681818171876702
Loading...

Tudo Novo, de novo!


Hermes C. Fernandes


“Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. Nasce o sol e põe-se o sol, e volta ao lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. Todos os ribeiros vão para o mar, contudo o mar não se enche. Ao lugar para onde os ribeiros correm, para ali tornam a ir. Todas as coisas são canseiras, mais do que ninguém o pode declarar. Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir. O que foi, isso é o que há de ser, e os se fez, isso se tornará a fazer; nada há novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também não haverá lembrança entre os que hão de vir depois delas”(Ecl.1:4-11).

Todos almejam uma vida cheia de novidades. Infelizmente, nem todas as expectativas são alcançadas. Às vezes temos a impressão de que cada novo ano também traz algumas reprises. Mais um Carnaval, mais uma Páscoa, e logo, logo, estaremos no meio do ano novamente, e dali pro final do ano, é um pulo! Mais um Verão, seguido de um Outono, que prepara o caminho de mais um Inverno, uma Primavera, e lá vem o Verão de novo... O moinho da existência segue rodando incessantemente.

A rotina produz canseira, enfado, desânimo. Tudo parece repetir-se num ciclo interminável de idas e vindas. Vemos as mesmas coisas, ouvimos as mesmas sentenças. Conclusão: “Nada há novo debaixo do sol”. Aos poucos percebemos os quão previsíveis as pessoas são. Mesmo quando somos pegos de surpresa por uma traição, por um abandono, sabemos que não é a primeira vez, nem será a última que isso nos acontece. Portanto, até o que deveria nos surpreender se torna claramente previsível. A dor de hoje cairá no esquecimento, mais cedo ou mais tarde. Daqui a cem anos não terá qualquer relevância. Bendita seja a capacidade que Deus nos deu de esquecer.

Haveria como romper com esse ciclo de monotonia? Será que tudo estaria condenado a ser como antes? Estaríamos fadados a assistir a uma eterna reprise?

O ser humano aspira pelo novo. Somos todos como os atenienses contemporâneos de Paulo, que“de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir a última novidade”(At.17:21).

Queremos o novo! Mas um ‘novo’ que permaneça ‘novo’ por toda a eternidade. Um ‘novo’ que não envelheça, que não perca o frescor, que vença as demandas do tempo, que não se deixe corroer pela ferrugem ou pelas traças.

Onde encontrar o ‘novo’, se não há nada novo debaixo do Sol? Mesmo correndo o risco de parecer lugar comum, atrevo-me a dizer que só o encontraremos em Deus! Naquele que diz: “Vede, as primeiras coisas se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir” (Is.42:9).

Ora, para que o novo entre em cena, as primeiras coisas devem se cumprir. O velho só sai de cena, após cumprir o propósito de sua existência. Será a partir dele que o novo emergirá. A grama que foi aparada seca-se e se transforma em adubo para o solo, propiciando o aparecimento de uma nova grama, verde e robusta. O papel dela é se decompor, tornar-se adubo. Se ela não se decompõe, não resta alternativa a não ser removê-la. O feno é o que restou da grama que foi arrancada, e que se negou a decompor-se. Se ele não for removido, sufocará a grama emergente. O aparecimento da nova grama depende da remoção do feno: “Quando o feno for removido, e aparecerem os renovos...” (Pv.27:25).

As coisas passadas são como gramas arrancadas pela raiz. Ou se decompõem, ou devem ser removidas. Não deixe que seu passado comprometa seu futuro. Repare com que veemência Deus nos exorta quanto a isso:

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Vede, eu faço uma nova coisa, que está saindo à luz; não a percebeis? Porei um caminho no deserto, e rios no ermo”(Is.43:18-19).

Sempre existiram ‘caminhos’, como também sempre houve ‘deserto’. A novidade está no fato de Deus pôr ‘caminhos no deserto’. O novo não tem que ser, necessariamente, novo em si mesmo. Deus não precisaria criar uma nova figura geométrica, diferente do quadrado, do triângulo ou do retângulo, pra dizer que fez algo novo. Deus pode simplesmente fazer algo já conhecido, mas em condições inéditas. Por exemplo: recentemente li a notícia de que a NASA pretende construir, num futuro próximo, um elevador que ligue a Terra à Lua, para transportar suprimentos para uma eventual base lunar. Do ponto de vista científico, isso é algo absolutamente novo, que chega a soar como ficção, algo não factível. Não há nada de novo em um elevador. A maioria de nós usa elevadores regularmente. Também não há nada de novo com respeito à Lua. Ela é uma velha conhecida nossa. Mas um elevador que ligue a Terra à Lua é algo absolutamente inusitado, novo.

Ao criar a música, Deus fez com que houvesse exatamente sete notas e suas variações em menor, dissonantes e sustenidos. Jamais haverá outras notas além das que já existem. Entretanto, com um número limitado de acordes, pode-se compor inúmeras canções, desde populares até sinfonias. A seqüência das notas, bem como o ritmo e a harmonia é que vão trazer uma melodia inédita.

Pense nas cores. Todo o espectro de cores se deve à mistura de apenas três cores primárias: o azul, o vermelho e o amarelo. Com apenas três cores, Deus pintou todo o Universo com uma infinidade de tons.

O novo de Deus pode acontecer no campo das conexões. Coisas que já existem podem experimentar uma nova conexão, uma nova interação, com outras coisas que também já existem. Isso se dá, por exemplo, com nossos neurônios. Eles são os mesmos desde que nascemos, porém as conexões entre eles são constantemente revistas. Algumas se perdem, outras novas são feitas ao longo da vida. Graças a essas conexões é que mantemos as lembranças, as informações.

Tanto as Escrituras, quanto a Ciência, testificam que tudo o que há no Universo surgiu em um só instante. Sem embargo, não há nada novo. Os átomos que hoje formam nosso corpo, já existiam muito antes de nós, e estiveram presentes em tantos outros corpos, mesmo os inanimados. A obra de Criação terminou a bilhões de anos. A Ciência chama de Big Bang, a Teologia chama deFiat Lux, ou “Haja Luz”. Os seis dias de Gênesis representam o tempo usado por Deus para organizar Sua obra. Deus não precisaria mais do que uma fração de um milionésimo de segundo para criar todas as partículas de que o Universo é formado. A partir daí, Deus está promovendo novas interações entre Suas criaturas (Gn.2:4).

É assim que tudo funciona no Universo de Deus. Nada se perde, tudo se renova ad infitinum. Tudo o que existe está sendo renovado ininterruptamente. Um exemplo disso é o nosso corpo: a cada segundo, nosso corpo está se renovando, transformando-se mais rapidamente do que quando trocamos de roupa. Estudos comprovam que trocamos 98% dos átomos de nosso corpo em menos de um ano. Nós desenvolvemos um novo fígado a cada 6 semanas, uma nova pele uma vez por mês, um novo revestimento do estômago a cada 5 dias, um novo esqueleto a cada três meses. Mesmo as células do cérebro com as quais pensamos não são as mesmas do ano passado. Portanto, nosso corpo atual não é o mesmo que utilizamos enquanto aprendíamos a andar. A cada sete anos todas as células do nosso corpo são repostas.

Uma nova conexão requer novas interações. Cada parte deve contribuir efetivamente para que algo novo possa emergir. Assim, o filho gerado é fruto da interação entre dois seres distintos. Portanto, toda renovação é fruto de conexão e interação. Há, porém, dois tipos de renovação, uma relativa ao conteúdo, e outra à forma:

# Reformulação

# Reformatação

Reformular é alterar a fórmula. Os ingredientes já existem, mas a mistura entre eles produz algo novo. Portanto, a reformulação se dá no conteúdo, e não na embalagem.

Já a reformatação nada mais é do que dar um novo formato ao algo já existente. Pode-se alterar a forma de algo, sem alterar sua essência.

Pode-se, por exemplo, apresentar o Evangelho numa roupagem nova, reformatado, sem adulterar seu conteúdo. Como também pode-se apresentar uma mensagem contrário ao espírito do Evangelho, mas com uma roupagem cristã, para enganar os menos precavidos.

O Evangelho do Reino, dado o seu caráter inovador, propõe a renovação das estruturas sociais. Os elementos são os mesmos, porém a interação entre eles é radicalmente transformada, de maneira a corrigir eventuais injustiças, produzindo o bem-estar comum. Em Isaías 61:4 é dito que os que forem restaurados em seus corações pelo anúncio da boa-nova do Reino, “reedificarão as ruínas antigas, e restaurarão os lugares há muito devastados; renovarão as cidades arruinadas, devastadas de geração em geração”.

Para que seja possível a renovação social e coletiva, é necessário que os indivíduos, de per si, sejam restaurados, renovados em seu modo de pensar. Paulo ressalta isso em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Conformar-se é adequar-se a uma forma preexistente, encaixar-se dentro de um molde preestabelecido. Com estas palavras, Paulo está denunciando a tentativa do mundo em nos enquadrar em seus padrões de moral, conduta e relacionamentos. Em vez de sermos conformados, somos desafiados a sermos transformados pela renovação da nossa mente.

Transformar é transpor as formas vigentes, e assumir uma nova formatação. Aqui jaz uma importante diferença entre as propostas do Evangelho e das religiões. A transformação promovida pelo Evangelho começa pela reformulação da mente. Tudo deve começar no homem interior. Eis a fórmula da transformação: "O que se une ao Senhor é um só espírito com Ele" (1 Co.6:17). Os ingredientes: nosso espírito e o Espírito de Cristo. A interação entre eles gerará uma Nova Criatura, com um novo pensar, e conseqüentemente, um novo agir (Ver Ef.2:15; 4:22-24; Col.3:9-10).

O indivíduo precisa passar por uma renovação plena, que inclui uma reformulação espiritual, e uma reformatação comportamental. Paradigmas têm que ser substituídos, conceitos e posicionamentos precisam ser reavaliados, a fim de que se possa ser instrumento de renovação da sociedade.

E quando nossas forças físicas faltarem,nossa conexão com Deus nos renderá a renovação de nosso ânimo, do nosso entusiasmo pela vida. Nas palavras de Paulo, “ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Co.4:16).


Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah

Apologética 6731842091122412108

Postar um comentário

  1. "Temo que assim como a serpente enganou a Eva, tambem vos engane e vos afastem da simplicidade que há em Cristo". Paulo cita esse texto ao ver tantos desvios do verdadeiro evangelho.
    Salomão previu que as coisas tornariam a acontecer bem antes de Paulo. Hoje, vemos esse caldeirão gospel lançando todas essas heresias como se fossem verdades espirituais e ainda temos os fariseus modernos com suas pompas e cargos eclesiasticos, sendo "donos" da igreja (templos com CNPJ) e também com um monte de dogmas e invencionices que destoam totalmente da Verdade que Jesus, com tanto amor e sacrificio eterno nos transmitiu.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindoooooooooooo...
    Parabens D'us ti abençoe.

    ResponderExcluir
  3. “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de BRANDURA; e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gl 6:1

    “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda LONGANIMIDADE e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.” 2 Tm 4:2-3
    Vede com quao grandes letras escrevo isto...
    Acho que voces já viram isso em algum lugar não é? Amados não usem dessas coisas, a intolerância e a falta de amor, aquele que erra ou é mais fraco na fé VAI ATÉ ELE e o exorta não se valendo de esdrúxulos comentários, alegando bom humor, satirizando tudo e a todos. O reino de Deus não é um circo ou um palco para humoristas é algo extremamente sério, o inferno é real, e tenho certeza que o diabo seus anjos e todos aqueles que se auto justificam, ou seja, amam e cometem a mentira serão jogados num lago de fogo e enxofre que nunca se apaga.
    Se vós querieis demonstrar as vossas capacidades intelectuais, e de super-exposição cognitiva, vão em frente o reino da Terra está cheio disso, Jesus já advertiu que os do mundo são mais astutos que os dos céus, contudo o que o reino de Cristo está mais carente é de pessoas mais amáveis, tolerantes, brandas e de caráter que ao invés de esculachar A e B "com muito HUmor gospel" Comecem a acolher e ensinar com Muito HAmor do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Amo todos vocês em Cristo no entando estou advertindo-os acerca dos impropérios cometidos aqui nesse espaço. Vão praticar as doutrinas de Cristo e do Resto o Pai Cuidará.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Hermes, dizem que uma mentira repetida diversas vezes se torna uma verdade, será que é por isso que você se tornou tão repetitivo? Será que você não tem assunto mais importante para colocar neste blog, do que esta doutrina que não ajuda em nada, e que vai na contra mão da bíblia e da realidade? Parece que nem você está seguro daquilo que crê, por isso repete tanto. Talvez você consiga iludir alguns incautos, mas quem tiver um mínimo de conhecimento bíblico e bom senso, não vai engolir, você tem o direito de pensar e acreditar no que quiser, mas não tem o direito de tentar incutir na mente das pessoas as tuas idéias. Por favor, mude de assunto.

    ResponderExcluir
  5. Samuel, meu caro, são comentários como o seu que me estimulam a prosseguir. Sei exatamente a quem estou incomodando. Desculpe-me, mas não sei falar de outra coisa que não seja o Reino de Cristo e Sua obra restauradora. Se não está lhe agradando, sinto muito. Mas certamente está despertando a muitos. Em vez de simplesmente atacar, por que não expõe argumentos bíblicos para refutar o que digo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Parte 1

    Meu caro Hermes, eu não gostaria que você ficasse magoado comigo, a minha intenção é apenas mostrar o outro lado dessa questão, você sabe que este é um assunto polêmico, e portanto não espera que todos concorde com você. Eu já apresentei muitos argumentos bíblicos e lógicos, (se você não leu veja as postagens anteriores) mas, para você, os textos tem outro significado, e não o que está escrito.Você é que tem de apresentar textos convincentes, e não textos amputados e espiritualizados como você apresentou.Você me rotulou como "dispensaçionalista", porque eu disse que determinado texto se referia ao povo judeu e sua terra, mas o que eu faço, é ler a bíblia do modo mais simples possível, entendendo o texto do jeito que está escrito. Por favor, leia com atenção os seguintes textos:
    (Jeremias 16:14) - Portanto, eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que nunca mais se dirá: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito
    (Jeremias 16:15) - Mas: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais.
    (Ezequiel 28:25) - Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó
    (Ezequiel 28:26) - E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus
    (Ezequiel 34:11) - Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei
    (Ezequiel 34:12) - Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão
    (Ezequiel 34:13) - E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra
    (Ezequiel 34:14) - Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel
    (Ezequiel 34:15) - Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS
    (Ezequiel 36:17) - Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto
    (Ezequiel 36:18) - Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram
    (Ezequiel 36:19) - E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei
    (Ezequiel 36:20) - E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do SENHOR, e saíram da sua terra
    (Ezequiel 36:21) - Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi
    (Ezequiel 36:22) - Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes
    (Ezequiel 36:23) - E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos
    (Ezequiel 36:24) - E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra

    ResponderExcluir
  7. Parte 2

    (Ezequiel 36:25) - Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei
    (Ezequiel 36:26) - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne
    (Ezequiel 36:27) - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis
    (Ezequiel 36:28) - E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus
    (Ezequiel 36:29) - E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós
    (Ezequiel 36:30) - E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios
    (Ezequiel 36:31) - Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações
    (Ezequiel 36:32) - Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel
    (Ezequiel 36:33) - Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados
    (Ezequiel 36:34) - E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam
    (Ezequiel 36:35) - E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas
    (Ezequiel 36:36) - Então saberão os gentios, que tiverem ficado ao redor de vós, que eu, o SENHOR, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o SENHOR, o disse e o farei
    (Ezequiel 37:21) - Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra
    (Ezequiel 37:22) - E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
    (Amós 9:14) - E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
    (Amós 9:15) - E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus.

    Em 14 de Maio de 1948, Israel se tornou novamente uma nação, e na sua própria terra.
    Será que foi apenas uma coincidência ou cumprimento de profecias?
    As promessas que Deus fez a Israel, e que você diz que se aplicam a Igreja, se cumprirão integralmente em Israel. Quer queiramos ou não, quer gostemos ou não, Israel é um fato!

    ResponderExcluir
  8. Samuel,

    O cumprimento de tais promessas feitas a Israel estaria condicionado à conversão daquele povo. Uma vez convertidos ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, retornariam à sua terra.
    Ora, a volta dos judeus a Israel no século passado não foi precedida por uma conversão em massa. Foi sim, fruto de articulação política.

    O atual estado de Israel não tem nada a ver com o cumprimento de tais profecias.

    Aliás, infelizmente, boa parte do povo judeu (e conheço alguns aqui na América) é confessadamente atéia.

    Tanto judeus quanto gentios necessitam do mesmo Salvador: Jesus Cristo.

    Ninguém é salvo por ter correndo em suas veias o sangue de Abraão. Todos somos salvos por causa do sangue de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Caro Hermes, o fruto dessa “articulação política” foi o cumprimento das profecias, não tem como negar isso. Eu concordo com você, que ninguém será salvo por ter o sangue de Abraão, mas também a conversão de Israel está predita, veja:

    (Isaías 10:20) - E acontecerá naquele dia que os restantes de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes estribar-se-ão verdadeiramente sobre o SENHOR, o Santo de Israel.
    (Isaías 10:21) - Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó.
    (Isaías 10:22) - Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça.

    (Oséias 3:5) - Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao SENHOR, e à sua bondade, no fim dos dias.

    (Oséias 5:15) - Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles
    angustiados, de madrugada me buscarão dizendo:
    (Oséias 6:1) - VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida
    (Oséias 6:2) - Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele
    (Oséias 6:3) - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra
    (Zacarias 12:9) - E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém
    (Zacarias 12:10) - Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho (Romanos 11:25) - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
    (Romanos 11:26) - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
    (Romanos 11:27) - e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

    È bom ler todo o cap. 11 de Romanos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item