681818171876702
Loading...

Sugestão de leitura para Sarah Sheeva e Ludmila Feber: Grau de Recompensa no Céu

Com respeito a esta matéria aqui, segue a contribuição dos leitores ao desenvolvimento das amadas irmãs citadas no tema, segundo as Sagradas Escrituras: http://www.genizahvirtual.com/2011/01/favelinha-do-ceu-da-sarah-sheeva.html


Grau de Recompensa no Céu 

Pastor Donald S. Fortner
 Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1 

Muito se fala hoje sobre grau de recompensa no céu. Mesmo homens que alegam crer nas doutrinas da graça parecem determinados a dar algo às obras humanas. Mas, o evangelho da graça de Deus não permite nenhum lugar para o mérito humano. Deus não é devedor do homem. O que ele dá e faz aos homens, nesta vida e na vindoura, é recompensa de pura graça, não de dívida.

Para que algo alegue mérito diante de Deus, deve ser perfeito. A santidade, retidão e justiça infinita de Deus não aceitarão nada menos que a perfeição.

Onde está o homem que alguma vez tenha feito algo que é perfeito aos olhos de Deus? Onde está o homem que tem sido perfeitamente fiel em cada área de sua vida diante de Deus? Quem entre nós confiaria tanto em sua justiça própria, a ponto de desejar que Deus o julgue e recompense com base em suas obras? Nossas lágrimas, nossa fé, e as melhores das nossas boas obras estão tão cheias de pecado que, caso não fossem lavadas no sangue de Cristo, exigiriam a nossa condenação eterna! 

Nossa única aceitação diante de Deus é Cristo. Ele cumpriu perfeitamente cada requerimento da lei de Deus como nosso Representante, e satisfez cada demanda da justiça divina como nosso Substituto. Agora, estando vestidos com sua justiça e lavados em seu sangue, tudo que Deus pode e dará aos homens é nosso, porque estamos em Cristo. “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm. 8:32). Em Cristo, “tudo é vosso” (1Co. 3:22). Quando o Senhor Jesus Cristo nos apresentar irrepreensíveis e inculpáveis diante de Deus (Cl. 1:22), seremos perfeitos, não tendo nenhuma mancha de pecado ou contaminação de enfermidade; e não seremos privados de nenhum bem.

Não leio sobre alegrias secundárias no céu. Nenhum dos eleitos de Deus será colocado no “quartinho dos fundos” de Canaã. Quem quer que tenha inventado a doutrina de grau de recompensa no céu, não conhecia nada do evangelho da livre graça de Deus em Cristo. Há tanto fundamento na Sagrada Escritura para tal doutrina quanto há para a doutrina papal do purgatório, nenhum pouco mais. O ladrão na cruz não tinha nenhuma boa obra, nenhuma vida de fidelidade, e nenhum feito poderoso de autonegação pelos quais pudesse alegar algo diante de Deus. Todavia, ele entrou no céu, foi aceito e recompensado por Deus, exatamente da mesma forma que o apóstolo Paulo, por meio dos méritos de Cristo, nosso Substituto; e sua recompensa foi igualmente plena. Tanto o ladrão como o apóstolo tiveram tudo o que desejavam e tudo o que Deus pode dar – eles tinham tudo de Cristo! Quem deseja mais que isso? Quem pode contentar-se com menos? Cristo é a nossa Recompensa; e Deus não O dá por graus!


Fonte: Monergismo
Dica do Vandim
Teologia Reformada 1482807935338549451

Postar um comentário

  1. Humn, não sei! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Há muitas evidências bíblicas para o galardão, o que não significa que uns terão apenas um "quartinho dos fundos em Canaã". Todos terão vida em abundância, em perfeita harmonia com seu criador, mas não acredito no comunismo celestial, onde tudo e todos serão exatamente iguais. Haverá alguma igualdade substâncial, da qual sem ela não haveria sequer unidade, mas isso não impede a existência de diversos níveis, e outras diversidades. Mas isso são apenas conjecturas do por vir. Alguns falam com convicção da inexistência de recompensa por tudo que se fez em prol da obra de Deus (o que não anula a graça), e outros falam com convicção que haverá recompensa, conforme nossas obras, não para mérito de salvação, mas pala galardão celestial.

    ResponderExcluir
  2. Humn, não sei! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Há muitas evidências bíblicas para o galardão, o que não significa que uns terão apenas um "quartinho dos fundos em Canaã". Todos terão vida em abundância, em perfeita harmonia com seu criador, mas não acredito no comunismo celestial, onde tudo e todos serão exatamente iguais. Haverá alguma igualdade substâncial, da qual sem ela não haveria sequer unidade, mas isso não impede a existência de diversos níveis, e outras diversidades. Mas isso são apenas conjecturas do por vir. Alguns falam com convicção da inexistência de recompensa por tudo que se fez em prol da obra de Deus (o que não anula a graça), e outros falam com convicção que haverá recompensa, conforme nossas obras, não para mérito de salvação, mas pala galardão celestial.

    ResponderExcluir
  3. Como me alegra ler o texto do Pastor Donald S. Fortner.
    Muito obrigado, Danilo, pela pesquisa e divulgação.
    DEUS prossiga te abençoando e te dando coragem para arrancar máscaras e equívocos dentre os que se dizem líderes eclesiásticos do povo de DEUS.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do texto...parabens...

    ResponderExcluir
  5. se me permitem uma outra dica, leiam
    http://www.monergismo.com/textos/morte/acontece-morre-julgamento_piper.pdf

    Neste texto, John Piper comenta 2Coríntios 5:10: “Porque todos nós devemos comparecer diante do trono de julgamento de Cristo para que cada um seja recompensado por suas obras no corpo, de acordo com que tiver feito, seja bom ou mau.”

    Entendo que não contradiz a idéia central do texto acima (Salvação e recompensa pela graça), mas dá uma outra visão mais ampla sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Quero aproveitar o espaço do Genizah para fazer uma confissão: eu já preguei esta baboseira de graus de recompensa, não tão absurdamente quanto a Sarah, mas que preguei, preguei.

    Peço perdão a Deus e a quem confundi. Quando à dúvida sincera do irmão acho que era a minha: o tal do galardão.

    Mas para esclarecer minha mente, comecei a entender que a Graça não concede por distinção através da quantitade "de obras feitas em favor do Reino" - mas tudo é obra do coração amorosos do Pai. E sinceramente só entenderemos isto na eternidade.

    Mas quanto a tentar parear galardão com a favelinha eterna (legalismo religioso puro) da irmã fica difícil.

    Graça e paz, sempre.

    ResponderExcluir
  7. "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um SEGUNDO A SUA OBRA."(Apocalipse 22:12)

    Creio que os extremos são sempre perigosos e nos levam a distorcer as Escrituras e muitas vezes negar aquilo que está claro nela.
    Um erro muito comum é nós querermos refutar uma visão doutrinária distorcida partindo para o outro extremo,ou seja negando uma verdade bíblica para colocarmos em descrédito o nosso "oponente" e assim ridiculáriza-lo.

    Não podemos jamais rebaixar ou diminuir a grandeza e majestade do céu com frases do tipo."o que vc prefere, morar num condomínio no céu ou numa favelinha?"Cristãos que dizem esse tipo de coisa estão sendo no minimo mal orientados por seus lideres ou estão precisando ler mais a Bíblia por si mesmo para ter uma visão mais próxima da verdade revelada nos textos bíblicos.

    "Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às VISÕES e REVELAÇÕES do Senhor.
    Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
    E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
    Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."(2 Corintios 12:1,4)

    Esta passagem bíblica é mais confiável e nos dá uma idéia mais próxima da glória que experimentaremos no paraíso.

    Como já citei,ir para o outro extremo também é muito perigoso pois o Novo Testamento através principalmente do apostolo Paulo,mas também do próprio Senhor Jesus nos fala claramente que haverá recompensas no céu para os salvos e negar essa doutrina biblica é um erro grosseiro,tipico de quem só quer enfatizar o amor e a graça mas se esquece da justiça e da santidade de Deus,pois as Escrituras apresentam Deus como Santo e Justo Juiz e não somente como Deus de amor.

    Como não haverá espaço pra tristezas ou inveja no porvir e o nosso entendimento sobre quem Deus é será totalmente diferente no Céu,pois lá, teremos uma visão exata e perfeita da realidade dos atributos de Deus,todos nós ficaremos ainda mais alegres e extasiados com a graça que nos salvou e nos deu a vida eterna,e com a justiça que nos recompensou(ou não)mediante a nossa resposta e fidelidade a este amor que nos foi dado imerecidamente.

    Como será os graus de galardão que será dado para os salvos?Não faço a miníma idéia,pois o nosso padrão de retidão e justiça é totalmente diferente dos padrões de Deus!

    "E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
    E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
    E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua GLÓRIA nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
    Mas Jesus lhes disse: NÃO SABEIS O QUE PEDIS; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
    E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;
    Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está RESERVADO."(Marcos 10:35-40)

    Pra terminar um versículo dos salmos que eu acho muito interessante e que foi escrito por quem conhecia a Deus muito melhor que nós.

    "Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto."(Salmos 89:14)

    SUGESTÃO DE LEITURA PARA SARAH SHEEVA,LUDMILA FERBER E PASTOR DONALD S FORTER!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Nada a ver esse texto aí.

    O texto de 1Co 3.15 diz: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".

    E Pedro diz na sua 2ª carta (1.10,11): "Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".

    Enquanto Paulo fala do salvo como pelo fogo, ou seja, o que sofreu o dano da recompensa, ou galardão, Pedro fala do crente que entrou no céu com abundância, amplamente.

    A parábola de Jesus em Lc 19.11-27 mostra claramente que as recompensas são diferentes para os salvos.

    Em contrapartida haverá também graus diferentes de sofrimento no inferno. Jesus disse em Mt 11.20-24, que no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro, Sidom, Sodoma do que para as cidades nas quais Ele operara milagres e não se converteram.

    Graus de recompensa não anulam a graça, pois todos os eleitos serão salvos sem seu mérito, ou seja, antes de sermos salvos para nada contam nossas obras, que por melhores que sejam, são trapo da imundícia para Deus.

    Porém depois de salvos, devemos fazer boas obras. Paulo disse isso em Ef 2.8-10: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas". Nós fomos salvos para fazer boas obras também. E isso certamente será contado para galardão.

    Agora, crente que mal faz alguma coisa quer se comparar a Paulo e dizer que vai receber a mesma recompensa daquele que mais fez pelo Evangelho...

    A alegria de ser salvo é a mesma para todos. No céu não haverá inveja nem desgosto, ainda que a recompensa de alguém seja "danificada", enquanto a do outro seja de "pedras preciosas". Com certeza a alegria não muda por isso. Mas não venha dizer que Deus é "injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos" (Hb 6.10).

    ResponderExcluir
  9. Esse é pra desmontar tudo o que tem sido dito sobre diferentes graus de recompensa no céu. Pra muita gente rever conceitos.
    Maravilhoso texto, como tudo que o que é publicado no Monergismo. E no Genizah.

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bom. Se esta história de galardão realmente existe, Madre Tereza de Calcutá deve estar neste momento sentada em ouro e prata, pensando o seguinte:

    - Eu ajudei mais pessoas necessitadas do que Jesus quando esteve no mundo. Vou exigir que Deus retire Jesus do Seu trono e me dê o lugar.

    ResponderExcluir
  11. RECOMPENSAS(galardões) pelas OBRAS ou pela FÉ.

    O Apocalipse apesar de ser um livro enigmaticos de viões profeticas foi de acontecimentos de antes , durante e depois de Cristo ressusscitado . Os GALARDÕES PROMETIDOS ALI ERA PARA OS SERVOS DE DEUS : ou seja foi escritos principalmentes para as IGREJAS de JUDEUS CONVERTIDOS A CRISTO. Eles ainda estavam vivendo a TRANSIÇÃO DA LEI DE MOISES (ANTIGO PACTO) COM A GRAÇA DE CRISTO (NOVO PACTO). Como a Lei prometia recompensas com as OBRAS de cada um pratica junto com a LEI DE MOISES, então , o APOCALIPSE FOI ESCRITO PARA OS JUDEUS QUE ACEITARAM A CRISTO. Fala-se de TRIBOS, DE PESSOAS QUE GUARDAVAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E OS ENSINOS DE CRISTO AO MESMO TEMPO. 144.000.00 DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL, TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARAM....TRIBOS E NÃO NAÇÕES.

    O ANJO QUE JOÃO VIU NO MEIO DO CÉU COM O EVANGELHO ETERNO PARA PREGAR A TODA CRIATURA.

    QUEM FOI O ANJO QUE JOÃO VIU NA VISÃO?

    PAULU ERA O ANJO QUE FOI ARREBATADO AO TERCEIRO CÉU E RECEBEU O EVANGELHO ETERNO OU MELHOR O EVANGLHO DA GRAÇA DE CRISTO PARA OS GENTIOS.

    POR ISSO PAULO DIZ EM EFESIOS QUE NÓS SOMOS SALVOS PELA FÉ EM CRISTO E NÃO POR OBRAS, E ISSO SÓ SE ENCONTRA NAS CARTAS DE PAULO. NAS OUTRAS CARTAS COMO A DE TIAGO QUE ESCREVEU PARA OS JUDEUS JÁ ERA VALIDO AS OBRAS: "A FÉ SEM OBRAS É MORTA" TIAGO ESCREVEU PARA OS JUDEUS CONVERTIDOS.

    A UNICA BOAS OBRAS QUE DEVEMOS ANDAR É AQUELA CONQUISTA POR CRISTO EM NOSSO LUGAR ...TER FÉ QUE ELE FEZ TUDO PARA NÓS:

    CRISTO UM UNICA VEZ :

    PREGOU....EVANGELIZOU...BATIZOU ...CEIOU...RESSUSSCITOU...ESTAMOS SENTADO COM ELE NA GLORIA NO SEU TRONO....TODOS SÃO PARTICIPANTES DA OBRA CONQUISTA POR CRISTO...E NÃO NADA QUE PODEMOS FAZER MAIS A NAO SER SERMOS CONDUZIDOS PELO ESPIRIOT SANTO NO QUERER E O EFETUAR DE DEUS....

    ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  12. O Anjo que João viu era Paulo?? Gizuis!!!

    ResponderExcluir
  13. Wayne Grudem, além de defender a tese de graus de recompensa, por sinal muito bem explicada em sua Sistemática, ele ainda dá um sem número de referências bíblicas para o respaldo.

    Dentre as muitas que ele oferece, eu destaco as seguintes (Mt6.20,21; 19.21; Lc 6.22,23; 14.13,14; 1Co 3.8; 15.58; Gl 6.9,10; Hb 10.35; 2Jo 8; Ap 3.11).

    Algumas destas referências dizem respeito a recompensa por obras feitas, então não têm nada a ver com salvação, pois esta é pela graça e não por obras. Como explicar isso?

    Na última referência de Apocalipse, o que quer dizer "para que ninguém tome a tua coroa"? Com certeza não quer dizer que o salvo perde a salvação. Não se trata de recompensa?

    Outra coisa a ser considerada, antes de aceitar esse post é a seguinte:

    Quando Jesus nos ensina acerca de recompensas no capítulo 6 de Mateus, Ele coloca algumas coisas importantes. Ele diz que nossa recompensa deve ser almejada a ser recebida junto ao Pai celeste (v. 1), diz que não devemos tocar trombeta pelas boas obras feitas aos homens, pois os que assim procedem "já receberam sua recompensa" (v. 2,5,16), ou seja, se fizermos como Jesus ensinou, então nosso galardão não será recebido "já" (aqui), mas é certo que será recebido "junto ao Pai celeste".

    Por favor expliquem-me então essas referências, com toda a coerência hermenêutica, por gentileza.

    Estou escrito por email para ser notificado de alguma resposta, pois quero voltar a este post e ler respostas hermeneuticamente corretas acerca destas referências que citei do Dr. Grudem e do comentário que fiz a respeito do que o Senhor falou no Sermão do Monte.

    Abraços, no aguardo.

    ResponderExcluir
  14. Marcus Vinicius, cuidado ao chamar uma doutrina bíblica de "baboseira". Você pode crer nela de uma maneira diferente, mas dizer que é baboseira é um risco enorme.

    Um outro exemplo pra vc entender: a predestinação é uma doutrina bíblica, mas a forma de entendê-la difere entre várias denominações cristãs. Porém é errado chamá-la de "baboseira" ou "doutrina do diabo" como alguns têm feito. Tenha respeito pelo que está escrito, ainda que vc interprete de maneira diferente.

    Paulo Junior, concordo em gênero e grau com seu comentário.

    Samuel, sobre madre Tereza vc compreendeu errado o sentido de graus de recompensa. Jesus não está no trono por qualquer obra que tenha feito, mas porque Deus O exaltou sobremaneira e Lhe deu um nome que está acima de TODO o nome (Fp 2.9), inclusive sobre o nome daqueles que fizeram obras maiores que as que Ele mesmo fez (Jo 14.12). Nunca nenhum ser humano fez e nem fará qualquer OBRA (no singular) maior que a de Cristo - vc sabe qual é esta obra, mas Ele disse que quem cresse nEle faria obras (no plural) maiores do que as que Ele fez.

    Quero salientar que nada disso se refere à salvação, pois esta é pela graça. Também não concordo com Sheeva e cia. sobre "favelinhas" no céu. Mas não posso concordar com o que o autor deste post escreveu com tanta evidência bíblica como mostrei acima.

    ResponderExcluir
  15. Querido pastor Cleilson, boa noite. Eu nem ia comentar mais este post. Mas se você reler meu comentário, verá que eu chamei (e continuo chamando) de BABOSEIRA o grau de recompensa oferecido através de um suposto favorecimento de Deus por quem trabalha mais ou menos; por quem dá mais dinheiro ou não na igreja; por quem é mais "obediente' ou não aos paispóstolos; e outras baboseiras que nada tem a ver por exemplo com o que Grudem ensina na sistemática dele (que eu também conheço).

    Baboseira é tentar distorcer a verdade para ser simpático ao povo falando o que o povo quer ouvir. E isto eu já fiz, e continuo me declarando arrependido. Isto não tem nada a ver com divergência de interpretação irmão.

    Eu tento respeitar as diferenças sempre. Mas no caso eu estava falando de mim e de práticas que já vi, revi, presenciei, fui ensinado a fazer e ensinei, práticas estas que nada tinham a ver com interpretação, mas com o tal do pragmatismo neopentecostal.

    Dito isto irmão, obrigado pelo alerta, mas não me considero "em perigo". E espero ter algum galardão na eternidade (se o Pai aprouver). Se não o tiver, Deus continuará sendo Deus para mim.

    Graça e paz, sempre.

    ResponderExcluir
  16. Amém, querido Marcus Vinicius. Concordo em gênero e grau com vc também. Agora sua posição ficou clara.

    Deus te abençoe. Tamo junto contra essa corja de enganadores.

    ResponderExcluir
  17. Nada, absolutamente, nada a ver o texto do pastor famosão. Salvação é única e exclusivamente pela graça. Mas recompensa é uma questão de justiça. Salvação não é recompensa, é um dom (ou presente) gratuito de Deus para o homem que a quiser receber. Recompensa implica em fazer (possivelmente as boas obras que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas). Há, sim muita diferença entre uma e outra coisa. A propósito, o ladrão da cruz foi para o céu? Jesus disse: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso", mas para o céu, Ele não foi "hoje mesmo". Quando ressuscitou, Ele afirmou a Maria: "Ainda não subi para meu Pai". E isso foi no domingo pela manhã. Ora, se no domingo pela manhã Ele ainda não havia subido ao Pai, como Ele fez para levar o tal ladrão para lá???

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito ser biblico sim a interpretacao de graus de recompensa celestial. Veja bem, a Biblia diz que os proprios apostolos se assentariam em tronos celestiais ao lado do Senhor.

    Mas hierarquia nos ceus???? Vai existir? A questao eh: JA EXISTE. Em Daniel 10 fala que o anjo Miguel eh um dos principais principes....ora, se ele eh um dos principais, eh porque existem varios outros que nao sao "tao principais" assim...Fala tambem no cap. 12 que o mesmo anjo eh capitao do exercito celestial! Entao, porque ficariamos tao surpresos em galardoes diferentes?

    Note que nas parabolas das dracmas e dos talentos, existe o servo do meio: esse servo nao recebeu nenhuma repreensao do seu senhor, ele fez o que deveria ser feito - mas existe o outro servo que fez mais, ele foi alem - e este recebeu um galardao maior!

    E antes que voce fale que isso eh coisa de Sarah Shiva, Ferber, Terranova e cia - lembre-se que essa doutrina de diferenca de galardoes eh tambem defendida por Mark Driscoll. Ele eh um pregador calvinista - da turma do Jonh Piper, bem critico da teoria da prosperidade e bem ortodoxo na Biblia.....entao nao acho que isso seja tao invencionismo assim!

    ResponderExcluir
  19. Olá Juliana sem querer polemizar com você, acho que todos concordam que a doutrina da recompensa é assim mesmo como vc citou.

    Mas vc esqueveu o seguinte:
    - quanto aos apóstolos, Jesus disse que ao Pai caberia a decisão.

    Então o problema da Sara Sheeva e de outrso é a determinação extremamente religiosa e legalista que fazem para que vc obtenha a recompensa.

    No caso neopentecostal, a igreja e o serviço que fazemos aos "líderes" é que determina o que somos ou seremos. Muitas vezes confundem a si mesmos com Deus (e confumdem a membresia).

    Acho que é isso aí.
    Graça e paz.

    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item