681818171876702
Loading...

TATOO OR NOT TATOO?



Questão: "Crente pode fazer tatuagem?"


Resposta do Herege (Rev. Digão):


Uma pergunta que sempre fazem a mim é a seguinte: “pastô, pó fazê tatuági?” Tem horas que dá vontade de responder: “não dá, não sou tatuador, não tenho a maquininha, e nem sei desenhar a Hello Kitty!”

Brincadeiras à parte, muitos crentes ficam se perguntando se é plausível um cristão usar tatuagem. Usam alguns versículos para embasar sua argumentação. Basicamente dois:

Lv 19:28: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

1Co 6:19: Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Infelizmente temos o péssimo hábito de ler textos bíblicos de maneira isolada, sem conhecer o devido contexto. Não há nada nesses textos acima que indiquem uma proibição explícita a tatuagens.

Quando Moisés estava escrevendo Levítico, lembrou-se que, no meio dos povos pagãos em redor de Israel, era costume fazer marcações nos corpos em honra a seus mortos. O texto de Lv 19 deve ser lido em todo o conjunto, pois indica uma série de atitudes culturais próprias do paganismo, e não uma proibição da tatuagem por si só. Não é engraçado que ninguém ainda tenha se levantado para dizer que também é pecado os homens barbados apararem a barba, baseados em Lv 19.27, um versículo imediatamente anterior? Essa seletividade de pecados é tããão engraçada...

Já o texto de 1Co 6 não faz alusão a pretensas tatuagens, mas sim à prostituição. No contexto, entendemos que a cidade de Corinto era muito licenciosa. Era uma cidade portuária, com grande movimentação de estrangeiros, que buscavam “diversão adulta” nas horas vagas. Era também uma cidade conhecida por seu templo a Afrodite, com sua prostituição cultual. A coisa era tão braba que algumas prostitutas cultuais se convertiam, mas continuavam com sua aparência “profissional” anterior, ou seja, com a cabeça raspada, símbolo de dedicação a Afrodite. É por isso que, no cap. 11, Paulo fala sobre o véu e a confusão que se formava na igreja. Mas isso é outra conversa. O que interessa aqui, no cap. 6, é que Paulo não falava de um ato estético em si, mas sim atacava o comportamento pecaminoso expresso na prostituição de alguns crentes de Corinto. Paulo é ainda mais explícito no v. 15: Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum!

Portanto, o que Paulo e Moisés combatiam não era uma mera questão estética, e sim uma questão espiritual: nosso compromisso com Deus. Ambos os textos atacam, à sua maneira, nosso grau de comprometimento com Deus. Seja praticando coisas próprias dos pagãos (quem se lembra de rosas ungidas ou vales do sal?), seja na licenciosidade moral (onde “irmãs” sonham em ser capa da Playboy), o terrível problema a ser combatido não é um bocado de tinta injetado debaixo da pele. Combater tatuagem é, no meu entender, apenas uma cortina de fumaça. O que deve ser combatido, com todas as forças, é a superficialidade de nossa relação com Deus, que tanto envergonha o nome do Evangelho. Para isso, somente com a “tatuagem” do caráter de Cristo em nossos corações, somente com o lavar regenerador do Espírito (Tt 3.5). Em suma, não se preocupe com tatuagem, brincos, piercings ou coisas passageiras. Focalize sua energia, isso sim, em ser sal da terra, luz do mundo e testemunha viva do Rei vivo. Com ou sem tatoo.

Rev. Digão é pastor prebiteriano e membro da gangue do Genizah

Resposta dos hereges 9125777577834680050

Postar um comentário

  1. Parabéns pelo texto. Tremendo, me edificou muito o que me confirma cada vez que a minha fé depende somente Daquele que me criou!

    ResponderExcluir
  2. Reverendo Digão,

    Mandou muito bem! É como eu penso e ajo (ixxi, é com agá ou sem agá??), pois tenho 4 tatuagens, todas feitas DEPOIS de minha conversão, 17 anos atrás.

    Perde-se muito tempo com questiúnculas, vendo argueiros nos olhos dos outros, deixando de lado o que realmente essencial na vida e no testemunho Cristão.

    Um abraço!

    (Ah, posso postar este texto em meu blog?)

    JC

    ResponderExcluir
  3. Hum... Agora fiquei em dúvida sobre qual tatoo por: Um pombinho(a) dentro de um coração, ou mãos segurando um globo?, ou... UM HOMEM DE OLHOS FECHADOS COM AS MÃOS ERGUIDAS PRO CÉU?! (brincadeira)

    Falando sério, desde que vim pra Jesus, isso realmente nunca me chamou a atenção... Tem gente que é tão "certinha" e que por dentro (e as vezes por fora) não tem nada de Deus. Snif

    ResponderExcluir
  4. Lamentavelmente os vazios do coração estão sendo preenchidos por tauagens, penduricalhos, silicone, mosa, etc... Óbvio, dá menos trabalho e o sujeito não fica descontextualizado, além de conquistar aluguém com os ridículos que surgem a cada dia. Como tem gosto paratudo, mau gosto não fica fora...

    Carlos Roberto Martins de Souza

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e muito simples!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor para minha vida. Elucidou a duvida de muitos.

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor para minha vida. Elucidou a duvida de muitos.

    ResponderExcluir
  8. Rev. Digão parabéns.
    Sábado dei uma aula na igreja a que pertenço e lá pelas tantas surgiu o assunto: Deus cura todo mundo? Eu respondi que ele tem poder para curar a todos, mas vai curar quem e quando ele quiser.
    Uma pessoa, seletivando textos fora de contexto ficou furiosa comigo. É o mesmo com a tatoo. Eu não faria, não me esteticamente aprazível. Mas é mera questão estética.
    Enquanto atacamos firulas, deixamos para trás aquilo que é de verdade importante: ser vida de Deus neste mundo sem Deus, que é de Deus.

    Graça e paz, e continue subversivo.
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amém irmão digão!
    Cada se porta e apresenta diante da Santa presença do Senhor como lhe convem!
    Nem tudo que eu posso eu devo, nem tudo me edifica!
    Romanos 6:12 Não reine portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscênsias:
    13 Nem tão pouco apresentei os vossos membros ao pecado com instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus reditivos dentre os mortos, e os vossos menbros a Deus, como instrumentos de justiça!
    Danilão meu irmão "Amado" desculpa não concordo com o texto em tela, apesar de ser polêmico e muitos libertistas usam e contestam versiculos isolodados fora de um contexto espirítual, a pessoa que faz uma marca, ou tatuagem na verdade esta se entregando a vaidade do corpo, engodando a vontade carnal, e procurando estar na moda impia secular, sempre foi assim... é apenas minha opinião!
    Graça e paz seja contigo e que Deus continua engradecendo fortemente sua vida assim como abençoando abraços fraternal de seu irmão em Cristo Falbo!
    (OBS ao autor do texto:diGão nada pessoal meu irmão!)

    ResponderExcluir
  10. Pessoalmente não tendo a considerar a tatuagem e si um pecado contra o corpo. Por outro lado, a explicação do texto de Lv 19:28, que relaciona a ordem com marcas feitas por outros povos, que não é a primeira vez que leio, não demostra qualquer fundamento ou base histórica, pelo menos não apresentado pelos que utilizam este argumento. Se houver, adoraria conhecer a fonte de tal consideração.

    De qualquer maneira, não acho conveniente para alguém que serve a Cristo ficar pensando em fazer uma tatuagem, não consigo imaginar Cristo ou qualquer dos apóstolos e discípulos neotestamentários com esse tipo de desejo, que mais parece uma forma de agradar ao mundo (no sentido bíblico) do que a Jesus...

    ResponderExcluir
  11. Olá meu querido Irmão, Graça e Paz.

    Gostaria de informar, que estou seguindo este blog, e também agradecer publicamente ao Meu querido Irmão Danilo pelas palavras edificantes deixadas em meu blog. Por coincidência também postei algo sobre tatoo. Durante esta semana estive pesquisando em alguns sites, sobre quando surgiu, onde foi registrado o uso de tatoo.
    Graça e Paz da Parte do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com/
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Rev. Digão,

    há algum tempo já estava pensando em escrever sobre isto.

    Tem muita gente fazendo questão de roupas, adereços, tatuagens, cabelos... quando na verdade se esquecem que Deus olha é para o CORAÇÃO da pessoa e não para o exterior.

    Jesus e os Apóstolos eram 100% iguais no vestir e no falar com os demais Hebreus. Isto é um fato comprovado por exemplo através do beijo da traição de Judas. Ele teve que beijar para IDENTIFICAR quem era Jesus, já que os soldados poderiam não reconhecer. Também Pedro quando negou Jesus 3 vezes não estava vestido de forma diferente, era exatamente igual a todos os outros co-cidadãos de Israel.

    Isto prova que não precisamos nos preocupar se o irmãosinho quer fazer uma Tatuagem e/ou a irmãsinha quer colocar um piersing. Aliás, até mesmo brincos e colares (tanto para os homens quanto para as mulheres) não tem nenhum significado espiritual em si mesmos.

    A questão é, e somente esta, que devemos cuidar do que irá ser tatuado. Claro está que tatuar um demônio não convém a um cristão, mas isto é a mesma coisa de vestir uma camiseta com apologia a algo contrário ao que a Bíblia ensina. O problema não é a camisa em sí, mas o que está nela. Isto também vale para a Tatuagem, se quer fazer, que faça, mas preste atenção no que será tatuado.

    Quando a Igreja do Senhor parar de se preocupar com as aparências externas e passar a se preocupar com os corações garanto que a espiritualidade irá crescer em nossas reuniões.

    Cuidar do exterior dos outros é cair novamente no erro do emocionalismo e da visualização. Querer analisar superficialmente e não espiritualmente.

    Vamos amadurecer na Fé e largar das superficialidades de aparências e emoções!

    Eu particularmente não penso em fazer tatuagem nem colocar piersing ou brincos, mas não tem problema nenhum em quem o faz...

    ResponderExcluir
  13. Pr. Valdir Avila Junior29 de março de 2010 às 23:29

    Olá amado Pastor e irmãos,

    Queria fazer uma pergunta: Jesus, faria uma tatoo?

    ResponderExcluir
  14. Será que o Rev. Digão continuará a pensar do mesmo modo depois de ler as postagens dos amados irmãos. é possivel que sim.
    Tatuagem não ofende a Deus, não é mesmo.
    ofende apenas aos "legalistas" que querem tirar a liberdade que temos em Cristo. Afinal o que eu faço com meu corpo é problema meu! ou não?
    Afinal, paulo trazia no corpo as marcas de Cristo, sendo assim nós podemos marcar o corpo também. ou não?
    iiiiiiiiiii!? ah tatuagem não ofende a Deus não, Deus ta preocupado com o coração, meu corpo é só um detalhe!! ou não?

    ResponderExcluir
  15. Pr Valdir,

    Esta sua pergunta, mesmo sendo sincera encerra hoje (muito comum nos Estados Unidos) um tipo de retórica que se tornou uma das maiores apostasias pós modernas.

    Depois do sucesso de um pastor que pregava sempre com esta pergunta na TV aplicando-a a causas comtemporaneas que em nada se relacionam a nossa fé, iniciou-se esta moda que está nos comerciais de TV e nas vendas de produtos gospel ou não.

    Ex:

    Jesus compraria um Prius (carro ecológico) ou um Hummer (super SUV). Entre um carro poluidor e um ecologico, dirão: Jesus compraria o ecológico.

    Muito que bem e justo, mas a apostasia por atrás disto é transformar em doutrina o julgamento de hábitos seculares, culturais e contemporaneos, transformando em doutrina questão que não estão afeitas ao Evangelho.

    Não importa a marca do carro que voce dirige. O que importa é o seu amor a Deus e ao próximo, o que pode determinar o carro de seus uso, mas não é colocando palavras na boca de jesus que se fará a PRAXIS CRISTÂ ser absorvida na vida das pessoas.

    Sobre isto, a Biblia é clara e coloca de lado estas questões que só trazem discussão desnecessária (Lembra da discussão sobre a circuncisão, uma laceração no corpo, mas que não cabia aos não judeus... Acende ai uma luz?).

    "O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." 1 Timóteo 1:5

    Sem muito me alongar, ao trazer o para "Jesus faria isto ou não" estamos nos colocando em situação temerosa. Se há palavra explicita para tal, ótimo. Se vamos forçar a barra para justificar doutrinas que só tem valor denominacional ou cultural, melhor pensar duas vezes, se vamos usar da nossa liberdade em Cristo ou se vamos colocar palavras na boca do Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Manou bem, amigo Danilo (e, lógico, o amado Digão, com tatoo ou sem).

    PREFERÊNCIAS PESSOAIS são o motivo pelo qual nos julgamos, dividimos, amaldiçoamos e o escambau.
    O louvor que Deus preza é o que usa o tipo de música que eu gosto, o tipo de vestimenta é a que eu uso e por ai (argh...) a fora. Ando cansado dessa retórica ai do "Jesus-faria-isso?"... Neguinho fica com essa opressão de fiscalizar a vaidade do outro, medida por barba, cabelo e bigode e passa horas diante do espelho, se admirando.
    Muito oportuna a palavra do Digão. Que Deus o mantenha firme. E repito, com ou sem tatoo...

    Bejão!

    ResponderExcluir
  17. Se for levar em conta o que foi dito alguns comentários acima, o simples fato de escolher uma roupa da marca "X" ao invés de vestir uma mais barata envolve "vaidade".

    O simples fato de estar usando um óculos escuro do modelo "tal" envolve "vaidade"...

    Combinar uma calça com uma camisa, escolher a cor da gravata, usar perfume, pentear o cabelo... vaidade!

    Devemos ter cuidado com os critérios que utilizamos para avaliar, medir, julgar, pois os mesmos serão utilizados 'contra nós'.

    Por que não viver em liberdade, tendo responsabilidade e direção do Espírito para tal?

    O que para um é impuro para outro não é! Como está escrito em Romanos 14:22-23 “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. BEM AVENTURADO AQUELE QUE NÃO SE CONDENA NAQUILO QUE APROVA. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

    Não estamos falando de "pecados morais", como roubar, mentir, matar, adulterar, se prostituir e sim de "prefiro uma calça da Levis ao invés de uma 'OP' (Ofertas Pelicano)", ou "faço uma tatuagem, furo a orelha para colocar um brinco ou corto o cabelo assim ou assado por que gosto, me sinto bem, me sinto bonito, sem que isso seja vaidade no sentido pejorativo da coisa"...

    Não me leve a mal meu irmão, mas a coisa é por ai...

    Abraços

    JC

    ResponderExcluir
  18. Meu curti muoitoo o texto... eu ja tava ligado disso tudo e tenh uma pá de tattoo porem é raro encontrar pastores com essa visao..e fiquei feliz em ver a visao do pastor a respeito
    Deus abençoeeee
    Biorki ( shekinah Rap)
    shekinahrap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. o que fazer então com as passagens biblicas que Paulo diz que se estivermos fazendo alguma coisa que escandalize o proximo deveriamos evita-las de fazer ?
    1 cor. 8
    9 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
    10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
    11 E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
    12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
    13 Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.

    sei que o contesto esta relacionado a comida , mas no versiculo 9 fala sobre liberdade e aí acho que a coisa se torna mais ampla.
    tambem não sou contra tatoo ou pircing ou brincos e colares, mas o que fazer com os miseraveis que se escandalizam até com a cor de roupa que se usa? por favor me responda, eu suplico!!!

    ResponderExcluir
  20. Ao povo de Israel foi dado um exemplo de conduta ideal do Deus Criador.. Se o povo de Israel era o único que não se tatooava, diferente dos povos pagãos.

    Concluindo, nosso Deus é contra tatooagens!!! Nosso Jesus NUNCA iria se tatooar, nem ensinar que isso era correto!!

    "Acautelai-vos dos falsos mestres e falsos profetas que ensinam doutrinas de demônios.."

    ResponderExcluir
  21. Moacir,

    O contexto do scandalizo não se aplica a isto. Veja este sermao e entenda o contexto.

    http://www.genizahvirtual.com/2009/12/skandalizo.html

    Agora, veja voce Jesus e os apostolos scandalizando os fariseus ao sentarem com publicanos e comererem com prostitutas! Este escandalo é bem vindo. Uma coisa é escandalizar fariseus. Escandalize-os.

    Outra é escandalizar irmaos da Fé! A fé dos fariseus na lei é a mesma da Graça?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. por favor apertei o botão errado e não consgui colocar meu nome estou enviando outro identificado.

    Olá! Sobre a tatuagem é bem verdade que não existe texto que condene a reprodução de imagens ou frases fora do contexto vivido pelo povo hebreu e sobre a liderança de Moisés. Mas Acredito que dependendo do que você tatuar no corpo pode ofender a Deus. Nem tudo se pode tatuar, e corremos o risco como acontece com roupas e outras coisas que poderiam se usados sem questionamentos, mas que tratamos com cuidados, ex: imagino um culto domingo à noite e um jovem entrar com as calças caindo aparecendo sua cueca, ou uma moça com uma roupa transparente revelando sua calcinha, assim também a tatuagem que dependendo do que você fizer pode não ser a uma escolha correta, pois nem tudo eu posso fazer, só por que eu gosto, ou quero muito [1Co 10.23].
    Também acredito que antes de fazer qualquer coisa devemos SIM, estar preocupados se a atitude que terei ou escolhas que tomarei seriam as mesmas que meu Senhor Jesus [seu Senhor Jesus, nosso Senhor Jesus] as tomaria. Sede meus imitadores, significa tentar fazer ou não fazer o que Jesus faria, falar ou não falar, seja qual for à atitude, até mesmo porque, o mundo tenta nos fazer engolir certos comportamentos e culturas como se nada tivessem a ver, até o próprio apóstolo Paulo quando escreveu aos tessanolicenses, os instruiu a imitá-lo [1Ts 4.1]. Tenho a certeza de que devemos sempre dar atenção a assuntos diversos que se referem ao corpo.
    Não condeno quem faz (apesar de não concordar), mas não induzo a quem queira fazer, entretanto, porém, devemos tomar cuidado com o que podemos, para que não cheguemos ao exagero do extremo absurdo. O problema quem faz na maioria das vezes não s contenta, e acaba indo mais do que poderia ir.
    Se vou fazer alguma tatuagem, preciso atentar para qual figura ou frase estarei pondo para sempre em meu corpo [em que parte do corpo vou fazê-la] e se a igreja a qual congrego ver isso com bons olhos ou não (lembrando que a sociedade ainda não vê isso com bons olhos também – em outro pais, tatuados são conhecidos como “marginais”). E mais, corremos o risco de chegarmos na igreja domingo e nos depararmos com jovens com seus rostos desfigurados com tatuagens.
    Se, podemos correr a 110 por hora, também devemos lembrar de colocar o cinto de segurança, e lembrar que existe o freio caso o veículo se desvie para a direção errada.

    Sugestão de leitura: não julgue pela tema, mas leia primeiro.
    http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/monografia_cezinando.pdf - sobre tatuagem hoje.
    http://igrejabatistagetsmani.blogspot.com/2010/03/tatuagens-influencia-satanica.html

    ResponderExcluir
  23. Tem gente que se me visse ia cair de costas: tenho tatuagens e piercings.
    Engraçado como são as coisas, as pessoas me conhecem por telefone ou por internet e gostam de mim, depois fazem cara feia quando me veem.
    Conheço grandes servos do Senhor com mais tatoos que eu (tenho muitas) e mais piercings (tenho mais ainda)e que fazem um trabalho lindo por aí.
    Gente que largou tudo pra propagar o Evangelho: pastores, missionários, etc, gente que se importa com o próximo e que vive pra ajudar quem precisa.
    A maioria das pessoas que conheço que são contra body modifications no máximo saem de suas casas pra ir à igreja aos domingos.
    É o de sempre: tattoo, piercing, música não-cristã... esse debate não vai nunca acabar?

    ResponderExcluir
  24. Eu não gostaria de discutir sobre fazer ou não tatuagem. Eu só gostaria de entender o porquê de um crente querer se tatuar. Será que é para ficar mais parecido com os outros ou para atrair a atenção das pessoas? Por favor, não me diga que vai tatuar motivos cristão para se identificarem como tais. Em Atos 11 os discípulos foram chamados de cristãos não porque tinha tatuagens ou algum tipo de roupa ou adereço e sim porque VIVIAM o que pregavam. Existe um livro muito bom do Pr. Márcio Valadão, chamado: Cuidado com as Raposinhas. Ele fala muito bem da sagacidade do diabo entrar sorrateiramente na vida do crente e começar a destruí-lo, sem que ele perceba. Como deveríamos aplicar o versículo 2 de Romanos 12? Será que passa pela cabeça dos crentes que quando eles estão na dúvida se deveriam ou não fazer alguma coisa, isso não poderia ser a voz do Espirito Santo dizendo para não fazer? Onde está a sensibilidade à voz do Espírito? Ela se adquire com intimidade com Ele e não somente por ouvir opiniões de pastores ou pessoas mais experientes.
    Por favor, assitam o vídeo abaixo e meditem. É a pregação de um jovem pastor chamado John Washer. Está em Inglês mas tem legenda em Português. A mensagem é extremamente incrível, poderosa e profunda. No início pode parecer monótona, mas não desista, em pouco tempo ela pega fogo.
    http://www.youtube.com/watch?v=N5lw809gB94

    ResponderExcluir
  25. Minha tatu esta escrito Jesus com um por do sol desenhado e uma cruz...foi a primeira a pregar antes da minha lingua falar algo...um iraniano viu e gostou muio, dai só precisei afirmar queamo a Jesus.
    Eleandro

    ResponderExcluir
  26. Muito boa e completa a explicação. Mas vamos conhecer um outro lado da moeda?

    A verdade é que quem tem ou quer ter uma tatuagem tenta a qualquer moda defendê-la. Bíblia a parte, existe uma lógica simples que poucos conhecem.

    Eu particularmente não faria e nunca fiz uma por causa, primeiro, da marca eterna eu acho que enjoaria e nunca é perfeito, sempre há erros e borrões. E depois, e principalmente, por causa do que sei hoje, dos meus trabalhos de humanização.
    Sou uma humanista e não nego, tudo por um mundo mais humano e muito melhor!

    A tatuagem de acordo com o que sei e meus trabalhos, eu digo o seguinte: A química utilizada nestes produtos mostraram (em pesquisas aprofundadas) uma enorme irritação na epiderme, logo podendo levar ao câncer. Então concluimos que isto é fazer um mal tanto para a pessoa tatuada quanto para o nosso meio-ambiente (que é tão importante estar saudável e para garantir nossa sobrevivência).
    ***
    A tatuagem de henna já é algo interessante se olharmos pelo lado de que não agride a pele (artificial), não judia da pessoa (não faz a pessoa sofrer) e não agride o meio-ambiente já que são de plantas naturais tirada da própria natureza. E é uma ótima decoração corporal em diversos países.
    ***
    Inclusive eu até coloquei uma postagem no blog com imagens henna (planta Lawsonia).
    Somente com henna pode existir a perfeição formas e cores, uma vez que com a tinta penetrada na pele fica tudo distorcido. E até grávidas podem fazerem! O problema da mão do homem nas tinturas são as parafenilenediaminas, encontradas nas tinturas para durar mais tempo, como no caso da tintura para cabelos. São muito perigosas mas as pessoas não estão enxergando isto!
    ***
    Mas na cabeça de algumas pessoas deveria haver algumas questões: Por quê usar algo que agride a todos, não tráz benefício nenhum (senão o financeiro) e ter uma "marca" para sempre? Pois a retirada (ainda que com laser) não inibe a cicatriz! Seriam 2 arrependimentos, fora as agressões!
    ***
    E: Não é mais fácil utilizar a Henna, conquistar a tão famosa decoração corporal, pagar mais barato, e ainda poder mudar sempre que desejar?
    ***
    Bom, eu sempre penso nestas coisas!
    E essa pessoa que tanto gosta de tatuagens. Uma ideia poderia ser: passar para a henna, divulgar a força de expressão sem sofrimento, aproveitar para divulgar a "tinta" ecologicamente correta, e assim até mostrar que é possível fazer o que gosta dentro de padrões bonitos.
    ***
    Pois veja bem, a questão não só está em tatuar quem quiser, mas sim em garantir que com poucas atitudes deixaremos um mundo mais saudável para nossos filhos!
    ***
    Além do mais... "certas" atitudes trazem mais consciência nas pessoas ao nosso redor. Somos um exemplo vivo para a sociedade!!!
    ***
    E bom... até o tatuador deve saber a importância da gravidade de seu trabalho, vai aqui o projeto de lei com relação à piercings e tatuagens: http://www.scribd.com/doc/2288927/PROJECTO-DE-LEI-PIERCINGS-E-TATUAGENS
    ***
    É isto!
    Quero deixar claro tbm que não sou a favor da henna, nunca a fiz e nem sei como é.
    Eu sou a favor daquilo que é bom, e tentando não desfazer de quem gosta da obra, eu estou tentando não acabar com isto (com obra de tatuar em si) e sim passar para algo bom e realmente correto.

    um abraço
    Fran

    ResponderExcluir
  27. Tatuagem, pra que? um cristão autentico não pensar em se tatuar, para esse ¨Digão¨ tudo é válido, tatuagem,os piercing, auto-mutilação, suspenção em ganchos, várias bizarrices que em nome da liberdade em cristo, tudo pode, irmãos isso não agrada a Deus,não entendo como um pastor pode achar esse tipo de coisa normal.

    Maranata - Cristiano - Criciúma -SC

    ResponderExcluir
  28. Greice Amorim, anormal é você dizer que concordo com tudo, sem ao menos me conhecer. Não vou me justificar pra você. Aprendi que um home não deve se justificar, pois aos amigos não precisa, e aos inimigos não adianta. Ah, e pra você, não é "esse Digão". Esse é um apelido para gente querida. Para você, ao se referir a mim, é "reverendo Rodrigo" mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Afffffffffff..banalidades. Texto muito esclarecedor.
    João nos diz que temos a unçao que nos ensina todas as coisas e ela não é mentirosa. Logo cada um deve viver segundo o Espírito de Deus no seu interior.
    Um Pai que possui muitos filhos, trata a cada um com o mesmo amor porém na necessidade de cada um.
    Não dá dar a chave do carro pro filho de 6 anos.
    Como não dá pra consentir que filho de 10 coma quando quer e o que quiser.
    Como não dá alimentar o de 20 com mamadeira.
    Entretanto são todos filhos, alvos do mesmo amor.
    Cada um deve seguir conforme a orientação do Pai em seu próprio espírito.
    Eu não sei qual a idade de cada um espiritualmente, logo não posso sair prescrevendo isso pode, isso não pode. Os princípios de Deus são imutáveis, mas a maneira de aplicá-los aos seus filhos é personalíssimo.
    E se esse negócio de marca no corpo nos impedir de entrar no reino, nenhuma mulher vai entrar, todas temos ao menos um brinquinho na orelha. Algumas tem até dois ou três. Eu não tenho nenhuma tatuagem, embora tenha sido tentada a fazêr logo o Espírito Santo não me deu paz. Então não fiz.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  30. Apoio o que o Eduardo disse e essa pregação do Paul Washer é realmente tremenda,se alguem se interessar em ver,gostaria que prestassem atenção ao que ele fala a partir dos 10 minutos e depois voltem a ler esse texto,da pra perceber claramente a quem o Rev.Rodrigo deseja agradar.

    ResponderExcluir
  31. O problema é que na maioria das vezes que alguém quer fazer uma tatuagem, ele é motivado no fundo no fundo (mesmo que não admita) por uma vaidade.. de certa forma "cultuando" a seu corpo, a sua imagem. O que não deixa de ser prostituição.

    ResponderExcluir
  32. Cara, que interessante!! Eu tenho uma postagem em meu blog exatamente sobre esse assunto e também rebato exatamente a utilização destes 2 versículos de forma errônea. Parabéns pela iniciativa de combate à heresia e legalismo.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de externar minha opinião sobre o tema tatuagens,pircings,e outros adereços que ditam moda mundana;sem querer ser santarrão mas acho tudo isso uma grande imbecilidade...deveriamos como cristãos de verdade sem máscaras,exteriótipos;bizarrices..isso além de não edificar polemiza e desvia o foco que deveriamos ter de ser sal e luz para um mundo caido,dominado pelo diabo que quer que os pseudos cristãos apologistas a essas práticas idiotas...buscando na bíblia base para essa moda que colocam argolas no nariz;tipo porco criado solto para não sair fuçando tudo...devemos sim buscar os perdidos pregar a palavra de salvação na ortodoxia bíblica,simples assim...se o sal não salgar para nada presta...se somos luz temos que ter o brilho de cristo na nossa maneira simples de ser e se comportar em meio a uma geração perversa e maliguina,escrava do diabo e suas modas antagônicas a Deus... a amizade do mundo e sua concupiscencias é inimizade a Deus...[minha opinião]Rubem Almeida-cristão evangélico.

    ResponderExcluir
  34. "Marcos"

    Vemos que até no Meio secular, em empresas serviço militar e diversas areas a tato, é discriminada.
    Aqueles que foram alcançados por Jesus, ja com suas marcas não ha o menor problema, MAS o maior interesse do Cristão verdadeiro é ser MARCADO, marcado é claro pela gloria de DEUS em nossas vidas. Que a nossa vida exalte ao Senhor. não preciso que uma marca em meu corpo mostre que Amo ao Senhor. pois Jesus é lindo e eu pareço com ele.

    ResponderExcluir
  35. Graça e paz!
    Onde fica o texto de 2Co 5.17,Rm 12.2 ora se somos sal e luz para mostrar a diferença como podemos compartilhar dessas coisas. Venha como esta mas devemos ser tranformando a cada dia a salvação e um ato mas também e um processo de santificação. Portanto amados se compactuamos com mundo logo a ele pertencemos.Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Parabens pelo modo claro e sincero que esta pergunta foi esclarecida. Quando temos intimidade com Deus fazemos de tudo para ficar de fora do modismo do mundo no qual tem entrado nas igrejas do Senhor Jesus sem pedir licença. E diga-se de passagem tem feito um estrago terrivel.Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espirito diz as Igrejas.

    ResponderExcluir
  37. Greice Amorim

    "Tatuagem, pra que? um cristão autentico não pensar em se tatuar, para esse ¨Digão¨ tudo é válido, tatuagem,os piercing, auto-mutilação, suspenção em ganchos, várias bizarrices que em nome da liberdade em cristo, tudo pode, irmãos isso não agrada a Deus,não entendo como um pastor pode achar esse tipo de coisa normal.

    Maranata - Cristiano - Criciúma -SC"


    o q n acho normal eh esse seu comentário, Greice...creio q Deus se preocuparia mto mais em saber se a gente tah vivendo o Evangelho do q tatuar ou naum... eu msm faria uma, se eu quisesse, mas por motivos de profissão e de futuro, não farei...cristãos tatuados ou não, devem se preocupar em viver e pregar o Evangelho, n perder tempo em saber quem tah certo aqui, se eh vc ou o Rev. Digão...
    Engraçado, tem tanta coisa na Bíblia q eh esquisita, e o povo acha esquisito um desenho na pele...n dah pra entender esse pessoal...

    ResponderExcluir
  38. PARABENS PELO SUGESTÃO DO TEMA: NA VERDADE EU GOSTARIA DE SUGERIR UMA MUDANÇA NO TOM DA PERGUNTA, SERÁ QUE ALGUM CRENTE ESTARIA DISPOSTO A RETIRAR DO SEU CORPO UMA TATOO POR AMOR A CRISTO¿ E PRA NÃO FICARMOS SOMENTE COM TEXTOS DA LEI PELO SUGERIDOS PELO REV. DIGÃO, CONSIDERANDO-OS DE FORMA ISOLADA , VAI UMA PALVRA DE PAULO PARA NOSSA REFLEXÃO: "A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova." Romanos 14.22. E PARA FINALIZAR, VAI UMA REFLEXÃO: O APOSTOLO PAULO TAMBEM USAVA TATOO: "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." Gálatas 6.17, SE OS CRENTES PÓS-MODERNOS QUISEREM ALGUMAS SUGESTÕES PARA TATUAR SEU CORPO, O APÓSTOLO TEM BOAS DICAS EM SUAS CARTAS, PRINCIPALMENTE NA 2 AOS CORINTIOS... UM ABRAÇO A TODOS E FIQUEM NA PAZ!

    ResponderExcluir
  39. muito bom esse lance das tatoo, olha,eu tenho uma placa tatuada nas costas com a inscrição Yeshua em hebraico,e no braço direito um conjunto de desenhos alusivos aos textos de cantigos dos cantigos....e é isso que me identifica e diz quem é o meu Senhor.

    ResponderExcluir
  40. Rev. Rodrigo. Concordo com o irmão que os textos referidos não falam de tatoo e piercing, mas acredito que o irmão com sua influencia e conhecimento devia expor de forma mais clara se é conveniente fazer a tatoo e colocar o piercing. Infelizmente tenho dois filhos que apareceram em casa com piercing na orelha e eu os mandei tirar logo por ter convicção de que isso não era do agrado de Deus e muito menos do meu. Creio que o mais importante é considerar o seguinte: até que ponto isso vai contribuir para o crescimento do reino de Deus. Jesus quando comeu com pecadores eles foram transformados e nós quantos pecadores têm se convertido com o meu testemunho? Acompanhando as postagens dos irmãos assima vejo uma preoculpação muito grande com algo que eu com cristão não deveria me ocupar. O que é mais importante? Ter uma tatoo ou servir de escandalo e tropeço? Um piercing ou a igreja de Deus. Eu entendo que que há limites e parametros na minha liberdade cristã. Eu tenho dificudade de entender esses irmãos que se preocupam tamto seguir o caminho dos impios do que os de cristo no que concerne ao uso de tatoo e piercing, pois com certeza isso não era uma prática da Igreja primitiva e nem da igreja atual e sim do mundo da nossa época.
    Que o Senhor te bendiga
    Silton Eller de Mello

    ResponderExcluir
  41. PAULO DISSE: " TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS ME CONVEM...."

    TATOO É APENAS SE CONFORMAR COM O MUNDO. POR QUE OS CRISTÃOS TEM QUE IMITAR O MUNDO? JESUS DISSE QUE SOMOS O SAL DA TERRA. INFELIZENTE NÃO POSSO MAIS COMENTAR POR FALTA DE TEMPO.

    LUIS VIEIRA

    ResponderExcluir
  42. Ai, Ai,.... enquanto isso... com tatoo ou sem tatoo... voce já orou hoje ? já agradeceu a Deus a sua saude e de sua familia ?? seu emprego ???

    No meu TCC de teologia coloquei na epígrafe:
    "Até que haja entre vós heresias...." está em algum lugar no NT... dou um picolé para quem achar...

    È triste, mas o valores espirituais são deixados de lado, que se dane se o indivíduo tem ou não tatoo !!!

    eu fui considerado um herege... afinal se somos a imagem de Deus, então somos a imagem trinitária de Deus !!! se somos a imagem de Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espirito santo !!! Pra que salvação ? Ário estava correto !!

    ResponderExcluir
  43. o que enteressa não é a tatuagem, mas sim o que leva a pessoa a fazê-la. Jovens que se dizem cristãos, mas que não oram, não leem a biblía e não busca uma vida de santidade diante do Senhor. Essa é uma juventude carnal que busca na tatuagem e outras modinhas da sociedade pós-moderna se enquadrar nos padrões e não serem taxados de "quadrados".

    ResponderExcluir
  44. É TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM AS COLOCAÇÕES FEITAS A RESPEITO DE TATUAGENS.
    TENTANDO ESCLARECER, OU DAR UMA VISÃO ENOVADORA.
    O MUNDO ESTA CHEIO DE NOVIDADES...

    ResponderExcluir
  45. Será que Jesus faria uma tatuagezinha? Qual é a oirigem da dita cuja?

    ResponderExcluir
  46. Estimados Irmãos & Amigos:

    Devemos com muita atenção, observar as nítidas diferenças que existem entre HERESIAS e LEGALISMO. Tenho humildemente percebido que, a maioria de nós evangélicos ou "NÃO ENTENDEMOS DE FATO AS NÍTIDAS DIFERENÇAS ENTRE AMBOS", ou deliberadamente decidimos "CONSCIENTEMENTE" defender a "AMBOS" fora de contexto!

    Paulo certa vez disse: "...se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fêz novo" (2 Cor. 5:17).

    Ele também proferiu em uma outra ocasião: "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se ARREPENDAM" (Atos 17:30).

    Aprendemos nestes dois textos, algumas importantes coisas:
    1. Ser "uma NOVA CRIATURA", de acordo com o que comumente se estuda à luz dos originais do grego koinê (análise hermenêutico-exegética) é ter UMA NOVA MENTALIDADE, que nos induz a termos novos modales compartamentais e de conduta;
    2. "OS TEMPOS DA IGNORÂNCIA" fala do momento que não tínhamos uma experiência real com a pessoa do Senhor Jesus, pelo poder de Sua Eterna Palavra e do Seu Santo Espírito;
    3. Hoje, ou apartir do momento que conhecemos a Cristo de FORMA REAL E EXPERIMENTAL, não temos razões lógicas ou coerentes em "INSISTIRMOS A VIVER" dentro dos moldes que este presente mundo nos "DITA" (vale a pena observar Roamnos 12:2,3);
    4. Uma das coisas mais difíceis para todos nós, "SERES HUMANOS", é alcançarmos uma coisa chamada "EQUILÍBRIO"; ou seja, ou temos "NADA" ou temos "DEMAIS", concernente a conceitos, conduta, modales compartamentais, etc. Não me refiro a sermos "PERFEITOS", no sentido literal da palavra em si, mas sim, em sermos "EQUILIBRADOS". E como isso tem sido dramaticamente sê-lo para tantos por aí!!
    5. E finalmente, quando Paulo escreve a Tito, ele lhe faz uma notável declaração pelo Espírito Santo: "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes sua mente como a sua consciência estão contaminadas. Professam conhecer a Deus, mas negam-no pelas suas obras, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra" (Tito 1:15,16).
    RESUMINDO E CONCLUINDO:
    a) Usar tatuagens, piercings e similares para um cristão deveria ser algo muito bem "AVALIADO E ANALISADO" à luz das Escrituras Sagradas, embora como é do conhecimento de todos, não existe uma só REFERÊNCIA DIRETA que condena o uso dos mesmos;
    b) Uma coisa é quando "ÉRAMOS"; outra coisa é hoje, quando "SOMOS". Nossa vida deve ser avaliada neste prisma: ANTES DE CRISTO, e DEPOIS DE CRISTO: quais são as diferenças entre ambas as etapas de nossas vidas?
    c) O interior nosso reflete o nosso exterior (isto é um princípio básico da psicologia). Ou seja, se estamos em Cristo, se vivemos EM CRISTO, deveríamos refletir sem sombra de "máscaras ou representações artísticas", que somos UM DIRETO REFLEXO DE CRISTO!! Muitos através do uso "DE ISSO E AQUILO", insistem em querer provar "ALGO" ao mundo!! Um autêntico cristão não precisa de provar NADA a ninguém (embora a desesperadora necessidade de "AUTO-AFIRMAÇÃO" tem imperado de forma avassaladora sobre muitas pessoas, as quais têm a "DESESPERADORA NECESSIDADE" de chamar a atenção, querendo provar seu papel exsiencial!!), pois o PRÓPRIO CRISTO SE REVELA ESPONTÂNEA E AUTÊNTICAMENTE através deste ou desta...
    Deixemos de polêmicas infrutíferas, e vamos deixar que as Escrituras nos levam a refletir a ter BOM SENSO no que é ser autenticamente um cristão de fato. Meditemos nisso seriamente...
    Ass.: "VERMIZINHO DE JACÓ"

    ResponderExcluir
  47. O nosso corpo não é outdoor,e sim templo do Espirito.Santificai vosso corpo,alma e espirito.Ouço muitas pessoas falar que Deus só quer o coração,para quem pensa assim de o resto pro diabo.

    ResponderExcluir
  48. Bom, vim aqui parabenlizar o digão, sou ateu mais respeito toda e qualquer forma de crença religiosa pois isso faz parte da naturaza humana.
    O meu parabéns se deve ao fato de que esta pessoa procurou estudar a respeito do que veio a falar aqui com a mente aberta e livre de preconceitos oque é dificil achar em religiosos em geral.

    ResponderExcluir
  49. O que me preocupa não é nem a tatuagem , mas como os jovens querem ficar cada vez mais parecidos com os "mundanos" , Paulo adverte contra isto em I Corintios 11 , quando falou sobre o cabelo ; muito bem explicado no texto do Rev .Digão .
    Estes jovens andam tatuados , cheios de piercings , roupas rasgadas tipo os punks americanos , ouvem os rocks mais pesados etc , isto é testemunho de cristão ? . A bíblia diz que devemos ser sal e luz , temos que ser diferentes e fazer a diferença . Não podemos nos conformar com o mundo .
    Infelizmente a igreja está inchando e não crescendo .

    ResponderExcluir
  50. Dae manos!
    Visito algumas vezes o site de vcs... não muito frequentemente, admito, mas quando vejo, sempre me surpreendo com grandes posts que vcs colocam aki, e parabenizo vcs por isso... como cristão, fico admirado por ter irmãos que tem coragem de postar e, assim, revelar as heresias e falhas que estão ocorrendo no Corpo de Cristo!

    E adorei esse texto!!! Com inteligência e prudência, foi bem esclarecedor!
    Tatoo eu acho legal... nunca fiz, mas sempre deu curiosidade de fazer a de Henna, que é temporário...

    Mas só queria comentar o comment do Luiz Paulo, o quanto ele foi infeliz em julgar um certo grupo de jovens, ou seja, rockeiros e metaleiros, da qual faço parte, de que, por ter cabelo grande e tatuagem, querem imitar o mundo... por favor, Luiz Paulo, tenha dó, ok? Eu conheço cristãos que curtem um Heavy Metal e são pessoas transformadas por Deus, que são sábios nas Escrituras, e não temem em falar pra ninguém que Cristo é o Senhor! O verdadeiro testemunho cristão não é através de roupas, e sim em como vc se PORTA e como AGE no dia-a-dia, em ksa, primeiramente, e depois onde estivermos (trabalho, escola...)... Assim se forma o verdadeiro testemunho cristão: em buscar ter o caráter de Cristo nas nossas vidas, a cada novo dia!
    Eu mesmo pretendo algum dia, criar uma banda de rock/heavy metal e levar o Evangelho através da música e através da pregação! Não sou cabeludo, não tenho tatuagem, mas mesmo se fosse cabeludo e tatuado, de todo o coração, o meu desejo seria agradar a Cristo em todos os meus atos, em toda a minha forma de viver!
    E só pra terminar: um dia, ouvindo bandas mundanas que nem precisa citar nomes, pois ainda não era cristão e não conhecia a Verdade... nesse tempo, ouvi falar de uma banda cristã chamada STRYPER, e comecei a ouvi-los... foi uma surpresa pra mim saber que existia alguém com VISÃO de pregar o Evangelho através do Metal... e olha, sinceramente, só eu sei o que é escutar cada música, e vendo sempre a tradução, e sentir o toque de Deus a cada música, e descobrir que somente Cristo me salvaria e me daria nova vida! Nasci em lar cristão, numa Igreja convencional, e já conhecia tudo da religião, praticamente... mas não conhecia a Cristo!! Em 3 meses,só escutando essa banda, o STRYPER me levou (e não somente eu, mas com certeza, desde a década de 80, milhares...) a buscar a Deus e então tive um encontro com Deus na Bléia em 07, em uma cidade do interior de RS... e desde aquele dia até hj, tudo o que eu quero é agradar a Deus, honrá-lo, e ser fiel somente a Ele, e ser grato sempre pela nova vida que tenho em Cristo!!!

    E é isso ae... a cada dia estou mais preso na liberdade que tenho em Cristo!

    Por isso, por favor, não seja religioso... mas seja igual a Cristo!!

    "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.
    Meu Pai, que {mas} deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai."

    João 10. 27-29


    Abraço, e fica na paz de Cristo!!

    ;)

    ResponderExcluir
  51. Queria comentar um texto deixado por Renato S. Risi, neste link:
    http://igrejabatistagetsmani.blogspot.com/2010/03/tatuagens-influencia-satanica.html

    Sinceramente, este texto é uma grande fábula cheia de especulações, teorias da conspiração e inconsistências. E, sinceramente, um texto que finda dizendo que "mortos falam aos vivos quando Deus permite" não é nada bíblico.

    No mais, no tocante à vaidade, as roupas e tantas coisas são vaidade (aliás, principalmente ternos, umas vez que visam apenas o destaque - e são extremamente desconfortáveis e incovenientes em um país como o Brasil, de clima tropical).

    Costuma-se aplicar um suposto princípio a algo, mas isola-se o princípio de acordo com a perspectiva daquilo a que se visa combater, fazendo com que perca a característica de princípio, uma vez que se focaliza em uma especificidade e não o abrange para o todo (critica-se a tatuagem e não se fala dos ternos, do costume de ir "bem arrumado" à igreja, etc., por exemplo).

    Tatuagens e piercings não são pecado, e Deus não condena; algumas pessoas é que sim.

    Mas, sinceramente, eu não recomendo o uso por algumas restrições sociais (como a aceitação em alguns cargos públicos, etc.). Mas daí a dizer que é pecado e coisas do gênero, definitivamente é inconsistente.

    ResponderExcluir
  52. João de Deus Netto3 de julho de 2010 às 21:45

    Então tá. Vocês liberaram geral derrubando aquele blá blá todo do Evangelho. Eu sabia que aquele calhamaço velho um dia iria encontrar quem o decifrasse com mais propriedade. Agora sim, vou fumar meu baseado sem culpa no cartório e nem medo do que Deus pode ter escrito na tal da Bíblia. Só seguirei meu pastor ou meu missionário. Valeu. Obrigado pela nossa libertação.

    ResponderExcluir
  53. éee, tem muito diz-que-me-diz, mas não adianta nada a Biblia conter romanos 12:1 e 2, principalemente o v.2 que diz para não nos conformemos(sermos prensados no molde, tomar a forma de ), e deixemos rolar solto tudo o que o mundo faz e tatuar Jesus no braço, nas costas e etc é para a glória Dele, a igreja não recebeu esta ordem, mas recebeu sim a de não se colocar no molde do mundo, mundo o qual jaz no maligno e governado pelo principe caído; então ao meu ver, usar tatuagem não interfere com a salvação de ninguem, mas não edifica e nem santifica ninguem, nem os nascidos de novo.
    Isso nada mais é que condicionamento social para a época da marca que virá, e os frequentadores de igreja que nunca nasceram de novo, mas estão lá com a gente todo domingo ou de vez em quando, quando ficarem pra trás já acahrão tão normal ter tatoos que mais uma não fará diferencça...mas vai fazer toda!!!

    ResponderExcluir
  54. Gosto muito do site, mas a respeito deste tema, vou ter que discordar da conclusão do autor.
    É bem verdade que a Bíblia não trata esta questão em muitos detalhes. Porém, mesmo nos versículos que foram abordados (Lv 19:28, IICo 6) somados a outros é possível formamos princípios que nos ajudarão a tomarmos decisões condizentes com a vontade de Deus e entendo que a Bíblia tende mais a desaconselhar a pratica das tatuagens do que a permiti-la.
    Tatuagem não é usos e costumes, tatuagem é uma agressão e alteração corporal. Estranho que um rabino, contrariando alguns teólogos protestantes, nunca lhe daria uma resposta de que a condenação em Lv 19:28 seria por uma questão ética ou cultural, mas sim porque os judeus tem uma visão holística do corpo humano, a proibição para judeus era devido o Corpo juntamente com a alma ser a Imagem e semelhança de seu Deus, o mesmo principio se relaciona proibição ao corte da barba e cabelos versículos depois. Alterações corporais são permitidas apenas quando o corpo necessita de tais ações como questões medicas e higiênicas, como permitido em Lv 14.
    Mesmo que fosse algo permitido na Bíblia, vamos tratar esta questão com mais ética, as vezes temos até adolescentes que estão pensando em fazer, e só precisam de um empurrãozinho ou um mal entendido para efetivar a ação . Daqui a pouco eles aparecem com um dragão enorme no corpo e o Pai vem e diz: é isto que vocês estão lá na igreja? Onde há duvida, não há fé, e o que não vem da fé é pecado!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item