681818171876702
Loading...

Macumbeiro diplomado

Professor da FTU
Formam-se os primeiros teólogos umbandistas.


Patrícia Ioco Aguena
Luis Nassif On Line


A Faculdade de Teologia Umbandista, primeira credenciada pelo MEC, divulgou nesta semana a diplomação de 21 teólogos, os primeiros graduados em terceiro grau, fazendo parte de um marco histórico na isonomia do país.

O diploma emitido pela FTU e chancelado pela USP garante ao teólogo em religiões afro-brasileiras um registro de formação em nível superior (bacharel). Com este documento é possível ao teólogo trabalhar em concursos públicos que exigem o 3º grau em qualquer formação ou formação teológica, trabalhar em empresas na análise de projetos sociais, códigos de ética, ouvidorias, entre outras áreas. Enfim, o diploma da FTU concretiza inúmeros benefícios para a coletividade afro-brasileira, mas também trás [sic] benefícios para o aluno formado inserindo-o social e economicamente.

Das 108 faculdades de teologia no Brasil a única representante das religiões afro-brasileiras foi recentemente convidada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE à participar de Audiência Pública Nacional para discussão da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Teologia.

Fundada em 2003, a Faculdade de Teologia Umbandista obteve seu credenciamento e autorização para funcionamento através da portaria 3864 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e visa três pilares: ensino de qualidade, extensão e pesquisa.

Em seis anos de funcionamento, a faculdade conseguiu estabelecer vários diálogos, os quais destacamos:

Diálogo Intrarreligioso – com vários segmentos das religiões afro-brasileiras

Diálogo Interreligioso – entre as várias religiões

Diálogo Interdisciplinar – entre as várias disciplinas: arte, ciência e
filosofia

Diálogo Transdisciplinar – estabelecendo pontos de convergentes acima
de qualquer nomenclatura.

Outras atividades realizadas pela instituição foram:

- os Congressos Acadêmicos de Iniciação Científica, com nomes
consagrados tanto da academia quanto dos movimentos religiosos,
nacionais e internacionais.

1º Congresso: I Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: A Umbanda do Século XXI. Entre outros destacamos a participação de Patrícia Birman, Reginaldo Prandi, Luís Assunção

2º Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Do Sicncretismo à Convergência. Entre outros destacamos a participação de Roseli Fischman, Vagner Gonçalves.

3º Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Religiões Afro-brasileira aproximando os Saberes. Participação de José Flávio Barros, Valdemir Zamparoni.

A Faculdade de despacho avançado
- Ritos aproximando templos religiosos das
religiões afro-brasileiras. Umbanda, Candomblé, Jurema …

- Video-aulas aproximando os saberes acadêmicos e religiosos

- Videoconferências com sacerdotes do Brasil e de outros países,
como Argentina, Uruguai e Portugal.

- Campanhas de prevenção da hipertensão

- Projetos de Responsabilidade Social com a presença de artistas,
músicos, cantores e dançarinos consagrados.

- Trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos com pesquisas de campo

- Trabalhos acadêmicos divulgados em outras Faculdades
de Teologia como a Faculdade Teológica Batista, Faculdade
Messiânica e Universidade Norte do Paraná.

- Revista digital de difusão acadêmica

- Jornal da Faculdade impresso e digital
- Edição do livro: Trabalhos de Conclusão de Curso 2009 – Faculdade de Teologia Umbandista – Editora FTU.
- Edição do livro: Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras. – Editora FTU.

Essas e outras realizações aconteceram em um pequeno período de funcionamento, mas significaram muito para as religiões afro-brasileiras legitimando e legalizando definitivamente seus saberes e os colocando em patamar de igualdade com todos os setores, pautada no princípio da isonomia.

No final de 2010 saem os primeiros diplomas da FTU registrados pela USP, Universidade de São Paulo, culminam a legitimação dos primeiros teólogos umbandistas do Brasil e do mundo, motivo de felicidade e alegria pelo caráter inovador e pela possibilidade dos teólogos exercerem na prática muitos conhecimentos e vivências obtidos na Faculdade.



Só pode ser brincadeira... 4158866291687864421

Postar um comentário

  1. Olá! Irmão Danilo e Equipe, Graça e Paz...

    Não é brincadeira, não, o diabo ainda que seja o pai da mentira, porém, ele leva a sério o que faz, e ensina aos seus adeptos.
    É por isso que o (ICP) Instituto Cristão de Pesquisa, diz: Os Cristãos deveriam se esforçar para fazer pela verdade, o que eles fazem pela mentira. No mas a Glória seja dada ao Senhor nosso Deus.
    Feliz Natal...
    Deus abençoei a todos....

    ResponderExcluir
  2. Se nós formos pensar bem, alguns seminários teológicos cristãos tem formados teólogos que se tornam especialistas em "despachos gospel" e outras heresias que tanto combatemos aqui.

    Alguns deles tem mestrado e doutorado, tornaram-se apústulas e putriarcas da fé e estão fazendo o pré-vestibular para semideus.

    A FTU só teve que pegar o bonde e dar um pouco de autenticidade à bandalheira toda.

    ResponderExcluir
  3. Achei o post muito engraçado como sempre bem articulado com o que acontece, mas vejo isso como uma forma de "descriminalizar" ou "formalizar" as religiões afro do Brasil. Acredito que é motivo de pararmos para refletir e não somente chamar os caras de filhos do Cão. Não o Genizar que esta trazendo isso de forma humorada, mas os comentários...

    Alguém se habilita a ir bater um tambor filosófico com os caras?

    Vlv!!!

    ResponderExcluir
  4. Como país laico, o Brasil precisa permitir sim formação teológica a quem o quiser. Sou teólogo católico, não concordo com a doutrina espírita/kardecista/umbandista/candomblecista, mas defendo o direito que eles têm se se formar naquilo que creem. E, se nós, cristãos, continuarmos desunidos como somos, certamente estaremos abrindo os flancos para outros tipos de teologia!
    Antonio Sanchez

    ResponderExcluir
  5. Achei o post um tanto quanto preconceituoso.
    Não gostei do tom de deboche ao chamá-los de "diabólogos"... Acho esse tipo de post bem desrespeitoso. E que na verdade está na contra-mão da liberdade de culto como direito inalienável num Estado democrático de direito. Posso discordar da fé e práticas afro-brasileiras, do cambomblé, da umbanda e etc.,(sou um discípulo de Jesus Cristo), mas isso não me dá o direito de ofender ninguém só por confessar uma fé diferente da minha. Essa postura de "chutar santas" revela uma mente obtusa e uma agressividade desmedida e sem sentido. É assim que queremos pregar o Evangelho? Demonizando os outros?

    Abraço,

    Rev. Rodrigo Condeixa

    ResponderExcluir
  6. Por achar fantastico o texto "Jesus não era evangélico", acabei vindo conhecer seu site, e aqui me decepcionei ao máximo ao ler seu comentário sobre a FTU, pois pelo visto os srs. sequer sabem as diferenças entre Umbanda, Quibanda e Cadomblé. Não pertenço a nenhuma religião associada a qualquer desses textos, porem gosto de me informar para não falar besteiras, inclusive para que eu não cometa crime de preconceito, como o que os srs. fizeram no texto sobre o FTU.

    ResponderExcluir
  7. ALTERIDADE. Essa é a marca maior do Verdadeiro Cristão, porque Jesus morreu em nosso lugar, e "Deus é Amor".

    Demonização das outras religiões, deboche, sinismo e escárnio, são as marcas de satanás. os que assim agem, são como os filhos que fogem de casa, deixando para trás a boa educação do Pai, e adotam outro pai para serem dele, filhos.

    ResponderExcluir
  8. "A Faculdade de despacho avançado!?"

    AHSAUHSUAHUSHAUHSUHAUSH'
    Saiu preconceituoso mesmo...
    Mas não deu pra deixar de ser engraçado!

    @danysussa

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei em ver uma pessoas falar de outra que pensa tão diferente com tanto respeito e amor como o reverendo Rodrigo,isto sim é o que JESUS espera de nós,discriminação nunca.

    ResponderExcluir
  10. Previsivel...as religioes afro brasileiras bem como locais de culto foram consideradas patrimonio cultural em algumas localidades...dai para diante pode se prever o cenario possivel..sem querer ser redundante,despachos,macumbas e outros tb exigem ofertas dos fieis...

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, esse post se amarrou no etnocentrismo e na falta de respeito tão habituais dos evangélicos, de se dizerem perseguidos, quando a situação lhes é desfavorável; e de se fazerem perseguidores, quando isso lhes é proveitoso. Não quero lembrar-me de Serveto, nem dos judeus ou camponeses alemães no século XVI.

    A doutrina pode ser diferente, a fé não é a mesma, mas os caras são sérios, não é uma faculdade de despacho avançada, como o infeliz comentário foi feito. Afinal de contas, nós cristãos temos produzido estelionatários diplomados em nossas cadeiras da fé! O 171 gospel não foi tão evidente em todas as igrejas, inclusive nas históricas!

    Faltou respeito, faltou proteger o telhado de vidro, antes de tacar pedra nas telhas alheias.

    Eis os cristãos!

    ResponderExcluir
  12. Porque sou "ATEU"
    Porque não tenho "PRECONCEITO" sempre digo as religiões são o "opio" da humanidade!

    Só trazem atraso "Mentiras,Guerras,Preconceito"

    Aos comentários PRECONCEITUOSOS!

    "Triste Época! Mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" - Albert Einstein

    "Não há fatos eternos como não há verdades absolutas" - Nietzsche

    Senhores Evangélicos!

    O único meio eficaz para se combater a ignorância, os preconceitos, a superstição e os vícios é o saber, pela simples razão do próprio significado de cada um desses conceitos, ou seja:

    - Ignorância significa o desconhecimento ou falta de instrução, falta de saber.
    - Preconceito significa o conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.
    - Superstição significa o sentimento religioso excessivo ou errôneo que, muitas vezes, arrasta as pessoas ignorantes à prática de atos indevidos e absurdos, ou ainda, a falsa idéia a respeito do sobrenatural.
    - Vício significa o defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios para o fim a que se destinam. É a tendência habitual para o mal, oposto da virtude.

    Na minha qualidade de "ATEU" e "Sociólogo" espero que este "BLOG" seja no minimo "Democrático" e publique este comentário!
    Agradeço o espaço e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Artigo bem preconceituoso. Concordo com o reverendo, não é assim que devemos levar a bandeira de Cristo.

    ResponderExcluir
  14. Normal , diretos iguais para todo mundo!ta faltando as outras. É como disse o Robson Lelles lá em cima, macumba por macumba ja temos no meio gospel, a diferença é que esses talvez sejam transparentes e que não precisem adulterar ensinamentos como fazem os nossos para justificarem seus argumentos por ganância, posição na sociedade, projeto pessoal e etc... não duvido nada qualquer um aprender mais sobre eles do que sobre o próprio evangelho,ninguém esta interessado em ensinar mesmo!

    ResponderExcluir
  15. As potas do inferno não prevalecerao contra a Igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  16. Pelo menos eles estudam para não fazer, falar ou pensar, besteiras por ai como muitos pastores por ai.

    ResponderExcluir
  17. Bom, dando uma olhada na galera acima, nos posts acima....vejo que não é só uma questão de tolerância que os comentaristas exprimem, pois ao defender com tanta veemência as tradições afro, fico até com a "pulga atraz da orelha". Por que tanta defesa?! ora, todos nós sabemos que umbanda, candomblé e etc realizam rituais de despachos, isso faz parte da sua liturgia, então por que não se pode falar isso? seria como tentar esconder que um cristfão toma ceia, batiza-se etc....será que os "bem intensionados" ou politicamente corretos ou "tolerantes" não tem no seu íntimo algo que lhes puxa a essas doutrinas? Creio que muito em breve no Brasil será extinta a doutrina bíblica como, nós os protestantes, a conhecemos, aí......saber-se-á o que vai predominar, mas o horizonte já indica, aos que estão "ligados"...já podem ver....
    Amauri

    ResponderExcluir
  18. Não há como ser cristão e não ser preconceituoso, quem diz o contrário não quer "pagar o preço" pelo cristianismo. A Palavra de Deus diz que "é impossível servir a dois senhores...", portanto ou o Cristão defende com unhas e dentes o posicionamento de Deus ou se torna um "morno", e esse Deus está a ponto de vomitá-lo da Sua boca!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item