681818171876702
Loading...

Quando Deus Diz Não



Carlos Moreira

Já experimentei muita frustração na vida. Não raras vezes senti aquele azedume na boca, tive a sensação de ser sufocado por algo que me sobreveio com o propósito de roubar-me o fôlego, suspender-me do chão da existência e deixar-me dependurado entre o nada e o quase... Mas eu sou teimoso, nunca canso de tentar ser! Henry Ford afirmou: “há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!”.

Eu sempre acreditei que Deus prefere o desconsolado sincero ao que falsamente se veste de alegria. É por isso que na parábola dos dois filhos mandados ao campo, contada por Jesus, apenas o que disse que não ia, e foi, trouxe alegria ao coração do Pai. Esteja certo, o lamento sincero é melhor do que a oração falsa, ou, como bem citou Clarice Lispector, “antes o sofrimento legítimo do que o prazer forçado”.

A verdade é que eu acho que, às vezes, Deus teima em ser do contra. Talvez isso nunca tenha acontecido com você, mas, comigo, tem sido recorrente. Lembro de Jeremias, no capítulo 1, ouvindo Deus falar: “Eu hoje dou a você autoridade sobre nações, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar". Alguns anos mais tarde, todavia, já carregado de dores e de perdas, com os cômodos da alma cheios de sombras e cinzas, tendo encarnado em si mesmo a aridez de existir, o profeta, no capítulo 20, diz ao Todo Poderoso: “você me enganou, eu fui enganado!”.  

Sei bem o que é isso... Houve muitos momentos em que, prestes a realizar algo, senti como se uma serra “amputasse” minhas pernas. Já “morri na praia” muitas vezes! Dei voltas e voltas ao redor do mundo mas, quando fui ver, sequer havia saído do lugar. Sim, já tive muitos dos meus sonhos despedaçados e, por vezes, engoli a seco o choro que escorreu pela face. Já tive de abandonar, de desistir, deixar ir, deixar pra lá, deixar partir. Quando Deus cisma, meu “mano”, quando Deus “embirra”, quando diz “não!”, creia-me, não há nada que possa ser feito; a porta se fecha pelo lado de fora e ninguém é capaz de abri-la.

Foi assim com Moisés, servo do Senhor, que durante 40 anos peregrinou com o povo de Israel pelo deserto. Quando toda aquela geração morreu, sobrando apenas Josué e Calebe, Moisés inocentemente achou que iria possuir a Terra de Canaã, imaginou que alcançaria a promessa feita aos Patriarcas, erroneamente concluiu que o esforço de toda uma vida seria, enfim, justificado. Mas Deus tinha outros planos! “Moisés, para você termina aqui! Veja os campos de longe, contemple com seus olhos, pois você ali não entrará. Sim, você morrerá aqui, neste monte, mas jamais porá seus pés na Terra Prometida”.

Deus diz não! Não sei por que, não sei pra que, mas sei que diz! Diz não quando a gente mais quer algo, quando a gente está quase tocando aquilo que é nosso mais profundo desejo. E esse não, desgraçadamente, acontece quando menos esperamos, quando, sequer, para ele nos preparamos. Mas isto é maravilhoso! Sim, é estarrecedor saber que esse Deus tem de fato o controle de todas as coisas: quando quer, diz sim. Quando não quer, diz não! E pasmem: seja o que for, funciona do jeitinho que Ele determinou.

Quero lhe confessar algo, com coração compungido: a vida é mesmo mais feita de não do que de sim. Certo estava o “poetinha” ao afirmar: “
o sofrimento é o intervalo entre duas felicidades”.

Recentemente, num aconselhamento pastoral, alguém me perguntou: “pastor, quando é que Deus diz não?”. Eu pensei, pensei, e respondi: “Deus diz não quando você está disposto a obedecer!”. Em seguida, complementei: “e olhe, é só nesta circunstância que Ele assim faz, pois, se você não está determinado a isto, pouco importa o que vai ser dito, não é mesmo?”. Agora, eu é que lhe pergunto: é ou não é?...

Carlos Moreira é co-Editor do Genizah

Artigos 265422605094339078

Postar um comentário

  1. pfffff, mais uma na mouche. Complicado é mesmo quando o não, chega com a o sim ali tão perto. É mesmo verdade"""""""""""""""""""""""

    ResponderExcluir
  2. Shiii se algum neopentecostal leu esse artigo está gritando: Eu rejeito, amarro, queimo, etc etc e está fazendo uma lista de determinações... outros estão sonhando determinando e achando que Deus vai fazer!
    Mas aqueles que estudam as Escrituas juntam a voz a Carlos Moreira e dizem: Esse isso ae amigo! Mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  3. DEUS É PERFEITO E REQUER DE NÓS O MESMO. SE QUEREMOS ALGO E SOMOS CAPAZES DE TENTAR TUDO,A REAÇÃO DEPOIS DO NÃO DETERMINA MUITO, QUEM SOMOS E PRINCIPALMENTE NOSSO CARATER, O QUE HÁ REALMENTE EM NOSSO CORAÇÃO. HÁ QUEM DIGA QUE SERVIR A DEUS SÓ NA ALEGRIA É FACIL, NA TRISTEZA FAZ PARTE E AGORA DEPOIS DO NÃO... POUCOS RESTAM PARA DESBRAVAR ALGUM SENTIMENTO BOM... ENFIM, O NÃO FAZ PARTE DA VIDA! DENISE BIMBATO - 2 IPB VIANA/E.S

    ResponderExcluir
  4. endosso sua palavra, tambem tenho vivido muitos nâos de Deus aprendi com o tempo que por mais que doa ,machuque não há o que fazer senão aceitar,mas com certeza embora não compreendamos o porque, Deus sabe o que esta fazendo e com certeza na hora certa esse não se tornará um SIM muito abençoado no futuro!!!. Deus te abençoe pelo texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho ouvido nãos do Senhor, obedecer tem sido dolorido mas a minha confiança esta na fidelidade de Deus. As vezes eu quero tomar o controle da minha vida, usar meu 'livre-arbítrio', mergulhar nos meus desejos... até que lembro de Cristo: "Não temas crê somente."
    Seu texto esta lindo.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto é praticamente uma resposta aos meus questionamentos...
    Assumir minha fé e frequentar uma igreja reformada foi um sonho que achei que ia "tomar posse"...rsrsrs

    Mas tive que desistir...como o texto disse, nadei, nadei, e morri na praia...
    E fiquei muito magoada com isso, pq achei que este objetivo estava nos planos de Deus (óbvio, né?virou cristão, tem que ir pra igreja, não tem?)
    Não.
    Até quando, não sei...mas é Não...

    Obrigada pr. Carlos, seus textos são sempre edificantes...


    Aline

    ResponderExcluir
  7. Todos vivemos, os "nãos de Deus", só que uns, fazem deles, um sim. Para eterno aprendizado do " seja feita a Tua Vontade"!
    Dani Lima

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA A PAZ: IRMÃOS APRENDI NA ESCOAL TEOLÓGICA QUE HÁ TRES RESPOSTAS: SIM, ESPERA E NÃO.

    AS VEZES O NÃO SIGNIFICA A ASSERTITA POSITIVA, POIS NÃO SABEMOS O TODO.

    EU ORO FAZEM ANOS, DESDE 1996 CAÇANDO UMA BÊNÇÃO, QUE NÃO É DE ORDEM ECONÔMICO, NÃO E´DE CURA, NEM DO CORPO NEM DA ALMA, MAS ALGO PERSONALÍSSIMO ENTRE EU E DEUS SOMENTE: UM ESPINHO NA CARNE, COMO DIRIA AP. PAULO; E DEUS SE CALA E QUANDO INSISTO, O SOBERANO USA UM DE SEUS VASOS E DIZ: "NÃO". MAS PRA MIM É TÃO SIGNIFICATIVO, O SIM DO SENHOR, E ELE DIZ NÃO.

    AS COISAS DE DEUS SÃO MISTÉRIO.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    12 97258223

    ResponderExcluir
  9. O "não" e o "sim" são a mesma coisa na ótica de Deus. Um e outro serve para o cumprimento de seus eternos e perfeitos decretos. No entanto, para nós, vermes, limitados, erva que nasce e morre, é que faz toda a diferença um do outro. Em ambos os casos Deus é glorificado pelos seus filhos amados, pois só os filhos de Deus é que o glorificam quando o "não" aparece no lugar do "sim", ou vice-versa. Sei que é difícil, sei mesmo, mas a bíblia diz: "Tende por motivo de grande alegria a passardes por várias provações ...". É ou não é?

    ResponderExcluir
  10. Um outro exemplo bíblico de que Deus diz não é o de Paulo, quando ele pede que se retirasse o espinho na carne (2Co. 12. 7-9)

    Ótimo texto

    pbvalter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Totalmente pertinente o artigo de Carlos Moreira, principalmente o final, pois me fez lembrar algumas vezes em que eu não dei ouvidos ao NÃO de DEUS e amarguei prejuízos incalculáveis na vida material e espiritual. Prejuízos que até hoje mantém arranhada a relação familiar, e que seriam evitados se eu tivesse obedecido as ordens do ETERNO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item