681818171876702
Loading...

Amor, Sexo e Espiritualidade









Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros Deus os julgará” (Hb.13:4). O tradutor usa a palavra “leito”, que é sinônimo de “cama”; talvez por ser uma palavra mais elegante. Porém, o texto original usa o vocábulo grego “koité”, de onde vem a palavra “coito”. Portanto, tanto o matrimônio quanto o coito (o ato sexual em si) devem ser igualmente honrados.
Parece bobagem? Mas não é! Nossa sociedade tem transformado o sexo numa coisa suja, banalizando-o, coisificando-o. Rita Lee retrata isso em uma de suas composições, em que diz que o amor é cristão, mas o sexo é pagão. A pornografia nada mais é do que a vulgarização de algo sagrado, a perversão da justiça. Sexo é comunhão, e a cama do casal é um altar onde o que ali se pratica deve ser encarado como uma oferta de amor. Não há comunhão sem comunicação. Tampouco há sexo plenamente satisfatório sem amor. 

Um relacionamento sem amor não produz um ambiente propício à comunicação franca, sincera, aberta. Logo na primeira estrofe de seu maravilhoso hino acerca do amor, Paulo declara: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine”. Ora, Paulo era um poliglota. Para circular livremente pelas províncias romanas, ele teria que falar, pelo menos, quatro idiomas: grego, latim, aramaico e hebraico. Ele sabia, entretanto, que não bastava dominar vários idiomas para poder comunicar-se com pessoas de culturas diferentes. Se ele quisesse comunicar algo, ele teria que dominar o idioma do amor. O verbo “comunicar” tem o sentido de tornar algo comum entre pessoas diferentes. Comunicar é construir pontes entre mundos diferentes. Cada pessoa é um mundo distinto. Para podermos atravessar o abismo que nos separa uns dos outros, precisamos de pontes. O idioma é apenas o pavimento desta ponte. O amor pode ser comparado às colunas abaixo do pavimento, que dá sustentação à estrutura da ponte. Sem amor, o pavimento cede, e a ponte cai.

A pessoa pode falar quantos idiomas puder, e até mesmo a língua angelical. Com isso, ela impressionará muita gente, mas não fará mais do que barulho. Ela pode até comunicar idéias, mas jamais vai conseguir comunicar seu ser. A verdadeira comunicação transcende o campo das idéias. Os termos comunicação e comunhão são sinônimos. Através da Sua Palavra, Deus nos comunica Seu próprio Ser. Não nos comunicamos pra tentar convencer alguém de que estamos certos em nosso ponto de vista. Em vez disso, nos comunicamos para tornar alguém participantes daquilo que temos recebido. Essa é a essência da comunicação, de acordo com as Escrituras. E isso só é possível mediante o amor.

Quando não há amor, falta diálogo, mas sobra discussão. E sabe por quê? Porque ninguém quer dar o braço a torcer. Aos poucos, o tom de voz vai se alterando, e o que deveria ser um diálogo edificante, torna-se uma gritaria irracional.

A diferença entre um diálogo e uma discussão é que o primeiro se baseia na necessidade que ambos de têm de se compreender mutuamente. O segundo se baseia na insistência que ambos têm de provar que estão com a razão.

Discutir é entrar na contramão do outro. Toda discussão leva à colisão. Já o diálogo produz o encontro.

O amor tem sua própria linguagem, que abrange desde sons inteligíveis pronunciados pelos lábios, passando por expressões corporais, cheiros, toques, olhares, gemidos, sendo capaz de expressar-se até no silêncio.

Comportamento 6684860162029720696

Postar um comentário

  1. Como diria o camarada Chorão: "Só o amor constrói pontes indestrutíveis".

    ResponderExcluir
  2. Falou muito e não comunicou nada, pois houve discordancia do titulo. gd abç!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida a palavra e o estudo em que foi dito tem fundamento nos dias de hoje.

    Esclarece e á visa muitos jovens a tomar cuidado.

    O que eu posso dizer é que a biblia foi escrita por Homens expirados por Deus através do espirito santo, assim dessa forma o que foi escrito acima tem seus fundamentos biblico e coerência para o assunto,convenhamos e não sejamos cegos para o que esta acontecendo...

    Ser Critico nem sempre é ser Cristão mas sim oservador e zeloso para as coisas de Deus.

    Isso tudo para quem tem o Espirito Santo de Deus para dá entendimento e saber o que é e o que não é para não vacilar seus pés.


    Ele é Fiel para os de coração Reto.





    Critiano

    ResponderExcluir
  4. Abri o texto para ler sobre matromonio mas li algo sobre comunicação....
    Não entendi...

    ResponderExcluir
  5. Prezado irmão, seu texto é precioso. Alguns leitores viram nele falta de coerência entre a proposta expressa no título e o desenvolvimento mais detido do assunto comunicação. Mas creio que você consegue dizer a que veio quando conseguimos digerir o último parágrafo, que liga comunicação e o exercício do amor e do sexo no contexto de um casal que se respeita. De fato, o miolo, que trata especificamente do amor na comunicação versus discussão, pode (e precisa) ser aplicado muito amplamente, em todos os segmentos da vida cristã. Infelizmente não consegui identificar o autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o escritor do texto não foi feliz ao usar I Co 13 para falar do amor no matrimônio, pois Paulo usa este texto para falar de dons espirituais, e não relacionamento matrimonial!

    ResponderExcluir
  7. O autor começou muito bem falando sobre o sexo no contexto bíblico, depois... É claro que para ter comunhão é precio ter comunicação, mas daí e ele descambou para outro assunto, sem retomar ao foco. Poderia ter feito dois textos distintos.

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti a um vídeo “inclusive veiculado em programa de televisão”

    O CRISTÃO E A SEXUALIDADE
    Do pastor Silas Malafaia.

    Fui rotulado por muitos de retrógado de legalista, pelo fato de não ter concordado com o nível tão baixo daquele vídeo.
    Lembro-me de ouvir mesmo pregador enfatizar que na bíblia não tem um texto especifico que proíbe o sexo oral.
    Bom.
    A bíblia não tem um texto objetivo a cerca de muitos comportamentos deturpados, mas no entanto, ela trás em si a inferência de um relacionamento profícuo e não relacionamentos tão pragmáticos como nosso tele evangelista propôs, é muito complexo e não dá para elucidar este tema em tão poucas palavras...

    Porém acredito que...

    O SEXO É A CONSOLIDAÇÃO DO AMOR E NÃO NUTRIENTE PARA A CARNALIDADE.

    Eu não consigo ver o apostolo Paulo incentivando a igreja primitiva a praticar tais disparidades, ou mesmo ver Lutero fazer semelhante coisa na idade media com Catarine Vonbora sua esposa.

    Muito mais importante do que promulgar uma religião,
    está o propósito de emanar um estilo de vida!
    ...Nós buscamos sobre tudo,
    valores que transcendem a cultura,
    a ideologia, a filosofia!...
    reverberando uma nova compreensão
    onde a essência teofânica é intrínseca a consciência
    para a sublevação de nossas almas

    ResponderExcluir
  9. Poxa é amor,sexo ou coito???.....relacionar sexo com amor é válido,mas depois d casados e abençoados por Deus,o sexo no casamento é abençoado e pronto,não havendo adultério é abençoado(todas as coisas são lícitas,mas nem todas convén)se o casal aceita variações e sexo devasso,mas tudo isso entre as 4 paredes do seu leito.....é abençoado e pronto....gente vamos acordar sexo foi permitido e criado por Deus....mas voce tem que ser casado e abençoado pelo SENHOR.....abraços

    ResponderExcluir
  10. Como será que Adão e Eva aprenderam a fazer sexo?
    Quando Deus formou o homem e a mulher já havia criado os animais. Como os animais se relacionam? Sei que o homem já nasce com o instinto para o sexo afinal Deus disse "crescei e multiplicai", mas será que eles não aprenderam observando os animais? Uma coisa eu sei, no relacionamento entre 4 paredes do casal ,estando os dois em concordância,Deus não interfere! Meu irmão tudo vai do seu coração, se vc se sente mal fazendo tais práticas não faça para que não venha abalar a tua fé, mas se o espírito de Deus não te acusa... Deus não há limites ,o homem é que coloca limite em Deus então, se estiveres com duvida pergunte a Ele e eu creio que ele responderá da melhor forma! Leia a Bíblia!

    ResponderExcluir
  11. A questão não é subjetiva, implantar como paradigma em uma orientação pedagogia é repreensível.
    Para mim leito matrimonial puro e sem mácula “Hb.13: 04” é a síntese, vivemos em um mundo corrompido hedonista epicurista, somos a contra cultura, e antes de ser um prazer pessoal o sexo traz a digna e fecunda missão.
    Quando se deixa levar por sentimentos compulsivos e lascivos perde-se todo o equilíbrio e sem querer ser pejorativo.
    Eu detestaria ver o rosto de minha esposa infecto de semem, falo isto porque certa vez quando reformava um guarda roupa já que sou marceneiro, mas ao abrir a gaveta do mesmo deparei-me com uma fotografia de revista nestas condições.
    O problema foi que a cliente estava a meu lado, e toda sem graça disse ser coisa do marido dela.
    ...E não adianta dizer que em um leito matrimonial estas manifestações prevalecem apenas nas preliminares...
    Sexo não é imoral!
    Imoral muitas vezes é como ele é feito...

    ResponderExcluir
  12. Cara muito bom o seu texto, vou roubar e postar no meu blog, claro que citando a fonte né...

    ResponderExcluir
  13. SR JAIMES ALVES, cuidado para nao encutir na sua mente sutilezas do maligno! Mts casamentos cristaos nao dao certo,pq o casal nao entende que o casamento nao é apenas espiritual, mas natural tb. Precisa-se de Deus, mas precisa de bons tratos, atitudes de amor no natural. Precisa de ceder, de um cuidar e servir o outro, de procurar melhorar e inovar (sair da rotina) a vida sexual,etc. Precisa-se de uma boa vida sexual,para ambos viverem safisfeitos um com o outro.Sem vontade de pecar. Carnalidade nao é sexo oral com o cônjuge!Mas é aquilo que nao vem da natureza de Deus.Separar é carnalidade,sexo oral com a esposa,nao.Sexo com namorado ou adultério é carnalidade, sexo pra quebrar a rotina com a esposa,nao!Sou mulher e sei q as mulheres tb tem necessidade de serem satisfeitas,nao só os homens.Vigie e zele por seu casamento. Nao coloque proibições onde nao tem.Isso tb é do diabo. Tanto tirar da biblia,o que está escrito nela; quanto colocar na biblia o que nao está escrito. Os dois são pecados! Seu casamento depende de Deus, mas também de VC para dar certo.Deus já abençoou,agora nós devemos nos empenhar para fazer o outro feliz.

    Se o casal nao gosta,nao sente prazer em sexo oral, aí sim nao se deve fazer. Mas jogar a culpa em Deus,dizendo que é pecado; quando a bíblia em lugar algum diz isso. Isso sim é pecado, colocar palavras na boca de Deus.

    Fico preocupada em ver casais cristãos defendendo coisas que nao vem da biblia... Preocupada de estarem seguindo uma religião e não a Biblia e não Jesus. Vivendo religiosidade. Vamos voltar para a bíblia, amados! Para Jesus! Congregar e servir em nossa igreja local é mandamento de Deus. Mas isso nao pode nos fazer ficar dependentes de um pastor para ouvir a voz de Deus, só podemos ser dependentes da BIBLIA. A única palavra que nao erra e nao falha.

    ResponderExcluir
  14. Para anonimo:
    "Abri o texto para ler sobre matromonio mas li algo sobre comunicação....
    Não entendi..."

    Como não entendeu? É tão simples! Não existe matrimônio sem comunicação! Comunicação é a base, essência, sustento de um bom matrimônio. Se vc não entender o que é comunicar e aprender a comunicar bem, não poderá ir para o "passo 2" de como ter um bom matrimônio. rs Ou seja, se vc não aprender a se comunicar bem, não terá um bom matrimônio nunca. E comunicar bem, pensando no outro, e nao em vc.

    "Falou muito e não comunicou nada, pois houve discordancia do titulo. gd abç!!!"

    Não houve, não! Veja o vídeo que vc entenderá bem. Ele falou, tanto no vídeo, como no texto, sobre amor, sexo e espiritualidade. Sobre como nao dicotomizar a vida. Não existe, de forma separada, o natural do espiritual. A igreja é espiritual, o casamento é natural: isso nao existe. Tudo é espiritual e natural, vem de Deus.

    Paz,
    Bia.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item