681818171876702
Loading...

Ainda sobre fábrica de loucos

por Zé Luís

Ninguém entendeu quando Cecília sentou-se na mesa da supervisora, em meio ao grande departamento e começou a declarar que tomava posse daquele cargo, enquanto melava o móvel, o telefone e o computador com um óleo com cheiro de perfume barato, do qual dizia ser azeite.

Naquele dia, ela chegou recitando chavões evangélicos ininterruptamente, como se fossem mantras: “Sou cabeça, não cauda!”, “Decreto a benção! Eu profetizo!”, “Deus tirará do ímpio e dará ao justo...”, “Eu sou fiel com meus dízimos! Deus me honrará...” entre tantos dizeres... Já ha alguns dias ela não falava coisa com coisa, mas aquele dia parecia ser o derradeiro.

O marido, irmãos da igreja, e mesmo colegas de trabalho já vinham percebendo que algo com a jovem moça não estava andando bem. O marido chegou a procurar aconselhamento pastoral: estava preocupado com o comportamento cada vez mais estranho.

Naquele dia, a moça surtou: foi levada amarrada do serviço pela ambulância, e ninguém foi capaz de acalmá-la, até que os fortes calmantes a derrubaram.

A nenhum irmão na fé foi dado a permissão de visitá-la durante o longo período em que esteve internada. Até mesmo ao marido isso foi negado nos primeiros dias. Os médicos calculavam que o ambiente em que Cecília estava inserida poderia ser um fator agravante para aquela séria doença mental que pegou a todos de surpresa (para não dizer que era a causa).

Sim, o nome é fictício, mas a história é fato.

O pior: é praticamente unanime entre os profissionais desta área que um bom percentual dos atuais internados nos manicômios são desta vertente religiosa.

Ouço constantemente que devemos ganhar almas para Jesus, mas que tipo de neurose é essa, que invade os locais onde o nome do Mestre é invocado?

Tudo aquilo que “Cecília” balbuciava no dia de seu surto representa boa parte do que se prega em muitos púlpitos. O que isso significa? a loucura continuará sendo propagada.

Postou Zé Luís, consciente que faz parte de uma equipe de malucos no Genizah, mas também ciente que a demência produzida em alguns púlpitos precisa ser debelada
Testemunhos 1153844524128300220

Postar um comentário

  1. Enquanto essas igrejas do diabo continuarem manipulando mentes, vamos ter notícias assim. Bando de safados, vão pagar caro pela condução de pessoa de boa-fé à loucura.

    ResponderExcluir
  2. É a fome e a vontade de comer.
    Um encontro da loucura potencial com o ambiente de estimulação e expansão.
    Não, ninguém coloca a culpa em certas igreja pelo surto de muitos, apenas a teologia do medo e a invocação do deus da barganha detona processos outrora em supressão.

    ResponderExcluir
  3. Admiro a sinceridade com que trata seu mundo evangélico, infelizmente decadente e sem volta, te convido a fazer parte de nossa família:

    Nossa família é composta de todas as raças. Nós somos jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e santos. Nossa família tem atravessado os séculos e o globo.

    Com a graça de Deus, nós fundamos hospitais para cuidar dos enfermos. Nós construímos orfanatos e ajudamos os pobres.

    Nós somos a maior organização caritativa do planeta, trazendo socorro e conforto para aqueles em necessidades.

    Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição escolar ou religiosa. Nós desenvolvemos o método científico e as leis da evidência.
    Nós fundamos o sistema universitário. Nós defendemos a dignidade de toda a vida humana, e patrocinamos o casamento e a família. Cidades foram chamadas pelo nome de nossos reverenciados santos, que trilharam o santo caminho antes de nós.

    Guiados pelo Espírito Santo, nós compilamos a Bíblia. Nós somos transformados pelas Sagradas Escrituras e pela Sagrada Tradição, que nos tem guiado consistentemente durante 2000 anos.

    Nós somos a Igreja Católica, com mais de um bilhão de pessoas em nossa família, compartilhando os sacramentos e a inteireza da fé cristã.

    Pelos séculos, nós temos orado por você e por nosso mundo, cada hora de cada dia, toda vez que celebramos a missa. Jesus, Ele próprio, estabeleceu a fundação para nossa fé, quando disse a Pedro, o primeiro papa, "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Por mais de 2000 anos, nós temos uma linha ininterrupta de pastores guiando a Igreja Católica com amor e verdade, em um mundo confuso e ferido.

    Neste mundo repleto de caos e dor, é reconfortante saber que algumas coisas permanecem consistentes, verdadeiras e fortes, como nossa fé católica, e o amor eterno que Deus tem por toda criação.

    Te convido a examinar o catolicismo com a mesma sinceridade que demonstra na blogosfera.

    Visite http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html e descubra que somos uma família unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

    Nós somos católicos. Seja bem-vindo ao lar.

    ResponderExcluir
  4. Esse tópico do catolicismo é brincadeira. mais de não sei quantos "bilhões de pessoas compartilhando a fé e blá blá blá".Larga é a porta mesmo que dá acesso a idolatria e também a estas manifestações evangelásticas como as citadas no texto do Zé Luis.Grosso modo e mal(ou bem) comparando, é o zeca urubu falando do Dick vigarista da corrida maluca.

    ResponderExcluir
  5. Nasci no Piauí,entre o Ceará e o Maranhão.Cresci ouvindo Luis Gonzaga,o rei do baião(aqui no Brasil tem rei e rainha de tudo,coisa de subdesenvolvido mal resolvido).
    Tem uma música do Gonzagão que veio a minha cabeça quando li esse post,chamada "Forró no escuro".As estrofes finais tratam de um fim de festa no interior ,em que até o candeeiro já estava apagando e o sanfoneiro cochilando.Pois bem,já deveria estar todo mundo bêbado de cahaça ,pinga ,etc.O bêbado e o louco são similares,só o que muda é que no primeiro a embriaguez é momentanea ,enquanto dura o efeito do alcool e no segundo o surto vem sem o estimulante etílico mesmo.Pois bem,a estrofe final diz:
    "quando eu entro numa farra
    eu num quero sair mais não
    eu vou inté quebrar a barra
    e pegar o sol com a mão."
    No discão de vinil que eu ouvia quando criança,Gonzagão cantava esta música com Fagner e ele(Fagner) dizia: "endoidou,huum,endoidou".
    Para quem entende das físicas,astronomias e etc,sabe que não podemos pegar no sol,nem chegar perto,nenhuma matéria sobrevive a ele.Mas há uma licença poética,pois o cara tá bêbado em um fim de festa.Na embriaguez ele acha que pode tudo.Assim também são estas pessoas que estão achando que podem ordenar,determinar e mandar em Deus.Inebriadas em sua loucura ,elas esqueceram da soberania do grande Eu Sou,ele é quem determina e não eu ou minha oferta ou campanha .Acabaram ficando como o final da música do Gonzagão:"Pegar o sol com a mão
    pegar o sol com a mão,pegar o sol com a mão..."

    ResponderExcluir
  6. O anônimo (12:51) só se esqueceu do seguinte:

    * Nós, católicos, condenamos Galileu Galilei por ideias diferentes.
    * Nós, católicos, jogamos Jan Huss na fogueira por pregar a Bíblia, e só não fizemos o mesmo com Wycliffe porque morreu de causas naturais. E, se pudéssemos, também faríamos o mesmo com Lutero, se não fosse sequestrado pelo rei Frederico da Saxônia.
    * Nós, católicos, promovemos a Inquisição, que se fortaleceu no período da Reforma. Inquisição essa que terminou oficialmente em 1854, mas que ainda funciona, calando discordantes, como Leonardo Boff.
    * Nós, católicos, protagonizamos a maior vergonha mundial, ao assistirmos padres pedófilos serem acobertados por superiores, inclusive por Ratzinger, quando deveriam estar na cadeia.
    * Nós, católicos, temos um papa conectado com a história. Ratzinger foi membro da Juventude Hitlerista em sua querida Alemanha natal.
    * Nós, católicos, condenamos o uso de favores políticos para os evangélicos, como a Marcha para Jesus. Mas sempre que reformamos um templo nosso, é com dinheiro público. Aliás, contamos com a favorável cobertura da imprensa para nossos eventos, como os do pe. Marcelo, e sempre ganhamos terreno do Estado para construir nossas paróquias.
    Sou um sujeito ecumênico. Mas não suporto mimimi besta pra cima de mim!

    ResponderExcluir
  7. Rev Digão,

    a lista continua....

    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Transformados pela revelação da sagradas escrituras que está em Jesus.
    Sagrada tradição? não obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. Praticamente unânime? Quem disse o IBOPE ou o DATAFOLHA?

    História verídica que nunca tinha ouvido falar. Devo estar andando em outro mundo.

    O que eu vi de verdadeiro: Os clichês realmente existem e foram banalizados por pseudos-pastores-apóstolos-bispos.

    Reconheço que o caso pode até ser verdade. Mas louco tem em tudo quanto é lugar. Em qualquer igreja. Infelizmente. Assim como adúlteros, pedófilos, mulherengos, mentirosos, porfiadores, egoístas e homossexuais (não sou homofóbico, mas minha bíblia diz que homosexualismo é pecado).

    ResponderExcluir
  10. rev. Digão

    "A Igreja Católica reconhece e confessa as fraquezas dos seus filhos, consciente de que os seus pecados constituem igualmente traições e obstáculos à realização dos desígnios do Salvador. Sentindo-se constantemente chamada à renovação evangélica, ela não cessa de fazer penitência. Mas, ao mesmo tempo e mais vigorosamente, reconhece e exalta a força do Senhor que, tendo-a cumulado com o dom da santidade, a atrai e conforma à sua paixão e ressurreição." João Paulo II.

    Setores institucionais da Igreja já estiveram nas mãos de poderes temporais, de políticos, e estes utilizaram partes da estrutura da Igreja para seus fins particulares, na idade média muitos dos bispos eram indicados pelos governantes, a maioria deles não tinha nem formação teológica, eram bachareis em direito, Lutero não foi nenhum santo, promoveu assassinatos, está tudo registrado pela história, sobre a pedofília:

    "é fundamental para a Igreja reconciliar, prevenir, ajudar e também reconhecer a culpa em tais problemas... o sacerdócio é incompatível com este comportamento, porque o presbítero está ao serviço de nosso Senhor, e nosso Senhor é a Santidade em pessoa... é necessário afirmar com clareza que isto nunca fez parte da doutrina católica. Certas coisas são sempre más, e a pedofilia é sempre má. Na nossa educação, nos seminários, na formação permanente dos sacerdotes, temos que ajudar os sacerdotes a permanecer realmente próximos de Cristo, a aprender de Cristo e assim a ser cooperadores e não adversários dos nossos irmãos em humanidade, dos cristãos. Por isso, faremos tudo o que nos for possível para esclarecer qual é o ensinamento da Igreja e contribuir para a educação e a preparação dos sacerdotes, em formação permanente, e faremos tudo o que nos for possível para curar e reconciliar as vítimas..." Bento XVI.

    Ratinzer foi membro da juventude hitlerista assim como quase todos de sua idade na alemanha, esse movimento era uma espécie de escotismo, só ficou evidente que se tratava de algo mau muito tempo depois, a maioria dos alemães foram enganados.

    Reforma de templos do patrimônio histórico, pertencem a humanidade, atraem turistas, geram receita para a cidade que os tem, se a imprensa ou governos agem de forma errada, exiga deles o esclarecimento, o ministério público está ai pra qualquer um.

    Você não é ecumênico, você é parcial, preconceituoso, supersticioso, e recita o velho mantra contra os católicos como se fossemos responsáveis pelos atos dos "Judas" da vida, desse discurso compartilham todos os evangélicos da prosperidade e os super crentes, vocês estão no mesmo barco e ele está afundando.

    ResponderExcluir
  11. Pensei em dizer algo ao anônimo católico, mas o rev. Digão f oi muito mais brilhante em sua explanação.

    Nós, seguidores de Cristo, chamados protestantes, crentes, evangélicos (além de outros nomes não tão decentes) buscamos a Justiça, mesmo que isso aponte contra nossa comunidade, mesmo que os atingidos sejam pessoas que podem representar prejuízo para "projetos evangelísticos".

    Sugiro, ao católico anônimo, que leve essa dica para sua religião: imagine o quanto isso pouparia em processos criminais contra a "Santa Madre Imaculada Salve! Salve! Igreja"

    No mais, guarde cenas dos próximos capítulos...rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. O prezado anônimo saberia como foi fundado o estado do vaticano? O acordo secreto entre o papa pio XII e Mussolini em 1939? E como esse mesmo papa tinha verdadeira admiração por Hitler, se calando quando milhoes de judeus eram exterminados em fornos?

    ResponderExcluir
  13. Ao anônimo

    Gostaria de debater mais com você, inclusive sobre a fundação do Vaticano, como foi bem lembrado, ou o papel do papa durante o III Reich, mas fica para outra hora. Não consigo dialogar com quem se esconde, não mostra a cara.

    Quanto ao meu ecumenismo: ser ecumênico não significa dizer "amém" para tudo o que o outro faz ou fala. Ser "ecumênico" não significa ser pró-católico de maneira indistinta. Ser ecumênico significa poder andar com o diferente, buscando aquilo que une. Com você, sinceramente, não sou ecumênico, sou sectário mesmo. A própria Bíblia me afirma que não devo nem saudar alguém que tenha ensino que desmereça Cristo. E você desmerece, pois só cita papas e Tradição, mas não a Palavra. Conheço vários católicos de verdade, sou inclusive amigo de um padre, gente da melhor qualidade, que sabe pensar. O que não parece ser seu caso. Passe bem!

    ResponderExcluir
  14. O problema é que não imaginamos nem conseguimos dimensionar quantas pessoas foram e estão sendo abusadas psiquicamente por esse tipo de pregação que está longe da Palavra de Deus. E além disso vivendo sob uma opressão mental legalista causada pelas frases profetize, declare, add infinitum, ad nauseum.
    "E não toque no ungido".

    O EUvangelho, antropocentrico, eogista está disseminado em todo o país e vejo suas garras em igrejas tradicionais históricas também, infelizmente. Junte-se a isto as igrejas seguindo o modelo seeker sensitive que não falam nadda sobre o EVANGELHO.

    Quem quiser ver uma ponta do iceberg recomendo o livro "Feridos em nome de Deus".

    ResponderExcluir
  15. Aviso aos navegantes, a Revista de Psiquiatria de USP traz em um de seus números alguns artigos sobre as pesquisas que estão sendo feitas sobre o efeito dos grupos religiosos sobre os doentes mentais. Até agora os resultados tem sido positivos. Os doentes mentais que frequentam grupos religiosos estão melhor integrados. São pesquisas sérias com os devidos grupos de controle. Não são esses "causos" que vocês usam para alicerçar as suas idéias.

    ResponderExcluir
  16. Gilson,

    A Igreja é muito mais que o Estado da Cidade do Vaticano, o Vaticano é apenas um instrumento da Santa Sé, é um território de sua soberania.

    Prove que Pio XII tinha admiração por Hitler, ou é apenas a velha calúnia, difamação, injúria e maledicência contra católicos?

    Você diz que Pio XII se calou, mas o que diz o judeu que viveu aquilo tudo Albert Einstein,:

    “Só a Igreja Católica protestou contra o assalto hitlerista à liberdade”

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein%27s_religious_views

    ResponderExcluir
  17. O Vaticano é um território sob a soberania da Santa Sé, é apenas um instrumento da Igreja.

    Sobre o papel do papa cito um judeu que viveu aquilo tudo, em um artigo da Time Magazine, do dia 23 de Dezembro de 1940, na página 38, Albert Einstein escreveu:

    “Só a Igreja se pronunciou claramente contra a campanha hitlerista que suprimia a liberdade. Até então a Igreja nunca tinha chamado minha atenção; hoje, porém, expresso minha admiração e meu profundo apreço por esta Igreja que, sozinha, teve o valor de lutar pelas liberdades morais e espirituais”.

    Evangélico, lembre-se que o Diabo é o pai da mentira, pense duas vezes antes de mentir, caluniar, injuriar, difamar e maldizer a Igreja Católica e o catolicismo.

    Não tem a menor importância eu assinar os comentários, o que importa é a verdade contida neles.

    ResponderExcluir
  18. Este catoólico anônimo que cita João Paulo II, podia explicar o porquê de seu funeral ter sido feito com símbolos satânico-maçônicos.
    Youtube:
    "profecia do século"
    "profecia assustadora"

    Podia explicar também a sexualidade sadia dos padres, bispos e monsenhores; homossexuais e pedófilos em grande escala.
    A coisa tá tão feia que jogo de xadrez para crianças agora vem com uma advertência: cuidado com o bispo!

    ResponderExcluir
  19. Moysés Tadeu
    sobre o católico que disse que os evangelicos são decadentes:
    Uma instituição em que o homossexualismo e pedofilia são acobertados por sua suprema autoridade deve entender bem de decadência

    ResponderExcluir
  20. Evangélico, lembre-se que o Diabo é o pai da mentira, pense duas vezes antes de mentir, caluniar, injuriar, difamar e maldizer a Igreja Católica e o catolicismo,

    O Mestre disse:

    "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." (Mateus 12:36-37),

    vocês estão mais preocupados em propagar o protestantismo do que o Evangelho de Cristo, por isso os Evangélicos da Prosperiadade e os Super Crentes, eles não seguem somente a Bíblia? não é o Espírito Santo que os ilumina para interpretarem a Bíblia sob a ótica da Prosperidade e Invencibilidade? Eles só estão sendo protestantes, vocês nunca os convencerão do contrário, o argumento deles é o mesmo que o seu, ou seja, cada um interpreta a Bíblia do jeito que sentiu o Espirito Santo orientar. Não precisam de Tradição Apostólica, não precisam de Sucessão Apostólica, não precisam de Magistério da Igreja para codificar as doutrinas, não precisam de Concílios para dirimir dúvidas, não precisam de nada, só da Bíblia e do sentimento de que o Espírito Santo esteja orientando.

    ResponderExcluir
  21. O Vaticano é um território sob a soberania da Santa Sé, é apenas um instrumento da Igreja??
    Ah, entendi. É um instrumento para abrir os portões das nações, pois tem-se a desfaçatez de se igualar a elas. O mais absurdo é o modo como foi inaugurado, a custo de traição, tirania, segredos de madrugada, barganhas de poder e opressão do povo italiano. É também um instrumento de arrecadação mundial (o banco do vaticano é um dos mais ricos do mundo) mas pouco faz para debelar pobrezas em países que as possuem e ao contrário, só arrecada cada vez mais e isso sem falar nas toneladas de ouro e pedras preciosas contrabandeadas em "santos do pau oco" desde os tempos das Entradas e bandeiras, principalmente na América do Sul (ai incluen-se Incas, Maias, Astecas, etc). Também é um instrumento de economia total, pois quando em viagens a outros países, pouco gasta-se, ficando por conta da nação hospedeira todos os gastos com a "fabulosa honra" da "visita ilustre".
    Conclusão: Se não houvesse esse status de "estado" essas mamatas seriam possíveis?
    O pior de tudo que tem crente que quer ter papa evangélico.

    ResponderExcluir
  22. Gilson,

    Só tem bravatas como argumentos? A Igreja tem ligações históricas com a região do Vaticano, que remontam os tempos apostólicos e de Constantino, a Igreja abriu mão de muitos territórios na Italia num entendimento para declarar o Vaticano um Estado soberano, neutro e inviolável.

    O Vaticano traz muitas vantagens para os católicos em todo o mundo, permite que se firmem acordos e tratados em prol das atividades da Igreja no globo, como o reconhecimento do casamento no religioso pelo Estado laico, o ensino filosófico e religioso nas escolas públicas, etc.

    Tudo isso vem de acordos entre estados soberanos. Isso tudo é devido a união e unidade da Igreja, coisa que os evangélicos protestantes desconhecem, com suas centenas de milhares de denominações, cada uma ensinando uma coisa diferente das demais e indo em sentidos distintos.

    ResponderExcluir
  23. "Não precisam de Tradição Apostólica, não precisam de Sucessão Apostólica, não precisam de Magistério da Igreja para codificar as doutrinas, não precisam de Concílios para dirimir dúvidas, não precisam de nada, só da Bíblia e do sentimento de que o Espírito Santo esteja orientando".

    Oh, Aleluia!!

    linda definição

    não preciso mesmo

    nem da teologia da prosperidade.

    ResponderExcluir
  24. Parabens a todos do blog, estava limpando minha caixa de emails e resolvi ler um que stava la que era o de voces.Li varias sobre malafaia e outros, gostei tanto que adicionei o blog no meus favoritos!Muito maneiro esse blog!

    ResponderExcluir
  25. Religião só leva a isso.Deixa qualquer um doente.
    Que bom que Jesus não é e nunca foi ou será funda
    dor de religião.Os fariseus ,os escribas e os doutores da lei é que lançavam fardos pesados da
    religião nas costas das pessoas,Jesus veio para nos libertar desse e de todo jugo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item