681818171876702
Loading...

Tem gente comendo sardinha e arrotando caviar

Por que os cristãos não admitem o sofrimento?


Por Hermes C. Fernandes


arroto

Você sabe o que é ser traído por alguém em quem confiava cegamente? Eu sei.

Sabe o que é ser exposto publicamente, sendo acusado injustamente por pessoas que você amava profundamente? Eu sei. Sabe o que é preferir calar-se diante das acusações, não por consentir com elas, mas simplesmente para viver exatamente o que você pregava? Eu sei.

Você sabe o que é ser ameaçado de morte à porta da igreja que você pastoreou com tanto amor? Eu sei. Sabe o que é ter que entregá-la ao grupo dissidente por causa de ameaças à sua família? Eu sei.

Você sabe o que é ouvir dos lábios do médico que sua filha que acaba de nascer terá problemas físicos e mentais pro resto da vida? Eu sei.

Você sabe o que é perder tudo da noite pro dia por causa de uma convicção e passar a depender de bolsas de compras de sua sogra? Eu sei. Sabe o que é ter que tirar seus filhos da escola por não poder arcar com os custos? Eu sei.

Sabe o que é ter uma arma apontada no momento em que subia o púlpito pra pregar? Eu sei.

Sabe o que é ter sua casa apedrejada por causa do Evangelho? Eu sei.

Sabe o que é ver sua esposa sofrer terrivelmente a perda de sua mãe e não poder levá-la pra sepultá-la por estar legalmente impossibilitado de voltar ao seu país? Eu sei.

Sabe o que é ser suspenso de comunhão de sua igreja por algo que não fez? Eu sei.

Sabe o que é ver sua casa se encher de água até a altura do peito, perdendo muito daquilo que lhe custou anos de trabalho? Eu sei.

Por que estou colocando tudo isso aqui? Você vai entender.

Certamente há experiências que você tem tido em sua vida que eu sequer sonhei passar por elas.

Por que Deus nos permite viver tudo isso?

Porque o sofrimento visa nos qualificar.

Se não, confira comigo o que dizem as Escrituras.

Isaías profetiza acerca de Cristo, chamando-O de “homem de dores, e experimentado no sofrimento” (Is.53:3). É claro que Seu sofrimento tinha valor expiatório, o que significa que visava em primeiro lugar o bem alheio. Entretanto, Seu sofrimento também tinha como objetivo qualificá-lO para ser tanto nosso Redentor quanto nosso Intercessor. O escritor de Hebreus diz que Jesus, “embora sendo Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”(Hb.5:8-9). Mesmo as tentações pelas quais teve de passar conferiu-Lhe a experiência necessária para que pudesse “compadecer-se das nossas fraquezas” (Hb.4:15). Foi por meio de tudo que passou como ser humano, que Cristo habilitou-Se a “salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb.7:25). Interessante isso… Cristo não vive para Si!

Não há dor humana que Ele desconheça. Quando recorremos à Sua compaixão, Ele sabe exatamente do que estamos falando. Ele já sentiu na pele o que é ser traído, abandonado, escarnecido, ameaçado, espancado, tentado, negado, etc. Por isso é capaz de compadecer-Se de nós. Uma coisa é compreender nosso estado de miséria. A isso chamamos de misericórdia. Outra coisa é ter experimentado nossas dores. A isso chamamos de compaixão. Como Deus, Ele poderia ter misericórida de nós sem ter que descer ao nosso nível. Mas somente como homem Ele poderia compadecer-Se.

E quanto a nós? Por que temos que passar por tanta coisa?

Paulo nos oferece três respostas. Em sua epístola aos Filipenses, o apóstolo dos gentios confessa:“Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em toda maneira, e em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição” (Fp.4:12-14).

Esta passagem nos oferece a primeira resposta. Nosso sofrimento oferece aos irmãos a oportunidade de “tomar parte” em nossa aflição. Infelizmente nosso orgulho nos faz sentir incomodados quando nossa situação desperta compaixão de outros. Queremos ser sempre pessoas bem-sucedidas que despertem admiração, não compaixão. É por isso que há tanta gente nas igrejas comendo sardinha e arrotando caviar. Mesmo comendo o pão que o diabo amassou, umas preferem ficar caladas, como se tudo estivesse bem, enquanto outras preferem gabar-se do que não têm.

A igreja cristã deveria ser um lugar onde se pudesse compartilhar não apenas nossas boas experiências, mas também nossas necessidades e frustrações. Parece que estamos mais preocupados em vender uma imagem do que em transmitir a verdade. Se não expusermos nossas necessidades, como daremos a outros a oportunidade de exercer o amor?

A segunda resposta que Paulo nos dá está em sua segunda carta aos Coríntios:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos fomos consolados por Deus. Pois as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” (2 Co.1:3-7).

Pode me fazer um favor? Não pule esta parte! Leia e releia atentamente. Aliás, é um favor que você faz a si mesmo.

Pena que os movimentos de prosperidade e fé pareçam ignorar o que Paulo diz aqui. Para muitos, sofrimento é sinal de incredulidade, enquanto para outros é castigo de Deus. Precisamos de uma teologia que leve em conta o fato de que “o que acontece ao ímpio, também acontece ao justo”. A diferença está na maneira como cada um se porta diante do sofrimento. Quem vive uma espiritualidade umbigocêntrica fica a se questionar: O que foi que eu fiz pra merecer isso? Onde está Deus que não intervém? Mas o que vive uma espiritualidade sadia, voltada para o próximo, se pergunta: Em que esta situação pode beneficiar a outros?

Como podemos consolar os que sofrem se nunca passamos pelo que eles estão passando? Se nos portarmos como supercrentes, imunes a todo sofrimento humano, estaremos agravando ainda mais a dor e a culpa de quem sofre. Quando revelamos nossa vulnerabilidade perante nossos irmãos, estamos mostrando que Deus não tem filhos prediletos, e que ninguém está isento de sofrimento neste mundo, independente de nossa posição ministerial ou da “graduação” da nossa fé.

Quando escreveu para os cristãos dispersos por causa da primeira grande perseguição, Pedro declarou: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo…” (1 Pe. 4:12-13a). “Coisa estranha” é um cristão genuíno que não sofra neste mundo. Afinal de contas, todos os que desejam viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm.3:12). A intenção de Paulo e de Pedro é a mesma: consolar os que sofrem. Se está acontecendo com vocês, saibam que já aconteceu ou está acontecendo conosco também.

Deus não nos chamou para o sucesso, mas para a fidelidade à toda prova. Ser bem-sucedido aos olhos de Deus é o mesmo que ser fiel até a morte.

A terceira resposta está em 2 Co.12:9-10:

“Mas ele me disse: A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte.”

É o sofrimento que nos ensina a depender inteiramente da graça. Aprendemos o quanto somos fracos, vulneráveis, como “vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (2 Co.4:7). E é aqui que se dá o encaixe perfeito entre nossa insuficiência e a suficiência de Cristo. Chegamos ao ponto de sentir prazer no que deveria nos causar repulsa. Não que o sofrimento em si tenha algum valor, e sim o sofrimento “por amor de Cristo”. Então, que nos persigam! Que nos afrontem! Que nos caluniem! Ou até que nos tirem a vida! Que se cumpra em nós esta palavra:

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Co.4:8-9).

E que assim sejamos impulsionados a depender mais da graça de Deus do que de nossas próprias forças.

Sente-se injustiçado, perseguido, atribulado? Bem-vindo ao clube!


Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah

Testemunhos 8518635784999908349

Postar um comentário

  1. A grande diferença que sinto hoje, é que quando não tinha Cristo em minha vida, os problemas e as aflições vinham, e me consumiam a ponto de me desesperar. E foi em um momento desses, de total desespero, que Cristo me resgatou. Foi um dia inesquecível, aceitei a Cristo como meu salvador, entreguei meu fardo a ele, e saí flutuando daquela pequena igrejinha em uma rua bem escondida de meu bairro.
    Essa é a grande diferença. Problemas, lutas, aflições, sempre teremos enquanto estivermos nesse mundo. São armadilhas do inimigo para nos afastar do alvo. Mas agora temos com quem contar, e quando as lutas vem, sei que passarei por elas, e sairei mais forte, mais maduro e mais experiente para quando encontrar alguém em situação semelhante poder falar igual a ti: "Eu já passei por isso", e dar a mão a quem precisa, como Cristo fez comigo, contigo e com milhares de milhares.

    Aleluia! Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, tive a oportunidade de comentá-lo no blog do Hermes. Fantástico.
    Isso ajuda a pampa no papo com a galera e no dia a dia.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Caro Danilo e Hermes,
    Fernandes os dois?
    Pura coincidência ou tem algo mais?

    Graça e Paz!

    Aplausos de pé para o artigo.
    É uma bombaça (rsrsrs - tá virando moda) na teologia da prosperidade!

    Particularmente fui edificado!

    Parabéns!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. SEM PALAVRAS PARA DESCREVER........MUITO BOA MESMO ESSA POSTAGEM...........QUEM DERA QUE TODOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS TOMASSEM O CONHECIMENTO DA IMPORTANCIA QUE TEM PARA NOSSO CRESCIMENTO O DESERTO !!!

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos fomos consolados por Deus. Pois as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” (2 Co.1:3-7).


    2 Co.12:9-10:

    “Mas ele me disse: A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte.”


    QUE ESSAS DUAS PASSAGENS SIRVA DE MANUAL PARA AQUELES QUE PENSAM QUE AS LUTAS VEEM QUANDO ESTAMOS EM PECADO !!

    UMA ABRAÇO IRMAO HERMES E QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA ABRIR OS NOSOS OLHOS PARA O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, NOSSO UNICO E SUFICIENTE SALVADOR !!

    Josué Machado Ipatinga MG.....leitor fiel do genizah......

    ResponderExcluir
  5. DEUS,obrigado por esta palavra enviada pelo nosso irmão Hermes,somente o Senhor sabe como ela falou profundamente comigo,obrigado Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Mano Hermes,

    Seus textos me edificam demais, mas este superou todas as experiencias. Fui profundamente encorajado!

    Abs

    Danilo

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez, parabéns pela forma brilhante de expressar não só o seu sentimento mas, também, o de tantos outros que, como você, passou, está passando ou ainda vai passar. Orgulho-me de ser chamado de "desocupado e bandido" quando me ocupo lendo textos como este. Pena que alguns pregadores não têm tempo para fazer algo parecido. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Pr Carlos,

    Graça e Paz!

    Somos irmãos em Cristo. O sobrenome é feliz acaso.

    ResponderExcluir
  9. Hermes,já passei poucas e boas na vida também.
    Levei muita bordoada,e cheguei mesmo a ter a falsa percepção de que felicidade não era pra mim,mas para os outros.
    Mas graças a Deus,porque Ele me resgatou e pôs nos meus lábios uma nova canção.
    Em meio a cada saraivada,Ele sempre teve o cuidado de estabelecer o divino contraponto.Para cada noite triste,uma alegre manhã;para cada perda,um ganho;para cada decepção uma esperança;para cada injustiça uma absolvição.
    Glória a Deus por Sua Santa Palavra tão bem aqui
    esplanada,e por Ele tão bem cuidar de nós ao longo da caminhada.

    ResponderExcluir
  10. Pastor Hermes como é bom ser humano, quando encontramos outro. Com frequência leio seus textos, concordando e discordando do que escreve. Que bom que erramos e acertamos, pois desta forma não nos tornamos semi-deuses adorados, e damos há Jesus esta adoração e gloria e poder. Agora outro fator humano é o esquecimento. Por-que esquecemos? E quando fazemos normalmente esquecemos o que é importante. Mas o banal, a raiva, o rancor o desamor a autopiedade, nao o fazemos. Obrigado, porque hoje padeço e sofro pelos meus proprios erros e me sinto injustiçado, digno de dó. Mas Jesus sempre nos põe de volta a memoria sua palavra através dos irmãos que escrevem artigos tão bons. obrigado Jesus. Toda honra lhe seja entrege.

    ResponderExcluir
  11. Esse camarada(com todo respeito) hermes fernandes é macho mesmo! Assumir fraquezas é dificil, se fingir de forte é deprimente, deixar que a graça de Deus supere suas fraquezas e está mesma graça te fortaleça na fraqueza isso é ser cristão. Aprendi isso aqui com voces. rs!! espero nao ter aprendido errado
    grande abraço

    ResponderExcluir
  12. E quem foi que disse que essa cainhada seria facil não é mesmo? hehehe Que Deus contnue nos ajudando dando-nos forças pra continuar diate de qualquer adversidade ^^

    Excelente texto Hermes, gostei d+ das duas ultimas frases xD Que todos possamos refletir nisso ^^

    ResponderExcluir
  13. Ola para todos... Como dizem, o sol nasce para o Justo e para o Injusto!!! Mas a luta é uma escola perfeita, onde aprendemos com as nossas próprias atitudes e com a própria luta que passamos.

    Vejo muito pastores pregando pra expulsar o sofrimento de sua vida, não PERMITINDO que algo ruim aconteça, mas tudo o que acontece em nossa vida é permissão de Deus!!!

    Quando paro pra olhar o que já fiz com minha vida até hoje, tenho ódio de mim mesmo, e pergunto pra Deus, por que me mantém vivo, se sou uma praga ambulante.

    Porém Deus me mostra o por que me quer vivo, não pra pregar, nem pra cantar, mas para servi-lo e adora-lo. E tudo é permissão de Deus, não existe esse negócio de que se eu lutar eu consigo, eu já lutei muito sozinho e sempre cai no mesmo buraco.

    Quando decidi colocar o Senhor na minha frente, as coisas foram de mal a pior, dai comecei a dizer o que está na bíblia, se for a permissão do Senhor eu irei conseguir tal coisa...

    Não demorou muito, comecei a trabalhar no que eu mais odiava, servente de carpinteiro, mas a cada dia de trabalho parecia que eu estava fazendo algo perfeito e me sentia ainda mais feliz.

    Não foi uma empresa como muitos pastores dizem, mas foi o que o Senhor mandou pra mim... Sou grato por isso!!!! Glória a Deus!!!

    ResponderExcluir
  14. Só UM TEXTO DESSES,PARA ENTENDERMOS O REAL VALOR DO AMOR DE CRISTO...
    PAZ A TODOS!

    RAQUEL.

    ResponderExcluir
  15. Essa " teologia da prosperidade", nada mais é do que espiritismo gospel chamado erroneamente de evangelho, já que de boas novas não tem nada e nega totalmente o evangelho,(já que atribui à própria pessoa a responsabilidade pelo seu sofrimento, na "expurgação de pecados de vidas passadas".)

    Esses "gurus" de meia tigela, ao invés de lerem a palavra e se firmarem na mesma, ainda levam doença e depressão aos incautos que não conseguem o tal " milagre", usando o mesmos métodos perversos dos fariseus atuais, que continuam atando fardos pesados às costas do semelhante.

    ResponderExcluir
  16. Parabens pelo texto! Essa é a realidade que a palavra do Senhor propõe para aqueles que priorizam as virtudes do Reino de Deus em suas vidas, que estão comprometidos com o evangelho de Cristo, que renunciaram aos seus projetos pessoais para agradar Aquele que os chamou. Neste contexto, sofrer pela mais nobre de todas as causas, a salvação dos homens, é um privilégio imcomparável.

    ResponderExcluir
  17. Texto excelente... diferente dos textos que se lê sobre esse tema, no qual os autores se colocam longe desse problema. Os problemas sempre virão independente da nossa condição, o mesmo sol que nasce sobre o justo, nasce sobre o injusto.. ainda bem. Deus abençoe vcs... obrigado pela riqueza e qualidade dos textos, tem abençoado a muitos tenham certeza, eu principalmente..abração.

    ResponderExcluir
  18. graça e Paz
    Brilhante texto! Gostaria da autorização para postar em meu blog.
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  19. to adorando o blog
    é bom saber que há cristãos pensantes

    ResponderExcluir
  20. Parabens pelo texto, extremamente edificante!
    Peço licença para posta-lo no meu blog!

    A Paz!

    Simone
    www.mulherescompropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Irmão passei por muitas das coisas citadas acima e graças a isso minha fé está firmana na rocha!

    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente que não admite o sofrimento não é cristão,e secundariamente, tais pessoas não conhecem o que é "levar o morrer diário de Cristo."
    A estes, que "comem mocotó e arrotam filé mingnon" resta apenas conhecer as Escrituras.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  23. Estou meio fora do ar com o que li hj aqui.Procuro essa resposta há 2 anos e alguns meses. Ainda bem que ela chegou. Simplesmente fantástico!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item