681818171876702
Loading...

Vale a carne! Dos foliões ...e a dos crentes!

Rubinho Pirola

Nesses dias de carnaval, participei da alegria do povo, das baterias, das bandas, da folia como nunca: no meu quarto!


Não que tenha sido preciso eu descer do apartamento onde vivo atualmente para participar da maior festa popular do mundo, mas fi-lo ao ouvir com a força de uma caixa de som postada à cabeceira da minha cama, com toda a potência da farra, vinda de uma praça a poucos metros de casa.

Quanto mais se aproximavam os dias, mais via crescer a minha preocupação com a algazarra que atravessaria madrugada adentro - previsão essa que se mostrou acertada.

Comecei a torcer pela chuva, por um temporal na realidade, tudo que pudesse atrapalhar a coisa toda da qual nunca vi a menor graça.

Ao passar pelo local do evento, na tarde do primeiro dia, reparei nas barraquinhas de lanches, de comida, bebida, presentes sempre em qualquer que seja a aglomeração humana e refleti para além das minhas comodidades.

Sempre achei o carnaval uma festa vibrante e da manifestação legítima da alegria (pouca, diga-se de passagem) do povo, das suas artes, mas também pelo lado terrível - a dos excessos - da bebida, da sensualidade exacerbada, dos exageros, que comumente podem trazer arrependimentos para toda uma vida, para muito além dos quatro dias de folia.

Uma festa enfim, que deixa de lado as virtudes e acaba por incentivar os instintos e nos expõe a perigos. Nada menos cristão.

Reparei também, nos comentários irados postados nas redes sociais, vindas dos cristãos. E, particularmente, dos religiosos. E ai, me vi em cada duma delas...

Acabei por me lembrar do episódio da aldeia samaritana que proibiu Jesus de entrar pelas suas portas em Lucas 9, negando (como fazem muitos hoje) que Ele se achegasse até eles, provocando nos discípulos - em alguns, é verdade - uma ira não justificada, ao desejarem que fogo lhes caísse dos céus contra aquele povo rebelde. Com esse desejo, eles igualmente, estavam dando vazão à sua carne e não aos princípios que lhes propunha o Senhor.

Voltei-me das minhas intenções egoístas que só pensava no meu bem-estar. E pedi, envergonhado, algo diferente a Deus.

Que Ele abençoasse aqueles comerciantes que comem o pão honestamente e, ao povo, para que tivessem uma diversão o mais saudável possível. Com barulho ou sem.

Que me perdoem os religiosos, mas diante de um povo que não dá ouvidos - nem espaço a Deus - prefiro pedir que os céus lhes seja propício e que os abençoe livrando-os deles próprios e das suas paixões tresloucadas.

Ao ver os comentários de muitos desses vaidosos "crentes" que manifestaram vontade de alguma chuva - até de fogo - celeste, como eu próprio o desejei, fecho com Cristo que, diante de uma Jerusalém hostil e a ele igualmente fechada, chorou pela sua dureza de coração e resistência, desejando aninhá-la debaixo de suas asas protetoras.


"Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens,..." Lc 9:56
Comportamento 848842796215226030

Postar um comentário

  1. Nunca vi graça nenhuma na festa da carne e a cada festa que passa fico mais e mais preocupado com o número crescente de jovens e até mesmo crinças que começam a se envolver com tal festa e o pior de tudo é são incentivadas muitas das vezes pelos próprios pais.

    que o Senhor Deus nos livre das desgraças que acontecem no período carnavalesco.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE !

    JESUS TEVE COMPAIXÃO DE UMA MULTIDÃO QUE ANDAVA ERRANTE.

    SERÁ QUE TEMOS OLHOS DE MISERICÓRDIA ?

    ResponderExcluir
  3. Os calvinistas não tão nem aí para isso.
    Eles se acham eleitos e os outros que sejam condenados.
    É a religião, em vez de aproximar o homem de Deus, da espiritualidade, trazendo mais confusão e sentimento de rejeição nas pessoas.
    Só está confortável para os que se acham eleitos e predestinados a salvação.

    Mas, como você fez questão de frisar no final do texto, Jesus não veio para destruir a alma dos homens (Lucas 9.56).

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto.
    Realmente devemos adotar mais este tipo de postura.

    abraço
    Luis

    ResponderExcluir
  5. ô, amado Anônimo!
    Eu sou calvinista (pelo menos vejo mais coerência bíblica nisso que as outras "humanas" formas de se entender Deus e a Palavra, que by the way não cabe nas nossas suposições), mas voltando ao assunto, como alguém que sabe que não fui eu, nem os meus méritos que me trouxe à presença de Deus, sabe que não pode nunca se ver mais que ninguém. Pelo contrário. Se há alguém que jamais pode se ver como superior - e sem misericórdia para com o pecador - esse é quem crê que foi Deus, só Deus, que o salvou. Por isso, acho que o irmão está enganado. Empáfia, orgulho e vaidade estão mais entre os que se julgam merecedores, adquiridores da graça divina que os demais. Se achem eles calvinistas ou não.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, me dar vontade de vomitar, desculpem o termo, essa época eu não suporto e as festas juninas, em que ocorrem muitos acidentes, mortes, já fui desse "mundo" há onze anos atrás, fico muito triste com os amigos e familiares que participam dessas comemorações, mas não os jugo, não querem ouvi a Palavra, não querem me ouvi apenas oro por eles para que Deus esteja cuidando de todos até que eles sejam convencidos pelo espírito santo de Deus de que estão errados, não vejo nem como arte brasileira "o carnaval", é que já fui desse mundo e quero distância! Parabéns pelo post!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lindo post. A cada dia eu me apaixono mais pelo amor que vem de Deus e tem se manifestado nos corações daqueles que são cheios do seu Santo Espírito.

    ResponderExcluir
  8. Paz meus amados, como muitos crentes sempre tive esta vontade (da chuva e do fogo) e das vigílias santificadoras e retiros espirituais nas datas de carnaval.
    (até que) Deus me convida a fazer algo que ele faria , algo que ele pudesse olhar para mim e dizer também este é o meu filho amado em que tenho prazer, cumprir o que diz que todos os quem são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus, e experimentar qual seja a boa agradável e perfeita (vondade de Deus) (de Deus).
    Então com nossa comunidade fomos fazer evangelismo no Navegay ( Navegantes SC )
    Dizem que pessoas não recebem a palavra ali, foi tremendo muitas almas aceitaram Jesus, crentes afastados se reconciliando com Deus.
    Cumprir o (Ide), a Toda (criatura), foi forte.
    Muitos religiosos da região estão nos apedrejando (mas não temos reputação própria) nossa reputação é Cristo.
    Parabéns que Deus continue abrindo nossos olhos, ouvidos, para vermos e ouvirmos o que Ele quer que vejamos e ouçamos.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que nós cacangélicos estamos cada vez mais tapando os olhos e reagindo como se estivéssemos mesmo escondidos! O carnaval está aí pra todo mundo ver e ser à favor ou contra e nada que o farisaísmo de alguns possa fazer. O bom é quando o carnaval acaba aí é tempo que o povão pára e vai pensar nas besteiras e nas perdas. Aí entra em ação o verdadeiro, se coloca à disposição para falar da verdadeira alegria e tome Jesus no cabeção. E ainda tem gente perdendo tempo criticando! Que tal aproveitar e falar mais de salvação e menos de religiosidade? Crentaiada vamo falá de Jesuis pros caras!
    abraço me liga
    Ana Elisa Dantas de Souza Pires

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item