681818171876702
Loading...

É antiético citar nomes de pregadores famosos?




A Bíblia diz que são muitos os enganadores que viajam pelo mundo (2 Jo 7-8) e também a Palavra de Deus recomenda para termos cuidado com os falsos profetas (Mt 7.15). Devido à mentalidade pós-moderna, parece ser inadmissível fazer citações errôneas de certas pessoas. Infelizmente esta mentalidade anticristã é aceita por inúmeros lideres em nossos dias. O que devemos observar é que os apóstolos não pensavam assim, ao contrario alertavam a Igreja sobre aqueles que não andavam em sinceridade e integridade cristã, mesmo que estes fossem lideres (Gal. 2.11; 1 Tm 1.19,20; 2 Tm 2.16-18; 2 Tm 4.10,14).

Então sendo assim não há problema algum citar os nomes daqueles lideres ou não, que não andam conforme a doutrina, é o que veremos a seguir.

O mundo evangélico americano contemporâneo foi dividido quando um homem chamado Kenneth E. Hagin se projetou na mídia cristã. Hagin plagiou os ensinos de um pastor apostata, chamado E. W. Kenyon que se envolveu com as seitas metafísicas, onde chegou a declarar: “A única coisa que falta à Ciência Cristã é o sangue de Cristo”. (www.posword.org/articles/kenyon/index.shtml)

 
Foram centenas de falsos ensinos e declarações que ofendem a ortodoxia Bíblica, um ministério que trouxe somente prejuízos para toda a Igreja Cristã. Sua vida se encerrou no ano de 2003, deixando um rastro de heresias que infectou quase toda a religião cristã contemporânea. Ele um dos principais mentores de ensinos que nas décadas de 60 e 70 fez surgir novas correntes doutrinarias como a Teologia da Prosperidade assim como ensinos da metafísica fazendo com que a maioria das Igrejas Cristãs da America do Norte, fossem envenenadas pelas heresias da confissão positiva.

Em pouco tempo esta “heresia destruidora” chegaria ao Brasil e ganharia força varrendo o Brasil de norte a sul, trazendo prejuízos incalculáveis e irreversíveis. Sem sombra de duvidas que as Igrejas Neopentecostais são as importadoras desta teologia, mas ninguém mais contribuiu para estas idéias serem vinculadas no Brasil do que o Missionário R.R. Soares com a Editora Graça Editorial, divulgando os ensinos de Kenneth Hagin.

Dentre os mais variados ensinos estão os chamados “chavões” inventados pelos mestres da fé, dentre eles: “eu ordeno, eu determino, eu reivindico, eu amarro, eu comando, profetize isto ou aquilo, profetize para si mesmo, etc, etc”.

Existem hoje milhares de seguidores de Kenneth Hagin em todo o globo, assim também como inúmeros pesquisadores cristãos que desmascararam seus falaciosos ensinos apresentando-o como um falso profeta, com provas irrefutáveis. Certo pastor com muita propriedade diz como os livros de Kenneth Hagin fizeram sucesso no Brasil: “...Embora outros “grandes” evangelistas dessa linha teológica não tenham logrado êxito no Brasil, Kenneth Hagin, de repente tornou-se um dos maiores Best Sellers. Com livros extremamente simples, ele conseguiu influenciar os rumos da igreja no Brasil mais que qualquer outro líder religioso nos últimos tempos.” [1]

Dentre os variados pressupostos para descobrir um falso profeta, como por exemplo, seu estilo de vida, podemos avaliar se uma pessoa é ou não um falso profeta, pelos seus ensinos que são seus frutos (Mt 7.20).

É observável que um dos “frutos” daquele que se diz um mensageiro de Deus são certamente seus ensinos. Iremos verificar dentre os inúmeros ensinos de Hagin, algumas de suas citações para observar “seus frutos”. Hagin não tolera ser questionado:

“ Se um pastor não aceitar essa mensagem, então lhe sobrevirá julgamento..haverá ministros que não a aceitarão e cairão mortos no púlpito”

Conclusão
Lideres da prosperidade geralmente são famosos estão na mídia, são populares e agradam a todos. Porém não estão andando conforme a simplicidade do evangelho, devemos rejeitá-los por suas más obras, que são teologias manipuladas por espíritos malignos (I Tm 4.1). Os que querem ser ricos contrariam a Bíblia (1 Tm 6.9), os que ensinam prosperidade contrariam a Bíblia (I Cor 15.19), e os que pregam tesouros na Terra (MT 6.19,20) estão contrariando os ensinos de Cristo e devem ser evitados, pois mesmo sendo populares e aparentemente bem sucedidos, são apóstolos de satanás com toda sorte de engano e astucia (2 Pd 2.1-3; 2 Tm 2-4; 2 Cor. 11.3-5).



***
Fonte: NAPEC via Bereianos Apologética Cristã Evangelica
Notas:
[*] A imagem é do Genizah, como os de casa já deviam suspeitar, risos.
[1] O evangelho da Nova Era, Ricardo Gondim, 1993, Abba Press

Prática cristã 228538243004067885

Postar um comentário

  1. Quando JESUS me encontrou, eu comecei a ler e estudar a Bíblia, quando não entendia algo e ninguém conseguia me explicar, me davam um livro do Kenneth E. Hagin pra eu ler.

    Até aprendi a gostar muito do livro de Efésios por causa de livro dele. Sinceramente não me lembro das palavras de ordem, pois sempre eu estava lendo e estudando a Bíblia.

    Depois, como sempre acontece quando leio muitos livros de um autor, me cansei dele, passei a achar chato, sem profundidade.

    ResponderExcluir
  2. André Valadão tb é discipulo dele ! E agora como ficam os fãs desse discipulo do herege hagin ? É o que dar ser seguidores de homens ! Pb. Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  3. Acho proveitoso citar nomes, sim, daqueles que estão em nosso meio só para nos enganar. Entretanto, é necessário ir às provas.

    O que é antiético é o disse-me-disse.

    ResponderExcluir
  4. gosto muito sempre de vim aqui conferir os artigos! ta de parabens!
    concordo precisamos cita nomes sim! pois como iremos adverti os cristão?

    ResponderExcluir
  5. Quando era para criticar grupos não-evangélicos, os nomes eram citados com todas as letras maiúculas. Agora que a crítica está visando limpar o próprio quintal, por que não citar nomes? Seria dois pesos e duas medidas.

    * * *

    ResponderExcluir
  6. Danilo,
    Tive um passado assombroso, mas Cristo me trouce à sua luz.
    Estou em uma congregação que o Pastor nas suas pregações está sendo superficial quanto ao conteúdo Bíblico, quando a igreja está com muitos visitantes(épocas de natal, ano novo ou até mesmo nos dias de ceia) ele prega sobre prosperidade e conta piada para as pessoas ficarem rindo...
    Olha, nao te peço para condena-lo - as vezes o problema pode está comigo - mas se puderes me ajudar, peço que me dê alguma dica para aprender a compreender as Escrituras Sagradas, pois eu lendo nao consigo muitas das vezes adequa-las no cotidiano.
    E tambem se possivel, qual é o critério para fazer uma postagem como esse do seu blog - nao é para copiar mas para sermos um em Cristo.



    um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Jeova,

    Apenas duas dicas:

    1) Leia mais a Palavra
    2) leia mais blogs. Há muitos bons citados na coluna esquerda entre cumplices, comparsas e sites suspeitos.

    O tempo, a leitura são adubo e o ES faz acontecer.

    Quanto a sua igreja, se a mensagem não mais te edifica e vc se sente assim, pode ser o ES te admoestando a orar sobre isto e mudar, se assim vc sentir.

    Abs

    Danilo

    ResponderExcluir
  8. Poderiam ser citados muitos outros nomes. Os livros do Pr Paulo Romeiro já fizeram esse trabalho.

    Por isso, aconselho que sejam lidos: SUPER-CRENTES, EVANGÉLICOS EM CRISE e DECEPCIONADOS COM A GRAÇA.

    Até mais, Marcos.

    ResponderExcluir
  9. Depois que lemos os livros do irmão Hagin, e o super. Quem foi parar no lixo, foi o super crentes. crítica injusta.

    ResponderExcluir
  10. Depois que a minha família leu os livros do Dr Hagin, o livro supercrentes foi parar no lixo. Crítica injusta ao livro O Nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  11. O que aprendemos entre outras coisas com os livros de Kenneth Hagin é determinarmos com autoridade usando o nome de Jesus para expulsar o mal de nossas vidas ou seja aprendemos que o nome de Jesus é poderoso e tudo que ligarmos na terra será ligado no céu então dizemos assim : espírito maligno você que está agindo na vida de (determinada pessoa)eu te repreendo,amaldiçoo as suas más obras efeito e causa e digo pega todo o seu mal em nome do Senhor Jesus eu determino e saía levando consigo tudo o que é seu pois foi para liberdade que Cristo nos libertou e pelo poder que há no nome do Senhor Jesus me declaro a partir de hoje liberto deste mal.Gostaria que algum de vocês ou quem fez esta matéria me elucidasse a respeito do que há de errado nisto por favor pois a vida é um aprendizado e quero aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. Acho que doutrina é como sal cada um em sua casa usa a quantidade que é necessária,claro que devemos citar nomes quando não concordamos com algo e em toda religião há pessoas boas comprometidas com a verdade como ao contrário também não esquecendo da liberdade e da individualidade de cada um e também do direito de ir e vir na minha opinião Deus é um só, a palavra é uma só mas cada pessoa interpreta de acordo com sua própria conveniência e aí é onde mora o perigo porque o homem é falho e imperfeito Jesus Cristo é que é perfeito.Acho também que Igrejas Tradicionais alcançará um determinado grupo de pessoas, as neopentecostais,outro determinado grupo, as pentecostais outros e por aí vai ninguém e dono da verdade aqui na terra,o único é Deus e assim mesmo nem todos o respeitam.

    ResponderExcluir
  13. Nomes , sempre que possível, devem ser citados. Assim, é possível fortalecer uma cultura saudável de clareza ante nosso ponto de vista acerca do que ocorre no meio "cristão", oportunizando as pessoas tanto a procurarem esclarecimentos em outras fontes, como aos citados, de se defenderem.

    ResponderExcluir
  14. Márcio
    Vocês escreveram no primeiro Parágrafo:
    "O que devemos observar é que os apóstolos não pensavam assim, ao contrario alertavam a Igreja sobre aqueles que não andavam em sinceridade e integridade cristã, mesmo que estes fossem lideres (Gal. 2.11; 1 Tm 1.19,20; 2 Tm 2.16-18; 2 Tm 4.10,14)."
    Isso é verdade, no entanto eles eram os apóstolos chamados pela vontade de Deus. Vocês foram chamados pela vontade de Deus? Vocês tem a mesma Autoridade de Paulo? Ou vocês fazem a si mesmos apóstolos(como Paulo gostava de Dizer)?

    Depois:
    "Então sendo assim não há problema algum citar os nomes daqueles lideres ou não, que não andam conforme a doutrina, é o que veremos a seguir."

    Amigo esse seu argumento não é válido para você tomar essa conclusão. Logo o texto trata-se de uma Falácia, uma tentativa de se defender,USANDO A BÍBLIA(um absurdo isso), uma tentativa de justificar o erro. Falou Heresia amigo...

    Por favor quero uma resposta sobre o que escrevi, os visitantes do Blog Merecem.

    ResponderExcluir
  15. Infelismente existe muitos patos da lagoa nadando nesta corrente.

    ResponderExcluir
  16. "Gostaria que algum de vocês ou quem fez esta matéria me elucidasse a respeito do que há de errado nisto por favor pois a vida é um aprendizado e quero aprender cada vez mais."

    O que há de errado? Simples. Tal procedimento não tem base bíblica que o autorize.

    ResponderExcluir
  17. Teologia da Prosperidade!
    Vamos falar um pouquinho sobre essa MALDIÇÃO GOSPEL?

    Muitos "crentes", vivem suas vidas correndo atráz de bençãos financeiras; quando ouvem a palavra CONQUISTA, logo pensam em dinheiro, carro, casa, sossêgo e outros confortos.

    Então ficam por aí procurando por essas palavras que mais parecem doutrina LUCIFERIANA.

    É assustador vermos o crescimento que as "igrejas da prosperidade" alcançam.

    São igrejas comprando emissoras de rádio, editoras de jornais e revistas, gravadoras de cd's, aviões, canais de televisão e muito mais. Então, pensemos juntos: "De onde vem tanto recurso financeiro?" Bom, eu creio que esses recursos devam vir dos partidários dessas "organizações religiosas"! Quanto amor pela obra de Deus, não é? NÃO ! É claro que não trata-se só de amor ( há excessões).




    O que me incomoda, não é o fato de essas pessoas darem quase tudo aquilo que possuem para essas ORGANIZAÇÕES, mas, sim, o fato preocupante, é que essas pessoas estão sendo enganadas pelos "IMpastores" dessas organizações financerias.

    Vende-se tudo nessas (casas de câmbio) igrejas, bençãos de "curas"; bençãos para a vida sentimental; benção para o trabalho; benção na vizinhança; benção dos "dons espirituais" e é claro, não pode faltar o sonho de consumo dessa doutrina, " a benção de prosperidade"(quase tudo é comprado).

    As unções são as melhores possíveis, lá existem as unções da casa própria; do cimento ungido; do pó de ouro; do suor mágico; das cordinhas de amarrar o devorador e muito mais.

    E sabe o que é pior que isso? Deus diz em Jr 5.31, [...]QUE O MEU POVO ASSIM DESEJA[...].

    Essas "emprejas"(mistura de empresa + igreja) enganam o seu povo (eu fui um dos enganados), mas, não conseguirão jamais enganar a Deus.

    Aqui eles(os IMpastores da prosperidade) vendem de tudo, fazem de Deus um produto de mercado, amontoam para si muito dinheiro, muito poder, muito requinte, muito conforto, muito luxo e muito mais do mesmo. MAS...SE JESUS, PEDIR SUAS ALMAS HOJE[...], como as apresentarão?




    O inferno chama o nome dos enganadores.




    Então, de um dos lados vemos pessoas (muitas delas boas e honestas), quase sempre desesperadas, em busca de um deus que resolva todos os seus problemas financeiros(e outros tbm); buscam a um deus que os sirva por completo, que seja de preferência um ótimo garçom[...].

    Do outro lado[...], lá estão eles, os IMpastores da prosperidade, apenas esperando suas vítimas ou melhor suas ovelhas, para possivelmente arrancar-lhes toda a lã que há; eles babam, eles choram, eles pulam no "palco", eles fazem até mesmo números de circo e...finalmente ganham toda a lã, ou melhor ganham a confiança das simples pessoas que antes chegaram desesperados procurando por alguma direção.

    Ifelizmente a direção que lhes é mostrada é a direção do abatedouro! (Pv 30.7-9; Hc 3.17-18;1Tm 3.3; 1 Tm 6.3-5)




    Não seja você mais uma vítima dessa doutrina de demônios! Sai dela povo meu, para que não sejas cúmplices dos seus pecados, pois seus pecados chegaram até aos céus (Ap18.4,5)!

    ResponderExcluir
  18. Citem os nomes em letras garrafais. Politicamente correto é doutrina de fariseu.

    ResponderExcluir
  19. Corretíssimo!
    Citar nomes é necessário para facilitar a orientação do povo sobre aqueles que não são fiéis às Escrituras Sagradas, torcendo-as e mercadejando-as.
    Eu costumo citar nomes e mostrar à igreja os ensinos deturpados, deixando que a igreja conheça, reflita e conclua sob a direção bendita do Espirito Santo.
    Aliás, precisamos resgatar nossa fidelidade à Palavra de Deus e denunciar sim, de púlpito, os falsos obreiros, os cães. Isto faz muito bem ao povo e é requerido pelo Senhor de todo ministro da Palavra.
    Nosso compromisso é com a Verdade e Paulo, pelo Espirito, já asseverou que qualquer outro evangelho pregado seja anátema.
    Que o Senhor encoraje e capacite líderes nestes tempos a, no púlpito e fora dele, denunciar veementemente e com humildade, os "mestres" a serviço do inferno.
    Para o bem estar da Sua igreja. Amém.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item