681818171876702
Loading...

Homem de Ferro: Herói sem frescuras


Hermes C. Fernandes


Na última terça-feira fui ao cinema com meus filhos para assistir ao segundo filme do Homem de Ferro (IronMan 2). Sem dúvida o melhor filme de super-herói que tenho visto em anos. Fotografia, impecável. Efeitos mais que especiais. E a trilha sonora… sem comentários. A sala estava lotada, mesmo sendo um dia não muito disputado. A maioria da platéia formada por marmanjões como eu. Gente que em sua adolescência devorava os gibis deste extraordinário herói da Marvel. Por que extraordinário? Deixe-me explicar.

Stan Lee é um gênio. Criador de heróis como o Capitão América, o Incrível Hulk, o Homem-Aranha, Thor, os X-Men, o Demolidor, a meu ver, ele se superou ao criar o Homem de Ferro. Diferente dos demais heróis, o Homem de Ferro não esconde uma identidade secreta, e tão-pouco possui superpoderes.

Diferente do Homem Aranha, ele não tem crise de identidade, típica de adolescentes. Tony Stark é um quarentão bem-sucedido que herdou do pai não apenas uma próspera empresa, mas também a obsessão pelo futuro.

Engana-se quem pensa que ele use máscara ou fantasia. O que ele usa é uma armadura. Todos os seus poderes estão nela. E faz questão de que todos saibam quem está por trás dela (pelo menos na versão cinematográfica).

Portanto, não há aquela neurose própria de super-heróis para preservar seu segredo a qualquer preço. Confesso que nunca entendi muito bem as razões pelas quais a maioria deles precisava se esconder. E mais incrível ainda para mim era a maneira como se disfarçavam. O Super-Homem, por exemplo, mantinha sua identidade secreta atrás dos óculos (se bem que os óculos daquela época eram bem grandes!). Não sei como cabia aquela enorma capa vermelha dentro de sua roupa civil. De repente, Clark Kent sumia, entrava numa cabine telefônica, rasgava a camisa e saía voando.

– É um pássaro!

- Não! É um avião!

- Também não! É o superman!

E a Mulher Maravilha? Era só dá uma rodada, tirar os óculos, soltar os cabelos, e pronto. Lá vai ela com seu laço mágico em seu avião invisível.

Será que ninguém era capaz de reconhecê-los simplesmente olhando em seus olhos?

Os olhos revelam muita coisa. Uma olhada é capaz de desvendar o que subjaz no recôndito da alma humana.

E o Hulk? Haja dinheiro pra comprar tanta roupa. Quando se via ameaçado de ter sua identidade revelada, saía de fininho em busca de outro lugar pra ficar, sempre ao som daquela musiquinha triste. Alguém aí se lembra disso?

Com o Homem de Ferro é diferente. Não há cabines telefônicas, nem alguma criptonita que o torne vulnerável. Jamais se sente ameaçado de ser descoberto, simplesmente porque não tem o que esconder. Ele é o que é.

Por isso me identifico tanto com este herói.

Semelhantemente, somos chamados por Deus a viver com o rosto descoberto, na liberdade do Espírito. A igreja deve prover aos seus membros um ambiente onde impere a graça, e não o preconceito. Ela não pode ser uma espécie de armário onde as pessoas escondam seu verdadeiro eu, tampouco os cultos devem ser um baile de máscaras.

Geralmente, quem mais julga os outros é quem mais tem o que esconder. Julgar e condenar terceiros é uma maneira de preservar sua própria identidade secreta. Porém, sempre fica um rastro… Basta as pessoas serem um pouco mais observadoras, e verão com quem estão lidando. O problema é que nem sempre se quer ver. Há sempre uma Lois Lane predisposta a se render à fantasia do outro, fazendo vista grossa aos indícios. Um dia alguém descobre a batcaverna, e aí, meu camarada… a casa cai.

Se a igreja fosse uma comunidade terapêutica onde todos se percebessem como pecadores carentes da graça, não haveria lugar para juízo, muito menos para hipocrisia.

Não temos superpoderes. Como o Homem de Ferro, nosso poder está na armadura. Por isso somos instados a nos revestirmos de toda a armadura de Deus, cujas peças estão listadas em Efésios 6.

Assim como Tony Stark, que recebeu uma espécie da marca-passo que o mantém vivo depois de ter sobrevivido à explosão de uma bomba em um teste mal sucedido de uma de suas armas, também recebemos um novo coração que nos possibilita nutrir os mesmos sentimentos que houve em Cristo Jesus.

É por essas e outras, que o Homem de Ferro segue sendo um dos meus heróis favoritos.


Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Prática cristã 2993717810645057528

Postar um comentário

  1. Olha, Hermes, sou leitor de quadrinhos há muito tempo, e o Homem de Ferro também é um dos meus preferidos, se não o mais. Gostei muito do seu texto, e podemos acrescentar que "ser o Homem de Ferro é bíblico"!
    Olha só o que o Paulo disse: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."
    Brincadeira, né...hehehe!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, a menção a Efésios 6 já estava no texto!
    Foi mal aê...

    ResponderExcluir
  3. Criatividade e inteligência com inspiração divina.
    Parabéns a todos vocês do Genizah.
    Deus continue inspirando aos amados.
    Vocês tem sido exemplo pra muitos

    a Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto. Simples, claro, edificante. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. É verdade, sempre tentei entender como é que cabia uma capa por dentro da roupa do Clark kkkkk. E o hulk kkkkkkk todo episódio uma roupa nova. Boa, bom texto e ótima aplicação devocional. Graça e paz amados!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim está bem claro porque os heróis têm identidades secretas: para se protegerem e protegerem seus amigos e familiares. Né não?

    Imagine se os bandidos souberem quem são os amigos e a família dos heróis. Ficaria fácil sequestrá-los e fazer chantagem com o herói ordenando que este não agisse em determinada situação vindo a impedir a consumação de um crime!!

    Agora, é claro que como os heróis em geral não contam com a proteção divina, ou seja, eles não agem propriamente em nome de Deus, sendo livres para fazerem sua parte e entregarem o resto (amigos, família etc.) nas mãos do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Hermes amei este texto!

    Me identifiquei muito, caracas!! rsss

    Recebi como "fonte de inspiração" para dar uma palavra aos jovens da minha igreja

    Deus te abençoe, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Nos gibis da Marvel, o Homem de Ferro tinha sim identidade secreta. Naqueles tempos, Tony Stark guardava sua armadura em sua maleta executiva (parece que não é assim no filme) e também procurava se ocultar na hora da transformação. Lembro-me bem disso, porque era um dos meus heróis preferidos nos anos 80, quando eu lia as revistinhas "Heróis da TV" e "Superaventuras Marvel".

    ResponderExcluir
  9. Vanderson M. da Silva14 de maio de 2010 às 15:31

    Nos gibis da Marvel o Homem de Ferro tinha sim identidade secreta. Naqueles tempos, Tony Stark carregava sua armadura na maleta executiva, e sempre procurava um lugar para se ocultar e se transformar. Lembro-me bem disso porque, quando garoto nos anos 70 e 80, lia as HQ ("Heróis da TV" e "Superaventuras Marvel", além de assitir aos desenhos.

    ResponderExcluir
  10. Muito Bom, gostei mesmo. Criativo de verdade!
    Me deu aquele sentimento: poxa vida, como eu queria ter essa sacada. Mas como dizia Sêneca: o que alguém disse de bom, isso é meu também.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Vale lembrar que o capitão américa também não se esconde - Steve Rogers era o simbolo dos EUA, e não escondia sua identidade - Vide Guerra Civil.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo excelente texto!!! Criativo, profundo e extremamente desafiador... Deus o abençoe!!! Peço tmb sua autorização pra publicar no Encontro Jovem http://damocidade.blogspot.com ... pode deixar que eu cito a fonte... Abraços

    ResponderExcluir
  13. Danilo, meu amigo e irmão

    Errei por não te informar que publiquei, mas conforme já havia mencionado levemente, o Hermes tem escrito umas coisas bastante estranhas e das quais sou forçado a discordar. Este texto, por exemplo, é espúrio a ponto da inutilidade e não se sustenta diante de uma análise bíblica um pouco mais atenta.

    É uma análise até um pouco extensa e acaba envolvendo um outro texto de autoria dele. Por ser seu amigo e pregar algumas coisas que me assustam, evito lê-lo para não ter surpresas tão desagradáveis quanto esta e acabar escrevendo uma "bíblia" de refutações.

    Reconheço e admito seu valor e atividade, mas peço que leia atentamente, diante da Bìblia e, quiçá assista o vídeo que acabei fazendo em relação a filme:
    http://blog.teophilo.info/2010/06/quem-e-seu-heroi.html

    Não me sinto bem em discordar de algo publicado no Genizah, mas me sentiria ainda pior se me omitisse de fazer aquilo para o quê fui chamado: exortar através da análise.

    Dói discordar, dói publicar e, principalmente, doi escrever esse comentário.

    O Senhor seja contigo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item