681818171876702
Loading...

As Reinações de Ricardo Gondim



Digão


Estudando Direito, aprendemos coisas que, à luz do senso comum, teriam significados completamente diferentes. Por exemplo, em minha aula de Direito Constitucional II, ontem à noite, vi que não apenas magistrados (juízes, promotores do MP, desembargadores, procuradores) possuem vitaliciedade, mas também os agentes políticos dotados de mandato (deputados, presidente, senadores, governadores, etc). Isso porque “vitalício”, no Direito Constitucional, não significa que o cargo será mantido até o fim dos dias, mas sim que ele só pode ser revogado mediante sentença judicial transitada em julgado, quando não há mais recursos. “Vitalício”, então, pode significar coisas diferentes no senso comum e no Direito. Confundir os dois significados é, portanto, desatenção ou má-fé, dependendo de quem confunde.


Acreditar-se eleito é maldição – em qualquer circunstância. Os eleitos de Deus se condenam à soberba – e empáfia antecipa a queda. Os ungidos sociais não têm como evitar olhar os excluídos com pena, de cima para baixo. Os afilhados do sistema econômico acabam se alienando da simplicidade – onde a vida realmente acontece. Não há nada mais irritante do que conviver com a vaidade de quem se acha dono de uma inteligência acima da média.

Gondim exala má-fé ao confundir eleição soteriológica com injustiça social, que produz os “ungidos sociais”, talvez a platéia que ele tenha em mente. Em mais uma agressão às doutrinas da graça, Gondim relativiza o que está escrito na Palavra sobre o tema. Sermos raça eleita, sacerdócio real, em nada nos autoriza a termos uma postura arrogante – exatamente a mesma demonstrada pelo “iluminado” (no sentido gnóstico) Gondim. 

Se o cristão é eleito, isso deve-se única e exclusivamente à sua própria incapacidade e incompetência em alcançar a salvação – enfim, a salvação é obra exclusiva de Deus, que decidiu, de antemão, nos salvar, mesmo não sendo nós merecedores disso. Mas Gondim parece esquecer-se disso. Afinal, é bem melhor cultuar um deus pequeno, que se senta à beira do caminho e chora a cada tragédia ocorrida no mundo, uma vez que é impotente para governá-lo, pois tal ser é facilmente manipulável a nosso bel-prazer. É bem melhor cultuar um pequeno demiurgo que é tão pequeno e ínfimo como o homem – assim, o homem pode alcançar a antiga ambição satânica de ser igual a Deus. Diminuir Deus engrandece o homem. A doutrina da eleição ressalta, assim, a glória de Deus. Negá-la significa a entronização humana.

É triste esta situação. Mas, como Dostoievski já foi citado, vou citar outro pensador da história, desta vez Dante Alighieri. Na Divina Comédia, relata-se que, no portal de entrada do inferno, está escrito: abandonai toda a esperança, ó vós que entrais. Parece que este deve ser também o lema do teísmo aberto abraçado por Ricardo Gondim.

Digão é eleito pela Graça e Misericórdia de Deus, aqui no Genizah



Teologia Reformada 1848348163995547665

Postar um comentário

  1. "De resto, faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!"

    EXATO!

    LEGALIZE JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Boa Digão! Mandou bem. Não conheço nada que nos reduza mais do que a consciência da graça. Nos faz gratos e, nos dizeres de Paulo, só podemos afirmar como ele que "o amor de Cristo nos constrange", isto é, nos obriga. Obriga a reconhecer que nada somos e por isso mesmo, Deus é tudo. E porque somos nada, sermos amados por tão grande Deus que nos ofereceu tão grande salvação é tudo. Como sermos soberbos? Como sermos vaidosos? É por graça. Ou então é por obra. E ai, também os louros para a nossa cabeça.
    Quanto mais pensamos que somos, menos Deus é.
    Por isso, João Batista afirmou - convém que Ele cresça e eu, diminua... Nenhuma glória a nós, toda glória ao Cordeiro.
    Um beijão aqui do seu fã, pequenino, ridículo, mas eleito por Deus, coisa que só um amor enorme explica.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Gondim claramente é um inimigo da cruz e uma pseudo-intelectual que trocou Deus por vaidadizinhas heréticas.... ele quer somente aparecer....

    está tudo na bíblia.... fala-se sobre esses falsos profetas.... nosso tempo é preocupante....

    penso que é o que está escrito:

    "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4].

    "Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." [Tito 1:11].

    "Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." [João 12:43].

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Amado Irmão pelo texto.

    Me entristece ver o Ricardo Gondim assim, um Homem Inteligente, com muita sabedoria mas sem discernimento nenhum.

    Com todo humildade exponho minha opinião que isso é apenas o resultado de extremismo, ou seja, em certo tempo Calvinista, em outro Pentecostal, resultado: Heresia!!!

    Abraço no Amor de Cristo,
    Renan.

    ResponderExcluir
  5. sua reflexão me parece teologicamente correta se partirmos do princípio de que Gondim não acredita na eleição. Ao que me parece, posso estar errado, Gondim faz uma análise clara e pragmática do que tem povoado a mente do "povo evangélico" que anda por ai: "acreditar-se eleito" não quer dizer "não existe eleição"... infelizmente temos sido tomados pela santa necessidade de sermos teologicamente irretocáveis quando moralmente a igreja tem sido arrogante, soberba e encimesmada por acreditar-se eleita, de uma casta superior. Que a eleição não se confunda com predileção e que nosso coração deixe de ser mimado, de filhinho de papai, mas maduro e misericordioso com os incautos e com os que não pensam teologicamente correto como a gente...

    ResponderExcluir
  6. acho engraçado comentários previamente moderados... modelinho ultrapassado esse pra quem é tão crítico, heim? Porque não publicar tudo e moderar apenas o que realmente tiver extrapolado o bom senso?!?

    ResponderExcluir
  7. Daqui a pouco os Gondinzetes aparecem... Vou lá pegar a pipoca e o guaraná.

    ResponderExcluir
  8. Só tem uma coisa que eu não consigo entender...

    Como é que DEUS (com D maiúsculo MESMO)...ELEGE UNS, E OUTROS NÃO????? Como é que podemos adorar a Ele, se (assumindo tal premissa) Ele torna-se injusto??????
    Como eu posso adorar um cara que é pior do que eu???? Por que eu (em toda a minha crise, em toda minha humana frqueza) se tivesse como, salvaria a todos (justos e injustos), como DEUS predestinaria uns a alcançar a salvação e outros a irem pra o Inferno?????
    Acreditar que Deus é este tirano significa cometer suicídio intelectual!!!!! É anular o pensamento!!!! Não concordo com muita coisa que Ricardo Gondim escreve, mas com este texo, em particular (o eleito), não vejo absurdo nenhum!!!! Temos coisas mais importantes pra nos preocuparmos!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Na sola dos “cinco solas”

    Confesso que os “defensores da fé” me cansam.

    Cansam porque não produzem nada a não ser a crítica de quem pensa diferente. E para julgarem quem pensa diferente, tendo “base histórica” e “bíblica”, muitos deles utilizam-se dos cinco solas, que nada mais são do que afirmações, em latim, sobre aspectos que “delineariam” a confissão de fé cristã nos tempos “reformados” (o excesso de aspas é inevitável).(...)

    (PARA CONTINUAR LENDO ACESSE) http://www.crerepensar.com.br/na-sola-dos-cinco-solas/

    ResponderExcluir
  10. "Professor Elion" (o aspas é inevitável),

    Coração duro o seu hein rapaz!

    Você aqui de novo criticando e blasfemando contra a doutrina da soberania de Deus?

    Você fala tanto em "pensar" que não consegue enxergar a doutrina mais clara de toda Escritura Sagrada.

    Arrependa-se e creia no VERDADEIRO Evangelho...onde Deus controla tudo e todos e faz o que lhe apraz!

    ResponderExcluir
  11. Será que um dia o crente brasileiro perceberá o quanto é arrogante, que se acha o único que é o dono da verdade, que tem prazer em ver o impio no inferno.

    Será que não percebe que o amor de Deus pode ser muito maior do que sua religião mediocre.....e que poderá haver no céu gente que nem se imagina....e pasmem, pode ser que até pastor arrogante poderá estar lá.......

    Tomara que outros Gondins se levantem e ensinem ao povo o caminho da reflexão em liberdade.

    ResponderExcluir
  12. Professor Elion, sobre a questão da justiça de Deus, recomendo a leitura de Rm 3. Sobre coisas mais importantes para nos preocuparmos, recomendo a leitura de Judas (é um capítulo só).

    ResponderExcluir
  13. A frase do Daniel do dia 13 fevereiro, mostra a incapacidade e a irracionalidade dos poderosos e radicais aiatolas do evangelho, que não abrem espaço para livre discussão, pois são intolerantes, afinal são escolhidos entre e acima de tudo e todos.........

    ResponderExcluir
  14. Olá Professor Elion. Graça e Paz sobre sua vida.

    Eu tinha uma certa dificuldade em entender o conceito da eleição dentro da Bíblia, pois eu pensava da seguinte forma (como me foi ensinado na igreja): Deus quis que alguns nascessem para ir diretamente para o céu e outros para o inferno. Contudo, depois que comecei a ler de forma mais sistemática o Novo Testamento (também o Velho), especialmente as epístolas Paulinas - destaco aqui Romanos - comecei a entender o seguinte:
    1 - Depois que Adão pecou, TODA a raça humana nasceu debaixo da maldição do pecado, isto é, morta espiritualmente. Toda a raça humana já nasceu condenada a perdição. O livro de Romanos não nos deixa dúvidas sobre isso. Isto significa que por nós mesmos não merecemos o perdão ou a salvação, no sentido mais lato da questão.
    2 - Deus, como ser Soberano que é, não seria obrigado a salvar nenhum de nós, pois a sentença havia sido dada já. Caso Ele decidisse não salvar a ninguém, nem por isso Ele seria injusto.
    3 - Toda a humanidade nasceu debaixo do pecado, afastada e destituída da glória de Deus, contudo, por alguma razão que compete somente à soberania de Deus saber, por um ato soberano da parte Dele somente, Ele decidiu livrar dessa condenação a alguns, e deixar a outros nessa situação. A Bíblia não nos deixa claro o porquê de tal decisão. Ele é soberano.
    Às vezes, tentamos (ainda que de forma inconsciente muitas vezes) fazer com que Deus atue segundo o conceito de justiça que nós temos, mas é diferente. Ele tem seus porquê, Ele tem seus atos soberanos.

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  15. CONTINUAÇÃO Professor Elion


    Gostaria que você analisasse Romanos 9:6-28 em sua Bíblia. Caso haja espaço suficiente, vou colocar aqui também:
    Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
    Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
    Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
    Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
    E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
    Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
    Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
    Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
    Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
    Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
    Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
    Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
    Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  16. CONTINUAÇÃO Professor Elion


    E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
    Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
    E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
    Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
    Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
    Irmão, espero ter ajudado em algo. Meu propósito é poder ajudar, assim como fui ajudada por pessoas pacientes e de Deus no passado.
    Confesso que, às vezes, quando alguma dúvida vem me assolar, descanso na soberania de Deus. Ele é justo, amor, e nos salvou. Às vezes pensamos que os salvos são somente os que estão dentro das igrejas, mas tenho aprendido também que a salvação de Deus é muito mais abrangente do que nós pensamos. Deus trabalha não apenas através de nós. Ele tem chamado ao redor do mundo pessoas de todas as tribos, línguas, povos, raças e nações. Só nos cabe descansar Nele amigo. Ele é Deus, faz o que lhe apraz, nós temos que nos adequar a Ele, não Ele ao nosso pensamento.
    Forte abraço amigo.

    ResponderExcluir
  17. mas uma coisa tenho que concordar com o gondim, se achar sob a capa da vaidade, se achar que é mais salvo que os outros fica parecendo aqueles fariseus do tempo de Jesus, o proprio Cristo disse que as prostitutas iam precede-los no reino de Deus.

    ResponderExcluir
  18. A Paz do Senhor a todos!

    Examinando alguns comentários, pude perceber que alguns até tem uma linha de raciocínio interessante! Mas tem alguns textos que deixam a desejar, como por exemplo, usar os textos nos capítulos 9, 10 e 11 da carta aos romanos, para justificar a crença na predestinação já é divagar demais em pensamentos, visto que o apóstolo discorre exclusivamente sobre o futuro de Israel,portanto, não existe a possibilidade de se incluir o restante dos povos, mesmo que forcemos o texto.

    Graça e Paz.

    Ruben Gonzaga.

    ResponderExcluir
  19. Realmente o Gondim falou bobagem. Mas, sempre que eu leio algo escrito por ele, eu tenho a impressão que nem o Gondim entende o que ele fala. Por isso, também não dá para dizer que ele estava de má-fé, é só mais uma tentativa frustada de ele falar algo bonito e profundo.

    ResponderExcluir
  20. Prefiro lembrar de Gondim pelas coisas boas ue ja ouvi dele.

    ResponderExcluir
  21. Prefiro lembrar de Gondim pelas coisas boas ue ja ouvi dele.

    ResponderExcluir
  22. O Gondim ta esquentando COCÔ no MICROONDAS pra COMER>> Só pode.. que palhaçada!

    Valéria - MÇU - MG

    ResponderExcluir
  23. Concordo com Robson - SBC:

    Essa historia de somente os da religião evangélica vai ao seu e arrogante pois Jesus não e evangélico e graça a Deus nem calvinista graça a Deus ele filho de Deus que morreu para nós salvar.

    Este vídeo fala tudo dessa maldita religião.

    http://www.youtube.com/watch?v=6stSvZVUt_U

    Será que um dia o crente brasileiro perceberá o quanto é arrogante, que se acha o único que é o dono da verdade, que tem prazer em ver o impio no inferno.

    Será que não percebe que o amor de Deus pode ser muito maior do que sua religião mediocre.....e que poderá haver no céu gente que nem se imagina....e pasmem, pode ser que até pastor arrogante poderá estar lá.......

    Tomara que outros Gondins se levantem e ensinem ao povo o caminho da reflexão em liberdade.

    ResponderExcluir
  24. Também fiz uma análise do texto do Gondim. Está aqui: http://marcosdavidm.blogspot.com/2012/02/fui-eleito-mas-sem-merecer-essa-eleicao.html

    Até mais, Marcos.

    ResponderExcluir
  25. Texto belíssimo de Ricardo Gondim: expressa o íntimo da pretensão humana de buscar favoritismo diante de Deus. "Má-fé" eu vejo neste texto do Digão, de modo que fica cada vez mais claro que aqueles que se autointitulam reformados históricos, ou ortodoxos (na verdade, "os heréticos que prevaleceram" nas palavras de Caio Fábio), não conseguem conviver com a diversidade de pensamento e tentam monopolizar a interpretação das Escrituras e as verdades eternas... Vão em frente "escolhidos do Papai", mas não chorem quando o dono da roça distribuir salário igual para aqueles que mal trabalharam...

    ResponderExcluir
  26. Grande amigo, não li seu texto todo. Ainda vou lê-lo. Mas, de pronto, sua aula de constitucional estava eivada de falhas. Cuidado com esse conceito de vitaliciedade. Tente dá uma lida nos autores consagrados e deixe essa onda concurseira de lado. Boa sorte nos estudos jurídicos...

    ResponderExcluir
  27. Graças a Deus que Ele não vê, como o homem vê. Se não tava todo mundo lascado.. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Prof. Elion...

    Eu compartilho desde desconforto que sentes toda vez que um "eleito" sentencia um "não-eleito". Conforme disseste, o Gondim pode estar "viajando" em muita coisa, mas é direto e objetivo em relação à predestinação: um verdadeiro absurdo.

    Sabe porque esse pessoal defende a pré-destinação? Pelo fato de TODOS eles se considerarem pré-destinados. Você nunca vai ver algum deles dizendo: - Eu não sou predestinado e vou pro inferno, pois Deus foi soberano e quis assim. Estou pregando o evangelho pelo fato de existir alguém no meio de vocês que pode ser predestinado, e pode ir pro céu, enquanto eu já fui julgado (antes que o mundo fosse formado) para o eterno lago de fogo.

    Fica muito fácil falar em predestinação e soberania de Deus quando o bagual é sócio do CTG. E ainda querem falar em graça.

    Assim como você, não consigo entender de forma diferente aquela Graça que foi demonstrada na Cruz com a morte do próprio Deus, em que ele se esvaziou dos poderes da divindade e permitiu que todos nós pudéssemos alcançar a Eternidade.

    O que se assemelha mais ao caráter de Cristo: a humildade da Graça Universal ou a divisão em castas promovida pela Pré-Eleição?

    Sem contar que o pai desse negócio, não é exemplo pra ninguém...

    ResponderExcluir
  29. Quanta pessoas ficam perdendo tempo com esse PROFESSOR ELION, Deixa ele pençar que perde a salvaçlão, que ele tem livre arbítrio, que ele pode escolher a Deus, que Deus esta preso a sua vontade, que seu coração não foi tão corrompido, que as sinco solas e uma balela. Gente, quem é admirador do Gondim ja esta bem claro que esta prestes a ser um apóstata ou se ja apóstatou de vêz. Enquanto isso ficamos no noi verdadeiro evangelho;

    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
    Efésios 1:3-7

    ResponderExcluir
  30. "A frase do Daniel do dia 13 fevereiro, mostra a incapacidade e a irracionalidade dos poderosos e radicais aiatolas do evangelho, que não abrem espaço para livre discussão, pois são intolerantes, afinal são escolhidos entre e acima de tudo e todos........."

    Prezado Robson SBC, obrigado por provar que eu estava certo.

    ResponderExcluir
  31. Independente dos méritos e deméritos dos pensamentos do Gondim é preciso analisar as idéias ali expostas. Historicamente o que o Gondim disse é exato.Basta lembrar que Calvino instaurou uma ditadura reformada e que mandou matar muita gente que tinha outra doutrina. Ou talvez devessemos lembrar do que fizeram os calvinistas de Salem na nova Inglaterra. Por ultimo é bom lembrar que os " nazistas" reformados da Africa do Sul em seu discurso afirmavam que Deus os tinha destinado a dominar os negros e ocupar a terra. Eles eram eleitos. De fato essa noção de eleição parace bastante popular entre gente que se esconde atras da religião para manter o poder e criar seus reinos aqui na terra sem se incomodar com o reino de Deus.

    ResponderExcluir
  32. Caríssimo Augusto C,
    vc escreveu...

    "Arrependa-se e creia no VERDADEIRO Evangelho...onde Deus controla tudo e todos e faz o que lhe apraz!"

    É o seu ponto de vista... é a sua opinião... Deixe-me manifestar a minha tbm...
    Aliás... pense num 'deus' bacana este seu viu!!!! CONTROLA TUDO E FAZ O QUE QUER DE NÓS... Queira ser marionete sozinho... Eu não!!!!

    ResponderExcluir
  33. O fanatismo é para a religião o que a hipocrisia é para a virtude. (Charles Palissot de Montenoy)

    ResponderExcluir
  34. Queridos, a verdade é que só há duas possibilidades: 1) Ou Deus está no comando, e salva totalmente um homem decaído e incapaz de salvar-se a si mesmo, ou 2) o homem ajuda Deus e a salvação é cooperada. No 1º caso, Deus por sua misericórdia e GRAÇA, opera de tal modo que a salvação acontece certamente. É um fato e não uma possibilidade. Ele pode garantir isso porque é Eterno, Todo Poderoso, Todo Graciosos e etc. Já no segundo caso, como há a (suposta) cooperação do homem, todas as etapas da salvação, "estariam" na dependência da instabilidade humana. Neste caso, a "salvação" não é garantida, mas algo volúvel, alicerçado pela inconstância humana. Com todo respeito aos Arminianos, mesmo que a Eleição possa parecer injusta, como alguns afirmam, ainda assim, é onde a razoabilidade e o melhor arranjo das Doutrinas Bíblicas pode nos levar. É verdade que as duas posições deixam alguma lacuna ou incompreensão, mas eu prefiro deixar Deus a frente de tudo, tendo uma certeza inequívoca: Deus nos ama, Ele é Onipotente, Ele não bandonou o mundo, Sua Graça é infinita, Ele jamais fará injustiça. Creio que, quando estivermos em sua presença, a sensação de Justiça será tão grande e o Seu Amor tão patente, que conseguiremos olhar até mesmo para os que estão no inferno podendo dizer: SENHOR GLÓRIA AO TEU SANTO NOME" TUDO ESTÁ PERFEITO, JUSTO E IRRETOCÁVEL. TU ÉS MARAVILHOSO!!!!

    ResponderExcluir
  35. Antonio Carlos... defenderei até a morte o teu direito de manifestar teu ponto de vista... porém cara não escreva tudo isso q vc escreveu e termine dizendo que DEUS NOS AMA????

    Deus nos ama????

    Não... Ele ama uns queridinhos do papai... outros Ele não ama não.


    O meu problema em aceitar a pre-eleição (pre-destinação, como queiram) é que ela é uma bobageira por si só, apenas pra GARANTIR que Deus é supremo e onipotente!!!!! Acredito isto sim é dar uma forcinha pra Deus. Deus não precisa disso... Ele é maior que tudo... Ele é AMOR!!!!! Que 'raios' de amor é ess que manda uma pessoa pra o inferno antes mesmo dessa pessoa sequer existir!!!!!! Se é pra acreditar q o homem pode fazer ou deixar de fazer o que for q a salvação (ou condenação) dele já está decretada, prefiro acreditar que 100% do mundo será salvo!!!!

    Sejamos nós responsáveis pelos nossos atos e nossas decisões. Paulo de Tarso afirma em 1 Corintios que "quando era menino falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, agora que sou homem, ajo como homem".

    Chega de sermos bebezinhos balbuciando... querendo q Deus resolva tudo por nós... Deus é o nosso PAI. Um Pai verdadeiramente ama seus filhos, respeita suas fases de crescimento. Quando criança, acalenta, cuida, educa, corrige... mas chega um momento em que o filho cresce... vira adulto, e como tal, deve agir!!! Aí o PAI ver o seu filho querido andar com suas própria pernas... alçar os seus próprios voos... É certo q, em muitos momentos, quebrará a cara... mas aí o Pai amoroso o acolherá e dirá... Eu estou com vc em todos os momentos... guarda os meus ensinamentos no teu coração!!!!! Eu te amo!!! E aí o filho continua nessa inexorável batalha chamada VIDA... entre acertos e erros, buscando fazer o bem (se tiver acolhido os ensinamentos do pai)... ou às vezes o mal (caso contrário)... Mas, TODOS (indistintamente) são amados igualmente. Pergunte ao mais miserável dos pais daki da terra se ele teria coragem de 'salvar' o fihinho querido que obdece tudinho q ele ensinou, e 'condenar ao inferno' o filho rebelde q nunca o respeitou???????

    Se nós q nao valemos nada somos misericordiosos, ainda mais Deus, que é O PAI MAIS EXCELENTE!!!!!!

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  36. Para mim é agradável ler os comentários, quando Arminianos e Calvinistas se degladiam (no bom sentido), porque vejo ambas as correntes expondo seu entendimento da Palavra de Deus. Eu de minha parte, prefiro acreditar que, Deus sendo atemporal, sendo que para Ele é um ETERNO AGORA, é logico que Ele poderia muito bem, usando de Sua pré ciência, eleger os que deverão ser salvos.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  37. "A frase do Daniel do dia 13 fevereiro, mostra a incapacidade e a irracionalidade dos poderosos e radicais aiatolas do evangelho, que não abrem espaço para livre discussão, pois são intolerantes, afinal são escolhidos entre e acima de tudo e todos........."

    Prezado Robson SBC, obrigado por provar que eu estava certo....

    ¨Prezado Daniel, você pode estar certo ou errado, e nem importa, porém é obvio que dentro de sua jactância você se considerará certo sempre. É uma opção.

    ResponderExcluir
  38. Bah debater soberania de Deus... enquanto isso o povo quer uma igreja acolhedora e compreensiva com a dor humana, se for isso que o Gondim disse e foi isso que entendi estou com ele...

    ResponderExcluir
  39. AMIGO PROFESSOR ELION

    A graça de Deus seja sobre sua vida.

    Entendo a sua posição quando questiona sobre o amor de Deus ao citar o porquê Ele decide salvar alguns e não a outros. Mas uma vez mais insisto no seguinte ponto: a lógica de pensamento é diferente. Ele não tem "queridinhos" e "preferidos". Todos nós estamos debaixo da maldição do pecado, todos nós merecemos a perdição. Todos nós já estávamos condenados ao inferno. Isto é fato. Ele por Sua soberania decidiu tirar alguns dessa situação e a outros não. Isso nos faz melhores? Em hipótese alguma. Isso nos faz menos pecadores? De jeito nenhum! Isso nos dá alguma pretensa liberdade para julgar os demais? De modo algum. Na verdade, a doutrina da eleição humilha o ser humano, pois mostra que nós somos totalmente incapazes de fazer algo por nós mesmos. Eu que achava que havia escolhido a Deus, agora vejo que foi o contrário: Ele olhou pra mim, e é só por isso que fui salva. Que humilhação meu irmão!

    Ainda se Deus quisesse manter todos nós sem condição alguma de salvação, nem por isso Ele poderia deixar de ser santo e justo, pois a sentença (e oportunidade de escolha) foi dada lá no Eden.

    Agora, vamos pensar em alguns pontos, saindo de Romanos (pois alguém escreveu que Romanos 9, 10 e 11 refere-se apenas ao povo judeu - será verdade isso? ou Paulo usa o exemplo do povo judeu para ensinar princípios aos gentios? Para pensar):
    Mateus 11:27 diz - "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Quem conhece o Pai? Somente aquele a quem Jesus (o Filho) quiser revelar. O Pai se revela a todos? Se é afirmativo, então porque há pessoas más e perversas, que não ouvem a voz de Deus se a Bíblia fala que não se pode resistir ao Senhor? Se é negativo, então porque Ele se revela a alguns e a outros não? Porque Ele não revela (ou se revela) a todos? Percebe-se uma ação baseada na decisão e vontade de Deus somente.
    João 1:12-13 diz - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
    Para ser filho de Deus, tem que receber a Jesus, aceitá-lo, certo? Certíssimo mas, estes que O receberam não nasceram da vontade da carne (vontade humana), mas de Deus (da vontade de Deus). Se é da vontade de Deus que TODOS sejam salvos, então porque alguns aceitam a Jesus e outros não? Alguém poderá responder: "porque ao homem foi dado o livre arbítrio." mas, a vontade do homem é superior à vontade de Deus? Será que a Bíblia nos mostra isso? A Bíblia nos mostra que tudo está debaixo da vontade soberana de Deus. Observe Jó 23:13 - "Mas se Ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará?"

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  40. CONTINUAÇÃO

    Vejamos também o que diz Mateus 11:25-26 - "Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." Antes de Jesus, o Mestre, falar que o Pai é revelado somente a quem Ele quiser revelar, Ele diz que o Pai ocultou as verdades aos sábios e entendidos. Note que nos versículos anteriores Ele fala sobre as três cidades impenitentes. Mas o ponto em questão é: porque o Pai ocultou algumas coisas a alguns e revelou outras aos pequeninos e pobres? Outra pergunta: Os sábios e entendidos não compreenderam as verdades do Reino porque não quiseram ou porque Deus não quis que eles compreendessem? Percebe que a decisão sempre parte de Deus?

    Vejamos o que diz Atos 13:48 - "E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." Paulo havia acabado de pregar na sinagoga em Antioquia da Psídia. Os judeus haviam-no resistido veementemente, mas havia povo de Deus separado para a salvação naquele lugar. A Bíblia diz que eles estavam ORDENADOS PARA A VIDA ETERNA, em outras palavras, separados. Pensemos: porque alguns estavam separados e não todos? Eles se auto-separaram ou alguém os separou? A decisão partiu deles ou daquele que os separou? A passagem também não fala que todo aquele que creu, ou todos quanto creram, as os que estavam ORDENADOS.

    Irmão Elion, poderia colocar outros exemplos mais dentro dos evangelhos, das epístolas (sem citar Romanos). Apenas gostaria que o amado irmão pensasse nesses pontos que coloquei. O fato de Deus, por sua única e exclusiva vontade decidir tirar alguns da condenação e outros não não faz dele um monstro, um ditador. Ao contrário, mostra que Ele é tão amoroso que, mesmo nós merecendo a perdição eterna, Ele nos concedeu a chance de estar com Ele. Uma vez mais friso: a salvação de Deus é sobremaneira gloriosa, e vai além do que a nossa mente pode alcançar, não está presa em quatro paredes somente, é pela fé, e somente Deus pode dar essa fé salvadora ao homem (Efésios 2:8-9)

    A Deus pois, toda honra e glória.
    Forte abraço irmão.

    ResponderExcluir
  41. Olá rev. Digão, graça e paz sobre sua vida e ministério.

    Não tem como ler Judas e não se preocupar com as verdades atuais. Deus tenha misericórdia de Seu Corpo sobre a face da terra.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  42. Olá prezados! nunca nos esqueçamos do que é posicional e do que é de fato a nossa experiência. Vários textos foram reproduzidos confirmando a eleição e a predestinação. Portanto, quem é de Deus, de ouvidos á palavra de Deus! As coisas de Deus realmente são loucura para o homem natural. lamento quando ouço lideres atacarem de forma emocionada a verdade expressa nas escrituras, todavia, o descontrole emocional nos leva a concluir que tais pessoas não nasceram de novo (fato que somente Deus pode produzir) ou, caso tenham tido esta experiência, ainda são crianças no entendimento. O descontrole emocional é sintoma de algo não vai bem! Agora, mesmo àqueles que reconhecem terem sido alcançados pela graça, convém lembrar que pelo fruto se conhece a árvore. Que ninguém viva descuidadamente!

    ResponderExcluir
  43. A exposição do PROFESSOR ELION é sempre bela e eloquente e sempre com fundamentação bíblica igual a ZERO.

    ResponderExcluir
  44. Prefiro 'FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA igual a zero', como dizes tu, oh Daniel, a crer que Deus é um tirano maldito q a maioria está defendendo e 'idolatrando'.

    Eu poderia perfeitamente 'procurar' trechos e versiculos isolados da bíblia pra ARGUMENTAR qualquer pensamento. Não faço! não por falta de conhecimento (embora confesse q não sou o maior conhecedor da biblia entre os comentaristas), mas por bater uma estaca: NÃO SOU APOLOGETA. NÃO SOU FUNDAMENTALISTA. NÃO SOU ARMINIANO. NÃO SOU CALVINISTA. SÃO SOU 'TEISTA ABERTO'. NÃO SOU PANTEISTA! Sou simplesmente CRISTÃO, o mais livre possível do pragmatismo que essa palavra possa carregar!!!! Não acredito q tudo o q está escrito na BIBLIA seja exatamente como lá está. Acredito q Paulo falou muita besteira em muitas de suas cartas. Tem coisas nos evangelhos q eu simplesmente NÃO CREIO q Jesus tenha feito (dito). O Apocalipse é uma grande metáfora. Se formos ao velho testamento aí é q a coisa piora... O deus apresentado no velho testamento no mínimo sofre de transtorno BIPOLAR. É Amor de mais pra uns, e de menos (ou até nada) pra outros. Então... do velho testamento acredito q os autores enfeitavam ainda mais!!!! Tem coisa lá q é MENTIRA mesmo!!!! Jó, Adão e Eva, Caim e Abel, Noé, Sadraque mesaque e abede-nego, e outros = LENDAS. Belissimas... porém lendas!!!

    Então, resumindo, não LIMITO a minha fé em MEU JESUS CRISTO, ao q está escrito... pois não foi escrito por Ele mesmo... A bíblia não oferece confiança... Jesus Cristo, através do seu Espírito Santo, este sim merece toda a minha confiança... toda a minha fé. O seu amor é 'crivo' de minhas reflexões dentro da Biblia. Se vai contra o AMOR SOBRERANO de Deus, eu to fora... deuses assassinos e que impõem seus caprichos aos pobres mortais vcs encontram no paganismo, no panteão greco-romano etc...

    Um 'forte abraço' a todos os meus críticos!

    ResponderExcluir
  45. Algumas perguntas aos detratores do termo "eleito": com negar a eleição e, ao mesmo tempo, ter em seu livro sagrado diversas passagens que a contem? (seria falte de leitura desse livro?) Como interpretam essas passagens: 1Pe.2.9; 5.13; Cl. 3.12; Tt. 1.1-2; Rm. 11.5; 11.7; Ap. 17.14. ? Qual o fundamento da fé de vocês? Os escritos desses teólogos de reputação duvidosa ou é a doutrina dos apóstolos? Eu os desafio a terem coragem de admitir que vossa fé não tem a menor sustentação nas escrituras; que suas opiniões são fruto, não de uma exegese honesta das escrituras, mas sim da soberba vontade de moldar Deus segundo a vossa própria volição (ou aos valores deste tempo). Reitero a pergunta: qual a vossa interpretação das passagens citadas? O que os apóstolos Paulo e Pedro quiseram dizer com a palavra “eleito”? É fácil atacar uma doutrina difícil e serrar o próprio galho e não cair.
    Ps. Peço aos que defendem o Sr. Gondim: por favor, parem de usar o argumento de que ele é incompreendido por “pensar diferente”. Esse argumento é muito fraco justamente por que ele poderia perfeitamente ser usado por Ário, Nestório, Marcião, Donato, Montano, Joseph Smith. Ou não é verdade que esses homens também creram diferente? Se hoje cremos (se é que creem) nas doutrinas da trindade, da divindade e eternidade do Filho, que o Santo Espírito é uma pessoa, que o mundo foi criado por Deus e não por um demiurgo, que o Deus do novo e do velho testamento são a mesma pessoa é por que ao longo da historia da igreja houve herois da fé que se mantiveram fieis aos preceitos dos apóstolos. Ou essas doutrinas nunca estiveram sob ataque de heresiarcas que criam diferente?

    ResponderExcluir
  46. Caro PROFESSOR ELION,
    Não sei se você é novo na fé ou se ainda não teve o privilegio de ler todos os livros da bíblia, contudo, tendo em vista seus questionamentos sobre a justiça e soberania de Deus, peço para o senhor reler (ou ler) romanos 9.8-24:
    Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.
    Pois foi assim que a promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho".
    E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
    TODAVIA, ANTES QUE OS GÊMEOS NASCESSEM OU FIZESSEM QUALQUER COISA BOA OU MÁ — A FIM DE QUE O PROPÓSITO DE DEUS CONFORME A ELEIÇÃO PERMANECESSE,
    NÃO POR OBRAS, MAS POR AQUELE QUE CHAMA — FOI DITO A ELA: "O MAIS VELHO SERVIRÁ AO MAIS NOVO".
    COMO ESTÁ ESCRITO: "AMEI JACÓ, MAS REJEITEI ESAÚ".
    E ENTÃO, QUE DIREMOS? ACASO DEUS É INJUSTO? DE MANEIRA NENHUMA!
    POIS ELE DIZ A MOISÉS: "TEREI MISERICÓRDIA DE QUEM EU QUISER TER MISERICÓRDIA E TEREI COMPAIXÃO DE QUEM EU QUISER TER COMPAIXÃO".
    PORTANTO, ISSO NÃO DEPENDE DO DESEJO OU DO ESFORÇO HUMANO, MAS DA MISERICÓRDIA DE DEUS.
    Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra".
    PORTANTO, DEUS TEM MISERICÓRDIA DE QUEM ELE QUER, E ENDURECE A QUEM ELE QUER.
    MAS ALGUM DE VOCÊS ME DIRÁ: "ENTÃO, POR QUE DEUS AINDA NOS CULPA? POIS, QUEM RESISTE À SUA VONTADE? "
    MAS QUEM É VOCÊ, Ó HOMEM, PARA QUESTIONAR A DEUS? "ACASO AQUILO QUE É FORMADO PODE DIZER AO QUE O FORMOU: ‘POR QUE ME FIZESTE ASSIM? ’ "
    O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?
    E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?
    Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,
    ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
    Agora me responda: Qual a sua interpretação desse texto?

    ResponderExcluir
  47. Isac Sena Alves...
    Primeiramente vou tirar a sua dúvida quanto ao tempo q tenho de fé. 16 anos. 10 de Assembleia de Deus Tradicional e 6 de Assembleia de Deus Canaã (um ministério da AD q só tem aqui no nordeste com sede em Fortaleza). Mas há pouco mais de 01 ano me libertei da religião. Então... MINHA FÉ, do modo como hoje defendo, é bem novinha!!!! Cheirando a novo!!! Troquei o deus fraco da religião pelo MEU DEUS FORTE!!!!

    Ainda participo da AD Canaã, mas somente por dois motivos: Ajudar mais algumas pessoas a se libertarem da religião e tbm porque aqui em Iguatu-Ce não tem betesda!!!!

    Eu já li a Biblia inteira 03 vezes. Medito nela de vez em quando. mas, como disse, o crivo da minha leitura é o Amor Soberano de Deus na pessoa do seu filho Jesus Cristo, homem.

    "O Filho de Deus se fez homem, pra que todos os homens fossem feitos filhos de Deus" (CS Lewis)

    ResponderExcluir
  48. EI véio... na boa... vcs acreditam mesmo que DEUS (Todo Poderoso) teve coragem de falar uma BESTEIRA dessas? -"AMEI JACÓ, MAS REJEITEI ESAÚ".

    Só pode ser brincadeira. Uns 'caba' tão estudiosos... tão inteligentes... Só falta acreditar em história da carochinha...

    Só falta dizerem q os muçulmanos, os hindus, os budistas, os silvícolas, os afro-religiosos irão todos pra o INFERNO????? Pense numa eleiçãozinha injusta essa do 'deusinho fracote' de vcs viu!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Professor Elion.

    Graça e paz sobre sua vida.

    Bom, tenho duas coisas a comentar sobre o seu comentário sobre a falibilidade da Bíblia e as besteiras que Paulo e Pedro falaram:

    1 - Não me chocou. Talvez seja fruto de leituras diversas e que fez você perder o referencial. Mas... raciocine: não foi através da Bíblia cheia de "erros" e através das mentiras que colocaram na boca de Jesus que você conheceu Deus? Será que Deus é tão relaxado assim que não cuida daquilo que falam dele em nome dele? Aí sim esse "deus" é fraco.

    2 - Conheço duas pessoas bem próximas que pensam exatamente como você (inclusive, os argumento são os mesmos usados por você), que se "libertaram" da religião há bem mais tempo. Perderam o referencial. Na verdade, hoje, sequer creem na existência de um Deus pessoal, que é uma pessoa. Um deles sequer crê que exista Deus, muito menos Jesus. Sequer na existência do Jesus histórico creem. Cuidado que isso é uma questão de tempo.

    Então conclui-se que:
    A) Deus cuida e zela pela Sua Palavra. A salvação é muito mais abrangente do que podemos imaginar. Ele é um ser livre, pessoal, justo, amor, que tem vontade própria e tem Seus atos soberanos, cabendo a nós, baixo quaisquer circunstâncias, adorá-lo.
    B) Tanto eu como você estamos errados, pois não há referencial exato e seguro para se conhecer Deus, pois a Bíblia está errada, os livros que você andou lendo e pesquisando também, pois têm (parte deles) como referencial parte das escrituras Sagradas e parte de escrituras apócrifas, tão sujeitas a erros também.

    Pare e pense. A propósito, não estou criticando você, apenas argumentando e meu abraço é sincero. Basta observar meus argumentos e analisar meu discurso.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  50. Aos doutores das escritruas...

    Cuidado pra Jesus não voltar num jumentinho de novo, colocar os perdidos nas costas de deixarem vocês pra trás!!!!!!!!!!!!!!!

    Deus não tá nem um pouco preocupada com sua teologia... nenhum pouquinho mesmo!!! Tratam as Escrituras com se elas estivessem acima do próprio Deus, como se a vontade Dele estivesse baseado no que tá escrito, diretrizes de um programa de computador... por favor. Se fosse dessa forma, Jesus nunca ia fazer nada obra no sábado.. porque estaria indo contra as Escrituras... a palavra de Deus... uhhhuuuu dá até medo.. uuuhuuuuuu!!!

    Tirem a Biblia e os templos desse povo, pra ver até onde essa "fé" vai.

    "Nem todo aquele que me chama de Senhor entrará no meu reino"

    ResponderExcluir
  51. Rilda Santos... Finalmente vc postou algo q merece realmente ser comentado!

    Não teria problema nenhum em mudar meu ponto de vista! Tenho minha fé em Deus e é pessoal!!!! Mas não creio na Biblia como A PALAVRA DE DEUS. Mas como um livro q tem muita coisa legal e q, através dela, de fato, conhecemos a Deus. Mas tantas são outras religiões q conheceram a Deus sem um livro... E o que falar dos belos ensinamentos do Alcorão. O problema é que assim como há fanáticos cristãos há tbm os muçulmanos fanáticos!!! Aliás FANATISMO e RELIGIÃO andam muito bem lado a lado!!! Então prefiro correr o risco de, ao gozar da liberdade de está liberto da religiosidade, negar a existencia total de Deus a viver preso nela e acreditar q Deus salva uns e outros não!!!! Ainda se um dia eu negá-lo e afirmar que Ele não existe... Ainda assim ele me amará e me salvará do mesmo jeito!!!

    ResponderExcluir
  52. ALEXANDRE...

    Os dizeres mais excelentes até aqui foram esses teus!!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  53. De fato, gente, aqui não é lugar de se discutir e se chegar a conclusões sobre a Soberania de Deus, falibilidade das Escrituras e Condenação Eterna, apesar de serem temas realmente importantes.

    Mas já que todo mundo "chutou o pau da barraca" mesmo...

    Acredito que se a religião não tivesse fugido à simplicidade do Evangelho de Cristo, nunca teríamos sequer pensado na possibilidade de um Deus concurseiro, que seleciona os "fodões" para trabalhar pra Ele.

    Ou pior, Ele nem concurso faz (visto que este seria meritocrático), pratica nepotismo, visto que favorece a alguns em detrimento da maioria, tem um senso de moralidade aquém até da nossa Constituição Federal.

    Se Deus é um déspota brincando com formigas, então Cristo foi um grande mentiroso, pois omitiu esta "parte" do caráter de Deus. Pediu que perdoássemos 70x7 vezes, mas ele 'não perdoa' para sempre; pediu que amássemos os nossos inimigos, mas Deus os odeia; pediu que pagássemos o mal com o bem, mas ele paga o mal com o mal multiplicado e sem fim... Para mim não dá...

    Se Deus escreve a História, Ele é um péssimo escritor e se não temos liberdade de ação no mundo podemos de dizer que, conforme a justiça que Ele mesmo nos ensinou sobre juízos, através de suas leis, poderíamos julgá-lO culpado do Mal, dos Pecados todos da humanidade, da Queda, das Tragédias, da Injustiça e de tudo o mais que Ele condena... para mim seria um Deus louco, que omite o bem que, sendo Soberano, poderia fazer (não é isso também pecado?).

    Tenho medo do que pode advir de uma geração que pensa num Deus cuja revelação não se resuma somente a Cristo... a crença num Deus louco produz homens loucos.

    ResponderExcluir
  54. Irmão professor Elion.

    Graça e paz sobre sua vida. Apenas "uma" pergunta, que traz trás si algumas outras: a sua afirmação: "Ainda se um dia eu negá-lo e afirmar que Ele não existe... Ainda assim ele me amará e me salvará do mesmo jeito!!!" Deus te salvará porque Ele decidiu de antemão salvá-lo ou porque (como creem os universalistas) Ele salvará a todos? Como Deus salva? Usa parâmetros? Quais?

    Responda se quiser, afinal, escrevo coisas não dignas de serem comentadas por você.

    Forte abraço (abraço sincero) em Cristo que nos salva.

    ResponderExcluir
  55. Ah entendi PROFESSOR ELION... Bíblia com você não rola... Bom, argumentos saídos da cabeça pessoal da pessoa em assuntos espirituais também não rolam comigo. "Enganoso é o coração, mais que todas as coisas..." Daqui pra frente vou apenas me deliciar morbidamente com seus comentários já que, biblicamente, você precisa se converter. E é claro que pra você isso será absurdo, mas isso é problema seu. Só um toque: você está adorando um deus criado à sua imagem e semelhança.

    ResponderExcluir
  56. Caro prof. Elion,
    Sinceramente você me intriga. Diz que crê em Cristo, mas não crê na bíblia. Por qual meio então, você conheceu as palavras de Jesus? Se não foi na bíblia, então me fale qual a outra fonte pela qual se pode conhecer a vida, a obra e os ensinamentos de Cristo de forma mais segura que a própria bíblia? Se tiver sido por meio da bíblia que conheceste os ensinamentos do Filho de Deus, surgem outras perguntas: como posso, por exemplo, aceitar a credibilidade do capítulo 1 de Mateus e negar a do capítulo 3 (negar a credibilidade de uma parte não comprometeria a credibilidade do todo?)? Qual seria o seu critério para decidir em que passagens crer? Seriam as suas próprias vontades, caprichos? Apresente a fundamentação de sua fé; como você sabe que conhece a cristo? Espero que tu não te encaixes na definição que Chesterton fez dos que tem pensamento cíclico (“Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos em asilos de loucos”).

    ResponderExcluir
  57. SOU ATEU DE MIM MESMO!!!! E aliás essa sim é a grande mensagem do evangelho de Cristo! Devemos ser ateus de nós mesmos!!! Eu sou um miserável pecador... A Fé é minha amigo... Vc não é obg a pensar como eu!!! A Biblia é um livro fantástico, mas não é inerrante e perfeita... isso é bibliolatria!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Quanta gente querendo tomar o lugar de Deus. Quantos Juizes. Falam de graça sem conhecer o seu conceito. O farisaísmo está novamente na moda. Também, um pastor com nome de "digão". Esperar o que, né?

    ResponderExcluir
  59. Prezado Prof. Elion,
    Querido, eu sei que não sou obrigado a pensar igual à você. O meu objetivo em lhe inquirir é testar a consistência de suas ideias, saber se tu eis um psitacista, descobrir se o teu pensamento tem fundamento lógico ou se não passa de baboseira subjetiva (e foi nesse sentido que lhe perguntei sobre a frase de Chesterton). Sobre a bibliolatria posso lhe garantir que não ascendo incensos, e nem derramo sangue de touros em louvor à bíblia. rsrsrsrs. Entendi qual é a sua posição. Mas, a minha duvida permanece. Se a bíblia é falível como posso saber o que realmente Jesus disse e o que ele não disse? Qual o critério que você usa para decidir quais das palavras do Mestre, registrada nas sagradas escrituras, são as verdadeiras? Se seu critério é subjetivo não teria você fé em si mesmo?
    P.s. por favor, não me enrole! Responda objetivamente o que lhe perguntei?

    ResponderExcluir
  60. Filhinho, eu respondi, apenas vc não entendeu minha resposta... vou ser mais claro!

    AINDA QUE EU NUNCA TIVESSE OUVIDO FALAR NO NOME DE JESUS, ELE SERIA QUEM É (E FOI) DO MESMO JEITO E ME AMARIA DO MESMO JEITO. NÃO IMPORTA SE EU CHAMO DEUS DE ALÁ, OU DE JEOVÁ, OU QUALQUER OUTRO NOME!!!... VAMOS DEIXAR UMA COISA BEM CLARA: O Cristianismo não se baseia num livro (a Biblia), mas numa pessoa (Jesus). E nós tivemos acesso a pequenos e pouquissimos ecos dessa pessoa, através da Biblia, ou vc acha q TUDO sobre Jesus está na Biblia???? Tudo o q Ele fez tá lá??? Não!!! Apenas um aperitivo!!!! Desses 'ecos' apenas dá pra concluir uma coisa: JESUS É O FILHO DE DEUS! E, parafraseando DOSTOIEVSKY, "Ainda que me provem que Jesus não está com a verdade, e nem esta nele, prefiro ficar com Jesus, a ficar com a verdade!"

    Até o piégas cantor gospel Marcos Antonio, em um dos seus hinos mais piégas, (JESUS NÃO É DINHEIRO MAS ELE É REAL) ele afirma:
    "ainda que não existisse a biblia sagrada, nem anjos, nem profetas para me dizer, mas olhando para a terra, o céu e o mar, saberia que existia um supremo ser!"

    Amigo! Deus não se limita a um livro! não se limita UMA VERDADE humana! Ele é a própria verdade!

    Aliás, vou mais além! Acho que tudo seria bem melhor se não existisse a bilia! Seria tudo menos complicado... menos pessoas se 'apossariam' da 'verdade(?)'!!!!

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  61. Caro prof. Elion,
    Não! Eu não acho que tudo sobre Jesus está na bíblia (e nem ela acha. Jo 21.25). Contudo, tenho certeza de que não há nada sobre Ele (o Jesus da História) fora dela. Se houver, por favor, me aponte. Estou ansioso!
    Sim! O cristianismo se baseia em uma pessoa. Mas, entre a base e você, quer queira ou não, existe esse livro como fonte única da revelação dos ensinos e das obras de Cristo. Ou você subiu até o terceiro céu e soube tudo o que deveria saber do próprio Mestre?
    "ainda que não existisse a biblia sagrada, nem anjos, nem profetas para me dizer, mas olhando para a terra, o céu e o mar, saberia que existia um supremo ser!”. Certo a criação aponta para um criador, mas, não revela Jesus como ente Histórico. Me explique como eu saberia, pela simples observação da natureza, que: Deus se fez carne; Que seu nome é Jesus; Que ele é o filho de Deus; Que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia? Ora, aprouve a Deus que houvesse bíblia, anjos, profetas e apóstolos. Negar isso é arrogância burra!
    Meu caro, serei mais específico! Você escreveu que há partes dos evangelhos nas quais não crê: “Não acredito q tudo o q está escrito na BIBLIA seja exatamente como lá está. Acredito q Paulo falou muita besteira em muitas de suas cartas. Tem coisas nos evangelhos q eu simplesmente NÃO CREIO q Jesus tenha feito (dito).” Em outro comentário: “Desses 'ecos' (CONTIDOS NA BÍBLIA) apenas dá pra concluir uma coisa: JESUS É O FILHO DE DEUS!”.O que eu queria saber, por meio de uma resposta simples e objetiva, é: qual é o método, o critério que tu utilizas, em tua leitura seletiva dos evangelhos, para distinguir o que é falso {NÃO CREIO q Jesus tenha feito (dito).} do que é verdadeiro {JESUS É O FILHO DE DEUS}? Por acaso esse critério se baseia nos teus próprios caprichos (olha a frase de Chesterton!)?
    Pelo que estou vendo tu crês sinceramente em um ser supremo. Porém, as bases que utilizas para crê em Cristo são pobres e duvidosas (ecos?).
    p.s. “apenas dá pra concluir uma coisa” isso é uma singularidade na historia do cristianismo. Um credo de um dogma só. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  62. Meu crivo pra ler a biblia:
    1 - O AMOR SOBERANO DE DEUS (o q mostra Deus malvado, ventriloquo, sádico e sem amor... amando uns e outros não (como o caso Esaú/Jacó=MENTIRA. O escritor quis enfeitar).
    2 - JESUS CRISTO. Ele é o cara!!!!
    3 - Amor... Graça... Amor... Graça! Fora disso! Tô fora!!!!! Uhu!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Caro Prof. Elion,
    Espero dar por encerrado esse nosso pequeno debate, pois, estou decepcionado. Já debati com pessoas de melhor calibre argumentativo que, apesar de estarem erradas, eram coerentes em suas ideias (não sei se você já leu, mas, fica a dica: leia “Ortodoxia” de G. K. Chesterton. Lá verá que a coerência do louco é doentia justamente por ser circular. Suas ideias começam e terminam em si mesmo; ele não tem humildade para reconhecer as verdades exteriores a sua mente que não lhe agradam).
    Dei-lhe a oportunidade de apresentar uma fundamentação lógica e coerente (coerente, mas, não circular) de suas ideias, porém, até agora o que eu li foi: psitacismos, chavões, argumentação (se é que isso pode ser chamado como tal) vazia e ilógica. A situação do louco de Chesterton está melhor do que a tua, pois, pelo menos ele tem a coerência como aliada para fazer com que seu mundo imaginário tenha sentido. A semelhança entre vocês só esta na falta de humildade; e ela consiste em uma interpretação amputada da bíblia, motivada por caprichos (fé em si mesmo). Não tem como por em cheque as partes sem por também o todo. (Se a cozinheira pôs veneno na sopa, quem me garante que ela não envenenou também a sobremesa?). Como eu já disse em outra ocasião, só que em palavras diferentes, o teu “Cristianismo” tem os pés firmados em areia movediça.
    Peço a Deus que ele tenha misericórdia de nós e que nos ilumine.
    P.s.: Schopenhauer disse, no “Parerga e Paralipomena”, que a primeira regra para não ser um escritor idiota era: só devemos escrever se realmente tivermos algo a dizer. Portanto te aconselho a só fazer uma afirmação ou atacar uma doutrina se verdadeiramente estiver preparado para da uma explicação lógica e não circular de como chegou a essas conclusões!
    Passar bem!

    ResponderExcluir
  64. O autor diz: "bem melhor cultuar um deus pequeno, que se senta à beira do caminho e chora a cada tragédia ocorrida no mundo, uma vez que é impotente para governá-lo, pois tal ser é facilmente manipulável a nosso bel-prazer"
    Cara, leio Gondim já algum tempo, e com frequência ouço os seus sermões por meio de cd, e se tem uma coisa que, na minha opinião, não pode ser dito de Gondim é que ele manipula a mensagem do evangelho para o seu bel-prazer. Isso sim é má-fé, na minha opinião. Sobre a doutrina da eleição, simplesmente não consigo crer. talvez eu esteja com o coração endurecido... pode ser que alguém me mande se converter(se bem que isso não está ao meu alcance, dizem os calvinistas)... ou simplesmente é possível eu não ser um dos escolhidos. Se for esse o caso, peço perdão aos irmãos. E me consolo com a convicção de que indo para o céu, ou para o inferno, em todo caso estarei glorificando a Deus. E se o preço para glorificar a Deus for ir para o inferno, que seja... Eis um bom motivo para alguém ir para o inferno: EXALTAR E GLORIFICAR A DEUS.

    ResponderExcluir
  65. Lendo essa discussão acima, me veio a mente o seguinte pensamento: NÃO IMPORTA O SÉCULO, OS RELIGIOSOS NUNCA ABREM MÃO DE CONSTRUIR SUAS FOGUEIRAS. RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  66. Sou pastor calvinista dos 5 pontos e dupla predestinação, mas sinceramente... o texto do Digão é um lixo e o comentário dos pseudo-calvinistas daqui, também.
    Vocês só corroboram o pensamento do Gondim, pensando como pensam.Prefiro conversar com o Gondim e dele receber experiencias de vida e reflexão, do que ficar 'papagaiando' a letra fria e sem vida que vcs proferem.Jesus Cristo certamente, preferiria também.

    ResponderExcluir
  67. Acompanho o Gondim desde a sua juventude, pois sou filha e neta de pastores, e ele ao converter-se foi da nossa Igreja, depois juntando-se ao bando chefiado pela visionária aliada do Vilarindo do DF, e que fundou simultaneamente a Betesda e a Peniel. Não é preciso teologizar pra ver que o Mackenzie e a boa proposta da carreira acadêmica, a fogueiras das vaidades filosóficas e teológicas o fascinaram de vez...Assistimos ao nascedouro de mais um Rubem Alves, nem precisa ser profeta. Quanto à predestinação, cujo Grande Revelador é o Próprio Deus em Pessoa, o Senhor Jesus Cristo; convêm lembrar que permanece sempre um mistério da especial e liberalíssima determinação do Criador, não da criatura, jamais dela! Se nós soubéssemos quem é ou não é eleito, esse mistério não seria surpreendente no final, como vemos em Mateus 25 não é mesmo? Caso os eleitos tivessem consciência das suas obras, não fossem mesmo elas como diz a Escritura, feitas por Cristo neles e NÃO por eles; como eles haviam de desconhecer o mérito de suas ações ao receberem o elogio tácito de Cristo no julgamento? Por desconhecermos é que diremos...Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Ou nu e te vestimos? Enfermo ou na prisão e te visitamos? Afirmar peremptoriamente que se é um eleito antes dessa hora é impio e detestável, não condizente com a reserva de humildade, pois só quem se humilha, será exaltado!

    ResponderExcluir
  68. Reverendo Max Klein: "Não estás longe do Reino de Deus"...Nem mesmo em Israel vi fé como esta!

    ResponderExcluir
  69. Caríssimo Rev.Max Klein
    você deve ser calvinista apenas de nome, não de Teologia. sua forma de expressar-se demonstra, uma proximidade com uma heresia chamada de liberalismo teológico, o que norteou a argumentação sem bíblia e sem lógica do professor Elion, citado por muitos acima. Gondim consegue ser profundo como um pires e , tenta escrever o belo, porém o assassina, tenta ser lógico, e torna-se incompreensivelmente Ilógico, tenta ser bíblico e torna-se um heterodoxo, fez ao contrário do Chersterton, tentou ser ortodoxo e tornou-se hereje.

    ResponderExcluir
  70. O pastor foi muito feliz em seu comentário, e quem critica, com ar de sabedoria, está no fundo, mas tão fundo que cheira a enxofre, morrendo de inveja!!

    abçs

    Adriana

    ResponderExcluir
  71. Um conselho a todos os misseiros críticos e infames sobre a postura de alguen tão importante para a igreja e o cristianismo, não percam seu tempo escrevendo esse monte de "Merdas" e satirizando idéias integras e saudaveis só por mal interpretarem o dizer alheio, ainda por cima fazendo montagems grotescas com a imagem de alguem... Aos Senhores perdão mas aprendam a lavar suas cuecas eas Senhoritas não se esqueçam de suas louças no final de tarde. Um abraço a todos os opositores da integridade Cristã Jesus os ama e eu tambem oro por vocês...Wellington Costa

    ResponderExcluir
  72. Fazia tempo que não lia um texto tão limitado. Poder tirar um fragmento de um texto, fora do contexto é o sonho de qualquer jornalista, cronista, escritor de facebook frustrado. A "eleição" pode até ter base teológica (não gostaria de entrar numa discussão inócua e imbecil) mas foi capaz de produzir os mais ignóbeis seres humanos e as piores injustiças na história.

    ResponderExcluir
  73. Bom texto, eficiente nos argumentos e bem preciso. Essa turma apóstata dá um trabalho!

    ResponderExcluir
  74. Jesus nos ensina na parábola do Semeador ' que o semeador saiu a semear e as sementes caíram em diversos tipo de terreno e só deu fruto a que caiu em boa terra".O semeador fez seu trabalho, semeou, então a germinação da semente não depende dele, MAS DA TERRA. Essa é a predestinação da qual acredito fazer algum sentido.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item