681818171876702
Loading...

Papa convoca protestantes históricos a se juntar aos católicos contra avanço pentecostal


O papa Bento XVI disse nesta sexta-feira que as igrejas cristãs históricas estão "perplexas" e preocupadas com o avanço das igrejas pentecostais, e convidou os protestantes a trabalhar junto com os católicos para testemunhar a fé em um mundo secularizado. 

Joseph Ratzinger fez esta declaração em um encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã (EKD) em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero (1483-1546) foi ordenado sacerdote católico em 1507, antes de liderar a reforma protestante, em 1521.

Esta viagem do Papa à sua Alemanha natal tem um caráter ecumênico. Foi por vontade de Bento XVI que o encontro aconteceu no antigo convento onde Lutero estudou. De acordo com o Papa, a única paixão e o centro da vida de Lutero foi Deus.

Nesta sexta-feira o Papa defendeu que o mais necessário para o ecumenismo é não perder as grandes coisas que têm em comum.

"A coisa mais importante para o ecumenismo é que, pressionados pela secularização, não percamos as grandes coisas que temos em comum, aquelas que nos fazem cristãos e que temos como dom e tarefa", afirmou.

"Foi um erro ter visto majoritariamente aquilo que nos separa e não ter percebido de forma essencial o que temos em comum nas grandes pautas da Sagrada Escritura e nas profissões de fé do cristianismo antigo", acrescentou.

O Papa defendeu que os cristãos reconheçam a comunhão como um fundamento imperecível. "Infelizmente, o risco de perdê-la é real. Nos últimos tempos, a geografia do cristianismo mudou profundamente e continua mudando".

O Papa Ratzinger afirmou que este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade. Por isso, ele defende a obrigação de questionar o que permanece válido e o que pode ser mudado na opção pela fé.

Após o encontro, Bento XVI e os líderes religiosos protestantes farão uma celebração ecumênica, quando um bispo evangélico lerá o salmo 164 na tradução feita por Lutero, na qual expressa a vocação cristã comum para louvar a Deus.

O Papa fará uma oração para a unidade dos cristãos, e o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, fará uma prece sacerdotal e recitará a oração do pai-nosso. 


Protestantismo 1478697986685291773

Postar um comentário

  1. Queridos amigos, por favor revejam o número do salmo que será lido por um bispo evangélico. Que eu me lembre, só há 150 salmos. De onde surgiu o tal salmo 164? Acho que foi um cochilo da imprensa.

    Amplexos a todos.

    ResponderExcluir
  2. e o que o papa vai fazer com o pentecostalismo dentro da igreja católica? esse é um laço pra pegar o protestantismo histórico. enquanto o papa diz-se preocupado com o pentecostalismo dos protestantes, incentiva o pentecostalismo dos católicos.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz....até, por um minuto, pensei em me juntar com o papa para lutar contra o pentecostalismo. Mas não é uma boa escolha. Realmente não é. Até porque a igreja católica não joga mais ninguém na fogueira...rs.

    ResponderExcluir
  4. Dois comentários:
    Salmo 164???? haaaa. Pegadinha do malandro??
    Impedir o avanço dos pentecostais?? Cuma?? O Conselho Mundial de Igrejas incluindo pentecostais, inclusive com Assembleianos na Comissão de Assuntos internacionais e na de Missão e Evangelismo e o Papa andando na contra-mão??? Se bem que é o que ele mais sabe fazer, andar na contra-mão: da Bíblia, da fé cristã, do bom senso...

    ResponderExcluir
  5. É impressão minha ou o artigo menciona um salmo que não existe (já que só vão até o número 150)?

    ResponderExcluir
  6. Ê laiá!! Nos unir à ICAR?? hummmm...sei não viu! Ecumenismo, vejo como uma forma retroceder!

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu até concordo em conter o avanço do pentecostalismo. Mas juntar os católicos e protestantes é uma coisa absurda. Não pode existir comunhão com os católicos, assim como não pode existir comunhão com os pentecostais.

    Espero que as denominações protestantes brasileiras não queiram fazer parte disso! Porque pra mim seria a mesma coisa de admitir que os católicos estão certos, e tudo o que nós lutamos pra fazer (a reforma) vai sair por água abaixo!

    Mas eu não me assusto, porque alguns protestantes já tem comunhão com a Igreja católica à muito tempo! Mas seria uma decepção pra mim se os Presbiterianos, Batistas e Metodistas decidissem participar disso, já que sempre fomos denominações sérias!

    Que Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
  8. PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: a luta seria para deter apenas os pentecostais evangélicos? Por pentecostais, não estaria o Papa se referindo aos neopentecostais ou estaria incluíndo também os pentecostais clássicos, como a Assembléia de Deus? Por que não incluir também os pentecostais católicos, como os adeptos da Canção Nova? Afinal, eles não têm os mesmos cacoetes dos pentecostais e, em alguns casos, até dos neopentecostais que se dizem "evangélicos"?

    ResponderExcluir
  9. Deus e com todos e ele será o Juiz de toda terra e ai daquele que quera fazer jusiça se q ele tenha julgado. nem Jesus quiz julgar mas veio pra salvar, temos q se preuculpamos com as pessoas que estão se destino e tudoo nas mãos do diabo, isso e preuculpante mas que Deus faça o melhor nessa terra pois e tudo dele amem !! Volta logo Jesus pois os Homens nao sabem oque fazem.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, isso é sério? Tem a fonte? :O

    Nem o Papa aguenta eles.. hahahaha...
    Interessante!

    ResponderExcluir
  11. O inimigo do meu inimigo é meu amigo....haha

    Ridículo!

    Lutero, Calvino e cia ltda se reviram no túmulo.

    E são os pentecostais os apóstatas? haha

    ResponderExcluir
  12. esses caras estão perdendo toda a noção do que significa servir a Deus, ficam tentando jogar um irmão contra outro, já fiz meu protesto sobre a atitude um crente se juntar a outros para prejudicar alguém, o final dos tempos esta próximo mesmo, ate mais fiquem na paz amados

    ResponderExcluir
  13. Engana que eu gosto Bentinho....!!!!

    ResponderExcluir
  14. Como a imprensa gosta de colocar palavras na boca do Papa! em nenhum momento o Sucessor de Pedro disse "igrejas pentecostais", o que ele disse foi: "...uma nova forma de cristianismo..."

    Essa conclusão (igrejas pentecostais) foi do jornalista Tom Henegh da REUTERS que escreveu o artigo:

    "é claro que o papa, ...., estava referindo-se a igrejas evangélicas e pentecostais que têm atraído prosélitos das igrejas mais tradicionais, especialmente no terceiro mundo.

    E a imprensa nacional colocou a frase na boca do papa só para criar intriga! O que o papa disse pode se aplicar até mesmo para grupos católicos radicais:

    Esta é uma forma de cristianismo com pouca profundidade institucional, pouca racionalidade e até mesmo pouco conteúdo dogmático, e com pouca estabilidade.

    Esse fenômeno mundial coloca uma questão para todos nós: o que essa nova forma de cristianismo nos diz, tanto para o melhor quanto para o pior?


    http://pos-evangelico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Essas Igrejas que aceitarem o convite do Papa,sao apostata.

    ResponderExcluir
  16. Vejamos o que Deus revelou à Ellen G White há miais de 100 anos:

    "Quando o protestantismo estender os braços através do abismo[esse absmo não existe mais], a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo."Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 151

    O ecumenismo virá, é profético, mas o servo fiel não se encurvará.

    A Deus toda a glória!

    ResponderExcluir
  17. Meus Amigos, por favor verifiquem o texto acima. Existe o Salmo 164? Creio que sejam apenas 150.
    Amplexos,
    Osmundo

    ResponderExcluir
  18. Interessante. Não me surpreenderei se aqueles vencidos pelo ódio tolo contra irmãos pentecostais cerrarem fileiras com Hatzinger nessa 'empreitada'. Já vi de tudo no "nosso meio". É como costumo dizer: a primeira Arca de Noé foi suficiente. Essa segunda, ó, tá difícil de caber todos...


    Leandro Almeida, São Gonçalo RJ

    ResponderExcluir
  19. Olha...

    Apocalipse cap. 1, 2 e 3 fala de "igrejas" (plural) e não de "igreja" (no singular).

    A "Igreja de Cristo", essa sim no singular e que coloco com "I" bem maiúsculo, não pode ser definida por nenhuma das igrejas locais e/ou denominações religiosas cristãs que existem no mundo - e nem pela soma delas. Antes ela é o conjunto de todas os indivíduos que receberam a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, que realmente foram e são salvos, indiferente de época, língua, nação ou "igreja" em que vivam, tenham vivido e até aqueles que não foram de denominação cristã alguma (lembram daquele homem que ouviu de Cristo "..hoje estarás comigo no Paraíso"? Lembram-se do Eunuco que foi batizado por Filipe no caminho para Gaza?).

    E por que escrevi isso?

    - Porque não posso conceber a união "ecumênica" (universal), daquilo que Jesus julga separadamente, localmente, geograficamente, denominacionalmente etc etc.

    Ecumênico, Universal, só a Igreja de Cristo, a qual é perfeita, onde não há joio algum em seu meio.

    - Essa Igreja, que é verdadeiramente Universal, Noiva pura, santa e perfeita em Cristo, na qual não existem falsos profetas, nem perversos dominadores e nem falsários aproveitadores, só estará plenamente reunida nas bodas do Cordeiro.

    Até lá, cada "igreja" no seu quadrado, porque esse "ecumenismo" de denominações só favorece aqueles certos "líderes" gananciosos que querem mesmo é tirar proveito do "poder" que tal união mundial lhes concederia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Prezados,

    Eu também fiquei a pensar que Salmo seria este, risos. Contudo, como a noticia é do Terra e a origem é a agência Reuters e, neste último, o número 164 também aparece, fiquei na dúvida sobre o que fazer. O erro veio da origem - o reporter da Reuters - seria temeroso tentar adivinhar o texto correto.

    Já ao prezado católico Alexandre, pergunto: Onde achou o texto original do papa... Na Reuters eu só vi a nota (não artigo) cujo o texto é quase igual ao publicado pelo Terra... Sem querer duvidar do amigo :))
    De todo modo, a julgar por outras declarações de Roma, creio que a referencia tenha sido feita a quem nós denominamos seitas NEOpentecostais. Mas ai é opinião minha, não posso colocar palavras na boca do seu papa, risos.

    ResponderExcluir
  21. Doeu no bolso dos hipócritas e agora querem combater.

    ResponderExcluir
  22. Salmo 164 é coisa de romano mesmo. Bem que poderiam ler o 115, seria melhor, rs

    ResponderExcluir
  23. Em nenhuma reunião ecumenica que assisti ouvi sequer falar em união denominacional. Ecumenismo não significa querem juntar todas as Igrejas numa só, nem trazer o céu pra terra, isto sim seria um absurdo.
    Ecumenismo, de vertente liberal, (CMI) via de regra se baseia no principio da diversidade reconciliada, i.é, cada denominação permanece com seu credo, suas doutrinas, costumes, etc. e naquilo que é comum a todos: salvação, trindade, historia, bíblia, nos unimos para dar um testemunho de que os crentes são "um, assim como eu e o Pai somos um".
    Vão se informar!

    ResponderExcluir
  24. Cada um tem sua opinião e eu como católico respeito todas, o ecumenismo pra mim significa o respeito entre as religiões e seus membros, a quem cabe julgar essa ou aquela igreja ou denominação cabe a Deus e a ninguem mais. Tem um ditado popular que diz: Toda caixa de tomates existem os bons e os estragados.

    ResponderExcluir
  25. Danilo,

    Aqui está o discurso do Papa já traduzido para o português, poderá confirmar que a imprensa gosta de colocar palavras na boca do Papa, pois em nenhum momento ele fala em pentecostais:

    http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2011/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20110923_evangelical-church-erfurt_po.html

    Foi desta parte do discurso que a imprensa fez suas conclusões:


    Nos últimos tempos, a geografia do cristianismo mudou profundamente e continua a mudar. Perante uma forma nova de cristianismo, que se difunde com um dinamismo missionário imenso, por vezes preocupante nas suas formas, as Igrejas confessionais históricas ficam muitas vezes perplexas. Trata-se de um cristianismo de escassa densidade institucional, com pouca bagagem racional, sendo ainda menor a bagagem dogmática, e também com pouca estabilidade. Este fenómeno mundial – que me é continuamente descrito pelos bispos de todo o mundo – põe-nos a todos perante esta questão: Que tem a dizer-nos de positivo e de negativo esta nova forma de cristianismo? Em todo o caso, coloca-nos novamente perante a pergunta sobre o que permanece sempre válido e o que pode ou deve ser mudado, perante a questão relativa à nossa opção fundamental na fé.


    E o Salmo lido foi o 146! Realmente não dá pra confiar mais na imprensa!

    ResponderExcluir
  26. Grande Alexandre! parabéns pela sua lucidez..... e informação, ao contrários de tantos que falam o que lhes vêm à mente, inspirados nem sempre pelo Espírito Santo, mas por "outro" espírito!
    Força, rapaz!

    ResponderExcluir
  27. Cerullo e Malafaia vão aproveitar pra fazer a campanha dos R$164, pois 1+6+4=11, e que o n°11..., e blábláblá (risos)

    ResponderExcluir
  28. Ao Alexander De Bona Stahlhoefer:

    E de que maneira esse "ecumenismo" se estabelece?

    - Não é por meio de acordos, alianças institucionais, assinaturas em tratados?

    Pois bem, qualquer assinatura em papel já estabelece alguma ligação institucional entre as denominações religiosas, pois além de ambas as partes estarem obrigadas nos termos comuns do acordo ainda reconhecem entre si a "autoridade" de cada "líder religioso" que esta assinando o termo.

    Mas como poderemos reconhecer a tal "autoridade", nos "curvar" e nos "vincular" institucionalmente em acordos assinados a qualquer "líder cristão" por ai se muitos deles são mesmo é falsários, salafrários, aproveitadores, amantes de poder, do luxo, da luxúria, da influência e do domínio sobre o rebanho do Senhor.

    Ora, se muitos desses "líderes cristãos" que estão por ai jamais entrarão nas bodas do Cordeiro, então cai por terra qualquer proposta de "ecumenismo" global e interdenominacional.

    "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."
    (Mateus 7:22-23)

    Até a volta de Cristo, cada "igreja" no seu quadrado, pois "ecumenismo" só interessa aqueles homens falsários que tem sede de poder, influência e domínio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Eu realmente me sinto mais próximo dos católicos, com todos os seus "desvios", do que das igrejas neopentecostais (e das pentecostais também!).

    Os católicos pelo menos mantém os credos tradicionais da fé cristã e valorizam a sagrada liturgia. Já no meio "crente" o que importa é "o poder"... mas não o do Divino Espírito Santo! É o poder do ego, da vaidade, é esse o que rola nesse meio... os "profetas"...

    Claro, é uma lástima que até na ICAR - a tão velha e ultrapassada ICAR! - tenha penetrado o joio do pentecostalismo na versão travestida católica: a RCC. Logo na ICAR!

    Acho que o papa deveria voltar a atenção primariamente a esse povo "crente" que está crescendo entre os católicos. Claro, tem lá seus bons frutos. Mas logo vão abrindo mão das doutrinas cristãs tradicionais e aderindo a "batalha espiritual", "repouso no Espírito" e todo aquele blá blá blá...

    Se o papa fizer isso, ainda que eu tenha sérias discordâncias do catolicismo e ache um absurdo a crença de que um mortal atribua a si o título de "infalível", pelo menos ele terá meu respeito.
    Em meio a dogmas e dogmas, um pouco do verdadeiro cristianismo. Bem melhor do que em meio a páginas e páginas da bíblia, um monte de "sementes plantadas", gafanhotos derrotados, 30% do suor do próprio rosto para o bolso de um falso profeta...

    Vinde Senhor Jesus e nos leve logo para o Céu pois os seus verdadeiros servos te esperam ansiosamente, entre flores e espinhos...

    ResponderExcluir
  30. Sem dúvida Bento XVI é uma das vozes mais equilibradas e inteligentes do cristianismo e precisa ser ouvido, e o texto original apresentado pelo Alexandre confirma a coerência da análise do Papa. Ao colega anônimo que chamou a ICAR de velha e ultrapassada, vale lembrar que foi de um velho e ultrapassado Abraão que Deus gerou Isaac e daí a linhagem de Cristo. E o evangelho tem quase 2000 anos é não é velho e ultrapassado. Nem tudo que é moderno é bom (com excessão da Apple, é claro rsss).

    ResponderExcluir
  31. e as 'estatuas' irão pra onde??? isso esta no salmo cento sessenta e tanto!?

    acho que isto, um acordo desse, ñ tem pé nem cabeça!

    ResponderExcluir
  32. não sei o que é pior, estar em um culto de desemcapetamento ou dia 12 celebrar uma suposta imagem pescada em um rio e adorada como um deus.....

    ResponderExcluir
  33. um Cristianismo menos ecumenico faz as pessoas se tornarem atéias

    ResponderExcluir
  34. Will Guedes
    graça e paz amados, mesmo sendo reformado discordo deste acordo demo-ecumenico! de fato as profecias acerca da volta de Cristo estão se cumprindo cabalmente, gente, infelizmente a maior parte dos protestantes que antes lutaram contra a igreja catolica , agora anda de maos dadas com a prostituta de satanas ou seja a IICAR (palavras de Lutero) tomem cuidado com a ICAR!. Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  35. Eu também não concordo com essa de se juntar a igreja de roma!!
    o calvinista lá em cima foi bem forte em relação á fogueria nem pra tanto irmão!
    quanto a você alexandre católico quem te disse que este papa é sucessor de pedro isso é só pra vocês romanistas porque na bíblia não tem abertura pra isso só pra lembrar Jesus curou a sogra de pedro, se fosse o caso porque hatzingher não é casado?

    ResponderExcluir
  36. O cara que escreveu o texto conhece tanto a bíblia como o sumo pontífice...kkkk

    ResponderExcluir
  37. É lamentável como o papa atual vem conduzindo certas questões tão importantes para o mundo pós-moderno.A maneira como ataca certos grupos...todavia, pior ainda é a idéia de reconduzir/reintegrar os protestantes aos seios da "santa madre Igreja".Que isso? É direito de posse? Até que ponto isso não representa uma ameaça a liberdade de consciência religiosa? Até que ponto isso não representa uma ameaça a nossa segurança com evangélicos, protestantes?
    Tudo isso apenas comprova o fato de que a Igreja é realmente perigosa.Ameaçadora!

    ResponderExcluir
  38. conhece tanto, pois é sucessor de Pedro...

    ResponderExcluir
  39. Temos que ter um só rebanho e um só pastor, uma só fé, um só batismo e um só Senhor.

    A tal reforma protestante não deu certo, serviu apenas pra dividir o Corpo de Cristo, o grande desejo de satanás e ele conseguiu.

    Temos que voltar a ter uma só doutrina como era antes de Martinho Lutero.

    Chega de desculpas pra dividir o Corpo de Cristo.

    A verdade é uma só como sempre foi.

    Um só batismo, um só Senhor.

    ResponderExcluir
  40. De fato precisamos unir católicos, luteranos, episcopais, anglicanos, metodistas e presbiterianos contra esta avalanche de falsos mestres, falsos doutores e estas heresias pentecostais que pulverizam a mensagem do evangelho. É hora de maturidade. Temos muito mais convergências do que divergências. Todos cremos no mesmo Senhor, todos temos dogmas e credos. Os pentecostais varreram do mapa os protestantes históricos no Brasil e isto é muito ruim porque os os verdadeiros protestantes conhecem doutrina, estudam e de fato praticam boas obras e ações. Essa avalanche de mercenários que tomou conta do Brasil tem nos levado a um evangelho de perversão e toda a sorte de doutrinas espúrias. Não é hora de disse me disse, mas hora de os verdadeiros cristãos trabalharem juntos para restaurarmos o evangelho de cruz.

    ResponderExcluir
  41. DESDE CRIANÇA OUÇO MEU PAI E CLÃ DOS BIGODUDOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS AFIRMAR EM SUAS ECOLAS DOMINICAIS QUE A BESTA ERMEGIRÁ DO VATICANO! DEPOIS DE ADULTO E COM PERSONIFICAÇÃO PRÓPRIA, TENHO ADMITIDO CADA VEZ MAIS QUE A BESTA SURGIRÁ MESMO É DE DENTRO DE NOSSAS IGREJAS EVANGÉLICAS!! OS PASTORES ESTÃO CADA VEZ MAIS ASSOCIADOS À MAÇONARIA E BASTA ANALISAR O PERFIL DE ALGUNS DOS LÍDERES PROTESTANTES DA ATUALIDADE!! SÃO A PERSONIFICAÇÃO DA BESTA!!
    FERNANDO COSTA
    fer.cost@r7.com

    ResponderExcluir
  42. Aconselho a lerem o livro "O Grande Conflito". Neste sabado, dia 24 de marco de 2012, a IASD estara destribuindo 250.000.000 em toda America do Sul do livro "A Grande Esperança".
    Se quiserem saber o porque desse pedido de uniao, leia apocalipse 14:6 ao 12 e apocalipse 17 e 18.

    ResponderExcluir
  43. Deus nos mostra a caracteristicas da sua verdadeira igreja, basta orarmos e ver na biblia. Apocalipse 12 fala da guerra do diabo com a igreja de DEUS e apocalipse 14:6 ao 12 fala da besta e seu sinal e do povo escolhido de DEUS. obs: ezequiel 20:20 fala do sinal de DEUS e seu povo

    ResponderExcluir
  44. Caros amigos, Luthero foi perseguido implacavelmente pela igreja Catolica e assim como muitos cristaos que so queriam divulgar o evangelio, perderam suas vida que foram ceifadas pela "igreja medieval". Mais informacoes no livro O Grande Conflito.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item