681818171876702
Loading...

A indústria do Carnaval e o seu Lado Devassa


 Alan Brizotti


Não é de hoje que já não existem festas legítimas: tudo é pretexto para o lucro!

O Carnaval não é cultura, não é diversão, nem brincadeira. É lucro, mercado, faturamento. Somente os muito iludidos ainda acreditam na fantasia (palavrinha constante nessa época), na "alegria" e no divertimento. O restante mais lúcido do mundo sabe que a palavra de ordem não é "alegria", mas prazer.

Rubem Alves faz uma distinção perfeita entre prazer e alegria:

"Prazer é a experiência do orgasmo puro. Pode ser produzido até por masturbação. Alegria é o que sente o amante na simples memória do rosto da pessoa amada. O orgasmo, como todas as experiências de prazer, uma vez acontecido, esgota-se. Não se deseja mais. Prazer é descarga. A alegria, ao contrário, não se cansa. A alegria, pela simples memória do rosto da pessoa amada, continua suavemente. A alegria é a experiência de união com o objeto amado. O prazer tem a ver com o corpo, e só. A alegria, ao contrário, é uma experiência de amor: o corpo em harmonia com o mundo".

Por isso acredito muito no que disse A W Tozer: "Há mais restauradora alegria em cinco minutos de adoração do que em cinco noites de folia".

O Carnaval é o perfeito retrato do capitalismo selvagem, tão odiado pelas "esquerdas" do mundo: de um lado os "foliões" e sua in$anidade desvairada, do outro, os figurões da grana, a indústria, o mercado, Mamom e seus sacerdotes, fazendo de tudo para tontear as cabeças a fim de esvaziarem os bolsos.

Até a Sandy virou garota-propaganda de uma cerveja chamada "Devassa", numa jogada de marketing que retrata perfeitamente os intentos da indústria do Carnaval: por dinheiro, qualquer um devassa. De tanto "pular" no Carnaval, os cérebros escorrem junto com o suor das avenidas.

Na Bahia é Carnaval o ano inteiro (inclusive com o tal "caranaval fora de época"). No eixo Rio-São Paulo é a paradoxal "escola de samba", que deveria se chamar escola-onde-seu-dinheiro-samba. Nos outros Estados, longe do olhar voluptoso das grandes agências do marketing e sua divisão de Brasis (o rico no sul e sudeste, e o resto pobre), fica um filhote híbrido de "cultura" local com a multidão perdida entre os que sobem e descem as ladeiras da inutilidade.

Não preciso nem dizer que o "mundo evangélico" (expressão extremamente correta: mundo mesmo!) sonhando com a grana arrecadada no Carnaval, tenta emplacar nos nossos quintais um "carnaval de Jesus", com escolas de samba imbecilizadas ou blocos carnavalescos carentes de senso, lugar e lógica. Ninguém merece!

A quarta-feira só é de cinzas para quem matou o salário na avenida, porque para os barões da mídia e do mercado, é um dia glorioso, onde mais uma vez, a trindade substituta funcionou perfeitamente: dinheiro, poder e sexo. O resultado dessa mistura é sempre o mesmo: o ano, agora, vai começar.

E ainda tem gente cantando: "não deixe o sambe morrer, não deixe o samba acabar..." Enquanto houver dinheiro nos bolsos, o samba não morre, quem morre é o sambista.



Alan Brizotti, rasgando fantasias no Genizah
Artigos 1972243591364398890

Postar um comentário

  1. Qual a obra de Rubem Alves que vocês citaram neste post? Põe aí! vlw

    Muito bom o texto! Concordo!

    ResponderExcluir
  2. Editorial sobre o carnaval: http://www.youtube.com/watch?v=xY2BSJ6Xttg&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    A obra do Rubem Alves é "Variações sobre o prazer" (Ed. Planeta, SP, 2011) p. 118. Pode comprar que é bom!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. A estrutura crítica do texto e do pensamento até que faz algum sentido, porém se perde nas indagações e sugestionamentos para um outro extremo. O Fato é que o mesmo pode tender a um aparente "radicalismo" que se choca com princípios, CULTURAS e pontos de vista. Se tudo é pretexto pra lucro, posso pensar que tudo é pretexto pra crítica. Quem pode afirmar que a Sandy fez isso SÓ por dinheiro? porque não reconhecer como sendo uma BRILHANTE obra de uma equipe de PUBLICIDADE, que teve uma idéia GENIAL, qual a dificuldade em reconhecer isso? não estou discordando da parte mercadológica, apenas mostrando que podemos ver a vida com mais sutileza... quanto aos PRAZERES.. quem vive sem eles? lógico que a ALEGRIA,embora muita das vezes utópica, é sim essencial,eu sei, mas a frase : "Há mais restauradora alegria em cinco minutos de adoração do que em cinco noites de folia". pode ter seu paradoxo, pois para MUITOS pode ser "Há mais restauradora alegria em cinco minutos de FOLIA do que em cinco noites de VIGÍLIA"... a questão é que A MODERAÇÃO EM TUDO É BOA... inclusive nas críticas. Grande Abraço! http://huma-nus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OLá!!!
    Falando em carnaval...
    Ouvi no rádio uma notícia de que a Bola de Neve vai sair com uma escola ou bloco "sei lá" neste carnaval. Vai sair com músicas de louvor e tal e coisa... Não sei se estou ficando muito radical ou se sempre fui mesmo e quero continuar sendo, mas a notícia me deu arrepios de tal forma que acho que fechei ouvidos e coração para as explicações santas e doces dadas pelo pastor entrevistado tentando justificar sua fabulosa iniciativa. Agora mais calma, por favor, me ajudem a entender melhor o valor de tal ação? Não quero contra apenas por ser contra e nem a favor só porque parece legal... Mas não estou conseguindo ver Jesus acompanhando o carnaval num bloco onde a diferença são as letras das músicas, o teor de álcool das bebidas, e talvez o figurino para mostrar pro pessoal que a gente pode ser divertir sem beber e tal... e a mensagem da cruz??? Bom, talvez eu não tenha MESMO prestado atenção na proposta do pastor ou eu esteja precisando ler muito mais a Biblia (fora de discussão: ler mais a Bíblia eu estou mesmo, e orar também... alías, minha vida com Deus é assunto pra outra hora).

    Gosto MUITO desse lugar aqui!
    Té mais!

    ResponderExcluir
  6. Quanta verdade há nesse texto! E até Sandy se vendeu neste carnaval, entregando por dinheiro sua imagem de meiguice e comportada tanto explorada pela mídia!

    ResponderExcluir
  7. Durante o Carnaval, os principais crimes cometidos são de assassinato, crimes de trânsito, pequenos roubos.

    Depois do carnaval, o principal crime cometido é o de Aborto, assassinato, e não estou falando das mães.

    Deus tenha Misericórdia de todos NÓS.

    ResponderExcluir
  8. MELHOR TEXTO Q EU LI AKI ATÉ HJ
    PARABENS

    ResponderExcluir
  9. O hospital D.Pedro II, em Santa Cruz, RJ, incendiou o subsolo (curto circuito elétrico) e decidiram fecha-lo, deixando toda uma população de quase 100 mil pessoas sem cuidados médicos em toda a região. Os barracões de algumas escolas de samba incendiaram e o mesmo governo do RJ que fechou o hospital meses antes tem milhões para "emprestar" (na realidade dar) para as ditas escolas de samba recompor suas alegorias queimadas no incêndio... É brincadeira... E o povo morrendo com falta de médicos e hospitais e de raiva...

    ResponderExcluir
  10. O CULPADO SEMPRE É O CARNAVAL!!COITADO DELE... RSSSS

    ResponderExcluir
  11. A "esquerda" odeia o capitalismo selvagem? Acho que há um engano aí...
    A esquerda "diz" que odeia o capitalismo selvagem, mas sabe muito bem se esbaldar nos seus frutos...
    Vejamos o exemplo de Fidel, Lula, Chaves e outros tantos "esquerdistas" que pregam uma coisa, mas mantém contas abarrotadas do vil metal. Por que não abrem mão de suas fortunas para viver aquilo que pregam? Socialismo bom é socialismo nos olhos dos outros...

    Outro problema com o texto é achar que os capitalistas são os vilões e que aqueles que usufruem dos supostos prazeres, o fazem em total inocência. As pessoas não precisam ser tuteladas, cada um sabe muito bem o que faz. Cada um sabe exatamente como deve gastar os seus bens. Assim como na tentação, a decisão sempre cabe a cada um. Só é explorado comercialmente quem quer. Não há Sandy que faça eu gastar o meu dinheiro com "Devassas"

    ResponderExcluir
  12. Eita!
    Passou a vida inteira se negando e agora achou bacana a forma como seria o comercial com ela. Devassa mesmo. O mundo tá perdido! hehehe

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item