681818171876702
Loading...

Caio Fábio, Gondim e a ausência da cruz


Alan Brizotti

Escrevo esse post sob uma profunda dor. Dois homens que sempre admirei, que me ajudaram a formar teologia, a pensar, agora transformam-se em gladiadores verbais viciados na adrenalina da "última palavra".  (**)

Numa atmosfera de oração e contrição, escrevo o que deve tornar-se para mim uma advertência: fui chamado por Deus, não para pregar uma ideologia, mas O Evangelho!

Nos discursos de ambos, ultimamente, notei a perigosa ausência da cruz. Isso é grave sintoma: se a cruz desaperecer de nossa teologia, perdemos o referencial do Deus Servo, do Deus que salva. Perdemos o verdadeiro Deus e passamos a criar conceitos a serem devassados.

John MacArthur, em seu novo livro, "O evangelho segundo os apóstolos" (Fiel), cita o que A W Tozer, profundamente, deixou marcado em seu ministério (p. 270, 271): 

"A cruz é a coisa mais revolucionária que já apareceu entre os homens. A cruz dos tempos romanos não sabia o que era fazer acordos; nunca fez concessões. Ela vencia todas as suas discussões matando seu oponente e silenciando-o para sempre. Não poupou a Cristo, mas assassinou-o violentamente como o fez aos demais. Ele estava vivo quando o penduraram naquela cruz e completamente morto quando o retiraram dali, seis horas depois. Isso era a cruz na primeira vez em que apareceu na história cristã...

A cruz sempre cumpre sua finalidade destruindo um padrão estabelecido, o da vítima, e criando outro padrão, o seu próprio. Assim, as coisas sempre saem como ela quer. Ela vence ao derrotar seu oponente e impor sua vontade sobre ele. A cruz sempre domina. Nunca entra em acordos, nunca faz trocas nem concessões, nunca cede um ponto a favor da paz. Ela não se importa com a paz; importa-se apenas em terminar mais rapidamente possível a oposição contra ela.

Com perfeito conhecimento de tudo isso, Cristo disse: 'Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me'. Então, a cruz não somente trouxe um fim à vida de Cristo, mas também à primeira vida, a vida velha, de cada um dos seus verdadeiros seguidores. A cruz destrói o padrão antigo, o padrão de Adão, na vida do crente e o traz a um fim. Então, o Deus que ressuscitou Cristo dos mortos, ressuscita o crente, e uma nova vida começa.

Isso, e nada menos, é o verdadeiro cristianismo.

Devemos fazer algo em relação à cruz. E só podemos fazer uma de duas coisas - fugir da cruz, ou morrer nela"

Minha oração por eles e por nós - todos nós - é que nunca percamos de vista a cruz. Dela a gente aprende o perdão pelos que pecaram (como no caso do Caio, que infelizmente a igreja brasileira faz questão de lembrar); aprende também a assumir nossa culpa, nossa máxima culpa. A cruz é minha. Não posso me julgar superior a ninguém. Pela cruz sou marcado. Pela cruz sou servo.

Oremos, irmãos, para que não sejamos marcados por discussões tolas e perdas profundas.



Alan Brizotti é sócio do Genizah






Prática cristã 4186799021293458623

Postar um comentário

  1. Não sei o suficiente acerca do que Ricardo Gondim pensa acerca de Deus e da sua soberania para dizer se concordo ou se discordo (mesmo depois de todo esse rolo.. O que me parece é que ele foi julgado por conta de meia duzia de tweets).

    Agora o Caio Fábio caiu no meu conceito. Algumas pessoas acusaram no de utilizar argumento 'ad hominem', mas não concordo. Isso porque para mim ele não tentou argumentar com o Gondim mas meramente insultá-lo.

    Pode até ser que o Gondim não esteja certo mesmo, mas uma coisa é argumentar e dialogar, outra é ofender, chamar de 'bundão'.

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o Caio deixou de pregar a cruz! Basta assistir seus programas na internet pra ver em suas pregações e palavras que não é verdade; Que ele é um dos poucos líderes com visibilidade midiática que ainda prega a cruz e o arrependimento.
    O fato é que "algumas pessoas" confundem o vocabulário não ortodoxo do Caio com falta de fé, religiosidade ou decoro...
    Precisamos usar uma cartilha pra esculachar os hereges nas suas abominações? É necessário bom mocismo pra advertir e tratar hereges como Gondim? Se for assim, o Genizah e seus seguidores, incluindo a minha pessoa, precisaremos mudar nossa abordagem!

    ResponderExcluir
  3. Sou cristão/crente/evangélico há 30 anos e fico besta de ainda ficar surpreso com a renovação da palavra de Deus na minha vida. Lendo esse post, notei algo que nunca tinha percebido antes... essa palavra de Jesus "Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" se torna mais intrigante porque foi dita antes da crucificação!!! Ou seja, ele disse o que era pra fazer e depois mostrou como se faz. Então, façamos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por nos lembrar da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para nós e nós para o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores artigos já escritos nesse Blog. "Sim eu amo, a mensagem da cruz...."
    Há muito tempo tenho visto essa tendência de alguns pregadores que se transformam em filósofos de tentarem remover "a cruz" do cristianismo.
    Transformando o evangelho em mais uma dessas filosifoas vãs e sem vida que são ensinadas pelas demais religiões e propostas para a existência do homem.
    Que Deus seja contigo Allan
    Com amor em Cristo,
    Pr Giuliano Miotto

    ResponderExcluir
  6. Bom... acho q vcs do genizah teem que tomar uma posição... pq vcs "batem" todo dia em "pastores", "bispos", "apostolos" q fazem coisas erradas aos seus olhos...
    Agora só porque são duas pessoas que vcs gostam vcs vão colocar pano quente...
    Ou vcs acham que só vcs podem julgar??? isso é uma pergunta, não uma acusação...

    ResponderExcluir
  7. Alan,

    Me pareceu que vc queria escrever sobre a cruz. Transcreveu algumas palavras e não disse muita coisa. Não tinha como ligar o teu assunto ao do Caio Fábio (em evidência hj), mas postou assim mesmo, sem conexão.
    Só que o que vc diz faz com que pessoas achem que é isso mesmo e agora farão juízo sobre o que vc diz. Pode-se considerar uma irresponsabilidade, mas vc está no teu blog.
    Não tem ouvido as msgs do Caio e nem do Ricardo, o que ficou evidente, pq eu as ouço.

    O tom de piedade mostra essa coisa de querer ter a última palavra.

    Não, eles não suprimiram a cruz de suas msgs.
    Não, eles não são gladiadores verbais, pq para uma briga temos de pressupor no mínimo 2. E vemos somente um (Caio) falando DO Ricardo e não COM o Ricardo que só foi citado.

    Sou leitor de vcs e acho que todos temos de ter nossas próprias leituras da vida e respeitar outras leituras, mas é preciso ser mais responsável quando lido com a vida das pessoas. A impressão é de capitalização sobre o alheio. Me desculpe se não é a tua intenção. Outra vez: me desculpe!
    Eu nem te conheço, portanto não tenho nada pessoal contra vc, mas o que escreveu sobre a cruz, poderia ser somente um texto sobre a cruz e seria completo.

    abç

    ResponderExcluir
  8. se o Caio não prega a mensagem da Cruz então não sei quem é que prega ou então as mensagens que ouço dele deve ser de um outro tipo de cruz e de outro jesuiz. O problema é que a hipocrisia da igreja evangélica não consegue perdoar o Caio que já foi perdoado na Cruz!

    ResponderExcluir
  9. Diego,

    O Genizah não é pasteurizado e nem tem viseira de burro. Há os editores e diversos sócios e colaboradores. As opiniões sobre os dois personagens são DIVERSAS.

    Quanto a interpretação de texto, o autor deixa claro que gosta dos dois, mas percebe em suas altercações recentes indícios de distanciamento da Cruz.

    Qto a dois pesos e duas medidas, o simples fato de colocarmos o vídeo deixa clara a nossa imparcialidade.

    Quanto a não apontar um "vencedor", acho desnecessário.

    Eu acho o teismo aberto despresivel, mas não tenho nada contra o autor. Contudo, se você procurar nas 3.000 postagens deste blog não irá encontrar nennhum texto do Gondim. Mas reconheço que ele tem outras coisas legais.

    Já em relação ao Caio, eu gosto de muita coisa que ele escreveu e escreve, mas não gosto de outras e percebo que recai sobre ele um ódio danado.

    ResponderExcluir
  10. Queridos
    O Ap.Paulo nos diz: retenha o que é bom. Infelizmente na minha peneira de retenção esta cada vez mais difícil reter alguma coisa. A peneira esta estreita e nem assim consigo reter um número suficiente de coisas boas vinda da boca dos "homens" que falam "da parte de Deus”. A única alternativa e com toda a certeza a melhor, é ler o evangelho (NT) ou olhar o sorriso inocente de uma criança, pq delas é feito o Reino dos Céus. MARANATA!
    Paz e Amor!!!

    EDison F.S.Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Eu só achei estranho o fato do Caio Fabio ficar tão irritado com este assunto. Ele mesmo tem um artigo no site dele com o título: "TEOLOGIA RELACIONAL: a inútil discussão acerca de Deus", e no final termina com "Nele, que jamais se ocuparia com tais coisas, como de fato, tendo todas as chances, não o fez," ....

    Era pra ter ignorado.

    ResponderExcluir
  12. Não sou a favor de Caio ou Gondim, sou gente do Reino, mas fico indignado quando ouço heresias propagadas por um lider (Gondim) que se diz cristão mas duvida da soberania de Deus. Concordo que o Caio exagerou ao chamar Gondim de "bundão",mas, fala sério, dá vontade de dar umas varadas bíblicas num cara desses. Antes de condenarmos o Caio, temos que lembrar que Jesus também disse poucas e boas aos religiosos da época, "serpentes, hipócritas, raça de víboras...". Paulo então nem se fala, repreendia na cara e citava os nomes. Povo querido de Deus, defender a verdade do Evangelho faz parte das boas novas que devemos anunciar. A verdade liberta. Graça e Paz

    ResponderExcluir
  13. Tirar a cruz do evangelho é tirar as cores secundarias de um arco-íris, continua arco-íris, porém sem vida. Como definiu Bonhoeffer um missionário que foi morto nos campos de concentrações “ graça barata é como graça sem cruz”

    Alan

    ResponderExcluir
  14. retira ai a palavra bundão, e me diga o que que caio fabio falou de errado?

    veja isaías 45

    Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
    Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.

    Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
    Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

    Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?

    ResponderExcluir
  15. Sou um decepcionado admirador de ambos de longa data. O que fica de toda essa discussão são as sábias palavras de Salomão: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade". Discussão vazia, tola e improdutiva. O que ambos querem é parecer cada um mais sábio que o outro. E se esquecem de mais uma máxima do grande rei: "O tolo calado, sábio parece..."

    ResponderExcluir
  16. Alan,

    Do Caio vc só deve estar vendo os vídeos mais "polêmicos" no youtube....pegue qualquer mensagem dele, vc verá que o que ele só faz e pregar sobre a Cruz, a pratica do evangelho conforme Jesus..etc.

    Não é nem questão de opinião, é fato. Veja se estou errado e escreva.

    Tive a oportunidade de caminhar mais perto do Caio, por conta do caminho da graça. Posso afirmar que ele é um surtado pelo evangelho e com isso quero dizer que ele é um cara que não liga pra imagem, reputação....ele banca a sua consciência. Como ele diz, "já morri 1 vez (98) e vi o meu funeral". Durma com esse barulho.

    Reparem uma coisa, até hoje, ninguém rebateu o Caio, há tentativas de desqualifica-lo, mas nenhum desses, diz: é mentira o q e ele fala, ou vou te processar, ou alguma contestação do tipo.

    ResponderExcluir
  17. Caio Fabio gosta mesmo é de IBOPE, quer estar na midia nao importa como, desde o fim do seu estatus quando aldulterou, ela vem com essa sede de vingança contra os que ficaram no "Topo" vamos dizer assim e agora busca subir a todo custo, até mesmo se for preciso cuspir no prato que comeu, ou no prato que dividiu junto com seu eterno amigo (em outras epocas ele falava isso) Gondim.

    O reino precisa mudar, mas não com pessoas como Caio e Godim que so querem saciar seu ego proprio motivados por vingança, tem muita gente boa como Neil Barreto e Zé Bruno, que nao tem um coração maculado pelo odio pessoal contra os lideres religiosos.

    Grande Abraço
    Cordialmente em Cristo

    ResponderExcluir
  18. É de se rir mesmo.
    Dizer que o pastor Ricardo Gondim afastou a cruz de seu discurso!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Voce conhece este homem pessoalmente?
    Mostrou a ele suas impressões antes de postar no blog do Genizah?

    Não vou polemizar, digo apenas:
    Ouça as ministrações de Ricardo Gondim, o youtube esta cheio delas. Vá assistir um culto na Ass. de Deus Betesda. Mande um email pra ele. Garanto que o Pastor Ricardo Gondim terá imenso prazer em conversar com voce ou lhe responder.

    Não quero depreciar o valor do site genizah, nem das pessoas que aqui manifestam suas opniões.
    Mas para este post, nada, nada mesmo, vale -1.

    Pr. Samuel Pacheco.
    leitor do site genizah

    ResponderExcluir
  19. Cruz? Pensava eu, inocentemente, que Cristo veio a Terra pra anunciar o Reino de Deus. Dando uma analisa no evangelho, me parece que ele fala do Reino de Deus o tempo todo. A cruz não foi o instrumento usado para matá-lo? Ah sim, "A mensagem da cruz": Está consumado! Essa foi a mensagem proclamada lá da CRUZ. É a mensagem de um REI não de uma cruz. Sim, eu amo essa mensagem...

    ResponderExcluir
  20. Bom, este post de fato foi uma mistura de nada com coisa nenhuma, o Alan percebe um certo distanciamento do caio com relação a Cruz? Então escreva um post explicando como chegou a essa conclusão, mas faça isso apenas depois de ler e reler um dos livros recentes do caio chamado o caminho do discípulo, isso evitaria um post irresponsável como este.

    ResponderExcluir
  21. Texto citado muito bom, desejo ser fiel a cruz. Até o fim...

    ResponderExcluir
  22. Meu querido irmão, aconselho-o a ler e a ouvir mais sobre os dois personagens citados em seu texto (Caio e Gondim). Não se apegue a superficialidade, vá fundo. Se aquilo não é pregar o supra sumo do Evangelho, eu não sei mais o que é!

    ResponderExcluir
  23. Afff, falar que Caio não prega cruz nos dá convicção de que o cara não tem intimidade nenhuma com o discurso dele, pois eu nunca ví uma pessoa falar mais da cruz do que ele. Mais um cara que fala de Caio sem conhecer de fato.

    ResponderExcluir
  24. Exato, acho que ouvindo ou lendo sobre "O caminho do discípulo", teria uma visão totalmente diferente sobre o Caio. Quanto ao vício da última palavra, atira a primeira pedra o crente que não tem, conheço pouquíssimos, ainda mais quando se tem algo a dizer como tem o Caio. Ah tá, mas ele pecou com o "pipi" então isto é imperdoável para os hipócritas.

    ResponderExcluir
  25. Os dois maiores despirocados da fé no Brasil e seus ardorosos seguidores chiitas. Deus me livre e guarde destes dois e de seus prosélitos defensores chiitas !!!

    ResponderExcluir
  26. Os dois maiores despirocados da fé no Brasil e seus raivosos e indignaodos prosélitos seguidores chiitas!
    Os próselitos seguidores de ambos parecem ter o mesmo fervor dos radicais mulçumanos,dos militantes gays e dos petralhas!
    Deus me livre de ambos, seus gurus e seus seguidores!

    obs.:dá pra salvar algumas coisas de ambos? Sim dá! Mas na real ... são os dois maiores despirocados da fé atualmente no Brasil !!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item