681818171876702
Loading...

Elucubrações Aleatórias do Manuel DC




MANOEL SILVA FILHO

1.Se as Escrituras afirmam que o justo pode cair até sete vezes, e de todas as quedas o Senhor o levanta, e valendo-se do fato de que o número sete na interpretação judaica signifique perfeição, plenitude e infinitude, o que indica que Deus levantará o seu justo ad infinitum, porque certos segmentos da fé não aguentam nem a primeira queda, quanto mais sete?

Pense...

2. Se a graça comum, doutrina reformada que defende que existe a imago dei impressa na humanidade caída, e que Deus ama a todos os homens indistintamente, reconhecendo suas habilidades, sua capacidade de dominar a matéria, de emprender, criar e fazer obras de arte, como sendo estas provenientes Dele, e se aceita também que toda verdade sempre é provinda de Deus, não importando de que fonte venha, quem, como e onde é que se inventou essa esquisofrenia dicotômica que nega sumariamente a habilidade, a capacidade, as obras de arte realizadas por pessoas que não são declaradamente “gospel” e se afasta diametralmente dos não fazem parte do seu gueto confessional?

Pense...

3. Vou lhes dizer uma coisa. Deus não faz “cavalo de batalha” em certos assuntos que muitos só faltam se descabelar em defesa deles. Crente pode beber? Pode ouvir música secular? Pode ter amigos fora da igreja? Tudo isso é luta extenuante contra moinhos de vento. É fabricação de assepsias desnecessárias em nome de uma santidade farisáica e não é a santidade produzida pela verdadeira espiritualidade nem de longe.

A verdadeira espiritualidade é a de Cristo e sua total identificação com a vida humana convivendo com párias, conversando com mulheres de vida duvidosa, tocando o coração dos indesejáveis e recusados pela religião, se aproximando de amigos suspeitosos em rodadas de vinho, com muita comida e boa conversa.

Jesus, (Aquele que é apaixonado pela vida) concebia a vida mais como uma alegre celebração do que como um poço escuro hermeticamente fechado de cobranças e falsas culpas.

Sabe porque? Por que Jesus olha para a vida como um todo, como um monobloco sem fissuras ou divisões. Ele não pensava: casa do publicano, profano, templo santo. Beber vinho na Pascoa, santo, beber vinho com amigos, profano. Não. Ele vivia sua existência sem departamentalizações, mas plena de integridade.

E mais. Sua exigência no discipulado com seus seguidores não apela para exteriótipos, mas para a maturidade que é o resultado natural de quem anda com Ele. Mais importa nisso tudo o equilíbrio de uma mente madura, do que regras de quem não saiu da creche espiritual e do cercadinho das proibições intimidadoras.

Essa é a ênfase do NT. Liberdade que gera escolhas acertadas. A liberdade cristã produz equilíbrio maduro. Moderação. Temperança. Domínio Próprio. A mente de Cristo.

Na comida. Na bebida. No dormir. No tempo gasto. No dinheiro gasto. No trabalho. No lazer. No sexo. Na música. Em tudo. Para a glória exclusiva de Deus.

Pense...

4. Você já reparou que a maioria das igrejas de hoje tem uma mensagem essencialmente escapista?

Ensaio aqui algumas possíveis respostas:

Ela se tornou escapista quando começou a proclamar um evangelho contemplativo voltado para o céu, e esqueceu de seu papel redentor aqui na terra. Alguns desses até dizem: “Eu vou para o céu e eu quero é que esse mundo exploda!”.

A igreja se tornou escapista quando não atendeu à exortação de Paulo para que cada discípulo fosse acima de tudo um cidadão digno do Evangelho de Jesus, ou seja, alguém que cumpre seus deveres civis, conhece e vive enfronhado na vida de sua cidade.

A igreja se tornou escapista quando decidiu cair fora das grandes questões mundiais e do cenário social, político (falo não de política partidária, mas consciência de cidadania) e econômico brasileiro, se alienando no mundo no qual está inserida.

A igreja se tornou escapista quando colocou uma espessa venda nos olhos para não atender ao clamor dos milhares de miseráveis que perambulam nas ruas de nossas cidades todos os dias.

A igreja se tornou escapista quando diluiu a mensagem do Evangelho tornando-a reducionista, medíocre e alienante, sem qualquer relevância para o mundo.

A igreja se tornou escapista quando trocou a mensagem salvadora do Evangelho que proclama o senhorio de Cristo sobre todos os âmbitos da vida, como o resultado de confissão e arrependimento genuínos, por uma mensagem consumista de auto-ajuda fajuta sem conteúdo teológico consistente.

Essa idéia me ocorreu depois de ouvir um cantor gospel muito famoso cuja letra de uma de suas músicas versava sobre a miséria do mundo, o avanço do pecado e as catástrofes do tempo do fim, então vinha o refrão: “ainda bem que eu vou morar no céu!”

AO CONTRÁRIO, É EXATAMENTE DIANTE DA ESPECTATIVA DO FIM, QUE A IGREJA DEVE SE ESFORÇAR PARA FAZER DESSA TERRA UM LUGAR MELHOR, E LUTAR PARA PRESERVÁ-LA ATRAVÉS DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA COMPROMETIDA COM OS VALORES E PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS.

- AINDA BEM QUE AINDA ESTOU MORANDO AQUI NESSA CIDADE PARA FAZER ALGUMA DIFERENÇA.

O CÉU PODE ESPERAR...

Pense...


MANOEL SILVA FILHO, CONSPIRADOR DO REINO, LÍDER DA COMUNIDADE ABRIGO R15





Prática cristã 213559124897984596

Postar um comentário

  1. Quanto a igreja, se hoje ela esta assim. quando é que ela foi diferente? nem no tempo dos apostolos as igrejas foram o que realmente deveriam ser.
    Quanto ao papel social da igreja, cobramos algo que nunca foi feito pela igreja, mas sim por algumas poucas instituições que se dedicam a isso.
    quanto as proibições, tudo me é licito. Mas quanto a bebida, musicas, amizades, estamos desejando exatamente o que nossos pais na fé abriram mão, se eles o fizeram por legalismo não sei, mas naquela epoca chamavam santidade, hoje, qualquer sinal de santidade exterior ou comportamental é taxada de legalismo.
    Muito do que chamamos legalismo hoje foi praticado por nossos herois da fé.
    Bom, elocubrações a parte, que Deus tenha misericória de nós... maranata

    ResponderExcluir
  2. Que texto Maravilhoso!Vale a pena refletir!

    Somente que penso que a igreja contemporânea parou de sonhar com o céu já faz algum tempo!
    A "noivinha" de Cristo está muito ansiosa com o próprio bem estar. E de preferência nesta terra!

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão!

    Já estou enojado desta espiritualidade alienante, gnóstica, dualista, que só pode servir ao propósito daquele que reclama o mundo para si, o diabo.

    Mas Cristo o depôs, juntamente com todos os principados e potestades, de maneira que se cumpre o que diz Apocalipse: Os reinos deste mundo veiram a ser do Senhor e do Seu Cristo!

    Quando Jesus diz que Seu reino não é deste mundo, está apenas frisando que a origem do Seu reino é celeste. Portanto, não é DESTE mundo, mas é destinado a ESTE MUNDO. Provém de lá para cá. Se não, que sentido faria a oração do PAI NOSSO: Venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade assim na TERRA como no CÉU?

    Chega de escapismo! Hora de arregaçar as mangas e trabalhar pelas próximas gerações. Como disse Paulo: A criação geme com dores de parto na expectativa da manifestação dos filhos de Deus.

    Valeu, Manoel!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo poder de argumentação! Rs.

    Sim, devemos fazer diferença onde vivemos, mas... "o céu pode esperar"? E quanto ao "Maranata"?

    Acredito que quando o "cantor gospel muito famoso cuja letra de uma de suas músicas versava sobre a miséria do mundo, o avanço do pecado e as catástrofes do tempo do fim" diz "ainda bem que eu vou morar no céu!", ele se refere uma nova vida que terá, onde todas as coisas desagradáveis ficarão para trás.

    Pelo menos é isso o que entendo que ele canta.

    Mas, enfim, o que me intrigou mesmo foi a questão de que o céu pode esperar.

    ResponderExcluir
  5. Paz de Cristo,

    Creio que a Igreja Antiga também se privava de certos locais, certos costumes ou certos modismos. Mas na Antiguidade, não havia a diferenciação ou a autonomia de certas (ou de várias) instituições e carreiras humanas. Por exemplo, o artista, não era artista por excelência, mas trabalhava para algum templo pagão ou pintado algum local ou edificação pagã. O músico exaltava alguma divindade que lhes inspirava, e nas tavernas e casas de banho (locais que se relata serem repudiados por cristãos!) ocorriam orgias à luz do dia.

    Mas, hoje, estas coisas já estão dissociadas. Há, por exemplo, músicas direcionadas à certos aspectos da realidade feitas por algum artista (amor, exaltação da natureza, a amizade etc) que são, em si, puras e criações de Deus. Já existem outras que são claramente direcionadas à um "culto" e rebeldia anti-bíblica. Ai depende de cada cristão, fiel ao Seu Soberano Senhor e aos Seus justos mandamentos, ser criterioso com a cultura que desenvolve ou absorve desta Terra, e se empenhar para redimí-la no que for possível.

    Paz de Cristo a todos!

    Soli Deo Gloria...

    ResponderExcluir
  6. Olá Hermes! Não consigo ler todos os seus textos, mas os que já li fui muito abençoada!

    Mas achei tão ESTRANHO a interpretação do Pai nosso no teu comentário!!
    Os discípulos pensavam que a implantação do Reino seria aqui, mas Jesus deixou claro para eles que Ele era Rei, mas Seu Reino não era daqui!!! (Ele frustrou as expectativas dos discípulos)
    E ainda para Pilatos disse:
    “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui”. Jo 18:36

    Então a minha pergunta: Onde está a pista (na Bíblia) de que “é destinado a ESTE MUNDO”?

    “Hora de arregaçar as mangas e trabalhar pelas próximas gerações”?????? Você está querendo dizer que eu preciso cuidar do boto cor de rosa porque o céu é isso daqui??????
    Soa muito estranho para mim!! Mas se você tiver os textos, gostaria de vê-los!

    Abçs,

    ResponderExcluir
  7. Querida irmã,

    Deus não desistiu de Sua criação. Ele a restaurará! E a igreja é chamada a participar desta restauração.

    Em Cristo, Céu e Terra se integram (Ef.1:10). Por isso, João vê a Nova Jerusalém "descendo do céu" (Ap.21:10). Não somos nós que iremos para o céu. O céu veio até nós.

    "Os reinos DO MUNDO vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e ele reinará para todo sempre" (Ap.11:15).

    Leia ainda Eclesiastes 1:4

    E ainda: "Permaneça o seu nome eternamente; que ele continue ENQUANTO O SOL DURAR. Todas as nações serão abençoadas nele..." (Sl.72:17).

    Recomendo que leia www.apocalipsedesvendado.blogspot.com e escatologiareinista.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Manoel:

    Calma, não mande muitos "pense" de uma vez só porque há muitos cérebros sedentários por aí que podem travar se forem forçados...

    * * *

    ResponderExcluir
  9. Para mim a questão é muito mais simples que a exposta nos comentários aqui. Jesus Cristo usaria a Terra como um gafanhoto? A sujeitaria a tudo para arrancar dela matérias primas para produção de coisas para a venda e para o consumo e tudo isso para enriquecer? Não né? Então o que estamos fazendo de não conservar o planeta é loucura, é pecado, é errado. Parecemos um buraco negro sugando tudo de mais belo que Deus nos deu para cuidar e viver, portanto é nossa função preservar a vida sim. A Igreja somos nós, cada um aqui é Igreja, portanto cabe a cada um ser diferente das paredes com nomes de igreja. Somos pensantes, somos selados com o Espírito Santo, temos de olhar para Jesus Cristo e tão somente para Ele. Se uma placa (denominação), mesmo que seja a sua não faz como Jesus faria, faça você, pois a Igreja é você. Você e eu e nós somos o corpo.

    ResponderExcluir
  10. Boa reflexão. Sobre os escapistas, eles querem desfrutar de algo no que não trabalharam. Sonham com um paraíso mas não querem mover uma palha para tê-lo.

    Preferem fechar os olhos e se isolarem em suas igrejas, esperando que Deus destrua todos os "ímpios", e quê tenha o privilégio viver no melhor dos mundos.

    Querem um mundo livre de mendigos, pobres, doentes. Mas esperam que Deus dê conta deles, enquanto ficam esperando dormindo. É a pior religião possível, aquela que só serve para alimentar o próprio Ego.

    ResponderExcluir
  11. concordo em partes.porem nao temos a estrutura do nosso MESTRE para estarmos em todos esses ambientes,ladeados de tantas pessoas do tipo que foi citado,sem nos "contaminarmos".a palavra do SENHOR, nos diz:resisti ao diabo e ele fugira de vos.no entanto cuidado irmao!pois o nosso adversario é ardiloso e sujo.sede santo porque DEUS é SANTO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item