681818171876702
Loading...

Telepregador das $emente$ confunde autoridade com autoritarismo


Ciro Sanches Zibordi

Assisti nessa manhã a mais uma deprimente verberação de um famoso telepregador que, claramente, confunde autoridade com autoritarismo. Não assisti a todo o programa dito evangélico, mas acompanhei a parte final, em que ouvi uma exposição verborrágica, autoritária, incoerente, de quem, a despeito de estar inconformado com os seus críticos, não se apercebe de que está a defender o que outrora condenou, a Teologia da Prosperidade.

Mas, o que há de novo de baixo do sol? A “sabedoria” de Murdock? As palavras “proféticas” de Morris Cerullo e Myles Munroe? Não! Eles nada acrescentam ao que já conhecemos, pois as suas pregações triunfalistas focadas em riquezas já são muito conhecidas. O que há de novo é o fato de um famoso telepregador brasileiro — tido como assembleiano, pentecostal e defensor da sã doutrina —, o qual antes atacava com veemência a Teologia da Prosperidade, estar agora respondendo de maneira desproporcional aos opositores dessa falaciosa teologia.

Ninguém é obrigado a aceitar críticas. E precisamos saber distinguir entre as opiniões coerentes e as incoerentes; as fundamentadas na Palavra e as infundadas. No entanto, responder aos críticos com impropérios e xingamentos não me parece uma reação de quem tem o temperamento controlado pelo Espírito. Penso que o fruto do Espírito — isto é, o Espírito Santo moldando o nosso caráter — nos torna mansos, humildes e equilibrados (Gl 5.22; Ef 5.9). E eu fiquei pensando sobre o que teria dito o aludido telepregador, e que adjetivos teria empregado, se não fosse cristão nem pastor.

Chamar de bandidos os irmãos que se opõem à Teologia da Prosperidade é um exagero. Afinal, sabemos que a $abedoria do Dr. Mike Murdock é a mesma do Dr. Edir Macedo, com todo o respeito a ambos. Ela é baseada na ideia falaciosa de que o cristão não deve ser medíocre, mas plantar $emente$ para enriquecer. Penso que a Teologia das $emente$ do “homem mais sábio do mundo” não teria êxito no Haiti e nos países mais pobres da África, por exemplo. E mais: o Senhor Jesus nos mandou pregar o Evangelho, e não a Teologia da Prosperidade (Mc 16.15).

Aparentemente, o mencionado telepregador, ao ser criticado mais incisivamente por defender a mencionada falaciosa teologia, passou a adotar a mesma postura de telenganadores estadunidenses, como Benny Hinn. Este, ao ser questionado e refutado pelo Instituto Cristão de Pesquisas dos Estados Unidos, especialmente por Hank Hanegraaff, revoltou-se e amaldiçoou até os filhos de seus críticos!

Mas uma frase do famoso telepregador me chamou muito a atenção: “Eu pensava que sites evangélicos eram para evangelizar e amadurecer o povo”. Eu concordo com ele. Devemos, sim, usar blogs e sites evangélicos para evangelizar e ensinar o povo de Deus, o que também inclui a defesa do Evangelho (Fp 1.16). E fazer isso não é propriamente ridicularizar os hereges, e sim expor e refutar os seus erros.

Por outro lado, eu também pensava que os programas evangélicos eram para evangelizar e contribuir para o amadurecimento do povo de Deus, e não para expor mensagens triunfalistas, propagar a Teologia da Prosperidade e xingar críticos. Isso não é demonstração de autoridade, e sim de autoritarismo.


Em [Blog do Ciro]
Teologia da Prosperidade 7849824460915552792

Postar um comentário

  1. Prezado Ciro Zibordi


    Já tinha lido o seu corajoso artigo, nesse mesmo sentido, no último jornal "O Mensageiro da Paz".

    Não poderíamos ficar calados diante de tamanho descalabro e deturpação da mensagem do Evangelho, por este senhor, que resolveu assumir publicamente a máxima anticristã de "Os fins justificam os meios"

    Sinto-me envergonhado e enojado com o comércio do que é sagrado, realizado abertamente nas manhãs de sábado pela TV.

    Deixo aqui o meu repúdio contra esses cambistas de Mamon.


    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Ciro!
    Assino com você.

    Nojo, é isso, dá nojo ouvir esses camaradas....
    Só com muito anti-ácido e que Deus nos guarde desses amaldiçoadores anátemas.

    Levi Araújo

    ResponderExcluir
  3. Mais uma do senhor Silas o "TRIZIMO",será que esta ele aprendeu com o valdomiro?

    ResponderExcluir
  4. Excelente Ciro, ele confunde criticar idéias com criticar caráter pessoal.E mais, ele esquece dos irmãos bereianos que conferiam tudo segundo as escrituras.O Brasil virou a meca da teologia da prosperidade, Mamon tomou o lugar de Jesus nos púlpitos! Jesus deixou de ser o centro, o eixo das escrituras!Agora é Mamon!Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  5. Esse arremedo de evangelho não pode nem incluir Jesus no mesmo contexto. Os dois são antagônicos, são como agua e óleo, mesmo sob a ação de uma centrifuga depois voltam a se separar. Será que Jesus deixou esse exemplo ou ideia mesmo que superficial desse evangelho de semear dinheiro para colher dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. Caro companheiro Danilo,

    A paz do Senhor! Ou graça e paz!

    Que Deus nos guarde da Teologia das $emente$, meu amigo!

    Agradeço-lhe por republicar aqui em seu importante espaço o meu modesto artigo. Tenho certeza de que, agora, a sua repercussão será no mínimo dez vezes maior.

    Aproveito para agradecer a todos os irmãos que se dirigiram a mim de modo respeitoso e com palavras de apoio, acima, e aos que vierem a fazer isso, abaixo.

    Um grande abraço!

    CSZ

    ResponderExcluir
  7. Olá Ciro, quero assinar junto com toda a galera. O senhor citado no seu artigo (não cito o nome porque tenho medo de ser processado...rsrsr) pirou de vez: agora é o 30% do desempregado para garantir a compra da casa própria.

    Eu tô passando mal...

    Graça e paz, sempre
    Parabéns pelo artigo.

    MArcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Ciro, concordo c/ o irmão em gênero, número e grau... A propósito esta semana conversei c/ um amigo e irmão do trabalho sobre isso: QUE OPORTUNIDADES ELES TEM P/ EVANGELIZAR ATRAVÉS DOS SEUS PROGRAMAS DE TV, QUE ALCANCE TERIAM SE ESCOLHECEM USAR O MEIO QUE DEUS LHES DEU C/ SABEDORIA E TEMOR... NO ENTANTO ESCOLHERAM DISSEMINAR HERESIAS (EX: PROSPERIDADE, SINCRITISMO RELIGIOSO OU MACUMBA GOSPEL, E OUTRAS ABERRAÇÕES MAIS).

    Que Deus dê a eles arrependimento, para voltarem-se pra Deus e para a Sua Palavra... Do contrário, irão prestar contas c/ o Senhor dos Exércitos e Justo Juiz!

    “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” – Hebreus 10:31

    Abraços,
    Robson Oliveira, pr.
    http://blogdoprrobsonoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!
    Eu queria que tudo que esse site tem postado fosse mentira, mas não vejo outra saída a não ser começar a dar crédito,ou melhor, colocar as barbas de molho! Tempos finais,últimos ajustes para o anti cristo,preparem as armas(palavra de Deus) aí vem os falsos profetas!Que Jesus me ajude a confiar nele, somente nele!

    ResponderExcluir
  10. Mas uma vêz pergunta ecoa e nos devemos reponder com toda a sinceridades. "...Guarda, a que horas estamos da noite? Guarda, a que horas? IS 21:11

    ResponderExcluir
  11. Autoritarismo é uma coisa séria.

    Este fim de semana fui confrontar um herege com suas mentiras.

    E para variar era nada mais nada menos do que o vice-presidente da igreja local na qual congrego.

    Ele demonstrando ser um hômi de deus e servo de Gizuz agiu da seguinte forma.

    Apontou o dedo indicador em minha direça e disse:

    "Eu sou homem de Deus mas te dou uma porrada"

    após ter dito esta pérola da sabedoria (que poderia ir para o livro do mordedock)

    Veio para cima de mim me agredir, só não aprendi na prática o que é "virar a outra face" pois duas pastoras o seguraram e o impediram de cosnumar seu ato.

    Detalhe: isto tudo se deu em um domingo no qual é celebrado a Santa Ceia. isto foi ao final do culto, no escritório do pastor.

    Então de fato o autoritarismo deve ser combatido e com ele os apóstatas e hereges que deturpam as sagradas letras, ja que dificilmente aceitam abandonar os erros.

    ResponderExcluir
  12. Quem te viu e quem te ve nao consegue entender.É misterio(kkk), em Sr. Sii¨%¨&%&, os irmaos sabem quem é. Como ja foi dito por outro irmao melhor colocar o nome desse telepregador pra nao correr o risco de ser processado. Rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item