681818171876702
Loading...

A IDOLATRIA A JOHN PIPER




Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo. 5. 21).


 Joelson Gomes

Temos conhecimento que as pessoas costumam idolatrar cantores, atores, e até alguns escritores, parece que isso é uma tendência humana. Quem não ouviu alguém dizer: “meu ídolo é fulano de tal”. Nesses últimos dias assistimos pela TV massas ensandecidas cultuando seus ídolos no Rock in Rio, e no último fim de semana Justin Bieber levou a histeria milhares de adolescentes sem referencial musical ou humano. 

No meio gospel a mesma coisa acontece. A cada novo ministério de cabelo crespo que aparece é uma legião de tietes dando gritinhos e suando ao ver seus anjos de calças coladas assassinando a boa música e a teologia em cada novo cd. Falando-se dos pregadores, não é preciso ir longe, é só ver os cartazes ou ligar a TV e assistir os programas em que apóstolos paraguaios desfilam com cara de santo e voz chorosa, e pastores da prosperidade fazem rezas milagrosas para fãs que dão até as calças para sustentá-los e quem sabe ter uma garrafada santa de Israel, ou um óleo de soja benzido. Mas, isso é coisa de pentecostal ou neo-pentecostal dizem alguns. 

Do outro lado estão os reformados. Estes têm a teologia certa, não são meninos na fé e tem a verdade para quem quiser aprendê-la. Não entram nessas coisas. Será? Parece que não é bem assim pelo menos em alguns arraiais. Nos últimos dias tivemos a abençoada Conferência Fiel para Pastores Líderes, e nesse ano entre outros pregadores veio John Piper. Ora, quem milita no meio cristão, sabe quem é Piper, bom escritor e pregador norte-americano que tem feito sucesso pelo mundo. Aqui no Brasil editoras se estapeiam para editar seus livros, e realmente ele tem pregado a Palavra de Deus onde vai. Como muitos pobres mortais, não tive dinheiro para ir a conferencia, mas assisti quase todas as palestras de Piper pela net, pois a Fiel fez uma ótima transmissão ao vivo e de graça. Visão de reino. Até aí tudo bem, não fosse algumas coisas que tenho observado.

A janela de transmissão tinha um link direto com o facebook e você podia colocar suas impressões à medida que a palestra ia se desenvolvendo, e é aí que quero chegar. As pessoas que escreviam ali pareciam estar ouvindo a Jesus Cristo. Quando ia chegando a hora de Piper subir ao púlpito, causava um tchan nos telespectadores, nego dizia: “é agora”, outro mandava: “Deus vai falar”, etc. etc. Como se o palestrante anterior fosse apenas uma abertura do show principal. Quando Piper dizia: “Glória a Deus”, gente escrevia: “que maravilha, nunca ouvi isso”. As palestras de Piper foram simples, coisa que estou acostumado a ouvir, e a pregar sobre, mas os comentários era como se tivessem, ouvido a última flor do Lácio. Pensei comigo: ou nas igrejas desse pessoal não tem pregação, ou eu estou ficando pirado. Tem alguma coisa errada. Como dizia Caetano: alguma coisa está fora da ordem. 

Ao que parece era como se as coisas mais corriqueiras do mundo só porque estavam sendo ditas por Piper tivessem um outro sentido. Viessem com uma auréola de santidade. Era o efeito Piper. A coisa estava como os que escrevem nos jornais: “Papa Bento XVI condena a violência”. Ora todo mundo condena a violência todo dia, mas só porque foi o Papa que disse então sai no jornal. Imita-se isso no meio reformado com certos pregadores. Disso tudo o que fica é que não podemos esquecer que John Piper é um pastor, um homem como todos os outros, um pregador da palavra como todos os outros que são sérios pregadores da Palavra.

Ninguém aqui tira seu mérito, mas ele não faz nada mais do que a obrigação para a qual foi chamado: pregar todo conselho de Deus. Devemos ter cuidado para cair no que se condena. Não se idolatra cantor, ator, mas se idolatra pregador e escritor. Creio que Piper deve ter passado maus bocados com tanto fã querendo tocar nele, ficar perto dele, na Fiel e por onde andou. É claro que é legitimo a alguém querer conhecer um pregador ou escritor que admira, querer tirar uma foto de recordação, e pronto, mas sabemos que tem gente que quer mais que isso, e vê na pessoa que ali está mais que um simples humano, mortal, pecador. É isso que tem que ser policiado. Sim, a quem honra, honra, mas nunca honra além da conta. Que estejamos atentos as ciladas da vida. 


Joelson Gomes escreve para o Graça Plena. Divulgação Genizah.



Mano Joelson, perfeito. Somos protestantes, mas ainda criamos os nossos santos... E pior: Nós os idolatramos em vida. Daí, que quando nos deparamos com algum aspecto da sua normalíssima condição humana somos devorados pela decepção. Culpa nossa. E só nossa. Perfeito só há um. O erro do nosso irmão em meio a toda a sua história de luta deveria nos encorajar... Mas que nada! Como disse um mano querido: Queremos que o nosso pastor seja o cristão que não podemos ou queremos ser. Queremos dele todos os sacríficios.  Que eles vivam o cristianismo por nós! Se erram, os entregamos a imolação, sem piedade! 

"Pegue a sua cruz e Me siga?". Não! Estamos deixando as nossas cruzes na entrada da igreja. Tal qual em uma chapelaria, onde se deixa todo o fardo antes de entrar. Isto não pode dar certo!

Danilo
praxis cristã 2197495274939188584

Postar um comentário

  1. Palmas.
    É exatamente o que vejo em MUITAS igrejas por aí.
    E essa frase define TUDO:
    "Ninguém aqui tira seu mérito, mas ele não faz nada mais do que a obrigação para a qual foi chamado: pregar todo conselho de Deus."

    ResponderExcluir
  2. "As palestras de Piper foram simples, coisa que estou acostumado a ouvir, e a pregar sobre, mas os comentários era como se tivessem, ouvido a última flor do Lácio. Pensei comigo: ou nas igrejas desse pessoal não tem pregação, ou eu estou ficando pirado."

    Mas será que não é isso mesmo??

    Já pararam pra considerar o fato que na maioria das igrejas as pregações "simples" assim (mas que requerem mudança de postura) estão impregnadas de conceitos humanos (que inclusive ele citou na palestra)??

    John Piper não é o Cristo, mas é diferenciado, e por isso acho justa a admiração que ele recebe.. Os excessos são sempre errados, mas estando presente na Conferência não vi reações exageradas dos presentes (como é comum ver nos ambientes onde as aberrações gospel acontecem rotineiramente conforme o Genizah publica)..

    Foram horas de pregação da Palavra (e nada mais) de forma racional, e isso certamente toca o coração daqueles que, como eu, já não aguentam pregadores que não se satisfazem com o que a bíblia diz e acrescentam algo que atraia as pessoas..

    Boa a observação quanto à possível idolatria, mas pelo que presenciei me parece um exagero.. Mas claro que posso estar enganado..

    ResponderExcluir
  3. Joelson, isso realmente acontece, mas pelo menos no caso do Piper, não há a conivência dele, diferentemente dos neo-pentecos que fomentam o culto à personalidade.

    Todos estamos sujeitos a isso, todos temos que cuidar. Lembra do Danilo quando viu o Caio ? Virou um caiólatra de prima, endeusando o cara a torto e a direito. Mas logo deram uns tapinhas e ele voltou ao normal :-))).

    ResponderExcluir
  4. Olá Barrabas,

    Eu não fui e nem assisti pela web. Portanto, não posso julgar. Mas gostei do texto do Joelson pois assisti este comportamento diversas vezes. Muitas mesmo - sem citar nomes - algumas com consequencias trágicas.

    Já Piper, eu tive a felicidade de ve-lo pregar em sua própria igreja e gosto muito dele e sei que ele é o primeiro a se colocar contra qualquer tentantiva de tietagem.

    Temos aqui um post tratando de um momento que Piper decidiu tirar um ano sabatico e onde ele fala exatamente deste fenomeno.

    Portanto, o post é uma critica ao fenomeno da tietagem, não ao Piper. Piper é um cara super humilde.

    Abração;

    ResponderExcluir
  5. Cara, a idolatria está se infiltrando cada vez mais no nosso meio protestante histórico. Principalmente aquela aos músicos e pastores.

    Acho que John Piper é um excelente pregador e palestrante, aprendo muito com os artigos dele. Mas ele é um ser humano, que erra e está na mesma condição que nós. As pessoas que o idolatram como se ele fosse uma espécie de 'deus', precisam botar em prática o que aprendem nas suas igrejas, que é "Glória somente a Deus" (Soli Deo Gloria)!

    ResponderExcluir
  6. Acho que houve um erro de interpretação pelo autor do texto ao que se define por idolatria e ainda mais de reformados. A atitude de alguns cristãos que acompanharam a conferência, pelo Facebook, e ainda que, alguns desses fizeram comentários durante a pregação do Piper, não se pode afirmar como expectadores 100% reformados ou 100% calvinistas, pois não há como afirmar isso. Nem que são, nem que não são, o que podemos afirmar é que muitos cristãos acompanharam a conferência, dentre eles, que eu conheço foram: calvinistas, arminianos, pentecostais, até católicos, dentre outros, com o âmbito de querer ouvir um pouco do que o Piper tem pregado. Qualquer um poderia ter feito um comentário talvez inadequado, mas ainda esses comentários certamente não podem ser definidos por idolatria. Não é possível ver alguém que esteja interessado pela Palavra de Deus querer substituir o Criador pela criatura.
    Acho que tudo que tem levado o povo de Deus ao pecado é digno de ser exposto para que se possa aprender a fazer o que agrada ao nosso Deus, mas esse texto não leva ninguém a reflexão, nem ao aprendizado. Mas talvez essa realmente não seja a intenção do autor, se foi, foi um julgamento equivocado.

    ResponderExcluir
  7. Joelson, a resposta correta é:
    "nas igrejas desse pessoal não tem pregação" (do evangelho, se prega outras coisas...)

    ResponderExcluir
  8. Olha, antes de ser calvinista, ou reformado, whatever, eu fui neopentecostal e uma coisa que saí incomodado e envergonhado foi a minha idolatria e aidolatria generalizada desse segmento (neopentecostalismo)..

    E, sinceramente, minha decepção foi enirme ao ver que os "reformados" são tão idólatras com seus "teólogos" e "escritores" como os neopentecostais são com seus cantores e "apóstolos". E isso é tão generalizado como no meio reformado, aonde estou agora, como é no neopentecostalismo, de onde saí.. São poucas a exceções. Claro que não falo estatisticamente, falo de acordo com minha percepção..

    John Piper é meu pregador atual preferido, mas olho para ele tão criticamente como olho para o Estevan Hernandes (guardadas as devidas proporções). Só vou naquilo que ele fala com Bíblia. De resto, não tenho medo de discordar e aprendi a não por minha mão no fogo por ninguém, nem por mim mesmo (o T da TULIP, lembram?)..
    É isso aí.. Bom texto..

    ResponderExcluir
  9. É claro que acho o Piper um grande lider, mas o que tentam fazer com esse pastores, simples pastores que pregam o evangelho não está certo.

    ResponderExcluir
  10. O autor não deu qualquer definição bíblica de "idolatria". Isso é porque o conceito de "idolatria" usado por ele não é bíblica, mas é uma definição arbitraria e subjetiva. Idolatria, conforme a definição bíblica, acontecerá na quarta feita agora no dia da "deusa" e "senhora" do Brasil. Jesus elogiou a rainha de Sabá por sair dos confins da terra pra ouvir Salomão e reconhecer sua sabedoria (Lucas 11:31):

    "E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do SENHOR, veio prová-lo com questões difíceis. E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e foi a Salomão, e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração. E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer. Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, E a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do SENHOR, ficou fora de si. E disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra, dos teus feitos e da tua sabedoria. E eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o SENHOR teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o SENHOR ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça".
    (I Reis 10:1-9)

    ResponderExcluir
  11. Acho que o artigo foi um retrato do que aconteceu no site, mas não do que aconteceu nas palestras. Estive na palestra do Rio, e vi uma atmosfera de adoração, que é claro envolvia a pregação dele, mas que demonstra muito mais o crescimento de um grupo de jovens levantados por Deus para ser embaixadores do evangelho de Cristo e que não estão interessados em comprometer o evangelho por nada. É isso que eu acho que o ministério do Piper representa, um bom ministério reformado. E por isso uma boa fonte de inspiração para muitos, mas com certeza a idolatria 'gospel' se manifesta mesmo sem o estimulo da figura idolatrada, no caso o Piper, e por isso vale o lembrete de que "Sim, a quem honra, honra, mas nunca honra além da conta."

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Vcs escrevem uma ou outra coisa bom no meio de um monte de lixo que publicam! mas a mim vcs não enganam, Danilo!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto. Um dia sem querer e sem saber, eu tambem fui idolatra. Acreditei que alguns cantores e cantoras eram super humanos, melhores que os outros... puro engano!! somos todos iguais! O que nos diferencia eh onde esta apoiada a nossa fe, o quanto vivemos nela e o quanto vivemos por ela. Abracos.

    ResponderExcluir
  14. Eu achei as palavras do Joelson muito acertadas só o título do artigo deveria ser outro: Geração de fãs, ou algo assim. Meu nome é Carlos Fernandes e sou de Brasília.

    ResponderExcluir
  15. O pastor das chamadas igrejas denominacionais são clérigos, padres. Eles são ladrões dos ministérios dos salvos. A igreja é uma nação sacerdotal. Não havendo crescimentos dos salvos surgem essas anomalias.

    ResponderExcluir
  16. Piper é o cara! Esta fazendo a diferença, como o Augustus Nicodemus, como Agostinho, como Lutero, e como Calvino. Todos marcaram, pois eram a diferença.
    E sabe porque digo que esses são "os caras" pelo simples fato que qualquer um deles podería gostar e fazer qualquer coisa para se aproveitar dessa "pseudo idolatria" que o Joelson diz que alguns têm, mas não fazem isso.
    O Augustus por exemplo esteve aqui em Fortaleza dois anos seguidos e estive lá, sentamos conversamos como dois cristãos.
    Joelson têm que tomar cuidado para não morder a lingua, pois lendo o texto posso dizer (mas não estou fazendo) que ele sente inveja, pois apesar dele pregar a mesma coisa que Piper prega muitos nunca haviam ouvido falar sobre ele até esse momento.

    ResponderExcluir
  17. Creio que a "tietagem" ao Piper, nada mais é, do que a alegria de muitos cristãos ( com os exageros ) de ver pelo menos um conferencista sério, no meio dos "shows da fé" que compramos do lixo neopentecostal.

    ResponderExcluir
  18. Não vi MESMO idolatria ao Piper!
    Muito exagero no texto!

    Desnecessário...

    ResponderExcluir
  19. É bom tratar a esse respeito no meio dos que se dizem intocados: Os Reformadores. E ao meu ver não passam disso mesmo, remendo novo em pano velho! respeito e muito os que lutaram e lutam pela Verdade, mas é a Verdade que é Cristo que tem que ficar não os dogmas, reformas, conceitos, e muito menos teologia (essa eu tenho asco). Se ao menos fossemos revolucionários até seria melhor um pouco (mais seria o mais do mesmo, placa, rotulo, etc) e se isso tivesse mais haver com os discípulos que andaram próximos a Jesus, ok. Mas muito bom tocar nesse assunto para os se dizem incorruptíveis!

    abraço

    Daniel Brianese
    @DanBrianese

    obs: assisti o Piper ao vivo, e foi ótimo. Primeiro pela escolha dele de viver e pregar o Evangelho que é Simples e não precisa de muleta e segundo pela iniciativa da Conferencia de distribuidor gratuitamente esse trabalho!

    ResponderExcluir
  20. Eu penso que o homem em geral tem uma tendência nata à idolatria, seja ao dinheiro, ao poder, a si mesmo ou a outras pessoas que eles consideram importantes ou que tenham uma grande admiração. Nós, cristãos, devemos vigiar muito quanto à isso o tempo todo, porque as vezes estamos admirando alguma pessoa além do normal. No próprio Facebook outro dia eu li na página de um pastor "reformado". um comentário onde a pessoa se dizia "fã" dele, no entanto, esse pastor (que eu tenha visto) não advertiu o "seguidor" da sua página. Se ele tem o dom de pregar, glórias à DEUS, porque os dons espirituais são dados por Ele, e não para que os homens se vangloriem e nem para que outros o idolatrem...tudo que for feito, que seja feito para honra e glória de um só: JESUS CRISTO !!!

    ResponderExcluir
  21. Eu vi a palestra do Piper na web essa semana, e os comentários do pessoal simultanemente no facebook. Uma hora ele disse algo como :"parem de copiar o que eu digo!" foi engraçado. Eu pensei que o povo ia para de copiar, mas continuaram. E sim, fedia a idolatria. Mas a pregação dele é bênção, é pra fazer pensar, coisa que a maioria não faz.Se ele dissesse:" parem de me idolatrar!" - o povo dava um RT.

    ResponderExcluir
  22. Mano Joelson, perfeito. Somos protestantes, mas ainda criamos os nossos santos... E pior: Nós os idolatramos em vida. Daí, que quando nos deparamos com algum aspecto da sua normalíssima condição humana somos devorados pela decepção. Culpa nossa. E só nossa. Perfeito só há um. O erro do nosso irmão em meio a toda a sua história de luta deveria nos encorajar... Mas que nada! Como disse um mano querido: Queremos que o nosso pastor seja o cristão que não podemos ou queremos ser. Queremos dele todos os sacríficios. Que eles vivam o cristianismo por nós! Se erram, os entregamos a imolação, sem piedade!

    "Pegue a sua cruz e Me siga?". Não! Estamos deixando as nossas cruzes na entrada da igreja. Tal qual em uma chapelaria, onde se deixa todo o fardo antes de entrar. Isto não pode dar certo!

    ResponderExcluir
  23. Assisti a pregação on-line e realmente teve alguns devaneios por parte de algumas pessoas no FB, inclusive algumas discussões + calorosas entre os velhos conhecidos de briga Calvinistas X Arminianos, no mais, devemos tirar o melhor da pregação cristocêntica de Piper (alheio a essa idolatria) creio que o autor do texto generalizou... mas realmente tocou num ponto nevrálgico que permeia o cenário gospel.

    ResponderExcluir
  24. Não fique magoado Joelson, se as pessoas preferem ouvir John Piper e não você! Tá tristinho é?

    ResponderExcluir
  25. ô Joelson, talvez os "tiets" do Piper tenham sido neo-pentecostais infiltrados ou ex-neo-pentecostais que ainda não conseguiram deixar as velhas manias. Agora, se isso está partindo de um legítimo cristão reformado, eu acho que ele deve ser um neo-pentecostal que ainda não saiu do armário...

    ResponderExcluir
  26. Uma boa tarde a todos, realmente é de se esperar que existam pessoas que se excedem em dar honra a quem merece entretanto eu estive em sua palestra aqui no Rio de Janeiro no Rio Centro, e dentre as pessoas presentes eu não notei nada do tipo, enquanto em outras conferencias quando o pastor termina de pregar as pessoas correm para ver se conseguem ser tocadas por eles o Piper desceu e foi tranquilamente, não vi excesso nenhum da parte de nenhuma pessoa.
    Concordo com parte do que foi dito no artigo entretanto achei o título forte e como hoje em dia o Piper querendo ou não é uma das poucas referências que nós temos o tema pode causar aversão em alguns leitores sobre o Pastor mesmo sem conhecê-lo e ao contrário dos Patriarcas da atualidade se tem uma coisa que ele não busca é glória para si.

    Apesar de algumas pessoas realmente o idolatrarem o número de pessoas que o fazem é gigantemente mais inferior do que os das pessoas que assim o fazem e puder vê-lo na prática, o alerta foi válido.

    Um abraço a toda a equipe sempre de parabéns e que Deus os abençoe e dê graças a todos para continuar a combaterem um bom combate.

    ResponderExcluir
  27. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
    Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". É ISSO! Seja John Piper ou o Zezinho da rua debaixo, é ordenança de Jesus pregar o Evangelho Dele a toda criatura...por todos aqueles que se dizem seus discípulos...e ponto! Penso que as almas estão sedentas (mesmo que não saibam disso) do puro e simples evangelho do Senhor Jesus Cristo...porque nesses tempos gélidos de sec 21, a pregação do verdadeiro evangelho, que exorta e edifica e ensina a sermos discípulos do Senhor Jesus, sem invenção, está se tornando artigo raro dentro de muitas igrejas. Abs

    ResponderExcluir
  28. O que pega é a falta de referenciais em nossos líderes, daí chega um pregando o evangelho, puro e simples, atacando o pecado mesmo, a tendência é haver seguidores. Os crentes, por mais maduros que sejam, sempre precisaram de líderes, até os pastores precisam de líderes, Deus o Pastor-Mor.

    O que está faltando em muitas igrejas são pastores que preguem o verdadeiro evangelho, sem ficar se focalizando em vitorias e só vitórias.

    Não acho correto essa preferência exteriorizada de muitos por A ou por B, mas que existem homens que nós sabemos que possuem mais palavra e comunhao com Deus, isso sabemos, e na verdade até os buscamos, como referencial humano, não que nós o idolatremos, mas vemos nele uma maneira de servir a Deus como meros mortais.
    Logicamente o pecado está em se colocar esses homens acima de Deus, preferindo pedir conselhos a esses do que orar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  29. O que me parece é que cada um dos comentaristas "tem um pouco de razão" com relação ao post, inclusive o Joelson.Mas na minha modéstia opinião, nem ligo quando dizem que alguns reformados(sou de Igreja pentecostal, mas a "minha alma é REFORMADA" rs)idolatram alguns escritores e pregadores. O que acontece é que a coisa está tão feia, as pregações estão tão rasas, a maioria dos púlpitos desse Brasil está tão escasso do Evangelho Biblico e da autoridade do novo testamento, que quando Alguém Com uma mensagem honesta como a do Piper passa por aqui, causa um certo frisson,a gente quer ouvir, quer vibrar, não por causa do ser humano, mas sim porque estamos sedentos por mensagens, e quando vem um cara que fala a verdade com um maior poder de alcance, a gente vibra mesmo, causa arrepios, mas não é porque estamos venerando o pregador meu irmão, mas sim porquê está faltando Jeremias, Isaías, João Batistas. Se aparece um eu vibro mesmo. "Adoramos a mensagem" e não o Escritor ou pregador.

    ResponderExcluir
  30. Ciuminho.....será????????????????????????????

    ResponderExcluir
  31. Só pude participar da conferência na quinta e na sexta, e para mim todos os sermões estavam ótimos, e honestamente gostei pra valer do Franklin na quinta de tarde, e do Augustus na quinta a noite. Agora quanto a tietagem, bom ela rola em todo lugar, principalmente no meio "gospi" lembrando que não havia somente o pessoal reformado, havia irmãos de diversas denominações, me informaram que no primeiro dia tentaram tirar fotos com ele e tudo mais, mas ele não gostou das tietes e acabou se restringindo a sair o mais rápido possível do púlpito após o término da pregação porque não curte tietagem, e ele realmente não gostou disso, essa informação é quentinha veio da própria equipe, abraço.

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante esta matéria, a questão da idolatria a pregadores do nipe de john piper e pq no Brasil 90% das igrejas so prega futilidade so leitinha pra nenem na fé ai quando chega um cara desse, nego fica babando querendo mais, isso e o reflexo das nossas igrejas que só ensina como dar dinheiro e ser sócio de Deus.

    ResponderExcluir
  33. Eu estive na Conferencia Fiel e vi sim um pouco de idolatria, assim como vi um pouco de inveja no autor do texto que disse pregar a mesma coisa!!

    ResponderExcluir
  34. Dá pra perceber por alguns comentários acima que o culto a personalidades existe em todos os meios evangélicos. já vi muitas pessoas acusarem quem critica a idolatria aos valadões, por exemplo, de estarem com ciúmes e serem invejosos. O mesmo ocorre com alguns comentários de "cristãos reformados" em relação a esse post. Mas a idolatria deles deve ser mais santa, afinal de contas DT tem heresias e Piper é um grande pregador do evangelho.

    *obs: gosto demais do Piper e não gosto de DT, mas de qualquer forma combato a idolatria.

    Layssa

    ResponderExcluir
  35. Fato é que nós, seres humanos e seguidores de Jesus, precisamos sim de pessoas que sejam referenciais na Palavra, Doutrina e Vida. Isso é da natureza humana criada e não há como fugir ou lutar contra isso. Isso pode ser deturpado sim p idolatria, mas não creio q seja oq está acontecendo. Louvo a Deus por ter levantado homens como Piper para guiar a igreja em tempos tão difíceis. Não vejo isso como idolatria

    ResponderExcluir
  36. Tá vendo aí Danilo? No final sobrou pra mim, rsrs. Estou com ciumes de John Piper. Ai lidar com "evangélico" é dose, tem que orar e muito. Aos amigos "evangélicos", não amigos, não estou com ciumes, sou casado.

    ResponderExcluir
  37. Joelson,
    faço parte da equipe da Fiel (gerente de marketing), e o que notamos foi um pouco disso, infelizmente. Aquela janela do FB colocada no ao vivo era para que as pessoas pudessem comentar sobre o conteúdo das mensagens e não para comentários, como você bem colocou "idólatras".

    Um blogueiro, ao comentar 5 coisas que aprendeu na conferência da Fiel, em seu primeiro ponto disse: "1. Como o meu coração é idólatra – Eu já sabia disso, mas tinha me esquecido, foi preciso o Senhor me relembrar. Essa foi a primeira vez que fui à Conferência Fiel, e fui por causa do John Piper. E Deus revelou a minha idolatria, me mostrando que ele é homem, e me mostrando que existem muitos outros homens espalhados na terra que são usados por Deus para falar ao nosso coração. E Deus usou o irmão Stuart Olyott para me mostrar isso. Um senhorzinho do país de Gales, para mim desconhecido, mas não para Deus. Como Deus usou esse homem para falar ao meu coração idólatra".

    Creio que todos que estiveram lá ou que acompanharam pela internet, foram edificados pelas mensagem ali pregadas. Mas esta conferência mostrou para mim, para a equipe da Fiel e muitos outros crentes que carecemos muito da graça do Senhor, para que somente Ele seja glorificado e exaltado e nós diminuidos, nosso coração é corrupto... e para mim, como o Rev. Augustos diz isso tudo é um reflexo da "alma católica dos evangélicos brasileiro" que ainda está presente em todos os meios, reformado ou pentecostais.

    "Soli deo gloria"

    Abs,
    Tiago Dias.

    ResponderExcluir
  38. Que nada Joelson! Sua exortação está perfeita e, tenho certeza que tanto os irmãos da Editora Fiel que são servos do Altíssimo, quanto o próprio Piper concordariam contigo. Quem está de pé, que cuide para que não caia.

    Este tipo de manifestação acontece MESMO eu nosso meio. Deixa eu te contar: Já aconteceu até comigo que não sou Salt e nem Piper, risos.

    Depois de visitar a igreja de um famoso pregador brasileiro, formou fila para fotos e autógrafos para mim, imagine! Por pouco não fui indelicado com alguns. Me enchi de vergonha. A vaidade nos ronda e não falta alimento para esta, mesmo na casa do Senhor. Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  39. Pronto! Está ai o irmão Thiago da Editora Fiel a concordar contigo!

    ResponderExcluir
  40. É exatamente isso! E vou além, eu sou o que se pode chamar de neo pentecostal e celular ainda por cima (virgisanta!) e nessa coisa de idolatria creio que os reformados são até piores do que os pentecas e neo pentecas. Explico:
    De penteca para cima (ou seria para baixo?) o pessoal idolatra, mas existe uma promiscuidade aí. Seus ídolos têm data de validade. Duram pouco, até porque de vez em quando algum escândalo derruba um deles. Eles trocam de ícones como quem troca de camisa. Já os reformados até nisso são constantes. Uma vez caiólatra, caiólatra até morrer, e assim por diante.
    Nossa iconoclastia é pouco ortodoxa...
    Valeu.

    ResponderExcluir
  41. Mas ainda acho que o Piper tinha que ter mais espaço. Porque se não estão pregando Evangelho Puro e Simples nas Igrejas dos Tietes, quem sabe ele ajuda a converter os caras. não porque a mensagem não os alcance. mas é que nas Igrejas deles, NÃO SE PREGA o Evangelho e sim bênção, campanha, milagre, fogueira, levita, super-crente...

    ResponderExcluir
  42. Concordo com o texto e na verdade acredito que até John Piper concordaria também. Todos nós eventualmente fomos conduzidos a um comportamento desse tipo. E aos que argumentam inveja, acredito que se sentiram um alvo direto daquilo que o texto fala, mas ao invés de pararem para pensar sobre o que foi dito eles se defendem atacando.

    ResponderExcluir
  43. Graça e paz!

    Há carência de bons exemplos nestes tempos pós-modernos! Coerência entre o que se prega e o que se vive! Agradeço a Deus por vidas como as dos irmãos que palestraram na 27ª Conferência Fiel, pelo zelo e ardor na missão para a qual foram chamados.
    Bons exemplos devem ser imitados. O apóstolo Paulo disse aos filipenses: "Irmãos, sede meus imitadores e prestai atenção nos que andam conforme o exemplo que tendes em nós" Fp. 3.17
    Graças a Deus que encontramos homens e mulheres que vivem e pregam o genuíno Evangelho, e isso em todo o mundo, inclusive entre nós brasileiros.
    Abraços fraternais em Cristo Jesus, o Exemplo Absoluto Eterno e Sem Defeito.
    Ethel Martins

    ResponderExcluir
  44. "As palestras de Piper foram simples, coisa que estou acostumado a ouvir, e a pregar sobre, mas os comentários era como se tivessem, ouvido a última flor do Lácio. Pensei comigo: ou nas igrejas desse pessoal não tem pregação, ou eu estou ficando pirado."

    Disponibiliza o video aí das suas pregações!! Temos um Piper no Brasil e não sabemos??? Temos que conhecer melhor!!

    ResponderExcluir
  45. Vocês estão muito preocupados com a vida das pessoas e esquecendo com de vocês... Aqui está saturado de admiradores da vida de outras pessoas! Ele é um grande homem de Deus e já viveu muito mais do que muito, "se não" todos aqui! É muito fácil querer escrever um texto criticando as pessoas ou pregadores eficazes, ou pessoas que precisavam ouvir... Saiba que muitos que vibravam com as palavras desse Pregador estão na igreja e não experimentaram o verdadeiro poder da salvação em Cristo Jesus.
    Cara, saia do seu lugar de conforto... Eu nem sei o que é esse site e um amigo me disse para ler! Na boa, sai dessa cadeira e vai pregar o amor de Jesus.. E se essas pessoas realmente o idolatram, Ore por elas e vá até elas. Acha que suas críticas estão as mandando para onde? Não peço desculpa pelas minhas palavras Joelson, só peço que viva em amor! "Paulo disse, sede meus imitadores assim como sou de Cristo" Tenha a metade do relacionamento dele com Deus e vai ver que suas palavras para chamar a atenção tem sido inúteis para o reino. Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  46. Eu senti palavras de inveja no texto desse autor. Nada a ver o que ele escreveu, ainda mais com a esolha dessa imagem pra ilustrar o tópico.

    ResponderExcluir
  47. Bem, ainda bem que o próprio funcionário da FIEL esteve aqui para falar. O resto... bem o resto é resto. Quanto as palavras de quem não não entendeu o texto e leu que estava criticando John Piper (veja bem que tipo de leitor), que vá aprender a ler e não apenas decodificar simbolos. Que Deus abençoe Piper e nos livre de tietes, defensores de tietes e ranzinzas.

    ResponderExcluir
  48. "As pessoas que escreviam ali pareciam estar ouvindo a Jesus Cristo". Se ele pregou a bíblia então era Jesus falando :). Mas concordo com o irmão, no sábado dava para perceber isso, O Dr.Russel Shedd pregando e ninguém percebendo, quando foi o Piper a galera ficava ligadona no sermão.

    ResponderExcluir
  49. Que Deus nos livre de qualquer tipo de idolatria, inclusive a idolatria de nosso ego, aquela que nos leva a acharmos que estamos acima do bem e do mal. Estive na conferência do Piper, e posso dizer que todos ( Piper, Shedd, Nicodemos) mandaram muito bem! Expuseram mensagens cristocentricas e impactantes. Confesso que não observei tietagem, e senti que o auditório ouviu Shedd e Nicodemos com a mesma expectativa que ouviram Piper! Mesmo sabendo que tais homens são pecadores e passíveis de erro sim, afirmo que precisamos de mais homens como eles no mundo, inclusive nesta nossa geração pós moderna, marcada pelo relativismo.

    ResponderExcluir
  50. Ao prezado Frank Brito, aquele que acha entender o que é idolatria em termos bíblicos... àquele que chama de "deusa" e "Senhora" do Brasil à Grande Mãe de Deus...
    Poderia, em sua "exegese" explicar, então, o que é idolatria para Paulo, quando diz em Colossenses 3, 5-6 que a ganância é uma idolatria? Estaria o caro irmão (??)idolatrando a quem agora? Mamon?

    ResponderExcluir
  51. Spurgeon por John Piper - Não Inveje Montanhas

    http://www.youtube.com/watch?v=L2FyQuQp5Y0

    Genival Medeiros
    lavinegbr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  52. Pode é não ter acontecido lá no evento , mas está acontecendo aqui!
    Ficar chamando os outros de invejosos é bem típico de defensores de ídolos gospel!
    E olha que o texto nem tá criticando o John Piper!
    Imagine se tivesse!
    Como disse alguém aí , até o Piper concorda com o texto!

    ResponderExcluir
  53. Discordo veementemente da abordagem do autor ao aplicar a expressão "idolatria" ao comportamento bobo e infantil de cristãos admirando hiperbolicamente o pastor Piper. Entendo o que ele quis dizer, a concordo com o conceito. Mas, temos que tomar cuidado na escolha das palavras: idolatria significa adoração, e pelo que ví, ninguém acendeu incenso ou sacrificou um carneiro no altar do John Piper. A bíblia não proíbe o homem de admirar uma mente brilhante e de pensamento lúcido (muitas vezes chamado de "meu ídolo"), e sim, a prática da adoração a um ídolo (depositar ou canalisar fé, fazer sacrificio a, etc)

    Fiquem na paz

    ResponderExcluir
  54. Joelson Gomes seu texto é foi extremamente infeliz.
    O titulo parace algo de um jornal dos anos 90 chamado noticias populares, cheio de sensacionalismo barato.
    Você deveria chamar o Datena para expor esse texto quem sabe nas proximas conferencias da Fiel.
    É de clara percepção que no decorrer do texto Você apenas tem como intuito chamar atenção do publico.

    É muito dificil manter um blog famoso, ou ter muitos acessos, mas por favor se não tem algo edificante para escrever fique quieto.


    Desculpa acho que Você deve rever o texto, e quem sabe até mudar muita coisa, sua percepeção não condiz com o publico que estava presente na palestra.


    "Ao que parece era como se as coisas mais corriqueiras do mundo só porque estavam sendo ditas por Piper tivessem um outro sentido"

    Fique tranquilo, pois é apenas a sua percepeção.
    Eu até dou o braço a torcer e digo que pode exister algumas pessoas na Net que idolatraram o Piper, mas a culpa não é Dele, e sim das pessoas que fizeram isso..

    Para Vocês terem uma ideia, na palestra do Piper lá no Mack, o Nicodemus fez um devocional, que pra mim foi a melhor pregação que já ouvi, Eu poderia ter ido para casa satisfeisto, isso não quer dizer que eu idolatro o reverendo.

    Se você fizesse um post de orientação as pessoas que idolatraram o Piper na Net seria muito mais edificante e menos sensacionalista.

    E um detalhe alguns post do Genizah passou a linha da apologética decente a muito tempo.
    Com a desculpa que devemos utilizar humor, concordo que o humor é necessário em nosso dia dia, mas com sensatez.
    Se for possivel estudem a história da igreja e vejam o real proposito da apologética.

    Cuidado para Não se tornarem irmão gemeos do Rafinha Bastos


    Fique na Paz do Senhor, e que Ele tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
  55. Engraçado como o crítico não aceita a crítica!!!! Ser a ponta do chicote de Jesus é fácil, mas e quando vc está no outro lado é beeeemmmmm díficil!!

    Pode ter acontecido idolatria sim, eu estive na Conferencia Fiel e vi a tietagem em cima dos pregadores.

    Mas convenhamos, esse texto é de quem teve inveja tb!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Irmão, ouvi as palestras do Piper e como você acompanhei os comentários da galera no facebook e discordo de você, não houve exageros e se você tem boa memória lembrará que ouve dias em que houve problemas com a transmissão via internet, ou seja, a expectativa causada pela demora causou sim uma ansiedade e você desconsiderou isso no seu post sem contar que o senhor fez uma associação do termo idolatria à pessoa do Piper que foi extremamente desnecessária, quer falar sobre idolatria? Fale, mas associe o termo à ocorrências que de fato exemplifiquem uma situação real de idolatra e que de fato possua a definição bíblica de idolatria.

    ResponderExcluir
  57. Infelismente faz parte da fraqueza do ser, a tal idolatria seja lá em que ou em quem for...independente de rotulos humanistas de denominações, seja lá pentecas,neo,reformados,armianianos,calvinistas,catolicos,espiritas,etc...todos os grupos sao formados por seres humanos,e mesmo que não assumam a tal fraqueza, ela existe e sempre existirá!
    O post é apenas um alerta p/ todos nós, p/ analizarmos a nós mesmos!
    Deus tenha misericordia de nós!

    ResponderExcluir
  58. Concordo plenamente, sou fã do Piper, mas o que ele prega o meu pai também prega todo domingo. Deve exisitir o respeito por homens como ele, John Macarthur, Paul Washer, Joel Beeke, Augutus Nicodemus, Almir Marcolino, que são homens que conhecem muito da Bíblia e pregam biblicamente, mas daí a idolatrar os caras...

    Acho que há tantas heresias sendo pregadas, muitas das quais são denunciadas por esse blog, que os únicos bons que aparecem são tratados, nas palavras do irmão, como Cristo.

    Devemos tomar cuidados com isto.

    ResponderExcluir
  59. Exagero total comparar os admiradores da obra de Piper a idólatras. Piper tem sido admirado por pelo menos 8 motivos.
    1-Não é um Pastor Batistão Americano ignorante e caipira e sim um pós-graduado na Alemanha.
    2-Não é um liberal devasso com título de pastor.
    3-Se relaciona bem com as novas gerações e os jovens líderes gostam de ouvi-lo.
    4-Mandou um ônibus de gente da sua igreja para observar o movimento Vineyard para ver se podia aprender alguma coisa com o que estava acontecendo ali e levar para a sua igreja.
    5-Sofreu o suficiente, para falar de sofrimento com certa autoridade.
    6-Distribui tudo de graça na internet.
    7-Não é cessacionista.
    8-O calvinismo batista que ele prega é um paradoxo que não intimida os não calvinistas.

    Enfim, Piper merece ser honrado. Gostaria de ser imitadora dele e nunca pensei em rezar para que ele interceda por mim (duh)

    ResponderExcluir
  60. Pessoal,
    Antes de mais nada gostaria de dizer que vcs são uma benção. Todos vcs. PARABENS!

    Com relação ao tema em questão, minha opnião pessoal é:

    1- Acabou que a critica foi ao Piper sim, e isso me pareceu muito mais uma dorzinha de cotovelo que uma critica construtiva e alertiva;

    2- Não julgue e nem declare que o que ele fez foi igual ao que vc ve por ai pois vc nao sabe da preparação que Piper tem antes de trazer suas palavras. ( quantas horas de jejum, busca da palavra, oração e intimidade com Deus)

    3- Pessoas são falhas. Somos todos pecadores. Melhor pecar idolatrando um ótimo pregador que um Pastor que perde seu tempo criticando a palestra de outro ao invés de se deleitar na mensagem que flui diretop de Deus

    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  61. gostava do genizah antes, deixei de gostar quando começaram a postar coisas muito pentecostais baseado na experiância, com alguns pentecostais postando... então, por que esse site tbm não faz uma critica a idolatria nas igrejas pentecostais as irmãs sapatos de fogo e os irmãos voz de Deus? querem encontrar defeito no calvinismo e culpa isso para difamar...

    ResponderExcluir
  62. Acho que algumas pessoas não entenderam a perspectiva do autor, o mesmo não quis atacar a pessoa do Piper, mas trazer uma reflexão acerca do "exagero da admiração" que alguns demonstram ou demostraram, que pode sim ser chamada de idolatria, metaforicamente.

    O exagero de alguns foi digna desse titulo, como também alguns dos comentários aqui dispostos!

    ResponderExcluir
  63. Não consegui assistir a conferência fiel, online muito menos. Geralmente tento assistir todas as palestras, pois pregadores vão ensinar aos moldes da mesma.

    E quanto a idolatria, pois bem, Jonh Piper revolucionou muito com relação ao chamado HEDONISMO CRISTÃO, e que bom, Deus o abençou por meio de seus esforços e de seus irmãos a quem prega que refletem naquilo que admoestou. Idolatria é algo muito pessoal e dificil de avaliar pois depende do coração das pessoas. A principal mensagem de Jonh Piper como de muitos pregadores é fazer as coisas para a glória do majestoso Deus, a pessoa deve atentar-se a este ensisno.

    ResponderExcluir
  64. Boas até que enfim alguem falou desse Piper, cara em tudo lugar tem alguem endeusando esse cara !!!

    ResponderExcluir
  65. E olha que o "pregador anterior" que alguns ignoraram era nada mais nada menos que Russel Shedd!! Hahahaha...

    ResponderExcluir
  66. também achei que teve um pouco de idolatria...não como nesses shows gospeis, mas teve um pouco sim...

    ResponderExcluir
  67. Nada no texto deste irmão evidencia uma idolatria flagrante, eu nem fui a fiel, nem li nada dele e nem assisti as conferências de graça, mas, também não vi no texto alguma coisa que justificasse o título.

    ResponderExcluir
  68. É lógico que muitos caem em idolatria, mas vamos falar sério, vejo como positivo a expectativa do pessoal nas pregações do pastor John, pois dá para contar nos dedos os homens que têm fixado o seu olhar e pregação na Palavra viva, que é Cristo o Senhor.

    ResponderExcluir
  69. É verdade... tem muita gente por elegendo um santo para seguir e jogar a responsabilidade... Entrando nessa história de eleger um cara que achamos ser perfeito... um amigo me disse um dia desse "os cara do genizah são os cara! São perfeitos!" Olha só, elegeram vocês também como SANTOS!(1*) Quem diria o feitiço contra o feiticeiro...

    1* Obs.: Não como a Bíblia ensina, mas como no texto "A IDOLATRIA A JOHN PIPER"

    ResponderExcluir
  70. O autor do texto simplesmente "viajou" rsssss...

    ResponderExcluir
  71. Irmão , eu li essa reportagem acerca do John Piper e da Editora Fiel, tvz uma das últimas baluartes da resistência contra tantos falsos ensinos em nosso país e em sua crítica a tietagem concernente ao John Piper, que concordo pelo fato de não poder haver esse tipo de coisa no mei do povo de Deus, porém, gostaria de tb afirmar que as coisas espirituais se discernem espiritualmente e que ninguém pode dar Glória a Deus se não pelo Espírito de Deus e uqe peço humldemente que vc reveja seus conceitos acerca de santidade e mesmo que vc ame os ensinos e as frases do Caetano Veloso e acredite que ouví-lo ou apreciá-lo não passe de um inocente entreterimento, peço que vc coloque isso diante de Deus, Me parece que vc tem tido oportunidade de escrever ao povo de Deus em um jornal, então repense, pense se sua alegria e seus amores e suas diversões "inocentes" vêem mesmo do alto , veja se seu espírito está sendo alimentado qdo vc se delicia ouvindo a criatividade mundana e infernal feita por um filho do "mundo". Primeiro para que vc tenha certeza se tem mesmo lugar junto aos santos que vão morar no céu ouvindo salmos e louvores ao nosso Deus e depois pra não ser um porta-voz da mundanização da Igreja. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  72. Gente o joio e o trigo crescem junto !!!rsrsrs
    O Senhor tem o dia certo em que serão separados, vamos descansaé tudo r no Senhor e cumprir o ide de Jesus...no demais é vaidade,tudo é vaidade!!!

    Renato - SP

    ResponderExcluir
  73. Entendi não podemos ser "fã" ou admirar muito um pregador que prega o evangelho puro e simples, mas segungo seu perfil diz "Sou fã de poesia popular, cordel, Sherlock Holmes..." ok...

    ResponderExcluir
  74. Ainda bem q não sou de Calvino, nem de Lutero, nem neo-pentecostal, nem nenhum desses rótulos q só servem para distração e distinção entre os homens e pra diversão do capiroto...rsss
    Tudo moda!
    Como filha do Altíssimo, O meu Senhor Jesus me basta.
    "pai obrigada pelos bons pq proclamam a Tua glória, e pelos maus pq confirmam a veracidade e soberania da Tua Palavra, Senhor."
    Piper é legal sim, e Washer tbm e o Danilo tbm, né Danilo?!
    Gosto muito de vcs do Genizah!
    Deus sempre conosco sem falhas.
    Aquele abraço gente.

    ResponderExcluir
  75. MUITO BOM!

    Excelente artigo.

    A melhor: "ouvido a última flor do Lácio..."rsrsrs
    Abraço, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  76. "Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e CONSIDERAI ATENTAMENTE o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram". Hebreus 13.7

    O texto acima deixa claro que lembrar dos nosso guias que nos pregaram a Palavra e nos fortaleceram na fé e imita-los, não é nem de longe idolatria. Devemos estar "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus" e seguindo a recomendação bíblica, CONSIDERAR ATENTAMENTE,ao SENHOR da nossa alma. Maior proteção que essa contra a idolatria não podemos ter. Considerar a vida dos nossos guias na fé não poderá ser maior da que aplicamos ao nosso Senhor. Alias, só os que consideram atentamente ao seu Senhor e Salvador, poderão faze-lo de maneira conveniente com seus guías. O mais é falso alerta. Se falasse nos arraiais evagélicos, já seria de bom tamanho. Mas frisar que isso é padrão nos arraiais reformados já é ojeriza. O que tem a ver a sua "teologia certa, etc, etc..." Inveja, ne? ou será Santa observação? Por acaso você, Joelson não tem teologia tão certinha? espero que tenha pelo menos Bíblia e a use bem, pelo menos como tantos discipulos do Piper..., do Stott..., do Nicodemus..., do Packer..., do Horton..., do Calvino...., do Agostinho..., do Lutero..., do Noll..., do Carson..., do Sproul..., do Boyce..., do MacArthur..., de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  77. Posso dizer por mim: tenho uma admiração muito grande por John Piper. Não me é um ídolo. Soube de alguns fatos sobre ele que me decepcionaram. Mas é indubitável que é um humilde servo e um grande homem de Deus.
    Entretanto, a resposta mestra é: "nas igrejas desse pessoal não tem pregação", e por isso, quando ouvem a pessoas como John Piper, um leque se abre e eles passam a pensar de uma forma impressionante e bíblica. Foi o que me aconteceu. Ouvi as palestras de John Piper e dos outros preletores pela Web, e assisti a John Piper no Rio, e como sempre, sai edificado e alimentado. Se o que ele (e outros) prega é corriqueiro para alguns, parabéns, mas pode ter certeza que esta não é a realidade da grande massa.

    ResponderExcluir
  78. Concordo com o Joelson, pois ele fez um alerta pontual à uma tendência humana. O Pastor John Piper é sincero, simples e bíblico, mas parece que o pessoal sempre quer tornar pessoas "celebridades" haja visto o número de inscritos para vê-lo ao vivo e em cores. Danilo, por favor, continue nos informando e nos ajudando a termos uma visão crítica do nosso tempo.

    ResponderExcluir
  79. Lendo o artigo, que me pareceu bastante razoável e coerente, e logo depois lendo os muitos posts, chego a uma conclusão: Somos todos humanos, demasiado humanos (perdão por citar um ateu). Continuamos tentando achar os "pecados" uns dos outros. Pentecostais, neo-pentecostais, reformados, inconformados e quem mais couber nesse saco de tantas farinhas. Acho que nosso Deus deve rir de nós. Como somos pequenos! Mas Ele sabe disso! Ainda bem que a Graça e a Misericórdia nos bastam, e que o céu é maior do que o que julga a nossa vã teologia! Que Esse Deus generoso nos abençoe sempre, amados e santos de tantas "tribos".

    ResponderExcluir
  80. Muitos acusam os evangélicos de idolatria a Bíblica. Eu não concordo inteiramente. Para mim, depois do dinheiro, a maior idolatria evangélica é feita pelo crente a si mesmo. Explico. Uma das contestações de Lutero seria a infabilidade papal. Ou seja, o papa não deve ser tido como infalível na interpretação da Bíblia. O que ocorre com o evangélico ? Ele interpreta a Bíblia por conta própria e faz de si mestre de si mesmo. Tão logo contrariado a partir da leitura que fez, deixa uma denominação por outra. Por vezes funda uma nova denominação. Por isso se dividem, pois não há um evangélico que leia a Bíblia que admita opinião alheia. Ele que não aceita a infabilidade do papa, torna-se um Super Papa, admitindo apenas a sua interpretação e fazendo-se sábio aos seus próprios olhos torna-se "infalível" em matéria de fé e doutrina. Uns atacam os outros de hereges, pois todos pensam ter condições de intepretar as escrituras por si sós. A Bíblia não é adorada, mas apenas usada para que cada crente firme suas convicções pessoais. A adoração se faz a si próprio. É comum ouvir de um crente a expressão: "falta conhecimento bíblico ao fulano." OU seja, só ele é que tem conhecimento bíblico para julgar todas as coisas. O crente é idolo de si mesmo. E na prática será salvo quem melhor interpretar a Bíblia. A Bíblia é usada para escolha de denominações, pastores e doutrinas que se pretende seguir. Na prática, o crente é salvo por méritos próprios. Tudo depende dele e não mais de Jesus. Tudo depende da leitura que ele faz da Bíblia. Jesus morreu na cruz, sofreu, padeceu e depois nos deixou por conta própria. E o interessante é que a Biblia não fala de si como a única fonte de revelação. Paulo manda que guardemos as tradições. A Bíblia proíbe ainda a interpretação privada(Pedro) e destaca a Igreja como coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo). O crente faz tudo diferente do que ensina a Bíblia e ainda tem coragem de se dizer defensor da palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  81. Muito bom, Joelson! Sou profundo admirador do Piper, mas não tiraria nada do que vc escreveu!

    ResponderExcluir
  82. É Bem verdade o que foi falado, estive na 27º conferência Fiel, e observei que o simples pregador John Piper estava sufocado com tanta gente querendo foto, abraços, apertos de mão, até o ponto da coordenação da Conferência, pedi que as pessoas ali, pararem com esta atitude. Soli Deo Glori

    ResponderExcluir
  83. Pois é Joelson, isso acontece em todo lugar, por menor que seja a comunidade. De uma hora para a outra fundamentos da vivência cristã viram "pérolas de novidade" só porque às colocaram em um formatinho bonitinho encadernado em capa dura.
    A minha cabeça fica "girando" da mesma forma que a sua: Será que eu to pirando? Isso é tudo que eu já ouvi durante toda a minha vida Cristã, glórias A Deus por sua mensagem sempre viva, mas vamos pegar leve! Idolatrar pastores é a mesma coisa que idolatrar os vampirinhos adolescentes da moda, ou seja, dispensar culto exagerado a quem não é digno, pois digno só há UM!

    ResponderExcluir
  84. Lembro-me quando era criança, meu pai ouvindo Fernando Mendes: "E agora, que faço eu da vida sem você". Os vizinhos diziam: "Isso é brega!". Mas, alguns anos depois Caetano Veloso gravou a mesma música, logo todo mundo passou a dizer: "Que coisa linda". Engraçado, já fui a essas conferências da Fiel diversas vezes e, posso dizer com propriedade, que na maioria das vezes, os preletores brasileiros "salvaram" a conferência. Mas, as pessoas só mencionam o que os estrangeiros disseram. Quantos pregadores em suas igrejas já pregaram coisas relevantes e nem por isso foram destacados por suas ovelhas. A impressão que tenho é que o relevante só tem relevância na boca de famosos. Quem comenta é um reformado e calvinista por convicção, mas tenho que reconhecer que seu texto é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  85. ola!amei o qe o pastor joelso resaltou;conheci piper agora pouco atraveis da internet ouvindo suas pregaçoes no yotube.relmente honra a qem deve ser honrado!se um dia pode ir a uma conferencia onde ele estiver legal;se nao,ja me contento em assistir videos.Ta certo qe tem gente idolatrando td,e,gente crente!vou dizer algo qe nao concordo e qe talvez nao concorde nunca,a menos qe Deus transforme o Nunca!geralmente eu ouço os pastores dizerem;tem crente qe quando vai a um evento da igreja,a primeira coisa qe pergunta é;qem é o pregador?ai,o pastor diz:irmao isso é pecado!vigia irmao!agora seja sincero vc qe é tradicional qe nao se deixa corromper por essas doutrinas de quinta;vc iria a um evento na sua igreja se o seu pastor tivesse convidado valdomiro pra pregar,ou feliciano ou um desses pregadores da prosperidade vc iria?primeiro,vc vai dizer qe o seu pastor em sã conciencia jamais faria tal absurdo;segundo se vc dizer qe iria,vc ta mentindo.vc qe é reformado,se na proxima conferencia tivesse piper e valdomiro como pregador,eu tenho certeza qe vc no dia em qe piper tiver vc vai e,vai tranquilo,porqe vc sabe qe de fato vc vai ouvir algo sadio.mas nao vai no dia em qe valdomiro estiver.eu sou crente mas meu ouvido nao é pinico me desculpe a espressao.nos eventos da igreja qe faço parte,a primeira coisa qe faço é perguntar pro meu pastor;qem vai ta pregando!é joelso Gomes,vou;é Aurivam Marinho,vou!e,vou sem medo viuuu!por enquanto,nao tenho medo em ouvir os congregacionais pregando,ou Hernandes Lopes,Josemar bessa,e,etc.se eu e vc podemos escolher a musica qe qeremos ouvir,a roupa qe qeremos vestir porqe é pecado eu escolher o qe os meus ouvidos pode ou nao podem ouvir.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item