVA REFORMA PROTESTANTE!!!Será que falta muito pra CRISTO voltar???
ResponderExcluirEu só sei que a pastora Ludmila Ferber está mais masculinizada do que as cantoras de MPB lésbicas e que não tem conteúdo nenhum para se apresentar ao vivo num programa de auditório, como foi sua desastrosa apresentação no Faustão, pois ficou nervosa, desafinou, gaguejou, enfim, uma vergonha, só faltou coçar aquele lugar, de tão macha, e o padre Fábio estava calmo, elegante, cantou bem, falou bem, e eu, como protestante, enfiei minha cabeça num buraco...
ResponderExcluirRidículo a postura "antí-católico" que vcs adotam. Pelo que eu saiba, Cristo não ensinou divisões, ao contrário, ensinou-nos sermos irmãos uns dos outros e não anti isso ou anti aquilo. Cristo amava prostitutas, ladrões, mendingos do mesmo modo. Ele falava de essência e não de maneiras, modos. Mais uma vez, Ridículos!
ResponderExcluirVivemos num país democrático, onde cada um faz o que quer, desde que não esteja contra a lei, é claro... Agora, quando a questão é espiritual, será que podemos fazer o que queremos? Temos um manual, uma bussola para nos guiar. Através dela (Bíblia) podemos ouvir as palavras do nosso Deus e de Seu Filho, dos apóstolos: no final dos tempos "o amor de muitos esfriará". Quem buscará verdadeiramente a face do Senhor, quem deixará o Consolador - Espírito Santo - agir sem tentar interferir? Somos servos. Nos tornamos amigos de Cristo. Ele sim é o Dono de tudo. Como servos do Senhor, somos livres pra fazermos o que queremos? Entendo que não. Então, posso deixar de congregar, de cumprir com Suas ordenanças? Não, claro que não... Mas, enfim, Ele é tão amoroso e misericordioso, que nos deixa escolher o que fazer, mesmo tendo um dia optado por Seguí-lo. Está lá, em todas as partes do Evangelho, o breve relato do que acontecerá com aqueles que escolhem não Seguí-lo, que envergonham o Seu maravilhoso nome. É só abrirem o Evangelho: ai daquele pelo qual vem os escândalos, que fazem os pequenos tropeçar... Se Pedro que andou com Cristo quis fazer justiça com suas próprias mãos porque não entendeu nada, que dirá de nós!!! Devemos nos conscientizar que não somos nada, não entendemos patavina de nada, que não nos cabe julgar e ficar apontando o dedo pra ninguém e que o mínimo que nos cabe é não envergonhar o Nome que é sobre todo nome: Jesus! Devemos antes orar uns pelos outros, deixar que o Espírito Santo nos conduza, nos ensine, nos ajude a viver em tempos difíceis onde o certo é errado e o errado é certo, onde todos querem ser ouvidos, seguidos, sendo influenciados por palavras vãs, sem embasamento bíblico. Graças a Deus que irá separar as ovelhas dos bodes.
ResponderExcluirAo rodrigo,
ResponderExcluirVocê é um ateu atoa!Para um ateu você entende muito de religião...
Juliana Ferreira.
oi pessoal a questão do nome "evangélico" e triste.
ResponderExcluirmas por causa de algumas pessoas que levao tudo ao extremo.
algumas coisas foram criadas.
por exemplo: padre e tudo pedófilo mentira
exemplo: pastor e tudo ladrão e rico mentira
nos como verdadeiros cristãos nos temos que olhar para o nosso alvo que e CRISTO e deixar de lado o orgulho disso, daquilo, daquilo outro.
(A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. I corintios 7:19)
Porque somos Santificados, Justificados, e por isso SALVO
POR ISSO QUE HJ EU DIGO PRA MIM MESMA QUE CANSEI "DISSO", OU SEJA, DE TODA ESSA MENTIRADA E, PARA AS OUTRAS PESSOAS EU DIGO QUE TENHO FÉ!
ResponderExcluirPresídios estão cheios de evangélicos...ex-assassinos, ex-traficantes...etc...tolos que se dizem contra idolatria e idolatram o pastor...um cara que ganha dinheiro para enrrolar...existem pastores ricos, às custas de trouxas que deixam dinheiro...se dizem doadores, dizimistas...são apenas trouxas que acham que entregando dinheiro para o pastor estão fazendo sua parte em ajudar ao próximo...assim como pedem: orem por mim...se eximem de assumir os próprios atos, valorizam muito o que chamam de palavra, mas não tem atitude prática. Acordem, ser evangélico não vai salvar niguém...vc é o que vc faz, o seu dinheiro de dízimo não vai te salvar nunca! Basta ver a quantidade de igrejas evangélicas e seus nomes para ver a banalização. O texo realmente é bom, a maioria de vcs evangélicos nem sabe a história dos criadores dessa ideologia e o que fizeram com quem não queria seguir. Lutero era um alemão louco e um assassino, entre outros doidos mais.
ResponderExcluirQuer ler a bíblia? Leia, mas não seja trouxa, atitude é diferente de palavra, palavras não vão te salvar..qualquer um pode repetir uma frase feita, atitude é para poucos!
Concordo com o que nosso irmão citou em seu texto. Achei-o esclarecedor. Mas algo que não espero que seja confundido por muitos, é´o fato desse termo ser assim, digamos que rejeitado, escandalizado e desmoralizado, culpa de tantos hipócritas, na qual trouxeram um evangelismo técnico e cheio de próprio interesse. Isso porque, o termo evangélico vem de pessoa que prega a boa nova,a salvação de Cristo. Então não vamos banalizar esse termo. Na verdade não devemos seguir o modelo desses neo-pentecostais de hoje, que fazem de Deus o que querem, mas sim o modelo de Cristo, sendo verdadeiros cristãos.
ResponderExcluirPastores de igrejas como a Presbiteriana e a Batista, devem possuir faculdade de teologia e 5 anos de experiencia para tornar partor de uma igreja. Acho válido... estudam outras religiões e possuem respostas mais claras que outros sem estudo
ResponderExcluirBom,o que tenho a dizer é que trilhei o seu caminho ainda criança católica,filha de Maria,e que questinoava os padres das igrejas,e os deixava doidinhos.Não deixei de encontrar a mesma hipocrisia sincrônica ao longo da minha conversão.Realmente as pessoas cristãs,nascidas em lares evangélicos ou recém convertidas,estão jogando água pra fora da bacia,quando se trata de Escrituras.Elas tem uma dificuldade primária de intimidade com o Pai.Ele te ensina,na solidão madura do seu quarto,na direção do seu carro,dentro do templo,onde quer que vc esteja,e não precisa sair com sapatinho de fogo pra isso.Foi Ele mesmo quem me ensinou o que sei.E concluí as mesmas coisas que você ainda bem cedo na minha vida.Não tenha medo de não ser Evangélico.Tenha medo de não ser Cristão,porque muitas vezes como verdadeiro cristão,vc terá que combater (espiritualmente)até aos evangélicos.Com a Graça e a Paz que excedem todo entendimento,Cristina.
ResponderExcluirEu sou evangélico sim. Mas não sou evangélico por causa de outras pessoas que também são , e nem vou me retirar da igreja por causa dessas pessoas ,afinal de contas ,estamos na igreja por qual motivo? De adorar a Deus ou ficar vendo o que os outros andam fazendo? Além do mais quero muito herdar o reino dos céus assim como todos aqueles que conhecem e não conhecem a Deus.
ResponderExcluirNão tenho nada contra a sua opinião e a sua escolha,só quero que saiba que de qualquer forma.qualquer lugar que esteja.sendo evangéico ou não ,Deus te ama e só quer o seu bem.
Eu sou evangélico sim. Mas não sou evangélico por causa de outras pessoas que também são , e nem vou me retirar da igreja por causa dessas pessoas ,afinal de contas ,estamos na igreja por qual motivo? De adorar a Deus ou ficar vendo o que os outros andam fazendo? Além do mais quero muito herdar o reino dos céus assim como todos aqueles que conhecem e não conhecem a Deus.
ResponderExcluirNão tenho nada contra a sua opinião e a sua escolha,só quero que saiba que de qualquer forma.qualquer lugar que esteja.sendo evangéico ou não ,Deus te ama e só quer o seu bem.
Olá. Deixei de ser crente por vário motivos. Ver meu ex-pastor proibir meus amigos de falar comigo (ex-amigos) porque adulterou e roubou o dinheiro destinado ao trabalho missionário e quis que aqueles que sabiam da história saíssem de cena foi fichinha perto de outras coisas. Vi crentes endemoninhados. Vi a disputa por poder. Vi de tudo, menos cumprimento da Palavra e de coração não fazerem a menor questão de segui-la. Não me julgo melhor, mas não quero criar meus filhos em algo que não funciona. Eu só acredito no que funciona. Muito bom o blog.
ResponderExcluir