681818171876702
Loading...

O tamborim Evangélico


Eduardo Martins

É terça-feira de Carnaval no Rio de Janeiro e um caminhão de som para na esquina da Avenida Presidente Vargas com Rio Branco. No epicentro da mais tradicional folia de rua carioca, o bloco evangélico Cara de Leão, do Projeto Vida Nova, esquenta os tamborins. Do alto do veículo, o pastor Ezequiel Teixeira acompanha atentamente a movimentação lá embaixo. Contrariando o senso comum, ele encara o carnaval como uma oportunidade de evangelizar. O pastor se apega a passagem da Bíblia que diz “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”. Como a única coisa que o versículo não determina é o tempo para se fazer a pregação, Ezequiel aproveita para pregar até fora da hora.

Com o microfone em punho, ele acerta os últimos detalhes pondo 2500 fiéis em ordem. “Porta-Louvor, mais pra frente…”, de cetim brilhante nas cores azul e branco, a porta-bandeira puxa o mestre-sala pela mão. Carregam o estandarte e um sorriso encabulado após o aviso que ecoou em 12 mil watts de som.

“Ala da Ilusão, liberte-se!”, ao comando de Ezequiel cerca de cem jovens, todos de preto, espalham-se de um lado ao outro da avenida. Levam garrafas vazias de cerveja, canudos de papel imitando cigarro e placas com frases de efeito, tal como “O mundo jaz no maligno” e “O salário do pecado é a morte”. Eles são os “iludidos” que dão nome à ala. Mais adiante estão os demônios, que por algum motivo tem a cabeça coberta por meia-calça. Na comissão de frente, um Lúcifer magro que lembra mais o coringa de um baralho.

Antes de iniciar o desfile, uma ligeira pausa para oração, depois, um minuto de silêncio. Com o relógio dourado à altura dos olhos, Ezequiel acompanha ansioso o movimento do ponteiro. Terminado o tempo, dá a largada. “Atenção, Bloco Cara de Leão! Vamos lá, povo de Deus! Chegoooou… a horaaa… GLORIFICA, CAVACO!”

A bateria ataca com força, fazendo vibrar as fachadas de vidro dos bancos, escritórios e lojas. Na falta de samba no pé, os crentes agitam os braços.

“O povo que andava em trevas
Viu uma grande luz
E sobre os que habitavam na região da morte
Resplandeceu a luz…”

Do lado de fora do bloco, várias pessoas com as mãos dadas formam um cordão de isolamento, protegendo a evolução dos componentes pela avenida. Um dos elos da corrente é Renato Vieira, 28 anos, morador de Belfort Roxo. Ele participa do bloco há seis anos e diz que nunca foi muito fã de carnaval, mesmo antes de entrar para a igreja. “Como nunca bebi, sempre achei uma festa sem graça”. Abruptamente Renato encerra o papo voltando para o batente porque cinco bate-bolas embriagados ameaçam invadir seu pedaço. Mas com os braços enlaçados a outros irmãos, ele afasta os desordeiros. “Toda atenção é pouca”, diz.

Atrás da barraca de cachorro quente, o vendedor recebe uma oração de cabeça baixa. Mão estendida, a pastora Tânia Silva, de Itaipuaçu, faz um louvor. Seu trabalho é quebrar maldições. Por sua natureza pagã, provocante, estimuladora dos prazeres terrenos, para Tânia, o carnaval é obra do diabo. Confessa que já se divertiu muito em anos anteriores, no entanto, desde que se converteu, nunca mais caiu na folia.

Na calçada, o morador de rua usando uma bermuda presa apenas por um alfinete de fralda, traga o cigarro com indiferença. Bumbos, caixas, cuícas, pandeiros, repiques, passam ruidosamente a poucos metros de sua cama de papelão, e ainda assim, é como se um continente os separasse. Uma desavisada catadora de latas, usando sacos plásticos no lugar de sapatos, se anima com o batuque e tenta aderir ao bloco. Logo é barrada. Sem esmorecer ela abre um sorriso ébrio, depois volta a sua rotina de revirar lixeiras atrás de alumínio.

Um dos organizadores do bloco Cara de Leão é o pastor Alexandre Rodrigues, de 36 anos. Ele tem os cabelos grisalhos, bem aparados, óculos de aro fino e um olhar pacífico que lhe dá um ar confiável de gerente bancário. “Nossa missão é chegar no limite do profano para resgatar essas almas”, defende. Nas contas do pastor, a pregação mostrando que a verdadeira felicidade não dura só quatro dias tem dado certo. “Cerca de sessenta por cento dos que estão aqui no desfile, se converteram por causa do bloco”, diz ele.

Enfim, o Cara de Leão chega ao seu destino: a Cinelândia, onde nessa altura a diversão pega fogo e o “hino-enredo evangelístico” é recebido com estranheza. “VÂMO BOTAR CAMISINHA!”, provoca Júnior, um mulato parrudo, com vestido de alcinha e bolsa de couro a tiracolo. A seu lado, Vilson, fantasiado de índio americano, gargalha desafiando a reprovação dos evangélicos.

Se o Carnaval é realmente a festa do profano, a praça é o que o pastor Alexandre e os outros pastores chamariam de fundo do inferno. A avenida é o território livre de bêbados, mulheres em trajes provocantes e foliões seculares. Pressentindo o enfrentamento, mais uma vez Ezequiel pede a palavra. Todos levantam as mãos numa prece contínua. Há um frenesi no ar. Talvez seja a mesma agonia de uma tropa que caiu numa emboscada. Ele segura o microfone, ajeita os óculos escuros no alto da testa e parece pronto para a guerra.

“Venha para frente, meu irmão. Saia do seu lugar. Não tenha vergonha de pedir uma prece. Você que está precisando, você que passa dificuldades. O Senhor quer te ajudar”, diz Ezequiel. A resposta veio em bate-pronto: “Volta pra igreja, car@#%&!”. A ofensa alcoólica rasga a oração como se fosse uma gilete. No entanto, o pastor não se abala e alguns foliões mais dóceis se rendem aos pedidos abaixando a cabeça.

Nas esquinas da praça, os protestos insistem. “Vai pro retiro!”, esperneia um deles. Coagido pelas inúmeras provocações, Ezequiel apela para um minuto de silêncio em prol da paz no mundo. Milagrosamente o pedido surte efeito e a multidão emudece. É como se o pastor agarrasse a massa carnavalesca pelos chifres e dominasse a situação. Por um breve momento foi assim. Até que, nos segundos finais, um vendedor percebeu que aquela era a melhor hora para divulgar sua promoção: “Ó, três Skol, cinco real!”.

Logo em seguida marchinhas são cantadas aqui e acolá, e o ambiente carnavalesco volta a prevalecer na Cinelândia. Mas Ezequiel já está satisfeito, a parafernália de som é desligada e o desfile encerrado. Entre os fiéis da Vida Nova há o sentimento de dever cumprido. Após percorrer centenas de metros num desfile atípico, resistindo a tentações de toda ordem e pregando a palavra do Senhor na adversidade, o único bloco evangélico do Rio de Janeiro se dissipa. O Carnaval já terminou para eles, que saem em grupos a perder-se de vista pelas ruas do centro, como um rebanho de ovelhas voltando para seu cercado.


Publicado em Revista Zé Pereira Na edição 3 de Genizah Almanaque
Título original já publicado aqui: Samba Suor e Oração

O autor da matéria não é evangélico. Contudo, achei muito legal este testemunho "visto de fora". Eu, pessoalmente, simpatizo muito com a proposta da evangelização em plena folia, se a mesma for criativa, acolhedora (nunca provocadora) e edificante, sem contudo jamais se confundir com o ambiente à sua volta. O pessoal retratado na matéria, ao que parece, foi muito bem em seu esforço. Mesmo uma opinião "de fora" reconhece o bom trabalho. Parabens ao grupo!
Reportagem 4118055477908791215

Postar um comentário

  1. MUITO MANEIRO, TBEM FIZ UM EVANGELISMO HOJE EM MARECHAL HERMES, NAO TENHO A EXTRUTURA DO PROJETO, MAIS TO NA AREA, O IMPORTANTE E FALAR DE CRISTO, PARABENS PRO PASTOR EZEQUIEL....VEJA NO YOUTUBE ALEXANDRE MATOS GRANDE AMIGO...PAZ...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esforços como este merecem os parabéns.

    abraços
    Luis

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com isso,carnaval é festa das trevas,não é momento de se evangelizar,o melhor momento é antes e depois dessa festa maldita,antes para alertar sobre as consequências do carnaval,e depois para mostrar o porque das perdas ocorridas depois do carnaval por causa dos pecados feitos nesse período,perda da moral,da família e da vida de alguns pertencentes a família ou amigos.

    Nesse período o melhor que tem que fazer é um retiro,e orar por essas pessoas,como fez Jó para com seus filhos,o Evangelho nesse período carnavalesco,pode virar motivo de zombaria dos incrédulos.

    Não devemos lançar pérolas aos porcos,como disse Jesus! Mateus 7:6

    ResponderExcluir
  4. Eu acho sensacional este tipo de evangelismo. Acredito que se este pastor conseguir ganhar apenas 1 alma que seja, haverá festas nos céus. Enquantos muitos ficam apenas criticando (engenheiros de obra pronta), este pastor teve a coragem, e a ousadia de desafiar as trevas. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muito a dizer por não ter visto o bloco, mas gosto de ver pessoas intrépidas trabalhando em prol do reino de Deus.
    Espero que Deus dê bom senso aos críticos para que não prejudiquem a obra que está sendo feita.
    Pra mim o IMPORTANTE é que o Evangelho seja pregado.

    ResponderExcluir
  6. Admiro quem tem as manhas de evangelizar numa época como essa. Confesso que não tenho...
    E oro para que esses irmãos não venham a romper a tênue linha que separa a evangelização dos foliões e a folia.

    ResponderExcluir
  7. Pertinho da minha casa tem um Projeto Vida Nova. Antes de continuar: nasci, cresci, batizei e sou ainda de uma Igreja Batista, mas nem tão tradicional assim. Vez por outra vou lá, no Projeto. Vejo gente séria, gente que tem realmente o Senhor como alvo. A alegria dos irmãos de lá é contagiante. A dedicação ao Senhor também. Mas, em um domingo de carnaval, vi uma fração do bloco percorrer o bairro e trazer pessoas para o culto. E as pessoas se converteram. Então me deparei com este texto e os comentários. Lembrei de um vídeo, sim um VHS, que assisti há anos atras com o Cara de Leão evoluindo na Rio Branco. Criativo, anunciando o evengelho. Na época foi impactante. Me deixou com vontade de participar até hoje. Coisa que nunca tentei. Mas para aqueles que acham que é assim chega e participa podem tirar o seu bloquinho da lista. Ao contrário da música, atrás no Cara de Leão só vai quem já morreu (para o mundo)! É preciso ter comunhão, relacionamento com Deus. Melhor ter vida para não ser envergonhado. Porque não é qualquer um que vai. Eles são pastores procurando "as centésimas" ovelhas. Não jogam perolas aos porcos. Retiros são ótimos, cheirinho de céu. Mas as ovelhas engordam e ficam preguiçosas, críticas (ja participei de muitos) achando que o perfume derramado, enxugado com o cabelo, poderia ser revertido aos pobres. Ah as pérolas... Que cordão... Parabéns ao "mundano" que reconheceu um trabalho de resgate no meio do caos. Quantos querendo amor, vazios por dentro buscando em 4 dias de festa, a VERDADE. E ouvi-la no meio do caos deve ser comparado a uma boia que aparece no meio do mar: salvação pura. Nós os separados devemos apoiar, orar e trabalhar (=semear) para que no próximo ano o Bloco esteja enorme. O bloco dos salvos: antes, durante e depois do carnaval. E abrir nossa igrejas e corações para receber quem vem, como está: fantasiado, ferido, quebrado para fazê-los discípulos. Porque um semeia, outro colhe e Deus dá o crescimento.

    ResponderExcluir
  8. Gosto do trabalho, vi uns "takes" na Rede Boas Novas e achei bem legal... só não curto muito o fato do tal Ezequiel se intitular "Apóstolo", não que isso tire o mérito do trampo, mas queima um filme violento... rs

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Corajoso.

    Penso que muitos não fazem nada e quando alguém faz lá vem critica.

    Eu pessoalmente não evangelizei no carnaval, mas creio que Deus aprova a coragem destes irmãos que saem no meio da multidão.
    Que Deus nos abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O Bloco Cara de Leão não é um bloco de carnaval. Seus componentes não sambam, não se confundem com os foliões seculares. A Igreja do Senhor Jesus é santa, separada das coisas do mundo. Durante a sua passagem, o bloco pára estrategicamente em meio ao carnaval. Os pastores sobem no coreto e ministram a Palavra e orações específicas, declarando que só JESUS pode dar uma vida de alegria e repreendendo espíritos de morte, prostituição, vícios e coisas comuns á festa secular.
    (FONTE: BLOGANDO GOSPEL)

    "Que pregues a palavra, instes A TEMPO E FORA DE TEMPO, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina." 2 timóteo 4:2


    Hino enredo do Bloco Cara de Leão:
    Ecoou um canto de vitória, é o povo do Senhor que veio contar Sua história.
    Deus criou o universo, o céu, a terra e o mar, criou o homem sua imagem e semelhança, fez com ele uma aliança e seu nome era Adão. Mas o pecado entrou nessa história e rompeu o elo de Deus com a criação, o mau se espalhou, gerou morte e destruição, mas havia um plano de salvação, seu Filho enviou, morreu numa cruz, mas ressussitou, e a minha vida trouxe luz, e o seu nome poderoso é Jesus. E hoje, nesses quatro dias você veste a fantasia, fingindo ter alegria, mas não é realidade, viemos mostrar o que é ter alegria de verdade, só em Jesus, há gozo, há paz, há alegria permanente, abre o seu coração esse é o recado bloco cara de leão ;)

    PS: Todos os rítimos foram criados por DEUS, então, nós cara de Leão, temos SIM, samba no pé, a única diferença, que o samba e a dança são ministrados ao SENHOR!

    GRAÇA E PAZ!

    ResponderExcluir
  13. EVANGELIZAR?

    SE FANTASIAR DE CARNAVAL E FORMAR BLOCO EVANGÉLICO É EVANGELIZAR?

    EVANGELIZAR É O QUE FIZ NESSE CARNAVAL, ONDE FOMOS A UM RETIRO DE UMA CIDADEZINHA DO INTERIOR NORDESTINO, E SAIMOS PELAS CASAS, ENTRANDO E REALIZANDO ESTUDOS BÍBLICOS.

    MAS ISSO DAÍ NÃO É EVANGELISMO NÃO, É APENAS CRENTES DANÇANDO CARNAVAL.

    ResponderExcluir
  14. Faço parte deste evangelismo há anos. Tudo é feito com muito cuidado, debaixo de oração, jejum e obediência. Temos colhido os frutos disso, pq pra cada um que grita "volta pra igreja", há pelo menos 10 que pedem oração, se convertem, são curados (já houve gente levantando de cadeira de rodas nesse evangelismo). Ainda que apenas uma vida se entregasse a Cristo, todo esforço teria valido à pena...

    ResponderExcluir
  15. Eu axo a ideia super booa , porque carnaval é onde acontece mts coisas ruins e a igreja se reuniii pra falar da palavra de DEUS cooomo deve ser prega em tempo e fora de tempo , se é pra amar as vidas , como vamos nos esconder ? temos que nos reunir pregar a palavra de Deus sem medo e sem vergonha pois Jesus ta voltando mts vidas estão sendo perdidadas . Em questão de carnval em questão do bloco cara de leão axei uma ideia não vinda do homem mas sim vinda do coração de Jesus , Jesus amou todos conversou com todos prego para todos , e se temos que ser imagem e semelhança dele como vamos nos esconder ? como naão vamos evasngelizar ? orar , pregar as vezes as pessoas taao pulando carnaval pra esquecer algo e ta precisando de uma palavra e o bloco passa e Deus toca no coração dessas pessooas .
    Deus vem sem demora , o que esta acontecendo aee no mundo a fora é sinal da vinda dele , por isso devemos pregar , vamos para guerrar lutar pelas vidas que estao perdidas mostrar que JESUS não só da 4 dias de alegriia , que Jesus da a vida toda de alegria , que se estamos com dificuldade co Jesus é mas facil passar pela dificuldade .
    Muitas pessoas não gostam de ir a igreja porque axa que é tudo meio parado que só tem culto que é muito focado que agente nao tem festa nm nada , bloco é um modo de falr que estar evangelizando com BLOCO DA IGREJA QUE O SENHOR DEU A IDEIA e não apenas como mts dizeem " aproveitando para pular carnaval'' não porque tudoo nos é licito mas nem tudo noos convém , porque pular carnaval 4 dias só de brincadeira felicidades ? e su tu morrer ? pra onde você vai ? com cristoo nao temos 4 dias naoo temos tdos os dias não nos convém pular carnaval porque é uma alegriia momentanea que passa que dps você ve que danço e tudo mas acaboo cade a alegria ? ' entãoo essa e minha opiniao gostei muito e gosto das igrejas que saem tempo e fora de tempo para ministrar a palavra de DEUS .

    ResponderExcluir
  16. como eu vi em outro post, "Jesus me abana!". Quanto será que foi inve$$tido nesse evento? Será que uma meia dúzia de curiosos parou pra assistir ou o evento teve por finalidade entreter os próprios membros da igreja? E mesmo quem parou pra assistir, será que entendeu que tratava-se de um chamado pra aceitar a Cristo? Não tenho nada contra um pastor criar estratégias bacanas pra chamar a atenção das pessoas pra realidade de Cristo, mas a Igreja do Senhor precisa entender que não é necessário fazer CTRL C + CTRL V em nada que vem do Cão!! Ou não temos capacidade de fazer coisas que sejam propriamente reconhecidas como santas? Precisamos apelar ao ponto de fazer um desfile carnavalesco??

    ResponderExcluir
  17. NADA É QUESTÃO DE APELAÇÃO '
    E SIM DE SABEDORIA E DE UMA IDEIA VINDA DE DEUS ' SIM TEVE MUITAS GENTES MUITAS QUE PAROU PARA ASSITIR , MUITOS QUE FORAM CURADOS LIBERTOS . QUALQUER DUVIDAD POEM NA YOUTUBE BLOCO CARA DE LEAO VOCÊ VAI VÊ QUANTAS PESSOAS PARARAM PARA ASSISTIR SE QUEBRANTARAM ACEITARAM A CRISTO , AS PESSOAS PARAVAM PERGUNTAVAM AS PESSOAS VIU QUE SE TRATAVA DE UM DEUS QUE CURA LIBERTA RESTAURA BLOCO CARA DE LEÃO UM BLOCO SUPER ABENÇOADO QUE TEM ENVAGELISTA TEM O PESSOAL DA BANDA EM FIM DAVA SIM PRA ENTENDER QUE SE TRATAVA DE UM EVANGELISMO '
    ISSO É PAIXÃO PELAS ALMAS A GRANDE COMISSÃO DA IGREJA É PREGAR O EVANGELHO SAIR DAS 4 PAREDES É UMA GRANDE ESTRATEGIA QUE DEUS DEU PARA AGENTE SURPRENDER O INIMIGO POIS EM DIA DE CARNVAL QUEM REINA NOS 4 DIAS É O DIABO É BRIGA É ENTE MORRENDO E GENTE SE PROSTITUINDO SE DROGANDO EM FIM O BLOCO VEIO AE COMO UMA COMISSÃO DA IGREJA É PREGAR O EVANGELHO E FALAAR PARA TDS O AMOR DELE '
    NÓS REPRENDEMOS AS TREVAS E MOSTRAMOS A SALVAÇÃO PARA AS ALMAS QUE ESTÃO ALI '
    QUEM PUDER ASSISTIR O VIDEO ' TODOS DEVEM CONHECER -SERIE CARNAVAL '
    VAÃO VER COMO É FEITO A EVANGELIZAÇÃO'
    O LINK É ESSE http://www.youtube.com/watch?v=scDcmVDRLBQ&feature=related

    ResponderExcluir
  18. Bem, eu sou do PROJETO VIDA NOVA, e esse ano sai na BATERIA DO BLOCO CARA DE LEÃO, que por sinal foi uma bênção ! Deus tem feito MARAVILHAS nas vidas das pessoas que veêm o BLOCO passar ! Muitos se convertem verdadeiramente em pleno carnaval através do Bloco que Deus plantou no coração do AP. EZEQUIEL, muitos desviados voltam pro Senhor depois de ouvir a Palavra de evangelização ministrada por pastores da nossa igreja. E eu queria deixar bem claro aqui, que nós não saímos em pleno CARNAVAL, como todos sabemos que é a FESTA DO CAPETA para brincar, pular ou curtir, mas saímos sim em busca de vidas pra JESUS, em busca de pessoas que desejam ter uma MUDANÇA de VIDA, que desejam JESUUUUS EM SEU CORAÇÃO! e o que nós fazemos é simplismente um ATO DE AMOR PARA COM AS VIDAS. A palavra de Deus nos diz ' ide por todo mundo e pregai o evangelho a TODA CRIATURA ' é somente isso que fazemos, PREGAMOS O EVANGELHO A TEMPO E A FORA DE TEMPO! Muito antes de sairmos para evangelizar, temos todo um preparo, jejuamos, oramos, nos mantemos em santidade ao SENHOR! TENHO CERTEZA DE QUE AGRADAMOS MUITO O CORAÇÃO DO NOSSO DEUS COM ESSE LINDO A ABENÇOADOR EVANGELISMO ! :) JESUUUUS TEM PRESSA NAS VIDAS QUE ESTÃO POR AI PERDIDA, e a igreja simplismente, sai pelas ruas pregando a palavra de Deus, mostrando como mesmo diz o enredo, que JESUS não tem apenas 4 dias de alegria, ou melhor, FALSA ALEGRIA, mas tem UMA VIDA INTEIRA DE FELICIDADE, ALEGRIA, AMOR, PAZ, UNIÃO, HARMONIA, SORRISOS, TUDO DE BOM ! Concertza foram investidos nesse evento, não só $$, mais DEDICAÇÃO DOS MEMBROS, AMOR PELA OBRA DE DEUS, ORAÇÃO, JEJUM.
    Na verdade pra ganhar almas pra Cristo, damos o MELHOR QUE TEMOS, PRINCIPALMENTE DE NÓS :) FANTASIADOS ?
    Nós não usamos fantasias, até as blusas que usamos faz menção do nome do SENHOR, mostra o nome da igreja, e isso é mtmtmt LINDO, na minha opinião. É claro que respeitamos as opiniões de todos, lógico que t~em gente que concorda e acha o ato mtmt lindo, mais tem pessoas que discordam e acham que estamos ali por desculpa para pularmos carnaval ! CADA UM TEM A OPINIÃO QUE QUISER *-* O importante é que esse BLOCO nasceu no coração de Deus, e que com certeza há uma festa no céu por TANTAS VIDAS que são alcançadas ao verem ou ouvirem o BLOCO CARA DE LEÃO !
    DEUS VAI NA FRENTE DESSE BLOCO, Elee é o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ !

    ResponderExcluir
  19. Tenho insistido nessa tecla: "libertar" as pessoas "do mundo" para prendê-las num evangelho como o que temos visto por aí pode ser catastrófico para a pessoa. Não se esqueçam que esse mesmo "apóstolo" colocou há poucos meses diversos outdoors aki no RJ chamando o povo para um "Jantar de Ouro" no qual Gezuiz iria "levantar milionários" para a glória dele. Quanto será que custou a inscrição para esse congresso? Talvez o primeiro milionário "levantado" tenha sido ele mesmo...

    ResponderExcluir
  20. ME PERDOEM, mas ao meu ver estamos mudando o FOCO. O FOCO aqui é o BLOCO CARA DE LEÃO, e não $$$$$$ FINAÇAS. Primeiramente pessoal, a vida não é só $$ como mts pensam. LIBERTAR as pessoas do mundo ? Como assim LIBERTAR DO MUNDO, PARA PRENDE-LAS NO EVANGELHO ? rs, JESUUUS não prende ngm, mtmt pelo contrário ele é o único que tem a verdadeira LIBERTAÇÃO, que nos dá o LIVRE ARBÍTRIO. Ser de JESUS é a melhor coisa que existe, não é uma PRISÃO. Porque Deus é o nosso PAI CELESTIAL, e Ele supre todas as nossas necessidades, porque é Ele quem cuida de nós com TODO AMOR, nos guarda desse mundo tão mal, porque ele peleja as nossas batalhas, e por mtmts outros motivos *--* O fato é que se o AP. é "milionário assim como foi citado acima, é pelo fato da OBEDIÊNCIA dele para com Deus, é pelo fruto de TRABALHO dele, é pela SEMEIADURA dele, porque aquilo que você semeia, será aquilo que você colherá, já ouviram falar disso ? O AP. com certeza semeiou o MELHOR QUE ELE TINHA, e o que ele está colhendo agr é simplismente aquilo que ele semeiou há um tempo atrás meus irmãos. PORQUE TODOS VOCÊS AO INVÉS DE CRITICAREM, NÃO EXPERIMENTAM FAZER O MESMO ? SEMEIAR PRA DEUS O MELHOR DE VOCÊS, TENHO CTZ DE QUE DEUS VAI FAZER CADA UM COLHER O MELHOR QUE SEMEIOU E SERÁ TÃO PRÓSPERO QUANTO O AP. Então meus irmão, vamos parar com o JULGAMENTO que é uma coisa mtmtmtmt FEIA e além de ser feia é PECADO, e vamos viver unidos, ajudando os nossos irmãos no que precisar ! Porque, ' a mesma medida que usamos para JULGAR, será a mesma medida que seremos JULGADOS ' NÃO JULGUEM AQUILO QUE NÃO SABEM --'

    ResponderExcluir
  21. GENTE ACORDA!!! O EVANGELHO É OQUE É PAREM DE INVERTAR, DEUS NÃO SE ADAPTA ESTA É UMA FESTA PAGÃ DECLARADAMENTE DA CARNE DO CÃO, AGUA E ÓLEO, NÃO É MOMENTO DE FISGAR ALMAS COM O NÍVEL DE CRISTÃO DE HOJE EM DIA SEM FIRMEZA, TÁ MAIS FÁCIL DESVIAR QUE CONVERTER. PENSA BEM, A INTENÇÃO PODE SER DAS MELHORES, MÁS DE QUEM TA LÁ NÃO É. TEMOS QUE GANHAR AQUELES QUE NÃO CONHECEM JESUS DO NOSSO MEIO, AMIGOS, PARENTES ESTES SIM GANHAMOS COM NOSSO TESTEMUNHO E DIA A DIA.SE CADA CRISTÃO HOJE CONSEGUIR ESTA PROEZA VAI TER UM BOM TESOURO NO CÉU.
    UM ABRAÇO FIQUEM NA PAZ

    ResponderExcluir
  22. Irmã Darlene Garcêz, GRAÇA E PAZ!
    Só para esclarecer 200 vidas aceitaram JESUS neste evento para HONRA e GLÓRIA de DEUS.
    E todas essas vidas foram anotadas e levadas para o banco de consolidação, onde cada membro pode "adotar" essas vidas, ligando para elas, consolidando, e caminhando com elas até elas estarem firmadas nos braços de DEUS, e este evento não foi para nosso entretenimento, ao contrário, você não sabe quantas lutas nós passamos para chegar até a Rio Branco, quantas horas de oração, jejum, quanto choro pelas almas nós tivemos e nosso Apóstolo não faz isso porque ele teve a idéia, DEUS fala com aqueles que tem intimidade com Ele, e foi isso que Ele fez com o nosso Apóstolo, revelou uma estratégia segundo o coração de DEUS, para o projeto vida nova, na qual já ganhou muitas vidas, e vai continuar ganhando em nome de JESUS, porque se esse EVANGELISMO, não fosse algo segundo o coração de DEUS não estaria sendo realizado há quase 20 anos.
    O nosso foco é GANHAR ALMA pra JESUS e quanto isso é investido não importa, nós mesmos, membros do projeto não nos importamos com isso, porque alguém que nem conhece as estratégias que DEUS tem nos dado vai ter que se importar? O investimento que nós damos ou deixamos de dar somente importa a DEUS, porque Ele, somente Ele sabe a intenção de nosso coração, então, queridos irmãos, não julguem, porque a BÍBLIA nos ensina que isso não é certo, porque ao invés de vocês estarem julgando, vocês não oram e pedem revelação de DEUS para saber se isto está ou não segundo ou não ao coração de dEle? SE, mas só SE vocês tiverem REALMENTE, intimidade com o PAI, Ele vos responderá ;)

    ResponderExcluir
  23. Ah, irmão Bruno Monteiro, nós temos visto muitos sendo levantados ricos no Projeto Vida Nova, se você perguntar a maioria dos irmãos do Projeto, eles vão te responder que a vida deles em todos os sentidos melhorou,INCLUSIVE FINANCEIRAMENTE, quem melhora a vida das pessoas, não é o Apóstolo não, é DEUS, é DEUS quem faz isso, então, não importa a intenção do Apóstolo, (mas que por sinal é segundo o coração de DEUS) mas o que realmente importa é o coração das pessoas que vão ao congresso, a intenção pela qual deseja se tornar rico se é para própria glória ou para glória de DEUS, é claro que se a intenção não for boa DEUS não vai conceder, já se for para glória de DEUS, Ele vai honrar aquela pessoa, por mais que não seja na hora, Ele vai honrar. O tal congresso que você mencionou é só um canal para as pessoas receberem a revelação de DEUS em suas finanças, inclusive, se não me falha a memória, um irmão, lá da igreja, recebeu uma revelação de DEUS nesse congresso, abriu uma empresa, e está MUITO BEM SUCEDIDO, esse é só um exemplo dentre vários. Existem SIM, muitos picaretas dizendo ser guiado por DEUS, mas nós não seguimos a homens, porque se formos parar pra refletir, em TODOS os lugares existe pessoas se caráter, mas DEUS olha é pro homem de coração puro, e realiza o desejo de seu coração. Claro que existem batalhas, porque em momento nenhum JESUS disse que seria fácil segui-lo, pelo contrário, a porta é estreita, mas depois dela a gente recebe a recompensa. Nosso Apóstolo, nem sempre foi bem sucedido, se você conhecesse a história, quanto esforço ele fez para chegar até onde está você com certeza não estaria dizendo essas coisas, e assim como todos, ele não vive de vento, ele tem que se sustentar. A incrição do congressso, assim como ofertas e dízimos, são para única finalidade, FINANCIAR AS OBRAS DE DEUS. Somos nós quem financiamos a obra do PAI, mas Ele não precisa do nosso dinheiro.

    GRAÇA E PAZ!

    ResponderExcluir
  24. Turma, eu creio no seguinte:

    NÃO EXISTE UMA FORMA ESPECÍFICA DE SE EVANGELIZAR, MAS EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE COMO NÃO SE EVANGELIZAR!!!!

    NÃO CONCORDO com aqueles que dizem q não podemos evangelizar no Carnaval. Errado! Podemos sim! Mas devemos nos perguntar: COMO EVANGELIZAR?

    O meu evangelismo não pode excluir e nem banalizar um mendigo. Não deve transformar o trânsito e o trabalho dos outros um inferno (deixa isso por conta do mundo!). O evangelho de Cristo deve ser acessível, amável e de fácil compreensão.

    Nunca fui fã desses carnavais com seus trios elétricos e nem muito fã desses CarnaGOSPEIS. Mas uma coisa é certa: eu posso distribuir literaturas no meio do Galo da Madrugada sem me preocupar. Deus é testemunha!

    Tenho uns amigos que todo ano eles evangelizam no Recife Antigo. Não usam trios elétricos; evangelizam através da arte da pregação por meio do teatro de rua, grupo de tambores e evangelismo pessoal.

    NÃO É A QUESTÃO DE DIZER SE É CERTO OU ERRADO EVANGELIZAR NO CARNAVAL. MAS DE COMO EVANGELIZAR.

    ...Peace!!!

    ResponderExcluir
  25. O engraçado é que alguém aí em cima disse: "se você perguntar a maioria dos irmãos do Projeto, eles vão te responder que a vida deles em todos os sentidos melhorou,INCLUSIVE FINANCEIRAMENTE"

    agora pergunte como? Passando a perna nos outros.

    A grande maioria faz isso! Diz louvo a Deus e tem um pacto com o diabo.

    Nada Mais!

    ResponderExcluir
  26. Alguns irmãso precisam entender que há DIVERSIDADE NO CORPO DE CRISTO! Alguns "comem carne" e entendem que podem evangelizar no Carnaval. Outros, no seu costume, preferem sair num retiro e evangelizar pessoas no Interior. Quem "come" não julgue quem "não come" pois Deus o recebeu por seu!! Romanos 14.3

    ResponderExcluir
  27. Este trabalho posso dizer, é realmente sério, não há baderna ou auto promoção, o que é feito é para Cristo e todos os envolvidos buscam muito a Deus antes de poder sair no bloco. Já fiz parte desta igreja e já saí no cordão de isolamento e bateria.

    Uma pena o Pastor Ezequiel ter entrado no modismo do lance de "apostolo" entre outras coisas erradas que me fizeram deixar esta igreja. Entretanto, isso não desabona o trabalho feito pelos irmãos que estão ali de coração e ligados em Deus. A prova disso são realmente os frutos, conheci mendigos da rio branco que se converteram e Deus os tirou das ruas, foi o que posso dizer "saqueamos o inferno".

    ResponderExcluir
  28. O Tio Pedro da Jocum Contagem tem o bloco Jesus Bom a Beça desde 1998. Novidade nenhuma essa aí.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item