681818171876702
Loading...

Mais que vencedores


Wolô (*)


É costume humano bem antigo, classificar as pessoas em vencedores e perdedores. Os critérios são bem conhecidos. Jesus Cristo certamente seria considerado um grande perdedor segundo eles.

O que grande parte da humanidade desconhece é que existe uma outra categoria de pessoas. São os Mais que Vencedores.


O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 37 diz:

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

Quais seriam estas coisas?

Nos versículos anteriores Paulo apresenta uma lista delas. Surpreendentemente, aos critérios dos olhares mortais, são perdas.

1. As perdas que Paulo sofreu:


Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Romanos 8:33-36


• Acusação
• Condenação
• Tribulação
• Angústia
• Perseguição
• Fome
• Nudez
• Perigo
• Espada
• Ser entregue à morte todo o dia
• Ser considerado como ovelha para o matadouro

Só perdas, mas com uma diferença essencial em relação às perdas comuns: são todas por aquele que nos amou (Jesus).

Assim, aqueles que como Paulo e tantos fiéis seguidores, foram considerados dignos de sofrer perdas a favor de Jesus, são chamados na Palavra de Deus de Mais que Vencedores.

2. Outras perdas mencionadas por Jesus

Mas, e Jesus Cristo, o maior dos perdedores, segundo os critérios deste mundo, uma vez que nada conseguiu para si mesmo – nem bens, nem poder, nem glória – havendo morrido de forma ignóbil e em completa solidão; e Jesus, o que teria a dizer acerca dos Mais que vencedores?

Jesus comparou duas situações distintas atribuindo a cada uma delas diferentes galardões: o galardão dos olhos mortais e o galardão do olhar do Pai.

Ele, ao ensinar no chamado Sermão do Monte, as profundezas da vontade do Pai para os seus filhos, discorreu sobre três perdas de galardão humano, recompensadas publicamente pelo Pai.

Ajudar a algum necessitado e ninguém ficar sabendo


Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. Mateus 6:2-4


Orar e ninguém ficar sabendo

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:5-6


Jejuar e ninguém ficar sabendo


E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:16-18


Acredito que, seja ao acudir alguém mais necessitado, seja ao orar por alguém ou alguma causa santa,ou até ao jejuar em algum bom combate, não é o reconhecimento humano que o fiel procura. Ao socorrer alguém, com o que o Pai lhe deu para bem cuidar, é a misericórdia que prevalece. Ao orar, praticamente em todos os casos, é amor o cerne do movimento. Ao jejuar, é um espírito contrito, em luta nas regiões celestiais, intercedendo em situações de alto risco ou desespero.

Pois Jesus repete três vezes: E o Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


Que recompensa pública seria essa?

Pessoalmente, não acredito que sejam recompensas associadas aos vencedores segundo critérios terrenos. Não acredito que sejam bens, poderes terrenos ou similares.

Esse não é o bem mais precioso derivado dos momentos de compartilhar, orar e jejuar. Bens desse tipo não combinam com a resposta que Paulo recebeu após pedir, por três vezes, que o espinho de sua carne fosse tirado.

- A minha graça te basta; foi a resposta do Pai para ele.

Graça, penso eu, é a recompensa dada a todo aquele que aceita perder algo por aquele que o amou.


Tente se lembrar de algum momento em sua vida no qual você sofreu alguma perda em nome de Jesus. Pode ser na modalidade de provações a que Paulo se referiu, ou de perdas de glória humana, conforme o ensino de Jesus.

Tenho certeza que hoje, você pode fechar os olhos, e ao perceber a beleza do que houve, uma onda de graça celestial abençoa a sua alma.

Outros nomes são atribuídos a essa preciosa sensação.

Pedro a nomeia como o Espírito da glória e de Deus:


Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. I Pedro 4:13-14

Paulo a designa como peso eterno de glória.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. II Coríntios 4:16-18


O que é patente nas manifestações dos que sofreram, e sofrem, este tipo de perdas?


São todas por aquele que nos amou.


E os dois significados dessa expressão parecem válidos.

Essas perdas só se tornaram possíveis, por meio daquele que nos amou cujo amor nos constrangeu a agir segundo a sua Palavra; e essas perdas, sem a menor intenção de vaidade ou vanglória própria, foram a favor daquele que nos amou e de seu reino.

Por isso irmãos, sejamos realistas, não ufanistas.

A graça, o Espírito, a glória que repousa sobre o coração dos que foram considerados dignos de sofrer perdas por Jesus e seu evangelho, é o que os torna Mais que Vencedores.

Que o Senhor nos considere dignos desse privilégio.

Em nome de Jesus, Amém.


(*) Wolodymir Boruszewski (Wolô), Engenheiro Aeronáutico, DSc em Estruturas e Mecânica dos Sólidos, presbítero da Comunidade de Jesus, São Paulo, Pesquisador da Vale Soluções em Energia na área de Turbo-geradores. Compositor de música cristã, com 4 trabalhos gravados (conheça aqui).

Dica da Be Pirola que, sem nepotismo (risos), mandou este que é um dos textos de terceiros que mais tive o prazer de publicar!
Sabedoria 1834719640598992777

Postar um comentário

  1. Olá Rubinho e Genizah, por consequência...
    Escusado será dizer, que os teus textos, são sempre imensamente directos e ao mesmo tempo deliciosos. Pena é esse teu "português"!!!! (LOL). Continua meu amigo. O fim da cruzada ainda vem longe. Ainda ha muitas lutas pela frente. Mas combatamos com a atitude certa, usando as armas certas.
    SEMPRE amiga
    Sarah

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer em alto em bom som: AMÉM!!!
    Bjks,
    Gy

    ResponderExcluir
  3. Jejuar e ninguém ficar sabendo está muito difícil em meio a tanta invencionice nos meios neo e pentecostal. Vemos e ouvimos muitas vezes perolas e formulas mágicas envolvendo jejum, como se este fosse uma pedra mágica e moeda de troca (barganha vergonhosa) chamadas de campanhas de sete ou quarenta (números favoritos dos manipuladores) e geralmente os inventores posam de espirituais e induzem os incautos a crerem que com isso obrigam a Deus a lhes atender em suas causas banais e ridículas (muitas vezes visam prosperidade e dinheiro mesmo). Dizem que foi Deus quem os guiou nesse sentido (mentem descaradamente) e já que a tal convocação tem caráter sempre coletivo, então, pensam, foge totalmente aos ensinos de Jesus. Será que Jesus não previu essa situação? Claro que sim, so que problemas triviais da vida humana não são de alto risco ou desespero.
    Biblicamente podemos citar Ester 4:1-15 e Jonas (interessante que o próprio profeta não participa do jejum coletivo de Ninive) e o "arrependimento ou adiamento" do plano de Deus, não cita o ato em si, e sim o arrependimento ou quebrantar do coração. Alguns chegam a chamar jejum de "sacrifício" e pensam ser agradável a Deus (e não se dão conta de que estão anulando o sacrifício eterno de Jesus por nos). Textos como obedecer é melhor do que sacrificar e "ide e aprendei o que significa, misericórdia quero e não sacrifícios” são totalmente estranhos pra essa gente. Textos como os de Isaias 58 e Zc 7 (os dois falam do verdadeiro jejum que não é deixar de se alimentar e sim ajudar ao próximo) quando (e se) mencionados são torcidos ate o ponto de tornar o texto ininteligível.

    Mateus 9:11-15 é o ensino mais apurado e detalhado de Jesus a respeito dos seus discípulos na pratica do jejum (ele afirma que estes não jejuariam, por não ser necessário, já que Ele estava com eles). Jesus jamais, em tempo algum da ordem para ninguém realizar jejum. Ele apenas deixa diretrizes para uma arrumação de uma verdadeira bagunça que havia se tornado tal pratica, totalmente distorcida desde o VT. (Is 58 e Zc 7).

    ResponderExcluir
  4. Texto cheio de sabedoria.
    Escrito com muita profundidade.
    Palavras que ensinam e encorajam o crente a continuar na caminhada guiada pelo Senhor.
    Mais que vencedores somos, mas nas coisas que aproveitam ao Reino, que glorificam a Deus.

    Deus abençoe o autor do texto.
    Parabéns pela publicação, Danilo.

    ResponderExcluir
  5. Se eu tiver que ser realista, eu desisto. Até mesmo no meu passado, se eu tivesse sido realista por um único momento, eu teria sucumbido.

    Eu tenho que ser espiritual, continuar acreditando apesar de todas as circunstâncias contrárias.

    Foi assim comigo a minha vida inteira, mesmo quando eu não sabia quem era JESUS.

    ResponderExcluir
  6. No movimento neopentecostal,você não pode ser perdedor,segundo eles quem perde não tem fé.São os amigos de Jó do evangelho triunfalista deste século.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    conheço o autor (presente do Altíssimo),
    o Wolô é uma surpresa maravilhosa q ganhei do Pai Eterno...
    Parabéns pela publicaçao, Danilo
    Paz de Cristo
    Abço

    ResponderExcluir
  8. Q texto lindo! E o Wolô, esse cara é um gênio tbm.

    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Glória a Deus. Texto muitíssimo edificante.
    Deus continue vos abençoando ricamente.

    ResponderExcluir
  10. caramba, então o Marcelo Camelo tava certo quando disse :

    Olha lá, quem acha que perder
    É ser menor na vida
    Olha lá, quem sempre quer vitória
    E perde a glória de chorar
    Eu que já não quero mais ser um vencedor
    Levo a vida devagar pra não faltar amor

    cada dia que passa, vejo mais Jesus e sua mensagem no meio secular do que nas ditas músicas gospel. to maluco?

    ResponderExcluir
  11. Vamio tomar cuidadio com a echeeghesia e com a ermenauutica porquantio os crentios atualios vão pensario qua o postilio paulio eria prticatio de nudistimo e, aindia por cimia era espadia.

    ResponderExcluir
  12. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item