681818171876702
Loading...

Na Confissão Positiva, nada é por acaso.


Thiago Lima Barros


Caso não se arrependam, ou não tenham se arrependido em vida, os grandes corruptores da fé cristã (Essek Kenyon, Kenneth Hagin, Benny Hinn e Cia. ltda.) ouvirão de Cristo o já conhecido “apartai-vos de mim”. Quando isso acontecer, eles verão que de Deus, realmente, não se zomba, pois se há uma coisa pela qual Ele preza é pela sua soberania sobre tudo e todos, conforme registrado em Sua Palavra.

O “quadrado tenebroso” da teologia da mágica gospel – Confissão Positiva, Teologia da Prosperidade, Batalha Espiritual e Quebra de Maldições – no afã de elevar o ser humano ao controle de todas as situações possíveis e imagináveis, faz de tudo para negar o senhorio divino, reduzindo o Criador, em suas alucinações, é claro, a um reles fantoche em suas mãos pecadoras, obediente a comandos risíveis (ordeno, determino, profetizo, tá amarrado, tomo posse...) e “atos patéticos”.

A sensação que me fica é de nada disso surgiu meramente de uma leitura equivocada das escrituras ou, no caso de Hagin, de alegados “revelamentos” hauridos de idas e voltas habituais ao Céu e ao Inferno. Parece mesmo a criação deliberada de uma doutrina para-cristã, pois a leitura cuidadosa de algumas das bases doutrinárias desses heresiarcas, mesmo não guardando semelhanças perceptíveis, aponta para essa emasculação do poder da Trindade. Aliás, esse foi um dos pontos que favoreceu a adesão maciça à magia branca cóspel, pois eles não têm uma estrutura eclesiástica centralizada, e muito menos uma construção doutrinária sistêmica, valendo-se de livretos superficiais, de fácil leitura e sem embasamento bíblico, a maioria escrita por Hagin e Hinn, para propagarem seus ensinos mentirosos.

Hagin na capa da famosa "palavra da fé"
O exemplo que cito neste artigo é dos mais batidos: a grossa e deslavada mentira que dá conta de uma suposta descida de Jesus ao Inferno, entre a Crucificação e a Ressureição, para ser torturado por Satanás e suas hostes, a fim de supostamente pagar a pena imposta pelos nossos pecados, e que inclui uma triunfal reviravolta, com Jesus virando o jogo e tomando supostas chaves das mãos do Diabo, com o propósito de libertar a humanidade da sentença de morte que havia sobre ela. Tão fundamental é esse ensino para os falsos profetas da Confissão Positiva, que uma das mais conhecidas discípulas de Hagin em nosso país, a cantora mineira Ana Paula Valadão (cujo irmão, André, estudou no Rhema Bible Training Center, fundado por Hagin em Tulsa, Oklahoma, EUA), compôs uma música que o expressa de maneira patente, denominada, ironicamente, A Vitória da Cruz (confira a letra anti-bíblica de Valadão).

Ora, pensaria o heresiarca, se um mal deve ser cortado pela raiz, então o “mal” da soberania de Deus deve ser abatido no nascedouro, e assim as pessoas acreditarão mais no seu próprio poder! E fazer isso negando ou mitigando a eficácia do sacrifício de Jesus terá um efeito devastador sobre Deus (é ou não é para rir de uma patacoada dessas?). Sim, pois a majestade de Cristo, mesmo exaurido de suas forças e dilacerado pelos ungulae e lanças romanos, se revela quando ele proclama: “Está consumado”! Omitir esse dado da exegese do texto, pensaram, teria o efeito de tornar o Filho do Homem um mero joguete nas mãos de Satanás, e deixar a estrada livre para o primado da fé na fé, e não em seu Autor e Consumador.

Mas a mentira cai por terra quando se lê a Palavra de Deus. Glosando Renato Vargens (ele põe essa frase em 11 de cada 10 posts de seu blog, risos), “como costumava dizer o reformador João Calvino, o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e ela é o escudo que nos protege do erro”. Lucas 16:19-31 nos mostra que havia uma proximidade física entre os destinos dos que morriam com ou sem Deus: os primeiros iam para o Seio de Abraão, ou Paraíso; os segundos, para o Inferno (gr.: hades; hb.: sheol). E havia um grande abismo separando esses locais (v. 26), apesar de a comunicação verbal ser possível.
Confira na imagem acima a inspiração da logomarca de Valadão

Lúcifer jamais esteve em nenhum desses dois compartimentos. Segundo o texto sagrado, ele é o príncipe das potestades do ar (Ef. 2:2), o que sugere que ele habita ao redor da nossa atmosfera, sondando oportunidades para agir em desfavor dos homens (Jó 1:7). Como, então, ele e suas legiões estariam no mundo dos mortos para torturar o Filho de Deus?

O relato feito por Pedro em sua primeira epístola (3:19-20) fecha o cerco. Jesus, como homem, cumpriu as ordenanças que Ele mesmo, como Deus, havia determinado. Se Ele mesmo profetizara que desceria por três dias e três noites ao seio da terra (Mt. 12:40), assim ele o fez, mas não para ser torturado. Ele foi para lá para anunciar que a salvação, pela qual os fiéis que criam em seu advento esperavam, fora finalmente consumada! Sim, pois se a nossa alma e espírito ficam em estado consciente após a morte, quanto mais os do Príncipe da Paz? Afora isso, o Senhor também se dirigiu especificamente aos que foram descrentes nos dias de Noé e do dilúvio. Um ser torturado, “apegando o verminoso”, nas palavras blasfemas de Kenneth Copeland, teria tamanha autoridade? É evidente que não.

Tancredo Neves, mineiríssimo como o pão de queijo e a família Valadão, dizia que, quando a esperteza é muita, fica grande e come o dono. E é o que ocorre com os tupiniquins seguidores das doutrinas espúrias de Hagin e assemelhados. Pensavam que todos engoliriam suas esparrelas com aparência de piedade – até porque, convenhamos, o final da historinha a que nos referimos é um climax perfeito para os triunfalistas. É óbvio que milhões de pessoas no globo, principalmente na África e América Latina, aderiram a esse concílio de morte. Porém, a fé da verdadeira Igreja é uma só: Jesus não veio para se sujeitar Diabo, mas sim para destruir as obras dele (I Jo. 3:8), o que, convenhamos, é muito mais glorioso.

E pouco nos importam os milhões que estão com Macedo, R.R. Soares, Valdemiro, Valadões e assemelhados: minoria com Deus é maioria. No recente entrevero envolvendo o capo da Universal e a prima donna da Lagoinha, assistimos a uma briga do sujo com o mal-lavado, em que os fâs dos dois contendores se atracaram, sem saberem que, na verdade, essa era uma guerra dentro da mesma facção (Hagin deve estar se revirando no túmulo!). O Nosso Deus, por sua vez, vê no imbróglio uma oportunidade para mostrar, mais uma vez, a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Ele e o que não serve (Ml. 3:18).

Pra terminar, se eu fosse analisar os scripts elaborados por Deus e por Hagin, eu não vacilaria um instante em escolher o primeiro: é muito mais épico e glorioso. O roteiro do heresiarca ianque cheira a canastrice do começo ao fim!

Portanto, joguemos no lixo as doutrinas espúrias das estrelinhas góspeis e fiquemos com a boa e nova Palavra de Deus.



Thiago Lima Barros, diácono, funcionário público, concurseiro, dublê de teólogo e de crítico de cinema, é colaborador do Genizah.



Heresias 3598146677817818921

Postar um comentário

  1. Vejam só! Eu não sabia que o Genizah Virtual tinha sido promovido a Fórum Celestial para poder julgar as obras dos homens comuns como sua equipe e decretar a pena "apartai-vos" de mim! Eu pensei que só Cristo é que fosse pronunciar o julgamento eterno, mas receio que eu tenha que rever meus conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Que pena este que pra mim ja foi referencia hoje é um blog em que qualquer um publica qualquer porcaria, como pode ser uma coisa dessa, "oh grande sabio" quer dizer que o senhor é certo e todo resto é errado, que prazer tem em fazer isto em caluniar e descontextualizar a palavra de Deus afim que sirva seu proposito, é o senhor entao conhecedor da verdade absoluta, e por isso julga os outros?
    a filhão, como seria bom se em seus textos falassem mais do Amor de Deus, para que os não salvos conheçam a Cristo e são muito os que leem este blog,em vez de provocar ira e magua, vai ganhar almas vai ser melhor.

    No amor e na paz de Cristo
    Deus te abençoe

    Fabio Passos

    ResponderExcluir
  3. Daqui a pouco vai aparecer dezenas de comentários com a seguinte frase: Não toque nos ungidos.
    O problema é que quem diz isso não busca ler a Bíblia, para saber se eles agem, falam, e pregam a palavra limpa e verdadeira.
    Ótimo texto.
    A Graça e a Paz.

    ResponderExcluir
  4. Falou de Nossa Senhora Ana Paula Valadao, vai ter que ler uma enxurrada de comentarios.

    ResponderExcluir
  5. é por causa desse tipo de opinião que a maioria dos pastores estão cada vez piores, espremendo as ovelhas e tirando toda a gordura, porque as pessoas acuam que ninguém pode criticar pastor.
    e ta dificil encontrar pastores serios ta e falo por esperiência propria.
    congreguei em uma igreja chamada despertando vidas em inhaúma, que o pastor fez uma campanha pra terminar a salinha das crianças e nada foi feito, terminou que o embousso do teto caiu na cabeça das crianças e feriu varias inclusive tinha um bebê de um ano,quem socorreu foi os membros o pastor do lugar não saiu e outra não deu assistencia nenhuma a ninguém, resumindo,eles so querem dinheiro e o povo q se lasque.não perdi a fé em Deus mas tenho me revoltado muito com religião,as igrejas se tornaram empresas e os pastores gerentes, e olhe que ja fui dizimista e ofertante fiel,mas meu dinheiro não financia mais luxo de pastor.
    e esses exploradores da fé do povo de Deus tem é que sentar mesmo no colo do capiroto.
    do o mair apoio ao genizah que não tem medo desses lobos devoradores.

    ResponderExcluir
  6. Bem... Texto muito bom, mas realmente há o erro do parágrafo inicial. Neste aspecto, o FilhoPado tem razão quando adverte que não somos, nem nós e nem GENIZAH, tribunal e nem promotor. A sentença será dada apenas naquele dia, pelo Senhor Jesus.

    Entetanto, o mesmo Jesus que dará a sentença nos adverte para práticas que batem com exatidão para a conduta destes cidadãos citados, e um sem-fim de pessoas por aí que distorce a Palavra de Deus e ensina esta distorção como se fora a mis pura das verdades, afastando as pessoas do caminho. Jesus nos adverte que, embora não possamos julgá-los no sentido de sentença, podemos fazê-lo no sentido de confromtação com a palava de Deus inspirada (a Bíblia), admoestação e correção (embora eles não queiram mais ser admoestados, qual o rei velho de Ec 4:13). Se somos alertados que podemos conhecer as árvores pelos frutos, suponho que somos chamados a analisa e julgar estes frutos, e suponho ainda que o fruto da distorção da palavra inspirada nao é coisa boa, e nem será passível dos mais efusios elogios do Senho naquele dia. Potanto, ponhamos nossas barbas de molho e tenhamos mais respeito com a Palavra de Deus, não a distorcendo a nosso bel-prazer!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Zilton,

    Realmente, há um erro significativo no parágrafo inicial, e que talvez tenha despoletado essa pequena confusão de que os "valadentes" (defensores dos Valadões metidos a valentes) FilhoPrado e Fabio Passos se aproveitaram para descer a ripa no texto inteiro: eu me esqueci de incluir as referências bíblicas que embasam o raciocínio contido nele. Se eu tivesse remetido os leitores a Mateus 7:21-23 e Gálatas 6:7-8, ficaria claríssimo que o que eu disse não foi nenhuma sentença de próprio punho, mas apenas uma repetição daquilo que o Justo Juiz já exarou há tempos imemoriais.

    Não sei se você é calvinista ou arminiano. Não sou nem um , nem outro, mas creio que as péssimas obras dos heresiarcas citados os desabilitam para a salvação se recorrermos a qualquer um dos pensamentos rivais na soteriologia. O calvinista dirá: “se ele se arrependeu, era um dos escolhidos”, ou no caso oposto, “a falta de arrependimento demonstra que ele não era de Deus”. O arminiano certamente responderá que “tudo depende da escolha feita. Se se arrependeu e voltou, está salvo; se continua pecando, já está condenado”.

    Observe, ainda, que o próprio pastor Ciro Zibordi, para mim um dos referenciais da apologética contemporânea, corrobora com o que foi dito no parágrafo vergastado, em texto publicado há poucos dias (aliás, confesso: inspirei-me nesse arrazoado dele, que é bastante antigo e conhecido, para iniciar o texto):

    “Infelizmente, muitos líderes, pregadores, cantores e crentes em geral, considerando-se ungidos ou profetas, escondem-se atrás do bordão em análise [não toqueis nos meus ungidos - grifei] e cometem todo tipo de pecado, além de torcerem a Palavra de Deus. Caso não se arrependam, serão réus naquele grande Dia! Os seus fabulosos currículos — ‘profetizamos’, ‘expulsamos’, ‘fizemos’ — não os livrarão do juízo (Mt 7.21-23)”. Ver mais em http://cirozibordi.blogspot.com/2011/09/os-ungidos-sao-mesmo-intocaveis.html

    No mais, que o Senhor continue abençoando sua vida e seu ministério.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  8. Texto simplesmente maravilhoso, só achei um pouco pesado em relação a indicação "Apartai-vos de mim" mas é só um pequeno detalhe.

    Grande abraço a toda equipe do Genizah que tem feito meu cérebro "desatrofiar" rsrsrs.

    também posto umas matérias, não tem comparação com os textos do Blog Genizah, mas da para refletir um pouquinho. www.amorecompaixao.spaceblog.com.br
    Valeu grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  9. Compreendo e concordo, Thiago, com seu artigo inicial e com suas atuais colocações, como já te mandei resposta para teu e-mail. Creio que apenas deveriam ter sido omitidos os nomes dos bois, embora todos nós saibamos muito bem quem são os detratores das Escrituras.

    Não tenho dúvidas que, à luz da Palavra e em vários locais (Dt 4:2; Dt 12:32; Mt 7:21-23; Gl 6:7-8; Ap 22:18-19) o juízo sobre eles já foi lançado, e não há pecado em afirmar que, EM PERMANECENDO NO ERRO, o inferno lhes estará posto como destino, assim como muitos são unânimes em reconhece e apegoar para ladrões, prostitutas, adúlteros e afins. Afinal, qual a diferença entre estes e os pregdores que detupam as escrituras?? MUITA! A quem muito é dado, muito será cobrado, e o juízo será muito mais rígido para aqueles que erram em nome de Deus. Em Cristo Jesus, muita paz para ti e para todos os que amarem VERDADEIRAMENTE a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  10. Bom, sou aprendiz ainda das coisas de Deus,amo muito este blog e seu autor é um dos meus primeiros amigos virtuais. Já aprendi muito com ele. Mas, assim... conheço a musica referida como herética, e perdoe minha "falta" de conhecimento,mas... o sr. pode me indicar aonde está a heresia? Quando leio ou ouço algo que se refere as coisas de Deus, aprendi com meu pastor, que tenho que verificar na Bíblia, se está correto e se esta escrito na palavra. Fui na Bíblia e encontrei dois textos 1Pedro 3:18 e 19 e Apocalipse 1:18 que entendi que Jesus foi sim! No ar ou debaixo da terra, como queira entender, e tomou a chave do inferno, como fala a palavra ( e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Apoc 1:18)e( Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito,e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos.1 Pe 3:18c e 19).
    Tem alguma referencia Bíblica que o ser. possa me indicar que diga que Jesus não foi tomar a chave da mão do diabo? Ou o sr. pode me dar outro entendimento, em relação a a estes versículos que me referi? Gostaria muito de ouvi-lo. Renovar a mente, trcar informações, isso é bom para o amadurecimento espiritual não é mesmo? Há!!! Quanto as expressões que o sr. cita no começo, não são expressões para Deus, e sim para o diabo. Repreender acho que veio de uma forma de falar mesmo, porque na Bíblia achei duas referencias sobre isso, e todas as duas é Deus que repreende. Então não vejo nada de mais o crente falar: "Tá repreendido em nome de Jesus". Já que há poder só no nome de Jesus mesmo (ref. 1Cr 12:17 e Jd 1:9)e ordenar, determinar, qual o mal? Não é para "tomar posse" da palavra de Deus? "tomar posse" do poder (autoridade)de filho? A morte e a vida estão no "poder" da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. (Pv 18:21)O que é PROFETIZAR? Não é FALAR? Então? Enfim, desculpe,mas, não vejo neste artigo coisas de Deus. mas mesmo assim, que que o sr. me diga alguma coisa. Gosto de aprender, vigio o tempo todo, e gosto de colocar tudo para que O SENHOR, julgue e depois, me diga o que esta certo ou errado.Sou adepta a palavra de Deus, quando se fala que devemos reter o que é bom. Nada é ruim totalmente. Jesus continue te abençoando!!

    ResponderExcluir
  11. "Palavra da Fé" é a mesmo que auto-ajuda, só que traduzida ao jargão evangélico. A turma gospel segue os ensinos de Lair Ribeiro & Cia. utilizando as passagens da bíblia como base, acreditando que isso é Evangelho. Quando descobrirem que Evangelho significa declaração de falência pessoal para depois render-se aos pés do Cristo Jesus, boa parte dessa turma hoje dita "evangélica" se desconverte.

    ResponderExcluir
  12. O texto é simplesmente... perfeito.

    ResponderExcluir
  13. Célia, no artigo em questão não há qualquer questionamento que Jesus tenha ido ou não ao inferno tomar a chave do diabo. O problema é que os adeptos da "confissão positiva" afirmam que Jesus, após sua morte na cruz, foi para o inferno e lá SOFREU a perdição no lugar do homem, foi torturado e padeceu todas as agruras daquele terrível "lugar". Ele morreu espiritualmente. Este sofrimento e esta morte espiritual, ainda segundo os adeptos desta heresia, fez parte da Sua obra redentora (que ele "erradamente" afirmou na cruz estar consumada na hora da sua morte), e Ele precisou ser RECRIADO às portas do inferno (na saída, é claro!) quando ressuscitou.

    Cuma?? Jesus, que é Deus, morrendo espiritualmente?? Jesus, que é Deus, sendo recriado? E Ele havia sido "criado" antes?? Ele é criatura??

    Eis as questões, nas quais insistimos que estes ensinos são heréticos. E os seus autores... Bem...Tire, à luz da Bíblia e da LÓGICA SIMPLES, suas próprias conclusões...

    ResponderExcluir
  14. O engraçado é que, quando se "ousa" falar a verdade, há esses "crentinhos" que enlouquecem. Está aí pra quem quiser ver.

    ResponderExcluir
  15. Vivendo, e aprendendo ... a negar heresias!
    Eu, hein, quanto mais procuro saber e entender de onde sai, tanta moda! Mais descubro, que virou um bolo, só!
    No "encontro" do é tremendo! Pelo menos de onde fui, esta musica da Ana tocava e era ensinada como verdade.
    Deixa eu ir, ali, pedir perdão a Deus, por mais essa, que depois volto.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item