681818171876702
Loading...

Porque fiz as pazes com o Papai Noel


Por Hermes C. Fernandes

Acabo de chegar de uma cantata numa igreja hispana em Deltona, Florida. Devo admitir que aprecio muito a atmosfera natalina. Gosto de ver as casas enfeitadas, os shoppings lotados, o corre-corre, a mesa farta, a troca de presentes, e até… o Papai Noel. Isso mesmo que você acabou de ler. Sou fã do bom velhinho. Tive minhas desafensas com ele anos atrás, pois julgava que estava usurpando o lugar de Cristo. De um tempo pra cá, fiz as pazes com o velho Noel. Antes que alguém me esconjure, deixe-me explicar.

Gosto de ver as casas enfeitadas, porque nesta época do ano elas se tornam mais aconchegantes. Os olhos da criançada brilham enquanto vêem a mãe enfeitando a árvore com penduricalhos e pisca-pisca. Quem não tem uma boa lembrança da infância quando chega este período do ano? Aqui nos Estados Unidos dá pra gente saber quem é cristão ou não pela maneira como a casa é decorada para o Natal. Geralmente, enchem-nas de pisca-piscas ao redor da casa, luzes coloridas, presépios, bonecos de neve, veados e alces, trenós, etc. Quando uma casa não é enfeitada, presume-se que ali more uma família judia, ou hinduísta, ou de qualquer outro credo, ou mesmo, sem credo. As casas iluminadas contagiam a vizinhança de um clima de celebração. Aqui em casa reunimos os filhos para ajudar na decoração. Esta semana, enquanto eu e Tânia armávamos o pinheiro de natal, lembrei-me de que foi o grande reformador Martinho Lutero quem começou esta tradição. As bolas representavam o fruto do Espírito Santo. O pinheiro foi escolhido porque é a única árvore a sobreviver à estação do inverno nos países onde ele é mais rigoroso sem perder a folhagem.

Por que gosto de ver os shoppings lotados? Não seria isso um culto ao consumismo? Que tal deixarmos um pouco o radicalismo de lado? Primeiro, por conta da explosão de vendas, a indústria e o comércio podem empregar mais gente. A economia do país melhora. E quanto à motivação que leva multidões às compras? Não seria a generosidade, uma vez que a maioria vai aos shoppings para comprar presentes? Não seria isso inspirado no exemplo dos magos que ofertaram ao menino Jesus os seus tesouros? Mesmo que gaste parte do sermão natalino pregando contra o espírito consumista predominante nesta época, gosta de receber presentes ao término o culto. Em vez de criticar quem gaste parte de seu orçamento com lembrancinhas, por que não incentivar que pelo menos uma parte dos presentes seja dada aos mais necessitados? Você sabia que é nesta época que as crianças que vivem em orfanatos recebem mais visitas e presentes? O Natal consegue despertar o melhor que há nos homens.

Gosto de mesas fartas. Alguém aí prefere ver famílias que distribuem seus filhos entre casas de vizinhos e parentes, ou simplesmente vão dormir mais cedo por não terem condição de montar uma mesa com as iguarias natalinas? Não confunda isso com glutonaria! Em vez de criticar, líderes poderiam incentivar os fiéis a não disperdiçarem comida, distribuindo para os moradores de rua no dia seguinte. Toneladas de alimento vão pro lixo um dia depois do natal. Isso é que deveria ser condenado.

E quanto ao Papai Noel? Quer saber por que fiz as pazes com ele? Porque cheguei à conclusão de que não será uma figura imaginária que ameaçará a supremacia de Cristo no Natal. Já houve quem até satanizasse o velinho. Uma igreja na Inglaterra chegou a dizer que o seu nome em inglês seria um anagrama do nome  "Satan". Isso porque seu nome em inglês é Santa Claus, devido à tradição que o associa a São Nicolau. Na mente fértil desta turma, Santa, como geralmente é chamado pela criançada, seria na verdade Satan, bastando trocar a letra “n” de lugar. # Peloamordedeus! Imagina se o meu Jesus ficaria enciumado por causa de um personagem fictício, que no imaginário popular representa generosidade! Por que não usar a própria figura do Papai Noel para anunciar a Cristo às crianças? Seria muito mais produtivo do que simplesmente demonizá-lo. Imagine alguém fantasiado de Noel numa comunidade carente, com o saco cheio de presentes pra criançada, de repente, antes de distribuí-lo, ele anuncia que o verdadeiro presente de Natal é Jesus, dado por Deus aos homens para que tenham vida eterna. 

Cristo jamais foi ameaçado por personagem algum. No Natal há lugar para o magos do Oriente, para os pastores de Belém, para o anjo Gabriel, e pra tantos outros personagens bíblicos, inclusive o malévolo rei Herodes. Noel entra de penetra, mas é bem-vindo. Apesar de ser associado a Nicolau, um cristão primitivo que prezava as crianças, tornou-se num ícone natalino através de uma campanha da Coca-cola nos anos 30. Antes disso, ninguém o reconheceria vestido com aquela roupa vermelha, botas pretas, saco de brinquedos e trenó.

Dito isso, desejo a todos os meus leitores um Natal repleto de alegria e contentamento no Espírito. E que os cristãos não sejam vistos como estraga-prazeres, e sim como aqueles que têm motivo extra pra festejar.

Artigos 2196986863188085623

Postar um comentário

  1. Cristo nasceu dia 25? Não há relatos né... Ainda tenho muitas dúvidas... Sou um bebê...
    Enfim... Feliz Natal a todos do Genizah :)
    Foi uma maravilha a @ThamyTSL ter me mostrado o site, muitas dúvidas foram tiradas...

    @danysussa

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Muito bom, parabéns ao Hermes.

    ResponderExcluir
  3. Desejo a todos um NATAL cheio daquelas mensagens terríveis pré formatadas.

    Muita PAZ na hora de deletar aquele turbilhão de virais natalinos.

    Muita alegria na hora de receber aqueles versos toscos de pessoas que nunca falam com você.

    Depois de tudo isso, saibam que nem tudo está perdido. Vejam pelo lado bom, Jesus não nasceu em Dezembro. Heeeeee

    ResponderExcluir
  4. Eu não faço as pazes com o Noel por um simples motivo. Sou protestante, e no Natal, é Jesus quem deve ser adorado e não esse velho criação da Coca-Cola (as roupas). Noel, na verdade é um santo da Igraja Católica, São Nicolau, também venerado pela Igreja Ortodoxa. Não faço as pazes com Noel, pelo fato de que, se não fosse ele, mas digamos, fosse outro santo, teriamos todos uma postura antagonica a este ícone. Mas no Noelzinho é tão bonzinho e bonitinho, que tem muito crente que esquece que suas imagens são equivalentes a São Jorge, Maria Aparecida, Santo Espedito, Santa Terezinha, e tantos outros membros do Panteão Romanista.

    ResponderExcluir
  5. Yuhuull!

    Como sempre, arrebentando nas postagens Pr. Hermes, Parabens.

    Também tenho comprado uma briga feia com alguns conservadores dinossauros aqui na igreja onde frequento, me pediram pra trazer um estudo sobre o natal, e esperavam que eu condenasse a festa, demonizasse o velhinho e proibisse biblicamente as árvores iluminadas.

    Utilizei Romanos 14 como texto base do estudo bíblico e no final ainda desejei feliz natal a todos kkkk

    Grande abraço, Feliz Natal e um Ano novo cheio de realizações

    ResponderExcluir
  6. QUE QUE É ISSO?
    PARECE BRINCADEIRA!
    GOSTO DE ALGUMAS MATÉRIAS DESTE BLOG, MAS ESSA PASSOU DOS LIMITES!
    CRITICAM RENÊ, MALAFAIA, CERULLO, MURDOCK E TANTOS OUTROS POR ALGUMAS DESAVENÇAS DOUTRINÁRIAS, MAS AO MESMO TEMPO JUSTIFICAM-SE EM CELEBRAR UMA FESTA QUE A IGREJA CATÓLICA PEGOU DO PAGANISMO E ADOTOU NO MEIO CRISTÃO.
    CREIO QUE TEM GENTE COMENDO CAMELO E COANDO MOSQUITO!

    ResponderExcluir
  7. Um belo texto, lúcido, sereno e anti-cinismo (que tem invadido até mesmo mentes cristãs). Saiu do clichê e do mau-humor de alguns eternos insatisfeitos.

    ResponderExcluir
  8. naõ sabia que foi MARTINHO LUTERO que inventou o pinheiro de natal,so´faltou dizer que quem não enfeita casa no natal tá fora da visão kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Fala aí Hermes, geral do Genizah, Paz e Feliz Nascimento de Jesus tendo ele nascido em Dezembro ou não.
    Curti o texto e creio que essas pases que ele fez com o Papai Noel foi excelente pra ele.
    Eu não curto muito esse lance não, sou mais de ficar na boa, mas também concordo e tento praticar a questão contra o desperdício de comida e de tudo.
    Uma par de gente sem comida e nessa época nego fazendo rango a vera e no final joga tudo fora, cara, só Deus pra me guardar para eu não morrer do coração vendo isso.
    No mais, Paz pra geral.

    ResponderExcluir
  10. HERMES, QUANDO VOCÊ PUDER VER O PAPAI NOEL SENTADO NUMA LOJA MAÇÔNICA E CONSTATAR QUE ELE FAZ PARTE DOS RITUAIS, PORQUE TEM UM GRAU IMPORTANTE LÁ DENTRO, TALVEZ MUDE DE OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo comentário, Pr Hermes..

    Sou batista e já estava ficando preocupada com a satanização do homem de vermelho..O que está acontecendo é que as pessoas acham que tudo é culpa de satanás..Dão um papel maior pra ele do que de Deus às vezes..Andaram dizendo que a música "parabéns à vc" tb era do demo..

    São pessoas de corações pobres e ficam buscando explicações demoníacas pra tudo na vida..

    Amei tudo o que escreveu..Compartilho da mesma opinião e não mudaria em nada seu texto..

    Enfeito minha casa(só não armo pinheiro pq. aqui no Rio de Janeiro é tão quente, que não combina..Mas coloco piscas em uma árvorezinha que se chama aveloz..Faço uma mesa linda e quando faltam 15 minutos pra meia noite reuno minha família(e muitos não são evangélicos), leio a passagem do nascimento de Jesus..Explico o verdadeiro motivo de nossa celebração e oramos todos..

    A igreja Paz e Vida tem no site uma historinha satanizando o pobre do bom velhinho..É uma pena que mentes pequenas e alienadas dêem mais valor e mais poder a satanás do que aquele que morreu por nós..

    Fique na paz e continuo divulgando este maravilhoso blog, que tem me ajudado muito nas minhas inquietações de "cristã confusa"..

    Valéria Leaubon - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Lindo! Lindo! Lindo!

    Penso a mesma coisa. Me senti uma estraga-prazeres durante muito tempo também quando virei "evangélica"... afff... O que importa é Jesus e seu presente à humanidade: salvação, vida eterna ao lado do Pai.
    E penso assim: Papai Noel foi um cara que, tocado pelo amor de Jesus, resolveu dedicar um dia para levar alegria às pessoas. E nós??
    Temos ao menos um dia pra fazer isso? Pois pelos "anos de praia" posso dizer com propriedade que somos cristãos muuuito na teoria. Prática que é bom, NADA!
    O verdadeiro discípulo do Mestre Jesus é aquele que vê amor do Pai em tudo, inclusive no personagem Noel!

    E é assim que é!

    Amo esse blog!

    Vivian

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto!!! Não tenho problemas com Papai Noel, mas acho o Natal uma festa pouco Cristã de toda forma, a econômia fica esquentada, mas não para os pobres e não sei se é necessariamente bom as crianças orfãs receber visitas apenas no Natal para que alguns tenham suas consciencias limpas o ano todos... Enfim... Mas, ainda assim gosto do Natal!!!

    ResponderExcluir
  14. nao concordo pois o natal e a celebraçao do nascimento de jesus na minha igreja tem uma senhora que enfeita uma cadeira para receber papai noel isso e de mais

    ResponderExcluir
  15. Lembre-se que uma das profecias de Jesus Cristo sobre o fim dos tempos é que o coração das pessoas estará extremamente frio com relação a ele.
    "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:12].
    Certamente, as crianças aprendem a ir à fonte errada para receber presentes, são encorajadas a se comportar bem durante o ano pelas razões erradas, e aprendem a amar os bens materiais, em vez de amar a Deus sobre todas as coisas.
    As crianças estão aprendendo desde cedo a amar os bens materiais, a tentar obter o maior número possível de brinquedos, e a amar a si mesmas, tudo como conseqüência de acreditar nesse mito pagão do Papai Noel.

    Você certamente não deve ensinar aos seus filhos o mito do Papai Noel. Ensine que Jesus Cristo é a razão do Natal. Não há nada de errado em dar e receber presentes, mas faça as crianças compreender que é muito melhor dar do que receber. Além disso, mostre-lhes que Jesus Cristo nos deu o maior presente de todos, o dom da vida eterna!

    ResponderExcluir
  16. Se você tem revelação de Deus e se o Espírito Santo tem lhe guiado à toda verdade, e se você sabe que esta festa pagã nada tem a ver com o Senhor Yeshua (Jesus), então deixo aqui uma mensagem de protesto e esclarecimento para aqueles que ainda não viram a luz (ou que preferem ignorá-la).

    http://www.espada.eti.br/n1132.asp

    http://www.oapocalipse.com/home/estudos/estudos_o_natal_a_luz_da_palavra.html

    Yeshua nunca foi e nunca será a razão ou o "verdadeiro sentido" do natal. O natal foi, é e sempre será uma festa pagã. Para aqueles que acham e/ou dizem que o natal apenas vem sendo celebrado da "maneira incorreta", saibam que o natal é celebrado extamente como deveria, dada a sua natureza e origens pagãs e profanas. As festas e celebrações santas ao Senhor estão muito bem documentadas na sua palavra e são estas as festas e celebrações que a igreja de Cristo deveria estar honrando, ao invés de "queimar incenso" a deuses estranhos. O "espírito natalino" é não outro senão o espírito do anti-cristo.

    "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Mateus 13:9

    ResponderExcluir
  17. Concordo em grau,gênero e número com as opiniões de Darth Metrius e Sérgio,papai noel é um idolo de festa pagã sim,é o padroeiro do mês de dezembro São Nicolau, como outubro é o mês de Aparecida.E outros.

    ResponderExcluir
  18. Caro Pastor Hemes.
    Concordo com o senhor.
    Aproveitando sua opinião sobre o aquecimento da economia por conta do Natal, acho que deveríamos parar de falar mal do carnaval também.
    Porque é justamente no carnaval que aquele bom homem obeso (REI MOMO) que, aliás, ganha a chave da cidade do Rio de Janeiro atrai para nossa Cidade Maravilhosa milhares de turistas que com seus milhões de dólares invadem shoppings, boates, bocas e cossitas mais, aquecendo em muito nossa economia.
    Depois que o carnaval acaba, nossas autoridades podem investir todos aqueles milhoes na melhoria da saúde pública, educação, transportes, etc...
    Acho até que nossas igrejas deveriam ser as primeiras a garantir os melhores lugares no SAMBÓDROMO para colaborarmos com o aquecimento da economia.
    Aliás cristianimos de verdade, seria doarmos algum talento naqueles barracões que a essa hora estão lotados com aqueles abnegados AQUECEDORES DE NOSSA ECONOMIA.
    Chega desse negócio de ofertar, dizimar... essa hitória de semear... enrriquecer esses pastores que gostam de ir para os estaites... vamos AQUECER A ECONOMIA !!!
    VIVA O NATAL... VIVA O CARNAVAL... VIVA A ECONOMIA !!!

    Meu nome é Paulo. Meu email é prpauloeclaudia@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. FIZ A PAZES COM MARIA.
    É verdade. Não se assustem. Fiz as pazes com Maria.
    Até pouco tempo eu falava mal, me irritava quando chegava 12 de outubro, pregava contra a adoração a Maria.
    Mas hoje, principalmente depois de ler o artigo do Hermes, eu me redimi e constatei o quanto estava enganado.
    Afinal não tem problema algum. Os católicos, inclusive, nunca adoraram Maria. Eles simplesmente veneram Maria. E, quer saber? Acho uma idiotisse a gente ficar preocupado com a possiblidade de Maria tomar o Lugar de Cristo. Isso nunca vai acontecer.
    Parei para pensar e vi a quantidade de empregos que são gerados pela fabricação de imagens. Quando vai chegando outubro, fico pensando nas empresas de ônibus com seus pátios vasios porque todos estão rumo a Aparecida. Isso é muito melhor do que estar a caminho desses eventos chatos onde estão esse tal de Silas Malafaia, Renê Terra Nova, Bispo isso, Apóstolo Aquilo...
    Fiz as pazes com Maria porque ela só fez (aliás, só faz) o bem, enquanto esses pastores dessas igrejas evangélicas só fazem o mal, fazendo ofertórios onde são depositados milhares de reais que poderiam estar sendo investidos na fabricação de mais imagenszinhas despretenciosas que nunca vão roubar o lugar de Cristo. Afinal, Cristo é muito maior do que qualquer imagenzinha de Maria.
    Então, VIVA O NATAL... VIVA PAPAI NOEL... VIVA MARIA !!!
    ADORO MARIA.. PERDÃO !!! VENERO MARIA !!!

    ResponderExcluir
  20. Aqui no Genizah, existe fartura de assuntos, tópicos, opiniões, etç..., só não vejo comentários sobre a maçonaria infiltrada nas igrejas, será por quê?

    ResponderExcluir
  21. Interessante, criticam desvios doutrinários de segmentos denominacionais e lideres reliosos, mas justificam aquilo que desejam fazer! Hermes, por que mentir pra uma criança? Por que as igrejas precisam usar os enfeites de natal? Ainda bem Hermes, que você não é regra de fé, isso é uma opinião sua, mas não veha dizer que quem não comemora e nem concorda com o ensino do Noel é crente estra prazeres

    Silva

    ResponderExcluir
  22. O Pastor PAulo (Acima) deve tá de brincadeira...

    Defendendo a idolatria Aparecidática só por que gera emprego para os fabricantes de imagens ??

    Ainda que passe pelo vale da sombra da morte, não se deve fabricar algo que deturpa o evangelho..

    E falar que católico venera e não adora, é estorinha pra boi dormir,,,vá lá na Basílica de Aparecida e pergunta pras beatas que gritam "viva Aparecida" qual é a diferença entre adorar e venerar, que na prática você verá que é a mesma coisa.

    Não coloque Mais ninguém nesta tríplice aliança "Deus Jesus Homem".

    Os personagens bíblicos tiveram seu papel e passaram, obedeça a palavra....só Jesus deu a vida por nós....

    abraços....

    ResponderExcluir
  23. Ei hermes enfeita a sua casa no dia 12 de outubro com a imagem da graciosa senhora.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item