681818171876702
Loading...

Sexta-feira 13: Origem da superstição e sua manutenção em algumas igrejas

Hermes C. Fernandes

A sexta-feira 13 é considerada popularmente como um dia de azar. Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Quanto àqueles que estão em Cristo, não há lugar pra qualquer tipo de superstição. Sexta-feira 13 é um dia como outro qualquer.

Vergonhosamente, há igrejas que se aproveitam da crendice popular para atrair pessoas aos cultos motivadas pelo medo. Pode até ser que funcione, porém, elas são mantidas escravas do medo e da superstição. Os que de tais expedientes fazem uso terão que prestar contas a Deus, não importando o sucesso obtido. Deus não precisa lançar mão de expedientes excusos para encher igrejas.

Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. Hermes, não entendi o "provavelmente"quanto ao suicídio de Judas?

    Mt 27.5 não é claro?

    De resto, excelente exposição histórica.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Simples, informativo, direto ao ponto. Irmãos, estejamos atentos a crendices criadas por tradições humanas. Se não é bíblico, desconfie!

    ResponderExcluir
  3. Podes crer.
    Super culto contra a sexta feira treze.
    kkkkkkkkkk. Aí as pessoas só irão ao culto por causa da supertição.
    Nada haver.
    Um dia após o outro, com seu próprio mal, milagres, perdões e vestes brancas, isso sim é a realidade.

    ResponderExcluir
  4. Estes ditos, que usam de tal expediente para atrair os desavisados, devem estar duplamente felizes hoje, porque sexta-feira treze já é um perigo, ainda mais no mês de agosto, ai é azar dobrado. Brincadeirinha!!!
    Pior é que muitas pessoas acreditam nessas coisas.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  5. Querido Danilo, desculpe-me se estou usando o veículo errado, mais gostaria de te pedir uma orientação. Desde que foi mudado o design do Genizah, não consigo mais visualizar a coluna direita da pagina. Ajude-me se for possivel.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  6. Amarildo, Voce deve estar usando um navegador antigo e desatualizado, como Internet Explorer 6. Sugiro , para o bem a sua navegação no Genizah e em outros sites que atualize o mesmo – é grátis ou melhor ainda instale algo mais moderno como o FIRE FOX. Grátis http://br.mozdev.org/

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela atenção Danilo, mais creio não ser esta a causa. Tenho usado o IE 8 e também o Mozila. O problema aparece em ambos, a barra de rolagem horizontal não aparece. As vezes diminuo o zoom, mais fica complicado pois não enxergo bem, já aprendi um truque que funciona no Explorer, digito no campo de pesquisa e a pagina se move para a esquerda, dai eu posso visualizar a coluna. Só que ela não volta, ai tenho que sair da pagina e acessar novamente.
    Mais pelo Genizah vale a pena este pequeno sacrifício.

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa é certa: se o cristão dá atenção à crendices como a da sexta-feira 13, precisa, com urgência, ser ensinado sobre o que significa salvação e graça.

    ResponderExcluir
  9. Sexta-feira treze...
    Fiz 42 anos...
    Azar de quem????

    ResponderExcluir
  10. Um amado irmão disse o seguinte: "Onde falta revelação (da Palavra, naturalmente!), sobra superstição".

    ResponderExcluir
  11. Amarildo,

    Esta explicado. É a resoluçao da tela. O genizah tem layout para resolucao de tela acima de 1024 que ´o padrao minimo de hoje.

    ResponderExcluir
  12. Bingo, testado e comprovado, no entanto gosto de manter meu computador com uma resolução mais baixa, muitas vezes perco os oculos, e mesmo assim consigo identificar icones e caracteres. Depois dos quarenta não é facil.
    Nele:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  13. Uma observação (digam se descordarem)interessante é que Jesus Cristo provavelmente morreu numa quinta-feira. Sabemos que Ele ressucitou num domingo, certo? Sabemos também que ele ressucitou 3 dias após sua morte. Sexta (1 dia), Sábado (2 dias), Domingo (3 dias).
    Acho que assumimos que Ele morreu na sexta por causa da herança católica da "Sexta-feira santa".

    ResponderExcluir
  14. só não entendo o porque do treze pois Jesus tinha doze discípulos e Jesus era o numero 13
    13 da sorte pois e o numero de Jesus.
    azar ou sorte e relativo para uns azar para outros sorte.
    sei que 13 não e um numero de azar ainda mais sexta se fosse segunda ai talvez sim

    ResponderExcluir
  15. Olha só!

    Nada escapa ao Olhar de Vocês. hehehehe.

    Continuem assim

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item