O que Jesus virá fazer aqui novamente?
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Hermes C. Fernandes
Alguns dizem que Ele vem para estabelecer o Seu reino, que segundo eles, coincidiria com o Milênio. Temos, porém, divergido dessa linha de pensamento, por não estar de acordo com as Escrituras, como veremos a seguir.
Jesus inaugurou o Seu Reino na Terra em Seu primeiro advento. Dizer o contrário é acusá-Lo de ter falhado em Sua missão. Jesus não falhou! Sua primeira mensagem foi: “O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus” (Mc.1:15a). E mais:“Se eu expulso demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus”(Lc.11:20). Alguns insistem com a idéia de que o Reino de Deus, pregado e demonstrado por Jesus teve de ser adiado, pelo fato dos homens o terem rejeitado. Tal afirmação não tem qualquer respaldo bíblico. Quem rejeitou o reino foram os judeus, e por conta disso, o reino lhes fora tomado, e entregue a um novo povo, que é a Igreja de Jesus, o povo de Deus na Terra, o embrião da Nova Humanidade (Mt.21:43).
Além do mais, quem disse que a chegada e o estabelecimento do reino de Deus dependem da aceitação de quem quer que seja? Ao enviar Seus discípulos, Jesus avisou-Lhes que muitas cidades os rejeitariam, e que ele, em vez de se abaterem, deveriam anunciar aos seus moradores:
“Até o pó que da vossa cidade se nos pegou sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, que já o reino de Deus é chegado a vós”.
Lucas 10:11
Portanto, independente da aceitação ou não das pessoas, o Reino de Deus é uma realidade presente.
Alguns, não satisfeitos, poderão argumentar: Jesus disse que o Seu reino não é desse mundo! É verdade. Seu reino não pertence a esse mundo. Ele não foi constituído aqui. Ele pertence a outra ordem. Ele não é fruto de contingências históricas, nem de interesses humanos. Não podemos inferir daí que o Seu reino seja algo a ser concretizado apenas na Eternidade. Conquanto Seu reino não seja deste mundo, ele definitivamente é para este mundo. O mundo não é a sua origem, mas é o seu destino. Se não fosse verdade, não haveria sentido na declaração encontrada em Apocalipse, que diz: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo sempre” (Ap.11:15b).
Não nos resta alternativa, se não descartar a idéia de que Jesus virá para estabelecer aqui o Seu Reino, uma vez que isso, Ele já fez em Seu primeiro advento.
Então, com que objetivo Ele virá?
Muitos afirmam convictamente que Ele vem buscar a Sua igreja. Entretanto, por incrível que pareça, não há qualquer passagem bíblica que embase tal afirmação. Talvez até haja algumas que, de primeira mão, pareçam dizer isso. Porém, se dermos uma segunda olhada, verificaremos que não é isso que dizem.
Jamais foi pretensão de Cristo tirar-nos deste mundo. Em Sua célebre oração sacerdotal, Ele pede: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal” (Jo.17:15). Convém lembrar o magnífico Salmo que diz: “Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens” (Sl.115:16). Particularmente, não creio que tenha havido alguma mudança de planos. Se houvesse, Jesus não teria dito: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt.5:5).
Mas não foi o mesmo Jesus que disse: “Vou preparar-vos lugar” (Jo.14:2)? É verdade. E disse mais: “E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também” (v.3).
Como conciliar esta afirmação com o que temos dito até aqui? O fato é que Jesus não estava falando da Sua segunda Vinda, e sim da vinda do Espírito Santo, que falaria em Seu nome, e possibilitaria tal comunhão entre Cristo e Sua igreja, que onde quer que Ele estivesse, ali estariam todos os Seus. Confiramos o texto: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós. Não vos deixareis órfãos; virei para vós. Ainda um pouco e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis. Porque eu vivo, vós também vivereis (...) Se alguém me amar, guardará a minha palavra. MEU Pai o amará, e VIREMOS para ele e nele faremos morada”(vv.16-19,23).
Será que estamos tentando forçar o texto? Acredito que não. O texto fala por si mesmo. Forçar o texto é pinçar apenas uma parte dele, e tentar fazer com que ele diga o que não está dizendo. Está mais do que claro que Jesus está falando da vinda do Espírito Santo, através do qual tanto o Pai quanto o Filho viriam e fariam morada em nós. Convém observar ainda a frase: “Porque eu vivo, vós também vivereis”. Ela encontra eco nas palavras registradas por Paulo: “A vossa vida está oculta com Cristo em Deus” (Cl.3:3b). Nesse mesmo texto, o apóstolo afirma que fomos ressuscitados com Cristo, e que por isso, devemos considerar as coisas de cima, e não as terrenas. Afinal, não apenas ressuscitamos com Ele, mas fomos elevados aos lugares celestiais, e agora, nesse exato momento, estamos lá assentados em Cristo Jesus (Ef.2:6). Ele cumpriu o que nos prometeu. Ele nos levou conSigo, e nos fez assentar nos lugares celestiais, no lugar que Deus nos preparou. Tal verdade é ainda confirmada pelo escritor de Hebreus, que diz:
“Mas tendes chegado ao monte São, à cidade do Deus vivo, à Jerusalém Celestial, e aos muitos milhares de anjos (...) Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça”.
Hebreus 12:22, 28a
Em Cristo atravessamos os portões da Cidade Celestial, e tornamo-nos seus habitantes. Portanto, em vez de dizer que Cristo vem buscar a Sua Igreja, melhor seria dizer que Ele virá encontrar-Se conosco visivelmente.
Busquemos, então, nas Escrituras, as razões pelas quais Ele virá ao mundo segunda vez.
1. Ele virá revelar-Se visivelmente à Sua Igreja a ao mundo – Embora Ele esteja conosco todos os dias, conforme o prometido, ainda estamos privados de Sua presença visível. Ao vir nas nuvens dos céus, “todo o olho o verá” (Ap.1:7). Será maravilhoso vê-lO em toda a Sua glória. “Agora”, como disse Paulo, “vemos em espelho, de maneira obscura; então veremos face a face” (1 Co.13:12). Na mesma oração em que Jesus pede para que não nos tire do mundo, Ele também roga ao Pai: “Quero que onde eu estiver, estejam também comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória, a glória que me deste, porque me amaste antes da criação do mundo” (Jo.17:24). Ver o Senhor será um prazer inefável e inigualável. E não apenas isso. “Quando ele se manifestar”, afirma João, “seremos semelhantes a ele, porque assim como é, o veremos” (1 Jo.3:2b). A visão beatífica nos proporcionará uma plena transformação. Seremos transfigurados, assim como Jesus o foi no monte, diante dos Seus discípulos.
2. Ele virá concluir a obra da redenção – Até o momento, a redenção está limitada ao nosso espírito. Entretanto, a obra consumada na Cruz abrange também o nosso corpo físico. Essa promessa justifica o fato de gemermos “em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm.8:23). Ao despontar nas nuvens do céu, o Senhor Jesus Cristo“transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp.3:21). Em posse de novos corpos, estaremos definitivamente livres, não apenas da condenação e do poder do pecado, mas também de sua malévola presença.
Esta obra de redenção não se limita ao nosso corpo, mas a todo cosmos. Será o tempo da restauração de todas as coisas (At.3:21). Ele não virá destruir o mundo, como pensam alguns, e sim, concluir a obra de restauração iniciada pela Sua Igreja no poder do Espírito Santo. E assim, “a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm.8:21). Será o momento do parto do novo mundo, recriado em Cristo Jesus. Nesse momento, o novo mundo está sendo gerado no útero da atual criação, sob os cuidados da Igreja de Deus, a Nova Humanidade, a Civilização do Reino.
3. Ele virá julgar os vivos e os mortos (At.10:42; 1 Pe.4:5) – O Juízo Final não será um evento à parte da segunda vinda de Cristo. Tanto a Vinda, a ressurreição dos mortos (tanto dos justos quanto dos injustos), e o Juízo Final ocorrerão no chamado “Dia do Senhor”, ou simplesmente “O Último Dia” (Confira João 5:27-29; 11:24). E por quê se diz que Ele vem julgar os vivos e os mortos, se em Sua Vinda todos ressuscitarão? Simplesmente pelo fato de que alguns, ao ressuscitarem corporalmente, já terão experimentado a ressurreição espiritual, quando se sua conversão, enquanto que outros, mesmo ressuscitando corporalmente, continuarão espiritualmente mortos. Embora os verdadeiros crentes em Jesus jamais corram o risco de serem condenados nesse Juízo, não podemos nos esquecer de “todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co.5:10). Expressões como “Tribunal de Cristo”,“Grande Trono Branco”, “Juízo Final” falam de um mesmo acontecimento, que ocorrerá na Vinda de nosso amado Salvador. Não devemos separar esses dois eventos, como fazem alguns. Foi o próprio Jesus quem afiançou: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas”(Mt.25:31-32).
É. Mais uma interpretação como tantas outras existentes por aí.
ResponderExcluirTodas supostamente bíblicas.
Bom, sugiro que você dê uma repassada nos argumentos dos pré-milenistas. Tenho concordado com o que tenho lido no seu blog, mas como pré-tribulacionista e pré-milenista, discordo deste post :)
ResponderExcluirResumindo: 2ª vinda de Cristo/Arrebatamento, Tribulação (3 anos e meio de falsa paz, 3 anos e meio de destruição), Armagedon, Reino Milenar de Cristo na Terra, Juízo Final (Trono Branco etc), Eternidade.
Dê quiser e puder, dê uma olhada em www.solascriptura-tt.org nos estudos sobre Escatologia. To estudando teologia sistemática (novamente, para relembrar) e quando chegar em Escatologia, analisarei também a posição Amilenista. Abraço.
“Olhai para a figueira e para as demais árvores. Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus.” (Lc 21,29-31)
ResponderExcluirNos versículos anteriores a este, mas principalmente nestes versículos entendemos que a volta de Cristo se dá junto com a instauração definitiva do Reino de Deus.
Na sua primeira vinda ele trouxe com ele o Reino de Deus, mas sabia que ele iria ser morto com todos aqueles que seguiam os seus ensinamentos. O que chegou até nós são apenas os seus ensinamentos. A prática destes ensinamentos, que é o próprio Reino de Deus, não existe em parte alguma. Por isto estamos esperando a sua volta. Mas a questão é "o que Jesus virá fazer aqui novamente?" Você conhece alguém que o seguiria? Ele não vai exigir daqueles que querem segui-lo que renunciem às posses, (Lc 14,33) para se reunirem com ele em favor de um Reino justo? Cristãos, acordem!
Parabéns! Excelente artigo acerca da segunda vinda de Nosso Senhor. Simples, objetivo e, acima de tudo, BÍBLICO. Que Deus continue lhe abençoando. Fique na paz dAquele que nos amou desde a eternidade.
ResponderExcluirVou endossar as palavras do mano aí acima, Cléber, pois penso de igual forma e, não apenas penso, acredito. Escatologia sei que é um assunto para "doutos", mas...a coerência fala mais forte e, no conjunto da obra, a visão que fui instruída, é coesa e linear. "Forçar o texto é pinçar apenas uma parte dele, e tentar fazer com que ele diga o que não está dizendo" também concordo, no contexto explicitado pelos comentários anteriores...desculpa aí irmão, mas dessa vez (foram raras até agora..) vou ter de discordar contigo.
ResponderExcluirGosto muito do Blog e tenho o recomendado sempre que posso. Mas o irmão Fernandes apresentou convicção como se fosse única interpretação e isso é dificil de colar em um blog frequentado por Cristãos que prezam pela crítica.
ResponderExcluirDeus continue abençoando o ministério apologético dos irmãos!
"pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.
Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.” (II Pedro 3:6-7,10)
Cléber,
ResponderExcluirFui professor de escatologia em um seminário, e à época eu estava fechado com este esquema dispensacionalista. É tudo muito elegante, bem construído, mas sinceramente, não resiste a um exame mais acurado. Há uma pecinha sobre a qual o prédio inteiro está fundamentado. Se mexermos nela, não fica pedra sobre pedra. O dispensacionalismo está construído sobre a premissa de que Deus tenham dois povos na terra, Israel e a Igreja. É baseado nisso que há a necessidade de duas vindas de Cristo, duas ressurreições, reconstrução do templo em Jerusalém, etc.
Em pensar que a igreja cristã viveu 1800 anos sem esta doutrina...
O problema é que estamos tão condicionados a ela que não conseguimos vislumbrar outras possibilidades interpretativas. Como disse o irmão do primeiro comentário, esta é só mais uma interpretação...
Aconselho aos irmãos a leitura do blog www.escatologiareinista.blogspot.com e www.apocalipsedesvendado.blogspot.com
Mesmo que seja para rebater, leiam e tirem suas conclusões.
No amor de Cristo, Rei dos reis!
Ei Hermes, se o arrebatamento acontecer nesta minha geração, você pode ficar com minha coleção do "deixados para trás" viu! Quer meu endereço?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:-P
Irmão Hermes, discordo completamente, pois a Bíblia nos diz em 1 Tessanolicenses:
ResponderExcluir"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
ALELUIA! MARANATA! ORA, VEM, SENHOR JESUS!
Raul,
ResponderExcluirQuando a Escritura afirma que a terra e o céu passarão, está se referindo à ordem neles estabelecida.
Por exemplo: o mundo dos tempos de Noé acabou quando Deus enviou o Seu julgamento através do dilúvio. De Adão a Noé foi estabelecida uma ordem no caos. Por essa ordem, o pecado se multiplicou. Por isso Jesus diz:
“Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos - assim será também a vinda do Filho do homem.”
MATEUS 24:37-39.
Havia uma ordem estabelecida naquele mundo antigo.
Quando Jesus diz que eles comiam e bebiam e se davam em casamento, Ele não está condenando esses costumes, como se fossem pecaminosos. O que Jesus quer deixar claro é que havia uma ordem na sociedade daquela época. Eles não eram seres irracionais. Eles se organizavam em uma sociedade bem ordenada, mas que excluía Deus de seu contexto. Até que Deus enviou o dilúvio e destruiu aquele mundo.
Pedro escreve:
“Deus...não poupou o MUNDO ANTIGO, embora preservasse a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.”
II Pedro 2:5.
Deus não destruiu o mundo (kosmos), e sim o “mundo dos ímpios”. Aquela ordem social precisava ser desfeita, pois não incluía o Criador. Deus pretendia, através de Noé, estabelecer um novo mundo, uma nova ordem de coisas. Assim também, como foi nos dias de Noé, Deus enviou Seu Filho Jesus para destruir o velho sistema, e edificar, através da Igreja, uma nova humanidade, uma nova civilização.
Pedro ainda escreve:
“Sabei primeiro que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem COMO DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO. Eles, de propósito, ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a Antigüidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água, e no meio da água subsiste. Por essas coisas também pereceu o MUNDO DE ENTÃO, coberto pelas águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que existem agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo...”
II PEDRO 3:3-7.
O “mundo de então”, que foi destruído pelas águas do dilúvio, é uma referência à ordem social e espiritual vigente nos dias de Noé. Da mesma forma, o mundo dos dias de Pedro, e da Igreja Primitiva haveria de perecer. Aquela ordem estabelecida pela Lei Mosaica já estava obsoleta, e por isso, prestes a findar.
De acordo com Pedro, muitos escarnecedores não compreendiam isso. Eles achavam que o fim daquela Era deveria ser uma espécie de cataclismo cósmico, envolvendo todo o mundo material. Pedro, no afã de esclarecer a Igreja acerca disso, procurou mostrar que o fim daquela Era seria semelhante ao fim do mundo pré-diluviano.
Creio que jamais foi a intenção de Deus destruir o Cosmos. Pelo contrário, Sua intenção sempre foi restaurá-lo.
Vamos a passagem que você citou:
ResponderExcluir“Mas o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nelas há, serão descobertas. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” (II Pedro 3:10-13)
Parece-me que este texto deve ter inspirado muitos filmes de Hollywood . São cenas realmente espetaculares!
Imagine os céus se dissolvendo e passando com grande estrondo! Os elementos ardendo e se desfazendo!
Não seria este texto a prova de que Deus prepara o mundo para viver um colapso? De primeira mão, a resposta parece ser “sim”. Tudo parece indicar que o que Deus tem reservado para o universo atual é a destruição completa. Porém, precisamos avançar, e descobrir o que realmente Pedro deseja transmitir-nos neste texto.
Primeiro, temos que entender o significado da palavra “elementos”. Para os teólogos literalistas, o apóstolo está falando das partículas subatômicas que formam a matéria. Para eles, todo o universo físico vai simplesmente dissolver. O fato é que a palavra “elementos” é a tradução do vocábulo grego stoicheia , que em nenhum texto bíblico é usado em conexão com o mundo físico.
É interessante ressaltar que em todo o Novo Testamento, a palavra “elementos” (stoicheia) sempre é usada em conexão com a ordem da Antiga Aliança. Por exemplo: Paulo usa este termo quando escreve aos Gálatas, defendendo a liberdade cristã oferecida pela Nova Aliança, e combatendo a idéia de que o cristão precisaria guardar a Lei a fim de ser justificado. Ali, ele escreve:
“...Quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão, debaixo dos rudimentos ( stoicheia ) do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei...Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos”.
GÁLATAS 4:3-5a-9-10.
Combatendo os mesmos princípios legalistas que sorrateiramente queriam adentrar o arraial dos santos, Paulo escreve aos Colossenses:
“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos ( stoicheia ) do mundo, e não segundo Cristo...Se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo( stoicheia ), por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, como: não toques, não proves, não manuseies?”
COLOSSENSES 2:8,20-21.
Estes textos já são suficientes para comprovar que a palavra stoicheia, usada por Pedro, traduzida em nossa língua por elementos ou rudimentos, não tem nada a ver com o universo físico, e sim, com o sistema da Antiga Aliança, que terminou com a queda do templo em 70 d.C.
Com a queda de Jerusalém, o julgamento de Deus caiu sobre Israel. Aquele foi o fim da Era judaica. A Antiga Aliança havia ficado antiquada, obsoleta, e precisava dar lugar à Nova Aliança (Hb.8:13). O Velho Templo já não suportava mais reformas (a última havia sido feita por Herodes!). Agora, Deus havia edificado um novo templo, feito de pedras vivas, que jamais seria derrubado. Enfim, um novo céu, e uma nova terra.
Irmão Hermes, discordo completamente, pois a Bíblia nos diz em 1 Tessanolicenses:
ResponderExcluir"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
ALELUIA! MARANATA! ORA, VEM, SENHOR JESUS!
Fabiane,
ResponderExcluirEm momento algum me posicionei contrário ao arrebatamento em si. O problema é transformá-lo num evento à parte, ou numa primeira fase da volta de Cristo.
De fato, seremos arrebatados, mas isso não se dará numa ocasião distinta da volta de Cristo.
Irmão Hermes
ResponderExcluirnão sei o q entendi sobre o teu artigo foi realmente o que você quis dizer.
Pelo q entendi vc diz que esta terra no qual hj estamos habitando continuara e ficará apenas para os escolhidos de Deus, ou seja, é um ensinamento dado pelos Testemunhas de Jeová que arfima que a terra vai ser transformada. Foi isso que você quis dizer?
Por que em 2Pedro capitulo 3 no versiculo 7 diz:" Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios."
e depois do versiculo 10 ao 13 :" Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça."
Esta claramente apresentado que a terra que estamos peregrinandos será destuida e Deus juntamente com seu Seu Filho Jesus Cristo e o Espirito Santo criara novs céus e nova terra onde há apenas justiça.
Deus abençoe.
Que debate bom!!!rsrsr,mesmo que seja para discordar...bom, ao ver mencionado o termo "hollywodiano", creio que o vem à mesnte são as baboseiras de 2012 e afins... penso que algumas coisas devem ser analisadas: a série "Deixados para Trás" parte do pressusposto (bíblico) de que o arrebatamento acontecerá em um momento que muitos estarão "desapercebidos"...tal qual nos dias de Noé, as pessoas não estavam preocupando- se com o que iria ocorrer. Eu gosto muito de viver, e gosto de praia, e gosto das plantas, dos bichos, etc e tal...mas essa idéia não me deixa confortável ao ver o mundo quem que vivo cada vez degenerando-se mais, numa clara expressão do cumprimento de muitas passagens bíblicas... e, este não é "milênio" de paz que Cristo preveu...o que as pessoas que possuem esta visão, em minha simples opinião, é a idéia de isso tudo que vivem, passará...e é triste essa constatação, e nao aceitam-na, eu entendo...Entendo que os "dispensacionalistas" às vezes podem ser confundidos com pessoas que não importam-se com o "futuro da humanidade", mas pensemos, se Cristo reina e reinará, Ele mesmo restaurará a Terra., e eu creio. Contextualizar por contextualizar, as duas doutrinas o fazem. Sobre Israel , há inumeras passagens na Bíblia de ref. a ligação deste povo com o povo cristão, mas vou citar uma que diz "Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos" (Is 56.8). Mas me alegro em saber ao menos todos cremos que Cristo, sim ELE VIRÁ E NÃO TARDARÁ.
ResponderExcluirAh! Esqueci>>se eu estiver errada, e vcs me provarem empirica e biblicamente (vamos voltar ao humor, né...) eu me converto à essa doutrina e vms todos juntos abrir a nova igreja em que plantaremos sementes e virarão CEDULAS, e progressiva de graça pra td mundo tbm..rsrsrs, desculpem a brincadeira.
ResponderExcluir8-Agora me está reservada a coroa da justiça,que o Senhor,justo Juiz,me dará naquele dia;e não somente a mim,mas também a todos os que amam a sua vinda.(2 Timóteo 4)
ResponderExcluirIndependente das posições escatológicas dos irmãos,uma coisa nós concordamos:Cristo vai voltar para buscar a sua igreja e viveremos por toda a eternidade com Ele.
E Paulo nos recomenda a amarmos a vinda do nosso Senhor.
Mas como amarmos se pouco se fala nesta volta?
Como amarmos se estamos divididos em posições que são secundárias a ela?Ou se amamos mais a nossa interpretação desta volta do que a própria volta em si?Como amarmos se não vemos paixão nas pregações evangélicas atuais sobre este assunto,mas apenas comentários áridos e desprovido de um desejo autêntico pela glória do Senhor?
Que Deus nos ajude a enxergar a grandeza e esplendor desta vinda do nosso Deus,onde nós o veremos face a face e ficaremos maravilhados diante da sua beleza e formosura!
http://www.youtube.com/watch?v=9YnEK875TPc
Caro irmão Hermes, como se encaixa o arrebatamento nesta visão da Vinda de Jesus que o irmão explanou? Paz.
ResponderExcluirKássio,
ResponderExcluirO pós-milenismo não tem nada a ver com as doutrinas espúrias das testemunhas de Jeová. Eles crêem, por exemplo, que apenas 144 mil serão salvos, e outras coisas mais que advém de uma interpretação literal do Apocalipse.
Não é a terra que será destruída, e sim "os que destroem a terra" (Ap.10:18b). Se os amados lerem os dois últimos comentários que fiz, entenderão meu ponto de vista com respeito à passagem onde Pedro diz que os elementos se fundirão, etc.
A Terra e toda o cosmos serão restaurados. Isso é inteiramente bíblico. Lemos em Atos que "convém que o céu O contenha (Jesus) até o tempo da restauração de todas as coisas" (At.3:21). Não diz que Cristo virá o tempo da destruição de tudo, e sim da restauração de tudo.
O novo céu e a nova terra não surgirão do nada como os originais, mas a partir dos que já existem.
Inconforms,
ResponderExcluirNa verdade, não encontramos a palavra "arrebatamento" nas Escrituras, assim como não encontramos a palavra "Milênio".
O texto de Paulo diz que seremos arrebatados, isto é, tomados e levados ao encontro de Cristo que estará vindo nas nuvens do céu.
Não encontro respaldo bíblico consistente para se dizer que Ele nos encontrará e levará para o céu por um período de 7 anos. Primeiro, que no céu não há tempo cronológico como aqui. Um dos termos usados no Novo Testamento para referir-se à Vinda de Cristo é "Parousia". Esta palavra era usada para referir-se à vinda do Imperador a uma cidade. O povo saía ao seu encontro para recepcioná-lo e depois entrar com ele na cidade. Será isso que acontecerá no último dia. Sairemos ao Seu encontro para descermos juntamente com Ele.
Lembrem-se que a Nova Jerusalém descrita no Apocalipse desce do céu para a terra. E Paulo diz que em Cristo céu e terra convergiram.
Opa, paz,
ResponderExcluirTenho me debruçado sobre o tema, e não tenho optado ainda entre Pós-Milenismo ou Amilenismo, descartando, contudo, o Pré-Milenismo, especialmente o Dispensacionalista Pré-Tribulacionista. Entretanto, gostaria de salientar que o que eu tinha estudado, adotando uma interpretação preterista, é que o versículo 7 do cap. 1 de Apocalipse se refere à vinda de Cristo em juízo sobre Israel, no ano 70 d.C. (até mesmo os que O transpassaram), referindo-se, portanto, àqueles mesmos que O entregaram nas mãos dos romanos.
Desejando que o Senhor lidere a Igreja num entendimento claro da Palavra, no tocante à Escatologia, para que olhemos para esses dias e os vindouros, e nos posturemos adequadamente,
Heitor
Heitor,
ResponderExcluirVocê encontrou a pista certa. É só segui-la. Tudo vai se encaixando perfeitamente.
Amplexos!
Bom, eu já creditei muito o pré-milenismo. Mas, observando bem [com a ajuda de nossos amigos aqui], mudei de opinião
ResponderExcluiracredito sim, que as pragas do apocalipse, virão, as águas em veneno, que a estrela que tem a chave do abismo é o diabo, etc.
Mas nego, agora, o arrebatamento. Além dos motivos que acima citados, vejo como uma forma de Jesus fazer o que disse, provar-nos no fogo, pra ver quem é realmente ouro, prata e pedras preciosas. Pois, como Ele mesmo disse, "até mesmo os escolhidos seriam enganados". Sem contar que Jesus não vai "arrancar o trigo maduro, plantar outro no meio da cizânia e colhê-lo novamente com o joio, e os separar". Ambos crescem juntos e são ceifados e separados juntos. Também, pela manifestação do mal, sendo esta o "fogo da prova"
Quanto ao Milênio, creio que seria uma útima tentativa de Jesus, novamente visível, de convencer os outros de seguirem-nO,e pra derrotar o diabo para sempre, irreversivelmente [Ele já etá derrotado, mas ainda alguns procuram curar-lhe as feridas, incuráveis], que no fim, culmina com o Juízo Final, de bons e maus. Já que no Milênio, vai-se ter "uma palhinha" do que será a Eternidade, sendo que as pessoas ainda poderão escolher suas portas.
já à destruição do céu/inferno, sempre achei que nunca seriam destruídos, por isso não uso a expressão "fim do mundo". Deus apenas vai reciclar o que já está criado, devolver a perfeição pré-adâmica. Ele usará as pragas, como forma deprovar aos incrédulos de que "Ele tarda em se irar, mas quando o faz é implacável", pois, assim como no Egito de Moisés, só o reino de faraó foi atingido.
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Irmãos, corrijam-me se eu estiver errado. Se Deus nos deu a sabedoria, é para usarmos para Seu louvor. Pois "crer também é pensar".
Amém e maranata!
GRACA E PAZ.
ResponderExcluirEMBORA REFORMADO E MINHA IGREJA EM SUA MAIORIA CRER NO AMILENISMO( NAO POR DOUTRINA MAS POR CONCENSO), LI TUA MATERIA E GOSTARIA DE DIZER UMA COISA... NAO CONCORDO!!! RS DURANTE A FACULDADE DE TEOLOGIA TIVEMOS A DELICIA DE DEBATER ESCATOLOGIA COM TODOS OS RAMOS DE SUA VISÃO E DESCOBRI QUE SOU ROMANTICO!! VERDADE!! EU, UM RACIONAL DE CASCA GROSSA, SOU ROMANTICO!! E GRACAS A ESCATOLOGIA DESCOBRI QUE SOU UM PRÉ-MILENISTA E MESOTRIBULACIONISTA... SERIO!!! ESTOU ESPERANDO JESUS VOLTAR PARA ME BUSCAR ENTRE NUVENS COM O ARREBATAMENTO QUE ACONTECERA LOGO APOS A IGREJA CONHECER O FILHO DA PERDICAO E SEU INICIO DE GOVERNO... ELE VIRA COM OS ANJOS, OUVIREI A TROMBETA E DE SUBITO TEREI VESTE BRANCAS E VOAREI AO SEU ENCONTRO PARA AS BODAS DO CORDEIRO LA NO REINO DOS CÉUS... JA COM O MEU CORPO GLORIOSO E A COROA DA VIDA ETERNA NA CABECA!!! OLHA ESSA VISAO, PARA MIM UM OGRO RS, É LINDA E BEM MAIS PREFERIVEL QUE ESSE REINO DOS INFERNOS EM QUE NOS VIVEMOS AQUI, GOVERNADO PELO PRINCIPE DESSE MUNDO... AHHH E DEPOOOOIS DAS BODAS, VOLTAREMOS COM CRISTO, PARA GOVERNAR A TERRA POR MIL ANOS SIM!!! DEUS O ABENCOE!!! E NOS VEMOS NO CÉU... OK?
manoelrobertoabrao@hotmail.com
é bom quando pessoas estão abertas ao dialogo como vi de alguns e infelizmente nao de outros.
ResponderExcluira minha concepção escatológica é diferente, porém nao creio que as outras sejam descartáveis. algumas diferem em detalhes, outras em muito, porém fechar um tema como este é um pouco leviano de nossa parte.
fundamentar qualquer doutrina com textos biblicos é facil, pois todas as linhas teológicas o fazem, algumas com maestria outros com completa ignorancia, mas definitivamente fecha-lo baseado na escritura eu acho pouco provável.
Deus abençoe.
Quiçá a expressão "REDENÇÃO"(ou mesmo o universo estar sendo redimido...) esteja aquém da nossa profunda interpretação (Tornar a trazer a forma originária de como foi criado - estado original perfeito - mui profundo!Daí nada na ECO-Natureza-e-da-natureza humana se perdem..., senão, se "re[dimem]ciclam"!
ResponderExcluirNão sei se alguns perceberam, mas já faz algum tempo e "algumas" postagens que o prezado Hermes C. Fernandes vem demonstrando uma certa "simpatia" por doutrinas que são claramente similares às das Testemunhas de Jeová, começou com aquela dos animais (com a revelação que ele teve no Sea World) e agora com essa de "Creio que jamais foi a intenção de Deus destruir o Cosmos. Pelo contrário, Sua intenção sempre foi restaurá-lo." Tenho achado esses posicionamentos um pouco estranhos, vindos de alguém que diz crer verdadeiramente na Escritura Sagrada (...)
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