681818171876702
Loading...

Inscrição em pedra é projeto da Torre de Babel, diz pesquisador

FOLHA.COM
REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE" 



Especialistas que analisaram uma inscrição de 2.600 anos dizem que ela é uma espécie de placa comemorativa da inauguração da Torre de Babel, com detalhes do projeto celebrizado pela Bíblia.
A conclusão está num novo livro de título indigesto, "Cuneiform Royal Inscriptions and Related Texts in the Schoyen Collection" ("Inscrições Reais em Cuneiforme e Textos Relacionados da Coleção Schoyen"). 

A forma original da estela, uma espécie de pedra comemorativa com inscrições, do reinado de Nabucodonosor


Martin Schoyen é um empresário norueguês, dono de uma coleção de antiguidades que inclui, entre outras coisas, inscrições em cuneiforme (difícil sistema de escrita do antigo Oriente Médio) feitas a mando dos reis da Mesopotâmia, no atual Iraque. 

Entre essas inscrições está a estela --essencialmente um poste de pedra-- erigida quando Nabucodonosor 2º governava a Babilônia, entre 605 a.C. e 562 a.C. Coberta com textos e desenhos, a estela relata a construção de uma obra que, se fosse egípcia, teria porte faraônico. 

TERRA E CÉU
 
Seu nome era Etemenanki. Em sumério, idioma que já era arcaico nos tempos de Nabucodonosor 2º, a palavra significa "templo das fundações da terra e do céu". E o rei da Babilônia carrega nas tintas propagandísticas ao descrever como construiu a estrutura, cuja altura, segundo relatos posteriores, chegava a mais de 90 m. 

"[Para construí-la] mobilizei todos em todo lugar, cada um dos governantes que alcançaram a grandeza entre todos os povos do mundo. Preenchi a base para fazer um terraço elevado. As estruturas construí com betume e tijolo. Completei-a erguendo seu topo até o céu, fazendo-a brilhar como o Sol", diz a inscrição na pedra. 

O templo era dedicado ao deus Marduk, patrono da dinastia de Nabucodonosor. 

ZIGURATE
 
A estrutura, que lembra um pouco uma pirâmide com degraus, encaixa-se na categoria dos zigurates, comum na arquitetura dos templos da antiga Mesopotâmia. 

A equipe liderada por Andrew George, especialista em babilônio do University College de Londres, publicou pela primeira vez a descrição detalhada da estela no livro.
Para eles, a probabilidade de que o zigurate gigante tenha sido a inspiração para o relato bíblico da Torre de Babel é considerável. Para começar, já se sabia que "Babel" ("A Porta do Deus") é apenas o nome dado pelos antigos hebreus à Babilônia. 

Em segundo lugar, foi Nabucodonosor 2º o responsável por destruir o último reino israelita independente, o de Judá, arrasando o templo de Jerusalém e deportando milhares de pessoas da terra de Israel para a Babilônia no ano 586 a.C. 

Os deportados israelitas, portanto, teriam tido a chance de ver de perto a maior das obras de seu opressor, justamente no período em que, segundo a maior parte dos estudiosos atuais, o texto da Bíblia estava sendo editado e consolidado no exílio. 

A inspiração para a história do rei que tentou construir uma torre até o céu, portanto, teria vindo nessa época. 

Se a hipótese de George e seus colegas estiver correta, a imagem na estela é a mais antiga representação da Torre de Babel, que acabaria inspirando inúmeros artistas da Idade Média até hoje. Uma identificação definitiva, contudo, é difícil de provar sem evidências mais diretas.

Matérias 8992392075849180812

Postar um comentário

  1. Não duvido das altíssimas qualidades do pesquisador Andrew George e de sua equipe de especialistas. Porém, partir do pressuposto de que Moisés teria "copiado" o relato da construção da torre de Babel desse pedaço de pedra do tempo em que os sapos tinham dentes, já é pretensão demais, além de desrespeito e acusação de fraude. Esses caras não estão com nada, são incrédulos e, em sua maioria, são também ateus. Além disso, essas bestas, formadas em cursos de níveis pra lá de superiores, se esquecem que a História do povo hebreu remonta a mais de 5.000 anos, e esse pedaço de pedra tem metade desse tempo, se é que essas contas aí estão certas, não é? Pra nós, cristãos, a Bíblia é a Palavra de Deus. É perfeita e sem erros, muito menos fraudes! Pra esses "sábios segundo o mundo" eu digo em latim: "VADE FODERE PUTAS CUM PORRIBUS TUUS!!!" A tradução poderá ser dada no meu próximo comentário, se algum leitor desse post assim o solicitar!

    ResponderExcluir
  2. Eta Deus!
    Cada vez mais a ciência prova que a bíblia está toda correta, nos mínimos detalhes.

    E ainda tem gente que é ateu e se acha inteligente... Vai entender!

    ResponderExcluir
  3. É tão importante assim provar que a Bíblia está correta? A fé nela parece não ser suficiente para os crentes.

    ResponderExcluir
  4. Ora, isso simplesmente diz que o relato da torre de Babel foi inventado pelos editores bíblicos no cativeiro, portanto, é mentira.

    A Bíblia é a inerrante palavra de Deus, isso nada mostra acerca da torre que foi construída antes dos patriarcas. Mais uma tentaiva dos cientistas em desacreditar a Bíblia.

    ResponderExcluir
  5. Quer um link bom pra aprofundar este e outros temas correlatos??

    http://www.pauloliveira.com/MySiteOLD/Zigurate/Zigurates.htm

    Abço!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA A PAZ:
    APRENDI,ANTES DO CRISTIANISMO( EM OUTRA RELIGIÃO) QUE A TORRE DE BABEL FORA CONSTRUÍDA POR UM HÍBRIDO FILHO DE ANJOS CAÍDOS COM HUMANO, CAÇADOR DE HOMENS DE NOME NINROD.
    LI COM JOSEPH CAMPBEL NO PODER DO MITO SOBRE O ASSUNTO, LI UM POUCO EM "ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS" DE ERCICH VON DANIKEN, LI NAS CRÔNICAS DE CASTANEDA UMA MENÇÃO SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA. TODOS SABEM DA EXISTENCIA DA TORRE DE BABEL.

    IRMÃOS OS OCULTISTAS TEM A "FÉ" DE QUE O ACONTECIDO E NARRADO NA BÍBLIA É ABSOLUTAMENTE REAL, SÓ QUEM TEM DÚVIDAS SOBRE A VERADICIDADE SÃO OS CRISTÃOS.
    SEGUNDO CONSTA NOS APRENDIZADOS ANTIGOS,A LÍNGUAGEM HUMANA NÃO ERA TÃO ININTELIGIVEL, TAMPOUCO O VERNACULO ERA SUBDIVIDIDO ASSIM.

    ESTÃO COMPROVANDO POR A + B O QUE NÓS CRISTÃOS TEMOS A COSNCIÊNCIA: A BÍBLAI É REAL E FIDEDIGNA. SIMPLES.

    PR CLAUDIO ACCONCI prclaudio-acconci@bol.com.br
    12 97258223

    ResponderExcluir
  7. http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/01/comportadas-grifes-evangelicas-lucram-com-publico-segmentado.html

    ResponderExcluir
  8. E Agora? o que os Ateus Neo Darwinistas vão falar a respeito?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item