O absurdo plano de salvação dos mórmons
https://genizah-virtual.blogspot.com/2010/12/o-absurdo-plano-de-salvacao-dos-mormons.html
Fernando Galli
Poucas pessoas sabem que os Mórmons creem em quatro destinos para os seres humanos, no que se refere à doutrina da Salvação [eles chamam de exaltação, herdar a glória] e da perdição. Três desses destinos são bons e um terrível. Tudo começa na pré-existência, ou seja, os mórmons creem que antes de nascermos aqui na terra vivíamos em espírito num outro local. Daí, nascemos aqui para tentar a salvação. Para onde iremos depois da morte e o que determinará a nossa salvação, segundo os mórmons? Um de seus líderes escreveu o seguinte sobre os três locais de salvação:
“As obras de uma pessoa, sob a misericórdia amorosa do Pai, determinam o seu juízo final, se ela herdará a glória celestial, terrestre ou telestial.” - John Widtsoe, Evidences and Reconciliations, 1943, página 277.
Em primeiro lugar, observamos uma heresia absurda: A salvação pelas obras. De acordo com as Escrituras Sagradas, a Bíblia, somos salvos pela graça de Deus por meio da fé, não por meio das obras. (Efésios 2:8, 9) Em segundo lugar, dizem haver três destinos de salvação, os quais a Bíblia não ensina. Observe, conforme a doutrina Mórmon, uma explicação do que são os Reinos Celestial, Telestial e Terrestre:
1. Reino Celestial - O grau mais alto de glória, onde reside os mórmons fiéis, que por purificaram-se de todos os seus pecados por obedecer aos mandamentos do Senhor, e cujos casamentos foram selados para sempre. Este reino divide-se em três partes:
a. Nível alto - para os que recebem a exaltação e se tornam deuses;
b. Nível médio - ainda nada foi revelado sobre esse nível;
c. Nível baixo - destinado aos mórmons cujos casamentos não foram selados para sempre.
Por isso, afirmam: "Na glória celestial, há três céus e níveis." - Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, páginas 166, 167. Salt Lake City, UT: Bookcraft, 1966.
2. O Reino Terrestre - O segundo grau de glória, destinado "aos não-mórmons que foram moralmente limpos" [Smith, Answers to Gospel Questions, 2:209], ou aos mómons mornos na fé.
3. O Reino Telestial - O mais baixo dos reinos, destinado às pessoas carnais, que sofreram um tempo no inferno, mas que por terem ouvido a mensagem do evangelho lá, acabarão sendo elevados ao reino telestial, com uma certa medida de glória. Aqui, ninguém selou seu casamento para sempre.
Em parte alguma a Bíblia ensina esses três destinos, sendo que o primeiro deles, o Reino Celestial, sendo dividido em três partes. Os mórmons, no entanto, procuram manipular a Bíblia para provar essas três subdivisões, usando 2 Coríntios 12:2-4, onde o Apóstolo Paulo narra sua experiência no "terceiro céu". Assim, raciocinam: "Se há o terceiro, há o primeiro e o segundo, ou seja, três níveis". Mas Paulo fala de terceiro céu, porque a Bíblia menciona "o céu atmosférico (Deuteronômio 11:11), os céus estelares (Gênesis 1:14) e o céu mais elevado - O Reino de Deus para onde os crentes vão quando morrem (Isaías 63:15)". (RHODES, Ron & BODINE, Marian. Arguementando Com Os Mórmons - A Partir das Escrituras, página 357. CPAD. 2006) Era esse conceito de céu que Paulo tinha, e não o conceito Mórmon. E se o terceiro céu fosse um dos níveis de glória do Reino Celestial, então os mórmons teriam que explicar por que Paulo chama, em 2 Coríntios 12:2-4, o terceiro céu de "paraíso", se os próprios mórmons afirmam que "É óbvio que o céu não é o paraíso, o qual é a habitação temporária dos espíritos fiéis dos que viveram e morreram nessa terra." (O Livro de Mórmon. Guia de Estudos (Apêndice). Verbete Céu. Página 36) Eis aqui uma clara contradição no ensino Mórmon.
Percebeu, então, o fator que identifica os que herdam o mais alto grau de glória no Reino Celestial mórmon? É se o mórmon selou seu casamento para sempre. Onde a Bíblia ensina isso? E o que piora a situação para os mórmons é que nem o Livro de Mórmon apregoa isso, mas apenas livros posteriores escritos por Joseph Smith Jr. Como o suposto livro mais perfeito já escrito, segundo os mórmons, não aborda esse ensino tão essencial?
Mas além do Reino Celestial, os mórmons falam do Reino Terrestre, destinado aos não-mórmons moralmente limpos. Não se trata de ensino bíblico. Isso seria salvação pelas obras independentemente da crença no sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7) A Bíblia ensina que Pedro e os cristãos aguardavam "novos céus e uma nova terra". (2 Pedro 3:13) Pedro não poderia aguardar viver em dois lugares diferentes, mas num só, ou seja, "novos céus e nova terra" referem-se ao lugar que Deus preparou para os salvos. (João 14:2, 3) E observe que Pedro não menciona "novos céus, nova terra e um lugar telestial". Segundo os mórmons, esse Reino Telestial destina-se àqueles que lá no inferno aceitarão um dia o evangelho. Observe:
“É a morada temporária, no mundo espiritual, dos espíritos daqueles que foram desobedientes na mortalidade. Nesse sentido o inferno terá fim. Ali os espíritos aprenderão o evangelho e em alguma época após o arrependimento ressuscitarão para o grau de glória que merecem. Os que não se arrependerem, mas não forem filhos de perdição, permanecerão no inferno durante todo o milênio. Após esses mil anos de tormento serão ressuscitados para a glória telestial. D&C 76:81-86; 88:100, 101) – O Livro de Mórmon, 1995, Guia Para Estudos das escrituras (Apêndice), página3 103, 104, verbete INFERNO.
Quanta criatividade! Jesus jamais ensinou ser possível sair do inferno. Antes, ensina em sua Revelação, Apocalipse, sobre os que serão lançados no lago de fogo - os não tiveram seu nome escritos no livro da vida - serão lançados no lago de fogo e sofrerão dia e noite, eternamente (pelos séculos dos séculos). (Apocalipse 20:10, 14, 15) Jesus também falou daqueles que serão lançados no castigo eterno. (Mateus 25:46) Mas nunca se fala de um "bode" tornar-se "ovelha" no inferno.
Por fim, os mórmons creem no inferno eterno:
4. As Trevas Exteriores - O local para onde os espíritos maus, que de modo algum aceitaram o evangelho de Cristo, e que preferiram viver afastados de Deus.
Essas trevas exterores, segundo os mórmons, estão reservadas apenas para aqueles que negarem as chances que terão no inferno de se converterem, ou que não puderem pagar, com seu sofrimento, no período de 1.000 anos, os seus pecados.
Diante de tantos ensinos contrários à Bíblia, devemos estudar em que creem os mórmons e argumentar com eles sobre o verdadeiro plano de Salvação, somente pela graça, por meio da fé, em Cristo Jesus. (Romanos 11:6) Obras não salvam. Também, provar biblicamente que só há dois destinos, céu ou inferno, que há dois tipos de pessoas, salvos e não-salvos (ovelhas e bodes; trigo e joio) pode ser de grande ajuda. Mas acima de tudo, precisamos ter a humildade de reconhecer a necessidade do estudo profundo de Soteriologia - a doutrina da Salvação em Cristo. Quanto mais dominarmos este rico conhecimento, mais capacitados seremos pelo Espírito Santo de Deus a evangelizar os mórmons. - Fernando Galli begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting, 18 de julho de 2010.
Fernando Galli para o Genizah
Pra mim o que ensinam eles está muito mais perto da VERDADE do que a defasada, ultrapassada e sem-sentido doutrina pregada pela maioria das igrejas.
ResponderExcluirFala sério que vocês pensam que depois de morrer vai todo mundo ficar dormindo, ou esperando em algum lugar para depois sair da cova ahahhaha é piada isso, conto de fadas e incrível de acreditar quanta gente ainda tá nessa ladainha.
A Bíblia que vcs chamam de sagrada eu chamo de ADULTERADA, DESPERTEM!!!
ConheceREIS (futuro) a verdade e ela vos libertarÁ
Jesus falou no futuro, falou q tinha coisas que ele não poderia ainda falar naquele tempo e que depois seriam reveladas pelo espírito da verdade que o glorificaria e diria o que é VERDADE e não o que é manipulação de Instituições religiosas!
Hahahah sair da cova é piada...
e depois???
Vai ficar todo mundo tocando harpa no paraiso?
DEUS e JESUS trabalham até hoje, e Jesus quer que façamos o mesmo, nos desenvolvamos, cresçamos para tomarmos novas posições no futuro...
DESPERTAI DESSE HOLOGRAMA!!!!
haha comédia esse blog... criticam um, desrespeitando, e mal sabem que acreditam em manipulações e outras invenções...
vou falar a verdade para vcs, os cara que inventaram isso, são muito criativos não posso negar, mas estavam numa viagem sem tamanho .. haeuahuehuae! infelizmente tem gente que crê assim. Preferem isso do que a Graça, fazer o que né tem gente pra tudo nessa vida!
ResponderExcluirabraço valeu por mais esse Danilo
@DanielBrianese
Tinha que ser o Gali!!!
ResponderExcluirOs mórmons agradecem sua publicidade. Diversas pessoas que nunca ouviram falar do mormonismo podem se interessar e até ingressar na IJSUD.
Eu discordo respeitosamente dos SUD. Mas discordo muito mais de quem obtém renda criticando outros grupos religiosos.
* * *
O grande problema disso é que quando alguém não consegue compreender essas coisas e diferenciar hierarquia de atributos, irá procurar dar voltas e mais voltas nas escrituras, puxando a interpretação para o unicismo para justificar os seus entendimentos, e assim perdendo uma grande parte da verdade escritural. É quando os unicistas começam a entrar pelas raias do absurdo, em situações extremas como:
ResponderExcluir- Se YAOHUH e YAOHUSHUA são o mesmo Ser, então YAOHUSHUA orava para Si mesmo?
- Se YAOHUH e YAOHUSHUA são o mesmo Ser, então YAOHUSHUA voltou para Si mesmo quando disse que voltaria para o Pai?
- Se YAOHUSHUA e o RUKHA são o mesmo Ser, então YAOHUSHUA não enviou o Consolador, mas enviou a Si mesmo, e portanto não voltará porque já está aqui hoje?
- Quando se ouviu uma voz dizendo "Esse é o Meu Filho amado em Quem Me comprazo", era o próprio YAOHUSHUA falando dos céus ao mesmo tempo em que saia da água da imersão? Ou seria Ele um ventríloquo?
- Quando o RUKHA veio sobre Ele em forma de pomba, então seria o próprio YAOHUSHUA que saía das águas e estava na pomba vindo sobre Si mesmo?
- Quando YAOHUSHUA disse que não era para Ele fazer a Sua própria vontade, mas a vontade do Pai, então Ele teria DUAS vontades? Porque se o Pai e Ele são o mesmo Ser, então esse Ser só pode ter uma única vontade, caso contrário estará dividido contra Si mesmo.
- Quando YAOHUSHUA diz que toda blasfêmia contra Ele será perdoada, mas que a blasfêmia contra o RUKHA não será jamais perdoada, Ele estaria dizendo que a blasfêmia contra Ele seria perdoada, mas a blasfêmia contra Ele mesmo não seria nunca perdoada?
- E quando as escrituras dizem "porque não deixarás a Minha alma na morte", Ele estaria dizendo que Ele mesmo não deixaria Sua alma na morte?
- E quando Ele disse: "ULI, ULI, LAMA AZAVTANI" Ele estaria perguntando por que Ele abandonou a Si mesmo? E por que Ele diria "MEU UL"?
- E quando Ele dizia que "o Pai é maior do que Eu" Ele estava dizendo que Ele era maior do que Ele mesmo? Maior e menor não são conceitos dualistas (no mínimo dualistas)? Note que MAIOR E MENOR não tem nada a ver com MELHOR OU PIOR !!!!!!!!!!!!!!!!!! Maior e menor dizem respeito a hierarquia, enquanto melhor e pior se refeririam, se fosse o caso, a atributos. Melhor e pior nem se cogita, obviamente.
- E quando Ele dizia que conforme Ele via o Pai fazer assim Ele também fazia, Ele estava dizendo que conforme Ele fazia assim mesmo Ele fazia?
A lista dos absurdos é longa demais para eu escrever todos os exemplos aqui, mas creio que esses já são absurdos o suficiente para exemplificar os absurdos dos entendimentos unicistas.
Diante de todas essas coisas, eu só posso imaginar que as escrituras ou Bíblias dos unicistas sejam bem menores do que as normais, porque é preciso retirar muito texto dela para se poder concluir o que eles concluíram. No livro de Ranodgalut (Apocalipse) lemos que YAOHUSHUA diz que gravará em nós o Nome de YAOHUH UL, o nome da Cidade Santa, e o Seu novo Nome. Ora, o Nome YAOHUH e o novo Nome que YAOHUSHUA terá (isso é assunto para um próximo estudo) serão gravados em nós. Por que DOIS NOMES, e não UM SÓ? Se o Criador fosse um só, então só deveríamos ter gravado o Seu Nome e o nome da Cidade Santa, não é mesmo?
Devemos também prestar a máxima atenção ao fato de que YAOHUSHUA receberá um novo Nome (o que estudaremos em um próximo estudo).
Ora, YAOHUH UL, quando apresentou Seu Nome a Mehushua (Moisés), Ele afirmou: "Esse é o Meu Nome eternamente". Ou seja, o Nome YAOHUH é imutável e eterno.
Contudo, o Nome YAOHUSHUA é somente para o tempo presente, pelo que Ele representa, mas mudará no final dos tempos, onde YAOHUSHUA terá um novo Nome.
É muito simples concluir que, se há um SER que tem um Nome imutável e eterno, e Outro SER cujo Nome mudará no final dos tempos, então há DOIS SERES, no mínimo.
Paz a todos sempre, em o Nome YAOHUSHUA, amnao.
Realmente acredito que deveríamos criticar aquilo que é apregoado dentro das nossas próprias igrejas evangélicas e não fazer um resumo do que outra religião diz.
ResponderExcluirApesar disso, foi interessante conhecer um pouco mais do que os Mórmons acreditam.
Bom saber como entendem a salvacao na visao mormon...sinceramente eu nao sabia e nao consegui ninguem que me explicasse...desta forma vale a informacao relatada para argumentacao..
ResponderExcluirSegueira espiritual:
ResponderExcluirSó cego é que não percebe que deus(Jeova)do AT,
não é o Deus pai apresentado por Jesus no NT.
A culpa é de Lutero.
ResponderExcluiré muita inocencia!!!
ResponderExcluirjesus veio a terra e MORREU por nós, e para fazer jus a este sacrifício basta ter fé!!!(leia tiago 2:20)a fé sem obras é fé morta!!!
se vcnão acredita em 3 graus de gloria leia (1 Cor. 15:45-41)
Meu Deus.... me assusta ler os comentários desta sessão do site, este site é legal, tem uma finalidade bem interessante, mas até hoje eu pensava que seus leitores eram ávidos defensores da sã doutrina e de repente leio alguns comentários tão absurdos e fico a pensar que o deve vir por aí no futuro do mundo cristão é muito mais temeroso do vemos agora. Não sou fã de discussões tolas sobre algumas doutrinas bíblicas e achei muito interessante o artigo sobre os mormons, mas alguns comentários conseguem "viajar" muito mais do que os próprios mormons. Isso sim me preocupa! Abraço a todos!
ResponderExcluirMeu Deus.... me assusta ler os comentários desta sessão do site, este site é legal, tem uma finalidade bem interessante, mas até hoje eu pensava que seus leitores eram ávidos defensores da sã doutrina e de repente leio alguns comentários tão absurdos e fico a pensar que o deve vir por aí no futuro do mundo cristão é muito mais temeroso do vemos agora. Não sou fã de discussões tolas sobre algumas doutrinas bíblicas e achei muito interessante o artigo sobre os mormons, mas alguns comentários conseguem "viajar" muito mais do que os próprios mormons. Isso sim me preocupa! Abraço a todos!
ResponderExcluirVocês acreditam na barbaridade do que esse site diz
ResponderExcluireu sou mórmon e sou muito feliz pela religião que sigo
Respeito não só os Mórmons,mas também Adventistas,Testemunhas de Jeová,entre outras seitas,embora não concorde com o que ensinem.
ResponderExcluirMas pelas respostas aqui neste tópico vejo o quanto as pessoas são hereges e nem sabem o que escrevem.
"YAOHUH,YAOHUSHUA,RUKHA....",nunca li tantam bobagem em tão espaço.
EI VOCÊ!
ResponderExcluirCriticar é fácil, difícil é ter fé em um ser invisível mas que mostra que tem todo poder em sua vida.
É fácil falar dos outros,sem se ajoelhar e pedir com toda humildade a verdade para o Senhor.
Deus não diz pra falar mal do irmão, mas "amar ao próximo como a ti mesmo".
Ha! ninguém vai para um lugar melhor ou pior?Então vai lá,sacia suas necessidades terrestres, rouba uma coisa bem valiosa,mata a pessoa que vc odeia,faz o que bem entender,você pode?Vai ser punido aqui na terra de uma forma ou de outra não vai?quem dirá no reino celestial!
Inferno???Vocês não sabem o que é isso?O que é o inferno na terra?Solidão,angústia,desapontamento,dor,perda,mágoa,é isso que terá só que "eternamente" se não for merecedor da salvação.O que fazer para ser salvo?Fala sério,quando faz uma boa ação ao próximo o que sente?qualquer um sabe,vc sabe que está aqui pra isso, só não encherga por que acha que tem sabedoria!
Eu não tenho, por isso procuro buscar a Deus em cada coisa que faço,mesmo ainda na minha ignorância,na minha ingratidão,sinto que estou no caminho,e você?
Sou muito grata ao Senhor por um dia ter conhecido a Igreja Mórmon.
olha aqui esses mormons pra mim é tudo heresia
ResponderExcluircada um tem sua opinião mais quando distorcem a palavra de DEUS pera aii eu me meto quer saber mormon vão ler a blblia e vive-la e DEPOIS vão se converter e pronto!!!
Gente, se existem três céus,é óbvio que deve existir o primeiro e o segundo. Isso não é manipulação, é uma certeza.Você deveria estudar mais a doutrina mórmon. Em nenhum momento, os mórmos acreditam que só as obras salvam, preste atenção no que você escreve. Sou "mórmon" e lá acreditamos que fé e obras podem levar à salvação, ok? Fique mais informado para não pagar mico escrevando doutrinas falsas. Fica a dica meu amigo.
ResponderExcluirSou cristão, respeito as ``pessoas´´ que pela livre escolha seguem o caminho mórmon, pois a salvação é individual, cada um sabe de si, mais não tenho nenhum respeito pelas explicações absurdas dos mormóns, a história da bíblia foi escrita em épocas diferentes, pessoas diferentes em ordens diferentes, de forma a provar sua veracidade, aliás Deus sempre se preocupou com isso, pode até ser que o homem possa ter mudado algo, mas as histórias de Jesus, e outras histórias da bíblia são comprovadas até por outras religiões não cristãs, agora esse livro de mórmon, por favor me poupem, basta ler bem a bíblia, não precisa estuda ela muito não, o que eu não aconselho, para ver a contradição que que os mórmons pregam, bom é o livre arbítrio, a livre escolha né, mais me poupem,aliás sinceramente já fui mórmon, e estudava bastante os livros, e ensinamentos que lá tinha me aprofundei bastante, aonde cheguei na conclusão que estava vivendo algo que um homem chamado joseph smith inventou um dia sem prova nenhuma, ou seja devia confiar no que ele disse um dia, e no que seus seguidores disseram também um dia.
ResponderExcluirCorreção não viviamos em outro lugar, e sim com o Pai Celestial antes de vir a terra póis somos todos filhos dele aonde iriamos viver se não fosse com ele?
ResponderExcluirSobre sermos salvos na fé como vamos ser salvos pela Fé sem obras ora pois sem obras não a Fé como Jesus nos Salvou - vos? Pelas obras é claro! Deus é um homem justo vc gostaria de viver com aqueles que mataram e roubaram sem motivos por que e não por nessecidade. Despulpe não vou mais questionar pois o Senhor precisa conhecer "A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS" A igreja é de cristo e não dos homens somos imperfeito e Deus não. Em sei que Deus vivi e que esse evangelho é verdadeiro.Em nome de jesus cristo amém.
-Gostaria de dizer que Jeová mencionado no velho testamento é simplesmente o nosso pai de Salvação JESUS CRISTO. Lembre-se que o velho testamento é anunciando a vinda do redentor, Jesus o Cristo ou Jeová.
ResponderExcluir-Ahhh... Quanto a ser salvo só pela fé, não salva... Porque fé sem obra é morta. Me diga, jesus trabalhou aqui na terra? Fez alguma coisa? Qual sua missão, enquanto esteve sobre ela? Não me responda, fique para você e pondere!
#Procure ser salvo, que é melhor do que ficar fazendo criticas que nada edifica.
-Ahhhhhhhhhh... "Não julgueis e não sereis julgados". Mt 7:1 - Continue seguindo o Senhor!
ResponderExcluirpura distorção e falta de conhecimento das doutrinas que são ensinadas,tanto na religião SUD quanto da própria bíblia..antes de postarem algo referente a alguma religião tenham o minimo de conhecimento necessário
ResponderExcluirsou SUD há 23 anos, e tudo que aprendi o Espirito Santo testifica a veracidade desses ensinamentos, alguém tem duvida ? pergunte a Deus (Thiago 1:5 )
ResponderExcluirROSY DE OLIVEIRA
Honestamente, não sei se o autor desse texto está se fazendo de burro ou se sofre de uma lamentável carência de interpretação de texto. O pior é que tem gente que ao invés de buscar sabedoria espiritual na fonte de toda sabedoria, que é Deus, fica consultando esse tipo de texto mediocre que é tão nojento quanto os hipócritas fariseus. Os que tinham sensibilidade espiritual reconheceram Jesus como o Messias, mas os cegos o enxergavam apenas como o filho de José, o carpinteiro. Os ditos cristãos protestantes, em grande parte, não todos, são perfeitos fariseus contemporaneos.
ResponderExcluirPor que ao invés de somente ler o que as pessoas acham da igreja mórmon, você(s) não visita(am).
ResponderExcluirConvite feito. Acredito que vocês terão outra visão.
voce ouviiu todas essas pessoas, ou prefere continuar atirando flechas inflamadas no torvelinho?
ResponderExcluir