681818171876702
Loading...

O Pirulito " batista " subiu no telhado

Em março deste ano, um grupo de pastores e diáconos batistas procurou o Genizah para apresentar denuncia envolvendo a Convenção Batista do Brasil e a Convenção Batista de São Paulo e a pretensa inclusão, na festa de comemoração dos 140 anos dos batistas no Brasil, da inauguração de um “obelisco” - considerado um símbolo pagão, adotado pela maçonaria.


Na ocasião, a Convenção Batista Brasileira emitiu uma nota dando o caso como boato de internet, contudo, nos bastidores o assunto foi tratado pelos denunciantes e a direção executiva da CBB em telefonemas e reuniões e, de fato, havia sim no vídeo a menção clara ao referido obelisco.

Não fosse o bastante, o assim denominado “boato” ou “mal entendido”, na percepção da CBB, seguiu, para todos os efeitos, muito real, com articuladores da Convenção Paulista tratando de, explicitamente, se colocar na defesa do obelisco, minimizando o simbolismo do mesmo e relativizando a tradição dos batistas, muito atentos às armadilhas da idolatria. O episódio foi parcialmente contornado quando, misteriosamente, o vídeo oficial do evento aparece modificado nos sites das duas convenções, expurgado das referências ao obelisco.

Pelo sim, pelo não, Genizah manteve o vídeo original que pode ser visto na matéria sinalizada abaixo.


Ontem (29/08/2011) irmãos batistas nos informaram acerca da divulgação no site da CBB da programação oficial das comemorações dos 140 anos dos Batistas no Brasil. Do informativo consta uma cerimônia solene, sobre cuja a natureza os mesmos levantam suspeitas de se tratar da iniciativa de construção de um monumento de natureza maçônica (ou de inspiração pagã).

Ainda segundo a intepretação dos mesmos irmãos batistas,  a suspeita se baseia nos acontecimentos anteriores (relatados nas matérias linkadas neste post) e no fato das "cerimônias de lançamento de pedras fundamentais” serem rituais de tradição maçônica.

Despidos de qualquer intenção difamatória, especulativa ou política, o desejo destes irmãos batistas é obter os devidos esclarecimentos acerca do projeto construtivo do monumento lançado a partir da colocação solene desta pedra fundamental.

Veja o link para o site da CBB: 


http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=773:celebracao-dos-140-anos-da-primeira-igreja-batista-em-solo-brasileiro&catid=16:artigos1&Itemid=42

Usem o formulário disponível na página do link acima no site da CBB para deixar seus questionamentos sobre o referido monumento.

Veja a programação:

- Dia 8/9 - Celebração de Missões - 19h30 Preletor - Pr. Irland Pereira de Azevedo Participação da Banda e Coro da Cristolândia EXPO-MISSÕES

- Dia 9/9 - Celebração da Juventude - 19h30 Preletora - Missionária Analzira Nascimento Participação Musical: Cantor PG e banda Bandas das Jubas do Estado

- Dia 10/9 - Celebração Solene

16h00 - Lançamento da Pedra Fundamental do Marco Histórico

20h00 - Culto Solene

Preletor - Pr. Carlos Novaes

Participações:

Coro da PIB de São José do Rio Preto Grande Coro de 200 vozes formado pelas igrejas da região Banda Sinfônica de Nova Odessa


Nota do Editor

A editoria do Genizah reafirma a nossa intenção de não polemizar sobre o assunto, mas tão somente atender ao pedido de parcela significativa de batistas sinceros que, no mesmo espírito cooperador, acompanham este caso e desejam luz sobre o episódio.

Como autor desta matéria, manifesto o meu maior apreço e ligação à Igreja Batista.

Desde o início da minha caminhada cristã tenho transitado entre as denominações Batista e Presbiteriana e, como os nossos leitores contumazes sabem, o Genizah frequentemente promove as obras missionárias batistas, mais do que quaisquer outras, dado os laços de amizade favorecendo o nosso conhecimento destas iniciativas.

Ademais, ressalto a profunda dívida que tenho para com a Igreja Batista. Foi em um acampamento batista o meu primeiro contato com o Senhor; o meu primeiro culto foi em uma Igreja Batista; fui seminarista batista; tenho como discipulador um pastor batista; e não fosse uma mudança de cidade, eu estaria, certamente, congregando na mesmo igreja batista onde encontrei conforto por anos.

Da mesma forma, as fontes da matéria são todos batistas sinceros, envolvidos com a Obra, sérios. São servos que tem se oposto à introdução de símbolos maçônicos na igreja e à ordenação de maçônicos.

Ou seja, é uma discussão honesta e justa entre irmãos que entendem de forma diferente a validade deste tipo de associação e pretendem que o assunto seja apresentado e discutido com a abertura merecida.

Genizah pretende organizar uma série de artigos sobre o assunto. Já convidamos alguns especialistas na matéria a contribuir e deixamos aqui o mesmo convite a todos os interessados em nos enviar material para apreciação.

Danilo Fernandes




batistas 1597840990815973544

Postar um comentário

  1. Altas lideranças denominacionais têm o costume de de vez em quando entrar em parafuso, com frequência e intensidade variável de uma denominação para outra. O que define se isso dá problemas maiores ou não é o volume de gente "chata" com uma proposta racionalizante contrária.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que o negócio vai acontecer mesmo?
    É uma pena estragar uma história tão bonita...Também fui recebida com muito carinho numa igreja Batista, da qual sou membro e não concordo com isso.

    @danysussa

    ResponderExcluir
  3. Os links do texto não estão funcionando, se puderem concertar eu agradeceria.

    ResponderExcluir
  4. Sou batista. Eu e minha igreja não somos a favor do tal ato.Enviei à convenção uma mensagem sobre o assunto. Como ela disse, será lançada uma pedra fundamental, não um obelisco.

    É importante lembrar que a convenção Batista NÃO TEM AUTORIDADE SOBRE AS IGREJAS E NÃO RESPONDE POR ELAS. É apenas uma organização com intuito de promover missões e comunhão. Logo, eu tenho certeza que 99% das igrejas batistas do país não aprovam tal ato, porque são independentes, (esse é dos nossos princípios doutrinários) e cooperam com a convenção somente para promover missões.

    Estou certo de que esse assunto vai ser resolvido democraticamente, assim como tudo é feito entre os batistas. E a grande maioria vai ser contra. Se não for resolvido assim, podem ter certeza que vão ser pedidas satisfações a presidência da convenção (que é simbólica, e repito, não responde pelas igrejas).

    OBS: As igrejas batistas aqui do Estado Rio de Janeiro já manifestaram a sua opinião contra a construção do obelisco. Igrejas de outros estados também já disseram ser contra.

    ResponderExcluir
  5. SOU BATISTA E CONSIDERO MUITO VÁLIDO, TAIS QUESTIONAMENTOS SOBRE AS IDÉIAS QUE ESTÃO SENDO TRATADAS E RETRATADAS, NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE COISAS PEQUENAS AOS OLHOS QUE NOS ENGANAM INVADAM NOSSAS IGREJAS COM MALICIAS IMPLICITAS E SUBJETIVAS QUE ACABARÃO CONTAMINANDO E DISTORCENDO O VERDADEIRO E UNICO SENTINDO DE NOSSA ADORAÇÃO E SERVIDÃO, ( O DEUS CRIADOR)
    ESPERO E ESTAREI PROCURANDO MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO POR AQUI,
    ABRAÇOS E FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
  6. Sou batista e acho um absurdo a construção desse obelisco. Porque essa turma não coloca simplesmente uma placa comemorativa? Melhor, constrói uma escola. Isso sim estaria mais de acordo com a nossa história.

    ResponderExcluir
  7. Caros! Eu gostaria de obter maiores informações a respeito da referência feita aos cerimoniais da maçonaria explicando sua relação com os obeliscos e também da prática de pedras fundamentais, sendo esta última muito praticada em igrejas históricas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Pela graça e misericordia de Deus , com muita paz , sou pastor e , não sou pastor Batista, muito embora meu pai foi pastor batista por 28 anos, ( ele faleceu em 1976 ), o meu avo tambem foi pastor batista e tendo um irmão mais velho que é pastor batista em Brasilia a 18 anos.
    Meu pai , quando vivo, foi convidado por batistas a ingressar na maçonaria e uma vez por um reverendo presbiteriano, e claro, sempre negando em se envolver com esse ritos malignos que representa a maçonaria. A coisa é tal descarada que ha muito tempo os Batistas estão envolvidos com maçonaria a começar pelo tambem falecido pastor Rubens Lopes, da primeira batista da Vila Mariana , São Paulo- capital que tinha um rpograma na Tv intitulado "um pouco de sol ", pois para muitos que são lideres em muitas igrejas batistas , ser maçon não representa qualquer perigo para a salvação eterna , mas o interessante que justamente essa maioria rejeita os dons do Espirito Santo de forma equivocada. Que Deus tenha misericordia dos Batistas.

    pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  9. Ahan..tá bão...
    Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não sou opositor do blog (muito pelo contrário)...Mas achei a matéria extremamente "parcial".
    Vi um Genizah "cheio de dedos" com a denominação Batista...(que está prestes a fazer uma m**** histórica).
    Se fossem "outros", o Genizah estaria "descendo a ripa" sem piedade...
    Ramon (ramfreitas@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Oi, conheço um pouco dos batistas (talvez bastante, rs). Bom, pelo menos no interior do Rio, que sempre foi ligado a Capital, os batistas até hoje tem ligações muito fortes com a maçonaria. As igrejas tem as pedras fundamentais registradas em suas atas, vários pastores e diáconos foram e são maçons. O próprio Salomão Grinsburg (desculpe a grafia), que plantou igrejas em dezenas de cidades do interior, em lombo de jegues, que traduziu hinos do cantor cristão, sempre teve ligação forte da maçonaria, sendo ajudado pelos maçons (pelas tradiçoes americanas, pelas disputas com a igreja católica, etc) em diversas vezes. obeliscos a parte, os maçons fazem sim parte importante da historia dos batistas, pelo menos no rio de janeiro.

    Até!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente a igreja Batista esta muito ligada a maçonaria. nao precisa ir muito longe, a maioria dos templos batistas fazem alusão aos simbolos maçonaria (as colunas jonicas, os triangulos, o compasso, a arquitetura interna, etc.) é só pesquisar um pouquinho que vc verá. os presbiterianos já proibiram ser maçom e ser pastor, mas a conversão batistas ainda está neutra ou tem o rabo preso.

    meus irmãos a maçonaria é PODRE! como podemos ter associação de quem é de Cristo com o maligno? como você pode louvar a Deus e louvar a lucifer?

    abraços,

    ResponderExcluir
  12. Li um comentário dizendo que a maçonaria muito ajudou ao crescimento da Igreja Batista no Brasil, percebi também que esse comentário é de natureza demasiadamente ingênua.

    Os maçons não ajudaram a igreja por seu fervor evangelístico, tampouco por seus ideais de fraternidade e ajuda ao próximo, mas porque a Maçonaria e o Protestantismo tinha um 'inimigo' em comum: a ICAR.

    Enquanto os missionários e pastores lutavam contra as falsas doutrinas e superstições da Igreja romana, a Maçonaria lutava contra a tirania do poder político dessa mesma igreja.

    Isso acontece com frequência.

    EUA (capitalista) e URSS (socialista) lutaram como aliados contra a Alemanha (nazista), seu inimigo em comum; e isso não quer dizer que havia concordância de ideais entre elas. A Guerra Fria é uma prova cabal disso.

    Não há sincretismo entre Maçonaria e Cristianismo. A Maçonaria rejeita a deidade de Jesus Cristo, ela é pagã.

    @Danilo

    Tenho um material consistente sobre o assunto, gostaria de enviá-lo, mas não tenho certeza do endereço, pode disponibilizá-lo de uma forma mais clara? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Um obelisco é um símbolo fálico e tem origem nos postes ídolos representativos da adoração à deusa Astarote, adorada pelos povos cananitas inclusive com práticas de orgias sexuais.
    O povo de Israel se deteriorou religiosamente de maneira tão impressionante que chegou a colocar estes símbolos fálicos no Templo, antes da reforma realizada pelo rei Josias.
    Se a liderança da Convenção Batista Brasileira insistir em construir este obelisco (o que eu não acredito que terão coragem de fazer), haverá como que uma declaração de aceitação de todo o comportamento imoral, pagão, iníquo do povo de Israel e uma repetição velada de seus comportamentos.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com vergonha de dizer que sou batista.

    ResponderExcluir
  15. Sou batista convertido á 5 anos já fiz parte da membresia de duas e estou na terceira, confesso que nunca ouvi falar que batistas fazem parte da maçonaria, quanto as pessoas citadas acima que fizeram ou fazem parte disso eles que se entendam com Deus, e apesar de eles praticarem isso não ficou como legado nas igrejas batistas pois na maioria somos Cristãos serios compromissados com a palavra de Deus, somos falhos sim mais dizer que somos aliados com a maçonaria é um absurdo tremendo.
    quanto ao ato da convenção só lamento, mas que bom que as nossas igrejas tem sua autonomia por isso nunca concordaremos com atos desse tipo.

    ResponderExcluir
  16. Sou batista. E a Igreja Batista no Brasil encontra-se já alguns anos em franca decadência de identidade, desconfigurada da sua tradição e valotes fundamentais e distintivos. Podemos dizer sem medo de errar que a Igreja Batista ligada a CBB se apostatou da fé batista original.

    ResponderExcluir
  17. Meu caro sergio até concordo com vc que muitas das igrejas batistas entraram em decadência por causa de se deixar levar pelo modismo atual que muitas igrejas aderiram, mais dizer que todas da CBB, já é exagero.

    ResponderExcluir
  18. Meu caro sergio nem todas as igrejas ligadas a CBB apostataram, disso você pode ter certeza, apesar que você sabe que a mesma não tem poder nem influência sobre as igrejas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item