Deixados para trás fail 2
https://genizah-virtual.blogspot.com/2010/12/deixados-para-tras-fail-2.html
Episódio de hoje: "A cidade do fim do mundo"
Camponeses de uma distante e humilde cidade da região de Yucatán, no México, tiveram sua curiosidade avivada devido a uma seita apocalíptica. Ocorre que a dita seita resolveu construir na região a sua "Cidade do Fim do Mundo". (Ainda é tema controverso, mas o cartório da nova cidade pretender chamar todos os que ali nascerem de "fimdemundensses", risos).
É sabido que, em muitos casos, movimentos apocalípticos podem ser fisicamente perigosos, (espiritualmente e psicologicamente, todos são!), por isso, a iniciativa tem se tornado alvo das observações de autoridades religiosas e civis do País. A informação é do diário Milênio, do México.
A idéia da construção, porém, não veio dos mexicanos. A seita, senhores, é italiana. Os extrangeiros construiram uma pequena cidade, que chama a atenção por possuir paredes grossas e resistentes. Tanto cuidado, segundo a seita, é para que a cidade proteja seus habitantes contra as bactérias e a radiação, que serão comuns a medida que o fim do mundo se aproxima.
A idéia da construção, porém, não veio dos mexicanos. A seita, senhores, é italiana. Os extrangeiros construiram uma pequena cidade, que chama a atenção por possuir paredes grossas e resistentes. Tanto cuidado, segundo a seita, é para que a cidade proteja seus habitantes contra as bactérias e a radiação, que serão comuns a medida que o fim do mundo se aproxima.
(É de impressionar que ainda não tenham tido a idéia de consagrar as baratas como 'apóstolas' do movimento, ou ao menos, como profetas). (1)
Segundo José Gualberto, que é prefeito da cidade de Oxkuzcab, e que tem acompanhado de perto os acontecimentos, os italiados acreditam numa profecia maia, a qual afirma o fim do mundo para 21 de Dezembro de 2012. Alguém aí arrisca apostar que são mais uns a serem deixados para trás?
O ex-diretor do Hospital Psiquiátrico de Yucatán, Gaspar Baquedano López, afirma que é comum que este tipo de seita apocaliptica termine em tragédia...
Engana-se, todavia, quem imagina que construções para o "fim do mundo" sejam novidade. As famosas Testemunhas de Jeová já fizeram algo semelhante.
Foi por volta do ano de 1930. Joseph F. Rutherford, o segundo presidente da seita, convencido de que os patriarcas em breve ressuscitariam para assumirem o Governo do mundo, quis construir um lugar agradável para hospedá-los. Estava tão convencido que incluiu o nome de alguns dos Patriarcas Bíblicos na escritura da casa...
Uma publicação oficial da seita na época afimou: "Nesta expectativa, a casa em San Diego, Califórnia, que tem sido muito publicitada com intenções maliciosas pelo inimigo religioso, foi construída em 1930 e chamada "Beth-Sarim", que significa "Casa dos Príncipes". Está agora confiada aos nossos cuidados para que aqueles príncipes a ocupem quando regressarem. Os factos mais recentes mostram que os religionistas deste mundo condenado estão rangendo os seus dentes por causa do testemunho que aquela "Casa dos Príncipes" dá acerca do novo mundo". (2)
As Testemunhas de 1930 foram deixadas para trás, a ver navios, tendo sua grana esbanjada numa luxuosissima mansão para uso de seu presidente. Mas, sempre tem mais alguém disposto a fazer papel de bobo...
Notas:
(1) Subsídio cultural para quem não entendeu a piada: acredita-se que num cataclisma global, as baratas sobreviveriam até mesmo aos terriveis efeitos da radiação. Nem a bomba atômica pode com elas, he, he...
Marcelo Lemos, editor do Olhar Reformado, pós-milenarista convicto, ex-demente escatológico, e colaborador do Genizah.
Que loucura.
ResponderExcluirMIss.Gilberto Diniz Santa Fe Argentina
ResponderExcluirPaz Somos contra qualquer visao escatologica fora da Biblia, ela é a verdadeira regra de Fe´.
Miss. Gilberto Diniz - Pré-milenarista convicto - nunca sequer fui demente escatológico, todo demente ele é extremista.
Danilo:
ResponderExcluirEssa foi pro Facebook, com direito a esculacho relampago nos apústulas e putriarcas do século XXI!
Sou um ex-premilenista, e ex-pretribulacionista. Apesar disso, esta série de artigos não é um ataque a esta ou aquela corrente interpretativa. Certamente eu considero a posição "pre" um equivoco teológico, mas isso não significa que os "pré" sejam extremistas, nem que na posição que adoto não existam "louco", risos.
ResponderExcluirSe alguém desejar conhecer melhor meu posicionamento escatólico (Escatologia da Vitória), pode acessar o meu blog (www.olharreformado.com), ou o blog do Bispo Hermes e da Igreja Reina.
Em Cristo, que nos une;
Paz e bem!
A série passados para trás é uma maravilha!!
ResponderExcluirCriar expectativas no ambito escatologico eh sedutor...eh querer pegar carona no atributo onisciencia de Deus...com resultados pontuais e decepcionantes...na "timeline"de Deus somente a ele cabe agir
ResponderExcluir