681818171876702
Loading...

Um desviado entre nós!

por Zé Luís

Dia desses ouvi que mais um desviado surgiu na igreja onde congrego.

Desviado, como você deve saber, é aquele sujeito(a) que sumiu da igreja, e quando você ouve algum comentário sobre ele, vem logo as piores informações, normalmente acompanhadas de uma virada de olhos, ou um balançar negativo da cabeça.

“Aquele ali só Deus...” é o campeão dos comentários dos irmãos menos radicais (não queira ouvir o que falam os irmãos mais santos).

Este ser vil, o desviado, habitualmente é lançado em uma espécie de limbo mental da membresia local: tratam rapidamente de esquecer o ingrato, que parece ter esquecido de como é bom ser como aqueles que ficam. Alguns da comunidade, mais piedosos, cumprem seu papel: visitam o sujeito, contam sobre a igreja e suas vantagens, falam que sentem falta nos papéis que ele representava quando fazia parte da comunidade. Mas esses caras não tem jeito: Dizem que voltarão em breve, e até arriscam a aparecer uma ou outra vez, mas no final, eles não tem jeito mesmo...

Mas quem seria o novo desviado da igrejinha do alto do morro?

- Eu! ...e nem fui notificado formalmente de meu atual status!

Fui julgado e sentenciado: desviado. Possíveis causas? Esse blog, entre outros que posto, com conteúdo igualmente subversivo e impróprio para um típico evangélico de igreja pentecostal.

Foi numa conversa de canto de ouvido que descobri minha situação. A condição foi revelada quando meu nome foi cogitado para um trabalho na comunidade e algumas irmãs, com a típica virada de olho, soltaram a famigerada frase acima citada: “Aquele ali? Só Deus...”. Isso foi suficiente (e eu nem tenho contato com aquelas irmãs.) Como deduziram sobre minha condição espiritual ainda é um mistério, mas eu sou ou não sou um desviado?

Estar desviado é estar desencaminhado do Caminho. Anda-se por lugares onde normalmente alguém que professa ser crente não andaria. Não se frequenta a roda dos escarnecedores.

Pensando nisso, deduzi que, se estar fora da proposta de Cristo é a condição para ser um desencaminhado, conheço miríades de pessoas religiosas, que tem ministérios e grandes rebanhos na condição que me acusaram. Lembrei-me de milhares de igrejas que nem de longe seguem os preceitos de Jesus. Cursos e mais cursos teológicos que nem de longe podem chamar o Mestre de mestre: positivismo e auto-ajuda rasgada. Mesmo as orações nada tem haver com aquele que Ele nos ensinou. Compare esses “clamores” modernos com a oração do Pai Nosso.

Quantos desviados! Alguns me acusando dessa condição. Talvez entendam melhor disso do que eu. Alguns caídos chamam os refeitos de caídos, mas creio que não seja o caso das minhas irmãzinhas. Elas aprenderam que o afastamento do espírito comum que saiu de um púlpito – que nem sempre saiu da mente de Cristo – é uma rebeldia, e como sabemos, toda rebeldia é um princípio de queda.

Por mim, ainda creio que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente ou do porvir. Nem poderes, nem alturas ou profundidade, nem qualquer outra criatura me separará do Amor de Deus. Não sou eu quem inventei isso. Isso foi ideia de Deus. Quem sou eu para desdizê-lo. E você? É um apostata da fé ou de um desviado de grupo que se auto-denomina religião?

Questionou o quase sempre confuso - e ainda cristão - Zé Luís, entre os hereges Genizahrianos
Intolerância 2756870389530117874

Postar um comentário

  1. Pô, a chapa do Zé Luiz tava quente e ele nem sabia? Que coisa!

    Isso me faz lembrar do filmaço "Cartas na Mesa", sobre poker: O Matt Damon fala (em pensamento) logo no início do filme:

    "Se em 30 minutos de jogo você não descobrir quem é o pato da mesa, VOCÊ É O PATO"!

    Me sinto traído juntamente com ele... sacanagem!

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Jesus! Sr. Zé Luís, não sou tão expressiva como o senhor, mas do que leio neste blog compartilho das mesmas idéias. Infelizmente algumas pessoas acham que aceitar Jesus é o mesmo que aceitar tudo o que a igreja nos empurra guela abaixo. Se você diz não se prender em religião, alguns ignorantes dizem que você é ateu, acredita? Frequento uma comunidade, pago meu dízimo,mas todos os dias oro pra Deus "alarguar as fronteiras", peço mais de Jesus e menos de religiões, canto o louvor Quero me Esvaziar (Diante do Trono) como uma oração todos os dias. Tento me apresentar como evangélica pela minha postura como seguidora e temente ao Senhor em atitudes e não pra ser vista ou por estar "babando ovo" de pastor. Fica em paz, Deus conhece os corações.

    ResponderExcluir
  3. kakakaka...parabéns Zé Luis....bem vindo ao clube dos desviados....basta você não bater o cartão de ponto na igreja por alguns cultos e você já está rotulado !!

    Por enquanto, cristão desviado...Silvio

    ResponderExcluir
  4. Se você é um desviado,imagine eu. Visite o meu blogue e leia o que eu escrevi sobre as desculpas para eu continuar congregando na igreja evangélica, segundo o que eu ando ouvindo por aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Zé! Vamos juntos nos desviar do caminho da saturada religião e nos enviar para o caminho da Graça, onde não há grego nem judeu, livre ou servo, circunciso ou incircunciso.
    Há um caminho. Em Jesus sempre há.
    O problema é cruzar com os malditos "gatos pretos" sem ficar aterrorizado de vez em quando, mesmo sem dar atenção para as crendices.

    Amplexos.

    Gildo.

    ResponderExcluir
  6. Irmão Zé Luís vc não é o único!
    Eu e minha família nos convertemos no final de 2007, e de lá para cá, pedras e mais pedras têm sido jogadas em nós.
    Não fraquejamos Graças ao Senhor Jesus Cristo.
    O que os religiosos que não leêm a bíblia têm que entender, é que quando Jesus morreu, o véu foi rasgado. O Espírito Santo não habita mais em quatro paredes, mas nós somos a Igreja. As reuniões em igreja ajudam, mas nem ela nem religião nenhuma salva ninguém. Só o Senhor Jesus salva.
    Gostei do post. Um grande abraço.
    Fique com a Graça e a Paz do nosso Mestre!

    ResponderExcluir
  7. Mano, um pastor amigo meu me disse algo dia desses: Não tem povo mais "bocudo", linguarudo que o povo evangélico, se o cara der bola para tudo que sai a nosso respeito a gente não vive. Uma verdade, só Deus mesmo. Paz.

    ResponderExcluir
  8. Estou enquadrado em tudo que voce disse. Não aguento mais os chavões, os trejeitos, as campanhas, as convocações de jejuns nas quais quem não participa já é mais do que mal visto.
    Fico pensando, será que foi pra isso que Jesus morreu? O que Ele pensa de tudo isso? Sinto que me libertei de um enorme fardo, de sacrificios de tolo, enfim tento viver a vida pelas Escrituras, sem misticismos ou espiritualismos mágicos, mas com a certeza que Cristo vive em mim.

    ResponderExcluir
  9. Grande amigo Zé Luiz,meu nome é Ebenezer Moreira,e gostei do seu blog e principalmente dos comentários de seus leitores.Gostaria de saber qual é o blog da Márcia Moreira e também queria lhe convidar a participar do meu blog e consequentemente me ajudar na divulgação do mesmo,um abraço. blog: blogdodesviado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo e herege Danilo

    O próximo projeto de Lei que será enviado ao Congresso, versará sobre o preconceito contra os "desviados".

    Como são minoria (dizem!), e vítimas de preconceitos, é justo que tenham uma lei que os proteja.

    Qual será o "desviadofóbico" que vai meter o pau nos "desviados do caminho do sinhô"?

    Pensem aí, caros colegas hereges e desviados.

    Tenho uma ligeira sensaçao de que será o Silas, mas posso está enganado.

    Quem o Ratinho convidará para debater com o Silas o projeto de lei contra a "heregofobia"?

    Dá aí um palpite, Danilo (rsrsrsrs)

    Uma abraço do sempre herege,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  11. Uma vez um amigo me perguntou: - você ainda é desviado?
    Eu respondi: -sou sim, e você ainda é viado? Porque o oposto de desviado deve ser viado, né?
    Ele me olhou totalmente sem graça e deve ter pensado um pouco (pelo menos naquela hora)sobre a bobagem que é ficar rotulando as pessoas.

    ResponderExcluir
  12. AMO VCS.SOMOS DESVIADOS SIM DO PECADO DA FOFOCA DA MENTIRA E DO INFERNO EM NOME DE JESUS MUITOS BJS A PAZ
    MIS QUESIA FERREIRA BRASILIA DF

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item