681818171876702
Loading...

Pastores são homens: Fardos depositados nos ombros errados e a nossa grande culpa


Danilo Fernandes

Ao ouvir esta declaração corajosa do Rev. Caio Fábio sobre o episódio de “sua queda”, não tive como não olhar para o espelho e perceber em mim mesmo o erro tantas vezes cometido de descontextualizar a humanidade dos pastores com quem já convivi ou convivo hoje, seja de forma consciente ou inconsciente.

Esta declaração é um alerta para os perigos das desHUMANIZAÇÃO dos servos de Deus e a nossa tendência para nos gloriarmos em homens (1Co 3:21).

Se por um lado é importante e desejável ter no pastor um modelo humano do esforço de exercer o cristianismo de forma integral, por outro, é de uma covardia absurda exigir destes servos algo que a natureza comum e pecadora de todos nós homens nos nega por definição.

Contudo, agimos assim.

De uma forma ou de outra é minha responsabilidade, ainda que não intencional, se me permito seguir buscando modelos mais palatáveis de SER SANTO, diante da minha enorme culpa por não conseguir seguir o exemplo da Cruz, por mais que meu coração deseje, minha alma clame e o meu viver se volte para tal.

Caio e caio todos os dias de minha vida, me levanto na certeza do viver sob a Graça, mas em algum lugar o tentador me faz sentir indigno da Cruz.

Não me glorio na minha eleição. Percebo esta astúcia maligna sobre a vida de todos nós e não me deixo abater por isto, mas não nego a reincidência do erro. E pior: Estou certo de que uma das razões para a manutenção deste meu convívio sofrido com a culpa deriva do fato de, em muitas ocasiões, esta mesma culpa ser benção na minha vida, pois me faz olhar para a Cruz, quando eu insistia em olhar para mim.

Miserável eu sou com a minha culpa. Tanto mais tamanho pecador. Contudo, é justo da minha parte buscar alivio para esta culpa jogando este meu fardo nas costas de meu pastor? Ou não deveria eu jogar aos pés de QUEM realmente pode suportá-lo? (Mt 11:28-30)

Todos os dias somos surpreendidos por escândalos e mais escândalos envolvendo lideres. Crimes financeiros, falsas doutrinas, corrupção e estelionato religioso. Isto sem falar dos “crimes” comportamentais que parecem causar ainda mais embaraço entre a membresia.

Nestes momentos, somos levados a extrema decepção e alguns se desviam da igreja. Um erro causado por outro erro, do qual nós mesmos somos os maiores culpados.

E que fique claro que não falo do erro (escândalo financeiro, ético, etc.) per se, mas do NOSSO erro pessoal de: idolatrar; desHUMANIZAR; colocar em maior conta; os nossos amados líderes, esperando deles, como disse Caio Fábio, uma projeção de nosso ideal de ética, moral, fé, etc.

A responsabilidade de um pastor é imensa e este peso extra colocado pelas ovelhas é um fardo de injustiça!

Devemos lembrar que, no fim das contas, os nossos discipuladores são pecadores como nós. Estão em posição de nós ajudar e pastorear, mas são homens e falhos e, pior, são cobrados e testados em dobro.

Se isto não é nem de longe uma carta branca para que não se toque no ungido, coisa que poucos ainda acreditam, também não nos autoriza a dobrar a carga já pesada destes servos.

Um servo de Deus, que leva á sério o seu ministério e se faz presente na vida de suas ovelhas e de suas lutas e não se rende a estes modismos que fazem encher as igrejas está abraçando uma tarefa imensa, que somente a Graça e a eleição do Senhor podem justificar (e tornar possível).

Nestes meus 14 anos de Evangelho acompanhei a vida de muitos pastores, pastoras, missionários e missionárias que se levantam todos os dias para ser benção na vida de centenas, trabalham (as vezes pagam para trabalhar!) o dia todo, pau para toda obra, e quando chegam em casa e tiram os sapatos, toca-lhes o telefone por conta de um chamado para atender a um irmão doente, um enterro, um desesperado, uma abandonada, etc. Quantas vezes estes chamados urgentes não acontecem quando a presença do pastor era requerida pelos de sua própria casa necessitando de apoio, carinho, presença...

Há muito amor chegando aos líderes, mas há muita fofoca também. Muita maledicência, mesquinharia e, posso dizer, pois não sou pastor: Muitos líderes são sugados (sinto dizer isto, mas tem ovelha que é vampiro mesmo) até o tutano.

Neste processo, cansei de ver servos verdadeiros enfrentando problemas com seus filhos, esposas, parentes, reflexo da extrema cobrança, fofoca, inveja (sabe lá Deus do que, mas tem!) e disputas políticas.

Eu vi famílias desfeitas, filhos que se tornaram ateus e toda a sorte de problemas e, confesso a vocês de todo o coração: Nunca conheci pessoalmente um caso onde o pastor pudesse ser responsabilizado inteiramente por isto, a menos que lhe fosse cobrada coerência a esta capa de super-homem que suas ovelhas lhes imputaram.

Ainda não conheci um único líder que tenha se dado tal envergadura de super-herói, que na verdade não fosse um farsante destes que batemos tanto por aqui. Entrementes, conheci muitos que receberam esta capa de super-homem (ou mulher maravilha), sem pedir e sem desejar, mas a receberam de gente que nunca conseguiu SER e VIVER CRISTIANISMO na essência (no Pai e no Outro) e se projetam no HOMEM, que ainda se muito virtuoso é HOMEM e só.

Não é fácil se livrar desta armadilha. O servo (a) deve, a todo momento, se policiar. Se deixa correr solto, o “manto do sagrado” vira esconderijo até mesmo para a sua família.

Um amigo pastor me disse: Danilo, eu só vivo bem e seguro em minha casa e com minha família, porque o Senhor nos sustenta e porque dou conta da minha vida a algumas pessoas que me servem de conselheiros em Cristo. Sem isto, caímos todos.

Pastores levam muito “trabalho para casa” e quando o fazem, levam também o “pastor” e o “espiritual” e deixam o “homem”, o “pai” e o “marido” na porta. Eu já ouvi algumas vezes declarações deste tipo: “quantas vezes me vi sendo pastor de minha mulher, presbítero de meus filhos, quando tudo o que eles queriam era o homem e o pai deles.”

Meus irmãos: Ser pastor não é fácil não. Eu não sou pastor, mas sou amigo de uma dezena ou mais. O que eu vejo é exercício constante de humildade no vigiar das atitudes e escolhas. É muito fácil ser dominado pelo orgulho e a soberba destrutiva após um belo sermão. É muito fácil se sentir acima da crítica e das tentações.

A Igreja brasileira enfrenta muitos problemas, mas é impossível viver sem Igreja. A congregação deve assumir a sua parcela de responsabilidade. Devemos ser bereianos e vigilantes, como fazemos por aqui (blogosfera), mas também devemos assumir a nossa parcela de responsabilidade na vida de nosso líderes.

Devemos orar pelos nossos pastores, motivá-los, ajudá-los, nos fazer presentes no bom e no ruim. Propondo servir, ao invés de sempre querer ser servido. E aos mais velhos da igreja, que assumam o seu papel de apoiar e ouvir o pastor em suas angústias. O pastor é gente também!

Vamos olhar para CRISTO e para a CRUZ, sempre. E diante dos erros, que todos nós cometemos, devemos ter apenas a Cruz no foco, lembrando que aquele a quem o Senhor confiou a tarefa de nós pastorear é HOMEM.







Este testemunho é apenas um, entre milhares. Apenas ilustra a matéria pela grande relevância do autor. O artigo é dedicado a todos os meus amigos pastores (as), missionários (as) e servos (as) em geral que nos prestigiam aqui no Genizah

Danilo Fernandes mostrando outra face no Genizah
Testemunhos 7749377801470190346

Postar um comentário

  1. Nossa Danilo,

    Este erro é meu também! Obrigada.

    Januária

    ResponderExcluir
  2. mto bom, Danilo, mto bom mesmo!

    sobre esse tema, ainda q não tão similar assim, escrevi algo tempos atrás, e gostaria de deixar aqui para corroborar o q vc disse, se me permitir:

    http://wallysou.wordpress.com/2010/01/22/serie-fundo-do-bau-ah-esses-constrangedores-anti-herois-da-biblia/

    falo sobre a ilusão q temos dos ungidos, como se unção fosse sinônimo de perfeição, e vacina contra erros e deslizes...

    gde abço.

    wally.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto!
    Gostaria de ver mais vezes esta outra face!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Danilo,
    embora não concorde com a conclusão chegada por você sobre o vídeo, pois, o enxerguei de outro modo e até fiz uma postagem em meu blog sobre isto, quero lhe parabenizar pelo excelente texto e pelas colocações muito pertinentes e factíveis. Você consegui, como ótimo comunicador que é, ser simples e objetivo abordando pontos do ministério pastoral extremamente extenuantes para o ministro. Realmente o pastor carrega não somente o seu fardo mas de todos aqueles que não suportando os seus transferem para o lider. Este tem de viver a sua vida e a de muitos membros inadimplentes com a vida e com o Reino. Muito bem lembrado que existem centenas de filhos de pastores no mundo somente porque viram as igrejas tratarem mal seus pais. Conheço pessoalmente alguns que tomaram nojo de igreja e somente a graça para restaurá-los. Mais uma vez parabéns e continue a ter coragem em apontar para estas feridas incuráveis em nosso meio. Você prestou um serviço especial para o Reino de Deus.
    Um forte abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  5. Paz!

    Concordo com o que escreveu.
    Muitas vezes (na maioria delas), somos frustrados por não sermos "santos" o suficiente, e aí transferimos essa necessidade para nossos líderes. A lógica é de que o meu líder será "santo" por nós todos.

    Coloco santo entre aspas porque, pelo menos para mim, santidade não tem nada a ver, diretamente, com ações de aparências.

    Que possamos viver como humanos, que é aquilo que somos, e que possamos voltar a enxergar a humanidade em todos.

    Abs,
    Vinicius Morais
    ----
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Danilo, terminei de ler com lágrimas nos olhos: sou pastor, sou pecador, sou fraco e tantas vezes sozinho.

    Obrigado irmão. Deus te dê graça.
    MArcus Vinicius, servo inútil
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. nao gostei desse discurso do caio fabio
    projetando a outros sua queda
    só nao ve isso quem nao quer

    fabio (bebebdouro SP)

    ResponderExcluir
  8. Obrigada irmão, por dar voz os servos do Senhor e da Igreja. Que incontáveis vezes choram suas dores sozinhos... Mesmo que tb incontáveis vezes tenham chorado a dor das ovelhas do Senhor.

    Obrigada por lembrar daqueles que estão entregando suas vidas por amor a Cristo em serviço na Sua seara.

    Em meio a tantos escândalos e safadezas, continue dando voz aqueles servos que não se dobram, nem se vendem.

    No amor de Cristo.
    Jacyhara

    ResponderExcluir
  9. É dificil ser pastor?

    Pra ser pastor é necessário abandonar sua casa, sua mulher (casamento), seus irmãos, seus pais ou seus filhos (casamento)? como os padres?

    O pastor fica diante de Deus no estado em que foi chamado? Permanece solteiro? como os padres?

    Ou é mentira: "O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher."

    Nesse caso coisas do mundo: bens materiais, status, tudo o que impressiona as mulheres.

    É difícil um estelionatário, um bandido, se tornar pastor? Do que ele abre mão? Nada? O que ele ganha? influência e poder sobre pessoas, status, bens materiais?

    O pastor tem que passar 7 anos de sua vida estudando filosofia e teologia antes de se ordenar, como os padres?

    Se eu fosse um bandido, certamente seria um pastor.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo que postou às 14:59.

    Me responda: de que adianta o padre passar 7 anos num seminário, estudando filosofia, sociologia, etc.. e depois cair em problemas graves como homossexualismo e pedofilia?
    E quanto à glutonaria (mal comumente encontrado entre os padres também)...?

    E como fica a recomendação bíblica de que o líder deve ser MARIDO de uma só ESPOSA, pai exemplar, NÃO DADO À VINHO (lembra algo?), etc...???

    Não estou, com isso, defendendo pastores e nem vou entrar na questão dos erros doutrinários e bíblicos com relação à estrutura e aos ensinamentos católicos.

    Estou te mostrando que esse seu pensamento é ilusão. Padres também erram, e muito!!!

    A diferença entre os erros dos padres para os dos pastores é que os primeiros contam com a "mão-de-ferro" da toda poderosa Igreja Católica Apostólica Romana, que sempre acoberta os erros de seus funcionários (padres, bispos, etc...).
    Vejam os escândalos sexuais que estão expostos na mídia atualmente. O atual Papa está sendo acusado de acobertar casos seríssimos de pedolifia durante vários anos, enquanto era responsável por apurar e resolver esses casos. Muitos já estão inclusive pedindo sua renúncia.... E aí, como fica?

    E os casos recentes de homossexualismo envolvendo padres, bispos e acessores de alto escalão do Vaticano, que foram descobertos acidentalmente pela polícia italiana?

    Então brother, acorda... sai dessa...

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o que você escreveu, Danilo, só acho o Caio Fábio meio estranho no modo de falar, mas não o jugo e confesso que muitas vezes acho que meu Pastor deveria agir de tal forma e outras coisas, mas também erro querendo que ele seja mais santo do que os outros. É um erro meu!

    ResponderExcluir
  12. Por favor parem de bajular o Caio Fábio...Nínguém merece...

    ResponderExcluir
  13. Ridiculo este esta palavra do Caio Fábio... não assumiu nada... continua com sua postura arrogante,pior culpa descaradamnete a igreja pela sua queda.

    MUito corretom pedir perdão e se humilhar, mas biblicamente falanado está rejeitado para o ministério... "marido de uma só mulher", este texto lembra algo?

    ResponderExcluir
  14. O culpado pela queda não são as pessoas que se espelhavam Nele, e muito menos a mídia que corria atrás Dele, Ele caiu quando Ele quis cair, e ainda no final dessa pregação sinto que Ele está dando a entender, e incentivar o pecado, usando a Graça como alvará para pecar.


    O texto foi bem mais sensato que o Vídeo, e ainda questiono, é licito que uma pessoa cometa adultério, se separe, e case de novo?
    A Bíblia ensina esse, a ficar solteiro, ou se reconciliar, não estou sendo fariseu, e sim seguindo a nossa regra de fé.

    Por isso continuo sempre com um pé atrás, referente a pastores que cometem adultério, e casam-se de novo, e levam isso como se fosse Normal como um simples pecado de mentira, e quando falamos contra isso, usam a Graça e a Eleição para tentar se justificar.

    Que Deus possa nos abençoar

    ResponderExcluir
  15. tem uns cara que culpam o Diabo ,agora culpar a igreja por sua queda ,ele o Caio é um cara super inteligente ,nao sei por que ele fala ,em vez de assumir seus propios fracassos ,Jean Campinas

    ResponderExcluir
  16. Um testemunho de arrependimento genuino é raro nos dias de hoje....

    ResponderExcluir
  17. Higor,
    Bendito somos nós, que podemos usufruir da glória de Deus, em sua graça abundante.
    Se não nos valermos dela, pra que serviu a expiação de Cristo?
    A lei não é contra a graça, porque somente por ela é que realmente poderá ser cumprida, não como condição para salvação, mas como sinal de amor a Deus ( que ama, não agride, nem ofende o ser amado.)
    Você não entendeu direito o testemunho do Pr. Caio Fábio.
    Será a graça uma justificativa para se comentar pecados? Uma liberalidade para a transgressão?

    Essa pergunta já foi respondida: "Rom 6 -1;2 e 14: 1 Que diremos pois? PERMANECEREMOS no pecado, para que a graça abunde?
    2De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Porque o pecado NÃO TERÁ DOMÍNIO sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas DEBAIXO DA GRAÇA. "

    A expressão "que o pecado não terá domínio sobre ti" e o " permaneceremos no pecado", analisadas sob o lume da graça redentora, não significa que uma pessoa convertida jamais pecará novamente, mas que, em se pecando, não permanecerá sob o seu domínio da violação, pois logo e verdadeiramente se arrependerá, retornando a comunhão espiritual com o Salvador, que o aceitará como o filho pródigo, e tomará para sí os pecados do filho, não pelo que este fez por merecer, mas por absoluta dádiva."
    Preciso da graça de Cristo, porque sou pecador, assim como você Higor, também precisa em relação aos seus pecados.
    Um abraço fraterno, irmão, e viva nossas divergências teólogicas sadias.
    Não tenho dúvida, que os anjos no céu se regozijaram com o arrependimento do Pr. Caio, que acredito, foi legítimo, sendo o seu testemunho um modelo a seguir, para a vida dos crentes, em relação a TODOS os pecados que comentem, dando conta que esse arrependimento apenas é possível, através de Cristo!
    Amem!

    ResponderExcluir
  18. Aos poucos vou lendo o que é postado aqui (férias), e, confesso, já me senti muitas vezes assim, desesperançosa com os rumos do cristianismo... De todas análises que li até agora (e olha que acompanho essa história desde há muito), e das coisas que li aqui, e ri (e muito) confesso que esse post foi o que deu-me mais vontade de chorar. Quando lia ao livro de Jeremias, nao entendia poruqe ele "lamentava" tanto...agora entendo. Cresci ouvindo o Silas, o Cerullo, o Caio (que devorava seus livros)e confesso que minha escolha profissional (psicologia) teve muita influência dna ideologia de alguns destes homens, "humanos". Admirava com paixão o que Caio fazia na Vinde. Em 20 anos de "evangelho" por muitas vezes fraquejei. Não poor ser "desviada" ou descrente, mas por não olhar para Cristo, este sim, perfeito em um mundo de imperfeção, mas que foi tentado até a morte, e morte de cruz. Dos episódios relatados qui, e da singeleza contundente de suas plavras, posso dizer que é bem assim que me sinto nesse momento, como membro da AD. Essa Igreja fará 100 anos, e não sei se terá motivos para comemorar...ou chorar como os profetas da antigüidade. O zelo pela casa de Deus não consome mais os homens que a tem como "meio de vida". E aqui, ficamos nós, ovelhas comendo pasto seco; mas creio na Palavra de Deus, como no livro de Isaías, onde Deus alerta os pastores que fazem pouco de seu rebanho, dizendo que Ele mesmo ajuntaria suas ovelhas caso estes assim não o fizessem. Creio, sim, que o pastores tem seus compromissos, suas famílias, pois de que "adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua alma"? Às vezes o sorriso de um filho, o carinho da noiva/namorada/esposa é muito mais importante que "seu ministério". Não por acaso, "grandes tele-evangelistas" conquistam milhões...para perderem sua família logo após...Deus guarde sua família, irmão Danilo, e à você abençõe muitíssimo.

    ResponderExcluir
  19. Esse Caio é um tremendo cara-de-pau. Ele adultera com mais de uma mulher, a Alda ñ é de ferro e cai fora, dá exemplo tão "bom" para os filhos que um é gay, se macumunou com a Globo pra falar mal de Edir Macedo, continua arrogante e falando horrores de tudo e de todos. Prepotente ñ assume seus erros e agora culpa os outros por sua queda. E diz que agora está desfrutando da graça. Ah! por favor.

    ResponderExcluir
  20. Esse Aldo Souza deve ser um fake gospel, não sabe de nada, não conhece seu mestre Macedo e nem o Caio... belo JULGAMENTO seu em dizer que ele é arrogante... vc deve conviver com ele 24h. Que benção!

    ResponderExcluir
  21. Em tempos vindouros, em que o marido de um pastor será o lider das senhoras da igreja local, sentiremos saudades de pastores que "cairam" por causa de um rabo de saia.

    ResponderExcluir
  22. Galera
    O caio fábio é livre assim como nós.
    Liberdade de ser e dizer o que pensa.
    Você pode concordar ou não com Ele. Mas Ele tem de ser respeitado no que diz pensa e interpreta
    meu modelo não é Caio fabio! mas Cristo
    E cada um responderá pela sua consciência.
    cara cada um pode viver e fazer o que quer. porém tem de assumir aqui e no mundo vindouro
    valeu
    pr jonas fonseca de linhares

    ResponderExcluir
  23. Amei o texto e acho mais que verdadeiro as pessoas as vezes se esquecem de buscar, orar e lutar pelas suas próprias vidas e fazem dos seus pastores muletas isto é mais do que falta de fé é comodismo e está faltando Deus que é o Deus do impossivel na vida de muita gente.Pois a maior ligação entre Deus e o homem é a palavra de Deus onde muitos se esquecem de buscar daí vem os erros e os tropeços e mais uma vez o povo sofre porque falta o conhecimento.E o agir este conhecimento que vem da palavra que diz estas aflito ore...

    ResponderExcluir
  24. Otimo post! Parabéns...
    Esse erro é meu tbm!!!! Todos pecamos e carecemos da glória, misericórdia e amor DELE!

    ResponderExcluir
  25. Deus é Deus e sabe quem somos. E o que somos...a bíblia nos diz....e quem tem consciência do evangelho não se massageia com a queda de Davi... mas com o fato de que Davi.... depois da queda... se tornou um homem melhor que era e que reconhecia que todo o poder que advinha Dele... ou Paulo que dizia que de todos os pecadores ele era o principal.

    ResponderExcluir
  26. Wow... agora me surpreendi! Sou filha de pastor e achei que só nós (família de pastor) que percebíamos esse tipo de coisa.. Tenho visto ultimamente quantos amigos meus também filhos de pastor tem se desviado, desanimado e não só filhos mas famílias inteiras em crise pelo fato de o pastor cabeça da igreja E da família ser sugado pelo que vcs disseram "ovelhas vampiras" e não ter o tempo que sua família necessitava..

    Obrigada de coração por ter mostrado essa face que na maioria das vezes os "irmãos" não querem ver...


    Deus abençoe o trabalho de vocês!! =D

    ResponderExcluir
  27. Glória a Deus Danilo!
    Muito bom este texto! Esclarecedor, verdadeiro... inspirado!
    De fato somos injustos com nossos lideres. Esquecemos-nos que eles também precisam de nós, assim como nós sempre precisamos deles.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item