https://genizah-virtual.blogspot.com/2011/01/sentenca-de-20-anos-de-cadeia-com-15-de.html
Inicialmente, uma versão dos fatos. Abaixo, a explicação. E aí o que você acha?
Uma das principais denominações evangélicas de Belo Horizonte, a Igreja Batista da Lagoinha, bancou a instalação de TVs LCD de 32 polegadas em todas as celas de uma prisão da cidade.
Os aparelhos ficam o tempo todo sintonizados na emissora da igreja, a Rede Super.
Os presos do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) São Cristóvão não têm a opção de desligar a TV - no máximo podem tirar som e brilho na hora de dormir - e o controle de canais é feito na sala do diretor, Luís Fernando de Sousa, membro da igreja.
|
Preso pede para trocar de canal |
O juiz Márcio Fraga, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), disse considerar “imprória e absurda” a medida. Apesar de afirmar que as TVs podem tranquilizar os presos, ele lembrou que o Estado brasileiro é laico.
Atualização: Luis Fernando de Souza, citado na matéria da Folha de São Paulo (acima parcialmente reproduzida) escreveu na caixa de comentários:
“Bom dia!!! Gostaria de solicitar a V.Sª que esclareça aos leitores sobre a verdadeira finalidade do nosso projeto.
Gostaria que corrigisse a informação de que sou membro da Igreja Batista da Lagoinha, na verdade não sou. Sou Presbiteriano, membro da 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, inclusive com formação em Seminario Presbiteriano.
Bom, falarei um pouco sobre o Projeto.
|
Reprise diária de Valadão montando no touro. |
Graças à parceria firmada entre a Unidade Prisional Ceresp São Cristóvão, em Minas Gerais, e a Rede Super de Televisão, nasceu o Projeto TV CELA , que disponibilizou televisores com finalidade de viabilizar aos presos acesso a filmes educativos, que transmitam uma mensagem de vida, que enalteçam a moral, a virtude, o caráter, que falem sobre honestidade, enfim , que façam bem à psiquê daqueles indivíduos que se encontram à disposição do Estado. É importante frisar que a única finalidade é a recuperação e a preparação para que eles voltem à liberdade um pouco, ou quem sabe, muito melhores do que lá entraram.
|
Certos shows foram evitados. |
Não existe discriminação pois o acesso é permitido a outros cleros. Existe também uma câmera com um microfone para que o Padre, Pastor, Psicólogo, Assistente Social, profissionais da área de saúde, etc…, falem diretamente com os detentos através dos televisores. Através desta câmera, os reeducandos têm acesso à palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e orientações jurídicas por parte da Defensoria Pública. Na última quarta feira, dia 22/12/2010 , recebemos a visita do Padre José Geraldo e o mesmo trouxe uma palavra de vida para os reeducandos. Estamos aguardando a visita do Bispo para que fale diretamente com nossos reclusos, conforme nos informou a Dona Alice da Pastoral da Igreja Católica. Exibimos semanalmente videos do Padre Léo, e já liberamos outros canais (de cunho educativo) para eles. Não podemos permitir canais de televisão que mostrem pornografia, filmes violentos, apologia ao crime, e coisas desse gênero.
|
Prisioneiros organizam protesto. |
Não existe, portanto proselitismo, como foi divulgado pela folha, existe sim, orientação e assistência religiosa através dos voluntários da Pastoral Carcerária, seja evangélica ou católica. Vale a pena lembrar que quem patrocinou os televisores foi a Rede Super de Televisão, porém não ficou condicionada a exibição apenas desta emissora, e tenho certeza que qualquer outra Igreja, Emissora de TV, Empresas da Rede Privada, que quiserem doar Televisores para outras Unidade Prisionais aqui em Minas Gerais, com intuito de promover a ressocialização do preso, serão bem vindos. Creio que a responsabilidade de proporcionar oportunidade de recuperação para aqueles que cumprem pena privativa de liberdade é de todos nos, não somente das Igrejas e do Estado.
Um grande abraço a todos e um excelente Ano Novo, repleto de realizações e paz.”
Luís Fernando de Sousa
Diretor Geral do Ceresp São Cristóvão – MG”
luisfdesousa@yahoo.com.br
O Zé Luís que viu, no Diario de um Juiz e botou no
Genizah
Danilo:
Agora vocês sabem o que eu sofro assistindo o programa do Malaveia só para catar as suas pérolas. Eu acho que o pessoal dos direitos humanos precisa ser notificado...
Até lá, eu recomendo evitar a tal da unção do leão, pode dar problema, risos.
Novo estilo de tortura,por um lado esses presos são de sorte,pegaram uma tortura,vamos dizer branda,por outro lado,tem que ter muito saco para aguentar isso,são 24 horas assistindo ou ouvindo as muitas pérolas desse canal,e vou dizer se começar a aparecer a unção do leão,vai começar a ter rebelião.
ResponderExcluirApoio esse projeto e parabenizo o diretor Luiz Fernando que verdadeiramente tem se mostrado um cristão. O papel de acusador que é de satanás, muitas vezes tem se transferido para alguns que se dizem evangélicos. Quem cometeu crime, tem que pagar por ele, mas o papel de evangelizar, de ensinar o certo e principalmente a Palavra de Deus é daqueles que conhecem o evangelho. Já estive lá como visitante e ví e testemunho do que vi. Mais uma vez parabens pela iniciativa e que essa ação seja imitada pelos otros estados! Vamos parar de ficar assistindo e fazer alguma coisa. Não protegendo o crime, mas fazendo algo para diminuir!
ResponderExcluirBOM ACHO VALIDO ESTA INCIATIVA, PELO MENOS ISSO PODE ACALMAR UM POUCO E DESTRAIR OS PRESOS. FOI UMA BELA IDEIA.TOMARA A DEUS QUE POSSA DAR CERTO
ResponderExcluirNão temos que criticar tudo simplesmente por não concordarmos com algumas coisas.Aliás, esse é o grande problema de todo crítico, depois de um tempo viciado em só mostrar aquilo que segundo ele não presta, deixa passar desapercebido qualquer iniciativa genuinamente Cristã que seu alvo possa vir a ter.Não concordo com a posição doutrinaria da lagoinha em várias coisas, mas falar mal de uma iniciativa como essa é no mínimo má vontade.
ResponderExcluirNão vejo motivos para criticar ou condenar o projeto, ainda mais depois de ver a explicação do diretor. Aliás, oque deve ser criticado é a matéria da Folha, pois ao que parece, essa sim transmite uma informação distorcida a respeito do projeto.
ResponderExcluirabraços
Luis
Não é crítica... é humor. Bom pra os presos, eu preferia ser surdo a ouvir as bobagens e atos profeticos da Valadão o dia todo... Mas isto sou eu, que ainda estou solto, risos.
ResponderExcluirDaqui a pouco vao dizer do Exu Carcereiro e outras paradas...
ResponderExcluirE já pensou se mostrassem o Pastor Metralhadora??????????
SHUUUUUUUUUUU!!!!
Se esse tal canal é bom ou não, quem poderá dizer são os carcereiros e estudiosos do assunto, mas eu que não gostaria de ser mais torturado numa cela apertada ouvindo imitação de bicho, berrante goxpeu e chororô de moça mimada travestido de "louvor"!
ResponderExcluirJá pensou se a moda pega? Ter que aguentar o Quarteto Fantástico "Silas - Edir - Valdemiro - Romildo"? Isso é tramento desumano, degradante e cruel segundo a Constituição Federal, que proibe expressamente atos de tortura.
ResponderExcluirAgora sim podemos dizer que esses presos irão pagar pelos seus atos. Concerteza pensarão duas vezes antes de cometer outro crime e voltar para cela e ter que aturar isso.
ResponderExcluirEu não entendi a relação do título com o texto. Este título é originado da Folha? Forte abraço e parabéns pelo post. Minha condição perante ao assunto é de IMPARCIALIDADE. Feliz 2011!
ResponderExcluirVoces não estão vendo pelo ângulo certo...Vejam bem, o numero de crime vai cair consideravelmente, pois afinal de contas é melhor não comete-los, aguentar a "choradeira" da Valadão fará que os caras pensem muito bem antes de cometerem algum tipo de delito com esse tipo de "punição'!
ResponderExcluirReinaldo de Almeida
Já pensaram que isso pode ter o efeito oposto? Se a intenção é deixar os presos mais calmos (corpos dóceis)eles podem não aguentar mais ouvir os agudos da Ana Paula e podem ter ódio de quem vier pregar o evangelho, já que nem crente aguenta ficar o dia inteiro assistindo programação gospel, ainda mais quando o conteúdo não é lá de muita qualidade.
ResponderExcluirLayssa
O projeto tem uma intencionalidade boa e acho que renderá resultados positivo. Só tenho uma questão: se o projeto é democrático, público e sem prconceito religioso, eles abririam para espíritas e pais de santo realizarem palestras também?
ResponderExcluirAcho válida a Iniciativa, melhor entrar mensagem pela TV, mesmo sendo de Ana Paula ou sei lá quem quer que seja do que entrar droga, bebida, celular...isso eu nao vejo ninguém reclamar. Acho que quem tem que dizer se é ruim ou boa a programação são os presos.
ResponderExcluirtoda vez que passo aqui vejo que perco meu tempo.
ResponderExcluirVoces se acham...
Mas nao sao.
alguns já se tornaram tão criticos que começam a criticar só por criticar....
ResponderExcluireu particularmente admiro muito a ana paula valadão pela suas musicas cristocentricas e pelos projetos sociais do Diante do trono...apesar dela ter cometido algumas meninices(como a unção do leão,que ela inclusive já se retratou em entrevista)não se anula a vida cristã de alguem nascido de novo por um erro.....sonho pelo dia em que cristãos lutarão contra a maldade e a crueldade e não contra a carne e que ao invés de lançarem pedras anunciarão o verdadeiro caminho
Acho q quem idealizou esse projeto nunca pisou em uma cadeia.
ResponderExcluirQuerem elaborar projetos mirabolantes, porém não conhecem a realidade do sistema prisional
É uma iniciativa interessante, embora polêmica. Se por um lado proporciona um certo “lazer” ao detento, ocupando a sua mente com conteúdo supostamente cristão, por outro lado a falta de opção de desligar o aparelho lembra a “teletela” do livro “1984″, que deu origem ao conceito do “Grande Irmão” ou “Big Brother” que vigia você o tempo todo. Uma analogia à falta de liberdade… e no contexto prisional então, torna a situação mais amarga e irônica.
ResponderExcluirPELO MENOS AGORA ELES VAO PENSAR DUAS VEZES EM COMETER UM OUTRO CRIME DE NOVO!!!!!!
ResponderExcluirRSRSRSRSFALA SERIO ISSO DEVERIA SER CONTRA A LEI. SOMOS LIVRES PRA VER E OUVIR O QUE QUISERMOS.
Quem sabe depois dessa nova tortura os caras não abandonem o crime e voltam a cidadania né? Eu prefiro morrer a assistir 24 horas de sandices proféticas.
ResponderExcluirPrefiro ler um texto mais edificante...Um post de 01 de janeiro tão AFF! Que 2011 seja de buscar a Deus intensamente, não de insitir em criticar algo que nem nós mesmos fazemos o minímo...A iniciativa é deles, se der certo AMÉM, pois a palavra de Deus será exposta, se não vamos continuar orando pra que presos possam ser expostos cada vez mais a palvra de Deus. Se é lagoinha, se é Genizah, ou Zé, Maria...Que faça!
ResponderExcluirÉ A NOVA IGREJA PENTECOSTAL DO BIG BROTHER DE ZÉZUIS...
ResponderExcluirPESQUISEM "1984 - GEORGE ORWELL" - O VERDADEIRO BIG BROTHER
Melhor que NADA!
ResponderExcluirQue o E V A N G E L H O [fixe] no coração e mente dessas pessoas ao assistirem a TV e não o sensacionalismo!
@danysussa
Prezados Irmãos,
ResponderExcluirTendo por base a Bíblia, particularmente percebo Jesus como alguém absolutamente gentil, educado e respeitoso. Um verdadeiro "gentleman". Deus deu livre arbítrio a todos os seres humanos e não obriga ninguém a ouvir sua Palavra contra a vontade.
A própria Bíblia diz "Eis que estou a porta e bato:Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta,entrarei e cearei com ele". (Ap. 3:20)
Ou seja, Jesus não sai invadindo as casas, obrigando as pessoas a ouvir aquilo que elas não estão dispostas e não se propõem a escutar.
Em outro momento, Jesus diz:
“Quando entrardes numa casa, ficai nela até irdes embora. Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, ao sairdes de lá, sacudi a poeira dos pés em testemunho contra eles”. (Mc 6:11).
Ou seja, devemos respeitar a vontade e o livre arbítrio dos presidiários. Não vejo respaldo bíblio para obriga-los a assistir pregação todos os dias dentro de uma cela.
Considero a intenção boa. Porém, melhor seria utilizar um espaço em que somente aqueles que estão dispostos a ouvir a Palavra de Deus pudessem se reunir para assistir a programação, respeitando a vontade dos demais em não assistir.
Deus é amor. E o amor não trata com leviandade (I coríntios 13:4). Ou seja o amor respeita e considera a vontade do próximo.
Abraços
Viviane
Ter televisores nos presídios pode ser uma idéia valida, desde que com conteúdo selecionado (coisas proveitosas, mesmo que não sejam de cunho religioso). E é correto que haja a opção de não assistir a programação diuturnamente. Precisa-se também elaborar uma forma das pessoas resolverem se irão ver este canal, outro ou nenhum. A coletividade e a cidadania incluem respeitar direitos dos outros.
ResponderExcluirE, logicamente, aproveitar mais esta oportunidade para falar de Jesus a alcançar alguns corações que estejam abertos às boas notícias que só fazem bem ao homem.
ResponderExcluirEu sou a favor... se todas as penitenciárias do país adotassem a medida, a criminalidade iria diminuir, porque ficar na cadeia ainda vai, mas ficar preso ouvindo Ana Paula Valadão ninguém merece. Qualquer pessoa diante disso pensaria dez vezes antes de cometer qualquer delito... Vou encaminhar o projeto para o Ministério da Justiça.
ResponderExcluirBandido tem que sofrer mesmo para pagar pelos seus crimes, deveriam assistir o Silas Malacheia pedindo oferta de 900,00...O Morris Ceroulas ensinando Numerologia, e o Mike Mordedog arrematando com mais uma ofertinha de 300,00...hehehe
ResponderExcluirotários os demonios tem que comer as suas bundas, pois a lingua já é deles!!!!! enfiar bem fundo!!!
ResponderExcluirnão sabem o que é pregar para os presos, e aposto que se ficar diante deles, vão ficar cagando de medo!!! a lingua dos impios é mais pura do que a de vcs!!!!
ResponderExcluirÉ claro que para nós, gigantes da fé e doutores em toda a Palavra, adultos e não crianças em Cristo, ficar ouvindo Ana Paula Valadão numa cela seja uma tortura.
ResponderExcluirMas, para um preso, sem ter o que fazer, sem esperança de uma vida melhor, a programação traga algum alento.
Que tal acesso a internet para acessar o Genizah?
Certamente estariam sendo muito mais edificados, dado o teor das postagens incrivelmente evangelizadoras e proclamadoras das maravilhosas bênçãos do Reino de Deus.
É mais provável que ele prefira ficar por lá mesmo, ao saber o que ocorre com os evangélicos por aqui.
Meu Deuss, so vale a pena ler alguns coments aqui!
ResponderExcluirA paz a todos!! Primeiro quero dizer que fico abestalhado com os post do blog(show de bola) e depois que como cristão fico extremamente envergonhado com tanta coisa que difama(varias bizarrices como a unção do bilau) a pureza do evangelho do nosso Salvador Cristo Jesus.Sobre o artigo ai da tela de 32" la no Ceresp é inacreditável.O "sinhô seu dotô" la da tranca, como diz a rapaziada , sabe que isso não ressocializa ninguém. Pq o reeducando(isto é uma linguagem técnica pra não"ofender" o preso quando vc diz que ele é preso,conheço o sistema prisional mineiro trabalhei nele 5 anos e 363 dias)quer saber se: a familia dele esta sendo assistida pelo estado ,se o meritissimo deu uma olhadinha na "cana"dele e quando principalmente quando ele vai sair daquele inferno! Obrigado,meu nume é Anderson (tioandinhorj@yahoo.com.br
ResponderExcluirNa verdade o projeto é ótimo e inovador, vale a pena sim, com certeza, e parabenizo o Sr. Luís Fernando de Sousa, Diretor Geral do Ceresp São Cristóvão – MG pela iniciativa. eu não sei ao certo a denominação de quem escreveu sobre essa matéria, mas fica aqui uma sugestão: Em vez de criticar, botem sua igrejas tradicionais pra fazer algo em prol do reino, porque a crítica que não traz sugestão de mudança é tão pobre quanto os comentários de quem somente lê e critica sem conhecer a verdade! Um abraço a todos!
ResponderExcluirEu gostaria de saber qual é a finalidade deste site.
ResponderExcluirSe fazem algo no presídio para ajudar ou pregar a palavra não está bom,se não fazem criticam também.
Paulo disse que importa que o evangelho está sendo anunciado.
E chocarriche de vcs o que vcs dizem,ou a bíblia só serve para os outros?