681818171876702
Loading...

Seria possível determinar o modelo de tamanho ideal de uma igreja?

Walter McAlister

?
Seria possível determinar o modelo
de tamanho ideal de uma igreja?
Existe uma fórmula que possa ser
seguida para ter uma igreja grande e
ao mesmo tempo espiritualmente saudável?

Não. O pastor tem de entender que Deus deu a ele dons, e esses dons contêm também um certo alcance. Existem aqueles que têm dons que dão alcance para pastorear 50 pessoas e ele será julgado e galardoado por sua fidelidade àquele talento que lhe foi dado. Outros têm capacidade de organizar e dirigir bem uma igreja de dois mil membros. Nada há de errado com isso. Mas um não é melhor do que o outro. Não se pode comparar, quantificar o valor do seu ministério. Ele tem de ser fiel naquilo que sabe fazer. Há pastores cujo ministério é pastorear um grupo pequeno de pessoas. Se fizerem isso com paz, alegria e um profundo senso de missão, essa é a medida.


!
Ou seja: igrejas
pequenas não são
sinônimo de fracasso!


Absolutamente! Cerca de 95% das igrejas são pequenas, em termos atuais. Uma igreja com 500 membros é muito grande, é muita gente. O que temos de entender é que cada igreja serve a um propósito, não existe um modelo ideal de igreja. Há pessoas que precisam de uma pequena comunidade, que se sentem intimidadas por uma grande comunidade. Outros se sentem muito à vontade em grandes comunidades, lidam bem com isso. O importante é nunca perder a dimensão humana da igreja. A pessoa nunca deve se tornar uma estatística. Existe uma igreja nos Estados Unidos cujos membros são classificados como “unidades financeiras”. Isso para mim é uma abominação, algo extremamente brutalizante; faz da pessoa um objeto. A igreja é a união das nossas histórias, das nossas narrativas. Não somos absorvidos por uma massa disforme. Somos indivíduos altamente valorizados por Cristo. A Igreja precisa se organizar dentro desse entendimento.







Apologética 8245708869176434561

Postar um comentário

  1. Quanto mais vejo este tipo de discussão mais me convensso que igrejas, tamanho de igrejas, ministérios disso e daquilo, encontros eclesiásticos, construção de templos gigantescos, etc são
    invencionices do ser humano e só servem para uma coisa, satisfazer a vaidade dos indivíduos. Todas essas coisas só complicam a vida dos que querem a verdade e estimulam a "competição"
    por almas entre os famigerados ministérios. "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:30), precisamos complicar tanto assim? Jesus nos deixou apenas dois mandamentos:
    1) "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (Marcos 12:30)
    2) "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:31)
    Em primeiro lugar, temos que crer que o que vem de Deus é justo e bom assim cumprimos o primeiro MANDAMENTO, eu disse mandamento. No que tange o segundo mandamento, entendo que
    os ensinamentos de Cristo são divergentes como uma fonte de luz, quando temos o entendimento da verdade dentro de nós também podemos ser fonte e iluminar outras vidas. Se cada um fizer a
    sua parte com as pessoas próximas de nós (família, amigos, colegas de trabalho e escola) partindo o Pão (conhecimento da verdade) e bebendo o vinho (perdoando uns aos outros) não precisaremos
    mais da indústria da fé e anunciamos a volta do Salvador.
    Será que é tão complicado assim?

    É isso aí....

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente esta palavra, num tempo em que se valoriza os números(em todos os sentidos)e que até mesmo os pastores e líderes,servos fiés do Senhor, tem se deixado levar pelo engano da igreja 'inchada'.
    Seria maravilhoso se cada Igreja tivesse essa coinsciecia do que realmente importa.

    ResponderExcluir
  3. Querido pastor Walter:

    Ao meu ver duas ou três pessoas reunidas segundo o nosso Salvador é o ideal.

    Teríamos menos fofoca, intrigas, vaidade, concorrência, briguinhas por cargo, todas aquelas mazelas conhecidas em nossas igrejas.



    Mauro Silva de Cabo Frio/RJ

    ResponderExcluir
  4. Assisti a uma pregação do dr. Russell Sheed onde, na opinião dele, um pastor de uma igreja deve ter, no máximo, 200 membros para que ele possa dar conta.

    Adminstração eclesiástica é um assunto complexo. Mas, no Brasil, a realidade é que o pastorado deixa muito a desejar, sobretudo quando se trata de pentecostalismo e neopentecostalismo então...a instituição sobrepuja a ovelha individual.

    ResponderExcluir
  5. Esta foi a melhor resposta que já tive a esta pergunta. Parabens ao autor. Se o resto do livro seguir esta linha, haverá de ser sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Bem próprio dos calvinistas/presbiterianos - sua "igreja" está acabando.... esse texto justifica perfeitamente!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a resposta. Sou pastor de uma igreja pequena, e tenho colocado diante de Deus que ele me de sabedoria para continuar sendo tanto pastor (cuidando) quanto pregador (edificando), mas se a igreja crescer a tal ponto que eu seja apenas pregador e não possa mais pastorear (ter aquele contato com cada um) entendo que estarei saindo já do foco. Hoje á pastores que são apenas pregadores e não pastores mesmo não há um contato com as ovelhas. Voltando à ideia do texto do autor que Deus tem sim concedido dons aos seus, mas infelizmente a numerolatria está forte hoje, infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. Parafraseando: Não importa o tamanho da igreja, mas o prazer que ela proporciona a DEUS.

    Igrejas enormes, com doutrinas desviantes, são abomináveis a DEUS.

    Igrejas minúsculas, elitistas, exclusivistas e preconceituosas, são igualmente abomináveis a DEUS.

    ResponderExcluir
  9. O cerne da questão não é o tamanho da igreja ou suas doutrinas e ministérios, não devemos desviar do assunto, a questão que até então não vi discussão é se realmente é necessária à fé cristã a existência da igreja como instituição. Como pessoas que comungam da mesma fé não tenho dúvida de sua importância, mesmo porque só assim podemos caminhar em amor como Cristo nos ordenou.

    ResponderExcluir
  10. Algum problema com o meu comentário? Por que não foi publicado?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item