681818171876702
Loading...

Devemos Julgar?


Ruy Marinho (*)

O que mais se vê nestes “últimos dias” são heresias pregadas em muitas igrejas por aí. A cada dia ficamos mais indignados com tamanha distorção Bíblica, o Evangelho genuíno está sendo deixado de lado e sendo trocado por uma “teologia popular” voltada ao misticismo, aos modismos, as falsificações bíblicas e fetiches populares.

Apóstolos, pai-póstolos, gurus gospel tem surgido por aí trazendo um "outro evangelho". A palavra de Deus em sua essência é trocada por modismos, por hierarquias eclesiásticas, por dinheiro e por interesses particulares destes "super crentes". São tantos "shofás proféticos" que não aguento mais tanta barulheira. É tanto "mantra gospel" que meus ouvidos já estão estourando, é tanto ré-plé-plé que meu senso de racionalidade clama por socorro! Quebra de maldições hereditárias onde o crente nunca se converte de verdade, seções de descarrego, sabonetes de arruda, rosa ungida, sal grosso... É tanto "copo d'agua consagrado" que dá até vontade de ir ao banheiro. Unções especiais, urros, gritos, histerias, regressões, encontros tremendos, etc.

Diante de tudo isso, muitos Cristãos infelizmente tem se calado, pois existe um conceito errado de que não devemos julgar nada, que não é o nosso papel estar julgando o que ocorre com estas pessoas, principalmente se vamos falar de algum “líder” que esteja em um comportamento que vai contra as escrituras.

Resumindo, querem nos calar mesmo! Já não bastasse a perseguição contra os Cristãos que hoje em dia ocorre em muitos lugares no mundo, inclusive no Brasil, ainda temos que aguentar a distorção bíblica de que jamais deveremos abrir a boca de pastor x, apóstolo y, pois são os "ungidos de Deus". Nestes ninguém fala, até Davi foi repreendido pelo profeta Natan, mas estes líderes contemporâneos não podem ser repreendidos por algum erro ou heresia. É proibido pensar, é proibido julgar! Muitas mentes estão sendo cauterizadas por esta "nova doutrina".

Existem algumas passagens Bíblicas que muitos Cristãos têm interpretado erroneamente a respeito de julgamento. Meu compromisso nesta postagem é desmistificar e esclarecer ao Povo de Deus de que não devemos nos calar jamais, pelo contrário, devemos por obrigação exortar e lutar pelo Evangelho genuíno de Cristo, afinal, quem ama luta pela verdade, pois "O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade". (1 Co 13:6).

“Não julgueis, para que não sejais julgados.” Mateus 7:1

Em primeiro lugar deixo claro que aqui JESUS claramente proíbe o julgamento. Mas a grande questão é se JESUS proíbe qualquer julgamento ou somente certo tipo de julgamento. O versículo 1 por si mesmo não nos dá uma resposta para esta pergunta. Por isso temos que aplicar uma regra fundamental para poder interpretar a Bíblia. Analisar sempre o contexto da passagem citada para poder saber de que se trata a mesma, pois sabemos que texto fora de contexto é um pré-texto para formar até mesmo uma heresia.

Para sabermos de que tipo de Julgamento JESUS proibiu nesta passagem vamos analisar o contexto:

“Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” Mt 7:2-5

Analisando o contexto podemos ver claramente que JESUS proíbe especificamente o “julgamento hipócrita”. Jesus diz aos judeus no versículo 1 que eles não devem julgar. No versículo 2, ele dá a razão pela qual eles não devem julgar: o padrão que eles usam para julgar os outros será o mesmo padrão que os outros usarão para julgá-los. Eles não devem ignorar seus próprios pecados, enquanto condenando os mesmos pecados nos outros. Fazer isto é julgar com um “padrão Duplo”, ou seja, julgar hipocritamente.

Não é hipócrita condenar o irmão por uma pequena falta, ou mesmo tentar ajudá-lo a sobrepujá-la, quando você mesmo é culpado de uma falta maior? Esta é a grande questão que JESUS estava colocando diante do povo nesta passagem.

Note que o pecado dos dois pecadores (a pessoa e seu irmão) é o mesmo em dois respeitos. Primeiro, é o mesmo em natureza: em ambos os casos um pedaço de madeira estava no olho da pessoa. Segundo, ambos estão atualmente pecando: o pedaço de madeira estava no olho deles naquele momento. A diferença entre as suas faltas é somente uma de tamanho: um pedaço é pequeno, e o outro é grande. É hipocrisia alguém cujo pecado é maior condenar alguém cujo pecado é menor, sendo em ambos os casos o mesmo tipo de pecado (vs 5). Em outras palavras, uma mulher que está abortando um feto de oito meses não está na posição de repreender um homem que mata um caixa de banco, e o homossexual não está na posição de criticar infidelidades num casamento homossexual!

Mateus 7:1, de acordo com o seu contexto, não proíbe todo julgamento e intolerância, mas somente o julgamento e intolerância hipócrita. De fato, ele requer de nós que, após nos arrependermos dos nossos próprios pecados, condenemos o pecado do irmão como pecado, e ajudemo-lo a se voltar dele.

“tira primeiro a trave do teu olho”, diz Jesus, “e então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”. Mt 7:5

Jesus ordena uma intolerância genuína, e não hipócrita, do pecado que o irmão comete.

Outra passagem bastante utilizada é João 8:7-11. O contexto é a história da mulher que foi pega no próprio ato de adultério e trazida a Jesus pelos escribas e fariseus. No versículo 7, Jesus diz aos escribas e fariseus: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”. No versículo 11 ele fala para a mulher: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”. Os defensores da tolerância usam estas palavras para argumentar que ninguém deveria condenar outras pessoas, pois não é melhor que elas.

Entendamos por ora que, quando alguém julga, ela dá um veredicto: Culpado ou inocente. Após ser julgada, a pessoa é sentenciada: A pessoa culpada é condenada (sentenciada ao castigo) e a inocente é liberta. O ponto é que julgar e condenar são duas coisas distintas, relacionadas, mas não idênticas.

Tendo isso em mente, note que Jesus de fato julga esta mulher, mas não a condena. Ao dizer-lhe “vai e não peques mais”, Jesus indica que ela tinha pecado. Em si mesma, a acusação dos fariseus estava correta, e Jesus julgou o pecado como sendo pecado.

Isto mostra intolerância pela ação pecaminosa! Seguindo o exemplo de Jesus, devemos dizer aos pecadores que mostrem arrependimento genuíno não mais cometendo pecado.

Embora Jesus tenha julgado a mulher, ele não a condenou. Ela pode ir embora: ela não foi executada. O evangelho para o pecador penitente é:

“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”Rm 8:1

Esta é a mensagem que Jesus dá à mulher; o próprio Jesus foi condenado por ela! Ele suportou o castigo que lhe era devido, para que ela pudesse ser livre!

A resposta de Jesus aos fariseus expõe o julgamento hipócrita deles no assunto (o propósito primário deles, certamente, não tinha nada a ver com a mulher; era pegar Jesus em suas próprias palavras. Todavia, Jesus sabia que os fariseus se orgulhavam da justiça própria deles, e respondeu à luz deste fato).

Os fariseus, Jesus Recorda-os, também eram culpados de pecado, e especificamente de adultério, quer físico ou no coração. Porque também não eram livres de pecado, também eram dignos de morte como ela. Assim, ao desejar saber que julgamento ela deveria ter recebido, eles revelaram sua própria hipocrisia e motivação errônea.

João 8:7 e 11 nos ensinam como tratar os que pecam. O versículo 11 diz que devemos desejar o arrependimento do pecador; o versículo 7 nos ensina que não devemos fazer isso hipocritamente, nem com motivos errôneos ou de uma maneira imprópria. Contudo, a passagem não quer dizer que nunca devemos considerar as pessoas responsáveis por seus pecados (isto é, julgar o pecado como sendo pecado).

Agora gostaria de colocar as passagens Bíblicas que nos ordenam julgar.

João 7:24

“Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça”.

Outras passagens na Escritura nos ordenam positivamente a julgar. Uma passagem que nos diz isso claramente é esta citada acima. Ela se encontra no contexto da discussão de Jesus com os judeus que questionaram sua doutrina, e tinham-no acusado de ter um diabo (Jo 7:20) e de quebrar o dia do Sábado curando um homem (Jo 5:1-16). A eles Jesus diz: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça”. Ao dizer “não julgueis”, Jesus não pretende proibir o julgamento como tal, mas proibir certo tipo de julgamento, como a parte positiva deste versículo deixa claro. Podemos julgar, mas quando o fizermos, devemos julgar justamente.

O julgamento exterior e superficial – isto é, julgar simplesmente sobre base do que parece ser o caso, sem conhecer todos os fatos – é um julgamento imprudente, injusto e sem discernimento, que é contrário ao nono mandamento da lei de Deus. Deus odeia tal julgamento. O Julgamento justo é feito usando a lei de Deus como o padrão pelo qual discernimos se o que parece ser é o caso é realmente o caso.

1 Co 5

1 Coríntios 5 é um capítulo importante com respeito ao dever positivo de julgar. Primeiro, no versículo 3 Paulo declara, sob a inspiração do Espírito, que ele tinha julgado um membro da igreja em Corinto que estava vivendo no pecado da fornicação. Seu julgamento foi “seja entregue [tal pessoa] a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus”. Este é um julgamento ousado da sua parte.

Segundo, nos versículos 9-13, Paulo lembra aos santos do seu dever de julgar as pessoas que estão dentro da igreja, quanto ao fato destes estarem, ou não, obedecendo a lei de Deus.

Aqueles que alegam ser cristãos e são membros da igreja, mas que são julgados como sendo impenitentemente desobedientes a qualquer mandamento da lei de Deus (vs 9-10), devem ser excluídos da comunhão da Igreja. Paulo, sob a inspiração do Espírito, diz para a igreja não tolerar pecadores impertinentes!

Outras passagens

Outras passagens também indicam que é nossa responsabilidade julgar. Jesus pergunta às pessoas em Lucas 12:57: “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?”. Jesus repreende os escribas e fariseus em Mateus 23:23 e Lucas 11:23, dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém fazer essas coisas e não omitir aquelas”. Era o dever deles, de acordo com a lei, julgar – mas eles tinham falhado neste dever. Paulo orou para que o amor dos irmãos filipenses “aumentasse mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”. (Fl 1:9). Ele diz aos de Corintos: “Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo”. (1 Co 1:15).

Os cristãos são solicitados a examinar tudo e reter o bem (1 Ts 5:21). Eles também são obrigados a provar se os espíritos são de Deus: "Irmãos, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo afora." (1 Jo 4:1)

Mesmo nas reuniões cristãs eles devem "julgar" o que ouvem: "Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem." (1 Co 14:29).

Os Crentes de Corinto receberam ordens para julgar imediatamente a imoralidade existente entre os seus membros (1 Co 5:1-8). Mesmo o estrangeiro de passagem não deve ser hospedado se for verificado que não se trata de uma pessoa alicerçada na verdadeira fé (2 Jo 10,11). E um anátema (maldição) deve ser proferido contra aqueles que apresentarem um tipo diferente de evangelho (Gl 1:9).

Conclusão

Algumas passagens da Escritura parecem proibir o julgamento, enquanto outras claramente exigem isso. Estudando os contextos daquelas que parecem proibir o julgamento, descobrimos que o que é proibido não é realmente o julgamento em si, mas sim um tipo errôneo de julgamento. Deus odeia o julgamento hipócrita! Mas Deus ama o julgamento justo da parte dos seus filhos.

Portanto, é dever de todo Cristão julgar!

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gl 6:1

“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.” 2 Tm 4:2-3

***
Fonte: Blog BEREIANOS
Notas: (*) Resumido para fins de publicação. Artigo com base em trechos de "Julgar, o dever do Cristão" – Rev. Doug Kuiper
Ilustração de
Rubinho Pirola
Artigos de Terceiros 7062259971351485769

Postar um comentário

  1. Texto profundo e extremamente extenso, caberia em duas postagens.

    Bem esclarecedor, mas dividido em duas partes, levaria a uma compreensão total.

    O autor trouxe luz dentro da Bíblia para esclarecer sobre o ato de julgar.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Danilo,

    Fiquei muito feliz com o comentário que você deixou no meu blog, e também porque você tornou meu seguidor. Li a postagem que você me indicou, gostei e aprendi muito com o verdadeiro contexto do "NÃO JULGUEIS"...
    Gostei muito do seu blog, e vou estar sempre acompanhando seus artigos.
    Que o Senhor possa continuar te abençoando e te dando cada dia mais, a devida sabedoria.
    Abraços!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Irmão,
    Concordo contigo, o problema que vemos muitas vezes não é o simples julgamento. No contexto podemos ver o julgar como o apontar o erro, mas o que vemos em muitos sites não é julgamento, é condenação.
    Dizer irmão, você está pecando, precisa mudar de vida é diferente de dizer: Irmão, você vai pro inferno. Não tem jeito pra você.
    Infelizmente não tenho visto muito do primeiro, mas tenho visto demais do segundo.
    No mais, parabéns para o texto, coloca uma luz em pontos que muitos de nós (inclusive eu) não conseguimos enxergar.

    ResponderExcluir
  4. Danilo

    Concordo em gênero, número e grau.

    Assim deve ser pregada a palavra de Deus.

    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Finalmente separei um tempinho pra ler este texto inteiramente. Estava bastante curioso e andei pensando no que eu iria ler. Felizmente, se identificou com a forma que penso.

    Tenho sido questionado por algumas pessoas bem próximas a mim quanto a eu analisar fatos, confrontá-los com a Bíblia e dizer que é certo ou errado a sua prática (tanto na igreja quanto na minha casa).

    Nunca me senti confortável nessa missão, pois realmente sempre vêm com aquela de "não julgueis para não serem julgados". Eu, particularmente, nunca me incomodei com o julgamento de alguém sobre algo que eu fiz (especialmente dentro da igreja) de errado. Na verdade, sinto mais segurança de fazer alguma coisa ao saber que há pessoa olhando, pois poderão me dizer se agi certo ou errado. É uma espécie de cooperação mútua. Isso é bom e penso que me ajuda a crescer. Não sei porque não pensam assim também muitos irmãos.

    Pra que congregar se uma das coisas mais importantes, que é o crescimento de todos pela cooperação mútua, é praticamente rechaçada sumariamente pela grande e esmagadora maioria dos irmãos?

    É um tema que precisa ser abordado sempre nas igrejas. Não para criar verdadeiros monstros julgadores, mas para ensinar aos irmãos que o julgamento é algo bom e necessário. Como sempre, tudo feito em amor.

    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  6. É, excelente texto Danilo!
    Muito obrigado pela postagem e como o Ralffer eu me identifiquei bastante com o que está escrito.

    Eu penso que um dos grandes problemas ainda é cultura, as pessoas foram criadas debaixo de uma teologia do medo e esse sofisma de que é errado julgar já foi incorporado ao pensamento de massa cristão. Não testar as teorias como indicado pelos Bereanos é um erro tão grande quanto ter fé cega.

    Parabéns pela coragem de colocar esse texto... esclareceu muitas coisas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Prezado Danilo,

    tenho lido as suas postagens e os comentários dos demais irmãos e noto uma constante busca pela coerência bíblica, que tem sofrido tanto ultimamente e permitido tantas heresias.

    De fato, a Bíblia já julgou todos os erros cometidos e os que ainda ocorrerão. A verdadeira igreja tem o papel de denunciar o pecado, por referência bíblica, para que haja o arrependimento; O Espírito Santo promove o desligamento do pecador da comunhão, caso esse não reconheça o erro e se arrependa; E a Igreja anuncia o desligamento; Por fim, Deus dará a sentença.

    Então, continuemos denunciando o pecado, pois essa incumbência, que era dos profetas no período de reis (por exemplo), hj é da Igreja e naquele tempo Samuel não teve o menor constrangimento de tocar no ungido Saul, ou Natã de tocar no ungido Davi. Não vamos nem falar do Jeremias... Pois esse, seguindo o linguajar do blog, era o mais subversivo.

    À começar de mim, creio que os líderes de hoje precisam ser menos melindrosos e examinarem as as suas atitudes perante as criticas que lhe são feitas, enquanto há tempo (como fez Davi), pois "...o machado está à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3 : 10)

    Sou pastor na Assembléia de Deus Nipo Brasileira
    No pq Bristol em São Paulo e espero ter, de alguma forma, contribuído.

    Em Cristo,

    Ielton Isorro

    ResponderExcluir
  8. Ielton! Obrigado por seu ponto de vista! Tendo oportunidade visitarei sua comunidade! Será um prazer conhece-lo!

    ResponderExcluir
  9. É seu danilo, esse negócio é complicado!
    A Palavra de Deus é tão clara, os homens é q distrocem tudo, mas sempre ao seu beneficio proprio!
    Crentes venilh~ões, preguiçosos, ditadores etc....estão iguais formigas por aí cheinhoooooooooo.....

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dos seus textos... são sempre esclarecedores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Nao comentando o fato de julgar em si, mas a "SIMPLICIDADE DO EVANGELHO"...
    Deus tem me inquietado nesse sentido, me fazendo acordar pra esse ponto!!!

    O Ministerio de Jesus foi marcado por simplicidade e perfeição...mesmo assim nao agradou a todos!!! O que tem me incomodado é ver que muitos lideres hoje buscam "MELHORAR" (entre muitas aspas....) o Evangelho e acabam trazendo MENTIRAS e HERESIAS pra dentro das igrejas...

    é muito triste isso...

    mas eu tenho certeza que uma revolução esta pra acontecer...pois assim como eu, muitos tem tido essa inquietaçao...e buscam em Deus a resposta...

    A Paz do Senhor para todos...

    Tiago Ramos

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!!! Realmente, eu antes achava que julgar era errado, vejo agora que não tinha entendido o que a Palavra realmente quis dizer.

    ResponderExcluir
  13. Grato pela postagem fertilizante de idéias novas!

    Parabéns!
    Abraços fraternos,

    Miguel Garcia

    ResponderExcluir
  14. Eu queria ter escrito isso, rsrsrs Assino embaixo!

    ResponderExcluir
  15. PArabéns pelo texto, Danilo
    Claro e verdadeiro
    Oxalá que Deus levante outros estudiosos da Bíblia e do comportamento eclesiástico como você.

    Pr Jean Max

    ResponderExcluir
  16. ISSO É O QUE PODEMOS CHAMAR DE PILANTRAGEM ECLESIÁSTICA (PESSOA SEM CARÁTER OU TEMOR DE DEUS). MAS O JUÍZO DE DEUS ESTÁ ÀS PORTAS E TODOS VERÃO O QUE IRÁ ACONTECER COM ESSA FAMILIA FERREIRA.
    "DEUS NÃO TEM O CULPADO POR INOCENTE"

    É UMA VERGONHA!!!!!

    ResponderExcluir
  17. sensacional o blog...sensacional os textos...tudo sensacional, parabéns

    ResponderExcluir
  18. Graça e paz, se possiveil leia este artigo
    http://rinaldoeapalavra.blogspot.com/2008/06/o-cristo-pode-julgar.html

    ResponderExcluir
  19. Eficaz, show.
    Pronto, tá aí uma excelente explicação.
    Paz pra geral.

    ResponderExcluir
  20. Falar sobre julgamento e mais ainda julgar o trabalho do outro é preciso muito embassamento teorico - cientifico
    estar acima da visão do outro,uma compreensão de mundo muito mais ampla, para que a sua fala não seja uma sombra de suas limitações, uma projeção, (etc...)terapeutas pesquisaram e afirmam: brasileiros mais que criticam que elogiam e empobrece relação familiar.Considerei muito pobre-cientificamente, este texto.

    ResponderExcluir
  21. TAUANA FERREIRA RISSMA1 de junho de 2010 às 10:56

    EU ESPERO QUE ESSE EVANGÉLIO PODRE QUE TÊM SIDO PREGADO TENHA FIM, AFINAL A SALVAÇÃO VEIO MEDIANTE A GRAÇA, QUE É UM FAVOR NÃO MERECIDO, ENTÃO POR MAIS QUE O PR. SILAS MALAFAIA E DEMAIS QUE SE DIZEM DO REINO, TENTE VENDER JESUS, SERÁ IMPOSSIVÉL COMPRA-LO...ME COLOCO JUNTO A VC´S A LUTAR CONTRA ESSA MANIPULAÇÃO BARRATA DE VENDA DA FÉ ... TAUANA RISSMA

    ResponderExcluir
  22. Não podemos julgar a pessoa, mas podemos analisar a doutrina da qual ela faz uso, como os crentes de Beréia. Se todos fôssemos críticos como deveríamos ser, não haveriam condomínios de igreja numa mesma rua, uma em cima da outra, do lado da outra etc. A feitiçaria evangélica não estaria tão em evidência.

    ResponderExcluir
  23. Sobre julgamento:
    "examinai tudo, retende o bem", sempre entendi isso como uma ordem de Deus para analisar-mos todas as coisas à luz do evangelho. pelo menos até hoje, Deus tem confirmado os juizos que tenho formado a respeito de todas as coisas. Na paz do Senhor.

    http://manjaessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. APÓS FAZER O MEU COMENTÁRIO ONDE EXPRESSO A MINHA INDIGNAÇÃO COM TAMANHOS ABSURDOS POSTADOS POR DESOCUPADOS E ME DESCULPEM A EXPRESSÃO"CRENTES FALIDOS ESPIRITUAL".
    O MEU COMENTÁRIO ACABO DE FAZE-LO NA MATERIA SOBRE RENE TERRA NOVA, E MARCOS PEREIRA.
    AGORA FUI ACONSELHADO PELOS ADMINISTRADORES DESTE SITE, PARA QUE EU LER ESSE ARTIGO QUE NOS EXORTA PARA A ADMISSIBILIDADE DO JULGAMENTO.
    PRIMEIRO DEVO DIZER QUE ASSIM COMO NOS OUTROS QUE LÍ, ESSE TAMBÉM É MUITO BEM REDIGIDO. PROVAVELMENTE FOI ESCRITO POR ALGUÉM MUITO ESTUDIOSO E CULTO. PORÉM, SEM MAIS DELONGAS QUERO MAIS UMA VEZ EXPRESSAR O QUANTO ME ENTRISTEÇO AO ME DEPARAR COM TAMANHA ASNEIRA COM CARA DE TEXTO SÁBIO.
    DEVO DIZER AO SENHOR DANILO DE TAL E SEUS ADMIRADORES, QUE AO INVÉZ DE FICAREM AQUÍ GASTANDO SUAS RECONHECIDAS HABILIDADES COM A LINGUA PORTUGUESA PARA TENTAR CONVENCER-NOS DE ABSURDOS COMO ESTES,OS SENHORES E SENHORAS DEVERIAM ABANDONAR OS SEUS "PORQUES"E COMEÇAREM A TENTAR UMA APRROXIMAÇÃO GENUÍNA COM ESTE JESUS REAL QUE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA EM NOSSAS VIDAS E É O SENHOR ÚNICO EM CONDIÇÕES DE JULGAR-NOS A TODOS, EMBORA ELE AO CONTRÁRIO DE VOCES, NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM ISSO, POIS ASSIM COMO ELE, EU E TANTOS MILHÕES DE SEUS SEGUIDORES, ESTÃO EMPENHADOS EM MUDAR A VIDA DOS PERDIDOS, AO INVÉZ DE FICAR DESFILANDO UM MONTE DE INFÃMEAS A LIDERES QUE COM ERROS OU NÃO ESTÃO PREGANDO QUE JESUS SALVA E LIBERTA.

    MEU NOME É VILMAR BATISTA
    MEU EMAIL: vilmarbatisilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Graça e Paz, amados,

    Conheci este blog através do Twitter, há duas semanas e desde então tenho estado um tanto quanto viciada, acredito que seja pelo humor com que são tratados esses assuntos trágicos do mundo evangélico.
    Desde o primeiro acesso, estou ensaiando para acessar este post, deixando para depois, com mais tempo, ou coisa assim.
    Em meu pouco tempo de vida cristã, tenho presenciado situações entre julgadores e julgados e percebido que o que mais falta entre eles é amor.
    Julgadores que ao invés de usar o amor para aconselhar os irmãos, acabam usando seu tempo de igreja e seu "conhecimento" bíblico, usando de arrogância. Os julgados por sua vez se sentem menores e e inferiorizados e tbém não recebem bem os julgamentos e acabam por não aceitar os aconselhamentos.
    Muito boa a explicação e o esclarecimento do não julgueis para não seres jugados. Me dá argumentos para explicar porque aceito, amo e respeito as pessoas e não seus pecados.
    No mais busco na palavra a resposta e o equilibrio para lidar com as situações decorrentes das tão necessárias relações humanas.

    Abraços

    Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse estudo. Me esclareceu muito e só veio a testificar com meu pensamento. Leio a bíblia e como já disse em outro comentário que fiz no seu blog, o evangelio é simples é só pedir a Deus que nos dê entendimento espiritual e inteligência necessária para entender o que Deus tem para nos dizer com sua palavra.Eu sou uma pessoa na igreja que congrego e mesmo aonde moro, com meus irmãos, muitas vezes vitima desse tal de "não julgue", mas sou lider na igreja e sou responsável pelo meu ministério e não consigo tolerar crente que não esta com a vida no altar do Senhor e não quer palavra de conserto. Crentes hipócritas que os atos falam mais alto que suas palavras, entende? Não sou perfeita, mas, procuro conserto e sempre escuto com humildade conselhos e exortação. Depois oro a Deus e se for da parte d'Ele ótimo, amém, se não, escuto, agradeço e entrego o irmão ao Senhor. Fácil, não tira pedaço rsrsrs Sempre digo não estou julgando ninguém é a bíblia que diz e mostro a passagem.

    ResponderExcluir
  27. SIM DEVEMOS JULGAR. SÓ PARA COMPLEMENTO:http://assembleiacristadobrasil.blogspot.com/2010/08/julgueis-e-nao-sereis-julgados-podemos.html

    ResponderExcluir
  28. Vamos complementar. Toda a nossa vida, nossas ações, são baseadas em julgamentos. Deus fala a Ezequiel que o colocou como atalaia sobre Israel (Ez 3:17-21). Vamos analisar mais um pouco esse texto. Deus diz que ele deve avisar o justo de seu mau caminho, assim como ao próprio ímpio, sob pena de comprometer-se com o Senhor. Mas, existe um princípio básico do julgamento, que é simplesmente pesar fatos em um padrão estabelecido. Ele estará certo se atender aos requisitos deste padrão e errado, caso contrário. Mas, Deus deixa claro, nessa passagem, que se encontrarmos alguém em ato pecaminoso, ou vivendo em pecado, devemos exortá-la ao arrependimento. Acontece que, para que a consideremos em pecado, ou cometendo ilícito diante de Deus, devemos justamente nos valer da definição de julgamento acima: pegamos o alvo da análise (a pessoa) e pesamos ela sob a Palavra de Deus (padrão estabelecido). Caso falhe, há o pecado. Ora, isso nada mais é que exercício de julgamento!!!! Digamos mais: saímos no sábado de manhã cedo e vamos à feira. Lá, compramos diversas coisas, como frutas, verduras, etc. Logicamente, usamos nosso JULGAMENTO para escolhermos, dentre tantas opções, as laranjas, maçãs, melões, pés de alface, etc, que levamos!!! Se estamos no trânsito e tomamos uma rota alternativa, é por meio de julgamento. Muito do que fazemos é iniciado por um julgamento!!! E, em 1Co 6, quando havia dissensão nas Igrejas, Paulo não nos instruiu a estabelecermos irmãos mais sábios à frente do negócio para também julgar?!?! Então, é óbvio que o julgamento a que Cristo se referiu é aquele em que procuramos tomar o lugar do próprio Deus e queremos até mesmo determinar para onde a pessoa vai, para o céu ou inferno!!! É, tipicamente, o exercício do farisaísmo, onde a única coisa que sabemos falar ou observar em um irmão é a maneira como se veste ou fala, desconsiderando seu trato com o irmão, suas intenções (que todo mundo diz que o inferno está cheio delas, mas, que a Bíblia diz claramente que o Senhor pesa o coração) ou mesmo seu amor e piedade ao próximo. Se esquecem que o próprio Jesus disse em Jo 7:

    24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.

    Ora, agora Ele se contradiz?!?! Primeiro Ele disse para não julgarmos, agora diz para fazermos segundo a reta justiça!!! É PARA JULGAR OU NÃO?!?! Não nos esquecendo que, se a mensagem da Bíblia é verdadeira, sempre, não pode haver tal contradição!!! Ora, ele diz para não julgarmos segundo a aparência (farisaísmo), mas, segundo a reta justiça (Palavra de Deus)!!! Alguém aí ainda duvida disso?!?!?
    Mas, que fique claro, julgar também não é passar a mão na cabeça e nem ser conivente com o mal, mas, entendamos, mesmo no julgamento, o amor TEM que prevalecer. Ainda que nos abstenhamos de aplicar a Lei (como lançar pedras sobre adúlteras), temos que exortar ao arrependimento o pecador e deixar claro qual o final de um caminho trilhado em maldade e em pecado.
    Acho que é isso.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  29. Primeiro tireis a trave que tem no teu olho para se preocupar do cisco no olho do irmão, ou seja, tenha uma vizão superior para criticar, julgar, condenar, não basta dizer que tá escrito num livro ou na Bíblia, nem todos acreditam que ela é a palavra de Deus, esse argumento não basta, é preciso muito mais, é preciso pensar por si mesmo, mostrar onde está o erro do outro pela lógica e razão. Dizer é errado porque está escrito num livro não é argumento e demonstra estreiteza de vizão. Jesus argumentava, explicava e contava parábolas para demonstrar o que dizia.

    ResponderExcluir
  30. Quando em qualquer situação seja qual for,vc pode contar com o espirito o mesmo que em atos 2 la em Pentecostes. Vc é guiado por esse mesmo espirito ,sabe falar o que falar,se pouco ou muito,sabe julgar se necessário for. Aprender a viver a boa nova e fácil,legalizado pelo dono do mundo.

    ResponderExcluir
  31. 1a. parte do comentário:
    Olá a todos! Gostei do blog!
    Ao que direi sobre Deus, espero que os demais compreendem que não posso deixar de usar metáforas, pois é assim que interpreto e ao qual sou orientada.
    A questão é que a Bíblia foi escrita por homens que escreveram-na inspirados por Deus! Não podemos falar de Deus, sem falar de metáforas da experiencia humana e da relações entre humanos, ou seja, ao ler a Bíblia, tem que se enxergar além do que está escrito ali. A Bíblia é nos leva a Igreja (congregação de homens cristãos), pois necessitamos dessa interpretação. Por existem pastores, missionários, padres, reverendos, assim como, existe, médicos para tratar de situações que desconhecemos.Percebo que a Bíblia é o meio de compreender as ações de Deus em nossas atitudes e experiencias humanas.

    O texto sobre julgar ou não julgar colocado no artigo (e não pelo autor deste blog) demonstra uma das interpretações (como percebemos outras apontadas aqui) dessa passagem na Bíblia e vemos claramente sobre a postura ética de Jesus sobre isso.
    Percebo que julgar é uma das ações mais difíceis, pois tal ato merece um distaciamento do fato, termos uma postura totalmente híbrida e humilde abstendo-se de visões unilaterais para se colocar no lugar do outro mudando o anglo de visão. Ou seja, a pessoa deve ser justa.

    Jesus preocupava-se com o comportamento entre a maioria dos Fariseus que se consideravam os detentores do saber sobre Deus e o homem e assim, acreditavam que podiam julgar. Naquele tempo, consideravam "justos" aqueles que tinham este "tal conhecimento". E desprezavam aqueles que não detinham. Jesus veio quebrar este ciclo vicioso e tentador de poder.

    Ser justo nos dias de hoje é muito dificil, pois as posturas humanas não condizem com a palavra de Deus. A falta de respeito e amor as diferenças é a que mais se destaca. Pré-conceito já é o julgamento mais radical que acontece da maneira mais vil. Olhem só! Desde aquele tempo da antiguidade, o preconceito já existia com relação aos irmãos samaritanos.

    Só pelo fato da pessoa ouvir: "Ele é samaritano!" ou, "Ele é evangélico!", ou "Ele é espírita!", já vai "jogando pedras", achando que não cometeu pecados e é o verdadeiro detentor da verdade (outra passagem que reforça a postura de Jesus sobre julgar).

    Será que devemos julgar os ateus como loucos e que eles são almas perdidas e que irão pro infernos por eles não acreditarem em Jesus como a verdadeira salvação?,

    Será que devemos julgar um(a) namorado(a) que nos deu um pé na bunda, chamando de maluco(a), insensível, idiota, e assim vai? ou...

    Voltarei a perguntar isso mais a frente, novamente!
    (continua no próximo comentários...)

    ResponderExcluir
  32. (continuando: 2a. parte do comentário)
    Percebo 2 interpretações deste julgar do cristão citado pelo artigo:
    1) não é o julgar irmãos especificamente sobre determinado pecado que cometeu ou pelas escolhas que acreditamos que talvez ele está se desviando, mas olhar para dentro de nós com atitude crítica, colocando-se no lugar do outro, tentando compreender, tendo humildade.
    2) Permissão de julgamento para questões que não corresponde a valores éticos para com o próximo (exemplo, politicos corruptos que usam o poder para ganhar mais dinheiro esquecendo que este dinheiro deve ser udado em prol da população;
    ou, pastores gananciosos que em nome de Deus usam o dinheiro para sustentar a própria luxúria e vaidade esquecendo que o dinheiro é auxílio para cobrir despesas na evangelização a toda criatura; ou, padres que acreditam que tem o "poder" sobre os menores, e promovem orgias dentro das casas paroquiais e quiçá, numa sacristia).

    Entretanto, pela minha expericiencia humana e de Deus, percebo que este tipo de "julgamento permitido" defendido pelo artigo, não é pertencente unicamente a todo cristão, mas a todo ser humano.

    E talvez a situação mais importante que eu percebo de um julgamento. Pergunto novamente:

    Será que devemos julgar os ateus como loucos e que eles são almas perdidas e que irão pro infernos por eles não acreditarem em Jesus como a verdadeira salvação?

    Será que devemos julgar um(a) namorado(a) que nos deu um pé na bunda, chamando de maluco(a), insensível, idiota, e assim vai?....

    Respondo pela minha experiencia humana e de Deus e o próprio Deus ensinou: Olhar para dentro de nós, para depois vermos o outro.
    D verdadeiro julgamento dentro de nós levantarmos a questão de ponderação e nossa atitude perante ao outro tratando-os da mesma forma que você quer ser tratado.
    (Ame-te para amar os outros; tire a trave do seu olho primeiro).
    Obrigada pela atenção! Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante, vcs não são a favor de julgamentos, mais não pensão nisso na hora de postar videos de Pastores que pregam a palavra de Deus e que vivem o mover intenso do Espírito,disculpa mais isso não passa de hipocrisia, porque vcs não passam a usar a net como forma de ganhar vidas para cristo e deixem denegrir a imagens dos dervos que Deus escolheu para fazer sua obra,e os usa da forma que Ele quer.

    ResponderExcluir
  34. Acho a proposta do site valorosa. A essência está correta. O desejo pelo Evangelho genuíno. Porém, gostaria de fazer uma observação. Acho desnecessário e dispensável a utilização algumas artes como, por exemplo, a de um pastor trajando um fardamento listrado de presidiário. É exceder o bom senso. Querem contestá-lo? Contestem-no, mas dentro da Palavra de Deus somente. Acho que o site falha nesse aspecto. O objetivo é a Palavra de Deus límpida e transparente e não humilhar ninguém, por mais que hajam distorções do trabalho evangelistico do citado.

    No mais, ta beleza e que Deus os abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  35. EU MÁRCIO RICARDO VOS DIGO QUE TODOS VCS QUE SE LEVANTAM CONTRA NOSSO EVENGELHO, VÃO TODOS PRO FOGO ETERNO..........................MISSIONÁRIO MÁRCIO RICARDO, SOMOS A IGREJA PERSEGUIDA, JESUS LANÇARÁ TODOS VCS NO FOGO ONDE O BICHO NÃO MORRE.........

    ResponderExcluir
  36. VC QUE CRIOU ESTE SITE EU MÁRCIO RICARDO TE DIGO, O MEU DEUS SEGUNDO AS SUAS OBRAS VAI TE PEGAR APARTIR DE AGORA QUE TU LER PQ ASSIM DIZ O SENHOR JEOVÁ..............TCHAU PRA VC,QUANDO ESTIVER LA NO INFERNO, VC VAI LEMBRAR DESSA PALAVRA...........

    ResponderExcluir
  37. DANILO E HERMES TCHAU PARA VCS TBÉM. O INFERNO VOS ESPERA, POIS AINDA ESTAS DIAS O INFERNO VAI PEGAR VCS, PQ SE LEVANTARAM CONTRA OS UNGIDOS.......VCS SÓ TEM ALGUNS DIAS, APARTIR DE HOJE SÓ LAMENTO,

    ResponderExcluir
  38. VCS SÓ TEM OUTUBRO DE VIDA O MES QUE VEM ESTARÃO TODOS NO INFERNO E LÁ SE LEMBRARÃO DESSA PALAVRA.

    ResponderExcluir
  39. Excelente texto!
    Me esclareceu bastante coisas!
    Deus abençoe por compartilhar.

    ResponderExcluir
  40. Agora vou zoar.
    Ao anônimo que se identifica como missionário Márcio Ricardo, uma dica, fio: ao nos jogar no fogo do inferno, você está dizendo que a obra do Espírito Santo em nós não é verdadeira. Ou seja, você está blasfemando contra a ação do Espírito Santo. Fica a dica. Além disso, "Márcio Ricardo" parece nome de cantor de churrascaria ou galã de novela mexicana, talvez alguém que faça par com Betty, a Feia.

    ResponderExcluir
  41. Os lideres atuais se sentem verdadeiros "papas evangelicos". Fui ao gabinete do meu pastor e falei que achei uma determinada decisão dele injusta. Ele disse que eu estava chamando ele de injusto!!Chegamos a um ponto, em que não podemos nem conversarmos sobre ideias contrarias aos lideres. A injustiça que eu citei, foi porque o pastor me proibiu de freguentar um seminario reformado. Disse que contrariava a linha doutrinaria da igreja

    ResponderExcluir
  42. Foi esquecido (ou omitido propositalmente, sei lá..) Tiago:4 11-12.

    "11- IRMÃOS, NÃO FALEIS MAL UNS DOS OUTROS. Quem fala mal de um irmão e julga seu irmão fala mal da lei e julga a lei: e, se tu julgas a lei, já não é mais observador da lei, mas juiz.
    12- Há SÓ UM legislador e UM JUIZ, que pode salvar e destruir. TÚ PORÉM, QUEM ÉS QUE JULGAS A OUTREM?"

    O que me dizem disso? O que vcs mais fazem aqui é falar mal de outros irmãos, inclusive de pastores abençoados que a décadas fazem um trabalho extremamente importante em pról do evangélho, ganhando milhares de almas para Cristo, como o pastor Silas Malafaia a quem tenho acompanhado o ministério por mais de 15 anos e cujo ministério já muito me abençoou, como também a milhões de outras pessoas pelo mundo afora...


    Cristhian

    ResponderExcluir
  43. Muito esclarecedor o texto! Eu acredito sim, de uma fora mais simplificada de expressar-me: Que devemos ser críticos sobre todos os assuntos que nos cercam, mesmo sendo as críticas positivas ou negativas. Chega dessa história de ficar em cima do muro... mornos, nem quente nem frio... nem lánem cá! Mas também temos o dever de despir-mos de sentimentalismos, e de aprender a avaliar a veracidade dos fatos que nos são apresentados. Ah! eu não gostei de certo assunto pq sou daquele ministério, ou pq simpatizo com determinadas pessoas... Somos seres dotados de inteligência que o próprio Deus nos deu! Concordo que texto sem contexto se torna heresia! E parabenizo os responsáveis pelo site por esse trabalho, que me parece muito interessante e edificante!

    ResponderExcluir
  44. Eu mesma já vi erros gravíssimos em pastores, missionários, pregadores internacionais, que muitas vezes eram amigos queridos, mas o fato de serem amigos não me fez entender que suas atitudes não eram erradas. Muitas vezes fui julgada, "amaldiçoada" por líderes que ao eu apontar erros disseram que a mão de Deus iria pesar em mim. Que tinha "tocado no ugido". Irmãos: Deus não é meu empregado pra que eu dê ordem a Ele. A vontade de Deus está acima da nossa!Não temos o direito de querer colocar Deus num mesmo patamar que nós. Ele é infinitamente SUPERIOR!!!! Todos somos passíveis de erros e cometemos pecados. Deus não!

    ResponderExcluir
  45. Na maioria das vezes o que vcs fazem aqui neste site é críticas ofensivas e destrutivas..

    Por acaso vcs já leram: Tiago:4 11-12???

    "11- IRMÃOS, NÃO FALEIS MAL UNS DOS OUTROS. Quem fala mal de um irmão e julga seu irmão fala mal da lei e julga a lei: e, se tu julgas a lei, já não é mais observador da lei, mas juiz.
    12- Há SÓ UM legislador e UM JUIZ, aquele que pode salvar e destruir. TÚ PORÉM, QUEM ÉS QUE JULGAS A OUTREM?"


    No texto que vcs veicularam, citaram: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gl 6:1

    Onde está a brandura ao falar de um irmão??? Aqui eu vejo muita fala ofensiva, destrutiva e muita intolerância, menos brandura em seus comentários!!!!! Não conseguem ver como esse desenho do pastor presidiário é ofensivo e absolutamente fora de propósito??? Vcs cobram bons frutos de seus irmãos... mas quais são os seus bons frutos??? Vcs gostam de criticar o Pastor Silas Malafaia, a quem acompanho o minístério a mais de 15 anos (vcs o conhecem bem assim?) e que é muito respeitado em sua igreja no RJ e pela comunidade evangélica em geral, e que a décadas tem sido usado e levantado por Deus como uma voz que defende as causas e princípios cristãos e cujo ministério tem levado centenas de milhares de pessoas a Cristo... A décadas a comunidade evangélica tem visto os bons frutos do Pator Silas... da mesma forma que tenho visto os frutos deste website, que se levantou como uma voz que critica das formas mais destrutivas a cada dia e se esforça para apontar os defeitos, MAS INFELIZMENTE NUNCA OU RARAMENTE APONTA AS SUAS QUALIDADES, ou seja, quem só consegue ver defeitos mostra que sua visão é absolutamente tendenciosa.

    O texto abaixo parece ser feito especialmente para vcs.. E PARA ESSE SITE:

    “Não é o crítico que conta, ou aquele que aponta o dedo para as falhas do homem forte, ou aquele que mostra onde o realizador poderia ter-se saído melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena, cujo rosto está sujo de terra, suor e sangue; que se esforça corajosamente; que erra; que fracassa repetidas vezes, pq não há esforço sem erros e fracassos, mas que realmente se empenha para realizar o que almeja; que conhece o grande entusiasmo e as grandes devoções, que exaure suas forças em boas causas; e que, na melhor das hipóteses, descobre, no final, o triunfo das grandes realizações!!! E na pior delas, caso venha a fracassar, ao menos fracassa ousando muito, de forma que seu lugar nunca será entre as almas frias e tímidas que não conhecem a vitória, e nem a derrota"

    Que o Senhor abençoe vcs... e que o Espírito Santo os façam ver que defeitos todos tem, inclusive vcs. Em vez de se concentrar em críticas destrutivas e ofensicas, já que fazem tanta questão de criticar e apontar defeitos em seus irmãos, pelo menos façam críticas CONSTRUTIVAS e com espírito de brandura como o texto que vcs mesmos citaram...

    Fiquem na Paz de nosso Senhor Jesus Cristo


    Cristhian

    ResponderExcluir
  46. NOSSA MUITO FRACO O TEXTO, ACRESCENTAR OU TIRAR QUALQUER PALAVRA DESTE LIVRO TAMBÉM É PECADO VIU!, OUTRA COISA VOCEIS "CRISTÃOS TRADICIONAIS" VIVEM MUITO DA LETRA E POR ISSO A MAIOR PARTE DE VOCEIS ESTÁ MORTA, OU SE TORNOU UM SEPULCRO CAIADO, TEÓLOGOS, TUDO EM VOCEIS TEM LOGOS, É MUITO ESTRANHO AMIGUINHO, PARECE QUE EXISTE UMA INVEJINHA SANTA? MAIS O TEXTO EM SI É MUITO FRACO É MAIS UMA DOUTRINA SENDO IMPOSTA, CRESÇAM AMADOS LEIGOS!

    ResponderExcluir
  47. Seria interessante lembrar que os metodistas eram julgados como "heréticos" pelos anglicanos nos primórdios do movimento, bem como os anabatistas pelos luteranos, os pentecostais pelos crentes "tradicionais", e assim por diante.

    O julgamento sobre quem tem a verdade à base de meras discordâncias, muitas vezes baseadas em desinformação + preconceito é lamentável, e é isso que vi praticado aqui mesmo neste blog noutra matéria.

    Eu sou adventista do 7o. dia, nascido e criado no ambiente evangélico, assim conheço bem os dois lados do debate. Considerar adventistas em pé de igualdade com mórmons e testemunhas de Jeová é um falso julgamento, fruto dessa triste somatória--desinformação + preconceito.

    E que tal lembrar que quando Miller (pregador batista leigo) anunciava o fim para 1844, os evangélicos/protestantes do seu tempo ensinavam o pós-milenismo, com a ideia de que Jesus não voltaria antes de 1.000 anos de paz e prosperidade. Daí, o que faziam era investir pesadamente em mais ESCRAVOS para trabalharem nas suas plantações de algodão e FUMO. . .

    Que erro foi pior--o de Miller por pregar o fim do mundo numa determinada data, num contexto de reavivamento, ou a manutenção de escravos pelos evangélicos/protestantes do seu tempo?

    ResponderExcluir
  48. Muito Bom!!!
    Vou passar por aqui sempre...excelente texto!

    ResponderExcluir
  49. Irmãos, JESUS ama a todos vocês e tem o melhor para as suas vidas! Creia em DEUS, tenha fé, acredite na salvação em Cristo Jesus, siga os mandamentos, tenho certeza que todos serão pessoas melhores! Não sou perfeito, alias tenho muitos erros, peco muitas vezes, porém me arrependo e busco uma vida de santidade e sei q Deus tem muito mais para mim. E sei q pela a graça de Deus temos a oportunidade de viver em Cristo! Louvo ao Senhor pela vida de JESUS e pela a tua graça, não tem preço q pague por isso. Obrigado SENHOR TU é maravilhoso! efesios 2

    ResponderExcluir
  50. Cara, todo o texto esta perfeito, mas quero deixar aqui uma opinião sobre o que disse sobre o tamanho dos pecados. Na minha modesta opinião, o tamanho dos pecados é inexistente diante do Julgamente de Deus. Não existe pecadinho ou pecadão. Jesus usou uma figura de linguagem para que pudesse ser entendido claramente pelos populares da época. Tanto faz o assassinato de uma pessoa ou de milhões, o adultério, o roubo, o extelionato, o furto, o aborto, não creio que Deus pese esse tipo de coisa par julgar, mas o pecado em si. E o pecado em si é toda a ação que vai contra a sua obra. Exemplo; temos uma criança brincando com uma bola dentro de casa, o pai avisa; não brinque dentro de casa, va lá para fora, se ficar correndo e brincando com essa bola aqui dentro vai quebrar o vaso da sua mãe. O garoto então pega outro briquedo e o atira para o alto, o briquedo cai e quebra um porta retratos. O fato de ele não ter quebrado o vaso não diminue a gravidade do erro que foi: DESOBEDIENCIA. Então é por isso que acho que não existem dois pesos e duas medidas para esse ou aquele pecado, por isso acho que toda ação que vai contra a Obediencia a Deus é um pecado igual, os atenuantes podem ser acrescidos diante das circunstancias em que ocorreu. Mas isso sou apenas eu tentando entender como Deus julgaria Hitler ou um pedofilo matador de criancinhas. Quem tem o maior pecado? entende? A ideia principal você revelou; se tem teto de vidro, é melhor ficar quieto!

    sou apenas mais um curioso;
    Forte Abraço.

    Alex Farias

    ResponderExcluir
  51. O irmão Cristhian arrebentou, usou a Palavra Tg.4.11.12. Sò essa palavra desfaz todo esse texto escrito aí. Diz alguma coisa Danilo...kkkk

    ResponderExcluir
  52. o cristianismo nao é seguido, mas vivido no dia a dia, temos diferentes tipos de doutrinas, e creio q devem ser respeitadas,"certas ou erradas"(apesar deste antagonismo estar bem proximo Hj), e nao radiar a o confronto entre elas, e entre os seus lideres e discípulos, hj temos liberdade nao somos obrigados a seguir este ou aquela doutrina, deiferentes de tempos como de martinho... se o envangelho se unir e nao sair do seu real foco, que é ganhar vidas e nao ficar se opondo isso ou aquilo, temos mais chances de comprir o chamado da grande comissao para que Deus nos enviou, creio que nao tenho o poder de subjugacao pois nossa justica nao é a justica de Deus

    ResponderExcluir
  53. Esses católicos anônimos devem ser tudo do "cai a farsa"- Fernando Nascimento e compania,,,eles tem um monte de texto pré-formatados atacando os evangélicos, tudo sem consistência , apoiados em fontes fajutas e manipuladas para legitimarem o vaticano.

    Dizem que os evangélicos destilam ódio, quando na verdade eles é que tem ódio mortal nos corações, se vivessem no tempo da inquisição, acho que registraríamos muito mais mortes de protestantes do que já sabemos pelos livros.

    Oremos por esse povo, pois um dia abrirão os olhos, espero que em vida ainda....

    Quantos ao pastores aí na foto, acho que eles pulam Romanos 1:26......
    ( O que deve ter de padre querendo se converter pra essa igreja, não deve ser brincadeira...rsrs)

    abraços...

    ResponderExcluir
  54. Essa devia ir para as pérolas protestantes.
    Até quando esses protestantes vão com a libertinosa "livre e pessoal interpretação da Bíblia" ? deixada por Lutero?

    São capazes de distorcer até a letra "a". Eu que não me arrisco de questionar um protestante que diz que a letra "a" não é mais "a" e sim, "b".

    O alastramento dessas seitas , que são tudo do mesmo balaio, nasceram da divisão de Lutero, o pai da separação, se contradizem dia após dia.
    Basta ser evangélico e pronto, aceitou a salvação, aceitou Jesus, e depois vivem nesse quebra pau, nesse desentendimento.

    Tô rindo a cântaros nesse espaço cibernetico-protestante.

    André Valadão

    ResponderExcluir
  55. Confesso que jamais li um texto com tamanha propriedade para tratar o assunto de julgamento de atitudes entre crentes. Está de parabéns. É por isso que de agora em diante me torno seguidor deste blog.

    Abraço

    CHAGAS

    ResponderExcluir
  56. Ô, Danilo, agora eu vi uma profecia postada em 14 de outubro de 2010 dizendo que em novembro do ano passado Deus o lançaria no inferno. Cara, já estamos em fevereiro de 2011. Acho que você está um pouco atrasado, meu irmão. Corre lá senão o capeta vai te pôr no SERASA.

    ResponderExcluir
  57. esse texto podia ficar na porta das igrejas....kkkk

    ResponderExcluir
  58. Texto muito bom e bem esclarecedor devia ser lido por todos os grandes apóstolos do momento.

    ResponderExcluir
  59. Paulo, esse sim APÓSTOLO GENUÍNO de Cristo, nos ensinou a examinar tudo e reter o que é bom.

    O Mestre nos advertiu que erramos em não conhecermos as Escrituras.

    O Senhor disse que seu povo sofre pela falta de conhecimento.

    A Palavra e o bom senso (sim, o bom senso, que falta tanto a quase todos nós) me dizem que devo avaliar segundo as Escrituras tudo que é pregado nas igrejas, escrito nos blogs, etc, e reter o que é bom.

    Apontar erros dos outros é a coisa mais fácil do mundo. Levar as cargas uns dos outros, cada vez mais difícil. Dizer que alguém está no caminho errado não basta. Necessário é indicar o caminho certo e se for o caso ajudar no percurso. Independentemente se temos ou não o "direito" do julgar, falta mesmo o "amar ao próximo como a nós mesmos".

    Quando os "apóstolos" contemporâneos lançam suas "novidades gospel", me sinto na obrigação sim de examinar segundo a Palavra, para avaliar (julgar) se isso é correto, bíblico, ou vento de doutrina.

    ResponderExcluir
  60. Concordo plenamente.
    Podemos e devemos julgar sim. E todos nós o fazemos diariamente.
    Eu julgo, tu julgas ele julga. Nós julgamos, vós julgais e eles, os anônimos, julgam. Quando escrevem um comentário defendendo os picaretas da religião, que eles tem por ídolos, estão emitindo um julgamento duplo. Julgando voces, do site Genizah, errados, e julgando que os tais apóstolos da picaretagem estão certos. Olha eu aqui julgando tambem.
    O que não devemos é maltratar, atirar pedras, partir para a agressão física, esse julgamento é pecado.
    Porem ficar calado, vendo esse bando de picaretas fazendo as profetadas deles, com as tais unções, os óleos bentos, os galhos de arruda e sal grosso, a agua milagrossa e os tais milagres, rodopiando no salão e derrubando o povo com o cheiro fétido dos paletós; ver tudo isto e não denunciar, é pecado maior.
    Jesus pegou um chicote e escurraçou um bando de ladrões do templo. Aquilo sim, foi um julgamento a altura. Dá vontade de fazer o mesmo.
    É por isto que sou fã deste site.

    ResponderExcluir
  61. O texto é simplesmente excelente!!
    Fazia tempo que estava pra lê-lo, mas nunca conseguia fazê-lo por completo e realmente foi muito bom achá-lo porque no meu dia-a-dia, em virtude das discussões entre amigos de outras denominações ou que simplesmente aderem a outras idéias, eu ouço muito os jargões supracitados, como "não julgueis pra não serdes julgados!" "Deus é juiz supremo" e etc. A partir dessa reflexão já tenho mais argumentos para continuar discutindo e quem sabe, abrir os olhos à necessidade de um cristianismo mais crítico. Parabéns, Genizah, pelo compromisso com a riqueza nos seus posts!

    ResponderExcluir
  62. O TEXTO É BEM ''BONITINHO'' PARECE DISCURSO DE POLITICO,MAS NÃO CONDIZ COM A REALIDADE DE QUEM REDIGIU SÓ ESPERO QUE VC POSSA UM DIA VIVER O EVANGELHO NA SUA ESSÊNCIA POIS SE VC É CRISTÃO MESMO QUE EU PARTICULARMENTE DUVIDO MUITO DISSO VC É UMA VERGONHA PARA O EVANGELHO O DIABO ESTÁ DE PÉ BATENDO PALMAS PRA VC E TE ESPERANDO POIS SE VC CONTINUAR DO JEITO Q ESTÁ O INFERNO SERÁ SUA MORADA ''QUERIDO(A)'',DEIXA EU TE LEMBRAR O QUE JESUS DISS::
    AI DAQUELE QUE TROUXER ESCANDALO PARA O REINO DE DEUS !
    EU NÃO TENHO NEM PENA D VC OU VCS DONOS DESTE BLOG,QUE UTILIZAM ESTA FERRAMENTA PARA CONTAMINAR PESSOAS DESTILANDO TANTO VENENO E EU PENSO QUE É POR INVEJA POIS NÃO FAZEM NADA VOU DIZER DE NOVO NADA,EM FAVOR DO EVANGELHO DE CRISTO ENQUANTO AS OUTRAS PESSOAS QUE VCS ''CRITICAM OU JULGAM'' ERRADO OU NÃO ESTÃO SE ESFORÇANDO,NÓS SÓ SABEREMOS SE ESTÃO CERTOS OU NÃO QUANDO JESUS VOLTAR.
    À PROPÓSITO QUANDO VCS ABRIREM A BOCA PRA ''CONDENAR'' ALGUÉM OLHEM NA PALMA DA MÃO DE VCS E VEJAM SE HÁ UM FURO NO MEIO DELAS,ENTÃO VCS SABERÃO SE PODEM OU NÃO FAZER OQ VCS ESTÃO FAZENDO AQUI NESSE BLOG QUE É UM VERDADEIRO COVIL DE SERPENTES ...
    LASTIMÁVEL SABER QUE EXISTEM PESSOAS COMO VCS QUE AINDA SE DIZEM CRISTÃOS .
    QUE JESUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS !

    ResponderExcluir
  63. UAU! É ISSO AÍ, BROTHER!

    ResponderExcluir
  64. Pai, perdoe os nossos pecados, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. [Não julgar]

    ResponderExcluir
  65. Cada um vai ser julgado pelo seu conhecimento,pelo seus atos,pela suas imoralidades,pelo amor ao dinheiro,pela distorção da palavra,pela barganha da salvação,pela impureza e idolatria.Esse assunto é de extrema importância e demonstra que a palavra de Deus é clara.Devemos dar atenção a Palavra de Deus,porque os homens são vulneráveis a má interpretações e a sua maturidade.Devemos corrigir,orientar com prudência e cautela a quem é capacitado para ouvir,reter o que é bom,se afastar das doutrinas distorcidas e seus pastores.Parabéns ao site e creio que devemos desenvolver mais o assunto,analisando de diversos ângulos, mas sempre seguindo a perfeição que é Jesus.Não somos autoridade nesse assunto,somente Deus é,pois as leis dos homens estão lotadas de injustiça,onde quem ganha é o de maior potencial financeiro e de falácias.Vamos nos fazer nova criatura a cada dia e limpar nossas vidas de todo mal,seja na área espiritual e lógica.A palavra de Deus é a bíblia.Vamos buscar perdão,pois pecador todos nós somos.Analisar tudo e reter o bem,repreenda o mal com nossas armas espirituais.Temos o conhecimento do bem e do mal,mas não podemos dar nenhum parecer final sobre alguém.Que sejamos esclarecidos na palavra!

    ResponderExcluir
  66. Antes de tudo que Deus abençoe a todos ricamente, em Nome de Jesus.

    Teve um colega católico (André Valadão) que disse "Até quando esses protestantes vão com a libertinosa "livre e pessoal interpretação da Bíblia" ? deixada por Lutero?"

    Bem, vamos colocar o assunto dentro do seu contexto histórico.

    A despeito que qualquer líder protestante equivocado possa ter dito em algum momento, os protestantes de verdade NUNCA pregaram "livre interpretação". Mas, sim "LIVRE-EXAME" das Escrituras. e por quê?
    Porque antes da Reforma o povo era proibido de examinar as Escrituras pela Igreja Católica.

    Com relação a interpretação, nós, protestantes, sempre utilizamos as leis de hermenêutica bíblica, começando pelo método histórico-gramatical e prosseguindo com a utilização dos contextos do texto (histórico, cultural, literário, lingüístico, e textual).

    Portanto, amado André Valadão, vc está equivocado sobre a hermenêutica protestante. Isso é um equívoco comum dentre os católicos e foi pertinente seu comentário para que pudéssemos ter a oportunidade de esclarecer.

    Que Deus abençoe a todos, em Nome de Jesus
    Carlos Augusto Welte

    ResponderExcluir
  67. Concordo ipsis literis com o esclarecimento, que vem a ser o que penso também.

    "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus..." I Pedro 4.17.

    ResponderExcluir
  68. A única ressalva que faço ao blog é que, quando apenas se divulga notícias dos "podres" comportamentos de líderes evangélicos, pois aqui não se vê nada sobre podres católicos ou outro segmento religioso, deve-se levar em conta que o blog não se diferencia nesse particular, nem um pouco de sites ateus que conheço e que tem a mesma postura, como o de um jornalista paulista, que se diferencia desse aqui, apenas porque faz apologia do homossexualismo(homossexualidade para os adeptos).

    ResponderExcluir
  69. podemos julgar as atitudes do mundo e não das pessoas

    ResponderExcluir
  70. MEU NOME É JUSLEI RODRIGUES BATISTA,POSTEI MEU COMENTÁRIO ONTEM, A RESPEITO DA LIBERAÇÃO DO DIVORCIO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS"LIBERAÇÃO" KK LIBERTINAGEM E NÃO CONSIGO VER O QUE ESCREVI,COMO FAÇO PRA SABER SE FOI APROVADO OU NÃO?,.....SERÁ EXPOSTO AQUI ?,...GRATO UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!

    Gostei bastante do texto é bem esclarecedor. Concordo que se deve julgar quando um irmão está no erro no sentido de ajudar-lo. Mas não concordo quando se julga pessoas de fora da comunidade de fé, pois as mesmas tem sua fé com base no seu contexto vivencial e suas crenças. Portanto não concordo e sair julgando o mundo como andam fazendo alegando que quen não pertence a tal comunidade vai para o inferno, isso é muito agressivo.

    ResponderExcluir
  72. Para VILMAR BATISTA E RIDSON

    Fiquei impressionada com o que vcs escreveram!! Era tudo o que eu tinha pensado em escrever!! Que bom que ainda existem pessoas firmes na fé e que não se deixam levar por joguinhos de palavras usados por pessoas que conhecem a palavra de Deus e a manipulam ao seu bel prazer!! Muito lindo!! Graças ao nosso bom Senhor Jesus Cristo, respostas dignas de servos de Deus!! Que o Senhor Jesus abençoe a cada um de vcs, e continue dando esse dissernimento que muitos por aqui infelizmente não tem e acabam se deixando convencer, pois realmente é difícil argumentar com palavras tão bem elaboradas pelo autor do blog, mas vcs disseram tudo!! Glórias ao nome de Jesus pela vida de vcs... deixa só eu colocar mais uma coisinha aki:
    A palavra julgar em português tb significa: 1.pensar, supor: "julguei necessário argumentar"
    2.avaliar, opinar por conclusão própria, formular um juízo: "julgar uma pessoa pelas atitudes ou aparência"
    3.reputar, considerar: "julgo-o uma pedra de tropeço aos mais desinformados e aos fracos na fé"-
    Sinônimos: adivinhar, avaliar, imaginar, supor, determinar, etc

    Tudo o que quero dizer com isso, é que, diante de vários argumentos (muito bem colocados, o que não significa que vc está com a razão, é óbvio), vc está dando um tiro no pé, pois aki usa belos argumentos para justificar suas acusações sobre muitas pessoas por ae, mas o q vc não percebeu, é q seus julgamentos são condenativos sim, vc está afirmando e dizendo muitas vezes: "Vai queimar no inferno, falso profeta!", ou algo semelhante... isso não seria condenar? E se na bíblia diz que "com a mesma medida que medires, vos medirão a vós" - ou seja, do mesmo jeito que vc julgar alguém (com bondade, misericórdia, imparcialidade ou não) vc tb será julgado da mesma forma... por isso, concluo, que quando nós cristão caluniamos alguém dizendo que ele fez o que não fez, que ele disse o que não disse, que as intenções dele são x e z quando na verdade são a e b, eu tb não estou julgando? E julgando mal ainda por cima? E será mesmo q vc acredita q quando vc julga mal alguém (caluniando, mentindo, aumentando uma situação, julgando saber o que a pessoa pensa ou deixa de pensar e expoe esses pensamentos como se eles fossem a mais pura verdade, mas não são verídicos) Deus não cumprirá a palavra dEle em ti? Julgar não é só considerar culpado ou inocente, mas pensar mentiras das pessoas tb é julgar... Dizer que ela fez algo que não fez (acusar) tb é julgar (julgar mal)e Deus não te permite fazer isso... por isso vc pagará o preço...
    aqui neste blog vejo muito julgamento e condenação e não adianta dizer todas essas coisas novamente, pois eu sei muito bem o que é julgar (a forma q vcs fazem em alguns artigos está correta, mas em outros, está totalmente errada) - mas vc não avaliou isso antes de escrever este post, pois vc escreve tudo conforme te é conveniente - distorcer a palavra de Deus conforme nossas convicções é farisaismo... Escrever algo e nitidamente praticar um outro algo completamente diferente, tb é farisaismo (faça o q eu digo, mas não faça o q eu faço) - "bom pra vc" que tem muita gente despreparada que lê seus artigos e nem se quer se dá o trabalho de pensar e de questionar, mas tão somente acredita em tudo o q se lê e engole toda e qualquer coisa que aparece por aí... é triste que as pessoas estão sendo facilmete manipuladas por um texto bem redigido (pois aparentemente vc esclareceu as dúvidas e elas não precisam mais se preocupar com isso), quando na verdade o que acontece é que vc as induz a pensar de uma forma ou outra com bons argumentos (vc é astuto)... é por isso que o mundo está cada vez pior...
    MARANATA

    ResponderExcluir
  73. Alguém aqui é Juiz para julgar? Agora quando criaram esses espaço em site e blogs, a intenção única é para tercemos comentários. Agora para cafajeste, safados, idiota, ladrões e toda essa cambada de falsos profetas, isso pode parecer julgamento.

    ResponderExcluir
  74. Se julgar fosse proibido, então nós deveríamos fazer vistas grossas para tudo e seguir em frente. Mas nós sabemos muito bem que Jesus mandou vigiar e estar atento aos falsos pastores. Malafaia começou a perder o brilho pra mim quando começou a pregar(de forma insistente) que pastor é intocável, inquestionável. Isso de forma sutil, nas entrelinhas. chegou ao absurdo de comparar os pastores com o rei Saul e que Davi não o matou porque ele ungido do Senhor, assim como os pastores.Nada a ver, Malafaia. Ovelha não é Davi e pastor não é o rei Saul.Nós temos que questionar, sim, falsos ensinos, afastamentos da sã doutrina. Nós temos que monitorar o pastor e não cair em seus desvios. Seguir a doutrina bíblica é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  75. Quanta iginorância de alguns Cristãos nos dias de hoje. Antes de mais nada: gostaria de parabenizar os autor do estudo, pois ele está bastante coerente com a BIBLIA, E com o verdadeiro evangelho.E para aqueles que estão condenando este estudo já era de se esperar, pois existem milhões de "cristão" que não vivem o cristianismo biblico, e que não buscam viver e conhecer o evangelho biblico, e vivem baseados no evangelho apresentado por 'enganadores" que usam do mesmo para se promoverem.

    ResponderExcluir
  76. Muito esclarecedor, obrigada!
    De fato, fica claro que primeiro nós devemos julgar o nosso próprio pecado, nos arrependendo, e deixando-o, então estaremos aptos para ajudar nosso irmão, que tem o mesmo pecado.

    ResponderExcluir
  77. Devemos sim Julgar, tanto os que estão errados quanto os que estão certos, pois só assim podemos combater as heresias que vimos Hoje em dia em nossas Igrejas, são homens que pegam qualquer texto sem nenhum Contexto e os usam como Pre-texto para abrirem novas Denominações e Ministérios, isso quando não ficam se Digladiando entre si buscando mais os seus próprios deleites do que a Glorificação de Deus. Por esse motivo temos o dever e a obrigação de Julgar tanto bons quantos Ruins, porém devemos lembrar que estamos em uma Rede MUNDIAL de Computadores ou seja todo o Mundo pode ver o nossos comentários e observações, então temos que saber como mostrar nosso ponto de vista para não produzir escândalos.("Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" Mateus 18:7) Mais concluindo Vamos Julgar porém Façamos isso a Luz da Bíblia e não de Forma Hipócrita!

    ResponderExcluir
  78. Julgar e só direito do Senhor pois ele mesmo diz minha a vingança minha a justiça, agora discernir e divulgar esse discernimento e alertar ao povo temos a total liberdade!

    Lembro daquela frase quando estudava historia e filosofia...

    "Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado."

    Oscar Wilde

    ResponderExcluir
  79. Otimo topico. Eu já penso dessa forma e ja tive discuções acaloradas por causa disso. Que Deus te abençoe Danilo e que a missão justa do Genizah vá a diante!

    ResponderExcluir
  80. Efésios: 5. 11. e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, (condenai-as;)
    13. Mas todas estas coisas, sendo (condenadas,) se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item