681818171876702
Loading...

Ronaldo Fenômeno: Vaidade de vaidades, tudo é vã-idade.

  

Alan Brizotti

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade" (Eclesiastes 1. 2)


A melhor tradução para esse desabafo do Pregador seria: "tudo é ilusão; névoa de nada". Eclesiastes é a expressão clássica do tédio profundo, a anatomia do absurdo, a fotografia do vazio. É o olhar que enxerga na vida o que fica oculto sob pesada maquiagem. É o gosto amargo que se disfarça no açúcar desvairado da poesia.

Jean-Paul Sartre, em seu livro "A Náusea" define bem esse sentimento na fala de um personagem: "O domingo que passou deixou um gosto de cinzas. (...) O vento traz de longe o barulho de uma sirene. (...) Eu, vago sozinho pela cidade vazia, como uma tropa de um homem só". Névoa, nada, ilusório, transitório, inútil... Isso é a vida sem disfarces.

"Perdi para o meu corpo". Essa foi a frase de Ronaldo. Gênio da bola que aposentou-se em meio a um turbilhão de sensações. Fotógrafos, jornalistas, emissoras de tv do mundo inteiro acotovelando-se em busca de registrar o inevitável: a gente perde para o corpo! O nome disso é: tempo! Eclesiastes capítulo três disseca bem essa quimera. O tempo é implacável. Ele joga mais do que qualquer Ronaldo...

Quando assisti a entrevista do "Fenômeno", observei cuidadosamente a mistura de sensações: lágrimas, sorrisos, flashes, silêncio, explicações... Tentativas pífias de driblar o óbvio: perdemos para o tempo. Apelidamos essa batalha perdida com vários eufemismos: aposentadoria, tempo para refletir, descanso merecido, férias... Dói saber que o tempo rasga a página da história em que nossos nomes envelhecem. Pálidos, tomamos a frente em arrogância infantil: "resolvi parar". Será?

Uma certeza tenho: o Eclesiastes é meu. Fala pra mim. Abala minhas bases. Perco para o meu corpo. Perco para o Tempo. Perco porque perdas fazem parte essencial da pedagogia da vida. O fim de uns é o começo de outros. O ciclo da existência passa pela estação do renascimento. Não tenho a ilusão de durar para sempre. As cortinas que se abrem, também se fecham.

Uma chave é virada na fechadura da história: durmo "fenômeno" num dia, acordo "ex" no outro. Às vezes, domingos ganham o sabor nervoso da segunda-feira.

"Vaidade de vaidades, tudo é vã-idade".
Alan Brizotti entrega seu time aqui no Genizah
Comportamento 4239909730897166369

Postar um comentário

  1. Muito legal a reflexão...
    O Eclesiastes é de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre meu amor e suas análises filosóficas. Amo suas loucuras, amo tudo q você escreve, amo muito você!!!!

    ResponderExcluir
  3. A dura realidade que muitos nao querem enfrentar, a velhice, algo que deveria ser almejado por todos, mas, em uma sociedade tao futil e superflua "perder" a aparência ou mostrar as marcas do tempo fazem tais pessoas terem pesadelos diários. Bom é confiar em Deus, sabendo por certo que a salvação por Ele nos dada é viva, abundante e alegre, fazendo-nos transpassar todas as barreiras, inclusive a do tempo.

    ResponderExcluir
  4. Erabézio Alves de Almeida18 de fevereiro de 2011 às 12:48

    O texto ficou ótimo, mas o seu café, provavelmente, não. Regra básica para se fazer um bom café: Nunca deixe a água ferver. Não Freud, mas a Química explica.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre meu amor e suas análises filosóficas. Amo suas loucuras, amo tudo q vc escreve,amo muito vc!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Caraca! Que texto massa! Muito importante essa reflexão, eis o motivo de aproveitarmos o hoje da melhor maneira possível fazendo a vontade de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Desculpem, mas não olho dessa forma essa "aposentadoria" do Ronaldo, nem o texto blogado. Não que eu discorde dos textos bíblicos de Eclesiastes. O que penso, de uma forma bem simples, é que tudo isso não passa é de jogada de Marketting. Essa "emoção toda", a fala de Ronaldo, todo esse discurso e sensacionalismo. Pois há uma finalidade maior pra toda essa historinha: O povo continuar idolatrando o Ronaldo, como uma espécie de mártire, herói, quase um deus... e dar um "desfecho" melodramático, como se Ronaldo fosse uma vítima.
    A finalidade desse discurso e da mídia é simplesmente gerar mais milhoes de dólares para o Ronaldo, que mantém seu IBOPE lá em cima e pra própria mídia que vai ganhando também milhoes, veiculando uma notícia, que pra mim é boba e cheia de hipocrisia! O povo adora idolatrar algumas pessoas como se elas fossem especiais. Paulo tem razão, pois deixam de adorar o criador e passam a adorar a criatura. Dá uma olhadinha em Romanos, cap. 1!!!!
    Esse texto pode passar um ar de espiritualidade e de intelectualidade, mas na verdade só dá mais IBOPE pra idolatria de grande parte do povo, inclusive dos que se dizem cristãos, infelizmente.
    A vida do Ronaldo continua... cada vez mais podre de rico!!! Ora, que a gente envelhece e que o corpo sente, todo mundo já sabe. Mas eu fico é chateado com toda essa hipocrisia da mídia... Ronaldo está bem pra caramba... E daqui a pouco ele está de volta nos gramados (que grande ironia). Já vi essa historinha várias vezes. De repente, anunciam seu retorno, fazem de novo todo esse sensacionalismo só pra dizer que a Fenix ressurgiu das cinzas!
    Mas não vou deixar de aproveitar o texto de Eclesiastes: realmente tudo é vaidade!
    Ass.: Enrico

    ResponderExcluir
  8. Show o texto, muito bom.
    Se a "aposentadoria" do fenômeno foi migué ou não, não sei, mas concordo e sinto na pele a impetuosidade do tempo. Ainda jogo minhas peladas, sábado pela manhã, mas não com o pique que tinha a uns quinze anos atrás, entretanto jogo mais sereno, mais conciente, enfim, o tempo não pára e não perdoa.
    Ou convivemos bem com o que diz em Eclesiastes, ou viveremos inventando ou buscando desculpas.

    ResponderExcluir
  9. Em Eclesiastes ainda: Lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade. E se o viver é Cristo e o morrer é lucro, na medida que esta fábrica de monstros chamada tempo me domina, sei que estou a cada dia mais perto de me encontrar com meu Criador e Senhor, sem mídia nem média.

    Geraldo J Pinheiro
    Curitiba

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item