681818171876702
Loading...

Atos proféticos?


Responde: Alan Brizotti

Uma das grandes marcas do nosso tempo é o avanço da mediocridade. No âmbito teológico não é diferente. Algumas mentes “ungidas” criaram um híbrido de “unção” junto com pouquíssimo bom senso batizado de “ato profético”. A culpa é de Ezequiel e os ossos secos (Ez. 37) e alguns outros movimentos baseados nessa “inspiração profética”.

Hoje quase tudo é “profético”. É oração profética, louvor profético, oferta profética, abraço profético, raiva profética e até blog profético! O problema é que se tudo é profético, qual é o objeto da profecia? A quem profetizo?

A Bíblia tem um padrão definido: Deus fala a um profeta, e esse profeta fala ao povo! Agora, se todo mundo é profeta, onde está o povo? Com quem Deus está falando? Na Bíblia, quando um profeta “profetizou” a outro profeta – e não ao povo – deu problema: o profeta velho de I Reis 13.

O abracadabra gospel é viciado em fórmulas mágicas, óleos ungidos e apetrechos sagrados. É a veia animista nunca curada. O vocábulo “profético” tem se tornado numa espécie de senha divina para conferir legitimidade aos atos dos líderes. É a versão pós-moderna horripilante dos “Atos dos Paipóstolos”.

O apelido profético é perigoso, pois tira da palavra seu verdadeiro significado: o coração de Deus. Joshua Abraham Heschel, um dos maiores teólogos judeus, define o profeta como aquele que comunga do pathos de Deus (palavra grega para “sentimento”, “paixão”). Ser profeta é carregar o peso do coração de Deus. É sentir suas dores. Muito mais do que levantar as mãos na direção de uma parede e “dar um passe” evangélico.

Quanto a Ezequiel, seu contexto histórico é exatamente o que Heschel coloca: o profeta estava, literalmente, vivendo o mesmo exílio que seu povo. Não estava “profetizando” bênçãos irresponsáveis de uma fuga do mundo, mas uma transformação de mentalidade, da morte para a vida.

Não sei quanto a você, mas eu prefiro os “Atos dos Apóstolos” – o original – aquele que mostra uma apaixonante (pathos) igreja, cheia do Espírito de Deus, não profetizando o fim das perseguições, mas regozijando-se por ser digna de sofrer pelo nome de Cristo. Aí está um profetismo que poucos querem.


Alan Brizotti é conspirador do Reino aqui no Genizah
Teologia 1795271412668474762

Postar um comentário

  1. Muito bom cara! Parabéns Alan! Estou cheio de tantos atos proféticos.Até crianças são usadas pra isso hj.

    Como vc disse, esquecem que ser profeta é algo sério demais pra ser exercido por todos.

    Que Deus continue usando vcs do Genizah pra falar a verdade e denunciar esses falsos profetas!

    Pedro Pamplona

    ResponderExcluir
  2. Isso tá na moda! Não importa se têm ou não base bíblica para isso...querem fazer o que dá certo, e não o que é certo!

    ResponderExcluir
  3. Pr. Luiz Carlos Braga1 de novembro de 2010 às 20:08

    A profecia do VT era uma das formas de Deus falar ao povo. o Conceito de profecia hoe está mais para o que fala das coisas de Deus, de acordo com a Sua Palavra. É claro que não podemos engessar Deus em seus métodos mas - tudo o que o home precisa saber de Deus já está na Bíblia - Não vejo espaço no NT para Deus estar profetizando, através de "profetas modernos". Se Ele quiser dizer alguma coisa sobre mim, falará diretamente comigo. Pr. Luiz Carlos Braga IBPalmeiras de Niterói lcsbraga@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Escrever este texto sem comprovar na bíblia as bases para a não realização de atos proféticos é mole! Neste caso é a crítica pela crítica. Você falou, falou e somente expressou a sua opinião. Mas o que a será que a bíblia diz a respeito dos atos proféticos? Por que Jesus misturou lodo e cuspe para passar no olho de um cego ? Antes de criticar deixa claro que é a sua opinião e não a verdade absoluta, aprenda e expor as diferentes opiniões sem tomar partido.

    ResponderExcluir
  5. e verdade tudo que nosso irmao esta falando, mas ele esta atacando a leigos, pessoas que nem sabe o que significa ato profetico.

    temos que combater sao as heresias lançadas pelos grandoes, exemplo de PASTORES COMO MANOEL FERREIRA, JOSE WELLINGTON, SILAS MALAFAIA, OIDES,JORGE BRANCO ,ABGAIL,SAMUEL CAMARA,os tais que so querem lançar heresia politica no meio do povo de Deus, como se precisassemos ,algum defensor da igreja na face da terra, esquecem que Jesus disse, as portas do inferno nao prevaleceram contra a minha igreja.

    vamo la , vamos criticar estes...

    A eee, se criticar estes as portas se fecham, ai nao tem como pregar mais ne,especialmente aqui em Goiania.

    VAMO LA,VAMO LA...

    TO ESPERANDO Fabio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. O minsterio desse ze wellinton tem uns patos que proibem as pessoas de se sairem de sua igreja ir pra ooutra , ajudar outra ou pregar a palavra por 2 anos , usam isso na america pra prender pessoas , e mandar ilegais pra prisao se sairem de suas igrejas!

    DUDA.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item