681818171876702
Loading...

O Diabo vai ao Analista


Carlos Moreira

Todos nós possuímos certos mecanismos que, em psicologia, chamam-se mecanismos de defesa.
  Eles têm por finalidade reduzir manifestações que podem colocar em perigo a integridade do “ego” – uma instância da personalidade definida como o nosso eu mais perceptível.

Quando o indivíduo não consegue lidar com determinadas situações, entra em ação estes mecanismos de defesa, processos subconscientes ou mesmo inconscientes que acabam permitindo a mente encontrar uma solução para o conflito que não pôde ser resolvido no nível da consciência.

Esses mecanismos de defesa têm por base a angústia. Quanto mais angústia, mas fortemente atuam. Freud estudou bastante este tema e nos revelou que um dos mais importantes destes mecanismos é a “Projeção”. Trata-se da transferência de atributos pessoais de determinado indivíduo – pensamentos inaceitáveis ou indesejados, por exemplo – a outra pessoa.

O filósofo Ludwig Feuerbach, estabeleceu paralelos entre sua teoria da religião com a idéia de projeção psicológica, e escreveu como uma de suas conclusões que, “a concepção de uma divindade antropomórfica, trata, na verdade, de uma projeção dos medos e ansiedades dos homens”. Foi dentro deste contexto que escreveu uma de suas frases mais famosas: “Deus foi criado à imagem e semelhança do homem”.

Posto isto, base mínimia para as argumentações que se seguem, quero especular sobre um fenômeno que, como pastor, tenho presenciado sistematicamente na “escuta terapêutica”: a atribuição ou transferência de culpa de atitudes das pessoas para a figura do “diabo”.

Em nossos dias, o “diabo” é o grande culpado por boa parte dos problemas que enfrentamos e este “fenômeno”, pasmem, carrega em si até certo grau de espiritualidade, pois, afinal de contas, o sujeito está sendo “atacado por “satanás”! Como já citei em outros textos, o diabo na “igreja” é criatura das mais conhecidas e reverenciadas. Não raro, é tratado com status de ator Hollywoodiano, pop star gospel, chega a dividir com Deus boa parte das citações em um sermão.   

Só que, até hoje, ninguém nunca havia avaliado os supostos “estragos” que eventuais acusações e transferências causaram na “alma” do “tinhoso”. De tanto ser culpado por coisas que jamais realizou, atos que não cometeu e situações das quais não participou, o diabo começou a desenvolver certas deformidades comportamentais. No começo era apenas um leve sentimento de culpa, mas a coisa se aprofundou e começou a virar disfunção de auto-imagem. Em seguida, baixa auto-estima, depressão e, por fim, síndrome do pânico!

Apavorado com a situação e, de forma recorrente sendo acusado pelos “crentes” como culpado de tudo que lhes sobrevém, o diabo resolveu, como recurso último, já num grau de desespero extremo, ir ao analista. O trecho abaixo é parte da anamnese realizada pelo psicanalista no primeiro contato que teve com o “rabudo”.

- (Terapeuta) Vamos lá, deixe essa timidez de lado, pode falar. O que lhe incomoda?

- (diabo) Doutor eu estou me sentindo muito mal... sinto ânsia de vômito, sudorese,  taquicardia e, as vezes, pânico!

- (Terapeuta) Sei, mas ao que você atribui tais sintomas?

- (diabo) Bem, doutor, eu estou carregando um fardo muito pesado. Os “crentes” colocam a culpa em mim por tudo o  que lhes acontece. Isso tem gerado um constante estado de angústia. O Sr. tem idéia do que é ser acusado por algo que, em absoluto, realizou?

- (Terapeuta) Não. Dê-me um exemplo para que eu possa entender melhor?

- (diabo) O cara é um safado; vive no trambique... nota fria, caixa dois e tudo mais. Um dia chega à fiscalização e o cretino afirma: “isso é coisa do diabo!”. O sujeito não ora, não lê a bíblia e aí diz que sua falta de disciplina é “coisa do diabo!”. Ele não cria os filhos com valores, com princípios, em casa é o pior exemplo possível, e quanto eles se desencaminham na vida, assevera: “isso é coisa do diabo”!

- (Terapeuta) Realmente, isso é algo muito sério...

- (diabo) É doutor, mas não fica só nisso não... Veja só: o sujeito toma uma decisão sem   pensar, irrefletidamente, e o que ele diz quando bate com a cara na parede: “isso é coisa do   diabo”! Se tem um temperamento descontrolado, iracundo, provocador, toda vez que se   desentende com alguém conclui: “isso é coisa do diabo”! Quando se endivida, desorganiza-se financeiramente por não conseguir segurar o cartão na carteira, diz que está “quebrado”   porque deu uma “brecha para o diabo!”.

- (Terapeuta) Cidadão, a situação é complicada.

- (diabo) E tem mais doutor... O cara vem cheio de paranóias, uma família pra lá de louca,   alma desestruturada, traumas, medos, e diz que a “doideira” dele é "coisa do diabo".   Imagina?! O sujeito é mal amado, mal resolvido, carente, paranóico, e tudo é “coisa do   diabo!”. Se o cara mergulha no vício, o que eu ouço? “Isso é coisa do diabo”. Se vive na   mentira, diz que o responsável sou eu, afinal, eu sou o “pai da mentira”! A desgraça torna-se   ainda maior porque eu não ganho nada com isso! Falam o tempo todo no meu nome, mas,   “crédito” que é bom, nada! Assim não tem quem agüente!

- (Terapeuta) Bem meu “amigo”, seu tempo, infelizmente, acabou. Como disse, estou achando   que você está muito ansioso. Vou ter de lhe receitar um ansiolítico!

- (diabo) Para que serve?

- (Terapeuta) Para controlar a sua ansiedade.

- (diabo) Você está louco! Eu vivo de gerar ansiedade nos outros e você quer tirar a minha?   Doutor creia-me, estou com muito medo de não ter mais nada o que fazer contra a existência   humana.

- (Terapeuta) Mas seu diabo, como é que o senhor ganha à vida?

- (diabo) Bem, eu vivo de gerar medo, culpa, angústia e ansiedade nas pessoas. Eu mato os   seus sonhos, roubo suas sensações, destruo suas almas. Na verdade, sou um grande   “coreógrafo”. Crio cenários para as pessoas atuarem na “peça”, mas elas é que fazem as   escolhas e desempenham os “papéis”.

A seção termina... O analista diz: “bem, vá até a farmácia, compre o medicamente, e me ligue! Vamos avançando no tratamento...”.  O diabo se despede, sai cabisbaixo, arrastando o rabo, deprimido, e dirige-se a drogaria mais próxima. Aí toca o telefone da secretária. O doutor diz: “manda entrar o próximo”, e entra o outro paciente... É um “crente”. O doutor pergunta:

- (Terapeuta) Bem, meu amigo, qual é o seu problema?

- (“Crente”) Doutor, estou meio sem jeito.... É que eu dei uma “brecha” sabe, uma escapadela;   traí minha mulher.

- (Terapeuta) E quando foi isso?

- (“Crente”) Ah doutor, tem sido algo constante. Antes de vir para cá, por exemplo, aconteceu. 

- (Terapeuta) Mais meu amigo, o que você acha que está acontecendo na sua vida afetiva?

- (“Crente”) Não sei doutor, tenho pensado muito sobre esse assunto... e foi assim   que cheguei à uma conclusão: “isso é coisa do diabo”!

Aí o analista exaltado levanta-se da cadeira, faz cara feia e esbraveja: “deixe de ser safado! Que diabo coisa nenhuma! O diabo acabou de sair daqui ainda agora, deprimido, mais pra baixo do que rabo de elefante, e você me vêm com este papo da carochinha! Tome vergonha na sua cara e assuma a responsabilidade por seus atos...”.

É amigos, como disse Stendhal: “Quem se desculpa, acusa-se”.

Quero deixar claro: creio que o diabo existe e que, segundo Jesus e o Evangelho, ele veio para “roubar, matar e destruir”. Creio que é o “acusador dos irmãos”, que precipitou-se do céu por querer ser igual a Deus, que subverte toda a beleza da criação e conspira contra o que é bom e faz o bem aos filhos de Deus. Creio que anda ao derredor como “leão que ruge”, louco para tragar algum incauto. Agora, dizer que tudo o que ocorre no meio “evangélico”, na vida de gente que não tem temor nem de Deus, quanto mais do diabo, é coisa do capeta, aí já é demais para mim! Diante disso, meu mano, só dá para pensar o seguinte: durma o diabo com um barulho desses...

Carlos Moreira é culpado por tudo o que escreve. Acredita que nossa luta é contra principados e potestades, mas acha ridículo a fantasmagoria na qual a "igreja" mergulhou. Outros textos seus podem ser lidos no Genizah e na Nova Cristandade.
vida cristã 7277251929301480050

Postar um comentário

  1. O maior problema é que vocês generalizam tudo, a maioria dos pastores são ladrões, a maioria dos crentes são idiotas e burros, porque não fazer um artigo dando sujestões para os irmãos vencerem, mostrando os erros,e corrigindo. Apologética deve ser feita com amor. Agora a verdade deve ser dita, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  2. Eu afirmo que foi o diabo quem inspirou o autor desse texto.

    E os remédios que o diabo foi comprar são produzidos por ele mesmo, todos. (Tanto é que as tarjas são vermelhas)

    ResponderExcluir
  3. Acusar terceiros por suas próprias falhas é quase tão antigo quanto comer o que não se deve. Não foi Adão que acusou DEUS de ter usado mateiral de terceira para fabricar a mulher que lhe deu do fruto proibido? (Gen 3.12)

    ResponderExcluir
  4. Prezados,
    vocês apenas confirmam que o diabo é mesmo quase que "ungido" no meio evangélico. A gente escreve para trazer as pessoas a realidade, para que se encararem, para deixar de por a culpa em entidades metafísicas e olhar para dentro, para o ser, para os valores e conteúdos, e a "moçada" acha que é coisa do capeta!!! Meus amigos, quem está falando aqui é quem tem 20 anos de aconselhamento nas costas ouvindo todo semana gente colocando a culpa no diabo, culpa que eles não tem coragem de encarar e, por isso, e por causa de gente como vocês, que tem medo de falar no tinhoso, vivem na penumbra, no disfarce, na ilusõa, e nunca conseguem se libertar, pois a liberdade só vem com a verdade e a verdade é filha da luz. O que não vem a luz nunca pode pacificar o ser e gerar leveza e vida reta. Com todo respeito e reverência, Moreira

    ResponderExcluir
  5. Seria uma atitude diabólica repassar essa mensagem para muitos, sem o consentimento do autor?!!!
    Eu fiz!
    Há perdão?!
    Henri.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto!
    Vinícius seu comentário só afirma a tese do texto: tudo é culpa do diabo.
    Sério mesmo que vc acha que o medicamento foi feito pelo diabo? E eu que sempre pensei que ele viesse só para roubar, matar e destruir estou enganada: ele ajuda a humanidade a ter mais saúde.

    Layssa

    ResponderExcluir
  7. É impressionante como tem "crente" que, mesmo depois de avisado, insiste em viver no erro. É por isso que tem uma vida miserável...

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor!
    Em primeiro lugar quero dizer que este blog, a meu ver, é muito perigoso para neófitos..rsrsrsrs..., no entanto apresenta sugestões de discussões bastante relevantes para crentes mais amadurecido! Quanto ao artigo, enquanto o lia, refletia como o Senhor é bom e confirma nossos pensamentos, quando eles servem para edificação do povo DEle! Ontem mesmo comentava com uma irmã sobre este tema, pois ela me dizia para não falar sobre o que eu temia em meu coração, a final o diabo poderia ouvir e usar contra mim! Respondi para a mesma: Então Deus nada pode fazer nada pelo seu povo? Se o diabo usar minhas palavras, será que não foi em vão toda nossa oração, vida de comunhão com Deus? Qual, então, seria o valor da morte de Jesus?
    Sem dúvidas devemos estar atento, pois o diabo anda em derredor buscando a quem possa tragar, porém, se temos uma vida reta com o Senhor não devemos dar gloria a quem não tem, pois afinal todo poder foi dado a Jesus e não ao diabo! Devemos sim, estar sóbrios e vigilantes com nossas próprias ações.
    Lembrando que todo este “culto” ao diabo é fruto de uma herança católica medieval, que sem dúvidas, está arraigado no imaginário coletivo brasileiro e que foi passado a muitas denominações, em especial nós(pois também sou) pentecostais! Digo isto porque durante muito tempo o estudo sistematizado da Palavra de Deus não foi visto como prioridade em nosso meio, mas graças a Deus que isto vem mudando, aos poucos, mas vem mudando!
    Precisamos nos conscientizar de que somos responsáveis pelo resultado das nossas escolhas, pois “Não erreis: Deus não se deixar escarnecer; Porque Tudo O Que O Homem Semear, Isso Também Ceifará”(Gl. 6.7)
    Em Cristo,
    Jefferson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  9. OTIMA POSTAGEM!

    E AINDA COMPLEMENTO COM DUAS PERGUNTA:

    1ª PERGUNTA:

    "AONDE ESTÁ O DIABO DEPOIS DA CRUZ DE CRISTO, SE ELE JÁ FOI:

    1- JULGADO: [b]"E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" João 16:11

    2- CONDENADO: [b]"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado (pecado e diabo são termos sinonimos) na carne' Romanos 8:3

    3- EXPULSO: [b]"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo" João 12:31

    4- E finalmente o GOLPE FINAL : O DIABO FOI DESTRUIDO: [b]"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
    Hebreus 2:14


    2ª PERGUNTA

    Depois de todas essas afirmações da PALAVRA DE DEUS...ALGUMA DUVIDA AINDA SOBRE A EXISTENCIA DO DIABO...HÁ SIM AINDA TEM O APOCALIPSE QUE NOS FOI ENSINADO QUE O FIM DO DIABO VAI SER AINDA NUM FUTURO BEM PROXIMO....

    O APOCALIPSE JÁ ACONTECUE...PORQUE?

    1- FOI ESCRITO PARA OS SERVOS DE DEUS (JUDEUS que creem em CRISTO como o Messias prometido mas ainda tinham a lei de MOises como transição para a graça de Cristo.
    E PARA OS FILHOS DE DEUS (GENTIOS que creem Cristo somente pela fé sem a LEI DE MOISES e somente com a lei ESPIRITUAL DO AMOR E GRAÇA DE CRISTO)não estão incluidos no APOCALIPSE. O EVANGELHO DE PAULO QUE FOI ESCRITO PARA OS GENTIOS E OS EVANGELHOS DE MATEUS ATÉ AO APOCALIPSE (EXCEÇÃO AS CARTAS DE PAULO E PEDRO) FOI ESCRITA PARA OS JUDEUS.

    O APOCALIPSE FOI A PROFECIA CUMPRIDA PARA OS JUDEUS - SERVOS DE CRISTO, TRIBOS, OS 144.000 JUDEUS, PROMESSA DE GALARDÃO PARA AS SETE IGREJAS QUE OBEDECIDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS(lei de Moises) e o TESTEMUNHO DE CRISTO ao mesmo tempo. Os gentios somente tem que TESTEMUNHAR os ensinos de Cristo.

    Abraços e a pas de Nosso Pastor e Amigo Cristo Jesus (não digo senhor Jesus mais, pois, agora digo meu Pai porque? SOMOS FILHO DE DEUS JUNTO COM CRISTO.

    ResponderExcluir
  10. Pois é... Não vou enganar ninguem... Tem coisas que faço porque eu gosto, o diabo não tem tudo a ver com isso. Por isso evito as coisas onde eu posso cair. E tem outra: Eu SEI onde posso cair e evito.
    Realmente não adianta colocar a culpa no diabo:

    "pois é... eu tava sozinho com aquele irmãzinha na casa da praia, já tinha saido todo mundo, ela só de biquinizinho, pediu pra mim passar bronzeador nela... Aconteceu, o diabo é sujo..."

    Não sei se sujo sou eu, imaginar que pode acontecer isso, por isso evito, ou se sujo são as pessoas que se dão ao trabalho de culpar o chifrudo (por favor, sem trocadilhos)...

    ResponderExcluir
  11. UAHSUAHSUHAUHSA
    Boa Layssa!

    Ótimo texto...

    - (diabo) Bem, eu vivo de gerar medo, culpa, angústia e ansiedade nas pessoas. Eu mato os seus sonhos, roubo suas sensações, destruo suas almas. Na verdade, sou um grande “coreógrafo”. Crio cenários para as pessoas atuarem na “peça”, mas elas é que fazem as escolhas e desempenham os “papéis”.... Eu não vivo pra criar remédios com tarja vermelha! Muahahahahaha!

    @danysussa

    ResponderExcluir
  12. eu acho que depois de um PERFEITO post como esse, e nos propios comentarios desse post, so prova oque o propio post esta mostrando de errado no meio "evangelico"! i oque o posto esta nos mostrando de errado com os "crentes"? q todo "crente" q erra preocura alguem para jogar a culpa em cima de outra pessoa. Robson falou tudo, Adao culpou Deus de ter feito a mulher, e tbm culpando a mulher de ter dado a fruta proibida pra ele. e ca pra nois, a forma mais facil de acusar alguem e acusar uma pessoa q nao ira se manifestar para se defender, e q quase ninguem NUNCA viu essa "pessoa" (falo quase ninguem pq ainda tem pessoas q conheco, q falam q viram u diabo, sem comentarios!) porem aqueles q verdadeiramente sao seguidores de Cristo fazem que nem Davi, ao errar nao culpou Bate-Seba por estar tomando banho, MUITO MENOS O DIABO, ao contrario de muito "crentes" ele falou em Salmos 51:3-4. 3:Pois eu conheço as MINHAS transgressões, e o MEU pecado está sempre diante de MIM.
    4:PEQUEI contra ti, contra ti somente, e FIZ o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

    ResponderExcluir
  13. Se ele já está condenado porque foi procurar um analista? kkkkkkkkkk

    Brincadeiras a parte, isso realmente acontece muito, agora eu acredito que fiz coisa até pior, num instante de raiva e descontrole emocional eu coloquei a culpa em Deus por coisas que acontecem na minha vida e na dos outros. Totalmente irracional!!!!!!!!!!!

    Temos que buscar a direção de Deus, pois Jesus disse que o espirito Santo veio para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Acredito que enquanto nós não discernismo bem isso, vamos sempre por a culpa no tinhoso....

    ResponderExcluir
  14. BENÇÃO!
    EU CONCORDO EM NUMERO E GRAU COM O ARTIGO,
    NO PASSAR DOS ANOS DE MUITOS CRENTES O SEU CARÁTER É DESFRAGMENTADO POR ELE MESMO! E ELE INTORDUZ COISAS COMO: FALAR MAU DOS IRMÃOS, COMETER CALÚNIAS, COMO COISAS NORMAIS E NATURAIS DE UM CRENTE...

    ResponderExcluir
  15. Sério mesmo que não fui compreendido?! (Layssa? Danysussa? Carlos Moreira???)

    Li excelente texto, morri de rir, reproduzi entre amigos de lá para cá e aproveitei, na ocasião, o espírito do seu rico conteúdo e do Genizah para endossar a mensagem no mesmo estilo.

    Assumo a responsabilidade apenas pela comunicação falha. (a palavra escrita provoca dessas)

    Mas, se houve confusão, a culpa também foi do diabo e de seus remédios vermelhos, e não minha! rsrs

    Agora vai!!

    ResponderExcluir
  16. enquanto houver o diabo para se colocar a culpa, continuaram nos seus erros não haverá arrependimento afinal a culpa é do diabo e não minha. não haverá mudança pois quem tem que mudar é o diabo. assim seremos livre do julgamento final o diabo vai responder por todas as culpas de nós coitadinhos, inocentes que não fomos capazes de reconhecer que o nosso maior inimigo está dentro de cada um de nós. um senhor chamado ( EU) esse sim é perigoso. pois quando EU não erro, quando EU não tenho limites para me sastifazer, quando EU sou melhor o perfeito. afinal é tanta coisa que o EU produz e acaba por afastar as palavras e o calvário de Jesus da vida de quem só tem lugar para seu proprio EU. então EU não tenho que refletir, que mudar pois sou certo, não erro se arrepender de que? afinal a culpa é do diabo do EU.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item