681818171876702
Loading...

Carta Aberta do Rei Momo às Igrejas



Hermes C. Fernandes

Gostaria de expressar minha gratidão por deixarem a cidade inteiramente entregue ao meu reinado. Acho que refugiar-se num retiro foi a melhor coisa que vocês poderiam fazer durante o período carnavalesco.

Estou muito à vontade. Não se preocupem com as almas perdidas, eu cuidarei de cada uma delas pessoalmente, garantindo-lhes muita folia, seguida de tristeza sem fim. Confetes sucedidos de cinzas, fantasias em vez de vestes de louvor, espírito abatido em vez de alegria perene.
Eu deveria condecorar vocês! Seus pastores são meus heróis. O que seria do carnaval se vocês continuassem por aqui, nos importunando, com suas igrejas abertas para receber meus súditos? Prefiro vê-las com as portas fechadas... assim, pelo menos, tenho a cidade inteira ao meu dispor.
Desejo que vocês se divirtam durante o retiro. Ouço dizer que alguns de vocês aproveitam para aprontar as suas... Já até liberei alguns enviados especiais para garantir certa medida de libertinagem lá.
Meninos... comportem-se! Ou pelo menos, finjam isso.
Às vezes penso que a diferença entre meus súditos e eles é que meus súditos tiram as máscaras durante o carnaval, eles não.
Parabenizem seus líderes! Muitos deles me desdenham, mas servem ao meu primo Mamom. Ou vocês nunca pararam pra pensar que é mais barato pular carnaval do que pagar por um retiro desses?
Ah... já ia me esquecendo. Agradeço também àqueles que montaram seus próprios blocos, segundo eles, com o propósito de evangelizar durante a minha festa. Bobos esses meninos! Eles têm mais de trezentos dias do ano para isso, mas preferem colocar o bloco na rua justamente quando ninguém está disposto a ouvi-los. Muitos deles aproveitam a boa justificativa pra matar saudade do mundo...
Tem uns chatos aqui que insistem em manter a igreja aberta, e ficam de plantão para atender aos foliões... Quem eles pensam que são? Ousam desafiar o meu reinado? Eles caminham pelas avenidas esboçando um olhar misericordioso e um sorriso discreto. Agem como se fossem agentes secretos de outro reino invadindo meu domínio. Preciso tomar cuidado com esses, pois são perigosos, subversivos e extremamente nocivos.


Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah
Apologética 168595278182664668

Postar um comentário

  1. Hermes,

    Esta carta do rei Momo revela sua visão sobre que comportamento a igreja deve assumir no período carnavalesco.

    Não concordo com bloco gospi (como escreveria). Estou de acordo com você neste quesito.

    Já quanto ao retiro espiritual não vejo como uma fuga, um abandono ao próprio azar dos foliantes. Vejo como uma das poucas oportunidades que se há durante o ano de promover um momento como este alcançando a muito mais gente do que em qualquer período do ano. Particularmente busco deslocar as datas de retiro para outros feriados, mas sempre compromete a participação de muitos que ficam impedidos.

    Não sei se o contexto de Fortaleza-Ce nos dá esta visão diferenciada. Já que aqui é um bom lugar para quem não gosta de folia. A cidade fica quase fatasma.

    Apesar disto nossas igrejas continuam na ativa, mesmo se tivesse retiro, há um grupo que como em suas palavras ficam de plantão. Nunca ousamos fechar a porta nesta ocasião.

    Lamento muito quando boa parte dos líderes inventam retiros espirituais sob a motivação de guardar as pessoas da tentação do Carnaval. Esquecem que ao levar as pessoas a cobiça vai junta dentro dos corações.

    Mas compreendo sua leitura do comportamento atual das igrejas. Valeu o texto.

    ResponderExcluir
  2. Endosso 100% Na hora mais necessária metem o sal no saleiro, ops no retiro...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi muito bem, mas acho que todo mundo aqui é contra retiro... A motivação pode, ás vezes, ser errada: sair das cidades onde o pecado reina, mas sabemos muito bem que os retiros são encontro de pessoas pecadoras... Radical essa visão totalmente contrária aos retiros... se Jesus sempre pregou que o amor entre os os seus é um sinal do Seu reino; alguns retiros são oportunidades únicas de passar alguns dias em comunhão com a igreja. Bem acho que precisamos encontrar um meio termo: retiro com ações evangelísticas. Um vez escutei o Marcelo Gualberto dizer de uma ação de oferecer água grátis aos foliões e aproveitavam para oferecer o rio de água viva..... vamos tentar...

    ResponderExcluir
  4. Gostei do artigo. A IBCA, desde 2001, não realiza retiro no carnaval. Realizamos evangelismo próximo aos coretos e nas madrugadas de desfile junto com o grupo da PIB do RJ.
    Evitamos também formar blocos pois, na verdade, reforçam os desfiles. Convido a ler alguns artigos sobre o carnaval no meu blog: http://jairwpr.wordpress.com/.

    G/P
    Jair

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amigos do Genizah,

    A idéia é exatamente esta...
    Retiro é retira-se de algo...
    Como estamos falando de uma batalha espiritual, onde nós somos o Exército de Cristo, isto significaria que o Exército de Cristo se retirou da batalha e entregou os campos ao exército inimigo e às potestades dominantes.

    Por outro lado, bloquinho de Carnaval Gospi não dá para engolir, é o Mundanismo invadindo a Igreja, ou alguém acha que os foliões terão paciência e sobriedade para compreender qual mensagem está sendo passada naquele bloco?

    Eles só vão saber é que os "gospi" da igreja tal, também fizeram seu bloquinho meia-boca e compartilham da idéia do carnaval.

    Lembre-se, temos que ser SAL e LUZ o tempo todo!

    ResponderExcluir
  6. As coisas não precisam ser excludentes - e não são. A Igreja pode promover retiros e pode evangelizar durante o carnaval, e podem manter cultos, e muitas outras coisas. Talvez o problema esteja em nossa forma individualista de pensar. De certo que ´eu´ não posso estar em um retiro e evangelizar à entrada de um clube. Mas a Igreja é composta por aqueles que, já maduros na fé, suportam o período de ´folia´ sem sucumbirem à tentação e é formada também por aqueles que precisam se retirar (ou mesmo que preferem se retirar). ´Eu´ não posso estar em dois lugares, mas ´nós´ podemos, e enquanto membros diferentes, de um mesmo Corpo, acho que é isso que se espera de ´nós´, não?!
    João Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Pior do que abrir a igreja, ir ao retiro ou formar blocos, é acreditar que o que faz é o melhor. Deprimente ver este tipo de visão arrogante, onde o que deveria ser feito é o que EU faço, afinal, sou EU, então...

    Deus manifesta sua graça de muitas formas. Retiros podem ser refúgios de crentes covardes, mas podem ser reuniões de reciclagem espiritual, que servirão como fator transformador na vida dos que lá estão. Blocos podem ser uma expressão carnal e sem propósito, mas podem ser uma forma única de comunicar o amor de Deus de uma maneira que você não tem coragem, e critica exatamente por isso - porque não é seu estilo, e isso te intimida. Não deveria ser assim. Deveríamos ficar felizes como mãos quando encontramos alguém disposto a ser joelho. É o corpo de Cristo se completando.

    E Igrejas abertas? Podem ser um lugar de resgate, uma atitude de "eis-me aqui", mas também pode ser mera religiosidade de quem fica esperando que os peixes caiam dentro do barco. Quem inventou o evangelho do "venham ao templo"?

    O que vamos fazer no carnaval é irrelevante. Somos igreja o ano inteiro. Só temos tempo pra discutir o que faremo no carnaval porque antes dele não estávamos fazendo nada pelo Reino de Deus. Se temos tempo para discussões bobas é porque não estamos ocupados consolidando um novo crente, discipulando um irmão, então, sobre tempo pra picuinhas.

    As pessoas que estão no carnaval e que você quer que entrem na sua igreja em plena noite de folia, não vieram de marte ou outra dimensão. São as pessoas com quem você trabalha, seus vizinhos, amigos e familiares. Se você não faz diferença na vida deles o ano todo, amigo, nem retiro, nem bloco nem igreja aberta - arrependa-se!

    ResponderExcluir
  8. Evangelismo...

    Creio que o evangelismo eficaz é aquele que pregamos todos os dias com nossas vidas. Já participei de atos com a JOCUM no carnaval, e não desprezo tal prática, pois, dentro do "habitual costumeiro do dia a dia", de fato é interessante, porém, não acredito que os "retiros" de carnaval sejam uma simples oportunidade de "retirar-se do mal"... isso é balela de pastor mal fundamentado, ou em alguns casos, "pastor" mal intencionado (o que é grande maioria em nossos dias, para nossa tristeza)...
    Porém, creio que o retiro de carnaval, acampamento, ou seja lá qual for o nome que se dê, é uma excelente oportunidade de estar junto com outros irmãos... uma excelente oportunidade de ter um bom descanso também (quem não adora aquelas comidas maravilhosas, as tardes livres com piscina, futebol e volêi, sem falar nas noites, ao lado de uma fogueira tocando violão e cantando alguma música antiga 'ensinada pelos antigos') ... este significado de retiro de carnaval não deve ser esquecido e tão pouco menosprezado! Abraços à todos!

    ResponderExcluir
  9. Falar que nao tem data? Poxa isso nãp é desculpa ! Temos muitas datas que podemos fazer acampamentos, podemos pegar uma sexta de noite, sabado e domingo ..! Podemos fazer isto varias vezes no ano. Desculpa, mas data não é desculpa!

    Juninho

    ResponderExcluir
  10. A coisa mais non sense que pode existir são os tais blocos carnagospels com o pretexto de evangelizar, seria o mesmo que uma escola de samba levar p/ a avenida um mestre-sala pregador com a bíblia aberta na mão.
    Que acordo há entre os reinos da luz e das trevas? Nenhum.

    ResponderExcluir
  11. A gente não tem que andar 'segundo o carnaval".
    Igreja aberta, povo!
    Paz e tinta!

    ResponderExcluir
  12. Se observarem há uma certa contradição nesta carta... critica quem fecha as portas das igrejas pra se retirar, mas também critica quem vai pra rua evangelizar...

    Bom como a carta é do Rei da MENTIRA mesmo então tá tudo certo... rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  13. desculpem se a falha é minha, mas não encontro mais a matéria sobre o bispo da renascer que se tornou diretor de bateria de escola de samba?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item